Dicas – Redação do ENEM

O Enem é uma das principais (se não for a principal) alternativas ao jovem que deseja conseguir alguma bolsa de estudos, seja ela integral ou parcial, através dos programas, como FIES, ProUni e Sisu. E a Redação do Enem deixa vários jovens preocupados.

No entanto, quem já fez ou vai fazer o exame sabe que é preciso ter uma boa nota de corte, se quiser garantir aquela tão sonhada vaga em um curso de graduação.

Publicidade

E para isso ser alcançado, a nota da redação do Enem deve ser muito boa, pois corresponde a uma boa fatia do resultado final.

Este ano, a prova será dividida em dois domingos diferentes e a redação acontecerá no dia 04 de novembro, assim como informa o MEC.

Portanto, se você quer arrasar na redação do Enem, confira essas 5 dicas importantíssimas!

Fique ligado: Consulte as datas do ENEM deste ano!

5 dicas para redação do ENEM

Siga essas 5 dicas e consiga um bom desempenho na redação do ENEM. Preste muita atenção em todos os detalhes da redação e faça o texto com calma!

Publicidade


Preste atenção no enunciado da prova

Geralmente, o Enem apresenta um tema que foi muito debatido durante o ano, como alguma questão sociopolítica ou qualquer outro assunto que gerou grande questionamento, por exemplo.

Por isso, você precisa estar antenado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo.

Portanto, na hora de ler o enunciado da redação, veja se entendeu tudo sobre o tema. Assim, leia uma, duas, três vezes, até conseguir assimilar o que deve ser feito. Depois, passe para o próximo passo.

Organize as principais ideias do texto

Vale lembrar que o gênero textual é dissertativo-argumentativo, então reúna o que tem em mente, organize seus pensamentos e crie uma linha de raciocínio acerca de tudo o que pensou.

Tente fomentar os seus argumentos a partir daquilo que você sabe sobre o tema. Ou seja, não invente nada. Após organizar as principais ideias do texto, passe para a próxima etapa.

Faça um rascunho

O rascunho é uma das partes mais importantes da redação do Enem. É por meio dele que você pode ter certeza de tudo que está passando na folha de redação principal.

Alguns estudantes não utilizam o rascunho com medo de não dar tempo de passar o texto final. No entanto, basta treinar um pouco até que consiga fazer o rascunho em um curto período de tempo.

O que não pode é rasurar ou errar feio na redação, não é mesmo?

Defenda seus argumentos

Toda redação deve conter começo, meio e fim. Eventualmente, é no “meio” que devem ficar os argumentos e pontos de vista. Lembre-se de utilizar dados importantes para validar tudo o que escrever.

Evidencie informações, estatísticas e tudo o que tiver ao seu alcance, já que isso pode dar credibilidade à sua redação. Separe cada argumento em pelo menos três parágrafos diferentes.

Revise todo o texto

Antes de passar o texto na folha de redação final, analise tudo o que escreveu e, se possível, corrija. Não fique com medo de o tempo acabar. Talvez nessa revisão você encontre erros de gramática, coesão ou acentuação.

Se tiver dúvida sobre as palavras ou termos, troque-as por outras que tenham os mesmos sentidos. O que não pode é deixar de ir bem na redação por causa de pequenos problemas.

redação do enem

DICA EXTRA

Fique atento a tudo o que escreveu na redação, uma das principais causas de desclassificação é fugir do tema proposto. Por fim, leia, releia e leia de novo, só termine quando a redação estiver nota 10. Boa sorte!

Veja também, diversas dicas de como fazer uma boa prova no ENEM aqui!                                                                            

Dicas – Redação do ENEM
3.5 (70%) 2 voto[s]