Sisu 2019 – Segundo Semestre

Está chegando mais uma oportunidade de ingressar em boa Universidade. Se acaso, por algum motivo, você perdeu a inscrição do primeiro semestre do SISU 2019 fique atento a chamada ao segundo semestre.

A fim de não perder nenhum detalhe tire aqui suas dúvidas sobre?

Publicidade

  • Como funciona o SISU
  • Quem pode participar
  • Como fazer a inscrição na segunda edição
  • Nota de corte e resultado

Dica: Confira o Calendário SISU 2019, e não perca nenhuma data!

Como funciona o SISU

O Sistema de Seleção Unificada é um sistema criado pelo MEC que usa as notas do Enem para realizar seleção de candidatos nas melhores Universidades do país.

Dessa forma, as Universidades que aderem ao sistema de seleção oferecem um número de vagas. No final do processo são escolhidos os alunos que obtiveram a melhor classificação ou seja, as melhores notas.

Publicidade


O SISU seleciona no final das inscrições os candidatos que melhor pontuaram dentro do número de inscritos para cada curso.

São duas edições todo ano, duas chances de ingressar. A primeira edição do SISU 2019 aconteceu em janeiro e a segunda edição está se aproximando. Fique atento para não perder o prazo.

Durante o período de inscrições, o candidato pode escolher o curso e a universidade que deseja e mudar a escolha quantas vezes for necessário. Após a final das inscrições será considerado a última opção selecionada.

Pense bem no curso que deseja realizar, caso seja selecionado na primeira ou segunda edição, seu nome não permanecerá na lista de espera. Essa foi a nova mudança para a edição SISU desse ano.

Veja também tudo sobre o Encceja 2019!

Quem pode participar?

Os requisitos para participar do SISU são simples. Aqueles que fizeram a última prova do Enem e tiraram uma nota acima de zero podem participar.

Não pode participar quem é treineiro: menor de 18 anos que ainda não concluiu o Ensino Médio, mesmo que tenha realizado a prova do Enem. Também não é aceito quem tirou nota zero na redação.

Segundo Semestre Sisu 2019

Veja como se inscrever no Segundo Semestre Sisu 2019

Como fazer a inscrição para o segundo semestre do SISU 2019

A inscrição é feita no próprio site do programa. Acesse e use o número e senha de inscrição do Enem. Logo após fazer inscrição é só escolher o curso.

O sistema fica aberto para inscrição durante quatro dias. Não é necessário de documentos a fim de se inscrever. No entanto as universidades podem solicitar documentos para matrícula caso o candidato seja aprovado. Desse modo, fique atento a esses detalhes.

Notas de corte

A nota de corte é a nota mínima para o candidato permanecer entre os potencialmente selecionados.

Assim, durante o período de inscrições o sistema realiza o cálculo da nota de corte a cada curso, baseado no total de inscritos e na quantidade de vagas disponíveis nos cursos escolhidos.

O candidato pode usar a nota de corte como referência para trocar de curso e se inscrever no curso que tiver mais chance de ser selecionado.

Resultados Segundo Semestre Sisu 2019

Como os resultados podem ser consultados?

Os resultados da segunda edição do SISU 2019 podem ser consultados pelo site, instituições participantes ou então pelo telefone 0800-616161 (Central de atendimento do MEC).

Ou ainda, veja como consultar o Resultado do SISU aqui!

O segundo semestre do SISU 2019 está aí. Confira todos os detalhes e acompanhe a fim de não perder a data de inscrição.

Veja também como se inscrever no Segundo Semestre do Prouni!

Avalie 🙂