Calendário SISU 2019/2020

Calendário SISU 2019/2020 – O SISU representa a muitos jovens a oportunidade de cursar um ensino superior. Assim sendo a porta de entrada a instituições públicas desse porte através da nota do Enem.

As regras são definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e amplamente divulgadas a todos que tem interesse em aprimorar ainda mais sua formação.

Publicidade

Mas no ano de 2019/2020, o MEC divulgou algumas mudanças. Portanto, confira mais sobre o SISU e sobre o Calendário SISU 2019/2020 e saiba o que mudou.

Quem pode participar do SISU?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do MEC. Assim, onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

A fim de participar do SISU de 2019, é preciso se inscrever, sem pagar taxa, alguma no site do SISU. É necessário ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM no ano de 2018 e não ter zerado na redação.

Publicidade


Veja aqui como fazer uma boa redação do ENEM!

Como se inscrever

A fim de fazer sua Inscrição no SISU, primeiramente, acesse o site do SISU e tenha em mãos o número da inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

Em seguida, confirme os seus dados cadastrais e faça qualquer atualização que for necessária. Os dados podem ser alterados a qualquer momento durante sua inscrição e é importante estarem atualizados a fim de garantir o contato em caso de seleção.

Logo após a atualização, é preciso escolher o curso. É possível escolher até duas opções de curso, entre as vagas disponíveis. Fique atento ao número a disponibilidade de cada curso, bem como as modalidades disponíveis.

O número de vagas disponíveis a cada instituição conforme a modalidade é divulgada apenas durante o período de inscrições.

Logo depois de escolher o curso, verifique todos os dados, confirme a inscrição e acompanhe o andamento da sua classificação e o resultado final.

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas de cada curso, separados por modalidade e concorrência.

Notas das provas e nota de corte

Entre as regras de classificação, deve-se lembrar que alguns cursos e algumas instituições adotam pesos diferentes a algumas provas do Enem. No momento da inscrição, o sistema calcula a nota conforme os pesos e critérios adotados pela instituição.

Ao longo do processo, o estudante pode ir monitorando sua inscrição através da nota de corte. A nota de corte é a menor nota necessária a fim de ficar entre os selecionados na modalidade escolhida dentro de um determinado curso.

Ela é calculada diariamente, levando em conta o número de vagas disponíveis e a nota dos candidatos inscritos naquele curso e modalidade. De qualquer forma, a nota de corte é apenas um orientativo, não sendo garantia de seleção à vaga ofertada.

Quais os critérios de desempate?

Se houver empate entre candidatos que concorrem para a mesma vaga, existem alguns critérios de desempate estabelecidos no edital do SISU de 2019. Assim como a maior nota:

  1. Da redação
  2. Na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  3. Na prova de Matemática e suas Tecnologias
  4. Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  5. Na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

E o que mudou este ano?

Este ano, a principal mudança se refere à lista de espera. Até 2018, após a divulgação do resultado, o estudante podia desistir da segunda opção de curso a fim de entrar na lista de espera de sua primeira opção.

A partir deste ano, logo após a chamada regular o estudante que for selecionado a uma das duas opções de curso que escolheu na inscrição não poderá se inscrever na lista de espera.

Apenas poderão entrar na lista de espera estudantes que não tenham sido selecionados na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso. Sendo assim, o estudante deve escolher uma das duas opções e se inscrever na lista de espera.

Calendário SISU 2019/2020

Calendário SISU 2019 2020

Confira o calendário do SISU do ano de 2019/2020, divulgado pelo MEC.

  • Inscrições do SISU 2019: de 22/01/2019 a 27/01/2019
  • Resultado da Chamada Regular: 28/01/2019
  • Matrículas nas instituições de ensino: de 30/01/2019 a 04/02/2019
  • Inscrições para a Lista de Espera: de 29/01/2019 a 05/02/2019

O resultado da lista de espera será divulgado pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 07/02/2019.

E se você não for selecionado, não desanime. O SISU realiza dois processos seletivos por ano, um no primeiro semestre, outro no segundo semestre. Por isso, fique atento à divulgação das datas do próximo processo seletivo do ano.

Quer mais dicas e informações a fim de cursar o ensino superior? Continue navegando em nosso site e siga-nos nas redes sociais.

Veja também o calendário Prouni!

Calendário SISU 2019/2020
5 (100%) 1 voto