A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2019)
Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:A | de regulamentos e convenções que determinada etnia considera fundamentais para que a manutenção de sua cultura e identidade. |
B | de normas e procedimentos seguidos por gerações sucessivas que regulam a transmissão de heranças materiais aos legítimos herdeiros. |
C | de valores e manifestações de cultura, tais como: língua, costumes, tradições, formas de organização que determinada comunidade herda de gerações anteriores. |
D | de sucessivos ordenamentos jurídicos que, pela sua continuidade, mantêm harmônica a convivência da organização social. |
E | de resultados científicos que, por decorrerem de experiências comprovadas, passadas de uma geração a outra, ganham valor universal. |
Question 2 |
Tema: História
(ENEM 2018)
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)A | subordinação à potência hegemônica. |
B | busca da neutralidade política. |
C | estímulo à competição comercial. |
D | elasticidade das fronteiras geográficas. |
E | compartilhamento de pesquisas científicas. |
Question 3 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
![](https://inep-enem.com.br/wp-content/uploads/2019/03/221.png)
A | expansão do lençol freático. |
B | diminuição do índice de chuvas. |
C | retração do nível dos reservatórios. |
D | ampliação do escoamento superficial. |
E | redução do volume dos rios. |
Question 4 |
Tema: Sociologia
(Unioeste 2019)
Leia atentamente o seguinte parágrafo da introdução do livro Sexo e Temperamento (1979) da antropóloga Margaret Mead: “Quando estudamos as sociedades mais simples, não podemos deixar de nos impressionar com as muitas maneiras como o homem tomou umas poucas sugestões e as traçou em belas e imaginosas texturas sociais que denominamos civilizações. Seu ambiente natural muniu-o de alguns contrastes e periodicidades notáveis: o dia e a noite, a mudança das estações, o incansável crescer e minguar da lua, a desova dos peixes e as épocas de migração dos animais e pássaros. Sua própria natureza física forneceu-lhe outros pontos importantes: idade e sexo, ritmo de nascimento, maturação e velhice e a estrutura do parentesco consanguíneo. Diferenças entre um e outro animal, entre um e outro indivíduo, diferenças em ferocidade ou em mansidão, em coragem ou em esperteza, em riqueza de imaginação ou em perseverante obtusidade – todas proporcionaram sugestões a partir das quais foi possível desenvolver as ideias de categoria e casta, de sacerdócios especiais, do artista e do oráculo”. A partir dessa reflexão, é INCORRETO afirmar.A | Para as Ciências Sociais em geral e para a Antropologia, em especial, todas as instituições sociais, culturais e políticas são completamente artificiais e não têm nenhuma relação com fenômenos naturais ou com a relação que os seres humanos estabelecem com a “natureza”. |
B | As diferenças entre homens e mulheres que foram atribuídas – durante muito tempo – às diferenças sexuais anatômicas – nascer “macho” ou “fêmea” da espécie humana – vêm sendo ressignificadas atualmente e isso mostra que possuem influência, mas não são determinantes. |
C | As diferenças entre homens e mulheres que foram atribuídas – durante muito tempo – às diferenças sexuais anatômicas – nascer “macho” ou “fêmea” da espécie humana – vêm sendo ressignificadas atualmente e isso mostra que possuem influência, mas não são determinantes. |
D | Embora os elementos “naturais” não sejam determinantes para a invenção ou criação de instituições sociais, culturais e políticas, podemos notar que tiveram influência no tipo de relação que os seres humanos estabeleceram entre si e com a “natureza”. |
E | Os seres humanos não são completamente determinados por fenômenos “naturais”, pois existem sociedades que estabelecem relações distintas com a existência de elementos que não são controlados pela vontade humana ou não podem ser modificados pela técnica ou ciência. |
Question 5 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O estudo da Sociologia é importante, nas instituições de ensino, devido ao fato de queA | visando a Sociologia conduzir o homem a pautar seus comportamentos por princípios morais e éticos, fica garantido a esse mesmo homem opções de vida segundo tais princípios. |
B | conhecendo em maior profundidade os direitos e deveres de quem vive em sociedade, o indivíduo, mais naturalmente, pode isolar-se em seus próprios projetos e ideais. |
C | sendo o conhecimento um dos constitutivos essenciais da natureza humana, essa ciência pode, mais facilmente, conduzir o estudioso a uma melhor compreensão do homem na sua vida real. |
D | pertencendo à Sociologia o conhecimento de todo o ordenamento jurídico positivo de uma sociedade, o estudioso tem acesso aos meios de evitar transgressões e fugir às penalidades daí decorrentes. |
E | sendo o método em uso na Sociologia o parâmetro para o estudo das demais ciências, sobretudo as sociais, o estudioso terá o caminho para outros saberes bem mais facilitado |
Question 6 |
Tema: História
(IFRR 2019)
O Golpe da Maioridade, ocorrido durante o Período Imperial Brasileiro, foi:A | Um levante ocorrido no Rio Grande do Sul envolvendo fazendeiros ricos que queriam medidas de proteção à produção do charque brasileiro; |
B | Um evento relacionado à estada de Dom João VI no Brasil, quando portugueses exigiram seu retorno imediato à Lisboa. |
C | Uma iniciativa militar para depor o então príncipe regente, Pedro I |
D | Uma estratégia levada pelo grupo político de oposição, durante as Regências, para empossar o herdeiro do Trono, Pedro II, antes que completasse a idade mínima estabelecida em lei. |
E | Uma tentativa de Pedro I de se manter no poder absoluto no Brasil após a noite das Garrafadas; |
Question 7 |
Tema: História
(UECE 2018)
Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.O enunciado acima diz respeito ao evento denominadoA | Massacre do Caldeirão, evento transcorrido no município do Crato, Ceará, e que teve como líder José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço, que conduziu os desvalidos enviados por Pe. Cícero durante vários anos em uma próspera comunidade. |
B | Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia e que teve no cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, o principal líder daquela comunidade rural, formada por sertanejos miseráveis que fugiam da fome e buscavam a salvação eterna. |
C | Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, quando agentes públicos invadiam à força as comunidades pobres da cidade para impor a vacinação obrigatória contra a febre amarela e a varíola a todos os moradores. |
D | Guerra do Contestado, ocorrida numa região fronteiriça do Paraná com Santa Catarina, e que teve líderes religiosos que se antepuseram à dominação da região por empresas madeireiras estrangeiras que receberam aquelas terras do governo brasileiro. |
Question 8 |
Tema: Geografia
(ESPM 2019)
O mapa abaixo destaca:![](https://inep-enem.com.br/wp-content/uploads/2019/03/208.png)
A | as maiores economias mundiais. |
B | os mais populosos do mundo. |
C | as grandes potências bélicas. |
D | as maiores biodiversidades. |
E | as maiores áreas territoriais. |
Question 9 |
Tema: História
(UERR 2019)
Leia o texto e responda à questão conforme se pede.“Em suma parece que as mulheres desempenharam um papel de destaque nas igrejas dos tempos de Paulo. De certo modo, esse destaque não era comum no mundo greco-romano e pode estar baseado, como defendo, na proclamação de Jesus de que no Reino vindouro haveria igualdade entre homens e mulheres (...). Ao mesmo tempo intérpretes modernos têm a impressão de que Paulo não se empenha por uma revolução no relacionamento entre homens e mulheres – assim como não se empenhou pela abolição da escravatura, mesmo tendo afirmado que em Cristo ‘não há nem escravo nem livre’. Em vez disso, ele insistia: dado que o ‘tempo é curto’ (antes da vinda do Reino), cada um devia se contentar com os papeis a si atribuídos e que ninguém devia mudar a própria posição – seja escravo, livre, casado, solteiro, homem ou mulher”.BART, Ehrman. O que Jesus disse? O que Jesus não disse? São Paulo: Prestígio, 2006. p. 190-191.De acordo com o texto, Paulo não se empenhou por fazer revoluções sociais através das doutrinas cristãs. Entretanto, o Cristianismo mudou radicalmente o curso da história no Ocidente. Pensando nessas questões levantadas no texto, aliadas aos seus conhecimentos sobre a História de Roma na Antiguidade, reflita e escolha a alternativa correta dentre as afirmações a seguir.A | A religião em romana não tinha muita importância e por isso não interferia na vida política ou nas relações sociais, essa interferência só veio ocorrer anos após a queda de Roma por conta das invasões bárbaras e o misticismo desses povos. |
B | Os romanos apreciavam tanto a liderança feminina que, quando César se apaixonou por Cleópatra, rainha do Egito, logo a nomearam imperatriz de Roma e encarnação da deusa Isis, também adorada entre os romanos. |
C | As mulheres do primeiro século disfrutavam de grande prestígio social e liberdade no mundo grecoromano. Tanto que poderiam participar da vida política, exercer cargos públicos, votar e serem votadas, por isso tiveram uma participação efetiva no ministério de Jesus e na igreja primitiva. |
D | A religião romana, muito semelhante à grega, era politeísta e por isso não era compatível com o Cristianismo. O principal motivo de discordância entre as duas religiões era o culto ao imperador romano, a que os cristãos se negavam a praticar devido a sua crença em Jesus e ao monoteísmo. |
E | O cristianismo não teve nenhuma relação com a decadência do Império Romano, visto que a queda dele se deu quatro séculos depois da origem daquela religião e estava relacionada com as invasões bárbaras, bem como aos baixos salários que acarretaram a falta de mão de obra no império. |
Question 10 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2018)
TEXTO I Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de umaA | vocação política. |
B | condição original. |
C | submissão ao transcendente. |
D | predisposição ao conhecimento. |
E | tradição epistemológica. |
Question 11 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
Observe a charge sobre o Tratado de Versalhes.![](https://inep-enem.com.br/wp-content/uploads/2019/03/199.jpg)
A | o auge do Império Alemão após a Guerra Franco-Prussiana e a crise partidária no país. |
B | a humilhação da Alemanha após a Primeira Guerra e a ascensão do nazismo. |
C | a derrocada da Alemanha nazista e a condenação dos crimes da Segunda Guerra. |
D | a paz sem vencedores da Segunda Guerra e o crescimento do partido nazista. |
E | o grande poderio bélico da Alemanha e suas conquistas durante a Primeira Guerra. |
Question 12 |
Tema: Geografia
(UNESP 2019)
Em seu processo de transição demográfica, a população brasileira registrou mudanças relacionadas à revolução médico-sanitária. Essas mudanças provocaramA | a ampliação da taxa de fecundidade e a diminuição da quantidade de adultos. |
B | a ampliação da taxa de natalidade e o aumento da população relativa. |
C | a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida. |
D | a redução da taxa de fertilidade e a diminuição da população absoluta. |
E | a redução da taxa de dependência e a diminuição do número de idosos. |
Question 13 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as contribuições de Karl Marx (1818-1883) para o pensamento sociológico, é correto afirmar queA | entre as contribuições, destaca-se o conceito de luta de classes, na medida em que esse lança luz sobre as contradições existentes nas relações sociais e sua relevância nos processos históricos. |
B | a defesa do livre mercado foi essencial no pensamento socioeconômico desse autor. |
C | o conceito de fato social, construído por Marx, foi importante para a definição do objeto da pesquisa sociológica. |
D | o conceito de ideologia, entendida como a consciência de classe verdadeira, foi sua principal contribuição. |
E | destaca-se o pensamento pacifista desse autor e sua defesa incondicional das reformas sociais para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores. |
Question 14 |
Tema: História
(UFPR 2019)
O ano de 1968 foi um período de tensões sociais e políticas em diferentes partes do mundo. A respeito de alguns desses movimentos históricos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:( ) No Brasil, houve a promulgação do Ato Institucional no 5 pela ditadura civil-militar, aumentando a repressão a grupos considerados subversivos ou comunistas pelos governantes. ( ) Na Tchecoslováquia, houve a Primavera de Praga, que foi a Reforma do Capitalismo com a ajuda do Bloco Europeu Ocidental. ( ) Na França, houve mobilização de trabalhadores em greves por ampliação de salários e direitos, além da contestação de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente. ( ) Nos Estados Unidos, aumentaram as tensões raciais entre negros e brancos com o assassinato do ativista Martin Luther King Jr.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixoA | V – F – V – V. |
B | F – V – F – V. |
C | V – F – F – F. |
D | F – V – V – V |
E | V – V – F – F. |
Question 15 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Sobre a distinção entre conhecimento do senso comum e conhecimento científico, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta.( ) A ciência é uma forma de conhecimento para a qual os saberes do senso comum são completamente inúteis. ( ) O conhecimento do senso comum é um saber empírico, pois se baseia na experiência cotidiana das sociedades onde é produzido. ( ) A ciência é uma forma de saber que se caracteriza, principalmente, pela determinação do objeto de estudo e pelo emprego de método rigoroso no processo de construção do conhecimento. ( ) Ciência e senso comum não se diferenciam, pois ambas se constituem em conhecimentos fundamentados na experimentação com rigor metodológico.A | A primeira afirmação é falsa, enquanto as demais são verdadeiras. |
B | Apenas a primeira é falsa. |
C | A primeira e a última são falsas, enquanto a segunda e a terceira são verdadeiras. |
D | Todas as afirmações são verdadeiras. |
E | A primeira e a segunda afirmações são falsas, enquanto as duas últimas são verdadeiras. |
Question 16 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realização humana, uma evidente degradação do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social está totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da força social, moldada por ela. DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.Uma manifestação contemporânea do fenômeno descrito no texto é o(a)A | fortalecimento das relações interpessoais. |
B | valorização dos conhecimentos acumulados. |
C | exposição nos meios de comunicação. |
D | aprofundamento da vivência espiritual. |
E | reconhecimento na esfera artística. |
Question 17 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:A | pelo ateísmo radical dos pensadores gregos, sendo Sócrates, inclusive, condenado por isso. |
B | pela transição de um tipo de conhecimento racional para um conhecimento centrado na fabulação. |
C | pela dedicação dos filósofos em resolver as incertezas por meio da razão |
D | por um acento cada vez maior do valor conferido ao discurso de cunho religioso. |
E | pela aceitação passiva do que era afirmado pela divindade. |
Question 18 |
Tema: Sociologia
(UNCISAL 2018)
Em abril de 2017, aconteceu, em Brasília, o 14º Acampamento Terra Livre, ato que reuniu milhares de representantes dos diversos povos indígenas do Brasil. O acampamento teve como um de seus objetivos debater e divulgar uma carta de reivindicações referente à situação contemporânea dos povos indígenas brasileiros. Em relação a essa situação, é correto reconhecerA | a ameaça constante aos direitos constitucionais dos indígenas, sobretudo às demarcações de terras indígenas. |
B | o sucesso nos acordos comerciais internacionais e o declínio dos conflitos existentes entre as lideranças indígenas e as empresas exploradoras do agronegócio. |
C | a superação dos estereótipos e preconceitos sociais contra tais populações. |
D | a política oficial assimilacionista e tutelar promulgada pela Constituição de 1988. |
E | a ampla divulgação dos movimentos políticos indígenas pelos tradicionais veículos de mídia. |
Question 19 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2019)
A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir.![](https://inep-enem.com.br/wp-content/uploads/2019/03/214.png)
A | A continuidade dos sistemas fluviais entre América e África. |
B | A distribuição das águas constituindo um só oceano. |
C | As repartições internas atuais dos continentes no Hemisfério Norte. |
D | A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana. |
E | As ligações atuais entre os continentes no Hemisfério Sul. |
Question 20 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Emile Durkheim (1858-1917) definiu duas morfologias diferentes para as formas de solidariedade nas sociedades. Assinale a alternativa correta.A | Solidariedade liberal e solidariedade totalitária. |
B | Solidariedade e individualismo. |
C | Solidariedade espiritual e solidariedade laica. |
D | Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. |
E | Solidariedade moderna e solidariedade tradicional. |
Question 21 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
No século XX, as dificuldades sociais facilitaram o fortalecimento do totalitarismo em alguns países da Europa. Na Alemanha:A | Hitler tornou-se um grande líder estabelecendo pactos com a Espanha e a França. |
B | o nazismo provocou a eclosão de preconceitos e violências autoritárias. |
C | Hitler não conseguiu o sucesso na invasão da Polônia e da França. |
D | o militarismo difundiu-se com o fim de formar uma monarquia parlamentarista. |
E | a perseguição aos judeus foi extensa, mas sem episódios de genocídio. |
Question 22 |
Tema: Geografia
(UDESC 2018)
No dia 21 de junho, tivemos o solstício de inverno no hemisfério sul. A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, órgão governamental dos EUA) publicou neste mês algumas mudanças climáticas percebidas em comparação a outros anos. Entre elas, a média global de temperatura neste mês foi 0,8ºC acima da média do século 20, a Europa teve seu segundo ano mais quente, já registrado em 108 anos, e é junto com a África o continente mais quente.Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa( ) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. ( ) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico. ( ) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais. ( ) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente. ( ) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano.Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.A | F – F – V – F – V |
B | F – V – F – F – V |
C | V – V – V – V – F |
D | F – V – V – V – V |
E | V – F – F – V – V |
Question 23 |
Tema: História
(UEL 2018)
Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade começaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos séculos IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germânicos.Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.A | Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que aceleraram a fragmentação e queda de Roma. |
B | A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem às línguas germânicas, dificultando a administração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma. |
C | O paganismo introduzido no Império Romano pelas tribos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encerrando o apoio da Igreja ao imperador e consequentemente fazendo ruir o império. |
D | O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano. |
E | A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “povos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões. |
Question 24 |
Tema: História
(USF 2019)
A escravidão no Brasil foi abolida com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888. Apesar de passados 130 anos, o problema do trabalho escravo no Brasil está longe de ser solucionado. Em 1995, o governo federal brasileiro reconheceu a existência do trabalho escravo contemporâneo perante a Organização Internacional do Trabalho. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, entre 1995 e 2016 foram libertos cerca de 52 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil. Desses, quase 70% em atividades na zona rural.O trabalho análogo à escravidão não é meramente um descumprimento das leis trabalhistas, ele fere diretamente o direito de dignidade humana. Segundo a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, configuram o trabalho escravo na atualidade:A | Trabalho forçado, jornadas de trabalho exaustivas, servidão por dívida e condições degradantes de trabalho. |
B | Retenção da carteira de trabalho, condições insalubres de trabalho, trabalho informal e aprendiz legal. |
C | Aprisionamento do trabalhador, violência física, trabalho autônomo e condições insalubres de trabalho. |
D | Trabalho informal, uso da mão de obra infantil e descumprimento da CLT. |
E | Perseguição étnica com relação aos afrodescendentes e índios. |
Question 25 |
Tema: Geografia
(ENEM 2017)
O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).Revista lnfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados emA | faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis. |
B | escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura. |
C | áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras. |
D | estreitas faixas de intensidade sísmica, no cantata das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos. |
E | áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes. |
Question 26 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmarA | A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima. |
B | As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita. |
C | A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética. |
D | A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico. |
E | O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população. |
Question 27 |
Tema: Geografia
(FPS 2019)
Os Estados Unidos conseguiram fortalecer sua economia e aumentar seu poderio político no mundo contemporâneo. Não se pode negar, no entanto, que:A | abalaram-se com a ascensão econômica da China, perdendo mercado na globalização. |
B | ganharam espaço político na América Latina, mas não se preocuparam em intervir nos países. |
C | enfrentaram problemas de lutas sociais superados pela atuação do Congresso. |
D | derrotaram militarmente todos os seus inimigos com uma tecnologia bélica insuperável. |
E | participam da produção do petróleo, embora não tenham interferido no mundo asiático. |
Question 28 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O conjunto de funções, regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade, é aquilo que, na Sociologia, se entende por:A | instituições jurídicas. |
B | associações recreativas. |
C | classes sociais. |
D | instituições sociais. |
E | agremiações religiosas. |
Question 29 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
No Brasil, segundo o IBGE, entre os anos 2001 e 2011, o nível de emprego formal cresceu em todas as regiões do país e em vários setores. São características do emprego formal:A | O desemprego e a ociosidade involuntária. |
B | A jornada de trabalho flexível e a informalidade das atividades. |
C | O trabalho compulsório e a inexistência de um sistema de seguridade social. |
D | O trabalho autônomo e a falta de oferta de vagas de emprego. |
E | O registro em carteira de trabalho e a contribuição para um sistema de seguridade social. |
Question 30 |
Tema: Sociologia
(UFU 2018)
A Sociologia constitui-se como uma ciência que busca estudar os aspectos sociais da relação dos indivíduos por meio de um estudo crítico, distante e sistemático dos fenômenos sociais.Com base em alguns autores da Sociologia que se propõem a interpretar o mundo, assinale a alternativa correta.A | Para Durkheim, a compreensão das relações e das instituições sociais possibilita compreender as estruturas e levar ao socialismo utópico. |
B | Para Weber, a compreensão da ação social do indivíduo em relação aos outros possibilita entender a sociedade. |
C | Para Durkheim, a análise da luta de classes possibilita desvelar a realidade social para a compreensão da sociedade e sua posterior transformação. |
D | Para Marx, a análise do fato social em oposição ao trabalho possibilita entender a sociedade por meio do conceito de habitus. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial
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Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!