A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: Filosofia
(UEMA 2018)
Leia os seguintes pensamentos sobre o trabalho. “O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.” Voltaire, filósofo francês (1694 – 1778) “Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto.” Rabindranath Tagore, escritor indiano (1861 – 1941) “O ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas torna-se humano.” (Maria Lúcia de A. Aranha et all. Filosofando) Os pensamentos reproduzidos carregam em si uma ideologia comum sobre o trabalho e escondem, muitas das vezes, suas condições de execução. A ideia subjacente nas três sentenças é que o trabalhoA | conduz o homem ao tédio. |
B | dignifica o homem. |
C | é um castigo de Deus. |
D | é um processo escravo. |
E | é uma produção inventiva. |
Question 2 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A natural preocupação do homem, por atingir, racionalmente, as últimas explicações de todas as realidades, sensíveis ou espirituais, que o cercam, pode definir-se como sendo:A | a preocupação natural de desvendar o significado de tudo, usando apenas a observação empírica. |
B | o ato de filosofar, de acordo com o pensamento de Aristóteles na sua obra chamada Metafísica. |
C | a natural necessidade de desvendar o destino futuro e as realidades além da morte. |
D | o desejo profundo de acumular o máximo de informações contidas nos diversos ramos do saber. |
E | a intrínseca tendência por desvendar as grandes interrogações que os mitos e lendas suscitam. |
Question 3 |
Tema: Geografia
(OBF 2018)
A necessidade de economizar energia tem sido um dos assuntos mais debatido em todos os fóruns internacionais sobre produção de energias limpas e de recursos renováveis. Dentre as várias fontes citadas nas proposições abaixo, uma é dita como não renovável, identifique-a:A | Marés |
B | Ventos |
C | Quedas d’água. |
D | Petróleo |
E | Luz solar |
Question 4 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Em relação ao Helenismo, é correto afirmarA | Corresponde ao período em que o filósofo Heleno ocupou o centro dos debates em torno da moral e da ética. |
B | Após Aristóteles, mestre de Platão, nenhuma grande síntese filosófica foi produzida na Grécia Antiga e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, das discussões a respeito de como o homem deve viver para ser feliz. |
C | Foi quando Heleno, discípulo de Aristóteles, expandiu as ideias de seu mestre para além das fronteiras da Grécia. |
D | É o período em que o pensamento helênico se expandiu para além das fronteiras da Grécia. |
E | Trata-se do período em que Plotino firmou as bases do pensamento religioso, tendo sido o Rei precursor do Cristianismo. |
Question 5 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se: “[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso) A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
B | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
C | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
D | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
E | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
Question 6 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
""No início deste novo milênio, o maior desafio da sociedade brasileira é enfrentar uma herança de injustiça social que exclui grande parte da sua população do acesso às condições mínimas de dignidade e cidadania"". CARVALHO, Inaiá Maria M. de. Inclusão Social, Pobreza e Cidadania. In: RUBIM, Antônio Albino C. (Org.). Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFA, 2005, p.3. Sobre o desenvolvimento econômico e a cidadania no Brasil, no início do século XXI, é correto afirmar:A | No início do século XXI, o Brasil erradicou totalmente a pobreza por meio de reformas estruturais, entre as quais destacam-se a reforma agrária pacífica e o desenvolvimento do agronegócio como fatores de distribuição de renda. |
B | Os grandes investimentos em saneamento básico, educação e saúde, promoveram uma elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil no início do século XXI. O país encontra-se agora no 6º lugar desse ranking global, sendo o melhor colocado entre os países da América Latina. |
C | Atualmente, o Brasil encontra-se em uma fase de crescimento econômico e desenvolvimento humano amparado no controle do déficit público promovido pelos governos Dilma Rousseff e Michel Temer. |
D | O Brasil caracteriza-se por ser um país que promove a igualdade de condições entre os seus cidadãos, não sendo a injustiça social um problema a ser combatido, na medida em que todos os seus habitantes – nacionais e estrangeiros – possuem condições dignas de vida. |
E | O Brasil, embora possua uma estrutura produtiva complexa e diversificada, não conseguiu atingir os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de países como a Noruega e a Austrália, estando abaixo de outros países da América Latina, como Uruguai e Cuba, no ranking global dessa avaliação de desenvolvimento das nações, no ano de 2015. |
Question 7 |
Tema: História
(USF 2019)
A escravidão no Brasil foi abolida com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888. Apesar de passados 130 anos, o problema do trabalho escravo no Brasil está longe de ser solucionado. Em 1995, o governo federal brasileiro reconheceu a existência do trabalho escravo contemporâneo perante a Organização Internacional do Trabalho. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, entre 1995 e 2016 foram libertos cerca de 52 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil. Desses, quase 70% em atividades na zona rural. O trabalho análogo à escravidão não é meramente um descumprimento das leis trabalhistas, ele fere diretamente o direito de dignidade humana. Segundo a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, configuram o trabalho escravo na atualidade:A | Trabalho informal, uso da mão de obra infantil e descumprimento da CLT. |
B | Retenção da carteira de trabalho, condições insalubres de trabalho, trabalho informal e aprendiz legal. |
C | Perseguição étnica com relação aos afrodescendentes e índios. |
D | Trabalho forçado, jornadas de trabalho exaustivas, servidão por dívida e condições degradantes de trabalho. |
E | Aprisionamento do trabalhador, violência física, trabalho autônomo e condições insalubres de trabalho. |
Question 8 |
Tema: Geografia
(Unifenas 2019)
Analise a imagem a seguir:
A | Decreto do presidente norte-americano, Donald Trump, em dar apoio militar ao grupo Hamas na Faixa de Gaza, gerando descontentamento do povo palestino. |
B | Decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em reconhecer Jerusalém como capital de Israel, gerando tensões de cunho nacionalista na região. |
C | Resolução da ONU, apoiada pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional, determinando recentemente que Jerusalém é a capital “eterna e indivisível” de Israel. |
D | Posição histórica de hostilidade dos Estados Unidos ao povo curdo, minoria excluída em terras palestinas. |
E | Deliberação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definindo a divisão da cidade de Jerusalém entre Israel (área ocidental) e Palestina (área oriental), com consentimento da comunidade internacional. |
Question 9 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realização humana, uma evidente degradação do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social está totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da força social, moldada por ela. DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015. Uma manifestação contemporânea do fenômeno descrito no texto é o(a)A | fortalecimento das relações interpessoais. |
B | valorização dos conhecimentos acumulados. |
C | reconhecimento na esfera artística. |
D | exposição nos meios de comunicação. |
E | aprofundamento da vivência espiritual. |
Question 10 |
Tema: Sociologia
(UNCISAL 2018)
Em abril de 2017, aconteceu, em Brasília, o 14º Acampamento Terra Livre, ato que reuniu milhares de representantes dos diversos povos indígenas do Brasil. O acampamento teve como um de seus objetivos debater e divulgar uma carta de reivindicações referente à situação contemporânea dos povos indígenas brasileiros. Em relação a essa situação, é correto reconhecerA | a superação dos estereótipos e preconceitos sociais contra tais populações. |
B | o sucesso nos acordos comerciais internacionais e o declínio dos conflitos existentes entre as lideranças indígenas e as empresas exploradoras do agronegócio. |
C | a política oficial assimilacionista e tutelar promulgada pela Constituição de 1988. |
D | a ameaça constante aos direitos constitucionais dos indígenas, sobretudo às demarcações de terras indígenas. |
E | a ampla divulgação dos movimentos políticos indígenas pelos tradicionais veículos de mídia. |
Question 11 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Acerca da noção de cultura nas Ciências Sociais, é correto afirmar queA | nas Ciências Sociais, a noção de cultura não é considerada um instrumento adequado para a investigação das diferenças entre os grupos humanos. |
B | nas Ciências Sociais, a noção de cultura é usada apenas associada a alguma habilidade, por exemplo, cultura das letras, cultura das artes. |
C | nas Ciências Sociais, de maneira geral, a noção de cultura envolve sistemas de pensamento e modos de vida. Ela é utilizada para investigar as maneiras como os seres humanos se adaptam ao meio ambiente e as formas pelas quais eles adaptam o meio às suas necessidades e interesses. |
D | para se entender a cultura de um povo, deve-se levar em conta somente os aspectos raciais e religiosos. |
E | considerando que o conceito de raça é o melhor instrumento de análise para entender as diferenças entre os povos, o conceito de cultura é utilizado nas Ciências Sociais apenas para o estudo do folclore dos povos primitivos. |
Question 12 |
Tema: Filosofia
(UPE 2018)
Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico: Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria. (MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.) O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofiaA | Mítica. |
B | Platônica. |
C | Socrática. |
D | Pós-socrática. |
E | Pré-socrática. |
Question 13 |
Tema: Geografia
(UDESC 2018)
No dia 21 de junho, tivemos o solstício de inverno no hemisfério sul. A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, órgão governamental dos EUA) publicou neste mês algumas mudanças climáticas percebidas em comparação a outros anos. Entre elas, a média global de temperatura neste mês foi 0,8ºC acima da média do século 20, a Europa teve seu segundo ano mais quente, já registrado em 108 anos, e é junto com a África o continente mais quente. Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa ( ) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. ( ) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico. ( ) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais. ( ) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente. ( ) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.A | V – F – F – V – V |
B | V – V – V – V – F |
C | F – V – F – F – V |
D | F – F – V – F – V |
E | F – V – V – V – V |
Question 14 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
A integração dos espaços e populações africanas e asiáticas aos circuitos capitalistas europeus é visível em dois momentos históricos: durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, por meio das navegações, e durante o Imperialismo do século XIX, também conhecido como a época do neocolonialismo. A diferença entre as fases do capitalismo, nestes dois períodos corresponde, respectivamente, às chamadas etapas:A | Comercial e Industrial. |
B | Feudal e Escravista. |
C | Reformista e Neoliberal. |
D | Agrícola e Tecnológica. |
E | Manufatureira e Artesanal. |
Question 15 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2017)
Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio - era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito. AZEVEDO, E. ""Lá vai verso!"": Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. ln: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado). Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)A | estratégias de resistência cultural. |
B | mecanismos de hierarquização tribal. |
C | instrumentos de dominação religiosa. |
D | limites da concessão de alforria. |
E | laços de solidariedade familiar. |
Question 16 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Entre os princípios básicos da Reforma Luterana, encontram-se os seguintes:A | O pão e o vinho transformam-se em corpo e sangue de Cristo na Eucaristia. |
B | A salvação é alcançada pela fé e o fiel é capaz de interpretar ele mesmo os textos bíblicos através dessa mesma fé. |
C | O clero é o único intermediário entre Deus e os fiéis e são reafirmados os sete sacramentos. |
D | A conduta de comprar indulgências e praticar o celibato clerical. |
E | A língua oficial da Reforma Luterana é o latim, tanto para o culto quanto para a Bíblia. |
Question 17 |
Tema: Sociologia
(UECE 2018)
Relacione corretamente os tipos de intolerância ou fanatismo listados a seguir aos grupos que praticam atos violentos contra pessoas, baseados na intolerância e na crença em verdades absolutas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. Coluna I 1. Intolerância religiosa 2. Racismo 3. Fanatismo esportivo 4. Sectarismo político Coluna II ( ) Ku Klux Klan; Neonazismo ( ) Macartismo; Revolução Cultural Maoísta ( ) Cruzadas; Caça às Bruxas ( ) Hooligans; Torcidas Organizadas A sequência correta, de cima para baixo, é:A | 2, 4, 1, 3. |
B | 2, 3, 1, 4. |
C | 1, 2, 3, 4. |
D | 3, 1, 4, 2. |
E | 3,1,2,4. |
Question 18 |
Tema: Geografia
(FPS 2019)
O capitalismo se expandiu, trazendo a multiplicação de bens e a renovação das máquinas. No século XIX, observa-se que o capitalismo:A | conseguiu ampliar a industrialização na Europa de maneira significativa. |
B | estimulou a colonização sem, contudo, deixar de lado a democracia. |
C | ficou restrito às indústrias existentes na Inglaterra. |
D | centralizou suas atividades na Europa e na América do Sul. |
E | teve a aceitação de todos, porque oferecia bons empregos. |
Question 19 |
Tema: História
(IFRR 2019)
Assinale a única alternativa que traz uma das características marcantes da política medieval:A | O clero detinha muito poder religioso, mas não se pronunciava sobre questões políticas como a distribuição de terras ou as noções de justiça. |
B | A lei dos feudos era baseada nos costumes e muitas vezes as lideranças religiosas eram responsáveis por determinar punições a quem fosse considerado um perigo para a sociedade; |
C | Havia muitos estados organizados em que os três poderes – executivo, legislativo e judiciário - eram exercidos pelo clero, a nobreza e os servos. |
D | O poder do estado era centralizado em um rei absoluto que produzia as leis, a justiça e a administração pública. |
E | Entre os líderes católicos, os monges e os mosteiros eram os mais envolvidos em questões relacionadas à política dos feudos |
Question 20 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
A ordem geopolítica do pós-Segunda Guerra Mundial articulou a bipolarização do poder entreA | Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, com a instituição do Muro de Berlim. |
B | Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a deflagração da Guerra da Coreia. |
C | Estados Unidos e União Soviética, com a chamada Guerra Fria. |
D | Estados Unidos e Reino Unido, com a proclamada Guerra ao Terror. |
E | Rússia e China, com a instituição do protecionismo econômico. |
Question 21 |
Tema: Sociologia
(UniCesumar 2018)
Os conceitos que expressam a sociologia compreensiva de Max Weber são:A | determinação, totalidade concreta, lutas de classes, dialética, história. |
B | sentido, interpretação da ação social, tipo ideal, racionalização, história. |
C | fragmentação, formas e conteúdos sociais, interação, socialização. |
D | leis gerais, causalidade, normal e patológico, fatos sociais, consciência coletiva. |
E | definição da situação, papéis sociais, dramaturgia social, linguagem. |
Question 22 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
Observe a charge sobre o Tratado de Versalhes.
A | a humilhação da Alemanha após a Primeira Guerra e a ascensão do nazismo. |
B | a paz sem vencedores da Segunda Guerra e o crescimento do partido nazista. |
C | o auge do Império Alemão após a Guerra Franco-Prussiana e a crise partidária no país. |
D | a derrocada da Alemanha nazista e a condenação dos crimes da Segunda Guerra. |
E | o grande poderio bélico da Alemanha e suas conquistas durante a Primeira Guerra. |
Question 23 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as mutações ocorridas no mundo do trabalho na sociedade ocidental nas últimas três décadas, é correto afirmar:A | O desemprego estrutural apresentou declínio mediante a desaceleração das transformações tecnológicas. |
B | Houve aumento da oferta de empregos formais, da seguridade social e da solidariedade entre os seres humanos. |
C | O desemprego estrutural, a precarização das condições de trabalho, a degradação da natureza e uma lógica societal embasada no consumo de mercadorias são suas características principais. |
D | O individualismo e o consumismo arrefeceram, dando espaço para a criação de uma nova lógica para as relações de trabalho. |
E | O consumo consciente e a produção sustentável tornaram-se a forma dominante nas relações econômicas, ocasionando a recuperação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida dos seres humanos. |
Question 24 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Decretado em 13 de dezembro de 1968 e considerado como a expressão mais acabada do estado de exceção instaurado pelo Golpe de 1964, este instrumento inconstitucional autorizava ao presidente da República suspender os direitos políticos e a garantia de habeas-corpus dos cidadãos, bem como decretar recesso do Congresso Nacional, confiscar bens e intervir em estados e municípios, tudo sem a apreciação judicial. Tal instrumento ficou conhecido comoA | Ato Institucional nº 1. |
B | Ato Institucional nº 5. |
C | Plano Quinquenal. |
D | Reforma bolivariana. |
E | Reforma de Bases. |
Question 25 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmarA | O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população. |
B | A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima. |
C | As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita. |
D | A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética. |
E | A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico. |
Question 26 |
Tema: Geografia
(IFBA 2018)
É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca. O texto acima descreve as características da vegetação de:A | Mata Atlântica. |
B | Caatinga. |
C | Coxilhas. |
D | Estepes. |
E | Araucária. |
Question 27 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Do ponto de vista das reflexões filosóficas contemporâneas sobre o que foi a chamada Idade Média, é correto afirmar:A | Constituiu-se num período em que o saber não evoluiu, representando uma “longa noite de mil anos”. |
B | Foi um período que ficou na média por ter preservado o saber greco-romano da destruição causada pela Santa Inquisição. |
C | Foi um período em que o saber filosófico esteve atrelado ao saber religioso, tendo a filosofia como “serva” da teologia, ou seja, um saber voltado a fundamentar racionalmente os dogmas da fé. |
D | Foi um período em que Santo Tomás de Aquino liderou a Filosofia Patrística e Santo Agostinho liderou a Escolástica. |
E | Foi uma importante era da história da humanidade em que René Descartes e Galileu Galilei lançaram as bases da ciência moderna, em contraposição ao teocentrismo do pensamento grego. |
Question 28 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”. DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2. jul.-dez. 2014. A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)A | admissão da participação proativa em blocos regionais. |
B | rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais. |
C | busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional. |
D | abdicação da interferência militar em conflito local. |
E | compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais. |
Question 29 |
Tema: História
(ENEM 2017)

A | sofrimento de trabalhadores soviéticos pela opressão do regime stalinista. |
B | luta do proletariado soviético para sua emancipação do sistema vigente. |
C | união de operários e camponeses soviéticos pela volta do regime czarista. |
D | trabalhador soviético retratado de acordo com a realidade do período. |
E | exaltação idealizada da capacidade de trabalho do povo soviético. |
Question 30 |
Tema: Geografia
(FPS 2019)
Os Estados Unidos conseguiram fortalecer sua economia e aumentar seu poderio político no mundo contemporâneo. Não se pode negar, no entanto, que:A | abalaram-se com a ascensão econômica da China, perdendo mercado na globalização. |
B | enfrentaram problemas de lutas sociais superados pela atuação do Congresso. |
C | ganharam espaço político na América Latina, mas não se preocuparam em intervir nos países. |
D | derrotaram militarmente todos os seus inimigos com uma tecnologia bélica insuperável. |
E | participam da produção do petróleo, embora não tenham interferido no mundo asiático. |
← |
List |
→ |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Fim |
A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Não perca nenhuma data!
Receba atualização sobre o ENEM, SISU, Prouni, FIES e muito mais no seu e-mail!Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial
