Cronograma Prouni 2019/2020

Cronograma Prouni 2019/2020 – A quem quer cursar o ensino superior, o Prouni é uma ótima oportunidade a fim de ter acesso a um ensino em instituições particulares através de bolsa de estudos.

Portanto, conheça mais sobre o programa e saiba como participar.

Publicidade

Veja também como fazer a inscrição no SISU!

O que é o Prouni?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Governo Federal com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais a curso de graduação e cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior.

O Programa foi criado com o intuito de ampliar o acesso ao ensino superior a pessoas de baixa renda. Ele foi criado em 2004 e é regulamentado pela Lei 11.096 de 13 de janeiro de 2005 e já permitiu o acesso ao ensino superior a mais de 1,5 milhão de estudantes.

Quem pode participar

A fim de se candidatar ao Prouni, os candidatos não podem ter diploma universitário. Além disso, também precisam ou ter estudado durante todo o ensino médio em escolas públicas, ou ser portador de deficiência ou ser professor efetivo da rede pública que busque vaga em curso de licenciatura.

Publicidade


A fim de disputar bolsa integral, a renda familiar não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa. E a bolsa parciais a renda máxima deve ser de três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é necessário ainda ter feito o Enem no ano anterior, e ter obtido média igual ou superior a 450 e não ter zerado na redação.

Cronograma do Prouni 2019/2020

Todo ano acontecem duas edições do programa. Assim sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre, coincidindo com os períodos letivos das instituições de ensino.

Dessa forma, conheça o cronograma do primeiro semestre:

  • Período de inscrições: de 31/01 a 03/02
  • Resultados da primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Comprovação de informações da primeira chamada: de 06/02 a 14/02
  • Divulgação da segunda chamada: 20 de fevereiro
  • Comprovação de informações da segunda chamada: de 20/02 a 27/02
  • Período para participar da lista de espera: dias 07/03 e 08/03
  • Divulgação da lista de espera: 11/03

E o cronograma para o segundo semestre:

  • Lançamento do Edital – 22/05/2019
  • Período de inscrições: 11/06/2019 a 14/06/2019
  • Resultado da primeira chamada: 18/06/2019
  • Comprovação das informações da primeira chamada: 18/06/2019 a 25/06/2019
  • Resultado da segunda chamada: 02/07/2019
  • Comprovação das informações da segunda chamada: 02/07/2019 a 08/07/2019
  • Período para participar da lista de espera: 15/07/2019 a 16/07/2019
  • Divulgação da Lista de Espera: 18/07/2019

Inscrições

As inscrições Prouni 2019 devem ser feitas diretamente no site do programa e são gratuitas.

A fim de fazer a inscrição, o candidato deve informar o número do CPF, o número da inscrição do Enem de 2018 e a senha mais recente do Enem.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Dentre as bolsas disponíveis no sistema, conforme seu perfil.

Durante o período de inscrições, o candidato poderá alterar suas escolhas. Dessa forma, será considerada válida a última inscrição confirmada.

Os candidatos portadores de deficiências, indígenas, pretos ou pardos podem optar por concorrer a bolsas destinadas especificamente a políticas de ações afirmativas.

Nota de corte

Os candidatos são selecionados com base na nota do Enem, respeitando os critérios de cada instituição de ensino.

A fim de acompanhar o andamento da sua classificação, é importante ficar de olho na nota de corte. A nota de corte é a menor nota necessária para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida dentro de um determinado curso.

Ela é calculada diariamente, levando em conta o número de vagas disponíveis e a nota dos candidatos inscritos naquele curso. As notas de corte podem mudar muito do primeiro ao último dia de inscrições e você pode trocar de opção de cursos se verificar que a nota de corte exigida é muito superior a sua.

Critérios de desempate

Quando há candidatos com a mesma nota do Enem disputando a mesma vaga, são usados os seguintes critérios de desempate na ordem de maior nota na:

  1. Redação.
  2. Prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.
  3. Prova de Matemática e suas Tecnologias.
  4. Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
  5. Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Resultados e Chamadas

Os resultados começam a ser calculados logo após a finalização das inscrições e são divulgados no site.

Logo após fazer a matrícula da primeira chamada, são computadas as vagas disponíveis. E então ocorre uma segunda chamada a fim de preencher as vagas remanescentes.

É importante apresentar todos os documentos solicitados no momento da matrícula a fim de não perder a sua vaga. Por isso, é importante ir se preparando com antecedência.

Quem não foi convocado em nenhuma das chamadas pode optar por se inscrever na lista de espera de uma das opções de curso se houver abertura de inscrições e torcer para ser chamado.

Quer saber mais sobre o Prouni e outros programas que ajudam o seu acesso à universidade, fique ligado em nosso site e siga-nos nas redes sociais.

Veja aqui como consultar o Resultado do Prouni!

Cronograma Prouni 2019/2020
5 (100%) 2 voto[s]