Guia Completo para Redação ENEM Nota 1000

Para muitas pessoas, conseguir a redação Enem nota 1000 é um objetivo muito distante ou até mesmo inalcançável. No entanto, o que poucos sabem é que há formas de se estudar para essa prova e conseguir um resultado incrível.

Por outro lado, é fato que a redação é uma das provas mais temidas pelos participantes desse exame. Isso ocorre não somente pelo tempo curto que se tem para realizá-la, mas também por conta do tema que se deve abordar.

Publicidade

Com o intuito de falar mais sobre o assunto, explicamos o que se pode fazer a fim de escrever uma redação com nota máxima.

Mostramos ainda dicas buscando desenvolver bem cada parte do texto. Confira!

Redação Enem – Entenda essa parte fundamental da prova!

A redação não é tão temida à toa. Realmente, ela é uma das provas mais importantes e difíceis do exame.

Publicidade


Isso porque a realização e a correção dessa prova são realizadas de forma diferente das outras que compõem o Enem.

De fato, as provas de matemática, linguagens e ciências humanas e da natureza são corrigidas levando em consideração a Teoria de Resposta ao Item.

Dessa forma, o candidato tem a sua pontuação definida a partir de seus erros e acertos nas questões de múltipla escolha.

Publicidade

Ao contrário, a prova de redação é subjetiva, aberta, e sua correção leva em consideração uma série de aspectos relacionados à escrita do candidato.

Por esse mesmo motivo, a redação é uma excelente maneira de se conseguir uma nota total que propicie uma melhor colocação.

Isso porque a redação do Enem exige competências e habilidades que nem todos os candidatos têm, o que pode ajudar no posicionamento final.

Aprenda a fazer resumos práticos do ENEM aqui!

O que é preciso fazer para tirar nota 1000 na Redação ENEM??

Visando fazer uma redação Enem nota 1000 é preciso muito mais do que a escrita coerente de um texto dissertativo-argumentativo.

Só a fim de ilustrar a alta exigência da prova, apenas 1% de todos os candidatos conseguem fazer a nota máxima na redação.

Mas, ao contrário do que se poderia pensar, essa não é uma tarefa impossível. Para que se possa chegar a esse objetivo, basta que o candidato atente a alguns pontos referentes à correção da prova.

Antes de qualquer coisa, devem ser levadas em consideração as competências analisadas na prova. Abaixo, listamos quais são elas:

  • Demonstrar total domínio das normas formais da escrita da língua portuguesa;
  • Entender o que está sendo pedido pelo tema e aplicar conceitos de diversas áreas buscando desenvolver a proposta temática;
  • Saber utilizar diversos recursos retóricos na defesa do ponto de vista sustentado no texto;
  • Saber utilizar de maneira adequada os mecanismos linguísticos na construção do texto;
  • Propor uma intervenção ao problema expresso pelo tema de modo a não ferir os direitos humanos.

Ademais, é imprescindível que o candidato não fuja ao gênero textual dissertativo-argumentativo.

A seguir, oferecemos algumas orientações na escrita das diversas partes da redação Enem 2020.

INTRODUÇÃO

A introdução define a maneira como o tema será tratado pelo candidato, além de apresentar o mesmo ao leitor.

Em outras palavras, é nessa parte da redação que o participante deve apresentar a tese a ser defendida no texto dissertativo-argumentativo.

Por isso a introdução é tão importante, haja vista que o estudante deve definir os argumentos utilizados no desenvolvimento levando em consideração a tese.

O candidato deve sempre ter em vista que assumir determinado ponto de vista nesse tipo de texto implica em ter condições de defendê-lo.

Exatamente por causa disso devem ser evitadas teses que podem gerar confusão no decorrer da argumentação.

Além disso, não é necessário se demorar muito na introdução. O ideal é que esta seja escrita de maneira sucinta e precisa, apresentando claramente a tese e o tema.

Dicas para Redação ENEM - Primeira

DESENVOLVIMENTO

Nesse ponto, o candidato deve apresentar de maneira clara e consistente as ideias que sustentam a tese apresentada na introdução.

No desenvolvimento, a principal preocupação deve ser tornar o mais claro possível ao leitor o ponto de vista adotado no texto.

Quanto à estrutura dessa parte da redação, recomenda-se a utilização de um parágrafo a cada argumento que se tem a favor da tese defendida.

Cada um desses parágrafos deve ter uma frase que sintetize o que será explorado nele.

A fim de evitar a confusão e melhorar a compreensão do texto recomenda-se que a apresentação dos argumentos seja feita com uma única frase.

Ademais, a capacidade de analisar, expressar e problematizar os diversos pontos da mesma questão pode elevar em muito a qualidade da redação.

Por isso, é fundamental que se adote o brainstorming a fim de que se possam conseguir bons argumentos no desenvolvimento.

Dicas para Redação ENEM - Segunda

CONCLUSÃO

Na conclusão, o ideal é que sejam retomados os principais argumentos apresentados no desenvolvimento.

Além do que, não se deve esquecer a tese exposta na introdução, de modo que o leitor tenha um quadro geral do que foi exposto durante o texto.

É esse procedimento que permite que se encerre o texto propondo a intervenção ao problema tratado.

Quanto a isso, é imprescindível que a solução da questão tratada no texto não venha a ferir os direitos humanos.

Realmente, esse ponto não deve ser esquecido. De fato, as soluções que expressam pontos de vista que atentam contra a vida ou a integridade de outrem pode diminuir a nota.

Ademais, a proposta de intervenção deve dialogar com os argumentos utilizados na defesa da tese.

Dicas para Redação ENEM - Terceira

Veja 10 temas de atualidades que caem no ENEM!

Dicas para mandar bem na Redação ENEM!

1 – Atenção à proposta

Muitos candidatos não alcançam a boa pontuação por fugirem ao tema da redação. Geralmente, isso ocorre por não se ter lido atentamente o tema proposto.

2 – Não ignorar os textos motivadores

Há também aqueles participantes que não atentam aos textos que acompanham o tema.

Esses textos são fundamentais, visto que podem trazer ideias sobre como se pode desenvolver o tema. Isso porque cada um deles expressa um posicionamento, que poderá ser adotado pelo candidato.

3 – Planejando o texto

Em seguida, pode-se partir ao planejamento do texto. Nessa etapa, devem ser determinadas as principais ideias do texto a ser desenvolvido.

Igualmente, é no planejamento que o candidato pode pensar as palavras-chave a partir das quais irão girar os argumentos.

Assim, deve-se determinar a tese a ser apresentada na introdução. Quanto ao desenvolvimento, recomenda-se o uso do brainstorming, conforme já mencionamos.

Praticando e tirando nota máxima!

Desse modo, podemos concluir que tirar uma excelente nota nessa prova exige treino e atenção às especificidades e exigências dela.

Apesar disso, conseguir a redação Enem nota 1000 é um objetivo alcançável. Trata-se, antes, de um resultado alcançado a partir de muito estudo, prática e leitura.

E você, tem alguma dica a fim de que se possa desenvolver uma redação impecável? Compartilhe com a gente!

Se preferir, descubra o que estudar no ENEM, e garanta sua aprovação!

Avalie 🙂