A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
As palavras de função adjetiva: “velhíssima”, muitíssimas”, “altíssimos”, “simplíssimo”A | carregam uma carga de subjetividade, tornando difícil a compreensão do tema abordado pela articulista. |
B | trazem uma conotação de exagero desnecessário ao texto. |
C | cumprem o papel de motivar a leitura do texto, traduzindo-lhe apenas beleza. |
D | enfatizam a posição da autora em relação a determinados assuntos presentes no texto. |
E | referem-se todas ao mesmo elemento. |
Question 2 |
Tema: Língua Portuguesa
(FAMP 2019)
Observe o seguinte anúncio publicitário.Neste trecho da imagem: “Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas...”, podemos afirmar que a conjunção destacada pode ser substituída, sem que haja a perda de sentido, por:A | porque |
B | bem como |
C | pois |
D | no entanto |
Question 3 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a decisão de Paulo Honório em narrar ele próprio sua história deve-se ao fato de que,A | comprometido com a verdade final de uma antiga paixão, despe-se da condição de homem poderoso e resolve, piedosamente, levantar os fatos do passado que ainda podem testemunhar em favor de seus bons sentimentos. |
B | determinado a inocentar-se das sombras do passado que o atormenta, investe-se da autoridade de um narrador na primeira pessoa para fazer valer a perspectiva de um infeliz amante que se valeu da violência para poder afirmar-se. |
C | carregado de remorsos, resolve confessar os crimes de seu passado, sobretudo os relacionados com seu mandonismo de coronel e de político inescrupuloso, atenuados apenas pelo idílio que viveu em companhia de Madalena. |
D | desprezando o registro literário que outros lhe propõem para sua biografia, dispõe-se a encarar os limites de sua linguagem bruta para buscar o sentido maior de sua vida, sobretudo da culpa que lhe ficou da relação com Madalena. |
E | sentindo-se melhor escritor que seus parceiros de letras, decide-se pela forma de um romance realista, com base em suas memórias juvenis, no centro das quais figura a jovem professora de ideias socialistas. |
Question 4 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde públicaMunicípio e Porto do Rio de JaneiroEm fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo.Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam.Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885.No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela.A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | forma no gerúndio |
B | modo subjuntivo |
C | futuro do pretérito |
D | voz ativa |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2015)
Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamenteTodos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função éA | revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos |
B | alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis |
C | conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias |
D | divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras |
E | apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
Álvares de Azevedo, poeta pertencente ao 2º momento do romantismo brasileiro, morreu jovem, com apenas 20 anos de idade. Seu livro de poesias, Lira dos Vinte anos, figura entre alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.Sobre a obra, é INCORRETO afirmar:A | Álvares de Azevedo, deixa transparecer em Lira dos Vinte Anos sua incapacidade de adaptação ao mundo real, razão pela qual o sonho e a fantasia tornam-se seu refúgio, em que a presença da morte era tida como encontro com a paz; |
B | É possível perceber traços do pessimismo e da melancolia, aspectos característicos também na obra do poeta Byron; |
C | Lira dos vinte anos é marcada por uma linguagem caracterizada por hipérboles e por espaços amplos, como o mar, o céu, o infinito, o deserto. |
D | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, apresenta uma linguagem marcada pela dualidade, confrontando duas formas distintas de ver e pensar a realidade; |
E | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo é composta de três partes. Nas primeira e terceira partes, surge o poeta sonhador em busca do amor e prenunciando a morte. Na segunda parte, surgem poesias com bom-humor, graciosidade e uma certa alegria; |
Question 7 |
Tema: Literatura
(Atenas Sete Lagoas 2019)
A Semana de 22 foi o marco inicial de entrada do modernismo no Brasil. Esse evento, além de marcar uma ruptura com a tradição cultural brasileira, ainda de caráter colonial, instaurou no país as tendências europeias de vanguarda. Após a Semana de Arte Moderna, literatos, músicos, artistas plásticos e pensadores firmaram os ideais do movimento em revistas, manifestos etc.Marque a alternativa que expõe corretamente alguns aspectos estéticos da primeira geração modernista.A | A manutenção do português clássico na literatura, como forma de valorizar a língua e afastá-la de uma linguagem popular e simples. |
B | Aversão a todas as influências estéticas exteriores, principalmente as lusitanas; separatismo como busca de um nacionalismo genuíno. |
C | Continuidade do plano formal simbolista e parnasiano, com a retomada de temas populares e folclóricos. |
D | Antipassadismo: repulsa às concepções românticas, naturalistas e parnasianas; busca por um nacionalismo crítico e “antropofágico”. |
E | Diferentemente dos movimentos vanguardistas europeus, o modernismo brasileiro foi marcado por uma transição tranquila, sem conflitos intensos. |
Question 8 |
Tema: Língua Portuguesa
(SERES PE 2010)
A compreensão dos enunciados abaixo nos faz ver que a norma da concordância verbal foi respeitada emA | Via-se, lá do alto, as pessoas que se dirigiam ao estádio |
B | Nesta empresa, precisam-se de vários eletricistas |
C | Destruiu-se infelizmente todas as provas do crime |
D | Dão-se aulas de piano |
E | Percebe-se alguns erros neste trabalho |
Question 9 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFPR 2018)
TV a Serviço da Tecnologia e do RacismoOs meios de comunicação, todos eles, têm sido braço direito e esquerdo da propagação das tecnologias da estrutura racista. Isso é uma verdade que se pode confirmar com absoluta facilidade em todos os veículos de comunicação disponíveis, em especial a televisão.O poderoso e influente jornalista Assis Chateaubriand foi o responsável pela primeira transmissão televisiva no Brasil, em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi, em São Paulo. No ano seguinte, seria a vez de o Rio de Janeiro ser contemplado com essa novíssima ferramenta, viabilizada por recursos importados dos Estados Unidos. O Brasil, então, passou a ser o quarto país do mundo a operar esse tipo de veículo, ficando atrás apenas da Inglaterra, França e dos próprios Estados Unidos. O país seguia pouco mais de meio século de pós-abolição. Uma pós-abolição que ora tentava se livrar das sobras humanas, cuja exploração explícita já não era mais permitida pela lei, ora se valia da fragilidade dessas sobras vivas para prosseguir com os acúmulos de riqueza construída à custa da exploração histórica e não reparada. [...](Joice Beth, Le Monde Diplomatique Brasil, junho/2017, p. 38. Adaptado.)Com relação à palavra “sobras” citada na última frase do texto, é correto afirmar que refere:A | a sociedade manipulada pela TV. |
B | os recursos humanos da TV. |
C | os profissionais da tecnologia televisiva. |
D | os negros pós-abolição. |
E | os líderes abolicionistas. |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(FPP 2018)
Considere o texto publicitário na seguir. A campanha de utilidade pública tem a intenção de alertar o público-alvo sobre os perigos relacionados ao consumo do crack. Na peça em questão, essa intenção assume a forma de um apelo, revelado pelo empregoA | da ambiguidade, como em “dependência”. |
B | de substantivos, como “queimaduras e convulsões”. |
C | do imperativo, como em “nunca experimente”. |
D | da ordem inversa das informações veiculadas. |
E | da ausência de palavras empregadas como conectores. |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 01, 20 e 24, nessa ordem.A | As vezes – têm – o |
B | Às vezes – têm – lhe |
C | Às vezes – tem – lhe |
D | As vezes – têm – lhe |
E | Às vezes – tem – o |
Question 12 |
Tema: Literatura
(ACAFE 2018)
Sobre a literatura brasileira, relacione a coluna da esquerda com a obra citada na coluna da direita.( 1 ) Criado por um dos líderes da primeira geração modernista, o protagonista se transforma a cada instante, assumindo as feições das diferentes etnias que deram origem ao povo brasileiro (índios, negros, europeus). ( 2 ) Através de Aurélia, esse autor romântico faz uma dura crítica à sociedade da época, que espera que as moças arrumem um marido para assumir o perfil idealizado para as moças honestas. ( 3 ) Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu com a publicação do romance Perto do Coração (1943), mas sua obra mais conhecida relata a vida de Macabéa, alagoana que vive no Rio de Janeiro. ( 4 ) Trata-se de um romance, escrito no século XIX, em que o protagonista não conta uma história de amor, não apresenta aventuras, nem cria situações de suspense. ( 5 ) Poema em que o autor situa a cena bíblica do nascimento de Cristo em um manguezal do Recife, representada pelo nascimento do filho de um carpinteiro pernambucano.( ) A Hora da Estrela ( ) Memórias Póstumas de Brás Cubas ( ) Macunaíma ( ) Morte e Vida Severina ( ) SenhoraA sequência correta, de cima para baixo, é:A | 3 - 4 - 1 - 5 - 2 |
B | 3 - 5 - 4 - 1 - 2 |
C | 2 - 3 - 5 - 1 - 4 |
D | 5 - 3 - 2 - 4 - 1 |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCC 2012)
Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecerOs versos acima, de uma música de Dorival Caymmi, abordam predominantemente,A | o trabalho dos pescadores, na busca de sua sobrevivência cotidiana. |
B | a competição acirrada entre os pescadores pelos melhores pontos de pesca, |
C | a exploração a que estão sujeitos os trabalhadores que dependem do mar para sobreviver. |
D | o respeito às condições ambientais como garantia da preservação dos recursos da natureza. |
E | a religiosidade dos pescadores, em que se misturam elementos de origem africana. |
Question 14 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Considerando-se o padrão culto escrito, é clara e correta a seguinte frase:A | Acredita em que suas anotações poderiam ser úteis e garantirem oportunidade exemplar entre os concorrentes, mas é necessário que se imprima para que eu as leia com cuidado |
B | Imagens de enchentes, florestas ressequidas e calor excessivo já são lugar-comum quando se pensa em mudanças globais do clima, ainda que não sejam só essas as que representam os problemas a enfrentar. |
C | O contraste de oportunidades para os jovens recém formados entre universos urbanos e rurais, principalmente nas últimas décadas, têm sido objeto de pesquisas acadêmicas |
D | Mesmo incongruente, e isso foi confirmado por todos os analistas, as perguntas feitas e as respostas merecem especial atenção, pois podem dar pistas do que acontece às pessoas sob intensa pressão |
E | Estudos recentes frizaram o protagonismo dessa modalidade de tratamento da doença em países tropicais, mas ainda há muitos profissionais que hesitam a adotá-la. |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2014)
Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam porA | especialização para uma determinada finalidade |
B | modificação de características |
C | melhoria de processos e estruturas |
D | incremento no tamanho corporal |
E | complexificação de seus sistemas |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Considere a seguinte frase:Outro suporte de leitura não convencional da história da humanidade era o quipu, o livro dos Incas, ______ consistia em uma cordinha com fios presos e separados por nós de diversas cores, ______ formato lembra um colar colorido e exuberante.Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.A | que – cujo |
B | que – onde o |
C | onde – que o |
D | cujo – onde o. |
E | onde – cujo |
Question 17 |
Tema: Língua Portuguesa
( VUNESP 2017)
Leia um trecho do artigo “Reflexões sobre o tempo e a origem do Universo”, do físico brasileiro Marcelo Gleiser.Qualquer discussão sobre o tempo deve começar com uma análise de sua estrutura, que, por falta de melhor expressão, devemos chamar de “temporal”. É comum dividirmos o tempo em passado, presente e futuro. O passado é o que vem antes do presente e o futuro é o que vem depois. Já o presente é o “agora”, o instante atual. Isso tudo parece bastante óbvio, mas não é. Para definirmos passado e futuro, precisamos definir o presente. Mas, segundo nossa separação estrutural, o presente não pode ter duração no tempo, pois nesse caso poderíamos definir um período no seu passado e no seu futuro. Portanto, para sermos coerentes em nossas definições, o presente não pode ter duração no tempo. Ou seja, o presente não existe! A discussão acima nos leva a outra questão, a da origem do tempo. Se o tempo teve uma origem, então existiu um momento no passado em que ele passou a existir. Segundo nossas modernas teorias cosmogônicas, que visam explicar a origem do Universo, esse momento especial é o momento da origem do Universo “clássico”. A expressão “clássico” é usada em contraste com “quântico”, a área da física que lida com fenômenos atômicos e subatômicos. [...] As descobertas de Einstein mudaram profundamente nossa concepção do tempo. Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia. O tempo relativístico adquire uma plasticidade definida pela realidade física à sua volta. A coisa se complica quando usamos a relatividade geral para descrever a origem do Universo. (Folha de S.Paulo, 07.06.1998.) “Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia.” (4o parágrafo) Ao se converter o trecho destacado para a voz passiva, o verbo “influencia” assume a seguinte forma:A | é influenciada |
B | foi influenciada. |
C | será influenciada. |
D | seria influenciada. |
E | era influenciada |
Question 18 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Em “[...]e nós uns trogloditas um pouco menos disfarçados do que hoje, [...]”, a palavra em destaqueA | tem função adverbial, traduzindo a ideia de intensidade. |
B | submete-se ao processo de flexão de gênero |
C | modifica o termo “hoje” de valor temporal. |
D | traduz a ideia de modo, referindo-se ao termo “disfarçados”. |
E | tem função adjetiva, referindo-se ao termo trogloditas. |
Question 19 |
Tema: Literatura
(UNITINS 2018)
O trecho “(...) filósofos gregos consideravam que todo dia poderia ser o último de suas vidas, e isso aumentava sua (...) apreciação pelos temas da vida” faz intertextualidade com o sentido evocado pela expressão latina Carpe diem, experienciada pelos poetas e escritores de que escola literária brasileira?A | Simbolismo |
B | Romantismo |
C | Parnasianismo |
D | Arcadismo |
E | Barroco |
Question 20 |
Tema: Literatura
(UFAM 2018)
Sobre o Arcadismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:A | A sorte está lançada (alea jacta est) foi um lema do Arcadismo no Brasil. |
B | A Conjuração Mineira resultou na prisão de todos os poetas árcades, os quais escreveram todos os seus poemas no cárcere. |
C | Marília de Dirceu foi uma heroína fundamental à Conjuração Mineira. |
D | A sorte está lançada (alea jacta est) foi um lema do Arcadismo no Brasil. |
E | Dirceu trocou cartas com sua amada Marília e estas correspondências foram organizadas e publicadas com o título de Cartas Chilenas. |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Enumere corretamente a coluna das orações coordenadas sindéticas da esquerda de acordo com a classificação de cada uma, apresentadas na coluna da direita:1. Queria ler, mas tenho dores de cabeça. 2. Não trouxe o documento, logo não pode abrir a conta. 3. Não se atrase, porque temos muito o que fazer. 4. “Serve para isso, bem como para isso e isso”, disse apontando para o manual. 5. Entre na fila ou perderá a sua vez.( ) explicativa ( ) aditiva ( ) adversativa ( ) alternativa ( ) conclusivaA ordem correta, é:A | 4, 5, 3, 1, 2. |
B | 3, 4, 1, 5, 2. |
C | 4, 3, 2, 1, 5. |
D | 3, 2, 5, 4, 1. |
E | 5, 1, 2, 3, 4. |
Question 22 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2018)
José de Alencar escreveu os principais romances românticos brasileiros. Sua obra romanesca vai do romance histórico, passando pelo romance de costume, até o romance indigenista. No caso do romance indigenista, quais obras de Alencar se inscrevem nesse tema?A | Iracema e O Guarani |
B | Ubirajara e Iaiá Garcia |
C | Ubirajara e Inocência |
D | Os Timbiras e O Guarani |
E | Iracema e Os Timbiras |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(NC-UFPR 2018)
Leia o excerto abaixo:As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.A | Consoante – Não obstante |
B | Porquanto – Contudo |
C | Posto que – Logo |
D | Embora – No entanto |
E | Ainda que – Por isso |
Question 24 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2018)
Considere o seguinte texto:Os avanços tecnológicos impõem como condição de sobrevivência que nos __________ continuamente conectados à rede mundial, o que faz com que __________ nossos aparelhos celulares para absolutamente todas as situações cotidianas e __________ com nossa atenção desigualmente dividida entre eles e os eventuais interlocutores presenciais. Talvez toda essa obsessão por interatividade virtual __________ ser repensada, de modo que __________ a dar mais atenção aos circunstantes.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.A | mantenhamos – carregamos – vivamos – devesse – passaremos. |
B | mantemos – carregamos – vivemos – deveria – passemos. |
C | mantenhamos – carreguemos – vivamos – devesse – passássemos |
D | mantivéssemos – carreguemos – vivendo – devesse – passássemos. |
E | mantivéssemos – carreguemos – viveríamos – deva – passamos. |
Question 25 |
Tema: Literatura
(IFRR 2019)
O Humanismo foi um movimento com desdobramentos filosóficos, políticos, culturais e artísticos. Sobre o Humanismo, é INCORRETO afirmar que:A | Valorizava o saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana |
B | Durante a Renascença se inspirou nos conhecimentos da antiga civilização grecoromana |
C | Difundiu ideias que se opunham ao teocentrismo reinante, compreendendo o Homem como maior obra divina |
D | Defendia a capacidade humana de criação e transformação da realidade natural e social, reafirmando a ideia de livre-arbítrio |
E | Defendia a necessidade da intervenção religiosa em todas as áreas da vida humana a fim de promover o progresso e a unidade dos espíritos e indivíduos |
Question 26 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Romantismo brasileiro se distinguiu, em relação a outros períodos da literatura nacional, pois:A | fugia, em seus folhetins, comuns na época, ao interesse pelo romance urbano e às críticas à sociedade da época. |
B | defendia o nacionalismo, inclusivamente na valorização da natureza, da cultura e da língua portuguesa em uso no Brasil. |
C | desvalorizou a opção pelo romance regionalista, o qual preferia tramas, cenários e personagens próprios de diferentes regiões. |
D | foi influenciado pelo determinismo social, segundo o qual o ser humano – em ações, personalidade e condições de vida – seria produto do meio social. |
E | afirmava a superioridade da observação de aspectos objetivos da realidade, descartando, então, as impressões subjetivas. |
Question 27 |
Tema: Literatura
(UP 2018)
Sobre Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, é INCORRETO afirmar:A | A obra de Lima Barreto demonstra uma preocupação forte em refletir sobre o processo de urbanização implementado no início do século XX no Rio de Janeiro; e o romance Clara dos Anjos pode ser tomado como um bom exemplo dessa preocupação, já que a narrativa se concentra nos subúrbios cariocas e nos dilemas de seus habitantes, em especial na integração do pobre e/ou negro à sociedade brasileira. |
B | O narrador do romance é onisciente intruso, isto é, não só tem um conhecimento amplo sobre as personagens e os eventos, como apresenta o sentimento dessas mesmas personagens e tece comentários, por vezes avaliativos, sobre costumes e atitudes dos envolvidos na trama. |
C | No desenvolvimento da trama, é possível perceber uma atenção especial, ainda que não exclusiva, sobre os hábitos musicais das personagens (modinhas, polcas etc.) e a relação do homem pobre com a cultura letrada. |
D | Cassi Jones é rapaz de família pertencente à elite carioca urbana, não possui uma profissão definida, gasta grande parte de seu tempo em uma vida boêmia, e tem por hábito seduzir moças inocentes e pobres para depois abandoná-las à sorte, como acontece com Clara. |
E | Clara dos Anjos, romance publicado postumamente, pode ser compreendido como a narrativa do destino quase que coletivo das moças negras na sociedade brasileira, como sugere, aliás, a epígrafe escolhida pelo autor a partir de um texto do historiador João Ribeiro. |
Question 28 |
Tema: Literatura
(FPP 2017)
A obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, tem despertado interesse pela sua construção narrativa e temática.Sobre a obra podemos afirmar que:A | confirma o ceticismo de Machado de Assis, com agudas análises psicológicas, apesar do final feliz do romance com a reaproximação de Bentinho e Capitu. |
B | focaliza o que se passa na mente de Bentinho, especialmente suas reflexões, suspeitas e insinuações a respeito do possível adultério da esposa. |
C | revela o estilo irônico de Machado de Assis, seu exame das virtudes dos personagens e busca da promoção de uma visão otimista do mundo. |
D | revela o compromisso de Bentinho com a apresentação de evidências ao leitor do adultério de Capitu, que é comprovado ao final da narrativa. |
E | revela questões sociais do século XIX, tais como o sofrimento das populações do sertão brasileiro e o desemprego. |
Question 29 |
Tema: Língua Portuguesa
(UEFS 2018)
Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais – o transporte, as comunicações e todas as outras indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto – dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre.A candle in the dark é o título de um livro corajoso, baseado em grande parte na Bíblia, escrito por Thomas Ady e publicado em Londres em 1656, que ataca a caça às bruxas, então na ordem do dia, tachando-a de fraude “para enganar o povo”. Qualquer doença ou tempestade, qualquer coisa fora do comum, era atribuída à bruxaria. As bruxas devem existir, escreveu Ady, citando a argumentação dos “negociantes de bruxas”, “do contrário como é que essas coisas existem ou vêm a acontecer?”. Durante grande parte de nossa história tínhamos tanto medo do mundo exterior, com seus perigos imprevisíveis, que aceitávamos de bom grado qualquer coisa que prometesse suavizar ou atenuar o terror por meio de explicações. A ciência é uma tentativa, em grande parte bem- -sucedida, de compreender o mundo, de controlar as coisas, de ter domínio sobre nós mesmos, de seguir um rumo seguro. A microbiologia e a meteorologia explicam hoje o que, há alguns séculos, era considerado causa suficiente para queimar mulheres na fogueira.(O mundo assombrado pelos demônios, 2006. Adaptado.)A “receita para o desastre” a que o autor se refere no primeiro parágrafo diz respeito à combinação de conhecimento eA | sensibilidade |
B | preguiça |
C | sensibilidade |
D | ignorância |
E | razão |
Question 30 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?A | O Guarani, Iracema e Vozes d’África |
B | Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios |
C | Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais |
D | Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná |
E | Iracema, O Guarani e Ubirajara |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.
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