A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Em “[...]e nós uns trogloditas um pouco menos disfarçados do que hoje, [...]”, a palavra em destaqueA | modifica o termo “hoje” de valor temporal. |
B | tem função adverbial, traduzindo a ideia de intensidade. |
C | submete-se ao processo de flexão de gênero |
D | tem função adjetiva, referindo-se ao termo trogloditas. |
E | traduz a ideia de modo, referindo-se ao termo “disfarçados”. |
Question 2 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
João Guimarães Rosa, com a obra Sagarana, um conjunto de contos, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional. Sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, podemos afirmar que:A | Os jagunços que aparecem no conto são vistos como seres irracionais, que praticam a violência para satisfazer seus impulsos sanguinários; |
B | Augusto Matraga transforma-se na narrativa após ser surrado, o que permite interpretar esta transformação como uma morte para a vida de maldades e um renascimento para a vida devota e contrita; |
C | Augusto Matraga é um fazendeiro que nunca trabalhou, dominado por sua mulher e decadente nas finanças e na política, desrespeitando a todos; |
D | trata-se de um conto em que se narram as aventuras de um burocrata em busca de afirmação social; |
E | O lema de vida de Augusto Matraga era a frase dita por Seu Joãozinho Bem-Bem: “cada um tem a sua hora e a sua vez, você há de ter a sua”. |
Question 3 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Considere os fragmentos:“ ‘Será um período interessante para verificar o posicionamento de cada um deles em um ambiente extremamente polarizado, [...]’ ”“O grande desafio, porém, será ir além do temporário e construir uma ação contínua”“Além disso, esses coletivos terão de enfrentar representantes [...]”“E o que os movimentos têm mostrado [...]”“[...] problemas da democracia só serão resolvidos [...] Em relação ao emprego dos elementos destacados, é correto afirmar queA | o pronome o retoma uma ideia anteriormente apresentada. |
B | o termo extremamente traduz a ideia de intensidade. |
C | o elemento de coesão porém traduz a ideia de oposição e, por estar deslocado, aparece facultativamente entre vírgulas. |
D | o termo só tem função adjetiva e significa sozinho. |
E | a expressão além disso é antônima de ademais. |
Question 4 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
Considere as afirmações a seguir em relação a Vidas secas, de Graciliano Ramos.I. No capítulo intitulado “O soldado amarelo”, Fabiano, finalmente, vinga-se do soldado que o havia humilhado, além de tê-Io levado à prisão, no capítulo denominado “Cadeia”. II. Levando-se em conta o contexto, pode-se ver na cama de varas, tão desejada por Sinhá Vitória, o símbolo de uma estabilidade ou segurança impossibilitada pelas condições de vida dos retirantes. III. As relações que os meninos mantêm com Fabiano e Sinhá Vitória mostram que a educação sertaneja consiste num aprendizado brutal de que é preciso temer o outro, a natureza, o acaso, afim de resistir ao ambiente inóspito.Está correto apenas o que se afirma emA | l e ll. |
B | II e III. |
C | I. |
D | III. |
E | II. |
Question 5 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Modernismo, como fenômeno cultural e artístico, se disseminou a partir da Europa, entre fins do século XIX e princípio do século XX. Através das diferentes formas de expressão, como música, pintura, arquitetura, esse movimentoA | criticou as transformações impostas pela industrialização e pela tecnologia. |
B | questionou a validade da ciência, por não repercutir sobre a vida social. |
C | condenou o progresso, pelos seus efeitos negativos sobre a sociedade. |
D | procurou romper com os padrões estéticos acadêmicos então vigentes. |
E | renovou a proposta de volta ao estilo clássico, através da leitura realista. |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Relacione corretamente as colunas quanto ao processo de formação das palavras: A) Desleal ( ) Derivação prefixal e sufixal B) Felicidade ( ) Composição por aglutinação C) Engordar ( ) Derivação prefixal D) Infelicidade ( ) Hibridismo E) Passatempo ( ) Composição por justaposição F) Embora ( ) Derivação parassintética G) Burocracia ( ) Derivação sufixal A ordem correta, de cima para baixo, da coluna à direta, é:A | F – C – E – B – G – A – D. |
B | B – D – F – C – E – G – A. |
C | G – E – F – D – A – B – C. |
D | D – F – A – G – E – C – B. |
E | C – G – E – B – D – F – A. |
Question 7 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2018)
Aquela triste e leda madrugada, cheia toda de mágoa e de piedade, enquanto houver no mundo saudade quero que seja sempre celebrada.Ela só, quando amena e marchetada saía, dando ao mundo claridade, viu apartar-se de uma outra vontade, que nunca poderá ver-se apartada.Ela só viu as lágrimas em fio que, de uns e de outros olhos derivadas, se acrescentaram em grande e largo rio.Ela viu as palavras magoadas que puderam tornar o fogo frio, e dar descanso às almas condenadas. (Sonetos, 2001.)O pronome “Ela”, que se repete no início de três estrofes, refere-se aA | “piedade”. |
B | “mágoa”. |
C | “madrugada”. |
D | “saudade”. |
E | “claridade”. |
Question 8 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFN-MG 2018)
Considere a utilização da preposição para nas ocorrências que se seguem.I - As iniciativas da sociedade brasileira têm sido incipientes como prática preventiva para proteger a água. II – “(...) de um modelo econômico que considera água e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade.” III - “Há destruição e exclusão, enquanto deveria haver sustentabilidade e proteção do meio ambiente e da vida, para as atuais e futuras gerações.”. IV – “visando à construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade (ecológica, social, espacial, cultural, econômico-financeira etc.) para países e até continentes, como a América do Sul e a África.”A preposição para introduz ideia de objetivo, finalidade:A | Em I. |
B | Em I e II. |
C | Em I, III e IV. |
D | Em I, II e IV. |
Question 9 |
Tema: Língua Portuguesa
(SERES PE 2010)
A compreensão dos enunciados abaixo nos faz ver que a norma da concordância verbal foi respeitada emA | Percebe-se alguns erros neste trabalho |
B | Destruiu-se infelizmente todas as provas do crime |
C | Dão-se aulas de piano |
D | Via-se, lá do alto, as pessoas que se dirigiam ao estádio |
E | Nesta empresa, precisam-se de vários eletricistas |
Question 10 |
Tema: Literatura
(UNIFOR 2018)
Canção do exílioMinha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.DIAS, Gonçalves. In: RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 2002. p. 320.O poema lido pertence aoA | Romantismo, uma vez que apresenta subjetivismo, sentimentalismo e exaltação da natureza. |
B | Parnasianismo porque o autor trata o tema com base na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção |
C | Realismo, pois apresenta descrições objetivas com a finalidade de mostrar a realidade de forma fidedigna |
D | Naturalismo, pois aborda a existência humana de forma materialista |
E | Barroco, por apresentar uma oposição do Antropocentrismo (homem) ao Teocentrismo (Deus). |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(FMABC 2018)
A alternativa que apresenta redação clara e em concordância com a norma-padrão da língua é:A | Procuraram consolar-lhe da perda da partida e das críticas que recebeu, que respondeu a elas com a serenidade de um jogador que sabe reconhecer méritos e seus limites. |
B | A equipe de pintores designada para encobrir as pichações nas ruas, poucas, aliás, fizeram relatos interessantes sobre o que encontraram nelas. |
C | O que o famoso artista publicou nas redes sociais foi mera retalhação, pois queria se vingar das ofensas sofridas pelas centenas de críticas, inclusive bastante reprovável. |
D | O coordenador do grupo enfatizou que é necessário que todos têm consciência do que está por vir, pois somente assim, estarão preparados para atender a qualquer demanda |
E | Hoje ele enfrenta quaisquer desafios e evita os excessos que cometeu, tanto ao rejeitar trabalho, como também ao agir sem a discrição necessária a um bom profissional. |
Question 12 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFCE 2014)
São exemplos de metáfora, excetoA | Lá fora, a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora) |
B | O pavão é um arco-íris de plumas. (Rubem Braga) |
C | Os medos são o porão da alma. |
D | Hitler foi cruel como uma fera selvagem. |
E | O enorme rio é uma serpente no meio da floresta. |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFU 2018)

A | Quais as chances de a senhora lhe avaliar com carinho e compreensão? |
B | Quais as chances de a senhora avaliá-lo com carinho e compreensão? |
C | Quais as chances de a senhora avaliar-lhe com carinho e compreensão? |
D | Quais as chances de a senhora avaliar a ele com carinho e compreensão? |
Question 14 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
_____________ estabelece um diálogo com o Romance de 30, ao colocar no centro da história uma personagem que migra de Alagoas para a cidade de(o) ______________, onde vive muitas desventuras, e que acaba morrendo atropelada logo após consultar uma cartomante que prevê ________________Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.A | A hora da estrela / Rio de Janeiro / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
B | A hora da estrela / São Paulo / um futuro feliz para a protagonista. |
C | Vidas secas / São Paulo / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
D | Vidas secas/ São Paulo / o casamento da protagonista com um estrangeiro. |
E | A hora da estrela / Rio de Janeiro / um futuro feliz para a protagonista. |
Question 15 |
Tema: Literatura
(UFAM 2018)
Sobre o Arcadismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:A | Marília de Dirceu foi uma heroína fundamental à Conjuração Mineira. |
B | A Conjuração Mineira resultou na prisão de todos os poetas árcades, os quais escreveram todos os seus poemas no cárcere. |
C | Dirceu trocou cartas com sua amada Marília e estas correspondências foram organizadas e publicadas com o título de Cartas Chilenas. |
D | A sorte está lançada (alea jacta est) foi um lema do Arcadismo no Brasil. |
E | A sorte está lançada (alea jacta est) foi um lema do Arcadismo no Brasil. |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde públicaMunicípio e Porto do Rio de JaneiroEm fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo.Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam.Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885.No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela.A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | futuro do pretérito |
B | modo subjuntivo |
C | voz ativa |
D | forma no gerúndio |
Question 17 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFPR 2018)
TV a Serviço da Tecnologia e do RacismoOs meios de comunicação, todos eles, têm sido braço direito e esquerdo da propagação das tecnologias da estrutura racista. Isso é uma verdade que se pode confirmar com absoluta facilidade em todos os veículos de comunicação disponíveis, em especial a televisão.O poderoso e influente jornalista Assis Chateaubriand foi o responsável pela primeira transmissão televisiva no Brasil, em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi, em São Paulo. No ano seguinte, seria a vez de o Rio de Janeiro ser contemplado com essa novíssima ferramenta, viabilizada por recursos importados dos Estados Unidos. O Brasil, então, passou a ser o quarto país do mundo a operar esse tipo de veículo, ficando atrás apenas da Inglaterra, França e dos próprios Estados Unidos. O país seguia pouco mais de meio século de pós-abolição. Uma pós-abolição que ora tentava se livrar das sobras humanas, cuja exploração explícita já não era mais permitida pela lei, ora se valia da fragilidade dessas sobras vivas para prosseguir com os acúmulos de riqueza construída à custa da exploração histórica e não reparada. [...](Joice Beth, Le Monde Diplomatique Brasil, junho/2017, p. 38. Adaptado.)Com relação à palavra “sobras” citada na última frase do texto, é correto afirmar que refere:A | a sociedade manipulada pela TV. |
B | os líderes abolicionistas. |
C | os negros pós-abolição. |
D | os recursos humanos da TV. |
E | os profissionais da tecnologia televisiva. |
Question 18 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
As palavras de função adjetiva: “velhíssima”, muitíssimas”, “altíssimos”, “simplíssimo”A | cumprem o papel de motivar a leitura do texto, traduzindo-lhe apenas beleza. |
B | carregam uma carga de subjetividade, tornando difícil a compreensão do tema abordado pela articulista. |
C | enfatizam a posição da autora em relação a determinados assuntos presentes no texto. |
D | trazem uma conotação de exagero desnecessário ao texto. |
E | referem-se todas ao mesmo elemento. |
Question 19 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Considere a seguinte frase:Outro suporte de leitura não convencional da história da humanidade era o quipu, o livro dos Incas, ______ consistia em uma cordinha com fios presos e separados por nós de diversas cores, ______ formato lembra um colar colorido e exuberante.Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.A | cujo – onde o. |
B | que – cujo |
C | que – onde o |
D | onde – que o |
E | onde – cujo |
Question 20 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
Atente para este trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de AssisO meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor nem o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. [...] Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra cousa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira.Nesse trecho,A | a impessoalidade da narração é justificada pelo fato de que o narrador se dispõe a analisar seus anos juvenis pela perspectiva da maturidade, expurgando da memória a força dos afetos e das paixões da adolescência. |
B | apresenta-se o narrador na condição de quem se dispõe a recuperar objetivamente os fatos do passado, admitindo, no entanto, que a distância entre os tempos acionados certamente terá apagado da memória os melhores momentos. |
C | o anunciado propósito memorialista do narrador deve lembrar o leitor de que tal narração, a ser conduzida por quem viveu os fatos narrados, é permeada por uma subjetividade a ser levada em conta na interpretação do romance. |
D | explicita-se uma narração em 1.ª pessoa, cujo tom melancólico se justifica pelo fato de serem amargas as recordações de que se nutre esse velho memorialista, na tentativa final de compreender os dissabores de sua adolescência. |
E | o narrador entende que seu esforço de memória é inútil, pois já não há o que testemunhe a força das paixões frustradas do passado, perdendo-se assim a conexão possível entre as carências da adolescência e as da velhice. |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(NC-UFPR 2018)
Leia o excerto abaixo:As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.A | Porquanto – Contudo |
B | Posto que – Logo |
C | Consoante – Não obstante |
D | Ainda que – Por isso |
E | Embora – No entanto |
Question 22 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a decisão de Paulo Honório em narrar ele próprio sua história deve-se ao fato de que,A | carregado de remorsos, resolve confessar os crimes de seu passado, sobretudo os relacionados com seu mandonismo de coronel e de político inescrupuloso, atenuados apenas pelo idílio que viveu em companhia de Madalena. |
B | determinado a inocentar-se das sombras do passado que o atormenta, investe-se da autoridade de um narrador na primeira pessoa para fazer valer a perspectiva de um infeliz amante que se valeu da violência para poder afirmar-se. |
C | sentindo-se melhor escritor que seus parceiros de letras, decide-se pela forma de um romance realista, com base em suas memórias juvenis, no centro das quais figura a jovem professora de ideias socialistas. |
D | comprometido com a verdade final de uma antiga paixão, despe-se da condição de homem poderoso e resolve, piedosamente, levantar os fatos do passado que ainda podem testemunhar em favor de seus bons sentimentos. |
E | desprezando o registro literário que outros lhe propõem para sua biografia, dispõe-se a encarar os limites de sua linguagem bruta para buscar o sentido maior de sua vida, sobretudo da culpa que lhe ficou da relação com Madalena. |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)

A | As vezes – têm – o |
B | As vezes – têm – lhe |
C | Às vezes – tem – lhe |
D | Às vezes – têm – lhe |
E | Às vezes – tem – o |
Question 24 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCC 2012)
Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecerOs versos acima, de uma música de Dorival Caymmi, abordam predominantemente,A | a religiosidade dos pescadores, em que se misturam elementos de origem africana. |
B | o respeito às condições ambientais como garantia da preservação dos recursos da natureza. |
C | a exploração a que estão sujeitos os trabalhadores que dependem do mar para sobreviver. |
D | o trabalho dos pescadores, na busca de sua sobrevivência cotidiana. |
E | a competição acirrada entre os pescadores pelos melhores pontos de pesca, |
Question 25 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Para responder à questão, considere o trecho abaixo, de Jorge Amado.Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba (Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p.76Assim como, segundo o padrão culto escrito, está correto o emprego deA | sujeira, o está o de “tarjeta”. |
B | era ainda visível, o está o de “As ranhuras em sua perna era ainda visível”. |
C | Como se não existissem as pedras, o está o de “Como se não bastasse as dificuldades todas”. |
D | a golpes, o está o de “talhou a fruta a vários pedaços”. |
E | deslizar, o está o de “paralizar” |
Question 26 |
Tema: Língua Portuguesa
(INEP 2018)
Marque a alternativa que apresenta uma frase com equívoco de concordância nominalA | A mulher e o homem pareciam preocupados com a notícia. |
B | Quando vamos ao cinema, gostamos de comprar pipocas. |
C | Saí ontem com os campeões José e Beatriz. |
D | Os candidatos consideraram difícil o simulado e a redação. |
E | Os brasileiros foram tomados de uma alegria, esperança e emoção contagiantes nos jogos da Copa do Mundo. |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFGD 2017)
Leia o seguinte excerto.E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, pendendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução.ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: ___ Sagarana. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Pp. 339-386.Assinale a alternativa que contém palavra formada pelo mesmo processo de formação do verbo “empescoçar”.A | Abalizar |
B | Globalização |
C | Farmacologia |
D | Casaco-de-couro |
E | Praguejar |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Considerando-se o padrão culto escrito, é clara e correta a seguinte frase:A | Mesmo incongruente, e isso foi confirmado por todos os analistas, as perguntas feitas e as respostas merecem especial atenção, pois podem dar pistas do que acontece às pessoas sob intensa pressão |
B | Estudos recentes frizaram o protagonismo dessa modalidade de tratamento da doença em países tropicais, mas ainda há muitos profissionais que hesitam a adotá-la. |
C | Acredita em que suas anotações poderiam ser úteis e garantirem oportunidade exemplar entre os concorrentes, mas é necessário que se imprima para que eu as leia com cuidado |
D | O contraste de oportunidades para os jovens recém formados entre universos urbanos e rurais, principalmente nas últimas décadas, têm sido objeto de pesquisas acadêmicas |
E | Imagens de enchentes, florestas ressequidas e calor excessivo já são lugar-comum quando se pensa em mudanças globais do clima, ainda que não sejam só essas as que representam os problemas a enfrentar. |
Question 29 |
Tema: Literatura
(ACAFE 2018)
Sobre a literatura brasileira, relacione a coluna da esquerda com a obra citada na coluna da direita.( 1 ) Criado por um dos líderes da primeira geração modernista, o protagonista se transforma a cada instante, assumindo as feições das diferentes etnias que deram origem ao povo brasileiro (índios, negros, europeus). ( 2 ) Através de Aurélia, esse autor romântico faz uma dura crítica à sociedade da época, que espera que as moças arrumem um marido para assumir o perfil idealizado para as moças honestas. ( 3 ) Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu com a publicação do romance Perto do Coração (1943), mas sua obra mais conhecida relata a vida de Macabéa, alagoana que vive no Rio de Janeiro. ( 4 ) Trata-se de um romance, escrito no século XIX, em que o protagonista não conta uma história de amor, não apresenta aventuras, nem cria situações de suspense. ( 5 ) Poema em que o autor situa a cena bíblica do nascimento de Cristo em um manguezal do Recife, representada pelo nascimento do filho de um carpinteiro pernambucano.( ) A Hora da Estrela ( ) Memórias Póstumas de Brás Cubas ( ) Macunaíma ( ) Morte e Vida Severina ( ) SenhoraA sequência correta, de cima para baixo, é:A | 3 - 4 - 1 - 5 - 2 |
B | 5 - 3 - 2 - 4 - 1 |
C | 3 - 5 - 4 - 1 - 2 |
D | 2 - 3 - 5 - 1 - 4 |
Question 30 |
Tema: Literatura
(UNITINS 2018)
O trecho “(...) filósofos gregos consideravam que todo dia poderia ser o último de suas vidas, e isso aumentava sua (...) apreciação pelos temas da vida” faz intertextualidade com o sentido evocado pela expressão latina Carpe diem, experienciada pelos poetas e escritores de que escola literária brasileira?A | Simbolismo |
B | Barroco |
C | Parnasianismo |
D | Arcadismo |
E | Romantismo |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!