A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2018)
José de Alencar escreveu os principais romances românticos brasileiros. Sua obra romanesca vai do romance histórico, passando pelo romance de costume, até o romance indigenista. No caso do romance indigenista, quais obras de Alencar se inscrevem nesse tema?A | Ubirajara e Inocência |
B | Iracema e Os Timbiras |
C | Iracema e O Guarani |
D | Ubirajara e Iaiá Garcia |
E | Os Timbiras e O Guarani |
Question 2 |
Tema: Língua Portuguesa
(FAMP 2019)
Observe o seguinte anúncio publicitário.
A | pois |
B | bem como |
C | porque |
D | no entanto |
Question 3 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFCE 2014)
São exemplos de metáfora, excetoA | O pavão é um arco-íris de plumas. (Rubem Braga) |
B | Lá fora, a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora) |
C | Hitler foi cruel como uma fera selvagem. |
D | O enorme rio é uma serpente no meio da floresta. |
E | Os medos são o porão da alma. |
Question 4 |
Tema: Literatura
(USF 2019)
O romancista Aluísio Azevedo situa sua principal obra em um núcleo de moradia coletiva: “[n]oventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem. As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia: tudo pago adiantado.” Analise o que se afirma a respeito de alguns personagens dessa estalagem retratada em O cortiço, do referido autor, e assinale o que for correto. 1. A escrava Bertoleza, no início da obra, possuía uma quitanda bastante afreguesada. Para mantê-la, pagava a seu senhor um valor mensal. Depois de morto seu senhor, Bertoleza se amigou com João Romão, que se apropriou do dinheiro dela para iniciar a construção da estalagem. 2. João Romão era empregado de um vendeiro, que lhe deixou a venda e um valor em dinheiro ao retornar a Portugal. Incansável, Romão trabalhou arduamente para ampliar e diversificar seus negócios, tendo como meta alcançar e superar a riqueza de seu vizinho Miranda. 3. Miranda admirava o empenho e a força de João Romão e propôs-lhe sociedade no cortiço, tencionando ampliar a habitação coletiva e multiplicar os lucros, o que lhe seria importante para deixar a mulher adúltera, que era a dona do dinheiro da família. 4. Jerônimo é um dos personagens em que a força do Determinismo do meio se mostra de maneira inequívoca: chega ao cortiço para trabalhar na pedreira e o faz de maneira séria, disciplinada e competente, até conhecer Rita baiana. O português então abrasileira-se e se transforma em um homem displicente e irresponsável. 5. Pombinha é a flor do cortiço. Moradora da estalagem em virtude da falência e posterior suicídio do pai, tem no casamento a oportunidade de sair dali e iniciar nova vida, junto da mãe e do jovem esposo, o comerciante João Costa. Entretanto, moldada pela lama moral do ambiente, acaba cedendo aos imperativos do sexo e se torna prostituta e amante de Léonie. É correto o que se afirma emA | 2, 3, e 4, apenas. |
B | 1, 2, e 3 apenas. |
C | 1, 3 e 5, apenas. |
D | 2, 4 e 5, apenas. |
E | 1, 2 e 4, apenas. |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Considere os fragmentos: “ ‘Será um período interessante para verificar o posicionamento de cada um deles em um ambiente extremamente polarizado, [...]’ ” “O grande desafio, porém, será ir além do temporário e construir uma ação contínua” “Além disso, esses coletivos terão de enfrentar representantes [...]” “E o que os movimentos têm mostrado [...]” “[...] problemas da democracia só serão resolvidos [...] Em relação ao emprego dos elementos destacados, é correto afirmar queA | o termo só tem função adjetiva e significa sozinho. |
B | o pronome o retoma uma ideia anteriormente apresentada. |
C | o elemento de coesão porém traduz a ideia de oposição e, por estar deslocado, aparece facultativamente entre vírgulas. |
D | a expressão além disso é antônima de ademais. |
E | o termo extremamente traduz a ideia de intensidade. |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2018)
Considere o seguinte texto: Os avanços tecnológicos impõem como condição de sobrevivência que nos __________ continuamente conectados à rede mundial, o que faz com que __________ nossos aparelhos celulares para absolutamente todas as situações cotidianas e __________ com nossa atenção desigualmente dividida entre eles e os eventuais interlocutores presenciais. Talvez toda essa obsessão por interatividade virtual __________ ser repensada, de modo que __________ a dar mais atenção aos circunstantes. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.A | mantenhamos – carregamos – vivamos – devesse – passaremos. |
B | mantemos – carregamos – vivemos – deveria – passemos. |
C | mantivéssemos – carreguemos – viveríamos – deva – passamos. |
D | mantenhamos – carreguemos – vivamos – devesse – passássemos |
E | mantivéssemos – carreguemos – vivendo – devesse – passássemos. |
Question 7 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2018)
Aquela triste e leda madrugada, cheia toda de mágoa e de piedade, enquanto houver no mundo saudade quero que seja sempre celebrada. Ela só, quando amena e marchetada saía, dando ao mundo claridade, viu apartar-se de uma outra vontade, que nunca poderá ver-se apartada. Ela só viu as lágrimas em fio que, de uns e de outros olhos derivadas, se acrescentaram em grande e largo rio. Ela viu as palavras magoadas que puderam tornar o fogo frio, e dar descanso às almas condenadas. (Sonetos, 2001.) O pronome “Ela”, que se repete no início de três estrofes, refere-se aA | “saudade”. |
B | “claridade”. |
C | “mágoa”. |
D | “madrugada”. |
E | “piedade”. |
Question 8 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a decisão de Paulo Honório em narrar ele próprio sua história deve-se ao fato de que,A | desprezando o registro literário que outros lhe propõem para sua biografia, dispõe-se a encarar os limites de sua linguagem bruta para buscar o sentido maior de sua vida, sobretudo da culpa que lhe ficou da relação com Madalena. |
B | carregado de remorsos, resolve confessar os crimes de seu passado, sobretudo os relacionados com seu mandonismo de coronel e de político inescrupuloso, atenuados apenas pelo idílio que viveu em companhia de Madalena. |
C | sentindo-se melhor escritor que seus parceiros de letras, decide-se pela forma de um romance realista, com base em suas memórias juvenis, no centro das quais figura a jovem professora de ideias socialistas. |
D | determinado a inocentar-se das sombras do passado que o atormenta, investe-se da autoridade de um narrador na primeira pessoa para fazer valer a perspectiva de um infeliz amante que se valeu da violência para poder afirmar-se. |
E | comprometido com a verdade final de uma antiga paixão, despe-se da condição de homem poderoso e resolve, piedosamente, levantar os fatos do passado que ainda podem testemunhar em favor de seus bons sentimentos. |
Question 9 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Marque a alternativa que apresenta correta classificação do sujeito.A | Aniquilaram as fontes de resistência na zona de conflito do país. (Sujeito Oculto) |
B | O conflito armado é movido pela ideia de paz futura. (Sujeito Paciente) |
C | Faria tudo de novo, na tentativa de mais um acerto. (Sujeito expresso) |
D | Choveu elogio na noite da premiação. (Sujeito Inexistente) |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCC 2012)
Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecer Os versos acima, de uma música de Dorival Caymmi, abordam predominantemente,A | o trabalho dos pescadores, na busca de sua sobrevivência cotidiana. |
B | o respeito às condições ambientais como garantia da preservação dos recursos da natureza. |
C | a exploração a que estão sujeitos os trabalhadores que dependem do mar para sobreviver. |
D | a competição acirrada entre os pescadores pelos melhores pontos de pesca, |
E | a religiosidade dos pescadores, em que se misturam elementos de origem africana. |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(FMABC 2018)
A alternativa que apresenta redação clara e em concordância com a norma-padrão da língua é:A | Hoje ele enfrenta quaisquer desafios e evita os excessos que cometeu, tanto ao rejeitar trabalho, como também ao agir sem a discrição necessária a um bom profissional. |
B | Procuraram consolar-lhe da perda da partida e das críticas que recebeu, que respondeu a elas com a serenidade de um jogador que sabe reconhecer méritos e seus limites. |
C | A equipe de pintores designada para encobrir as pichações nas ruas, poucas, aliás, fizeram relatos interessantes sobre o que encontraram nelas. |
D | O coordenador do grupo enfatizou que é necessário que todos têm consciência do que está por vir, pois somente assim, estarão preparados para atender a qualquer demanda |
E | O que o famoso artista publicou nas redes sociais foi mera retalhação, pois queria se vingar das ofensas sofridas pelas centenas de críticas, inclusive bastante reprovável. |
Question 12 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
_____________ estabelece um diálogo com o Romance de 30, ao colocar no centro da história uma personagem que migra de Alagoas para a cidade de(o) ______________, onde vive muitas desventuras, e que acaba morrendo atropelada logo após consultar uma cartomante que prevê ________________ Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.A | Vidas secas / São Paulo / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
B | A hora da estrela / Rio de Janeiro / um futuro feliz para a protagonista. |
C | A hora da estrela / Rio de Janeiro / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
D | A hora da estrela / São Paulo / um futuro feliz para a protagonista. |
E | Vidas secas/ São Paulo / o casamento da protagonista com um estrangeiro. |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNITINS 2018)
Identifique, respectivamente, o sentido que as conjunções constroem nas frases a seguir. 1. O problema é que as cobranças e as fontes de estresse são tão intensas que logo a escolha de ir com a maré vira um problema. 2. Segundo Strecher, é definir objetivos diferentes, porém bem claros para cada área de importância em nossas vidas. 3. A segunda regra é iniciar o quanto antes, mesmo sabendo que nunca é tarde para começarA | consequência; conformidade; concessão |
B | consequência; condição; concessão. |
C | conformidade; concessão; condição |
D | concessão; concordância; consequência. |
E | concessão; consecução; consequência |
Question 14 |
Tema: Literatura
(ACAFE 2018)
Sobre a literatura brasileira, relacione a coluna da esquerda com a obra citada na coluna da direita. ( 1 ) Criado por um dos líderes da primeira geração modernista, o protagonista se transforma a cada instante, assumindo as feições das diferentes etnias que deram origem ao povo brasileiro (índios, negros, europeus). ( 2 ) Através de Aurélia, esse autor romântico faz uma dura crítica à sociedade da época, que espera que as moças arrumem um marido para assumir o perfil idealizado para as moças honestas. ( 3 ) Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu com a publicação do romance Perto do Coração (1943), mas sua obra mais conhecida relata a vida de Macabéa, alagoana que vive no Rio de Janeiro. ( 4 ) Trata-se de um romance, escrito no século XIX, em que o protagonista não conta uma história de amor, não apresenta aventuras, nem cria situações de suspense. ( 5 ) Poema em que o autor situa a cena bíblica do nascimento de Cristo em um manguezal do Recife, representada pelo nascimento do filho de um carpinteiro pernambucano. ( ) A Hora da Estrela ( ) Memórias Póstumas de Brás Cubas ( ) Macunaíma ( ) Morte e Vida Severina ( ) Senhora A sequência correta, de cima para baixo, é:A | 3 - 5 - 4 - 1 - 2 |
B | 2 - 3 - 5 - 1 - 4 |
C | 3 - 4 - 1 - 5 - 2 |
D | 5 - 3 - 2 - 4 - 1 |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Leia: — Nem remédio ingeri, a moribunda esclarecia. Passando para o Discurso Indireto o fragmento acima, de acordo com a norma gramatical, tem-se:A | A moribunda esclarecia que nem remédio tinha ingerido |
B | Esclarecia a moribunda que nem ingeriria remédio |
C | A moribunda esclareceu que nem remédio iria ingerir |
D | Que nem remédio iria ingerir, a moribunda esclareceria |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFGD 2017)
Leia o seguinte excerto. E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, pendendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução. ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: ___ Sagarana. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Pp. 339-386. Assinale a alternativa que contém palavra formada pelo mesmo processo de formação do verbo “empescoçar”.A | Farmacologia |
B | Praguejar |
C | Abalizar |
D | Globalização |
E | Casaco-de-couro |
Question 17 |
Tema: Língua Portuguesa
(NC-UFPR 2018)
Leia o excerto abaixo: As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.A | Consoante – Não obstante |
B | Ainda que – Por isso |
C | Porquanto – Contudo |
D | Posto que – Logo |
E | Embora – No entanto |
Question 18 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Na frase “Os suportes para a prática da leitura são tão antigos quanto a história do ser humano”, estabelece-se uma relação de:A | temporalidade |
B | comparação |
C | adversidade |
D | causalidade |
E | proporção |
Question 19 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Modernismo, como fenômeno cultural e artístico, se disseminou a partir da Europa, entre fins do século XIX e princípio do século XX. Através das diferentes formas de expressão, como música, pintura, arquitetura, esse movimentoA | condenou o progresso, pelos seus efeitos negativos sobre a sociedade. |
B | questionou a validade da ciência, por não repercutir sobre a vida social. |
C | procurou romper com os padrões estéticos acadêmicos então vigentes. |
D | criticou as transformações impostas pela industrialização e pela tecnologia. |
E | renovou a proposta de volta ao estilo clássico, através da leitura realista. |
Question 20 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
Álvares de Azevedo, poeta pertencente ao 2º momento do romantismo brasileiro, morreu jovem, com apenas 20 anos de idade. Seu livro de poesias, Lira dos Vinte anos, figura entre alguns dos melhores momentos da poesia brasileira. Sobre a obra, é INCORRETO afirmar:A | É possível perceber traços do pessimismo e da melancolia, aspectos característicos também na obra do poeta Byron; |
B | Álvares de Azevedo, deixa transparecer em Lira dos Vinte Anos sua incapacidade de adaptação ao mundo real, razão pela qual o sonho e a fantasia tornam-se seu refúgio, em que a presença da morte era tida como encontro com a paz; |
C | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, apresenta uma linguagem marcada pela dualidade, confrontando duas formas distintas de ver e pensar a realidade; |
D | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo é composta de três partes. Nas primeira e terceira partes, surge o poeta sonhador em busca do amor e prenunciando a morte. Na segunda parte, surgem poesias com bom-humor, graciosidade e uma certa alegria; |
E | Lira dos vinte anos é marcada por uma linguagem caracterizada por hipérboles e por espaços amplos, como o mar, o céu, o infinito, o deserto. |
Question 21 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
Atente para este trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor nem o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. [...] Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra cousa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira. Nesse trecho,A | o anunciado propósito memorialista do narrador deve lembrar o leitor de que tal narração, a ser conduzida por quem viveu os fatos narrados, é permeada por uma subjetividade a ser levada em conta na interpretação do romance. |
B | apresenta-se o narrador na condição de quem se dispõe a recuperar objetivamente os fatos do passado, admitindo, no entanto, que a distância entre os tempos acionados certamente terá apagado da memória os melhores momentos. |
C | o narrador entende que seu esforço de memória é inútil, pois já não há o que testemunhe a força das paixões frustradas do passado, perdendo-se assim a conexão possível entre as carências da adolescência e as da velhice. |
D | a impessoalidade da narração é justificada pelo fato de que o narrador se dispõe a analisar seus anos juvenis pela perspectiva da maturidade, expurgando da memória a força dos afetos e das paixões da adolescência. |
E | explicita-se uma narração em 1.ª pessoa, cujo tom melancólico se justifica pelo fato de serem amargas as recordações de que se nutre esse velho memorialista, na tentativa final de compreender os dissabores de sua adolescência. |
Question 22 |
Tema: Literatura
(UNIFOR 2018)
Canção do exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. DIAS, Gonçalves. In: RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 2002. p. 320. O poema lido pertence aoA | Romantismo, uma vez que apresenta subjetivismo, sentimentalismo e exaltação da natureza. |
B | Naturalismo, pois aborda a existência humana de forma materialista |
C | Realismo, pois apresenta descrições objetivas com a finalidade de mostrar a realidade de forma fidedigna |
D | Barroco, por apresentar uma oposição do Antropocentrismo (homem) ao Teocentrismo (Deus). |
E | Parnasianismo porque o autor trata o tema com base na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)

A | Consequência |
B | Condicionalidade |
C | Contradição |
D | Exemplificação |
E | Proporcionalidade |
Question 24 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?A | Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná |
B | Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios |
C | O Guarani, Iracema e Vozes d’África |
D | Iracema, O Guarani e Ubirajara |
E | Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais |
Question 25 |
Tema: Língua Portuguesa
( VUNESP 2017)
Leia um trecho do artigo “Reflexões sobre o tempo e a origem do Universo”, do físico brasileiro Marcelo Gleiser. Qualquer discussão sobre o tempo deve começar com uma análise de sua estrutura, que, por falta de melhor expressão, devemos chamar de “temporal”. É comum dividirmos o tempo em passado, presente e futuro. O passado é o que vem antes do presente e o futuro é o que vem depois. Já o presente é o “agora”, o instante atual. Isso tudo parece bastante óbvio, mas não é. Para definirmos passado e futuro, precisamos definir o presente. Mas, segundo nossa separação estrutural, o presente não pode ter duração no tempo, pois nesse caso poderíamos definir um período no seu passado e no seu futuro. Portanto, para sermos coerentes em nossas definições, o presente não pode ter duração no tempo. Ou seja, o presente não existe! A discussão acima nos leva a outra questão, a da origem do tempo. Se o tempo teve uma origem, então existiu um momento no passado em que ele passou a existir. Segundo nossas modernas teorias cosmogônicas, que visam explicar a origem do Universo, esse momento especial é o momento da origem do Universo “clássico”. A expressão “clássico” é usada em contraste com “quântico”, a área da física que lida com fenômenos atômicos e subatômicos. [...] As descobertas de Einstein mudaram profundamente nossa concepção do tempo. Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia. O tempo relativístico adquire uma plasticidade definida pela realidade física à sua volta. A coisa se complica quando usamos a relatividade geral para descrever a origem do Universo. (Folha de S.Paulo, 07.06.1998.) “Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia.” (4o parágrafo) Ao se converter o trecho destacado para a voz passiva, o verbo “influencia” assume a seguinte forma:A | é influenciada |
B | era influenciada |
C | foi influenciada. |
D | seria influenciada. |
E | será influenciada. |
Question 26 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)

A | Às vezes – tem – o |
B | As vezes – têm – o |
C | Às vezes – têm – lhe |
D | As vezes – têm – lhe |
E | Às vezes – tem – lhe |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Considere a seguinte frase: Outro suporte de leitura não convencional da história da humanidade era o quipu, o livro dos Incas, ______ consistia em uma cordinha com fios presos e separados por nós de diversas cores, ______ formato lembra um colar colorido e exuberante. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.A | cujo – onde o. |
B | onde – que o |
C | onde – cujo |
D | que – onde o |
E | que – cujo |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)

A | Degrau |
B | Exame |
C | Mamão |
D | Bênção |
E | Cidadão |
Question 29 |
Tema: Língua Portuguesa
(FPP 2018)
Considere o texto publicitário na seguir.
A | de substantivos, como “queimaduras e convulsões”. |
B | da ausência de palavras empregadas como conectores. |
C | da ordem inversa das informações veiculadas. |
D | da ambiguidade, como em “dependência”. |
E | do imperativo, como em “nunca experimente”. |
Question 30 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde pública Município e Porto do Rio de Janeiro Em fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo. Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam. Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885. No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela. A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | modo subjuntivo |
B | voz ativa |
C | futuro do pretérito |
D | forma no gerúndio |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
Não perca nenhuma data!
Receba atualização sobre o ENEM, SISU, Prouni, FIES e muito mais no seu e-mail!DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM 2019!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.