Inscrições SISU 2019 – Veja como fazer a sua!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi criado pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura. Trata-se de uma sistema em que as universidades públicas do Brasil oferecem vagas nos cursos a estudantes. Contudo, para participar precisa atender alguns requisitos básicos: ter realizado o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e ter feito o processo de inscrições SISU 2019.

Quer aprender a fazer a sua inscrição SISU 2019? Continue lendo esse artigo.

Como funciona o Sisu 2019?

O processo seletivo do Sisu conta com uma etapa única de inscrição. Feito isso, o candidato deverá escolher duas opções de cursos entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes.

Publicidade

Além disso, o estudante pode escolher se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou reservadas de acordo com a Lei de Cotas – Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016.

O fator decisivo na hora da escolha das instituições públicas de ensino superior é a nota do Enem.

Sendo assim, o Sisu escolhe automaticamente os candidatos mais bem colocados no sistema.

Eventualmente tendo em vista a quantidade de vagas ofertadas pela instituição escolhida. Em caso de aprovação simultânea, o candidato será selecionado exclusivamente em sua primeira opção de curso.

Publicidade


O estudante que for escolhido em sua 2ª opção de curso poderá manifestar interesse em participar de uma lista de espera no curso que escolheu de primeira opção. Assim, independente de ele já estar matriculado na segunda opção.

Sendo assim, em caso de desistência de algum candidato, ao realizar a matrícula na 1ª opção, automaticamente, ocasiona no cancelamento da matrícula anterior.

Veja também como fazer a inscrição no Prouni!

Lista de espera do Sisu

Depois da chamada padrão do processo de seleção do Sisu, as instituições participantes disponibilizam uma lista de espera. Essa lista tem o intuito de preencher as vagas que geralmente não são ocupadas.

O estudante que mantiver interesse em participar da lista de espera deverá acessar a página do Sisu e seguir as etapas especificadas no cronograma disponibilizado pelo sistema.

Participam da lista de espera os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de cursos. Assim como também aqueles que foram chamados apenas na 2º opção, independente da realização da matrícula.

No entanto, quem participa da lista de espera estará sujeito à primeira opção de curso.

Além disso, a chamada para a ocupação da vaga é efetuada pela instituição. Assim sendo, é de total responsabilidade do candidato acompanhar a inscrição junto à instituição selecionada.

Inscrições Sisu 2019

Inscrições SISU 2019

As inscrições Sisu acontecem duas vezes ao ano.  A primeira etapa começa dia 22 de janeiro, logo após a nota do ENEM, realizado no ano anterior, ter sido divulgada.

Cabe destacar que o candidato que deseja se inscrever no Sisu precisa ter tirado nota maior que zero na redação do exame. Além disso, algumas universidades adotam notas mínimas para o ingresso do estudante.

A inscrição no Sisu é feita com o número de inscrição e a senha, usados ao acessar o site do Enem.

Precisa pagar a inscrição no Sisu?

Não. O processo de inscrição no Sisu, não cobra taxa alguma e ele é feito pela internet. Mas fique atento com os prazos! Estes devem ser cumpridos  conforme o edital e siga todos os processos de inscrição, tanto no ENEM quanto no Sisu.

Enfim, aqui você encontrou informações valiosas sobre o processo de inscrições SISU 2019. Esta pode ser a oportunidade de realizar o sonho de entrar para uma universidade!

Agora, se ficou com alguma dúvida sobre as Inscrições SISU, deixe um comentário para que possamos ajudar!

Confira também, o Resultado do SISU 2019!

Inscrições SISU 2019 – Veja como fazer a sua!
3.4 (68%) 10 voto[s]