Encceja 2019

Encceja 2019 – Embora a educação seja um direito universal e seja dito a todo momento o quanto estudar é importante, nem todos os brasileiros tiveram a oportunidade de comparecer à escola no tempo correto, com a idade certa.

Pensando nesse público, que por diversas razões precisou abandonar a escola, ou sequer chegou a comparecer a uma, o Ministério da Educação desenvolveu o Encceja, um programa voltado à formação de jovens e adultos.

Publicidade

Confira no texto abaixo mais detalhes sobre o funcionamento do programa. Além de como os interessados precisam fazer a fim de participar dos processos seletivos.

Encceja 2019

O Encceja 2019 (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) é uma ferramenta lançada pelo Ministério da Educação a fim de que os jovens e adultos que não concluíram os estudos, no caso o ensino médio, consigam seu certificado.

Além de garantir o ingresso em uma faculdade ou curso técnico, esse grau de escolaridade abre muitas portas no mercado de trabalho. Já que boa parte dos empregos melhor remunerados pedem, ao mínimo que o candidato tenha o segundo grau completo.

Publicidade


Completamente gratuito, esse exame é opcional. Ou seja, se submete a ele apenas aquelas pessoas que querem concluir seus estudos e conseguir o certificado do antigo segundo grau.

Edital Encceja 2019

No Edital 2019, o candidato conhecerá todas as regras do exame. Sabendo, por exemplo, o que será cobrado na hora da avaliação, quem pode se submeter à prova, quais os valores de cada questão e quando o Encceja será realizado.

Segundo o Edital 2019, os candidatos realizarão quatro provas, que abrangem as principais áreas ensinadas em sala de aula. Sendo que cada uma delas contém 30 questões de múltipla escolha.

Publicidade

Os interessados em entender exatamente o que será cobrado e como funciona o Encceja podem baixar o Edital 2019, na página do Inep, na internet.

Veja também o Edital do ENEM 2019!

Quem pode se inscrever?

Além do ensino médio, o Encceja engloba também o ensino fundamental. Por isso, para se inscrever no exame é preciso atender alguns requisitos básicos estabelecidos pelo MEC.

São eles: ter idade mínima de 15 anos a fim prestar o exame para o nível fundamental. Além de ter no mínimo 18 anos a fim de ser avaliado e obter o certificado do nível médio.

Inscrição Encceja 2019

Um dos grandes atrativos do Encceja 2019, além de permitir que o estudante obtenha o tão sonhado certificado, é que o exame não cobra taxa de inscrição. Assim, permitindo que estudantes de baixa renda façam a prova.

A fim de ser avaliado é preciso fazer a inscrição. O processo é concluído todo na internet, na página do programa, dentro do site do Ministério da Educação.

Uma vez no endereço, basta que o interessado clique em inscrições e preencha os espaços, informando seus dados pessoais. Depois de confirmar, basta conferir seu local de prova.

Prova Encceja 2019

A prova do Encceja avalia todas as competências adquiridas por aquele aluno no período em que ele cursou o ensino fundamental ou o ensino médio.

Por isso, o exame costuma avaliar disciplinas como ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

A prova pode ser feita tanto por estudantes brasileiros como por aqueles que vivem no exterior.

Veja aqui dicas de como fazer a Redação para o ENEM!

Resultado

O resultado do Encceja 2019 é divulgado via internet. A fim de verificar seu desempenho, basta acessar a página do Ministério da Educação. Em seguida, na aba Encceja 2019, e digitar seu CPF e a senha que escolheu.

Para que seja aprovado e receba o certificado, o estudante deve fazer, no mínimo, 100 pontos. Cada exame tem uma pontuação que vai de 60 a 180. Já a nota da redação vale de 0 a 10 pontos. O aluno deve tirar no mínimo 5 pontos para ser aprovado.

Veja também como fazer a Inscrição no Encceja 2019!

Encceja 2019
3.9 (77.33%) 75 voto[s]