A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: Geografia
(ENEM 2017)
O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).Revista lnfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados emA | estreitas faixas de intensidade sísmica, no cantata das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos. |
B | escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura. |
C | faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis. |
D | áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras. |
E | áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes. |
Question 2 |
Tema: História
(IFRR 2019)
O Golpe da Maioridade, ocorrido durante o Período Imperial Brasileiro, foi:A | Uma tentativa de Pedro I de se manter no poder absoluto no Brasil após a noite das Garrafadas; |
B | Um evento relacionado à estada de Dom João VI no Brasil, quando portugueses exigiram seu retorno imediato à Lisboa. |
C | Uma iniciativa militar para depor o então príncipe regente, Pedro I |
D | Uma estratégia levada pelo grupo político de oposição, durante as Regências, para empossar o herdeiro do Trono, Pedro II, antes que completasse a idade mínima estabelecida em lei. |
E | Um levante ocorrido no Rio Grande do Sul envolvendo fazendeiros ricos que queriam medidas de proteção à produção do charque brasileiro; |
Question 3 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
A doutrina de Auguste Comte (1798-1857), que buscava leis universais para os fenômenos sociais, é denominadaA | Sociologismo |
B | Positivismo |
C | Marxismo |
D | Fenomenologia |
E | Psicologia |
Question 4 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2018)
TEXTO I Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de umaA | condição original. |
B | submissão ao transcendente. |
C | tradição epistemológica. |
D | vocação política. |
E | predisposição ao conhecimento. |
Question 5 |
Tema: História
(FAMP 2019)
Entre os séculos XIV e XVI, observamos o desenvolvimento de uma série de transformações que atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu encarava o mundo à sua volta. Condensada sob o nome do Renascimento, essa série de mudanças determinaram o reconhecimento de novos modos de pensar e executar as artes, as ciências e as relações político-sociais.A renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média, para tanto passou a predominar com este movimento renascentista a tendência:A | teocêntrica |
B | positivista |
C | nativista |
D | antropocêntrica |
Question 6 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
No Brasil, segundo o IBGE, entre os anos 2001 e 2011, o nível de emprego formal cresceu em todas as regiões do país e em vários setores. São características do emprego formal:A | A jornada de trabalho flexível e a informalidade das atividades. |
B | O trabalho autônomo e a falta de oferta de vagas de emprego. |
C | O registro em carteira de trabalho e a contribuição para um sistema de seguridade social. |
D | O desemprego e a ociosidade involuntária. |
E | O trabalho compulsório e a inexistência de um sistema de seguridade social. |
Question 7 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?A | Historicismo |
B | Positivismo |
C | Anarquismo |
D | Marxismo |
E | Fordismo |
Question 8 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O estudo da Sociologia é importante, nas instituições de ensino, devido ao fato de queA | sendo o conhecimento um dos constitutivos essenciais da natureza humana, essa ciência pode, mais facilmente, conduzir o estudioso a uma melhor compreensão do homem na sua vida real. |
B | sendo o método em uso na Sociologia o parâmetro para o estudo das demais ciências, sobretudo as sociais, o estudioso terá o caminho para outros saberes bem mais facilitado |
C | pertencendo à Sociologia o conhecimento de todo o ordenamento jurídico positivo de uma sociedade, o estudioso tem acesso aos meios de evitar transgressões e fugir às penalidades daí decorrentes. |
D | visando a Sociologia conduzir o homem a pautar seus comportamentos por princípios morais e éticos, fica garantido a esse mesmo homem opções de vida segundo tais princípios. |
E | conhecendo em maior profundidade os direitos e deveres de quem vive em sociedade, o indivíduo, mais naturalmente, pode isolar-se em seus próprios projetos e ideais. |
Question 9 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O conjunto de funções, regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade, é aquilo que, na Sociologia, se entende por:A | instituições jurídicas. |
B | associações recreativas. |
C | classes sociais. |
D | instituições sociais. |
E | agremiações religiosas. |
Question 10 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra. CLASTRES. P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1982 (adaptado).O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:A | Determinação divina e soberania monárquica. |
B | Mediação jurídica e regras contratualistas. |
C | Gestão coletiva e obrigações tributárias. |
D | Imposição ideológica e normas hierárquicas. |
E | Intervenção consensual e autonomia comunitária. |
Question 11 |
Tema: Geografia
(Unifenas 2019)
Analise a imagem a seguir:
A | Resolução da ONU, apoiada pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional, determinando recentemente que Jerusalém é a capital “eterna e indivisível” de Israel. |
B | Posição histórica de hostilidade dos Estados Unidos ao povo curdo, minoria excluída em terras palestinas. |
C | Deliberação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definindo a divisão da cidade de Jerusalém entre Israel (área ocidental) e Palestina (área oriental), com consentimento da comunidade internacional. |
D | Decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em reconhecer Jerusalém como capital de Israel, gerando tensões de cunho nacionalista na região. |
E | Decreto do presidente norte-americano, Donald Trump, em dar apoio militar ao grupo Hamas na Faixa de Gaza, gerando descontentamento do povo palestino. |
Question 12 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
A integração dos espaços e populações africanas e asiáticas aos circuitos capitalistas europeus é visível em dois momentos históricos: durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, por meio das navegações, e durante o Imperialismo do século XIX, também conhecido como a época do neocolonialismo. A diferença entre as fases do capitalismo, nestes dois períodos corresponde, respectivamente, às chamadas etapas:A | Comercial e Industrial. |
B | Agrícola e Tecnológica. |
C | Reformista e Neoliberal. |
D | Manufatureira e Artesanal. |
E | Feudal e Escravista. |
Question 13 |
Tema: Filosofia
(Unioeste 2019)
No capítulo XV de O Príncipe, Nicolau Maquiavel (1469-1527) destaca um dos principais fundamentos de sua reflexão política. Visando distinguir-se tanto de seus predecessores quanto de seus contemporâneos, ele indica claramente sua perspectiva realista: “Mas, sendo a minha intenção escrever coisa útil a quem a escute, pareceu-me mais convincente ir direto à verdade efetiva da coisa do que à imaginação dessa” (MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Hedra, 2011. p. 151). A partir da leitura do trecho citado, pode se afirmar CORRETAMENTE queA | o realismo político de Maquiavel baseia-se na crença da bondade natural do homem. |
B | o realismo político de Maquiavel baseia-se na busca das leis que regem as repúblicas e principados perfeitos propostos pelos pensadores utópicos. |
C | o realismo político de Maquiavel baseia-se na idealização da vida política. |
D | o realismo político de Maquiavel baseia-se na análise da vida política na sua realidade ou verdade efetiva. |
E | o realismo político de Maquiavel baseia-se na busca de leis imutáveis que regem a vida religiosa dos homens. |
Question 14 |
Tema: Geografia
(ESPM 2019)
Com o foco voltado para o petróleo e usando parte do dinheiro arrecadado com as exportações do combustível para sustentar programas sociais, não se preocupou com o desenvolvimento agrícola e industrial do país.O texto retrata a grave crise econômica pela qual está passando a (o):A | Brasil |
B | Venezuela |
C | Argentina |
D | Uruguai |
E | Chile |
Question 15 |
Tema: História
(ENEM 2017)

A | sofrimento de trabalhadores soviéticos pela opressão do regime stalinista. |
B | luta do proletariado soviético para sua emancipação do sistema vigente. |
C | união de operários e camponeses soviéticos pela volta do regime czarista. |
D | trabalhador soviético retratado de acordo com a realidade do período. |
E | exaltação idealizada da capacidade de trabalho do povo soviético. |
Question 16 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)

A | redução do volume dos rios. |
B | retração do nível dos reservatórios. |
C | expansão do lençol freático. |
D | diminuição do índice de chuvas. |
E | ampliação do escoamento superficial. |
Question 17 |
Tema: Filosofia
(UNESP 2018)
Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem.(Blaise Pascal. Pensamentos, 2015. Adaptado.)O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma óticaA | materialista |
B | antropocêntrica |
C | teológica |
D | científica |
E | ateísta |
Question 18 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as mutações ocorridas no mundo do trabalho na sociedade ocidental nas últimas três décadas, é correto afirmar:A | O desemprego estrutural apresentou declínio mediante a desaceleração das transformações tecnológicas. |
B | O desemprego estrutural, a precarização das condições de trabalho, a degradação da natureza e uma lógica societal embasada no consumo de mercadorias são suas características principais. |
C | Houve aumento da oferta de empregos formais, da seguridade social e da solidariedade entre os seres humanos. |
D | O individualismo e o consumismo arrefeceram, dando espaço para a criação de uma nova lógica para as relações de trabalho. |
E | O consumo consciente e a produção sustentável tornaram-se a forma dominante nas relações econômicas, ocasionando a recuperação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida dos seres humanos. |
Question 19 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
O Renascimento, sob influência da cultura greco-romana, supunha que o ser humano era capaz de um entendimento racional do mundo. Assinale a alternativa correta para as características que marcaram essa influência.A | Romantismo e racionalismo |
B | Idealismo e teocentrismo |
C | Humanismo e racionalismo |
D | Idealismo e romantismo |
E | Teocentrismo e medievalismo |
Question 20 |
Tema: Geografia
(Atenas Sete Lagoas 2019)
No dia 14 de junho, Rússia e Arábia Saudita fizeram o primeiro jogo do Mundial de Futebol no Estádio Luzhniki, em Moscou às dezoito horas, horário local. Moscou está localizado no UTC+3.Levando em consideração os fusos horários vigentes atualmente no Brasil e que sua hora oficial é determinada pelo fuso que se encontra no meridiano 45º longitude oeste, esta partida de futebol foi transmitida nas cidades de São Paulo, Manaus e Rio Branco, respectivamente às:A | 11h, 13h, 12h |
B | 13h, 12h, 14h |
C | 12h, 10h, 13h |
D | 10h, 11h, 13h |
E | 12h, 11h, 10h |
Question 21 |
Tema: Geografia
(CESMAC 2019)
São áreas de transição entre duas massas de ar termicamente opostas. O encontro dessas massas de ar provoca mudanças significativas no tempo meteorológico, trazendo nuvens e chuvas.Que denominação pode ser dada às áreas referidas?A | Frentes |
B | Massas Tropicais |
C | Brisas marinhas |
D | Vórtices ciclônicos |
E | Superfícies termoclinas |
Question 22 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realização humana, uma evidente degradação do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social está totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da força social, moldada por ela. DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.Uma manifestação contemporânea do fenômeno descrito no texto é o(a)A | aprofundamento da vivência espiritual. |
B | valorização dos conhecimentos acumulados. |
C | fortalecimento das relações interpessoais. |
D | reconhecimento na esfera artística. |
E | exposição nos meios de comunicação. |
Question 23 |
Tema: Geografia
(FPS 2019)
O capitalismo se expandiu, trazendo a multiplicação de bens e a renovação das máquinas. No século XIX, observa-se que o capitalismo:A | estimulou a colonização sem, contudo, deixar de lado a democracia. |
B | conseguiu ampliar a industrialização na Europa de maneira significativa. |
C | centralizou suas atividades na Europa e na América do Sul. |
D | ficou restrito às indústrias existentes na Inglaterra. |
E | teve a aceitação de todos, porque oferecia bons empregos. |
Question 24 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Emile Durkheim (1858-1917) definiu duas morfologias diferentes para as formas de solidariedade nas sociedades. Assinale a alternativa correta.A | Solidariedade e individualismo. |
B | Solidariedade liberal e solidariedade totalitária. |
C | Solidariedade espiritual e solidariedade laica. |
D | Solidariedade moderna e solidariedade tradicional. |
E | Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. |
Question 25 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
A ordem geopolítica do pós-Segunda Guerra Mundial articulou a bipolarização do poder entreA | Rússia e China, com a instituição do protecionismo econômico. |
B | Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a deflagração da Guerra da Coreia. |
C | Estados Unidos e União Soviética, com a chamada Guerra Fria. |
D | Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, com a instituição do Muro de Berlim. |
E | Estados Unidos e Reino Unido, com a proclamada Guerra ao Terror. |
Question 26 |
Tema: História
(ENEM 2018)
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)A | busca da neutralidade política. |
B | elasticidade das fronteiras geográficas. |
C | subordinação à potência hegemônica. |
D | estímulo à competição comercial. |
E | compartilhamento de pesquisas científicas. |
Question 27 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Do ponto de vista das reflexões filosóficas contemporâneas sobre o que foi a chamada Idade Média, é correto afirmar:A | Constituiu-se num período em que o saber não evoluiu, representando uma “longa noite de mil anos”. |
B | Foi um período que ficou na média por ter preservado o saber greco-romano da destruição causada pela Santa Inquisição. |
C | Foi um período em que o saber filosófico esteve atrelado ao saber religioso, tendo a filosofia como “serva” da teologia, ou seja, um saber voltado a fundamentar racionalmente os dogmas da fé. |
D | Foi um período em que Santo Tomás de Aquino liderou a Filosofia Patrística e Santo Agostinho liderou a Escolástica. |
E | Foi uma importante era da história da humanidade em que René Descartes e Galileu Galilei lançaram as bases da ciência moderna, em contraposição ao teocentrismo do pensamento grego. |
Question 28 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
Os avanços científicos e tecnológicos têm possibilitado uma compreensão crescente sobre a dinâmica climática global. Apesar desses avanços, grande parte da população mundial ainda não tem acesso aos conhecimentos e tecnologias à disposição e, para a compreensão e predição dos fenômenos naturais que vivenciam, muitos continuam se baseando em conhecimentos populares tradicionais passados de geração em geração. Essas habilidades tradicionais de prognóstico do tempo “se efetivam no contato contínuo do homem com o ambiente, reforçadas pela inteligência, atenção, sensibilidade e experiência, que variam muito de um indivíduo para outro” (Sartori, 2002). A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:( ) A observação de sinais da natureza para a previsão das chuvas é bastante difundida entre os sertanejos do Nordeste do Brasil, conhecidos como “profetas do tempo”. ( ) A compreensão fenomenológica do clima e do tempo restringe-se às áreas rurais, que permitem o contato direto do ser humano com a natureza. ( ) A observação da fauna e da flora, seja através da presença ou ausência de espécies, da floração e frutificação, são elementos comuns e recorrentes de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo. ( ) A observação das condições atmosféricas, através da direção do vento, tipos de nuvens e variação da temperatura, integra os elementos de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.A | F – V – F – F. |
B | F – V – V – F. |
C | F – F – V – V. |
D | V – F – V – V. |
E | V – V – F – V. |
Question 29 |
Tema: Sociologia
(UPE 2018)
Observe a charge a seguir:
A | Cultura popular |
B | Etnocentrismo |
C | Indústria cultural |
D | Materialismo histórico |
E | Etnometodologia |
Question 30 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2017)
Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio - era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito.AZEVEDO, E. ""Lá vai verso!"": Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. ln: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado).Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)A | mecanismos de hierarquização tribal. |
B | laços de solidariedade familiar. |
C | estratégias de resistência cultural. |
D | limites da concessão de alforria. |
E | instrumentos de dominação religiosa. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!