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Simulado ENEM 2025
Este é o simulado da prova do Enem.
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- Todas são questões de assinalar;
- As questões são ordenadas aleatoriamente, então cada vez que você fizer o simulado haverá novas questões!
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2025.
Question 1 |
Tema: Física
(CONSULPLAN 2016)
Um objeto de massa 600 g é arremessado verticalmente para baixo com velocidade inicial de 20 m/s do alto de uma torre atingindo o solo com uma energia cinética de 900J. Desprezando a resistência com o ar e considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2 , então a altura dessa torre é de:A | 140 m. |
B | 150 m. |
C | 160 m. |
D | 120 m |
E | 130 m |
Question 2 |
Temas: Português
(ADVISE 2010)
Para reescrevermos o período a seguir, transformando a oração subordinada adverbial temporal em oração subordinada adverbial condicional, atentando para a correlação e o paralelismo verbais, bem como para coerência do período, devemos fazer que alterações:“Quando as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizarem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde serão ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentarão bastante e as pessoas serão atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país”.A | Ainda que as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde serão ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentarão bastante e as pessoas serão atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país”; |
B | Quando as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizassem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde seriam ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentariamo bastante e as pessoas seriamo atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país”; |
C | Se as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizassem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde seriam ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentariam bastante e as pessoas seriam atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país. |
D | No momento em que as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde serão ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentarão bastante e as pessoas serão atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país” |
E | Se as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizarem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde seriam ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentarão bastante e as pessoas são atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país. |
Question 3 |
Tema: Literatura
(ENEM 2010)
Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistasA | Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas |
B | buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados. |
C | mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica. |
D | defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional. |
E | representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa. |
Question 4 |
Tema: Sociologia
(CONREN PE 2010)
As cidades modernas formam um contexto bastante complexo devido à diversidade de pessoas reunidas em um mesmo espaço. Nestes locais, as pessoas têm que conviver com diversos problemas, como desemprego, subemprego, violência urbana, congestionamento de trânsito... A este respeito, qual das alternativas traz uma relação correta entre o problema citado e um exemplo real?A | Subemprego – engenheiro que trabalha como auxiliar administrativo em uma empresa |
B | Emprego informal – pessoa que vive com o que recebeu do seguro desemprego |
C | Violência urbana – jovens recrutados para servir ao Exército |
D | Congestionamento de trânsito – uso excessivo do transporte urbano |
E | Desemprego – “flanelinha" que cuida de carros numa movimentada rua |
Question 5 |
Tema: Biologia
(IDECAN 2015)
O RNA é sintetizado pelo processo de transcrição, que ocorre de modo complementar ao filamento molde de DNA.3’ ATGCCTATGCCAAGTCCG 5’Desse modo, o trecho da molécula de DNA poderá sintetizar a seguinte fita de RNA:A | TACGGATACGGTTCAGGC |
B | TUCGGUTUCGGTTCUGGC |
C | UTGCCTUTGCCUUGTCCG |
D | UACGGAUACGGUUCAGGC |
Question 6 |
Tema: Literatura
(ENEM 2014)
Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado, e esclarecido, Páscoa ficou da redenção o dia.Páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido; Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.Pois mandado pela Alta Majestade Nos remiu de tão triste cativeiro, Nos livrou de tão vil calamidade.Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar desta cidade o Faraó do povo brasileiro.(DAMASCENO, D. Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: 2006)Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por:A | disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto. |
B | possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real. |
C | garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante. |
D | seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta. |
E | limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos. |
Question 7 |
Tema: Física
(ENEM 2015)
Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado)O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é aA | difusão |
B | reflexão |
C | difração |
D | ressonância |
E | refração |
Question 8 |
Tema: Física
(FAB 2014)
Considere as seguintes proposições sobre campos magnéticos:I. Em um ponto P no espaço, a intensidade do campo magnético produzido por uma carga puntiforme q que se movimenta com velocidade constante ao longo de uma reta s´o depende da distância entre P e a reta. II. Ao se aproximar um ímã de uma porção de limalha de ferro, esta se movimenta porque o campo magnético do ímã realiza trabalho sobre ela.III. Dois fios paralelos por onde passam correntes uniformes num mesmo sentido se atraem.EntãoA | todas são corretas. |
B | apenas II é correta. |
C | apenas I é correta. |
D | apenas III é correta. |
E | todas são erradas. |
Question 9 |
Tema: Português
(ADVISE 2009)
No enunciado: “Virgílio, traga-me uma coca cola bem gelada!”, registra-se uma figura de linguagem denominada:A | metonímia |
B | anáfora |
C | catacrese |
D | antítese |
E | personificação |
Question 10 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(METROFOR CE 2017)
Recentemente, os Estados Unidos da América (EUA) realizaram seu processo eleitoral para escolha do novo presidente, tendo o candidato Donald Trump vencido Hillary Clinton. A campanha eleitoral foi marcada por acusações recíprocas, mas um dos pontos polêmicos da campanha do candidato vencedor espalhou, por vários recantos do mundo, uma enorme preocupação. Assinale a opção que apresenta o nome do partido a que pertence o candidato eleito e a promessa de campanha que gerou tanto inquietação e preocupação fora do país, quanto entre habitantes dos EUA.A | Partido da Social Democracia; criação de um comitê para apreciar todos os pedidos de europeus que buscam refugiar-se naquele país, desde que sejam vítimas de guerra em seus países de origem |
B | Partido Democrata; suspensão da Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, conhecida como Obamacare |
C | Partido Liberal; eliminação de todo e qualquer embargo econômico a Cuba, suspendendo, dessa forma, restrições alfandegárias, acaso ainda existentes |
D | Partido Republicano; construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, recorrendo, paralelamente ao rigoroso emprego de estrangeiros |
Question 11 |
Tema: Filosofia
(FUNCAB 2014)
O século XVIII é conhecido como o Século das Luzes. É o tempo do Iluminismo. Segundo a ética iluminista:A | o ser moral e o ser religioso são inseparáveis. |
B | o agir moral é agir de acordo com os apetites e desejos naturais |
C | as normas da ação moral do homem são estabelecidas pela razão. |
D | a vida virtuosa do homem consiste em aceitar com passividade o destino e o sofrimento. |
E | os valores morais são relativos aos costumes dos povos. |
Question 12 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica.I - Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e a vê-lo.II - Logo depois, seguiu na direção do Largo da Carioca, para entrar num tílburi.III - A idéia de estarem descobertos parecía-lhe cada vez mais verossimil.IV - Camilo, em si, reconhecia que podia serví-la por toda uma eternidade.V - A mesma suspensão das suas visitas apenas com o pretexto futil, trouxe-lhe magoas.Assinale a alternativa correta.A | Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. |
B | Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. |
C | Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. |
D | Todas as afirmativas são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. |
Question 13 |
Tema: Física
(ENEM 2014)
É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A conseqüência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt. Acesso em: 20 maio 2014 (adaptado).Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos?A | Verde |
B | Magenta |
C | Vermelho |
D | Amarelo |
E | Ciano |
Question 14 |
Tema: Inglês
(FUVEST 2012)
Although robots have made great strides in manufacturing, where tasks are repetitive, they are still no match for humans, who can grasp things and move about effortlessly in the physical world.Designing a robot to mimic the basic capabilities of motion and perception would be revolutionary, researchers say, with applications stretching from care for the elderly to returning overseas manufacturing operations to the United States (albeit with fewer workers).Yet the challenges remain immense, far higher than artificial intelligence obstacles like speaking and hearing. “All these problems where you want to duplicate something biology does, such as perception, touch, planning or grasping, turn out to be hard in fundamental ways,” said Gary Bradski, a vision specialist at Willow Garage, a robot development company based in Silicon Valley. “It’s always surprising, because humans can do so much effortlessly.”http://www.nytimes.com, July 11, 2011. AdaptadoDe acordo com o texto, o especialista Gary Bradski afirma queA | a sua empresa projetou um robô com capacidade de percepção. |
B | os robôs já estão bem mais desenvolvidos, atualmente. |
C | a habilidade das pessoas em operar robôs sofisticados é surpreendente. |
D | a construção de robôs que reproduzam capacidades biológicas é difícil. |
E | as pessoas podem ser beneficiadas por robôs com capacidade de planejamento. |
Question 15 |
Tema: Literatura
(UFF 2010)
Assinale a opção correta.A | O Modernismo relaciona-se com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo. |
B | O Neoclassicismo relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era. |
C | O Realismo relaciona-se com um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas aliterações. |
D | O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral. |
E | O Simbolismo relaciona-se com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é. |
Question 16 |
Tema: Filosofia
(UFF 2010)
Desde a Idade Moderna, quase todas as sociedades enfrentaram o dilema de optar entre duas concepções distintas e opostas sobre o poder. Dois filósofos ingleses Thomas Hobbes e John Locke foram responsáveis por sintetizarem essas concepções. Segundo Thomas Hobbes, o ser humano em seu estado natural é selvagem e cada um é inimigo do outro; mas, quando o ser humano abre mão de sua própria liberdade e a autoridade plena do Estado é estabelecida, passam a predominar a ordem, a paz e a prosperidade. Para John Locke, o ser humano já é dotado em seu estado natural dos direitos de vida, liberdade e felicidade e, assim, a autoridade do Estado só é legítima quando reconhece e respeita esses direitos e, para que isso se concretize, é necessário limitar os poderes do Estado.Assinale a alternativa que apresenta as duas concepções políticas associadas, respectivamente, a esses filósofos.A | Absolutismo e Liberalismo |
B | Subjetivismo e Objetivismo |
C | Nacionalismo e Internacionalismo |
D | Mercantilismo e Fisiocracia |
E | Classicismo e Barroco |
Question 17 |
Tema: Química
(FUVEST 2015)
O biogás pode substituir a gasolina na geração de energia.Sabe-se que 60%, em volume, do biogás são constituídos de metano, cuja combustão completa libera cerca de 900 kJ/mol.Uma usina produtora gera 2.000 litros de biogás por dia.Para produzir a mesma quantidade de energia liberada pela queima de todo o metano contido nesse volume de biogás,será necessária a seguinte quantidade aproximada (em litros) de gasolina:A | 1 |
B | 4,5 |
C | 0,7 |
D | 3,3 |
E | 1,7 |
Question 18 |
Tema: Sociologia
(PM AL 2012)
No período compreendido entre os anos de 1889 e 1930, vigeu no Brasil a Primeira República, cujo colapso foi oficializado pela Revolução de 1930, a qual deu origem à Era Vargas (1930-1945). O regime republicano instituído no Brasil, surgido de um golpe de Estado protagonizado por militares do Exército, foi caracterizado por muitos como a negação do próprio conceito de República. Entre os aspectos mais característicos dessa primeira etapa da República brasileira incluem-seA | a facilidade de acesso à educação formal e o reduzido número de analfabetos |
B | a acentuada participação da sociedade no processo político e a redução das desigualdades sociais |
C | a redução drástica do poder decisório das oligarquias estaduais e o surgimento de novos partidos políticos |
D | a inexistência de manifestações políticas do segmento militar e o surgimento dos primeiros sindicatos |
E | o voto a descoberto — um direito exclusivo de homens — e as recorrentes fraudes eleitorais |
Question 19 |
Tema: Matemática
(PUC-RIO 2010)
Sejam x e y números tais que os conjuntos {0, 7, 1} e {x, y, 1} são iguais. Então, podemos afirmar que:A | x = y |
B | x + 2 y = 7 |
C | x = 0 e y = 5 |
D | x = 0 e y = 1 |
E | x + y = 7 |
Question 20 |
Tema: Química
(PM PR 2014)
O palito de fósforo é um dos artigos mais úteis no nosso cotidiano. Na sua composição, possui fósforo vermelho, enxofre e clorato de potássio. A cabeça de um palito de fósforo pesa aproximadamente 0,05 g. A reação que ocorre na queima da cabeça de fósforo está representada a seguir:3 P4 + S + 10 KClO3 + O2 → 3 P4O10 + 10 KCl + SO2O cheiro característico de “fósforo queimado” se deve ao dióxido de enxofre formado.Dados: No palito de fósforo, os componentes estão em quantidades estequiométricas. M (g mol-1): Cl = 35,5; K = 39; O= 16;P = 31; S = 32.A massa (em g) de dióxido de enxofre produzido ao queimar uma cabeça de fósforo é aproximadamente:A | 2 x 10-3 . |
B | 3 x 10-2 |
C | 9 x 10-4 . |
D | 9 x 10-3 |
E | 4 x 10-5. |
Question 21 |
Tema: Português
UFPB 2010
Quanto à organização sintático-semântica do fragmento “Ninguém ama tanto a vida como a pessoa que envelhece.”, é correto afirmar:A | O conectivo “como” introduz oração que expressa ideia de conformidade. |
B | A oração “que envelhece” expressa ideia de restrição. |
C | As formas verbais “ama” e “envelhece” exigem complemento. |
D | Os termos “Ninguém” e “vida” exercem a mesma função sintática. |
E | A forma verbal “envelhece” tem como complemento o termo “pessoa”. |
Question 22 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2013)
Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento. KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 1994 (adaptado). O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas queA | assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento. |
B | defendem que o conhecimento é impossível, restando-nos somente o ceticismo. |
C | revelam a relação de interdependência entre os dados da experiência e a reflexão filosófica. |
D | refutam-se mutuamente quanto à natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant |
E | apostam, no que diz respeito às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos |
Question 23 |
Tema: Literatura
(ENEM 2013)
Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.[...]Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos – sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual – há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo – como a morte parece dizer sobre a vida – porque preciso registrar os fatos antecedentes.LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (fragmento).A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narradorA | relata a história sem ter tido a preocupação de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem. |
B | admite a dificuldade de escrever uma história em razão da complexidade para escolher as palavras exatas. |
C | propõe-se a discutir questões de natureza filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção. |
D | observa os acontecimentos que narra sob uma ótica distante, sendo indiferente aos fatos e às personagens. |
E | revela-se um sujeito que reflete sobre questões existenciais e sobre a construção do discurso. |
Question 24 |
Tema: Literatura
(UFF 2009)
Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.A | Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço. |
B | O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor. |
C | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
D | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
E | A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas. |
Question 25 |
Tema: Geografia
(UFF 2010)
Os versos abaixo, do compositor Assis Valente, procuram retratar o encontro de uma dona de casa com um recenseador do IBGE.RecenseamentoEm 1940 Lá no morro começaram o recenseamento E o agente recenseador esmiuçou a minha vida foi um horror E quando viu a minha mão sem aliança encarou a criança que no chão dormia E perguntou se meu moreno era decente E se era do batente ou era da foliaOs versos da canção permitem pensar em dois indicadores demográficos passíveis de serem obtidos a partir das informações buscadas pelo recenseador. Esses indicadores referem-se especificamenteA | à taxa de urbanização e à esperança média de vida |
B | ao saldo migratório e à renda per capita urbana |
C | à taxa de fecundidade e à população economicamente ativa |
D | ao índice de Gini e à taxa de alfabetização de adultos |
E | à taxa de mortalidade infantil e à taxa de matrimônios estáveis |
Question 26 |
Tema: História
(ENEM 2014)
A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés III. Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real.NOBLAT, R. Disponível em: www.oglobo.com. Acesso em: 12 dez. 2012.A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o(a)A | declínio do regime de monarquia absolutista |
B | triunfo da nação sobre os países africanos |
C | caráter espontâneo das festas populares |
D | lembrança da antiguidade da cultura local |
E | lugar da memória na história nacional |
Question 27 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2014)
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida Radical da filosofia cartesiana tem carater positivo por contribuir para o(a)A | surgimento do conhecimento inabalável. |
B | fortalecimento dos preconceitos religiosos. |
C | recuperação dos antigos juízos. |
D | exaltação do pensamento clássico. |
E | dissolução do saber científico. |
Question 28 |
Tema: Biologia
(CRBio 2012)
Assinale a alternativa que contraria o disposto pelo Código de Ética do Profissional BiólogoA | É vedado ao Biólogo o envio e recebimento de material biológico para o exterior sem a prévia autorização dos órgãos competentes |
B | O Biólogo deve se embasar no "Princípio da Precaução" nos experimentos que envolvam a manipulação com técnicas de DNA recombinante em seres humanos, plantas, animais e micro-organismos ou produtos oriundos destes. |
C | É vedado ao Biólogo qualquer ato que tenha como fim precípuo a prática de tortura ou outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruéis dirigidos a quaisquer formas de vida sem objetivos claros e justificáveis de melhorar os conhecimentos biológicos, contribuindo de forma responsável para o desenvolvimento das Ciências Biológicas |
D | O Biólogo procurará contribuir para o aperfeiçoamento dos cursos de formação de profissionais das Ciências Biológicas e áreas afins. |
E | É permitido ao Biólogo, em certas situações, colaborar e realizar qualquer tipo de experimento envolvendo seres humanos com fins bélicos, políticos, raciais ou eugênicos, assim como utilizar seu conhecimento para desenvolver armas biológicas. |
Question 29 |
Tema: Química
(CONSULPLAN 2016)
Os sais, muito comuns em nosso cotidiano, estão presentes na alimentação, na conservação dos alimentos, sendo usado como antiácido e, ainda, no preparo de bolos e biscoitos. Sobre os sais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) O carbonato de cálcio pode ser obtido da reação entre o hidróxido de cálcio e o ácido carbônico. ( ) A equação química HCl + Ca(OH)2 → Ca(OH)Cl + H2O apresenta um hidróxi‐sal como produto. ( ) Substâncias moleculares como os açúcares têm pontos de fusão mais elevados do que os de substâncias iônicas como os sais. ( ) O carbonato de lítio apresenta somente ligações iônicas.A sequência está correta emA | F, V, F, V. |
B | V, F, F, V. |
C | F, F, V, F. |
D | F, F, V, V. |
E | V, V, F, F. |
Question 30 |
Tema: Educação Física
(ENEM 2011)
Conceitos e importância das lutas Antes de se tornarem esporte, as lutas ou as artes marciais tiveram duas conotações principais: eram praticadas com o objetivo guerreiro ou tinham um apelo filosófico como concepção de vida bastante significativo.Atualmente, nos deparamos com a grande expansão das artes marciais em nível mundial. As raízes orientais foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou para a ""defesa pessoal"", ora pela possibilidade de ter as artes marciais como própria filosofia de vida.CARREIRO, E. A.Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (fragmento). Um dos problemas da violência que está presente principalmente nos grandes centros urbanos são as brigas e os enfrentamentos de torcidas organizadas, além da formação de gangues, que se apropriam de gestos das lutas, resultando, muitas vezes, em fatalidades. Portanto, o verdadeiro objetivo da aprendizagem desses movimentos foi mal compreendido, afinal as lutas.A | se disseminaram pela necessidade de luta pela sobrevivência ou como filosofia pessoal de vida. |
B | se tornaram um esporte, mas eram praticadas com o objetivo guerreiro a fim de garantir a sobrevivência. |
C | possuem como objetivo principal a "defesa pessoal" por meio de golpes agressivos sobre o adversário |
D | apresentam a possibilidade de desenvolver o autocontrole, o respeito ao outro e a formação do caráter |
E | sofreram transformações em seus princípios filosóficos em razão de sua disseminação pelo mundo. |
Question 31 |
Tema: Educação Artística
(FUNIVERSA 2015)
A respeito da história das artes no Brasil, assinale a alternativa correta.A | Entre 1968 e 1972, as escolas especializadas no ensino de arte endureceram seus currículos, de modo que não eram permitidas experiências no sentido de relacionar projetos de arte de classes de crianças e adolescentes ao desenvolvimento dos processos mentais envolvidos na criatividade |
B | Em 1973 foi criado o curso de Educação Artística nas universidades |
C | No ano de 1964, o curso de Licenciatura em Artes Plásticas foi desestruturado em função da frequente perseguição a professores ocorrida após o estabelecimento da ditadura |
D | Até meados da década de 1970, houve diminuição do afastamento, que antes era crescente, entre os pobres e a elite, o que causou a ampliação do acesso ao ensino de artes |
E | Na década de 1970, o ensino público era exemplo de formação técnica e de preparação para a universidade e o ensino de artes, nesse período, era negligenciado |
Question 32 |
Tema: Português
(ADVISE 2009)
Na frase: “O quarto estava em perfeita ordem.”, o termo grifado se configura num(a):A | substantivo |
B | pronome |
C | adjetivo |
D | interjeição |
E | advérbio |
Question 33 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2012)
Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati “pra cortar a friagem”.Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: faziase contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros.E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (...)E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuososAluísio Azevedo, O cortiço.Um traço cultural que decorre da presença da escravidão no Brasil e que está implícito nas considerações do narrador do excerto é aA | desconsideração do valor do trabalho. |
B | desvalorização da mestiçagem brasileira. |
C | tendência ao antilusitanismo. |
D | crença na existência de um caráter nacional brasileiro. |
E | promoção da música a emblema da nação. |
Question 34 |
Tema: Biologia
(FUVEST 2015)
A cobra-coral - Erythrolamprus aesculapii - tem hábito diurno, alimenta se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca - Bothrops jararaca - tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentesA | são comensais |
B | disputam o mesmo nicho ecológico |
C | realizam competição intraespecífica |
D | compartilham o mesmo hábitat |
E | constituem uma população |
Question 35 |
Tema: Geografia
(FUNCAB 2010)
“A tarefa de formação própria ao ensino da Geograf ia é a de cont r ibui r para o desenvolvimento de um modo de pensar geográfico, que compõe um modo de pensar sobre o mundo e a realidade que nos cerca. Para tanto, não basta apresentar os conteúdos geográficos para que os alunos o assimilem, é preciso trabalhar com esses conteúdos, realizando o tratamento didático, para que se transformem em ferramentas simbólicas do pensamento (...). Todo esse processo requer que a Geografia ensinada seja confrontada com a cultura geográfica do aluno, com a chamada geografiacotidiana , paraqueesse confronto/encontro possa resultar em processos de significações e ampliação da cultura do aluno.”(CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo, Ed Contexto, 2005. p. 72)O conceito da Geografia que melhor possibilita o referido confronto/encontro é:A | a vegetação |
B | a memória. |
C | a nação. |
D | o lugar. |
E | o clima. |
Question 36 |
Tema: Matemática
(ENEM/2017)
Em alguns países anglo-saxões, a unidade de volume utilizada para indicar o conteúdo de alguns recipientes é a onça fluida britânica. O volume de uma onça fluida britânica corresponde a 28,4130625 mL.A título de simplificação, considere uma onça fluida britânica correspondendo a 28 mL.Nessas condições, o volume de um recipiente com capacidade de 400 onças fluidas britânicas, em cm3, é igual a:A | 1 120 |
B | 112 |
C | 11 200 |
D | 11,2 |
E | 1,12 |
Question 37 |
Tema: Biologia
(FUNDEP 2016)
As glândulas adrenais situam-se acima da porção cefálica dos rins e estão associadas a diversas funções no metabolismo humano, EXCETO:A | Produção de glicocorticoides |
B | Redução da concentração de cálcio no sangue |
C | Biossíntese da epinefrina |
D | Regulação da resposta ao estresse |
Question 38 |
Tema: Espanhol
(ENEM 2016)
La excelente cosecha literaria latinoamericana de la segunda mitad del siglo XX puede resumirse en unos cuantos nombres: los del colombiano Gabriel García Márquez, el peruano Mario Vargas Llosa, los argentinos Jorge Luis Borges y Julio Cortázar, el cubano Alejo Carpentier, el chileno José Donoso, los mexicanos Octavio Paz y Carlos Fuentes... Hay más escritores dignos de figurar en ese cuadro de honor, por supuesto . Pero en él no podría faltar ninguno de los mencionados. Carlos Fuentes, fallecido ayer a los 83 años en Ciudad de México, se labró a pulso su puesto en él. Novelista, ensayista, dramaturgo, guionista de cine, profesor en las más destacadas universidades americanas y europeas, Fuentes supo reflejar en su obra el espíritu de México, forjado en el mestizaje y en la red de complejidades que comporta. Pero no sólo eso. En todo momento, Fuentes fue un paladín de la libertad, tanto en lo relativo a la imaginación y el talento creativo que impregna sus obras, como en lo referente al compromiso social.Disponível em: www.lavanguardia.com. Acesso em: 27 jul. 2012.Apesar da proximidade entre as línguas portuguesa e espanhola, muitas expressões não são equivalentes. No texto, a expressão “a pulso” indica que Carlos FuentesA | integrou o quadro dos escritores latino-americanos mais destacados do século XX. |
B | alcançou o devido reconhecimento literário dentro e fora de seu país por mérito próprio. |
C | tratou em suas obras dos principais assuntos da cultura mexicana do passado e do presente |
D | trabalhou em suas obras as questões relativas ao contexto social de seu país. |
E | escreveu suas principais obras com base no princípio da liberdade de criação. |
Question 39 |
Tema: Educação Artística
(ENEM 2016)
O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidasA | nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação |
B | nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk |
C | nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap |
D | nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk |
E | nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá |
Question 40 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2013)
TEXTO I Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto. Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável.DESCARTES, R. Meditações concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).TEXTO II É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-seA | investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos. |
B | questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções. |
C | buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e ultrapassados. |
D | encontrar ideias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados. |
E | retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade. |
Question 41 |
Tema: Física
(ENEM 2014)
Christiaan Huygens, em 1656, criou o relógio de pêndulo. Nesse dispositivo, a pontualidade baseia-se na regularidade das pequenas oscilações do pêndulo. Para manter a precisão desse relógio, diversos problemas foram contornados. Por exemplo, a haste passou por ajustes até que, no início do século XX, houve uma inovação, que foi sua fabricação usando uma liga metálica que se comporta regularmente em um largo intervalo de temperaturas.YODER, J. G. Unrolling Time: Christiaan Huygens and the mathematization of nature. Cambridge: Cambridge University P ress, 2004 (adaptado).Desprezando a presença de forças dissipativas e considerando a aceleração da gravidade constante, para que esse tipo de relógio realize corretamente a contagem do tempo, é necessário que o(a)A | amplitude da oscilação seja constante a qualquer temperatura |
B | massa do corpo suspenso pela haste seja pequena |
C | comprimento da haste seja mantido constante |
D | material da haste possua alta condutividade térmica |
E | energia potencial gravitacional do corpo suspenso se mantenha constante |
Question 42 |
Tema: Literatura
(UFPR 2010)
Sobre a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, considere as seguintes afirmativas:1. Logo no início do romance, Bentinho afirma: “Meu fim evidente era atar as duas pontas da vida”. Demonstra assim que, chegando ao final da vida, finalmente compreendeu tudo e pode então relatar com segurança que os acontecimentos que a definiram sucederam-se daquela maneira e pelas razões apontadas.2. Ao dar a conhecer sua vida desde a infância, o narrador Bentinho procura mostrar como na personalidade de Capitu menina já estavam as qualidades de dissimulação que ele viria a criticar mais tarde.3. Capitu é uma das personagens mais famosas da literatura brasileira. No entanto, pode-se argumentar que esse “sucesso” se dá, ele próprio, de forma “oblíqua e dissimulada”, já que ela nos é apresentada apenas através das palavras de um narrador que lhe é, a princípio, hostil.4. Tratando basicamente da vida de Bento Santiago, Dom Casmurro pode ser visto como uma exceção na obra de Machado, que vinha de largos painéis da sociedade carioca em seus primeiros romances (Ressurreição, por exemplo) e seguiria dali em diante para sagas familiares mais amplas (das famílias Cubas e Aires), dentro dos quadros do Realismo que vigorava na literatura de então. Assinale a alternativa correta.A | Somente a afirmativa 3 é verdadeira |
B | Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. |
C | Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. |
D | Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. |
E | Somente a afirmativa 4 é verdadeira. |
Question 43 |
Tema: Matemática
(UNESP 2015)
Um dado convencional e uma moeda, ambos não viciados, serão lançados simultaneamente. Uma das faces da moeda está marcada com o número 3, e a outra com o número 6. A probabilidade de que a média aritmética entre o número obtido da face do dado e o da face da moeda esteja entre 2 e 4 é igual a:A | 1/3 |
B | 1/4 |
C | 3/4 |
D | 1/2 |
E | 2/3 |
Question 44 |
Tema: Matemática
(UNICAMP 2016)
Considere as funções f (x) = 3x e g(x) = x3 , definidas para todo número real x. O número de soluções da equação f (g(x)) = g(f(x)) é igual aA | 2 |
B | 3 |
C | 1 |
D | 4 |
Question 45 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era a moeda de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora o vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas. Muitos interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos. Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém.Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa deA | capturar os ativistas radicais |
B | salvaguardar o espaço público |
C | sustentar o regime democrático |
D | proteger o patrimônio privado |
E | conservar o exercício do poder |
Question 46 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2015)
Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DITj; um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.Eduardo Galeano. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado.Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afirmar:A | O Uruguai é o principal produtor mundial de prata, e o controle de sua extração é feito por empresas transnacionais. Nesse caso, mantém se o padrão da inserção do país na DIT mencionada pelo autor |
B | A Colômbia ocupa o primeiro lugar na produção mundial de manganês, por meio de empresas privatizadas nos dois últimos governos bolivarianos, o que realça sua posição no cenário econômico internacional, rompendo a dominação Norte/Sul |
C | A Bolívia destaca se como um dos maiores produtores de ferro da América Latina, e, recentemente, o controle de sua produção passou a ser feito por Conselhos Indígenas. Essa autonomia do País permitiu o rompimento da dominação estadunidense |
D | O México é o país com maior produção de carvão, cuja exportação é controlada por capital canadense. Para tal situação, o padrão de dominação Norte/Sul na DIT, mencionado pelo autor, é praticado no mesmo continente |
E | O Chile destaca se pela extração de cobre, principalmente na sua porção centro norte, que é, em parte, explorado por empresas transnacionais, o que reitera o padrão da DIT mencionado pelo autor |
Question 47 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(ENEM 2015)
Quanto ao “choque de civilizações"", é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal"" de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo, 2003.A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)A | expansão da democracia |
B | exercício da alteridade |
C | prática da diplomacia |
D | universalização do progresso. |
E | conquista da autodeterminação |
Question 48 |
Tema: Português
(FUVEST 2009)
Metonímia é a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os dois. A relação pode ser de causa e efeito, de continente e conteúdo, de autor e obra ou da parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura ocorre:A | E as mãos batendo nas bocas. |
B | Miquelina ficou abobada com o olhar parado. |
C | Calções negros corriam, pulavam. |
D | Palhetas subiram no ar. |
E | Achando aquilo um desaforo. |
Question 49 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2012)
Para muitos filósofos, problematizar teses que o senso comum considera verdadeiras constitui uma importante tarefa filosófica desde a antiguidade. Para eles, o senso comum seria essencialmente ingênuo, crédulo e dogmático, porque não exige demonstrações para justificar crenças. Assim, por exemplo, acreditava-se antigamente que o Sol girava em torno da Terra, o que sabemos hoje ser falso. No entanto, outros filósofos consideram que o senso comum está intimamente relacionado ao bom senso e que seria humanamente impossível exigir a justificação de todas as crenças, pois não teríamos nem condições nem tempo suficiente para isso. Até mesmo filósofos e cientistas – para quem a demonstração (ou refutação) das hipóteses é fundamental – são incapazes de justificar a totalidade de suas crenças.Assinale a alternativa que está de acordo com as colocações do texto.A | O senso comum é considerado dogmático por todos os filósofos. |
B | Muitos filósofos questionam hipóteses explicativas do senso comum. |
C | O bom senso e o senso comum são termos que se equivalem quanto a seu significado. |
D | Os cientistas conseguem demonstrar a totalidade de suas crenças. |
E | O bom senso é frequentemente ingênuo, crédulo e dogmático. |
Question 50 |
Tema: Geografia
(ENEM 2014)
Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?A | Variação periódica de sua distância do Sol |
B | Achatamento de suas regiões polares |
C | Movimento em torno de seu próprio eixo |
D | Arredondamento de sua forma geométrica |
E | Inclinação em relação ao seu plano de órbita |
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46 | 47 | 48 | 49 | 50 |
Fim |
O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2025.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!