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Simulado ENEM 2022
Este é o simulado da prova do Enem.
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- Divididas em 16 temas diferentes;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- As questões são ordenadas aleatoriamente, então cada vez que você fizer o simulado haverá novas questões!
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2022.
Question 1 |
Tema: Geografia
(DER CE 2016)
O ciclo da água movimenta grandes quantidades de água nos oceanos, continentes e na atmosfera, sendo responsável por diversos processos físicos e biológicos no planeta. Considerando o ciclo da água, analise as afirmações abaixo. I. Levando-se em conta o tempo geológico, o ciclo da água pode ser de curto e de logo prazo. O ciclo de longo prazo envolve os processos ligados à dinâmica externa da Terra. II. A precipitação meteórica está relacionada à entrada de água na Terra através da queda de meteoros e meteoritos ricos em água. III. A água juvenil pode ser formada sob a forma de vapor em erupções vulcânicas. Está correto o que se afirma somente emA | III. |
B | I e II. |
C | I. |
D | II e III. |
Question 2 |
Tema: Espanhol
(UNEAL 2013)
Es la mañana llena... NERUDA, Pablo. Ed. Mexicanos Unidos S.A, 5ªEd. 2004 “Es La mañana llena de tempestad En el corazón del verano Como pañuelos blancos de adiós viajan las nubes El viento las sacude con sus viajeros manos Innumerable corazón del viento Latiendo como nuestro silencio enamorado.” Em seu poema, Neruda, ao referir-se às nuvens, compara-asA | ao silêncio dos namorados. |
B | à batida do coração |
C | ao algodão branco. |
D | aos lenços brancos. |
E | ao latido de um animal. |
Question 3 |
Tema: Português
(ADVISE 2009)
Na frase: “Querido, deixei seu café pronto na copa.”, temos:A | Sujeito composto |
B | Oração sem sujeito |
C | Sujeito indeterminado |
D | Sujeito oculto determinante |
E | Sujeito simples interactante |
Question 4 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(METROFOR CE 2017)
Recentemente, os Estados Unidos da América (EUA) realizaram seu processo eleitoral para escolha do novo presidente, tendo o candidato Donald Trump vencido Hillary Clinton. A campanha eleitoral foi marcada por acusações recíprocas, mas um dos pontos polêmicos da campanha do candidato vencedor espalhou, por vários recantos do mundo, uma enorme preocupação. Assinale a opção que apresenta o nome do partido a que pertence o candidato eleito e a promessa de campanha que gerou tanto inquietação e preocupação fora do país, quanto entre habitantes dos EUA.A | Partido Democrata; suspensão da Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, conhecida como Obamacare |
B | Partido Republicano; construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, recorrendo, paralelamente ao rigoroso emprego de estrangeiros |
C | Partido Liberal; eliminação de todo e qualquer embargo econômico a Cuba, suspendendo, dessa forma, restrições alfandegárias, acaso ainda existentes |
D | Partido da Social Democracia; criação de um comitê para apreciar todos os pedidos de europeus que buscam refugiar-se naquele país, desde que sejam vítimas de guerra em seus países de origem |
Question 5 |
Tema: Sociologia
(PM RJ 2014)
Sobre o conceito de cultura é incorreto afirmar:A | A cultura se define como uma trama de sentidos e significados transmitidos por símbolos, mitos, acontecimentos, relatos, práticas e reconstruções que expressam uma compreensão e reconstrução do sentido da totalidade da existência e dos sujeitos entre si. |
B | A cultura é a diversidade de elementos que o ser humano desenvolve e utiliza para compreender o mundo e a si mesmo, seja ao estabelecer uma relação com outro, seja com as coisas |
C | A cultura é o processo de conhecimento erudito que o homem adquire no decorrer de sua vida, caracterizando-se como pessoas cultas ou não cultas. |
D | A cultura é o princípio, a origem de todo e qualquer sistema cultural e se caracteriza como um processo permanente em construção, desconstrução e reconstrução |
Question 6 |
Tema: Biologia
(FUNIVERSA 2012)
O material genético em humanos está distribuído em 46 cromossomos. Suas células dividem-se por dois mecanismos distintos, a mitose e a meiose. Uma célula humana que sofreu meiose dará origem a uma célula comA | 69 cromossomos. |
B | 23 cromossomos. |
C | 92 cromossomos |
D | 12 cromossomos. |
E | 46 cromossomos. |
Question 7 |
Tema: Biologia
(CONSULPLAN 2016)
Relacione adequadamente as colunas a seguir. (Considere que alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.) 1. Dissacarídeo. ( ) Amido. 2. Hexoses. ( ) Lactose. 3. Pentoses. ( ) Frutose. 4. Polissacarídeo ( ) Ribose. ( ) Glicogênio. ( ) Maltose. A sequência está correta emA | 2, 2, 1, 4, 3, 1. |
B | 3, 2, 2, 1, 3, 4. |
C | 2, 4, 1, 3, 4, 2 |
D | 4, 1, 2, 3, 4, 1. |
E | 4, 1, 1, 2, 3, 2 |
Question 8 |
Tema: Física
(ENEM 2015)
Uma pessoa abre sua geladeira, verifica o que há dentro e depois fecha a porta dessa geladeira. Em seguida, ela tenta abrir a geladeira novamente, mas só consegue fazer isso depois de exercer uma força mais intensa do que a habitual. A dificuldade extra para reabrir a geladeira ocorre porque o(a)A | temperatura no interior da geladeira é inferior ao valor existente antes de ela ser aberta |
B | força exercida pelo ímã fixado na porta da geladeira aumenta |
C | pressão no interior da geladeira está abaixo da pressão externa |
D | volume de ar dentro da geladeira diminuiu |
E | motor da geladeira está funcionando com potência máxima |
Question 9 |
Tema: Matemática
UFCS 2011
A reta que passa pela origem e pelo ponto médio do segmento AB com A=(0,3) e B=(5,0) tem qual coeficiente angular?A | 3/5 |
B | 1 |
C | 3/2 |
D | 2/5 |
Question 10 |
Tema: Química
(PM PR 2014)
A biodegradação da matéria orgânica produz substâncias húmicas, nas quais os principais componentes são os ácidos húmicos. Estes correspondem a diversas estruturas complexas, que possuem na maioria substituintes fenólicos (pKa = 8) e carboxílicos (pKa = 4). Além de alterar o pH do meio, também são capazes de se ligar a íons metálicos formando coloides. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas: 1. A presença de substâncias húmicas torna o pH menor que 7. 2. A presença de substâncias húmicas ligadas a íons metálicos é detectada pelo turvamento do meio. 3. O valor medido de pH 6 em uma amostra indica que praticamente todos os substituintes fenólicos estão protonados, enquanto que os substituintes carboxílicos estão desprotonados. 4. O valor medido de pH 4 em uma amostra indica que 50% dos substituintes carboxílicos estão protonados. Assinale a alternativa corretaA | Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras |
B | Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras |
C | Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. |
D | As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras |
E | Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. |
Question 11 |
Tema: Português
(UFC 2010)
Cada alternativa a seguir apresenta um trecho de Memórias póstumas de Brás Cubas em que há a presença do acento grave. Assinale a única em que o acento grave está empregado pela mesma razão por que foi usado em “desde o emplasto de Brás Cubas / à solda da opinião” (versos 56-57).A | “Fui dizer à minha mãe que a escrava é que estragara o doce ‘por pirraça’”. |
B | “Creio que prefere a anedota à reflexão”. |
C | “Vejo-a assomar à porta da alcova, pálida, comovida”. |
D | “Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira”. |
E | “O que você quer é passar mansamente do sótão à sala de jantar” |
Question 12 |
Tema: Química
(ENEM 2015)
O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 oC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica. MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado). No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pelaA | retirada de água e gás carbônico da atmosfera antes do resfriamento |
B | absorção de calor pelo nitrogênio durante a ebulição |
C | expansão do nitrogênio durante a ebulição |
D | realização de trabalho sobre o nitrogênio durante a liquefação |
E | liberação de calor do nitrogênio para a vizinhança durante a liquefação. |
Question 13 |
Tema: Inglês
(ENEM 2017)
The Four Oxen and the Lion A Lion used to prowl about a field in which Four Oxen used to live. Many a time he tried to attack them; but whenever he came near, they turned their tails to one another, so that whichever way he approached them he was met by the horns of one of them. At last, however, they quarreled among themselves, and each went off to pasture alone in a separate corner of the field. Then the Lion attacked them one by one and soon made an end of all four. Disponível em: www.aesopfables.com. Acesso em: 1 dez. 2011. A fábula The Four Oxen and the Lion ilustra um preceito moral, como se espera em textos desse gênero. Essa moral, podendo ser compreendida como o tema do texto, está expressa em:A | O mais forte sempre vence. |
B | O inimigo da vida é a morte. |
C | A união faz a força. |
D | O ataque é a melhor defesa. |
E | A força carrega a justiça nas costas. |
Question 14 |
Tema: Espanhol
(ENEM 2013)
Pensar la lengua del siglo XXI Aceptada la dicotomía entre “español general” académico y “español periférico” americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales españolas, no promueve la conservación de la unidad, sino la unificación del español, dirigida e impuesta desde España (la Fundación Español Urgente: Fundeu). Unidad y unificación no son lo mismo: la unidad ha existido siempre y con ella la variedad de la lengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diferencias culturales, que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biológica de la Tierra. Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonización, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblo aborígenes, la explotación de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre sí, aunque con el fondo común de la tradición española. Después de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su español, pues la lengua es, ante todo, constituyente. Así, el español actual de España no es sino una más de las lenguas nacionales del mundo hispánico. El español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricéntrica. LARA, L. F. Disponível em: www.revistaenie.clarin.com. Acesso em: 25 fev. 2013. O texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar queA | as especificidades culturais rompem com a unidade hispânica. |
B | as variedades do espanhol têm igual relevância linguística e cultural. |
C | a unidade linguística do espanhol fortalece a identidade cultural hispânica. |
D | a unificação da língua enriquece a competência linguística dos falantes. |
E | a consolidação das diferenças da língua prejudica sua projeção mundial. |
Question 15 |
Tema: Literatura
(ENEM 2015)
Cântico VI Tu tens um medo de Acabar. Não vês que acabas todo o dia. Que morres no amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que te renovas todo dia. No amor. Na tristeza. Na dúvida. No desejo. Que és sempre outro. Que és sempre o mesmo. Que morrerás por idades imensas. Até não teres medo de morrer. E então serás eterno. MEIRELES. C. Antologia poética, Rio de Janeiro: Record. 1963 (fragmento). A poesia de Cecília Meireles revela concepções sobre o homem em seu aspecto existencial. Em Cântico VI, o eu lírico exorta seu interlocutor a perceber, como inerente à condição humana,A | o questionamento cético sobre o rumo das atitudes humanas. |
B | a vontade inconsciente de perpetuar-se em estado adolescente. |
C | um receio ancestral de confrontar a imprevisibilidade das coisas. |
D | a sublimação espiritual graças ao poder de se emocionar. |
E | o desalento irremediável em face do cotidiano repetitivo. |
Question 16 |
Tema: Matemática
(UEA/2014)
Ao estudar um exemplar de uma espécie de peixe ornamental, os pesquisadores constataram que, no 1° dia de observação, o comprimento do peixe era de 2 cm e que, até o 10.° dia de observação, o comprimento desse peixe obedeceu à função y = 2 + log2 x, sendo y o comprimento, em cm, e x o número de dias, com 1 ≤ x ≤ 10. Usando log 2 ≅ 0,30 e log 3 ≅ 0,48, é correto afirmar que o comprimento do peixe, em cm, no 6.° dia, eraA | 4,6. |
B | 4,8. |
C | 4,4. |
D | 4,2. |
E | 4,0. |
Question 17 |
Tema: Física
(UFF 2010)
Quando se retira uma garrafa de vidro com água de uma geladeira, depois de ela ter ficado lá por algum tempo, veem-se gotas d’água se formando na superfície externa da garrafa. Isso acontece graças, principalmente, àA | condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. |
B | diferença de pressão, que é maior no interior da garrafa e que empurra a água para seu exterior |
C | porosidade do vidro, que permite a passagem de água do interior da garrafa para sua superfície externa |
D | diferença de densidade entre a água no interior da garrafa e a água dissolvida no ar, que é provocada pela diferença de temperaturas |
E | condução de calor através do vidro, facilitada por sua porosidade |
Question 18 |
Tema: Matemática
(UECE 2017)
Considere um hexágono regular com centro no ponto O, cuja medida do lado é igual a 2 m. Se U e V são dois vértices consecutivos desse hexágono, e se a bissetriz do ângulo OÛV intercepta o segmento OV no ponto W, então, a medida em metros do perímetro do triângulo UVW éA | (2 + √3 ). |
B | (3 + √3 ). |
C | (3 + √5 ). |
D | (2 + √5 ). |
Question 19 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(NUCEPE 2012)
Esta questão apresenta-se com uma proposição e uma causa para a proposição, introduzida pela palavra “PORQUE”. A OPEP procura administrar de forma centralizada a política petroleira de seus membros, que inclui o controle de preços e o volume de produção, PORQUE defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados do Oriente Médio e a integridade dos territórios nos quais se encontram grandes reservas petrolíferas e carboníferas. Sobre o texto, é correto afirmar que:A | a proposição e a causa são afirmações verdadeiras, e a causa está relacionada à proposição. |
B | a proposição é uma afirmação falsa e a causa é uma afirmação verdadeira. |
C | a proposição e a causa são afirmações falsas. |
D | a proposição é uma afirmação verdadeira e a causa é uma afirmação falsa. |
E | a proposição e a causa são afirmações verdadeiras, mas a causa não está relacionada à proposição. |
Question 20 |
Tema: Matemática
(TRT - 15ª Região (SP)/2018)
Quando se diz que um imposto com alíquota de 20% incide sobre um produto cujo preço inicial é R$ 100,00, é usual concluir que, com o acréscimo desse imposto, o preço final do produto seria de R$ 120,00. Isso é chamado de cálculo “por fora”. Porém, há impostos em que se utiliza o chamado “cálculo por dentro”. Nesses casos, se uma alíquota de 20% incide sobre um produto cujo preço inicial é R$ 100,00, então o preço final é de R$ 125,00, pois 20% do valor final deve ser relativo ao imposto. Com um imposto de alíquota 18% sobre um produto cujo valor inicial é de R$ 1.640,00, a diferença entre os preços finais calculados por dentro e por fora é deA | R$ 128,40. |
B | R$ 64,80. |
C | R$ 640,00. |
D | R$ 32,40. |
E | R$ 360,00. |
Question 21 |
Tema: Inglês
(ADVISE 2009)
According to the use of the prepositions, fill the gaps. I need to get ______ time to the show, they are waiting for me until 10.00 p.m. Will you be ______ time for lunch? I’ll be there, ______ the end of the month. ______ the end, I’ll be there. It is correct, respectively:A | in, on, in, At; |
B | at, at, in On. |
C | on, in, at, In; |
D | in, in, in, In; |
E | on, at, on, At; |
Question 22 |
Tema: História
(FUNIVERSA 2012)
A colonização do Brasil, bem como do conjunto das Américas, decorre do processo de expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI. Diferentemente da Espanha, cujas áreas conquistadas na América cedo ofereceram enorme quantidade de prata e ouro, Portugal teve de partir para a alternativa agrícola com a finalidade de assegurar a posse de suas terras americanas. Em geral, a atividade açucareira, praticada sobretudo em áreas do nordeste brasileiro, pode ser caracterizada pelos seguintes aspectos:A | economia extrovertida e trabalho assalariado |
B | economia voltada para o mercado interno. |
C | latifúndio, escravidão e monocultura |
D | plantation e consumo interno ampliado |
E | policultura, minifúndio e servidão |
Question 23 |
Tema: Educação Artística
(SME - SP 2016)
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições. 1. Amplitude. 2. Melodia. 3. Ritmo. 4. Timbre. ( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade. ( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo. ( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências. ( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.A | 1 – 3 – 2 – 4 |
B | 4 – 1 – 2 – 3. |
C | 1 – 4 – 2 – 3. |
D | 2 – 4 – 3 – 1. |
E | 4 – 2 – 3 – 1. |
Question 24 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(Prefeitura de Camaçari BA 2014)
O Pré-sal brasileiro foi descoberto pela Petrobrás em 2007, abrindo enormes perspectivas para o segmento de petróleo e gás no Brasil. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome de umas das maiores descobertas de petróleo do país, recentemente leiloada para ser explorada, localizada na chamada Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro.A | Campo de Uruguá |
B | Campo de Libra |
C | Campo de Lula |
D | Campos de Tubarão |
E | Campo de Lagosta |
Question 25 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(FUNTELPA 2010)
Ary Moraes é jornalista com diversos prêmios de excelência gráfica e outros tantos nos principais salões de humor do nosso país. Trata-se do jornalismo visual do Brasil, onde a imagem contribui para a narrativa, no sentido de enfatizar determinados aspectos do relato. O uso deste recurso denomina-se:A | Pragmáticas |
B | Humoral |
C | Ilustrativa real |
D | Infografia |
E | Literatura |
Question 26 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(ENEM 2015)
Quanto ao “choque de civilizações"", é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal"" de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação. ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo, 2003. A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)A | universalização do progresso. |
B | prática da diplomacia |
C | expansão da democracia |
D | exercício da alteridade |
E | conquista da autodeterminação |
Question 27 |
Tema: Literatura
(ENEM 2015)
À garrafa Contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me. Teu estreito gargalo é uma lição de angústia. Por translúcida pões o dentro fora e o fora dentro para que a forma se cumpra e o espaço ressoe. Até que, farta da constante prisão da forma, saltes da mão para o chão e te estilhaces, suicida, numa explosão de diamantes. PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Cia. das Letras, 1992. A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, se expressa por um (a):A | reconhecimento, pelo eu lírico, de suas limitações no processo criativo, manifesto na expressão “Por translúcidas pões”. |
B | visão progressivamente pessimista, em face da impossibilidade da criação poética, conforme expressa o verso “e te estilhaces, suicida”. |
C | processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos “numa explosão / de diamantes”. |
D | subserviência aos princípios do rigor formal e dos cuidados com a precisão metafórica, como se em “prisão da forma”. |
E | necessidade premente de libertação da prisão representada pela poesia, simbolicamente comparada à “garrafa” a ser “estilhaçada”. |
Question 28 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2014)
“A ciência, tanto por sua necessidade de coroamento como por princípio, opõe-se absolutamente à opinião. Se, em determinada questão, ela legitimar a opinião, é por motivos diversos daqueles que dão origem à opinião; de modo que a opinião está, de direito, sempre errada. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhecê-los. Não se pode basear nada na opinião: antes de tudo, é preciso destruí-la. Ela é o primeiro obstáculo a ser superado. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não compreendemos, sobre questões que não sabemos formular com clareza”. (Gaston Bachelard, A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996) O excerto discute uma questão de ordem epistemológica que atravessa, em certa medida, a história da filosofia. No entender do autor, a ciênciaA | contradiz a opinião porque parte de hipóteses baseadas no senso comum. |
B | opõe-se à opinião, pois suas teses não são formuladas espontaneamente |
C | confirma a racionalidade estrita dos postulados baseados na opinião |
D | é habitualmente desviada de seu caminho necessário pela opinião pública |
E | é contrária à opinião, pois visa produzir conhecimentos úteis à humanidade |
Question 29 |
Tema: Inglês
(FUVEST 2014)
To live the longest and healthiest life possible, get smarter. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) data show that past a certain threshold, health and wealth are just weakly correlated. However, overall health is closely tied to how many years people spend in school. Mexico, for instance, has a fifth the per capita gross domestic product (GDP) of the United States, but, for women, more than 50 percent of the latter’s schooling. In line with the trend, Mexico’s female adult mortality rate is only narrowly higher. Vietnam and Yemen have roughly equivalent per capita GDP. Yet Vietnamese women average 6.3 more years in school and are half as likely to die between the ages of 15 and 60. “Economic growth is also significantly associated with child mortality reductions, but the magnitude of the association is much smaller than that of increased education,” comments Emmanuela Gakidou, IHME’s director of education and training. “One year of schooling gives you about 10 percent lower mortality rates, whereas with a 10 percent increase in GDP, your mortality rate would go down only by 1 to 2 percent.” Discover, May 31, 2013. Adaptado. No texto, ao se comparar o México aos Estados Unidos, afirma-se que, no México,A | os índices de mortalidade adulta vêm crescendo, nos últimos anos. |
B | as taxas de mortalidade feminina adulta são pouco superiores às norte-americanas. |
C | o produto interno bruto é equivalente a 50% do produto interno bruto dos Estados Unidos. |
D | as mulheres representam 50% da população escolrizada. |
E | as políticas educacionais são suficientes e estão defsadas. |
Question 30 |
Tema: Espanhol
(ENEM 2013)
Cabra sola Hay quien dice que soy como la cabra; Lo dicen lo repiten, ya lo creo; Pero soy una cabra muy extraña Que lleva una medalla y siete cuernos. ¡Cabra! En vez de mala leche yo doy llanto. ¡Cabra! Por lo más peligroso me paseo. ¡Cabra! Me llevo bien con alimañas todas, ¡Cabra! Y escribo en los tebeos. Vivo sola, cabra sola, — que no quise cabrito en compañía — cuando subo a lo alto de este valle siempre encuentro un lirio de alegría. Y vivo por mi cuenta, cabra sola; Que yo a ningún rebaño pertenezco. Si sufrir es estar como una cabra, Entonces sí lo estoy, no dudar de ello. FUERTES, G. Poeta de guardia. Barcelona: Lumen, 1990. No poema, o eu lírico se compara à cabra e no quinto verso utiliza a expressão “mala leche” para se autorrepresentar como uma pessoaA | corajosa diante de situações arriscadas. |
B | capaz de transformar mau humor em pranto. |
C | conformada por não pertencer a nenhum grupo. |
D | consciente de sua diferença perante as outras. |
E | influenciável pela opinião das demais. |
Question 31 |
Tema: História
(ENEM 2014)
Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012. O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em queA | conteve os sentimentos xenófobos |
B | multiplicou os conflitos religiosos |
C | superou as crises econômicas |
D | difundiu as teorias socialistas |
E | acirrou as disputas territoriais. |
Question 32 |
Tema: Inglês
(URCA 2010)
The prefixes of inconceivable and unhealthy mean:A | twice |
B | contradiction |
C | affirmation |
D | doubt |
E | negation |
Question 33 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2015)
O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização. Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf. Acessado em 10/08/2015. Adaptado. Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:A | A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial. |
B | A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial |
C | O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social. |
D | A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial. |
E | A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole. |
Question 34 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(ENEM 2015)
Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso — todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente. SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado). Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência aA | diminuição das exigências de esforço no trabalho com máquinas |
B | melhoria da qualidade da produção industrial |
C | redução da oferta de emprego nas zonas rurais |
D | permissão ao trabalhador para controlar seus próprios horários |
E | ampliação do período disponível para a jornada de trabalho |
Question 35 |
Tema: Matemática
UFMG 2008
Considere um reservatório, em forma de paralelepípedo retângulo, cujas medidas são 8 m de comprimento, 5 m de largura e 120 cm de profundidade. Bombeia-se água para dentro desse reservatório, inicialmente vazio, a uma taxa de 2 litros por segundo. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, para se encher completamente esse reservatório, serão necessários:A | 480 min . |
B | 400 min . |
C | 240 min . |
D | 40 min . |
Question 36 |
Tema: Sociologia
(VUNESP 2012)
A literatura sociológica registra dramáticas consequências em casos de crianças que cresceram sem contato social. Crianças criadas por lobos, por exemplo, foram descobertas na Índia, já no século XX, apresentando comportamentos lupinizados, ou seja, andavam de quatro, fugiam da luz, uivavam como lobos e não falavam. Casos assim são evidências clarasA | de que o homem não é um animal social como proclamava Aristóteles, no século IV antes de Cristo |
B | de que tornar-se humano não depende da cultura, pois já é determinado pela evolução humana |
C | de que alguns povos não amam suas crianças e gostam de atirá-las aos lobos ou a outros animais |
D | de que o “homem é o lobo do homem”, como proclamava um famoso filósofo no século XVII |
E | da força do processo de socialização, através do qual nos tornamos humanos, internalizando a cultura |
Question 37 |
Tema: História
(UFF 2010)
Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores. Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.A | Início da hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do Muro de Berlim |
B | Fim da hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais críticos do liberalismo, como o fascismo italiano |
C | Começo da militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929 |
D | Ascensão do nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real |
E | Inauguração dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas com Freud |
Question 38 |
Tema: História
(ENEM 2014)
A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés III. Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real. NOBLAT, R. Disponível em: www.oglobo.com. Acesso em: 12 dez. 2012. A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o(a)A | triunfo da nação sobre os países africanos |
B | lembrança da antiguidade da cultura local |
C | declínio do regime de monarquia absolutista |
D | caráter espontâneo das festas populares |
E | lugar da memória na história nacional |
Question 39 |
Tema: Inglês
(FUVEST 2012)
Although robots have made great strides in manufacturing, where tasks are repetitive, they are still no match for humans, who can grasp things and move about effortlessly in the physical world. Designing a robot to mimic the basic capabilities of motion and perception would be revolutionary, researchers say, with applications stretching from care for the elderly to returning overseas manufacturing operations to the United States (albeit with fewer workers). Yet the challenges remain immense, far higher than artificial intelligence obstacles like speaking and hearing. “All these problems where you want to duplicate something biology does, such as perception, touch, planning or grasping, turn out to be hard in fundamental ways,” said Gary Bradski, a vision specialist at Willow Garage, a robot development company based in Silicon Valley. “It’s always surprising, because humans can do so much effortlessly.” http://www.nytimes.com, July 11, 2011. Adaptado De acordo com o texto, o especialista Gary Bradski afirma queA | os robôs já estão bem mais desenvolvidos, atualmente. |
B | a sua empresa projetou um robô com capacidade de percepção. |
C | a construção de robôs que reproduzam capacidades biológicas é difícil. |
D | as pessoas podem ser beneficiadas por robôs com capacidade de planejamento. |
E | a habilidade das pessoas em operar robôs sofisticados é surpreendente. |
Question 40 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2013)
Os momentos históricos em que se desenvolvem os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de milícias e Memórias póstumas de Brás Cubas (quanto a este último, em particular no que se refere à primeira juventude do narrador) são, todos, determinados de modo decisivo por um antecedente histórico comum – menos ou mais imediato, conforme o caso. Trata-se daA | proclamação da independência do Brasil. |
B | invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas. |
C | turbulência social causada pelas revoltas regenciais. |
D | antecipação da maioridade de D. Pedro II. |
E | volta de D. Pedro I a Portugal. |
Question 41 |
Tema: Educação Artística
(FUNIVERSA 2015)
Formadas quase simultaneamente em vários pontos do Brasil, o que conferia repercussão nacional ao repertório, as bandas da guarda nacional contribuíram para a valorização da profissão de músico por meio da “guerra de prestígio"" estabelecida, desde meados do século XIX, com bandas de regimentos de primeira linha. José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações). A respeito da história das artes no Brasil, do texto e dos aspectos por ele suscitados, assinale a alternativa correta.A | Heitor Villa-Lobos foi um grande entusiasta do trabalho das bandas de música nas escolas |
B | As bandas de música das escolas mantinham estilo próprio de música e composições, afastando-se, ao máximo, de suas congêneres profissionais militares |
C | A área de educação musical não se afina com o trabalho de bandinhas rítmicas, razão pela qual tais grupos deixaram de existir nas escolas públicas e privadas. |
D | Na segunda metade do século XIX, havia poucas oportunidades para ouvir música instrumental. Destacavam-se, entre essas poucas oportunidades, as apresentações de bandas de música nas praças e nos coretos das cidades |
E | A prática do canto coral, atividade muito difundida em período pretérito da história da educação musical no Brasil, encontrava em Kodaly seu mais ferrenho crítico |
Question 42 |
Tema: Português
(UFPR 2010)
Os economistas são entendidos em mercado financeiro. Os economistas descreveram os efeitos dos juros. Os juros são altos. Todos os efeitos são arrasadores. Assinale a alternativa em que as informações acima foram reunidas adequadamente e sem ambiguidade.A | Os economistas que são entendidos em mercado financeiro descreveram os efeitos dos juros altos, que são arrasadores. |
B | Em relação aos juros altos, os economistas, entendidos em mercado financeiros, descreveram os efeitos que são arrasadores. |
C | Entendidos em mercado financeiro, os economistas descreveram os efeitos dos altos juros que são arrasadores. |
D | Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos, arrasadores, dos juros, que são altos. |
E | Os economistas entendidos em mercado financeiro descreveram os efeitos que são arrasadores dos altos juros. |
Question 43 |
Tema: Química
(ENEM 2014)
O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto. Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é oA | gás natural, formado pela ação de fungos decompositores da matéria orgânica |
B | óleo de xisto, obtido pela decomposição da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias |
C | gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida |
D | gás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica |
E | etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias |
Question 44 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(SEMED MA 2008)
Em 2006, a região sudoeste do Maranhão passou por um surto de uma grave doença que vitimou mais de 30 pessoas, principalmente nos municípios de Imperatriz, Davinópolis, Montes Altos, Senador La Rocque, Açailândia, Itinga do Maranhão, Vila Nova dos Martírios, Bom Jesus das Selvas, dentre outros. Essa doença é conhecida como:A | Dengue |
B | Beribéri |
C | Febre Amarela |
D | Hepatite |
E | Malária |
Question 45 |
Tema: Biologia
(IDECAN 2015)
A Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo vírus HIV. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.A | O HIV é um retrovírus envelopado, que, após uma fase inicial, pode ficar incubado por muitos anos sem que a pessoa manifeste nenhum sintoma |
B | Mulheres grávidas, contaminadas pelo HIV, podem transmitir o vírus para o filho através da placenta, no momento do parto ou na amamentação |
C | Uma vez incorporado, o DNA viral sofrerá duplicação juntamente com o DNA da célula hospedeira todas as vezes que ela se dividir |
D | É considerada uma síndrome, pois se trata de um conjunto de sintomas relacionados à diminuição na quantidade de linfócitos CD8 |
Question 46 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens. J. P T Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J . História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado). Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento deA | fascínio pelo fantástico |
B | purgação dos pecados |
C | temor do desconhecido |
D | gosto pela aventura |
E | interesse pela natureza |
Question 47 |
Tema: Geografia
(VUNESP 2014)
Leia a primeira estrofe da música de Gilberto Gil. Criar meu web site Fazer minha homepage Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleje Um barco que veleje Pode-se afirmar, com base no trecho da música de Gilberto Gil, que, na atualidade, o capitalismo atingiu seu períodoA | industrial |
B | comercial |
C | primitivo |
D | informacional |
E | financeiro |
Question 48 |
Tema: Filosofia
(FUNCAB 2014)
Ética e moral não são a mesma coisa - suas origens etimológicas já dizem: ética vem do grego ethos e moral do latim mores. Sobre isso é correto afirmar que:A | a ética delimita comportamentos sociais particulares. |
B | a ética abarca relações de um indivíduo consigo mesmo ou com pessoas mais próximas. |
C | a moral não diz respeito ao que um Individuo faz ou deixa de fazer em sociedade, e sim à ética. |
D | a moral diz respeito a um conjunto de regras de conduta universalmente válidas. |
E | a ética recai sobre o plano da esfera pública e a moral sobre o plano da esfera privada. |
Question 49 |
Tema: História
(FUNIVERSA 2012)
O mundo que saiu da Segunda Guerra (1939-1945) estava rigidamente polarizado entre duas superpotências, os Estados Unidos da América e a União Soviética. Além dos interesses que são próprios de países poderosos, também estava em jogo a defesa de dois sistemas antagônicos, o capitalismo e o socialismo. Essa disputa pelo poder mundial entre Washington e Moscou persistiu por décadas e ficou conhecida comoA | Coexistência Pacífica |
B | Guerra Santa |
C | Guerra Fria |
D | Paz Armada |
E | Guerra nas Estrelas |
Question 50 |
Tema: História
(ENEM 2014)
Sou uma pobre e velha mulher, Muito ignorante, que nem sabe ler. Mostraram-me na igreja da minha terra Um Paraíso com harpas pintado E o Inferno onde fervem almas danadas, Um enche-me de júbilo, o outro me aterra. VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999. Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo deA | educar os fiéis através do olhar |
B | divulgar a genialidade dos artistas católicos |
C | refinar o gosto dos cristãos |
D | valorizar esteticamente os templos religiosos |
E | incorporar ideais heréticos |
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O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2022.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
Não perca nenhuma data!
Receba atualização sobre o ENEM, SISU, Prouni, FIES e muito mais no seu e-mail!E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!
