Emita o seu Certificado Encceja! Veja como!

Publicidade

Saiba como emitir o seu certificado Encceja, visto que depois que o Inep divulgou o Resultado do Exame Nacional de Qualificação de Jovens e Adultos, os alunos que fizeram a prova já estão procurando como solicitar o seu diploma.

Os resultados já estão disponíveis na página do exame, para acessar, o candidato só precisa informar o CPF e a senha.

Publicidade

Segundo o site Brasil de Fato, o resultado do Encceja será divulgado dia 22 de dezembro de 2023.

Conheça mais informações sobre o certificado Encceja a seguir.

Certificado Encceja: Para que serve?

O certificado Encceja aumenta as chances de conquistar boas oportunidades na área acadêmica e profissional são maiores, listamos abaixo algumas das vantagens de fazer o Encceja e ser aprovado:

Publicidade
  • Encontrar melhores oportunidades de trabalho
  • Poder frequentar cursos profissionalizantes e técnicos
  • Tentativa de ensino superior
  • Conclusão mais rápida dos estudos do ensino básico
  • Ensino médio completo sem frequentar o ensino fundamental (para maiores de 18 anos).

O Encceja é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tenham a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.

Para quem está nessa situação, é importante fazer o exame para obter o diploma do ensino básico.

O INEP não é responsável pela emissão do certificado do Encceja, apenas transmite resultados de exames para que secretarias estaduais e órgãos federais emitam documentos.

Uma vez divulgados os resultados da prova, o próximo passo é entrar em contato com a secretaria estadual de educação ou órgão federal.

A atribuição do Diploma de Ensino Primário e Secundário e parte da Declaração de Competência pode ser feita pelo Secretariado.

Já as instituições são apenas emissoras de ensino médio, é importante trazer documento de identificação com foto e número de registro do Encceja para que o emissor do certificado e declaração de competência localize a pontuação.

certificado encceja

Pré-requisitos para requerer certidão ou declaração parcial

Para quem realizou a prova pode ter direito ao certificado do Encceja caso se encaixar nos seguintes tópicos:

  • Não concluiu o ensino médio em escola pública ou particular
  • Ter idade mínima de 18 anos no primeiro dia de prova de cada edição da prova
  • Nota mínima de 100 em cada área de conhecimento do exame e nota 5 na redação.

Para quem realizou a prova e não obteve notas para solicitar a certificação do ensino médio, poderá solicitar a Declaração de Proficiência Parcial em qualquer uma das áreas do conhecimento, neste caso, os pré-requisitos são:

  • Pelo menos 100 pontos em cada Área de Conhecimento
  • Para as áreas de linguagem, codificação e técnica, os candidatos devem obter as duas notas mínimas: no mínimo 100 na prova objetiva e no mínimo 5 na mesma prova de redação.

Para quem participou do Enem antes de 2016:

  • Não concluiu o ensino médio em escola pública ou particular
  • Ter no mínimo 18 anos completos até o primeiro dia da prova do Enem
  • Nota mínima de 400 em cada área do conhecimento (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou mínima de 450 valores em cada domínio (para exames realizados a partir de 2012)
  • Pontuação mínima de 500 em Redação e 400 em Linguagem, Código e Tecnologia (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 em Linguagem, Código e Tecnologia (para exames a serem realizados).

O certificado do Encceja tem a mesma validade dos diplomas emitidos pelas escolas regulares (primária ou secundária) e educação de jovens e adultos (EJA).

Com o diploma obtido por meio deste exame, o aluno pode ingressar no ensino superior por meio do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No caso do Enem, os níveis podem ser usados para:

Os certificados do Encceja também podem ser usados para comprovar a formação exigida para concursos públicos e para simplificar o processo de seleção.

Além da redação, o exame inclui quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada.

Para receber o certificado Encceja, o candidato deve obter no mínimo 100 pontos em cada prova objetiva e no mínimo 5 pontos na redação.

Acompanhe mais artigos sobre esse assunto, no nosso site!

1/5 - (1 vote)

Publicidade