A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
No contexto deste post, o slogan de campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos (“Faça a América grande de novo!”) e a imagem destacando a etiqueta de procedência de uma peça de gravata de coleção assinada pelo mesmo Donald Trump (“Made in China”/”Hecho en China” = Feito na China) expressam uma relação de:A | Exemplificação |
B | Contradição |
C | Proporcionalidade |
D | Consequência |
E | Condicionalidade |
Question 2 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
Atente para este trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de AssisO meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor nem o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. [...] Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra cousa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira.Nesse trecho,A | apresenta-se o narrador na condição de quem se dispõe a recuperar objetivamente os fatos do passado, admitindo, no entanto, que a distância entre os tempos acionados certamente terá apagado da memória os melhores momentos. |
B | o narrador entende que seu esforço de memória é inútil, pois já não há o que testemunhe a força das paixões frustradas do passado, perdendo-se assim a conexão possível entre as carências da adolescência e as da velhice. |
C | explicita-se uma narração em 1.ª pessoa, cujo tom melancólico se justifica pelo fato de serem amargas as recordações de que se nutre esse velho memorialista, na tentativa final de compreender os dissabores de sua adolescência. |
D | o anunciado propósito memorialista do narrador deve lembrar o leitor de que tal narração, a ser conduzida por quem viveu os fatos narrados, é permeada por uma subjetividade a ser levada em conta na interpretação do romance. |
E | a impessoalidade da narração é justificada pelo fato de que o narrador se dispõe a analisar seus anos juvenis pela perspectiva da maturidade, expurgando da memória a força dos afetos e das paixões da adolescência. |
Question 3 |
Tema: Literatura
(UNIFOR 2018)
Canção do exílioMinha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.DIAS, Gonçalves. In: RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 2002. p. 320.O poema lido pertence aoA | Naturalismo, pois aborda a existência humana de forma materialista |
B | Realismo, pois apresenta descrições objetivas com a finalidade de mostrar a realidade de forma fidedigna |
C | Barroco, por apresentar uma oposição do Antropocentrismo (homem) ao Teocentrismo (Deus). |
D | Parnasianismo porque o autor trata o tema com base na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção |
E | Romantismo, uma vez que apresenta subjetivismo, sentimentalismo e exaltação da natureza. |
Question 4 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2018)
Considere o seguinte texto:Os avanços tecnológicos impõem como condição de sobrevivência que nos __________ continuamente conectados à rede mundial, o que faz com que __________ nossos aparelhos celulares para absolutamente todas as situações cotidianas e __________ com nossa atenção desigualmente dividida entre eles e os eventuais interlocutores presenciais. Talvez toda essa obsessão por interatividade virtual __________ ser repensada, de modo que __________ a dar mais atenção aos circunstantes.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.A | mantenhamos – carregamos – vivamos – devesse – passaremos. |
B | mantivéssemos – carreguemos – vivendo – devesse – passássemos. |
C | mantenhamos – carreguemos – vivamos – devesse – passássemos |
D | mantemos – carregamos – vivemos – deveria – passemos. |
E | mantivéssemos – carreguemos – viveríamos – deva – passamos. |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Enumere corretamente a coluna das orações coordenadas sindéticas da esquerda de acordo com a classificação de cada uma, apresentadas na coluna da direita:1. Queria ler, mas tenho dores de cabeça. 2. Não trouxe o documento, logo não pode abrir a conta. 3. Não se atrase, porque temos muito o que fazer. 4. “Serve para isso, bem como para isso e isso”, disse apontando para o manual. 5. Entre na fila ou perderá a sua vez.( ) explicativa ( ) aditiva ( ) adversativa ( ) alternativa ( ) conclusivaA ordem correta, é:A | 4, 5, 3, 1, 2. |
B | 5, 1, 2, 3, 4. |
C | 3, 2, 5, 4, 1. |
D | 3, 4, 1, 5, 2. |
E | 4, 3, 2, 1, 5. |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(FAMP 2019)
Observe o seguinte anúncio publicitário.Neste trecho da imagem: “Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas...”, podemos afirmar que a conjunção destacada pode ser substituída, sem que haja a perda de sentido, por:A | no entanto |
B | porque |
C | bem como |
D | pois |
Question 7 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCC 2012)
Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecerOs versos acima, de uma música de Dorival Caymmi, abordam predominantemente,A | a competição acirrada entre os pescadores pelos melhores pontos de pesca, |
B | o respeito às condições ambientais como garantia da preservação dos recursos da natureza. |
C | o trabalho dos pescadores, na busca de sua sobrevivência cotidiana. |
D | a religiosidade dos pescadores, em que se misturam elementos de origem africana. |
E | a exploração a que estão sujeitos os trabalhadores que dependem do mar para sobreviver. |
Question 8 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Considerando-se o padrão culto escrito, é clara e correta a seguinte frase:A | Mesmo incongruente, e isso foi confirmado por todos os analistas, as perguntas feitas e as respostas merecem especial atenção, pois podem dar pistas do que acontece às pessoas sob intensa pressão |
B | Acredita em que suas anotações poderiam ser úteis e garantirem oportunidade exemplar entre os concorrentes, mas é necessário que se imprima para que eu as leia com cuidado |
C | Estudos recentes frizaram o protagonismo dessa modalidade de tratamento da doença em países tropicais, mas ainda há muitos profissionais que hesitam a adotá-la. |
D | O contraste de oportunidades para os jovens recém formados entre universos urbanos e rurais, principalmente nas últimas décadas, têm sido objeto de pesquisas acadêmicas |
E | Imagens de enchentes, florestas ressequidas e calor excessivo já são lugar-comum quando se pensa em mudanças globais do clima, ainda que não sejam só essas as que representam os problemas a enfrentar. |
Question 9 |
Tema: Literatura
(UP 2018)
Sobre Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, é INCORRETO afirmar:A | No desenvolvimento da trama, é possível perceber uma atenção especial, ainda que não exclusiva, sobre os hábitos musicais das personagens (modinhas, polcas etc.) e a relação do homem pobre com a cultura letrada. |
B | Clara dos Anjos, romance publicado postumamente, pode ser compreendido como a narrativa do destino quase que coletivo das moças negras na sociedade brasileira, como sugere, aliás, a epígrafe escolhida pelo autor a partir de um texto do historiador João Ribeiro. |
C | Cassi Jones é rapaz de família pertencente à elite carioca urbana, não possui uma profissão definida, gasta grande parte de seu tempo em uma vida boêmia, e tem por hábito seduzir moças inocentes e pobres para depois abandoná-las à sorte, como acontece com Clara. |
D | O narrador do romance é onisciente intruso, isto é, não só tem um conhecimento amplo sobre as personagens e os eventos, como apresenta o sentimento dessas mesmas personagens e tece comentários, por vezes avaliativos, sobre costumes e atitudes dos envolvidos na trama. |
E | A obra de Lima Barreto demonstra uma preocupação forte em refletir sobre o processo de urbanização implementado no início do século XX no Rio de Janeiro; e o romance Clara dos Anjos pode ser tomado como um bom exemplo dessa preocupação, já que a narrativa se concentra nos subúrbios cariocas e nos dilemas de seus habitantes, em especial na integração do pobre e/ou negro à sociedade brasileira. |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Em “[...]e nós uns trogloditas um pouco menos disfarçados do que hoje, [...]”, a palavra em destaqueA | submete-se ao processo de flexão de gênero |
B | traduz a ideia de modo, referindo-se ao termo “disfarçados”. |
C | tem função adjetiva, referindo-se ao termo trogloditas. |
D | modifica o termo “hoje” de valor temporal. |
E | tem função adverbial, traduzindo a ideia de intensidade. |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 01, 20 e 24, nessa ordem.A | Às vezes – tem – lhe |
B | Às vezes – têm – lhe |
C | As vezes – têm – lhe |
D | As vezes – têm – o |
E | Às vezes – tem – o |
Question 12 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Considere os fragmentos:“ ‘Será um período interessante para verificar o posicionamento de cada um deles em um ambiente extremamente polarizado, [...]’ ”“O grande desafio, porém, será ir além do temporário e construir uma ação contínua”“Além disso, esses coletivos terão de enfrentar representantes [...]”“E o que os movimentos têm mostrado [...]”“[...] problemas da democracia só serão resolvidos [...] Em relação ao emprego dos elementos destacados, é correto afirmar queA | o termo extremamente traduz a ideia de intensidade. |
B | o elemento de coesão porém traduz a ideia de oposição e, por estar deslocado, aparece facultativamente entre vírgulas. |
C | a expressão além disso é antônima de ademais. |
D | o pronome o retoma uma ideia anteriormente apresentada. |
E | o termo só tem função adjetiva e significa sozinho. |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
João Guimarães Rosa, com a obra Sagarana, um conjunto de contos, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional. Sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, podemos afirmar que:A | Os jagunços que aparecem no conto são vistos como seres irracionais, que praticam a violência para satisfazer seus impulsos sanguinários; |
B | Augusto Matraga transforma-se na narrativa após ser surrado, o que permite interpretar esta transformação como uma morte para a vida de maldades e um renascimento para a vida devota e contrita; |
C | Augusto Matraga é um fazendeiro que nunca trabalhou, dominado por sua mulher e decadente nas finanças e na política, desrespeitando a todos; |
D | trata-se de um conto em que se narram as aventuras de um burocrata em busca de afirmação social; |
E | O lema de vida de Augusto Matraga era a frase dita por Seu Joãozinho Bem-Bem: “cada um tem a sua hora e a sua vez, você há de ter a sua”. |
Question 14 |
Tema: Literatura
(IFRR 2019)
O Humanismo foi um movimento com desdobramentos filosóficos, políticos, culturais e artísticos. Sobre o Humanismo, é INCORRETO afirmar que:A | Defendia a necessidade da intervenção religiosa em todas as áreas da vida humana a fim de promover o progresso e a unidade dos espíritos e indivíduos |
B | Valorizava o saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana |
C | Durante a Renascença se inspirou nos conhecimentos da antiga civilização grecoromana |
D | Defendia a capacidade humana de criação e transformação da realidade natural e social, reafirmando a ideia de livre-arbítrio |
E | Difundiu ideias que se opunham ao teocentrismo reinante, compreendendo o Homem como maior obra divina |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNITINS 2018)
Identifique, respectivamente, o sentido que as conjunções constroem nas frases a seguir.1. O problema é que as cobranças e as fontes de estresse são tão intensas que logo a escolha de ir com a maré vira um problema. 2. Segundo Strecher, é definir objetivos diferentes, porém bem claros para cada área de importância em nossasvidas. 3. A segunda regra é iniciar o quanto antes, mesmo sabendo que nunca é tarde para começarA | concessão; consecução; consequência |
B | concessão; concordância; consequência. |
C | consequência; conformidade; concessão |
D | conformidade; concessão; condição |
E | consequência; condição; concessão. |
Question 16 |
Tema: Literatura
(Atenas Sete Lagoas 2019)
A Semana de 22 foi o marco inicial de entrada do modernismo no Brasil. Esse evento, além de marcar uma ruptura com a tradição cultural brasileira, ainda de caráter colonial, instaurou no país as tendências europeias de vanguarda. Após a Semana de Arte Moderna, literatos, músicos, artistas plásticos e pensadores firmaram os ideais do movimento em revistas, manifestos etc.Marque a alternativa que expõe corretamente alguns aspectos estéticos da primeira geração modernista.A | Diferentemente dos movimentos vanguardistas europeus, o modernismo brasileiro foi marcado por uma transição tranquila, sem conflitos intensos. |
B | Antipassadismo: repulsa às concepções românticas, naturalistas e parnasianas; busca por um nacionalismo crítico e “antropofágico”. |
C | Aversão a todas as influências estéticas exteriores, principalmente as lusitanas; separatismo como busca de um nacionalismo genuíno. |
D | Continuidade do plano formal simbolista e parnasiano, com a retomada de temas populares e folclóricos. |
E | A manutenção do português clássico na literatura, como forma de valorizar a língua e afastá-la de uma linguagem popular e simples. |
Question 17 |
Tema: Língua Portuguesa
(UEFS 2018)
Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais – o transporte, as comunicações e todas as outras indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto – dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre.A candle in the dark é o título de um livro corajoso, baseado em grande parte na Bíblia, escrito por Thomas Ady e publicado em Londres em 1656, que ataca a caça às bruxas, então na ordem do dia, tachando-a de fraude “para enganar o povo”. Qualquer doença ou tempestade, qualquer coisa fora do comum, era atribuída à bruxaria. As bruxas devem existir, escreveu Ady, citando a argumentação dos “negociantes de bruxas”, “do contrário como é que essas coisas existem ou vêm a acontecer?”. Durante grande parte de nossa história tínhamos tanto medo do mundo exterior, com seus perigos imprevisíveis, que aceitávamos de bom grado qualquer coisa que prometesse suavizar ou atenuar o terror por meio de explicações. A ciência é uma tentativa, em grande parte bem- -sucedida, de compreender o mundo, de controlar as coisas, de ter domínio sobre nós mesmos, de seguir um rumo seguro. A microbiologia e a meteorologia explicam hoje o que, há alguns séculos, era considerado causa suficiente para queimar mulheres na fogueira.(O mundo assombrado pelos demônios, 2006. Adaptado.)A “receita para o desastre” a que o autor se refere no primeiro parágrafo diz respeito à combinação de conhecimento eA | ignorância |
B | sensibilidade |
C | preguiça |
D | sensibilidade |
E | razão |
Question 18 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
_____________ estabelece um diálogo com o Romance de 30, ao colocar no centro da história uma personagem que migra de Alagoas para a cidade de(o) ______________, onde vive muitas desventuras, e que acaba morrendo atropelada logo após consultar uma cartomante que prevê ________________Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.A | A hora da estrela / Rio de Janeiro / um futuro feliz para a protagonista. |
B | Vidas secas/ São Paulo / o casamento da protagonista com um estrangeiro. |
C | Vidas secas / São Paulo / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
D | A hora da estrela / São Paulo / um futuro feliz para a protagonista. |
E | A hora da estrela / Rio de Janeiro / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
Question 19 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Modernismo, como fenômeno cultural e artístico, se disseminou a partir da Europa, entre fins do século XIX e princípio do século XX. Através das diferentes formas de expressão, como música, pintura, arquitetura, esse movimentoA | condenou o progresso, pelos seus efeitos negativos sobre a sociedade. |
B | procurou romper com os padrões estéticos acadêmicos então vigentes. |
C | criticou as transformações impostas pela industrialização e pela tecnologia. |
D | renovou a proposta de volta ao estilo clássico, através da leitura realista. |
E | questionou a validade da ciência, por não repercutir sobre a vida social. |
Question 20 |
Tema: Língua Portuguesa
(FMABC 2018)
A alternativa que apresenta redação clara e em concordância com a norma-padrão da língua é:A | O que o famoso artista publicou nas redes sociais foi mera retalhação, pois queria se vingar das ofensas sofridas pelas centenas de críticas, inclusive bastante reprovável. |
B | Procuraram consolar-lhe da perda da partida e das críticas que recebeu, que respondeu a elas com a serenidade de um jogador que sabe reconhecer méritos e seus limites. |
C | A equipe de pintores designada para encobrir as pichações nas ruas, poucas, aliás, fizeram relatos interessantes sobre o que encontraram nelas. |
D | Hoje ele enfrenta quaisquer desafios e evita os excessos que cometeu, tanto ao rejeitar trabalho, como também ao agir sem a discrição necessária a um bom profissional. |
E | O coordenador do grupo enfatizou que é necessário que todos têm consciência do que está por vir, pois somente assim, estarão preparados para atender a qualquer demanda |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Considere a seguinte frase:Outro suporte de leitura não convencional da história da humanidade era o quipu, o livro dos Incas, ______ consistia em uma cordinha com fios presos e separados por nós de diversas cores, ______ formato lembra um colar colorido e exuberante.Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.A | cujo – onde o. |
B | onde – que o |
C | que – onde o |
D | que – cujo |
E | onde – cujo |
Question 22 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Relacione corretamente as colunas quanto ao processo de formação das palavras: A) Desleal ( ) Derivação prefixal e sufixal B) Felicidade ( ) Composição por aglutinação C) Engordar ( ) Derivação prefixal D) Infelicidade ( ) Hibridismo E) Passatempo ( ) Composição por justaposição F) Embora ( ) Derivação parassintética G) Burocracia ( ) Derivação sufixal A ordem correta, de cima para baixo, da coluna à direta, é:A | F – C – E – B – G – A – D. |
B | B – D – F – C – E – G – A. |
C | D – F – A – G – E – C – B. |
D | G – E – F – D – A – B – C. |
E | C – G – E – B – D – F – A. |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Leia:— Nem remédio ingeri, a moribunda esclarecia.Passando para o Discurso Indireto o fragmento acima, de acordo com a norma gramatical, tem-se:A | A moribunda esclarecia que nem remédio tinha ingerido |
B | Esclarecia a moribunda que nem ingeriria remédio |
C | Que nem remédio iria ingerir, a moribunda esclareceria |
D | A moribunda esclareceu que nem remédio iria ingerir |
Question 24 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFGD 2017)
Leia o seguinte excerto.E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, pendendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução.ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: ___ Sagarana. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Pp. 339-386.Assinale a alternativa que contém palavra formada pelo mesmo processo de formação do verbo “empescoçar”.A | Farmacologia |
B | Abalizar |
C | Globalização |
D | Casaco-de-couro |
E | Praguejar |
Question 25 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRR 2018)
Assinale a alternativa em que “porque”, “por que”, “porquê” e “por quê” estão todos empregados CORRETAMENTE.A | ─ Porque a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por quê de ela enterrar a pata porquê? |
B | ─ Por que a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso porque os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o porquê de ela enterrar a pata por quê? |
C | ─ Por quê a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso porquê os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o porque de ela enterrar a pata por quê? |
D | ─ Porquê a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por quê de ela enterrar a pata porquê? |
E | ─ Por que a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por que de ela enterrar a pata por que? |
Question 26 |
Tema: Língua Portuguesa
(Unisinos 2018)
Nas falas do personagem Armandinho, no primeiro e no segundo quadrinhos, temos a mesma justificativa para o emprego da vírgula. Qual a função sintática, presente nos dois enunciados, que caracteriza a necessidade da referida pontuação?A | Aposto |
B | Complemento nominal |
C | Adjunto adverbial deslocado |
D | Adjunto adnominal |
E | Vocativo |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Na frase “Os suportes para a prática da leitura são tão antigos quanto a história do ser humano”, estabelece-se uma relação de:A | causalidade |
B | proporção |
C | temporalidade |
D | comparação |
E | adversidade |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNEMAT 2018)
O setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa torna público o seletivo para uma vaga de assessoria, informando que apenas dois candidatos foram aprovados: um homem e uma mulher.Como houve empate de notas, competências, habilidades e idade, o diretor do RH, ao ser questionado sobre os critérios de desempate, atestou:- Aprovo o rapaz! Ela é inteligente, mas é mulher.Com base na anedota acima, reflita:Em Ela é inteligente, mas é mulher, o termo mas é uma conjunção. Do ponto de vista gramatical, a conjunção é uma palavra invariável que conecta orações, alterando o sentido do enunciado, a depender do seu uso.Assinale a alternativa correta, cujo emprego da conjunção não altera o sentido do enunciado em Ela é inteligente, mas é mulher.A | Ela é inteligente, portanto é mulher. |
B | Ela é inteligente, porém é mulher. |
C | Ela é mulher, mas é inteligente. |
D | Ela é inteligente e é mulher. |
E | Ela é mulher, portanto é inteligente. |
Question 29 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?A | O Guarani, Iracema e Vozes d’África |
B | Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios |
C | Iracema, O Guarani e Ubirajara |
D | Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná |
E | Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais |
Question 30 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2015)
Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamenteTodos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função éA | apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país |
B | divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras |
C | alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis |
D | conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias |
E | revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!