Resumos ENEM – Veja como fazer resumos para o ENEM!

Resumos Enem – Está se preparando para o Enem e já sabe o tanto de conteúdo que terá de estudar, não é mesmo? Sabemos que não é tão simples assim conseguir memorizar todos eles. Por isso, é muito importante fazer resumos, reduzindo textos e utilizar somente os tópicos principais de cada um dos temas.

Mesmo que isso seja algo muito comum na vida de qualquer estudante, não são todas as pessoas que conseguem efetuar um bom resumo. Assim, conseguindo de fato extrair as ideias centrais de um conteúdo. Pois fique tranquilo, você chegou no lugar certo! E nosso artigo de hoje, vamos ensinar como fazer resumos Enem, e certamente tudo vai ficar muito mais simples no momento de você se preparar para o grande dia. Confira.

Publicidade

Veja aqui como trabalhar na Prova do ENEM 2019!

Como fazer resumos Enem? Entenda bem o tema

Resumos ENEM

Veja como fazer os Resumos para o ENEM 2019!

A primeira dica para escrever resumos Enem, é você saber muito bem o tema que será abordado, naquele momento. Dessa maneira, leia e releia o tema quantas vezes forem necessárias. Outra excelente ideia é praticar alguns exercícios para testar melhor como anda seu conhecimento sobre determinado conteúdo.

Para um resumo Enem eficiente, você terá de possuir respostas corretas para as principais questões de um determinado assunto. Por isso, você precisará responder determinadas perguntas. Que poderão orientá-lo no momento de produzir e sintetizar suas ideias da melhor maneira possível.

Além disso, veja também o Simulado do ENEM!

Identificando o que precisa ser abordado

No momento de começar a criar o resumo Enem, você deverá pensar em primeira instância: eu conheço bem a matéria que preciso resumir? Então será o momento de definir o que você precisará abordar em seu resumo. Quais são os conceitos mais importantes daquela matéria? Responda essa questão mentalmente, e verá como será muito mais simples descobrir quais são os tópicos que você precisará ressaltar em seu resumo Enem.

Publicidade


Outra dica importante é procurar as palavras-chaves nos textos, para que você possa organizar melhor suas ideias, destacar trechos mais relevantes etc., por exemplo, caso o tema seja trigonometria – dê maior destaque para palavras como:

  • Tangente
  • Cosseno
  • Seno etc

Veja o que é de fato necessário ser abordado, grifando os trechos que possuam informações imprescindíveis para que você possa compreender o conteúdo por completo, não deixando nada de fora do seu resumo Enem. Um grande exemplo são as fórmulas de matérias exatas, veja alguns exemplos abaixo:

  • Retire as partes redundantes, ou que não sejam extremamente indispensáveis para seu resumo – advérbios e adjetos, por exemplo.
  • Reduza ao máximo elementos através da generalização, não é sempre que você precisa reproduzir frases extremamente completas.
  • Efetue substituições de proposições ou sequência por somente uma frase que possa presumir todas elas.

Dica extra

Utilize bullet points, escreva com suas próprias palavras e claro – pense em quem irá ler o resumo Enem! Utilize mapas mentais, prepare questionários sobre os temas abordados em seu resumo Enem. Como? Efetue exercícios de perguntas e respostas que possam auxiliar você a assimilar mais facilmente o tema tratado, além de conseguir lembrá-lo posteriormente.

Publicidade

Tenha em mente que as questões práticas do resumos Enem serão essenciais para você conseguir efetuar uma boa memorização dos temas em questão. Controle a ansiedade, foque em sua autoconfiança e boa prova!

Veja também 10 Livros pra Ler Antes do ENEM!

Avalie 🙂