Resultado SISU 2019 – Matrícula e Lista de Espera

Fez a inscrição para o  Sistema de Seleção Unificada e agora precisa consultar o resultado SISU 2019? Continue lendo este artigo, e descubra como conferir sua pontuação.

O SISU – Sistema de Seleção Unificada é uma forma de o estudante ingressar em uma universidade pública. Com isso ela vem como uma alternativa dentre as convencionais já usadas, como por exemplo, vestibular.

Publicidade

Este sistema faz um processo de seleção, que tem como principal critério a nota adquirida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todo o procedimento acontece exclusivamente pela internet, inclusive a consulta do resultado Sisu.

Assim sendo, se você pretende garantir a sua vaga em alguma universidade de qualidade, através do Sisu, fique ligado nas informações que preparamos a você nos próximos tópicos. Continue lendo este artigo.

Veja aqui o calendário do SISU 2019!

Como consultar o resultado Sisu 2019?

O processo seletivo ocorre em janeiro. As inscrições podem ser feitas, logo após a divulgação do resultado do Enem, nos dias 22/01 até 25/01.

Publicidade


Consultar Resultado SISU - Passo 1

A inscrição é feita de maneira informatizada e não é cobrada nenhuma taxa do participante.

Após esta fase, será divulgado o resultado da primeira chamada SISU, que ficará disponível no dia 28 de janeiro de 2019. 

A quem deseja consultar o resultado Sisu, deve acessar a página do Sisu. Você precisará preencher o número da sua inscrição do ENEM 2018 e sua senha, em seguida, confira o seu resultado. 

Passo 2 - Consultar Resultado SISU

O Sistema de Seleção Unificada gera um resultado de todos os candidatos que apresentaram um melhor desempenho no Enem, de acordo com o curso escolhido.

Além disso, os candidatos precisam ficar atentos em relação ao período de matrícula nas universidades.

Pois, os selecionados deverão realizar a matrícula na universidade em que garantiu a vaga, diretamente no local de estudo.

Se ultrapassar o período estipulado, a vaga poderá ser destinada ao próximo da lista.

Matrícula na instituição de ensino

Então seu resultado foi bom e você garantiu aquela vaga tão desejada, e agora?

Primeiramente, verifique com a instituição de ensino superior na qual foi aprovado, o local e todos os procedimentos necessários a fim de prosseguir com a matrícula.

O Sisu funciona apenas como ponte de intermédio estudante/universidade.

Vale destacar que se após o resultado, o candidato for escolhido na primeira opção de curso, a segunda é cancelada automaticamente.

Mas se for aprovado somente na segunda opção, mesmo se tiver efetuado a matrícula, o candidato poderá participar da lista de espera e aguardar que surja uma vaga referente à primeira opção.

Lista de espera do Sisu

Se você conferiu o resultado, e foi recusado no processo seletivo do Sisu, não se desespere.

Após a primeira chamada, o sistema mantém uma lista de espera às instituições de ensino superior.

Dessa maneira, elas podem ocupar as vagas que não tenham sido preenchidas.

Para participar da lista de espera,você precisa acessar o seu boletim no site do Sisu. Portanto, será estipulado um prazo no cronograma do sistema.

Assim como foi mencionado no último tópico, se o candidato for aprovado apenas na 2ª opção de curso, ele poderá fazer parte da lista de espera, mesmo se estiver matriculado em outra instituição.

Além disso, se o estudante for recusado nas duas opções, também poderá fazer parte da lista.

O Sisu exige nota mínima?

O sistema não exige uma nota mínima ao participante, basta não ter zerado na redação do Enem.

No entanto, algumas universidades utilizam um sistema de notas de cortes, que vão de acordo com o curso escolhido.

E então, se ficou com alguma dúvida deixe ela nos comentários que teremos o prazer de responder e lhe ajudar! E, boa sorte nesta próxima etapa de estudos!

Veja também como consultar o resultado do Prouni!

Resultado SISU 2019 – Matrícula e Lista de Espera
3 (60%) 2 voto[s]