Resultado PROUNI – Descubra como consultar!

Resultado do PROUNI – O PROUNI, Programa Universidade para Todos, tem oferecido milhares de bolsas de estudo integrais e parciais. Assim, beneficiando muitos estudantes em todo o Brasil. Juntamente com o SISU são programas que buscam melhorar a distribuição de vagas de nível superior no país.

O intuito do programa é beneficiar pessoas que não tem uma condição financeira satisfatória a fim de que possa arcar com as mensalidades de uma faculdade particular.

Publicidade

Lembrando que podem participar do programa alunos que vieram da rede pública de ensino ou alunos bolsistas de escolas particulares.

O resultado PROUNI é o momento que muitos candidatos esperam para ver o sonho do curso superior se realizar.

Quando será divulgado o resultado do PROUNI 2019?

Resultado Prouni 2019

Depois da inscrição ter sido realizada corretamente é muito importante fazer rapidamente a conferência do resultado a fim de facilitar todo o processo que leva até a matrícula do candidato aprovado.

Publicidade


O resultado PROUNI será disponibilizado tanto no site oficial do programa, bem como pelas universidades que fazem parte do programa. Além disso, o candidato ainda conta com um telefone onde também pode ser feita a consulta do resultado. O número é 0800 61 61 61.

Dentro das normas do programa quando é divulgado o resultado PROUNI acontece à primeira chamada aos candidatos de melhor classificação. Caso você não seja aprovado na primeira chamada não perca a esperança. Uma vez que depois terá uma segunda chamada e até mesmo uma lista de espera. O importante é estar atento às datas para não perder os prazos.

Veja aqui como fazer sua inscrição no Prouni!

Pré-seleção

Agora vem a fase de pré-seleção, onde o candidato comparece a instituição de ensino que ele escolheu para apresentar toda a documentação exigida da efetivação da matrícula. Tenha muita atenção ao reunir todos os documentos sem erro, a fim de não pôr em risco sua bolsa de estudos.

Portanto a divulgação do resultado PROUNI é só o primeiro passo para conseguir estudar com desconto na instituição de seus sonhos.

Se todos os documentos foram conferidos pela faculdade que você escolheu, lhe será entregue o protocolo de recebimento. Mas ainda sim a coordenação do programa pode solicitar algum documento adicional. Se isso ocorrer providencie o mais rápido possível.

Após a divulgação do resultado PROUNI se você não entregar a documentação completa ou perder o prazo de apresentação está eliminado do programa.

Então fique atento à divulgação dos resultados, que no primeiro semestre será em duas datas já estipuladas. 

A primeira chamada acontece dia 14 de fevereiro de 2019 e a segunda chamada será exatamente dia 02 de março de 2019.

Muito cuidado também para não perder o prazo de comprovação de informações. Que será de 04 a 12 de fevereiro a primeira chamada. E de 18 a 25 de fevereiro a segunda chamada.

Aliás, você pode conferir todo o Cronograma do Prouni aqui!

Como realizar a consulta do resultado – Passo a passo

Para conferir o resultado PROUNI, o candidato precisa seguir três passos bem simples. Acessar o navegador de internet preferido e digitar o site oficial da plataforma.

Basta agora colocar os dados de acesso do programa: seu número de inscrição do Enem e a senha cadastrada. Agora só clicar em entrar.

Dentro do site o candidato pode conferir se foi aprovado em um dos cursos que ele optou no preenchimento da requisição ou não.

Em caso de aprovação todas as informações sobre documentação e instruções sobre a matrícula já estarão disponíveis aos alunos.

Veja aqui o Resultado Individual do ENEM!

As chamadas e lista de espera do PROUNI

Quanto às chamadas para seleção das vagas do PROUNI, elas se iniciam três dias depois do encerramento das inscrições. Todos os candidatos selecionados têm um prazo de sete dias a fim de comprovar as informações, apresentar a documentação e realizar a matrícula.

a segunda chamada ocorre duas semanas depois dos primeiros aprovados serem chamados. O procedimento também é o mesmo em se tratando de comprovar as informações. Sendo assim, o candidato deve levar os documentos até a instituição escolhida.

Depois de aproximadamente 10 dias após a segunda chamada ter sido realizada ocorre à abertura da lista de espera. Assim, onde as inscrições ocorrem somente depois que todos os candidatos selecionados já estiverem com as matrículas efetivadas.

Para fazer parte da lista o interessado precisa manifestar seu interesse no site do programa dentro do prazo estipulado.

A lista de espera é única a cada curso, turno e a qualquer faculdade que seja a opção do candidato no início do processo. Ela é mais uma chance de contemplação que o PROUNI oferece a quem não conseguiu se posicionar nas chamadas regulares do processo.

Ela também segue a ordem de classificação de acordo com a pontuação que o candidato recebeu no ENEM. E da mesma forma deve entregar toda a documentação exigida pela instituição em caso de aprovação.

Divulgação do resultado da lista de espera

A divulgação do resultado PROUNI a lista de espera geralmente acontece 3 dias após ser divulgado o resultado da segunda chamada. Portanto é essencial que o candidato fique atento ao site do PROUNI.

Podem participar da lista de espera todos os candidatos que não foram aprovados nas primeiras chamadas. Ou então, que foram aprovados mais que não houve abertura de turma nas universidades que assim exigem.

As universidades recebem do PROUNI a ordem dos pré-selecionados na lista de espera. E assim, com posse desses dados começa a chamar os candidatos aos mesmos procedimentos já citados acima.

Dessa vez a data de apresentação dos documentos bem como a comprovação de todas as informações já cadastradas no programa ocorre por conta de cada instituição de ensino.

A lista de espera é a última chance de o candidato conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular. Infelizmente na lista de espera as vagas são consideravelmente reduzidas diminuindo muito as chances de contemplação.

O resultado PROUNI 2019 é formado não somente pela divulgação da classificação, como também a documentação e prazos, porque ambos podem desclassificar o candidato.

Se você pretende concorrer a uma bolsa de estudos pelo PROUNI, deixe seu comentário e conte-nos essa experiência.

Veja também como consultar o Resultado SISU!

Resultado PROUNI – Descubra como consultar!
1 (20%) 1 voto[s]