A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Considere a seguinte frase:Outro suporte de leitura não convencional da história da humanidade era o quipu, o livro dos Incas, ______ consistia em uma cordinha com fios presos e separados por nós de diversas cores, ______ formato lembra um colar colorido e exuberante.Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.A | que – onde o |
B | que – cujo |
C | onde – cujo |
D | cujo – onde o. |
E | onde – que o |
Question 2 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Romantismo brasileiro se distinguiu, em relação a outros períodos da literatura nacional, pois:A | afirmava a superioridade da observação de aspectos objetivos da realidade, descartando, então, as impressões subjetivas. |
B | desvalorizou a opção pelo romance regionalista, o qual preferia tramas, cenários e personagens próprios de diferentes regiões. |
C | defendia o nacionalismo, inclusivamente na valorização da natureza, da cultura e da língua portuguesa em uso no Brasil. |
D | foi influenciado pelo determinismo social, segundo o qual o ser humano – em ações, personalidade e condições de vida – seria produto do meio social. |
E | fugia, em seus folhetins, comuns na época, ao interesse pelo romance urbano e às críticas à sociedade da época. |
Question 3 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a decisão de Paulo Honório em narrar ele próprio sua história deve-se ao fato de que,A | desprezando o registro literário que outros lhe propõem para sua biografia, dispõe-se a encarar os limites de sua linguagem bruta para buscar o sentido maior de sua vida, sobretudo da culpa que lhe ficou da relação com Madalena. |
B | determinado a inocentar-se das sombras do passado que o atormenta, investe-se da autoridade de um narrador na primeira pessoa para fazer valer a perspectiva de um infeliz amante que se valeu da violência para poder afirmar-se. |
C | sentindo-se melhor escritor que seus parceiros de letras, decide-se pela forma de um romance realista, com base em suas memórias juvenis, no centro das quais figura a jovem professora de ideias socialistas. |
D | comprometido com a verdade final de uma antiga paixão, despe-se da condição de homem poderoso e resolve, piedosamente, levantar os fatos do passado que ainda podem testemunhar em favor de seus bons sentimentos. |
E | carregado de remorsos, resolve confessar os crimes de seu passado, sobretudo os relacionados com seu mandonismo de coronel e de político inescrupuloso, atenuados apenas pelo idílio que viveu em companhia de Madalena. |
Question 4 |
Tema: Literatura
(UENP 2017)
Assinale a alternativa que contém trecho de história literária referente a Memórias póstumas de Brás CubasA | “abandonada essa preocupação corretiva, propõe a harmonia do amor e da glória, embora sempre sob o pressuposto da integridade moral”. |
B | “neste, o escritor se retrata, e volta ao caminho regular, recusando-se a ouvir o convite de seu demônio interior para aventuras estranhas”. |
C | “Todo o esforço está concentrado nos recursos técnicos, a sua preocupação é, por equívoco, produzir livros dentro das regras da arte, isto é, acompanhando os padrões do romance, e desistindo do caminho divergente”. |
D | “apresenta como elemento a mais a complacência por um lado, por outro, a esperança cristã sobre o que, não compreendido em sua aparência, passa a ser aceito como fatalidade”. |
E | “a costumeira estória do costumeiro homem médio machadiano: uma vida cinzenta, entretecida de alguns amores, de veleidades carreiristas jamais realizadas, de dias insignificantes". |
Question 5 |
Tema: Literatura
(UNESP 2019)
Tal movimento não era apenas um movimento europeu de caráter universal, conquistando uma nação após outra e criando uma linguagem literária universal que, em última análise, era tão inteligível na Rússia e na Polônia quanto na Inglaterra e na França; ele também provou ser uma daquelas correntes que, como o Classicismo da Renascença, subsistiu como fator duradouro no desenvolvimento da arte. Na verdade, não existe produto da arte moderna, nenhum impulso emocional, nenhuma impressão ou estado de espírito do homem moderno, que não deva sua sutileza e variedade à sensibilidade que se desenvolveu a partir desse movimento. Toda exuberância, anarquia e violência da arte moderna, seu lirismo balbuciante, seu exibicionismo irrestrito e profuso, derivaram dele. E essa atitude subjetiva e egocêntrica tornou-se de tal modo natural para nós, tão absolutamente inevitável, que nos parece impossível reproduzir sequer uma sequência abstrata de pensamento sem fazer referência aos nossos sentimentos.(Arnold Hauser. História social da arte e da literatura, 1995. Adaptado.)O texto refere-se ao movimento denominadoA | Simbolismo |
B | Romantismo |
C | Barroco |
D | Arcadismo |
E | Realismo |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Para responder à questão, considere o trecho abaixo, de Jorge Amado.Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba (Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p.76Assim como, segundo o padrão culto escrito, está correto o emprego deA | sujeira, o está o de “tarjeta”. |
B | deslizar, o está o de “paralizar” |
C | Como se não existissem as pedras, o está o de “Como se não bastasse as dificuldades todas”. |
D | era ainda visível, o está o de “As ranhuras em sua perna era ainda visível”. |
E | a golpes, o está o de “talhou a fruta a vários pedaços”. |
Question 7 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)

A | Consequência |
B | Proporcionalidade |
C | Contradição |
D | Condicionalidade |
E | Exemplificação |
Question 8 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCC 2012)
Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecerOs versos acima, de uma música de Dorival Caymmi, abordam predominantemente,A | a exploração a que estão sujeitos os trabalhadores que dependem do mar para sobreviver. |
B | o trabalho dos pescadores, na busca de sua sobrevivência cotidiana. |
C | a religiosidade dos pescadores, em que se misturam elementos de origem africana. |
D | a competição acirrada entre os pescadores pelos melhores pontos de pesca, |
E | o respeito às condições ambientais como garantia da preservação dos recursos da natureza. |
Question 9 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
As palavras de função adjetiva: “velhíssima”, muitíssimas”, “altíssimos”, “simplíssimo”A | cumprem o papel de motivar a leitura do texto, traduzindo-lhe apenas beleza. |
B | enfatizam a posição da autora em relação a determinados assuntos presentes no texto. |
C | trazem uma conotação de exagero desnecessário ao texto. |
D | carregam uma carga de subjetividade, tornando difícil a compreensão do tema abordado pela articulista. |
E | referem-se todas ao mesmo elemento. |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(NC-UFPR 2018)
Leia o excerto abaixo:As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.A | Embora – No entanto |
B | Consoante – Não obstante |
C | Ainda que – Por isso |
D | Porquanto – Contudo |
E | Posto que – Logo |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2013)
_______ dois meses, a jornalista britânica Rowenna Davis, 25 anos, foi furtada. Só que não levaram sua carteira ou seu carro, mas sua identidade virtual. Um hacker invadiu e tomou conta de seu e-mail e – além de bisbilhotar suas mensagens e ter acesso a seus dados bancários – passou a escrever aos mais de 5 mil contatos de Rowenna dizendo que ela teria sido assaltada em Madri e pedindo ajuda em dinheiro.Quando ela escreveu para seu endereço de e-mail pedindo ao hacker ao menos sua lista de contatos profissionais de volta, Rowenna teve como resposta a cobrança de R$ 1,4 mil. Ela se negou a pagar, a polícia não fez nada. A jornalista só retomou o controle do e-mail porque um amigo conhecia um funcionário do provedor da conta, que desativou o processo de verificação de senha criado pelo invasor.(Galileu, dezembro de 2011. Adaptado.)A lacuna do início do texto deve ser corretamente preenchida comA | Há cerca de. |
B | Acerca de. |
C | A. |
D | À. |
E | Fazem. |
Question 12 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Considerando-se o padrão culto escrito, é clara e correta a seguinte frase:A | Acredita em que suas anotações poderiam ser úteis e garantirem oportunidade exemplar entre os concorrentes, mas é necessário que se imprima para que eu as leia com cuidado |
B | Imagens de enchentes, florestas ressequidas e calor excessivo já são lugar-comum quando se pensa em mudanças globais do clima, ainda que não sejam só essas as que representam os problemas a enfrentar. |
C | Estudos recentes frizaram o protagonismo dessa modalidade de tratamento da doença em países tropicais, mas ainda há muitos profissionais que hesitam a adotá-la. |
D | Mesmo incongruente, e isso foi confirmado por todos os analistas, as perguntas feitas e as respostas merecem especial atenção, pois podem dar pistas do que acontece às pessoas sob intensa pressão |
E | O contraste de oportunidades para os jovens recém formados entre universos urbanos e rurais, principalmente nas últimas décadas, têm sido objeto de pesquisas acadêmicas |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNITINS 2018)
Identifique, respectivamente, o sentido que as conjunções constroem nas frases a seguir.1. O problema é que as cobranças e as fontes de estresse são tão intensas que logo a escolha de ir com a maré vira um problema. 2. Segundo Strecher, é definir objetivos diferentes, porém bem claros para cada área de importância em nossasvidas. 3. A segunda regra é iniciar o quanto antes, mesmo sabendo que nunca é tarde para começarA | consequência; condição; concessão. |
B | conformidade; concessão; condição |
C | consequência; conformidade; concessão |
D | concessão; consecução; consequência |
E | concessão; concordância; consequência. |
Question 14 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNEMAT 2018)
O setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa torna público o seletivo para uma vaga de assessoria, informando que apenas dois candidatos foram aprovados: um homem e uma mulher.Como houve empate de notas, competências, habilidades e idade, o diretor do RH, ao ser questionado sobre os critérios de desempate, atestou:- Aprovo o rapaz! Ela é inteligente, mas é mulher.Com base na anedota acima, reflita:Em Ela é inteligente, mas é mulher, o termo mas é uma conjunção. Do ponto de vista gramatical, a conjunção é uma palavra invariável que conecta orações, alterando o sentido do enunciado, a depender do seu uso.Assinale a alternativa correta, cujo emprego da conjunção não altera o sentido do enunciado em Ela é inteligente, mas é mulher.A | Ela é inteligente, portanto é mulher. |
B | Ela é inteligente, porém é mulher. |
C | Ela é mulher, portanto é inteligente. |
D | Ela é inteligente e é mulher. |
E | Ela é mulher, mas é inteligente. |
Question 15 |
Tema: Literatura
(FPP 2017)
A obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, tem despertado interesse pela sua construção narrativa e temática.Sobre a obra podemos afirmar que:A | revela o compromisso de Bentinho com a apresentação de evidências ao leitor do adultério de Capitu, que é comprovado ao final da narrativa. |
B | revela o estilo irônico de Machado de Assis, seu exame das virtudes dos personagens e busca da promoção de uma visão otimista do mundo. |
C | confirma o ceticismo de Machado de Assis, com agudas análises psicológicas, apesar do final feliz do romance com a reaproximação de Bentinho e Capitu. |
D | focaliza o que se passa na mente de Bentinho, especialmente suas reflexões, suspeitas e insinuações a respeito do possível adultério da esposa. |
E | revela questões sociais do século XIX, tais como o sofrimento das populações do sertão brasileiro e o desemprego. |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)

A | Às vezes – têm – lhe |
B | As vezes – têm – o |
C | Às vezes – tem – lhe |
D | As vezes – têm – lhe |
E | Às vezes – tem – o |
Question 17 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Em “[...]e nós uns trogloditas um pouco menos disfarçados do que hoje, [...]”, a palavra em destaqueA | traduz a ideia de modo, referindo-se ao termo “disfarçados”. |
B | tem função adverbial, traduzindo a ideia de intensidade. |
C | modifica o termo “hoje” de valor temporal. |
D | tem função adjetiva, referindo-se ao termo trogloditas. |
E | submete-se ao processo de flexão de gênero |
Question 18 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2014)
Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam porA | complexificação de seus sistemas |
B | melhoria de processos e estruturas |
C | incremento no tamanho corporal |
D | especialização para uma determinada finalidade |
E | modificação de características |
Question 19 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde públicaMunicípio e Porto do Rio de JaneiroEm fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo.Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam.Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885.No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela.A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | forma no gerúndio |
B | futuro do pretérito |
C | modo subjuntivo |
D | voz ativa |
Question 20 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Modernismo, como fenômeno cultural e artístico, se disseminou a partir da Europa, entre fins do século XIX e princípio do século XX. Através das diferentes formas de expressão, como música, pintura, arquitetura, esse movimentoA | questionou a validade da ciência, por não repercutir sobre a vida social. |
B | criticou as transformações impostas pela industrialização e pela tecnologia. |
C | procurou romper com os padrões estéticos acadêmicos então vigentes. |
D | renovou a proposta de volta ao estilo clássico, através da leitura realista. |
E | condenou o progresso, pelos seus efeitos negativos sobre a sociedade. |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFN-MG 2018)
Considere a utilização da preposição para nas ocorrências que se seguem.I - As iniciativas da sociedade brasileira têm sido incipientes como prática preventiva para proteger a água. II – “(...) de um modelo econômico que considera água e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade.” III - “Há destruição e exclusão, enquanto deveria haver sustentabilidade e proteção do meio ambiente e da vida, para as atuais e futuras gerações.”. IV – “visando à construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade (ecológica, social, espacial, cultural, econômico-financeira etc.) para países e até continentes, como a América do Sul e a África.”A preposição para introduz ideia de objetivo, finalidade:A | Em I, III e IV. |
B | Em I. |
C | Em I e II. |
D | Em I, II e IV. |
Question 22 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Marque a alternativa que apresenta correta classificação do sujeito.A | Faria tudo de novo, na tentativa de mais um acerto. (Sujeito expresso) |
B | Aniquilaram as fontes de resistência na zona de conflito do país. (Sujeito Oculto) |
C | Choveu elogio na noite da premiação. (Sujeito Inexistente) |
D | O conflito armado é movido pela ideia de paz futura. (Sujeito Paciente) |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(INEP 2018)
Marque a alternativa que apresenta uma frase com equívoco de concordância nominalA | Os candidatos consideraram difícil o simulado e a redação. |
B | Saí ontem com os campeões José e Beatriz. |
C | Os brasileiros foram tomados de uma alegria, esperança e emoção contagiantes nos jogos da Copa do Mundo. |
D | A mulher e o homem pareciam preocupados com a notícia. |
E | Quando vamos ao cinema, gostamos de comprar pipocas. |
Question 24 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFGD 2017)
Leia o seguinte excerto.E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, pendendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução.ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: ___ Sagarana. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Pp. 339-386.Assinale a alternativa que contém palavra formada pelo mesmo processo de formação do verbo “empescoçar”.A | Globalização |
B | Casaco-de-couro |
C | Praguejar |
D | Farmacologia |
E | Abalizar |
Question 25 |
Tema: Língua Portuguesa
(SERES PE 2010)
A compreensão dos enunciados abaixo nos faz ver que a norma da concordância verbal foi respeitada emA | Percebe-se alguns erros neste trabalho |
B | Destruiu-se infelizmente todas as provas do crime |
C | Via-se, lá do alto, as pessoas que se dirigiam ao estádio |
D | Dão-se aulas de piano |
E | Nesta empresa, precisam-se de vários eletricistas |
Question 26 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2018)
Aquela triste e leda madrugada, cheia toda de mágoa e de piedade, enquanto houver no mundo saudade quero que seja sempre celebrada.Ela só, quando amena e marchetada saía, dando ao mundo claridade, viu apartar-se de uma outra vontade, que nunca poderá ver-se apartada.Ela só viu as lágrimas em fio que, de uns e de outros olhos derivadas, se acrescentaram em grande e largo rio.Ela viu as palavras magoadas que puderam tornar o fogo frio, e dar descanso às almas condenadas. (Sonetos, 2001.)O pronome “Ela”, que se repete no início de três estrofes, refere-se aA | “madrugada”. |
B | “claridade”. |
C | “piedade”. |
D | “saudade”. |
E | “mágoa”. |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2015)
Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamenteTodos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função éA | conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias |
B | apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país |
C | alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis |
D | divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras |
E | revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
(FAMP 2019)
Observe o seguinte anúncio publicitário.
A | bem como |
B | no entanto |
C | porque |
D | pois |
Question 29 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Na frase “Os suportes para a prática da leitura são tão antigos quanto a história do ser humano”, estabelece-se uma relação de:A | comparação |
B | adversidade |
C | temporalidade |
D | causalidade |
E | proporção |
Question 30 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Leia:— Nem remédio ingeri, a moribunda esclarecia.Passando para o Discurso Indireto o fragmento acima, de acordo com a norma gramatical, tem-se:A | A moribunda esclarecia que nem remédio tinha ingerido |
B | A moribunda esclareceu que nem remédio iria ingerir |
C | Que nem remédio iria ingerir, a moribunda esclareceria |
D | Esclarecia a moribunda que nem ingeriria remédio |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!