A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFN-MG 2018)
Considere a utilização da preposição para nas ocorrências que se seguem.I - As iniciativas da sociedade brasileira têm sido incipientes como prática preventiva para proteger a água. II – “(...) de um modelo econômico que considera água e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade.” III - “Há destruição e exclusão, enquanto deveria haver sustentabilidade e proteção do meio ambiente e da vida, para as atuais e futuras gerações.”. IV – “visando à construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade (ecológica, social, espacial, cultural, econômico-financeira etc.) para países e até continentes, como a América do Sul e a África.”A preposição para introduz ideia de objetivo, finalidade:A | Em I, III e IV. |
B | Em I, II e IV. |
C | Em I e II. |
D | Em I. |
Question 2 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2015)
Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamenteTodos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função éA | alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis |
B | apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país |
C | divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras |
D | revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos |
E | conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias |
Question 3 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFCE 2014)
São exemplos de metáfora, excetoA | Os medos são o porão da alma. |
B | Lá fora, a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora) |
C | Hitler foi cruel como uma fera selvagem. |
D | O pavão é um arco-íris de plumas. (Rubem Braga) |
E | O enorme rio é uma serpente no meio da floresta. |
Question 4 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Marque a alternativa que apresenta correta classificação do sujeito.A | Aniquilaram as fontes de resistência na zona de conflito do país. (Sujeito Oculto) |
B | Faria tudo de novo, na tentativa de mais um acerto. (Sujeito expresso) |
C | Choveu elogio na noite da premiação. (Sujeito Inexistente) |
D | O conflito armado é movido pela ideia de paz futura. (Sujeito Paciente) |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(NC-UFPR 2018)
Leia o excerto abaixo:As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.A | Consoante – Não obstante |
B | Posto que – Logo |
C | Ainda que – Por isso |
D | Porquanto – Contudo |
E | Embora – No entanto |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde públicaMunicípio e Porto do Rio de JaneiroEm fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo.Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam.Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885.No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela.A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | forma no gerúndio |
B | futuro do pretérito |
C | voz ativa |
D | modo subjuntivo |
Question 7 |
Tema: Literatura
(Atenas Sete Lagoas 2019)
A Semana de 22 foi o marco inicial de entrada do modernismo no Brasil. Esse evento, além de marcar uma ruptura com a tradição cultural brasileira, ainda de caráter colonial, instaurou no país as tendências europeias de vanguarda. Após a Semana de Arte Moderna, literatos, músicos, artistas plásticos e pensadores firmaram os ideais do movimento em revistas, manifestos etc.Marque a alternativa que expõe corretamente alguns aspectos estéticos da primeira geração modernista.A | Continuidade do plano formal simbolista e parnasiano, com a retomada de temas populares e folclóricos. |
B | Antipassadismo: repulsa às concepções românticas, naturalistas e parnasianas; busca por um nacionalismo crítico e “antropofágico”. |
C | Aversão a todas as influências estéticas exteriores, principalmente as lusitanas; separatismo como busca de um nacionalismo genuíno. |
D | Diferentemente dos movimentos vanguardistas europeus, o modernismo brasileiro foi marcado por uma transição tranquila, sem conflitos intensos. |
E | A manutenção do português clássico na literatura, como forma de valorizar a língua e afastá-la de uma linguagem popular e simples. |
Question 8 |
Tema: Literatura
(USF 2019)
O romancista Aluísio Azevedo situa sua principal obra em um núcleo de moradia coletiva: “[n]oventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem. As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia: tudo pago adiantado.” Analise o que se afirma a respeito de alguns personagens dessa estalagem retratada em O cortiço, do referido autor, e assinale o que for correto.1. A escrava Bertoleza, no início da obra, possuía uma quitanda bastante afreguesada. Para mantê-la, pagava a seu senhor um valor mensal. Depois de morto seu senhor, Bertoleza se amigou com João Romão, que se apropriou do dinheiro dela para iniciar a construção da estalagem. 2. João Romão era empregado de um vendeiro, que lhe deixou a venda e um valor em dinheiro ao retornar a Portugal. Incansável, Romão trabalhou arduamente para ampliar e diversificar seus negócios, tendo como meta alcançar e superar a riqueza de seu vizinho Miranda. 3. Miranda admirava o empenho e a força de João Romão e propôs-lhe sociedade no cortiço, tencionando ampliar a habitação coletiva e multiplicar os lucros, o que lhe seria importante para deixar a mulher adúltera, que era a dona do dinheiro da família. 4. Jerônimo é um dos personagens em que a força do Determinismo do meio se mostra de maneira inequívoca: chega ao cortiço para trabalhar na pedreira e o faz de maneira séria, disciplinada e competente, até conhecer Rita baiana. O português então abrasileira-se e se transforma em um homem displicente e irresponsável. 5. Pombinha é a flor do cortiço. Moradora da estalagem em virtude da falência e posterior suicídio do pai, tem no casamento a oportunidade de sair dali e iniciar nova vida, junto da mãe e do jovem esposo, o comerciante João Costa. Entretanto, moldada pela lama moral do ambiente, acaba cedendo aos imperativos do sexo e se torna prostituta e amante de Léonie.É correto o que se afirma emA | 2, 4 e 5, apenas. |
B | 1, 3 e 5, apenas. |
C | 1, 2, e 3 apenas. |
D | 2, 3, e 4, apenas. |
E | 1, 2 e 4, apenas. |
Question 9 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?A | Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios |
B | Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais |
C | O Guarani, Iracema e Vozes d’África |
D | Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná |
E | Iracema, O Guarani e Ubirajara |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Na frase “Os suportes para a prática da leitura são tão antigos quanto a história do ser humano”, estabelece-se uma relação de:A | proporção |
B | comparação |
C | adversidade |
D | causalidade |
E | temporalidade |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2018)
Aquela triste e leda madrugada, cheia toda de mágoa e de piedade, enquanto houver no mundo saudade quero que seja sempre celebrada.Ela só, quando amena e marchetada saía, dando ao mundo claridade, viu apartar-se de uma outra vontade, que nunca poderá ver-se apartada.Ela só viu as lágrimas em fio que, de uns e de outros olhos derivadas, se acrescentaram em grande e largo rio.Ela viu as palavras magoadas que puderam tornar o fogo frio, e dar descanso às almas condenadas. (Sonetos, 2001.)O pronome “Ela”, que se repete no início de três estrofes, refere-se aA | “saudade”. |
B | “madrugada”. |
C | “mágoa”. |
D | “claridade”. |
E | “piedade”. |
Question 12 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)

A | Exame |
B | Degrau |
C | Bênção |
D | Cidadão |
E | Mamão |
Question 13 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2018)
José de Alencar escreveu os principais romances românticos brasileiros. Sua obra romanesca vai do romance histórico, passando pelo romance de costume, até o romance indigenista. No caso do romance indigenista, quais obras de Alencar se inscrevem nesse tema?A | Iracema e O Guarani |
B | Ubirajara e Iaiá Garcia |
C | Os Timbiras e O Guarani |
D | Ubirajara e Inocência |
E | Iracema e Os Timbiras |
Question 14 |
Tema: Literatura
(UENP 2017)
Assinale a alternativa que contém trecho de história literária referente a Memórias póstumas de Brás CubasA | “apresenta como elemento a mais a complacência por um lado, por outro, a esperança cristã sobre o que, não compreendido em sua aparência, passa a ser aceito como fatalidade”. |
B | “a costumeira estória do costumeiro homem médio machadiano: uma vida cinzenta, entretecida de alguns amores, de veleidades carreiristas jamais realizadas, de dias insignificantes". |
C | “neste, o escritor se retrata, e volta ao caminho regular, recusando-se a ouvir o convite de seu demônio interior para aventuras estranhas”. |
D | “abandonada essa preocupação corretiva, propõe a harmonia do amor e da glória, embora sempre sob o pressuposto da integridade moral”. |
E | “Todo o esforço está concentrado nos recursos técnicos, a sua preocupação é, por equívoco, produzir livros dentro das regras da arte, isto é, acompanhando os padrões do romance, e desistindo do caminho divergente”. |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Considere a seguinte frase:Outro suporte de leitura não convencional da história da humanidade era o quipu, o livro dos Incas, ______ consistia em uma cordinha com fios presos e separados por nós de diversas cores, ______ formato lembra um colar colorido e exuberante.Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.A | onde – que o |
B | onde – cujo |
C | cujo – onde o. |
D | que – cujo |
E | que – onde o |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Em “[...]e nós uns trogloditas um pouco menos disfarçados do que hoje, [...]”, a palavra em destaqueA | submete-se ao processo de flexão de gênero |
B | modifica o termo “hoje” de valor temporal. |
C | tem função adverbial, traduzindo a ideia de intensidade. |
D | traduz a ideia de modo, referindo-se ao termo “disfarçados”. |
E | tem função adjetiva, referindo-se ao termo trogloditas. |
Question 17 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
O estilo de época que surge no Brasil na última década do século XIX e que se destaca pela produção poética dos autores a ele vinculados, entre os quais Cruz e Sousa, é oA | Arcadismo |
B | Romantismo |
C | Simbolismo |
D | Pré-Modernismo |
E | Parnasianismo |
Question 18 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)

A | As vezes – têm – lhe |
B | As vezes – têm – o |
C | Às vezes – tem – o |
D | Às vezes – têm – lhe |
E | Às vezes – tem – lhe |
Question 19 |
Tema: Língua Portuguesa
( VUNESP 2017)
Leia um trecho do artigo “Reflexões sobre o tempo e a origem do Universo”, do físico brasileiro Marcelo Gleiser.Qualquer discussão sobre o tempo deve começar com uma análise de sua estrutura, que, por falta de melhor expressão, devemos chamar de “temporal”. É comum dividirmos o tempo em passado, presente e futuro. O passado é o que vem antes do presente e o futuro é o que vem depois. Já o presente é o “agora”, o instante atual. Isso tudo parece bastante óbvio, mas não é. Para definirmos passado e futuro, precisamos definir o presente. Mas, segundo nossa separação estrutural, o presente não pode ter duração no tempo, pois nesse caso poderíamos definir um período no seu passado e no seu futuro. Portanto, para sermos coerentes em nossas definições, o presente não pode ter duração no tempo. Ou seja, o presente não existe! A discussão acima nos leva a outra questão, a da origem do tempo. Se o tempo teve uma origem, então existiu um momento no passado em que ele passou a existir. Segundo nossas modernas teorias cosmogônicas, que visam explicar a origem do Universo, esse momento especial é o momento da origem do Universo “clássico”. A expressão “clássico” é usada em contraste com “quântico”, a área da física que lida com fenômenos atômicos e subatômicos. [...] As descobertas de Einstein mudaram profundamente nossa concepção do tempo. Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia. O tempo relativístico adquire uma plasticidade definida pela realidade física à sua volta. A coisa se complica quando usamos a relatividade geral para descrever a origem do Universo. (Folha de S.Paulo, 07.06.1998.) “Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia.” (4o parágrafo) Ao se converter o trecho destacado para a voz passiva, o verbo “influencia” assume a seguinte forma:A | será influenciada. |
B | seria influenciada. |
C | é influenciada |
D | era influenciada |
E | foi influenciada. |
Question 20 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Considere os fragmentos:“ ‘Será um período interessante para verificar o posicionamento de cada um deles em um ambiente extremamente polarizado, [...]’ ”“O grande desafio, porém, será ir além do temporário e construir uma ação contínua”“Além disso, esses coletivos terão de enfrentar representantes [...]”“E o que os movimentos têm mostrado [...]”“[...] problemas da democracia só serão resolvidos [...] Em relação ao emprego dos elementos destacados, é correto afirmar queA | o termo extremamente traduz a ideia de intensidade. |
B | a expressão além disso é antônima de ademais. |
C | o elemento de coesão porém traduz a ideia de oposição e, por estar deslocado, aparece facultativamente entre vírgulas. |
D | o termo só tem função adjetiva e significa sozinho. |
E | o pronome o retoma uma ideia anteriormente apresentada. |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFGD 2017)
Leia o seguinte excerto.E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, pendendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução.ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: ___ Sagarana. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Pp. 339-386.Assinale a alternativa que contém palavra formada pelo mesmo processo de formação do verbo “empescoçar”.A | Farmacologia |
B | Praguejar |
C | Abalizar |
D | Globalização |
E | Casaco-de-couro |
Question 22 |
Tema: Literatura
(UP 2018)
Sobre Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, é INCORRETO afirmar:A | O narrador do romance é onisciente intruso, isto é, não só tem um conhecimento amplo sobre as personagens e os eventos, como apresenta o sentimento dessas mesmas personagens e tece comentários, por vezes avaliativos, sobre costumes e atitudes dos envolvidos na trama. |
B | A obra de Lima Barreto demonstra uma preocupação forte em refletir sobre o processo de urbanização implementado no início do século XX no Rio de Janeiro; e o romance Clara dos Anjos pode ser tomado como um bom exemplo dessa preocupação, já que a narrativa se concentra nos subúrbios cariocas e nos dilemas de seus habitantes, em especial na integração do pobre e/ou negro à sociedade brasileira. |
C | No desenvolvimento da trama, é possível perceber uma atenção especial, ainda que não exclusiva, sobre os hábitos musicais das personagens (modinhas, polcas etc.) e a relação do homem pobre com a cultura letrada. |
D | Clara dos Anjos, romance publicado postumamente, pode ser compreendido como a narrativa do destino quase que coletivo das moças negras na sociedade brasileira, como sugere, aliás, a epígrafe escolhida pelo autor a partir de um texto do historiador João Ribeiro. |
E | Cassi Jones é rapaz de família pertencente à elite carioca urbana, não possui uma profissão definida, gasta grande parte de seu tempo em uma vida boêmia, e tem por hábito seduzir moças inocentes e pobres para depois abandoná-las à sorte, como acontece com Clara. |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
As palavras de função adjetiva: “velhíssima”, muitíssimas”, “altíssimos”, “simplíssimo”A | trazem uma conotação de exagero desnecessário ao texto. |
B | carregam uma carga de subjetividade, tornando difícil a compreensão do tema abordado pela articulista. |
C | cumprem o papel de motivar a leitura do texto, traduzindo-lhe apenas beleza. |
D | referem-se todas ao mesmo elemento. |
E | enfatizam a posição da autora em relação a determinados assuntos presentes no texto. |
Question 24 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Leia:— Nem remédio ingeri, a moribunda esclarecia.Passando para o Discurso Indireto o fragmento acima, de acordo com a norma gramatical, tem-se:A | Que nem remédio iria ingerir, a moribunda esclareceria |
B | A moribunda esclareceu que nem remédio iria ingerir |
C | Esclarecia a moribunda que nem ingeriria remédio |
D | A moribunda esclarecia que nem remédio tinha ingerido |
Question 25 |
Tema: Literatura
(UFAM 2018)
Sobre o Arcadismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:A | A sorte está lançada (alea jacta est) foi um lema do Arcadismo no Brasil. |
B | A sorte está lançada (alea jacta est) foi um lema do Arcadismo no Brasil. |
C | Dirceu trocou cartas com sua amada Marília e estas correspondências foram organizadas e publicadas com o título de Cartas Chilenas. |
D | A Conjuração Mineira resultou na prisão de todos os poetas árcades, os quais escreveram todos os seus poemas no cárcere. |
E | Marília de Dirceu foi uma heroína fundamental à Conjuração Mineira. |
Question 26 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
Considere as afirmações a seguir em relação a Vidas secas, de Graciliano Ramos.I. No capítulo intitulado “O soldado amarelo”, Fabiano, finalmente, vinga-se do soldado que o havia humilhado, além de tê-Io levado à prisão, no capítulo denominado “Cadeia”. II. Levando-se em conta o contexto, pode-se ver na cama de varas, tão desejada por Sinhá Vitória, o símbolo de uma estabilidade ou segurança impossibilitada pelas condições de vida dos retirantes. III. As relações que os meninos mantêm com Fabiano e Sinhá Vitória mostram que a educação sertaneja consiste num aprendizado brutal de que é preciso temer o outro, a natureza, o acaso, afim de resistir ao ambiente inóspito.Está correto apenas o que se afirma emA | l e ll. |
B | I. |
C | II. |
D | II e III. |
E | III. |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(FAMP 2019)
Observe o seguinte anúncio publicitário.
A | no entanto |
B | porque |
C | bem como |
D | pois |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2018)
Considere o seguinte texto:Os avanços tecnológicos impõem como condição de sobrevivência que nos __________ continuamente conectados à rede mundial, o que faz com que __________ nossos aparelhos celulares para absolutamente todas as situações cotidianas e __________ com nossa atenção desigualmente dividida entre eles e os eventuais interlocutores presenciais. Talvez toda essa obsessão por interatividade virtual __________ ser repensada, de modo que __________ a dar mais atenção aos circunstantes.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.A | mantenhamos – carreguemos – vivamos – devesse – passássemos |
B | mantivéssemos – carreguemos – viveríamos – deva – passamos. |
C | mantivéssemos – carreguemos – vivendo – devesse – passássemos. |
D | mantemos – carregamos – vivemos – deveria – passemos. |
E | mantenhamos – carregamos – vivamos – devesse – passaremos. |
Question 29 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCC 2012)
Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecerOs versos acima, de uma música de Dorival Caymmi, abordam predominantemente,A | a competição acirrada entre os pescadores pelos melhores pontos de pesca, |
B | a exploração a que estão sujeitos os trabalhadores que dependem do mar para sobreviver. |
C | o trabalho dos pescadores, na busca de sua sobrevivência cotidiana. |
D | a religiosidade dos pescadores, em que se misturam elementos de origem africana. |
E | o respeito às condições ambientais como garantia da preservação dos recursos da natureza. |
Question 30 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2014)
Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam porA | modificação de características |
B | melhoria de processos e estruturas |
C | incremento no tamanho corporal |
D | complexificação de seus sistemas |
E | especialização para uma determinada finalidade |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!