Provas do ENEM 2019

A fim de garantir uma boa pontuação nas Provas do ENEM 2019 e conseguir entrar na faculdade, é preciso conhecer bem a estrutura das provas!

Isso é fundamental para um bom preparo, afinal, sabendo o que esperar de cada prova fica mais fácil planejar os estudos e reduzir a ansiedade.

Publicidade

Portanto, nesse artigo você terá todas as informações sobre as provas do Enem. Bem como datas, horários, conteúdos, peso das questões, além de algumas dicas para se sair bem no Exame. Sendo assim, confira!

Provas do ENEM 2019

Datas e horários

As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, assim como na edição de 2018:

  • 03/11/2019 – Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Dia 10/11/2019 – Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias

Horários 

12h – Abertura dos portões.
13h – Fechamento dos portões.
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova.
13h30 – Início das provas.
19h – Término das provas do primeiro dia.
18h30 – Término das provas do segundo dia.

Publicidade


No entanto, perceba que no primeiro dia de provas os candidatos terão meia hora a mais, para fazer a prova de Redação.

Quantidade de provas

Os candidatos terão que realizar quatro provas objetivas. Desse modo, cada uma contém 45 questões de múltipla escolha, mais a redação. Assim, que é aplicada junto à prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

Veja aqui como fazer a inscrição no ENEM 2019!!!

Disciplinas

Veja em seguida os conteúdos que são cobrados em cada área do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação – Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Química, Física e Biologia.
  • Matemática e suas Tecnologias – Matemática.

O que pode cair nas provas

As questões das provas do Enem 2019 são baseados numa matriz de referência que estabelece as habilidades que o candidato deve demonstrar (eixos cognitivos), assim como os conteúdos que podem ser cobrados em cada área do conhecimento.

Redação

Na prova de Redação é preciso escrever um texto em prosa de até 30 linhas do tipo argumentativo-dissertativo sobre alguma questão política, social, cultural ou científica. Essa questão é o próprio tema da Redação do Enem.

A estrutura textual argumentativo-dissertativa exige que se defenda alguma opinião (tese), através de uma argumentação clara e coesa.

Ou seja, o candidato tem que defender seu ponto de vista sobre a questão apresentada com base em argumentos sólidos e fatos. Assim, estabelecendo conexões entre as diferentes partes do texto.

Além disso, na conclusão é preciso apresentar uma proposta de intervenção social para o tema da Redação do Enem 2019.

Cartilha do Participante Enem 2019

O INEP disponibiliza gratuitamente aos candidatos a Cartilha do Participante, um material completo com dicas para fazer uma boa Redação. Dessa forma, a cartilha explica os critérios de correção e contém amostras de textos que atingiram a nota máxima (1.000) em 2018.

Peso das questões

Muitos estudantes têm dúvidas sobre como a nota de cada prova do Enem é calculada. E, realmente, a resposta não é muito simples!

Na prova de Redação, são avaliadas cinco competências, cada uma valendo 200 pontos. A soma dos pontos é a nota da Redação, que pode chegar até 1.000.

Certo, mas, e nas provas objetivas, como a nota é calculada? Através de um sistema complexo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Assim, esse sistema leva em consideração o padrão de resposta do candidato e não somente o número de acertos.

Dessa forma, o peso de cada questão é determinado de acordo com o padrão de erros e acertos do aluno na prova como um todo.

Já o cálculo da pontuação média simples não tem complicação: basta somar a nota obtida em cada uma das provas (após a divulgação dos resultados individuais pelo no site do ENEM-INEP) e dividir por cinco.

Dicas de como fazer uma boa prova

Agora você confere algumas dicas a fim de se sair bem nas provas do Enem 2019:

  • Se alimente bem, beba muita água e tenha uma boa noite de sono na véspera das provas.
  • Separe o que levar para a prova com antecedência: caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, documento de identidade original com foto e cartão de confirmação.
  • Fique atento ao horário das provas. Calcule o tempo gasto no trajeto de sua casa até o local de provas com antecedência e procure chegar no mínimo uma hora antes da abertura dos portões. Já pensou, chegar atrasado, ter que esperar mais um ano para tentar de novo e ainda virar meme na internet!
  • Leia as questões com muita atenção e comece pelas mais fáceis.
  • Não perca a noção do tempo e lembre-se de que é preciso reservar ao menos 15 minutos para marcar o cartão-resposta.
  • Na prova de Redação, não esqueça de transcrever o texto passado a limpo na folha de Redação (se entregar só o rascunho, a nota será zero).

O objetivo desse texto foi trazer o máximo de informações sobre as provas do Enem 2019, a fim de que você garanta uma excelente nota! Mas, se ainda ficou com alguma dúvida, é só deixar nos comentários.

Veja também como conseguir isenção do ENEM 2019!!

Provas do ENEM 2019
4.8 (96.67%) 6 votos