A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: História
(UNITAU 2017)
O legislador Sólon, enquanto governou a polis de Atenas, foi reconhecido por criar a eclésia (assembleia popular) e, por isso, foi considerado criador de um regime político específico na Antiguidade Clássica. Sobre esse regime, é CORRETO afirmar:A | Os estrangeiros e as mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis, reforçando o conceito de democracia direta. |
B | Era erroneamente chamado de democracia, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo nas assembleias populares |
C | A inexistência de escravos em Atenas levava à participação quase total da população da polis na política, o que reforçava a ideia de democracia plena. |
D | Era chamado de democracia, ainda que somente homens livres fossem considerados cidadãos e participassem diretamente das decisões tomadas na polis. |
E | Era chamado de democracia, pois previa a participação de todos e estava baseado na eleição de representantes para a assembleia popular, que se reunia uma vez por ano na ágora e deliberava sobre os mais variados assuntos. |
Question 2 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade. A partir do exposto acima, é correto afirmar:A | O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico. |
B | Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação. |
C | Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas. |
D | A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião. |
E | Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação. |
Question 3 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?A | Positivismo |
B | Anarquismo |
C | Historicismo |
D | Marxismo |
E | Fordismo |
Question 4 |
Tema: História
(ENEM 2017)

A | exaltação idealizada da capacidade de trabalho do povo soviético. |
B | trabalhador soviético retratado de acordo com a realidade do período. |
C | união de operários e camponeses soviéticos pela volta do regime czarista. |
D | sofrimento de trabalhadores soviéticos pela opressão do regime stalinista. |
E | luta do proletariado soviético para sua emancipação do sistema vigente. |
Question 5 |
Tema: Geografia
(ESPM 2019)
O mapa abaixo destaca:
A | as maiores biodiversidades. |
B | os mais populosos do mundo. |
C | as grandes potências bélicas. |
D | as maiores economias mundiais. |
E | as maiores áreas territoriais. |
Question 6 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”. DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2. jul.-dez. 2014. A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)A | busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional. |
B | compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais. |
C | rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais. |
D | abdicação da interferência militar em conflito local. |
E | admissão da participação proativa em blocos regionais. |
Question 7 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as mutações ocorridas no mundo do trabalho na sociedade ocidental nas últimas três décadas, é correto afirmar:A | O desemprego estrutural, a precarização das condições de trabalho, a degradação da natureza e uma lógica societal embasada no consumo de mercadorias são suas características principais. |
B | O desemprego estrutural apresentou declínio mediante a desaceleração das transformações tecnológicas. |
C | O consumo consciente e a produção sustentável tornaram-se a forma dominante nas relações econômicas, ocasionando a recuperação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida dos seres humanos. |
D | Houve aumento da oferta de empregos formais, da seguridade social e da solidariedade entre os seres humanos. |
E | O individualismo e o consumismo arrefeceram, dando espaço para a criação de uma nova lógica para as relações de trabalho. |
Question 8 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se: “[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso) A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
B | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
C | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
D | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
E | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
Question 9 |
Tema: História
(USF 2019)
A escravidão no Brasil foi abolida com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888. Apesar de passados 130 anos, o problema do trabalho escravo no Brasil está longe de ser solucionado. Em 1995, o governo federal brasileiro reconheceu a existência do trabalho escravo contemporâneo perante a Organização Internacional do Trabalho. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, entre 1995 e 2016 foram libertos cerca de 52 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil. Desses, quase 70% em atividades na zona rural. O trabalho análogo à escravidão não é meramente um descumprimento das leis trabalhistas, ele fere diretamente o direito de dignidade humana. Segundo a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, configuram o trabalho escravo na atualidade:A | Trabalho informal, uso da mão de obra infantil e descumprimento da CLT. |
B | Retenção da carteira de trabalho, condições insalubres de trabalho, trabalho informal e aprendiz legal. |
C | Perseguição étnica com relação aos afrodescendentes e índios. |
D | Trabalho forçado, jornadas de trabalho exaustivas, servidão por dívida e condições degradantes de trabalho. |
E | Aprisionamento do trabalhador, violência física, trabalho autônomo e condições insalubres de trabalho. |
Question 10 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
A ordem geopolítica do pós-Segunda Guerra Mundial articulou a bipolarização do poder entreA | Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, com a instituição do Muro de Berlim. |
B | Estados Unidos e União Soviética, com a chamada Guerra Fria. |
C | Rússia e China, com a instituição do protecionismo econômico. |
D | Estados Unidos e Reino Unido, com a proclamada Guerra ao Terror. |
E | Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a deflagração da Guerra da Coreia. |
Question 11 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2019)
A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir.
A | As repartições internas atuais dos continentes no Hemisfério Norte. |
B | A distribuição das águas constituindo um só oceano. |
C | A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana. |
D | A continuidade dos sistemas fluviais entre América e África. |
E | As ligações atuais entre os continentes no Hemisfério Sul. |
Question 12 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)

A | retração do nível dos reservatórios. |
B | redução do volume dos rios. |
C | ampliação do escoamento superficial. |
D | diminuição do índice de chuvas. |
E | expansão do lençol freático. |
Question 13 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Entre os princípios básicos da Reforma Luterana, encontram-se os seguintes:A | O clero é o único intermediário entre Deus e os fiéis e são reafirmados os sete sacramentos. |
B | A conduta de comprar indulgências e praticar o celibato clerical. |
C | A língua oficial da Reforma Luterana é o latim, tanto para o culto quanto para a Bíblia. |
D | A salvação é alcançada pela fé e o fiel é capaz de interpretar ele mesmo os textos bíblicos através dessa mesma fé. |
E | O pão e o vinho transformam-se em corpo e sangue de Cristo na Eucaristia. |
Question 14 |
Tema: Filosofia
(UPE 2018)
Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico: Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria. (MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.) O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofiaA | Mítica. |
B | Socrática. |
C | Pós-socrática. |
D | Pré-socrática. |
E | Platônica. |
Question 15 |
Tema: História
(UFPR 2019)
O ano de 1968 foi um período de tensões sociais e políticas em diferentes partes do mundo. A respeito de alguns desses movimentos históricos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) No Brasil, houve a promulgação do Ato Institucional no 5 pela ditadura civil-militar, aumentando a repressão a grupos considerados subversivos ou comunistas pelos governantes. ( ) Na Tchecoslováquia, houve a Primavera de Praga, que foi a Reforma do Capitalismo com a ajuda do Bloco Europeu Ocidental. ( ) Na França, houve mobilização de trabalhadores em greves por ampliação de salários e direitos, além da contestação de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente. ( ) Nos Estados Unidos, aumentaram as tensões raciais entre negros e brancos com o assassinato do ativista Martin Luther King Jr. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixoA | V – F – V – V. |
B | V – F – F – F. |
C | V – V – F – F. |
D | F – V – V – V |
E | F – V – F – V. |
Question 16 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O conjunto de funções, regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade, é aquilo que, na Sociologia, se entende por:A | instituições sociais. |
B | agremiações religiosas. |
C | instituições jurídicas. |
D | associações recreativas. |
E | classes sociais. |
Question 17 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Em relação ao Helenismo, é correto afirmarA | Corresponde ao período em que o filósofo Heleno ocupou o centro dos debates em torno da moral e da ética. |
B | Foi quando Heleno, discípulo de Aristóteles, expandiu as ideias de seu mestre para além das fronteiras da Grécia. |
C | Trata-se do período em que Plotino firmou as bases do pensamento religioso, tendo sido o Rei precursor do Cristianismo. |
D | Após Aristóteles, mestre de Platão, nenhuma grande síntese filosófica foi produzida na Grécia Antiga e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, das discussões a respeito de como o homem deve viver para ser feliz. |
E | É o período em que o pensamento helênico se expandiu para além das fronteiras da Grécia. |
Question 18 |
Tema: Sociologia
(Unioeste 2019)
Leia atentamente o seguinte parágrafo da introdução do livro Sexo e Temperamento (1979) da antropóloga Margaret Mead: “Quando estudamos as sociedades mais simples, não podemos deixar de nos impressionar com as muitas maneiras como o homem tomou umas poucas sugestões e as traçou em belas e imaginosas texturas sociais que denominamos civilizações. Seu ambiente natural muniu-o de alguns contrastes e periodicidades notáveis: o dia e a noite, a mudança das estações, o incansável crescer e minguar da lua, a desova dos peixes e as épocas de migração dos animais e pássaros. Sua própria natureza física forneceu-lhe outros pontos importantes: idade e sexo, ritmo de nascimento, maturação e velhice e a estrutura do parentesco consanguíneo. Diferenças entre um e outro animal, entre um e outro indivíduo, diferenças em ferocidade ou em mansidão, em coragem ou em esperteza, em riqueza de imaginação ou em perseverante obtusidade – todas proporcionaram sugestões a partir das quais foi possível desenvolver as ideias de categoria e casta, de sacerdócios especiais, do artista e do oráculo”. A partir dessa reflexão, é INCORRETO afirmar.A | Embora os elementos “naturais” não sejam determinantes para a invenção ou criação de instituições sociais, culturais e políticas, podemos notar que tiveram influência no tipo de relação que os seres humanos estabeleceram entre si e com a “natureza”. |
B | Para as Ciências Sociais em geral e para a Antropologia, em especial, todas as instituições sociais, culturais e políticas são completamente artificiais e não têm nenhuma relação com fenômenos naturais ou com a relação que os seres humanos estabelecem com a “natureza”. |
C | Os seres humanos não são completamente determinados por fenômenos “naturais”, pois existem sociedades que estabelecem relações distintas com a existência de elementos que não são controlados pela vontade humana ou não podem ser modificados pela técnica ou ciência. |
D | As diferenças entre homens e mulheres que foram atribuídas – durante muito tempo – às diferenças sexuais anatômicas – nascer “macho” ou “fêmea” da espécie humana – vêm sendo ressignificadas atualmente e isso mostra que possuem influência, mas não são determinantes. |
E | As diferenças entre homens e mulheres que foram atribuídas – durante muito tempo – às diferenças sexuais anatômicas – nascer “macho” ou “fêmea” da espécie humana – vêm sendo ressignificadas atualmente e isso mostra que possuem influência, mas não são determinantes. |
Question 19 |
Tema: Geografia
(UNESP 2019)
Em seu processo de transição demográfica, a população brasileira registrou mudanças relacionadas à revolução médico-sanitária. Essas mudanças provocaramA | a redução da taxa de dependência e a diminuição do número de idosos. |
B | a ampliação da taxa de fecundidade e a diminuição da quantidade de adultos. |
C | a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida. |
D | a redução da taxa de fertilidade e a diminuição da população absoluta. |
E | a ampliação da taxa de natalidade e o aumento da população relativa. |
Question 20 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
""No início deste novo milênio, o maior desafio da sociedade brasileira é enfrentar uma herança de injustiça social que exclui grande parte da sua população do acesso às condições mínimas de dignidade e cidadania"". CARVALHO, Inaiá Maria M. de. Inclusão Social, Pobreza e Cidadania. In: RUBIM, Antônio Albino C. (Org.). Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFA, 2005, p.3. Sobre o desenvolvimento econômico e a cidadania no Brasil, no início do século XXI, é correto afirmar:A | No início do século XXI, o Brasil erradicou totalmente a pobreza por meio de reformas estruturais, entre as quais destacam-se a reforma agrária pacífica e o desenvolvimento do agronegócio como fatores de distribuição de renda. |
B | O Brasil, embora possua uma estrutura produtiva complexa e diversificada, não conseguiu atingir os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de países como a Noruega e a Austrália, estando abaixo de outros países da América Latina, como Uruguai e Cuba, no ranking global dessa avaliação de desenvolvimento das nações, no ano de 2015. |
C | O Brasil caracteriza-se por ser um país que promove a igualdade de condições entre os seus cidadãos, não sendo a injustiça social um problema a ser combatido, na medida em que todos os seus habitantes – nacionais e estrangeiros – possuem condições dignas de vida. |
D | Os grandes investimentos em saneamento básico, educação e saúde, promoveram uma elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil no início do século XXI. O país encontra-se agora no 6º lugar desse ranking global, sendo o melhor colocado entre os países da América Latina. |
E | Atualmente, o Brasil encontra-se em uma fase de crescimento econômico e desenvolvimento humano amparado no controle do déficit público promovido pelos governos Dilma Rousseff e Michel Temer. |
Question 21 |
Tema: Sociologia
(UECE 2018)
Relacione corretamente os tipos de intolerância ou fanatismo listados a seguir aos grupos que praticam atos violentos contra pessoas, baseados na intolerância e na crença em verdades absolutas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. Coluna I 1. Intolerância religiosa 2. Racismo 3. Fanatismo esportivo 4. Sectarismo político Coluna II ( ) Ku Klux Klan; Neonazismo ( ) Macartismo; Revolução Cultural Maoísta ( ) Cruzadas; Caça às Bruxas ( ) Hooligans; Torcidas Organizadas A sequência correta, de cima para baixo, é:A | 1, 2, 3, 4. |
B | 2, 4, 1, 3. |
C | 3, 1, 4, 2. |
D | 3,1,2,4. |
E | 2, 3, 1, 4. |
Question 22 |
Tema: Sociologia
(UFU 2018)
A Sociologia constitui-se como uma ciência que busca estudar os aspectos sociais da relação dos indivíduos por meio de um estudo crítico, distante e sistemático dos fenômenos sociais. Com base em alguns autores da Sociologia que se propõem a interpretar o mundo, assinale a alternativa correta.A | Para Weber, a compreensão da ação social do indivíduo em relação aos outros possibilita entender a sociedade. |
B | Para Marx, a análise do fato social em oposição ao trabalho possibilita entender a sociedade por meio do conceito de habitus. |
C | Para Durkheim, a compreensão das relações e das instituições sociais possibilita compreender as estruturas e levar ao socialismo utópico. |
D | Para Durkheim, a análise da luta de classes possibilita desvelar a realidade social para a compreensão da sociedade e sua posterior transformação. |
Question 23 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A natural preocupação do homem, por atingir, racionalmente, as últimas explicações de todas as realidades, sensíveis ou espirituais, que o cercam, pode definir-se como sendo:A | a preocupação natural de desvendar o significado de tudo, usando apenas a observação empírica. |
B | o desejo profundo de acumular o máximo de informações contidas nos diversos ramos do saber. |
C | o ato de filosofar, de acordo com o pensamento de Aristóteles na sua obra chamada Metafísica. |
D | a intrínseca tendência por desvendar as grandes interrogações que os mitos e lendas suscitam. |
E | a natural necessidade de desvendar o destino futuro e as realidades além da morte. |
Question 24 |
Tema: Sociologia
(FPS 2019)

A | ganhou espaço na montagem das políticas colonizadoras. |
B | teve grande repercussão nos sindicatos norte-americanos |
C | criticava a exploração capitalista, sem pregar revolução. |
D | defendia a democracia direta, com governos elitizados. |
E | mostrava as desigualdades sociais trazidas pela mais-valia |
Question 25 |
Tema: História
(FATEC 2018)
Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo. Conhecido como Era Napoleônica, o período em que Napoleão Bonaparte governou a França ficou marcadoA | pela promulgação de um novo Código Civil que, entre outras determinações, separou Igreja e Estado, legalizou o divórcio e consolidou a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero. |
B | pela criação da União Europeia, que unificou econômica e politicamente todos os países do continente. |
C | pela guerra contra os Estados Unidos e pela conquista dos territórios indígenas do oeste da América do Norte. |
D | pela adoção do pluralismo religioso, ocasionado pela chegada à França de imigrantes oriundos das colônias francesas no Oriente Médio e na África. |
E | pela manutenção dos laços de cooperação entre França e Inglaterra e pelo Tratado de Versalhes, que estabeleceu o princípio de autodeterminação dos povos. |
Question 26 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Decretado em 13 de dezembro de 1968 e considerado como a expressão mais acabada do estado de exceção instaurado pelo Golpe de 1964, este instrumento inconstitucional autorizava ao presidente da República suspender os direitos políticos e a garantia de habeas-corpus dos cidadãos, bem como decretar recesso do Congresso Nacional, confiscar bens e intervir em estados e municípios, tudo sem a apreciação judicial. Tal instrumento ficou conhecido comoA | Ato Institucional nº 5. |
B | Reforma de Bases. |
C | Reforma bolivariana. |
D | Plano Quinquenal. |
E | Ato Institucional nº 1. |
Question 27 |
Tema: Geografia
(Atenas Sete Lagoas 2019)
No dia 14 de junho, Rússia e Arábia Saudita fizeram o primeiro jogo do Mundial de Futebol no Estádio Luzhniki, em Moscou às dezoito horas, horário local. Moscou está localizado no UTC+3. Levando em consideração os fusos horários vigentes atualmente no Brasil e que sua hora oficial é determinada pelo fuso que se encontra no meridiano 45º longitude oeste, esta partida de futebol foi transmitida nas cidades de São Paulo, Manaus e Rio Branco, respectivamente às:A | 13h, 12h, 14h |
B | 11h, 13h, 12h |
C | 12h, 11h, 10h |
D | 10h, 11h, 13h |
E | 12h, 10h, 13h |
Question 28 |
Tema: História
(ENEM 2018)
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado). O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)A | compartilhamento de pesquisas científicas. |
B | estímulo à competição comercial. |
C | busca da neutralidade política. |
D | subordinação à potência hegemônica. |
E | elasticidade das fronteiras geográficas. |
Question 29 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmarA | As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita. |
B | A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética. |
C | A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima. |
D | A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico. |
E | O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população. |
Question 30 |
Tema: História
(FATEC 2019)
No dia 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio Histórico e parte significativa do inestimável acervo do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Entre outras, a comunidade cientifica brasileira lamentou a perda de múmias egípcias, amostras de plantas nativas coletadas ainda no período do Império, o raro fóssil do dinossauro Santanaraptor placidus e o crânio que pertenceu à mais antiga habitante humana conhecida da América do Sul, batizada de Luzia. Em 19 de outubro de 2018, contudo, uma notícia foi largamente comemorada: dado como perdido, o crânio de Luzia foi encontrado entre os escombros do prédio incendiado. O crânio é considerado uma peça fundamental para o estudo da pré-história brasileira, poisA | o tamanho de seu crânio e a datação de sua ossada sugerem que o povoamento humano da América ocorreu há cerca de 3,5 milhões de anos. |
B | foi possível concluir, por meio de exames de seu DNA, que os povos pré-históricos tinham uma expectativa de vida superior à dos homens modernos. |
C | sua constituição indica que o povo de Luzia adotava uma dieta exclusivamente herbívora. |
D | sua descoberta confirma a teoria segundo a qual os primeiros indivíduos do gênero Homo conviveram com dinossauros não avianos. |
E | sua constituição indica que o povo de Luzia adotava uma dieta exclusivamente herbívora. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Não perca nenhuma data!
Receba atualização sobre o ENEM, SISU, Prouni, FIES e muito mais no seu e-mail!Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM 2019!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial