Redação ENEM 2019

A Redação Enem 2019 é parte que compõe a avaliação do exame com valor máximo de 1000 pontos. Ela nada mais é que um texto que precisa ser elaborado no dia dessa avaliação, baseando – se nas regras da língua portuguesa e de outras normas próprias do exame.

Dentre os diversos tipos de redação existentes, o modelo adotado pelo INEP é a dissertativa-argumentativa, que leva esse nome, pois o candidato precisa defender uma tese ou um ponto de vista, conforme o tema proposto. É dissertativa porque o autor precisa se apoiar em argumentos a fim de justificar sua opinião.

Publicidade

A função deste modelo de redação é convencer o leitor que sua opinião é correta, apresentando provas a fim de que sua tese seja aceita, de forma clara e coerente.

A fim de que tudo isso ocorra é preciso seguir um roteiro onde todos os componentes do texto estejam em concordância e de acordo com o tema apresentado.

Veja aqui como fazer a Inscrição no ENEM!

Aprenda como fazer uma boa redação

Redação Enem 2019

Como a redação Enem 2019 segue o modelo argumentativo-dissertativo é preciso que contenha a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Publicidade


Introdução

Na introdução o problema é apresentado de forma simplificada, é o primeiro contato do leitor com o problema proposto.

É decisão do aluno, escrever a introdução no início do teste ou no final, uma vez que muitos candidatos acham mais fácil escrever essa parte do texto depois de ter percorrido todo o tema.

É aconselhável que sua introdução não seja muito longa, no máximo quatro linhas e que também conste sua opinião perante o problema apresentado. Algum dado referente ao tema também pode ser apresentado neste momento.

Desenvolvimento

No desenvolvimento é muito importante que seus argumentos sejam apresentados de forma clara e direta, com riqueza detalhes e principalmente com segurança na defesa de sua opinião. Além disso, é aconselhável que essa parte do texto possua dois parágrafos em média.

Desse modo, fique atento as ideias escolhidas e procure apresentar exemplos de fácil entendimento que justifiquem sua opinião.

Tais exemplos podem estar relacionados a fenômenos da natureza, citações, estudos científicos, pesquisas ou outro tipo de acontecimento. Entretanto, vale lembrar que fatos de sua vida pessoal não são permitidos.

Conclusão

Se no início do texto foi apresentado um problema, na conclusão obrigatoriamente a solução ao mesmo deve ser apresentada, e esse fato é um dos cinco tópicos avaliados pela comissão avaliadora do INEP. Isso quer dizer que se acaso não for apresentado uma solução, o candidato já perdeu um quinto da nota ou 200 pontos.

Desse modo, tenha muito cuidado ao propor uma solução, para que ela não infrinja outros critérios de avaliação como os direitos humanos.

Já que uma das competências avaliadas na redação Enem 2019 é “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Portanto quem não atender a esse quesito também perde ponto.

Em outros anos quando essa premissa não era respeitada automaticamente o candidato recebia nota zero na redação. Hoje esse critério não existe mais, contudo é aconselhável respeitar todas as competências.

Por último você tem a opção de colocar ou não título em sua redação, uma vez que ele é opcional. Portanto não perca um tempo precioso com isso. No entanto, se preferir colocar se lembre que ele precisa resumir o que foi apresentado em seu texto, além de ser atrativo.

Conheça 30 possíveis temas da redação Enem 2019

Todo ano o Enem aborda um tema atual e que gera muita discussão em sua redação. Isso é feito de propósito a fim de que o candidato possa ser avaliado de acordo com as competências que recebem notas de zero a 200 pontos.

Vamos então conhecer, portanto, 30 temas atuais que podem vir a ser o tema oficial da redação Enem 2019:

  1. Racismo e discriminação social;
  2. Desigualdade social no Brasil;
  3. Família contemporânea;
  4. A crise econômica mundial;
  5. Inclusão e exclusão social;
  6. Sistema educacional brasileiro;
  7. A saúde no Brasil;
  8. O aquecimento global e efeito estufa;
  9. A diversidade sexual no Brasil;
  10. Analfabetismo no Brasil;
  11. O crescimento da violência;
  12. Mercado de trabalho brasileiro;
  13. As redes sociais;
  14. Redução da maioridade penal;
  15. O trabalho infantil;
  16. Intolerância religiosa;
  17. O crescimento das drogas no país;
  18. Pedofilia;
  19. Evasão escolar;
  20. Bullying;
  21. Reciclagem e meio ambiente;
  22. A violência contra a mulher;
  23. Sistema carcerário no Brasil;
  24. Imigração e refugiados;
  25. O consumismo no Brasil;
  26. Direitos da criança e do adolescente;
  27. Os movimentos sociais;
  28. Meios de comunicação;
  29. As novas tecnologias;
  30. O transporte público no país.

Os critérios de avaliação e correção

A correção da redação ENEM 2019 é baseada em 5 competências. Cada uma delas possui nota de zero a 200 pontos. Sendo assim, vamos conhecê-las:

Competência 01 – domínio da norma culta da língua escrita.

Competência 02 – compreender a proposta apresentada e procurar utilizar conceitos de várias áreas a fim de buscar a resolução ou justificativa a sua tese, dentro das regras de um texto dissertativo-argumentativo.

Competência 03 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 04 – Apresentar conhecimentos linguísticos necessários à formulação de seus argumentos e opiniões.

Competência 05 – Elaborar proposta de solução ao problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

A redação Enem 2019 é muito importante à nota final do candidato, onde muitas vezes deixam de serem classificadas em um dos programas de acesso às universidades por não ter conseguido um rendimento satisfatório na elaboração de seu texto.

Partindo desse ponto é fundamental que o candidato treine bastante a construção de um texto dissertativo-argumentativo e esteja atento aos temas que possam ser utilizados a fim de evitar surpresas desagradáveis em sua nota final.

Se ficou alguma dúvida, não deixe de nos contar nos comentários para que possamos ajudar a esclarecer. Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com pessoas próximas a você a fim de que todos consigam uma excelente nota na redação do Enem.

Veja Também sobre as Provas do ENEM 2019!

Redação ENEM 2019
4.7 (94.29%) 7 votos