Livros ENEM – 10 Livros para Ler Antes do ENEM

Livros Enem – O exame mais esperado do ano se concretizou como chave a muitos processos seletivos. O que começou como um meio de medir a qualidade do ensino médio, assim, hoje é a base e a oportunidade de muitos alunos ingressarem na carreira acadêmica com bolsas integrais ou parciais.

Apesar de o teste não exigir a leitura de livros, é de importância para cada participante estar a par dos livros que com frequência são usados como base para as questões.

Publicidade

Dessa forma, a leitura desses livros para o Enem ajuda o participante na interpretação das questões e facilitam também na escrita e desenvolvimento da redação.

Portanto, sem mais delongas, confira os 10 livros e autores que mais caem no Enem e não esqueça de realizar seus estudos em um lugar tranquilo e sem distrações.

Além disso, você também pode ver mais detalhes sobre as Provas do ENEM aqui!

Livros ENEM

Livros para o ENEM!

1. Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas, de Machado de Assis, foi o primeiro romance do realismo no Brasil.

Publicidade


Assim, quebrando as barreiras impostas pelo romancismo, Machado de Assis deu ao personagem uma importância maior na narrativa.

Antes do realismo, os romances eram criados com base em situações irrealistas, fatos mágicos que não se relacionavam com o cotidiano. Desse modo, a chegada do realismo possibilitou contos mais realistas baseados no dia a dia e na diversidade urbana. Assim como vemos nessa obra de Machado de Assis.

O narrador é o próprio defunto: Brás Cubas que morre precocemente devido a uma doença que ele não cuidou direito. Logo depois de sua morte ele narra diversos momentos de sua vida passando pela infância, adolescência e vida adulta.

2. Dom Casmurro (1899)

Considerado a maior obra de Machado de Assis. A exemplar é narrado em primeira pessoa e assim, conta a história de Bento Santiago, apelidado de Dom Casmurro.

Machado de Assis começa a narrativa explicando o título e o porquê resolveu escrevê-lo. A obra começa quando Santiago ainda era jovem e trata diversos temas assim como amor, ciúmes, desconfiança e traição.

O livro deixa um ar de suspense para o leitor assim, envolvendo os dois personagens principais, Bentinho e Capitu. O Romance dramático acaba com um final trágico e deixa a dúvida por conta do leitor.

E você? Concorda que essa é uma obra que vale a pena estar entre os livros para o Enem?

3. Estrela da Vida Inteira

Esta é uma obra de Manuel Bandeira que reúne poesias completas.

Caracterizado por sua linguagem coloquial, se destaca pela poesia modernista em todas as suas inferências. Apesar da linguagem informal, o autor conseguiu combinar reflexão filosófica com a crítica social.

“A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros

Vinha da boca do povo na língua errada do povo…

Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil…”

4. Alguma Poesia

Este foi o primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade, maior poeta brasileiro do século XX.

A obra reúne os versos do autor desde o ano de 1925. Drummond se destacou no modernismo deste século. Sua obra começa com o “poema de sete faces”, com sete estrofes que passam a impressão de serem desconexas.

“Mundo vasto mundo

Se eu me chamasse Raimundo

Seria uma rima não seria uma solução…”

5. A hora da Estrela

Último romance da autora Clarice Lispector. Narrado por um narrador fictício criado por Clarice.

O entendo da história gira em torno da vida de uma jovem nordestina chamada Macabéa. É uma narrativa complexa onde se evidencia os conflitos existenciais de Rodrigo S.M. (o narrador fictício) e a protagonista.

6. Vidas secas

Livro de Graciliano Ramos pertencente a segunda fase modernista do país, mais conhecida como regionalista.

Seu estilo de escrita acompanha com perfeição a região que a obra retrata. Nesta obra o autor explora a temática regionalista narrando a história de forma tão estéril quanto o solo do sertão nordestino.

7. A Rosa do Povo

Esse é mais um livro de poesias de Carlos Drummond que reúne cinquenta e cinco poemas do autor.

Influenciado por questões políticas da época, Drummond em muitos poemas deixa transparecer sua insatisfação com o sistema político vigente, como por exemplo o poema “Carta a Stalingrado”.

8. Laços de família

Laços de família de Clarice Lispector é outra obra de arte da literatura que eventualmente não poderia faltar na lista de livros para o Enem que você deve ler.

Esta obra está entre as melhores da nossa literatura. Trata-se de 13 contos em formato de coletânea que fora anteriormente publicado também na imprensa. Essa obra rendeu a Clarice o prêmio Jabuti de literatura.

Se interessou? Vamos para o próximo!

9. O Cortiço

É um livro de Aluísio Azevedo e uma das obras máximas do naturalismo.

Composto de 23 capítulos, o livro lançado em 1890 chegou a obscurecer escritores de prestígios assim como Machado de Assis.

Narrado em terceira pessoa, o conto mostra o Brasil do século XIX e suas práticas, assim, mergulhando o leitor no passado.

E por último, mas não menos importante;

10. A Causa Secreta

Conto de Machado de Assis narrado em terceira pessoa por narrador onisciente.

Machado de Assis usou nesse conto uma estrutura textual que certamente lembra sua obra A Cartomante. Desse modo, o narrador conta a estória de dois homens que após um tempo depois de um incidente envolvendo os dois, acabam virando sócios.

Típico das obras de Machado de Assis, a trama conta com um triângulo amoroso com final trágico e retrata como uma natureza sádica pode ser capaz de realizar boas ações desde que lhe proporcione prazer.

Então o que achou da lista? Interessante?

Reescrevendo Einstein, o estudo deve ser uma dádiva e não uma obrigação. Os livros para o Enem podem ser uma fonte útil para o exame e um acréscimo riquíssimo para o conhecimento. Além disso, também é muito prazerosa a prática da leitura.

Não esqueça: estude em lugar tranquilo e durma bem antes da prova, além disso, também fique atento ao cronograma do Enem e boa prova!

Compartilhe este post com os amigos, conhecimento guardado é conhecimento sem valor.

Além disso, veja também como se sair bem na Redação do ENEM!

Livros ENEM – 10 Livros para Ler Antes do ENEM
5 (100%) 1 voto[s]