A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2013)
_______ dois meses, a jornalista britânica Rowenna Davis, 25 anos, foi furtada. Só que não levaram sua carteira ou seu carro, mas sua identidade virtual. Um hacker invadiu e tomou conta de seu e-mail e – além de bisbilhotar suas mensagens e ter acesso a seus dados bancários – passou a escrever aos mais de 5 mil contatos de Rowenna dizendo que ela teria sido assaltada em Madri e pedindo ajuda em dinheiro.Quando ela escreveu para seu endereço de e-mail pedindo ao hacker ao menos sua lista de contatos profissionais de volta, Rowenna teve como resposta a cobrança de R$ 1,4 mil. Ela se negou a pagar, a polícia não fez nada. A jornalista só retomou o controle do e-mail porque um amigo conhecia um funcionário do provedor da conta, que desativou o processo de verificação de senha criado pelo invasor.(Galileu, dezembro de 2011. Adaptado.)A lacuna do início do texto deve ser corretamente preenchida comA | Há cerca de. |
B | Acerca de. |
C | À. |
D | Fazem. |
E | A. |
Question 2 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Para responder à questão, considere o trecho abaixo, de Jorge Amado.Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba (Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p.76Assim como, segundo o padrão culto escrito, está correto o emprego deA | a golpes, o está o de “talhou a fruta a vários pedaços”. |
B | era ainda visível, o está o de “As ranhuras em sua perna era ainda visível”. |
C | deslizar, o está o de “paralizar” |
D | sujeira, o está o de “tarjeta”. |
E | Como se não existissem as pedras, o está o de “Como se não bastasse as dificuldades todas”. |
Question 3 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Marque a alternativa que apresenta correta classificação do sujeito.A | Choveu elogio na noite da premiação. (Sujeito Inexistente) |
B | Faria tudo de novo, na tentativa de mais um acerto. (Sujeito expresso) |
C | O conflito armado é movido pela ideia de paz futura. (Sujeito Paciente) |
D | Aniquilaram as fontes de resistência na zona de conflito do país. (Sujeito Oculto) |
Question 4 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde públicaMunicípio e Porto do Rio de JaneiroEm fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo.Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam.Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885.No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela.A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | forma no gerúndio |
B | futuro do pretérito |
C | modo subjuntivo |
D | voz ativa |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Relacione corretamente as colunas quanto ao processo de formação das palavras: A) Desleal ( ) Derivação prefixal e sufixal B) Felicidade ( ) Composição por aglutinação C) Engordar ( ) Derivação prefixal D) Infelicidade ( ) Hibridismo E) Passatempo ( ) Composição por justaposição F) Embora ( ) Derivação parassintética G) Burocracia ( ) Derivação sufixal A ordem correta, de cima para baixo, da coluna à direta, é:A | B – D – F – C – E – G – A. |
B | F – C – E – B – G – A – D. |
C | D – F – A – G – E – C – B. |
D | G – E – F – D – A – B – C. |
E | C – G – E – B – D – F – A. |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Leia:— Nem remédio ingeri, a moribunda esclarecia.Passando para o Discurso Indireto o fragmento acima, de acordo com a norma gramatical, tem-se:A | A moribunda esclareceu que nem remédio iria ingerir |
B | Esclarecia a moribunda que nem ingeriria remédio |
C | Que nem remédio iria ingerir, a moribunda esclareceria |
D | A moribunda esclarecia que nem remédio tinha ingerido |
Question 7 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
Atente para este trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de AssisO meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor nem o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. [...] Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra cousa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei; mas é também exato que perdeu muito espinho que a fez molesta, e, de memória, conservo alguma recordação doce e feiticeira.Nesse trecho,A | a impessoalidade da narração é justificada pelo fato de que o narrador se dispõe a analisar seus anos juvenis pela perspectiva da maturidade, expurgando da memória a força dos afetos e das paixões da adolescência. |
B | apresenta-se o narrador na condição de quem se dispõe a recuperar objetivamente os fatos do passado, admitindo, no entanto, que a distância entre os tempos acionados certamente terá apagado da memória os melhores momentos. |
C | explicita-se uma narração em 1.ª pessoa, cujo tom melancólico se justifica pelo fato de serem amargas as recordações de que se nutre esse velho memorialista, na tentativa final de compreender os dissabores de sua adolescência. |
D | o anunciado propósito memorialista do narrador deve lembrar o leitor de que tal narração, a ser conduzida por quem viveu os fatos narrados, é permeada por uma subjetividade a ser levada em conta na interpretação do romance. |
E | o narrador entende que seu esforço de memória é inútil, pois já não há o que testemunhe a força das paixões frustradas do passado, perdendo-se assim a conexão possível entre as carências da adolescência e as da velhice. |
Question 8 |
Tema: Língua Portuguesa
(FMABC 2018)
A alternativa que apresenta redação clara e em concordância com a norma-padrão da língua é:A | Hoje ele enfrenta quaisquer desafios e evita os excessos que cometeu, tanto ao rejeitar trabalho, como também ao agir sem a discrição necessária a um bom profissional. |
B | O coordenador do grupo enfatizou que é necessário que todos têm consciência do que está por vir, pois somente assim, estarão preparados para atender a qualquer demanda |
C | Procuraram consolar-lhe da perda da partida e das críticas que recebeu, que respondeu a elas com a serenidade de um jogador que sabe reconhecer méritos e seus limites. |
D | A equipe de pintores designada para encobrir as pichações nas ruas, poucas, aliás, fizeram relatos interessantes sobre o que encontraram nelas. |
E | O que o famoso artista publicou nas redes sociais foi mera retalhação, pois queria se vingar das ofensas sofridas pelas centenas de críticas, inclusive bastante reprovável. |
Question 9 |
Tema: Literatura
(ACAFE 2018)
Sobre a literatura brasileira, relacione a coluna da esquerda com a obra citada na coluna da direita.( 1 ) Criado por um dos líderes da primeira geração modernista, o protagonista se transforma a cada instante, assumindo as feições das diferentes etnias que deram origem ao povo brasileiro (índios, negros, europeus). ( 2 ) Através de Aurélia, esse autor romântico faz uma dura crítica à sociedade da época, que espera que as moças arrumem um marido para assumir o perfil idealizado para as moças honestas. ( 3 ) Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu com a publicação do romance Perto do Coração (1943), mas sua obra mais conhecida relata a vida de Macabéa, alagoana que vive no Rio de Janeiro. ( 4 ) Trata-se de um romance, escrito no século XIX, em que o protagonista não conta uma história de amor, não apresenta aventuras, nem cria situações de suspense. ( 5 ) Poema em que o autor situa a cena bíblica do nascimento de Cristo em um manguezal do Recife, representada pelo nascimento do filho de um carpinteiro pernambucano.( ) A Hora da Estrela ( ) Memórias Póstumas de Brás Cubas ( ) Macunaíma ( ) Morte e Vida Severina ( ) SenhoraA sequência correta, de cima para baixo, é:A | 3 - 4 - 1 - 5 - 2 |
B | 2 - 3 - 5 - 1 - 4 |
C | 5 - 3 - 2 - 4 - 1 |
D | 3 - 5 - 4 - 1 - 2 |
Question 10 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Modernismo, como fenômeno cultural e artístico, se disseminou a partir da Europa, entre fins do século XIX e princípio do século XX. Através das diferentes formas de expressão, como música, pintura, arquitetura, esse movimentoA | renovou a proposta de volta ao estilo clássico, através da leitura realista. |
B | condenou o progresso, pelos seus efeitos negativos sobre a sociedade. |
C | questionou a validade da ciência, por não repercutir sobre a vida social. |
D | procurou romper com os padrões estéticos acadêmicos então vigentes. |
E | criticou as transformações impostas pela industrialização e pela tecnologia. |
Question 11 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?A | Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná |
B | Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais |
C | O Guarani, Iracema e Vozes d’África |
D | Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios |
E | Iracema, O Guarani e Ubirajara |
Question 12 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
No contexto deste post, o slogan de campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos (“Faça a América grande de novo!”) e a imagem destacando a etiqueta de procedência de uma peça de gravata de coleção assinada pelo mesmo Donald Trump (“Made in China”/”Hecho en China” = Feito na China) expressam uma relação de:A | Exemplificação |
B | Condicionalidade |
C | Consequência |
D | Proporcionalidade |
E | Contradição |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
Álvares de Azevedo, poeta pertencente ao 2º momento do romantismo brasileiro, morreu jovem, com apenas 20 anos de idade. Seu livro de poesias, Lira dos Vinte anos, figura entre alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.Sobre a obra, é INCORRETO afirmar:A | Álvares de Azevedo, deixa transparecer em Lira dos Vinte Anos sua incapacidade de adaptação ao mundo real, razão pela qual o sonho e a fantasia tornam-se seu refúgio, em que a presença da morte era tida como encontro com a paz; |
B | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, apresenta uma linguagem marcada pela dualidade, confrontando duas formas distintas de ver e pensar a realidade; |
C | Lira dos vinte anos é marcada por uma linguagem caracterizada por hipérboles e por espaços amplos, como o mar, o céu, o infinito, o deserto. |
D | É possível perceber traços do pessimismo e da melancolia, aspectos característicos também na obra do poeta Byron; |
E | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo é composta de três partes. Nas primeira e terceira partes, surge o poeta sonhador em busca do amor e prenunciando a morte. Na segunda parte, surgem poesias com bom-humor, graciosidade e uma certa alegria; |
Question 14 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Considerando-se o padrão culto escrito, é clara e correta a seguinte frase:A | Imagens de enchentes, florestas ressequidas e calor excessivo já são lugar-comum quando se pensa em mudanças globais do clima, ainda que não sejam só essas as que representam os problemas a enfrentar. |
B | Estudos recentes frizaram o protagonismo dessa modalidade de tratamento da doença em países tropicais, mas ainda há muitos profissionais que hesitam a adotá-la. |
C | O contraste de oportunidades para os jovens recém formados entre universos urbanos e rurais, principalmente nas últimas décadas, têm sido objeto de pesquisas acadêmicas |
D | Acredita em que suas anotações poderiam ser úteis e garantirem oportunidade exemplar entre os concorrentes, mas é necessário que se imprima para que eu as leia com cuidado |
E | Mesmo incongruente, e isso foi confirmado por todos os analistas, as perguntas feitas e as respostas merecem especial atenção, pois podem dar pistas do que acontece às pessoas sob intensa pressão |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(Unisinos 2018)
Nas falas do personagem Armandinho, no primeiro e no segundo quadrinhos, temos a mesma justificativa para o emprego da vírgula. Qual a função sintática, presente nos dois enunciados, que caracteriza a necessidade da referida pontuação?A | Adjunto adverbial deslocado |
B | Vocativo |
C | Complemento nominal |
D | Adjunto adnominal |
E | Aposto |
Question 16 |
Tema: Literatura
(Atenas Sete Lagoas 2019)
A Semana de 22 foi o marco inicial de entrada do modernismo no Brasil. Esse evento, além de marcar uma ruptura com a tradição cultural brasileira, ainda de caráter colonial, instaurou no país as tendências europeias de vanguarda. Após a Semana de Arte Moderna, literatos, músicos, artistas plásticos e pensadores firmaram os ideais do movimento em revistas, manifestos etc.Marque a alternativa que expõe corretamente alguns aspectos estéticos da primeira geração modernista.A | Diferentemente dos movimentos vanguardistas europeus, o modernismo brasileiro foi marcado por uma transição tranquila, sem conflitos intensos. |
B | Antipassadismo: repulsa às concepções românticas, naturalistas e parnasianas; busca por um nacionalismo crítico e “antropofágico”. |
C | A manutenção do português clássico na literatura, como forma de valorizar a língua e afastá-la de uma linguagem popular e simples. |
D | Aversão a todas as influências estéticas exteriores, principalmente as lusitanas; separatismo como busca de um nacionalismo genuíno. |
E | Continuidade do plano formal simbolista e parnasiano, com a retomada de temas populares e folclóricos. |
Question 17 |
Tema: Literatura
(UP 2018)
Sobre Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, é INCORRETO afirmar:A | Clara dos Anjos, romance publicado postumamente, pode ser compreendido como a narrativa do destino quase que coletivo das moças negras na sociedade brasileira, como sugere, aliás, a epígrafe escolhida pelo autor a partir de um texto do historiador João Ribeiro. |
B | O narrador do romance é onisciente intruso, isto é, não só tem um conhecimento amplo sobre as personagens e os eventos, como apresenta o sentimento dessas mesmas personagens e tece comentários, por vezes avaliativos, sobre costumes e atitudes dos envolvidos na trama. |
C | No desenvolvimento da trama, é possível perceber uma atenção especial, ainda que não exclusiva, sobre os hábitos musicais das personagens (modinhas, polcas etc.) e a relação do homem pobre com a cultura letrada. |
D | A obra de Lima Barreto demonstra uma preocupação forte em refletir sobre o processo de urbanização implementado no início do século XX no Rio de Janeiro; e o romance Clara dos Anjos pode ser tomado como um bom exemplo dessa preocupação, já que a narrativa se concentra nos subúrbios cariocas e nos dilemas de seus habitantes, em especial na integração do pobre e/ou negro à sociedade brasileira. |
E | Cassi Jones é rapaz de família pertencente à elite carioca urbana, não possui uma profissão definida, gasta grande parte de seu tempo em uma vida boêmia, e tem por hábito seduzir moças inocentes e pobres para depois abandoná-las à sorte, como acontece com Clara. |
Question 18 |
Tema: Língua Portuguesa
(NC-UFPR 2018)
Leia o excerto abaixo:As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.A | Posto que – Logo |
B | Porquanto – Contudo |
C | Ainda que – Por isso |
D | Embora – No entanto |
E | Consoante – Não obstante |
Question 19 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a decisão de Paulo Honório em narrar ele próprio sua história deve-se ao fato de que,A | carregado de remorsos, resolve confessar os crimes de seu passado, sobretudo os relacionados com seu mandonismo de coronel e de político inescrupuloso, atenuados apenas pelo idílio que viveu em companhia de Madalena. |
B | sentindo-se melhor escritor que seus parceiros de letras, decide-se pela forma de um romance realista, com base em suas memórias juvenis, no centro das quais figura a jovem professora de ideias socialistas. |
C | comprometido com a verdade final de uma antiga paixão, despe-se da condição de homem poderoso e resolve, piedosamente, levantar os fatos do passado que ainda podem testemunhar em favor de seus bons sentimentos. |
D | determinado a inocentar-se das sombras do passado que o atormenta, investe-se da autoridade de um narrador na primeira pessoa para fazer valer a perspectiva de um infeliz amante que se valeu da violência para poder afirmar-se. |
E | desprezando o registro literário que outros lhe propõem para sua biografia, dispõe-se a encarar os limites de sua linguagem bruta para buscar o sentido maior de sua vida, sobretudo da culpa que lhe ficou da relação com Madalena. |
Question 20 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFU 2018)
O último quadro da tirinha apresenta um uso pronominal bastante comum na modalidade oral do português brasileiro, independentemente do grau de escolaridade, da região ou da classe social do falante.Assinale a alternativa que apresenta o uso pronominal equivalente à modalidade escrita e cujo registro seja formal.A | Quais as chances de a senhora lhe avaliar com carinho e compreensão? |
B | Quais as chances de a senhora avaliar-lhe com carinho e compreensão? |
C | Quais as chances de a senhora avaliar a ele com carinho e compreensão? |
D | Quais as chances de a senhora avaliá-lo com carinho e compreensão? |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFPR 2018)
TV a Serviço da Tecnologia e do RacismoOs meios de comunicação, todos eles, têm sido braço direito e esquerdo da propagação das tecnologias da estrutura racista. Isso é uma verdade que se pode confirmar com absoluta facilidade em todos os veículos de comunicação disponíveis, em especial a televisão.O poderoso e influente jornalista Assis Chateaubriand foi o responsável pela primeira transmissão televisiva no Brasil, em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi, em São Paulo. No ano seguinte, seria a vez de o Rio de Janeiro ser contemplado com essa novíssima ferramenta, viabilizada por recursos importados dos Estados Unidos. O Brasil, então, passou a ser o quarto país do mundo a operar esse tipo de veículo, ficando atrás apenas da Inglaterra, França e dos próprios Estados Unidos. O país seguia pouco mais de meio século de pós-abolição. Uma pós-abolição que ora tentava se livrar das sobras humanas, cuja exploração explícita já não era mais permitida pela lei, ora se valia da fragilidade dessas sobras vivas para prosseguir com os acúmulos de riqueza construída à custa da exploração histórica e não reparada. [...](Joice Beth, Le Monde Diplomatique Brasil, junho/2017, p. 38. Adaptado.)Com relação à palavra “sobras” citada na última frase do texto, é correto afirmar que refere:A | os líderes abolicionistas. |
B | os recursos humanos da TV. |
C | os negros pós-abolição. |
D | os profissionais da tecnologia televisiva. |
E | a sociedade manipulada pela TV. |
Question 22 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Na frase “Os suportes para a prática da leitura são tão antigos quanto a história do ser humano”, estabelece-se uma relação de:A | causalidade |
B | temporalidade |
C | adversidade |
D | comparação |
E | proporção |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(FPP 2018)
Considere o texto publicitário na seguir.
A campanha de utilidade pública tem a intenção de alertar o público-alvo sobre os perigos relacionados ao consumo do crack. Na peça em questão, essa intenção assume a forma de um apelo, revelado pelo empregoA | da ambiguidade, como em “dependência”. |
B | da ausência de palavras empregadas como conectores. |
C | de substantivos, como “queimaduras e convulsões”. |
D | do imperativo, como em “nunca experimente”. |
E | da ordem inversa das informações veiculadas. |
Question 24 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFN-MG 2018)
Considere a utilização da preposição para nas ocorrências que se seguem.I - As iniciativas da sociedade brasileira têm sido incipientes como prática preventiva para proteger a água. II – “(...) de um modelo econômico que considera água e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade.” III - “Há destruição e exclusão, enquanto deveria haver sustentabilidade e proteção do meio ambiente e da vida, para as atuais e futuras gerações.”. IV – “visando à construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade (ecológica, social, espacial, cultural, econômico-financeira etc.) para países e até continentes, como a América do Sul e a África.”A preposição para introduz ideia de objetivo, finalidade:A | Em I. |
B | Em I, II e IV. |
C | Em I e II. |
D | Em I, III e IV. |
Question 25 |
Tema: Literatura
(UNIFOR 2018)
Canção do exílioMinha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.DIAS, Gonçalves. In: RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 2002. p. 320.O poema lido pertence aoA | Parnasianismo porque o autor trata o tema com base na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção |
B | Realismo, pois apresenta descrições objetivas com a finalidade de mostrar a realidade de forma fidedigna |
C | Naturalismo, pois aborda a existência humana de forma materialista |
D | Barroco, por apresentar uma oposição do Antropocentrismo (homem) ao Teocentrismo (Deus). |
E | Romantismo, uma vez que apresenta subjetivismo, sentimentalismo e exaltação da natureza. |
Question 26 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
_____________ estabelece um diálogo com o Romance de 30, ao colocar no centro da história uma personagem que migra de Alagoas para a cidade de(o) ______________, onde vive muitas desventuras, e que acaba morrendo atropelada logo após consultar uma cartomante que prevê ________________Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.A | A hora da estrela / São Paulo / um futuro feliz para a protagonista. |
B | Vidas secas/ São Paulo / o casamento da protagonista com um estrangeiro. |
C | A hora da estrela / Rio de Janeiro / um futuro feliz para a protagonista. |
D | Vidas secas / São Paulo / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
E | A hora da estrela / Rio de Janeiro / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(SERES PE 2010)
A compreensão dos enunciados abaixo nos faz ver que a norma da concordância verbal foi respeitada emA | Percebe-se alguns erros neste trabalho |
B | Nesta empresa, precisam-se de vários eletricistas |
C | Destruiu-se infelizmente todas as provas do crime |
D | Via-se, lá do alto, as pessoas que se dirigiam ao estádio |
E | Dão-se aulas de piano |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNITINS 2018)
Identifique, respectivamente, o sentido que as conjunções constroem nas frases a seguir.1. O problema é que as cobranças e as fontes de estresse são tão intensas que logo a escolha de ir com a maré vira um problema. 2. Segundo Strecher, é definir objetivos diferentes, porém bem claros para cada área de importância em nossasvidas. 3. A segunda regra é iniciar o quanto antes, mesmo sabendo que nunca é tarde para começarA | conformidade; concessão; condição |
B | concessão; concordância; consequência. |
C | concessão; consecução; consequência |
D | consequência; conformidade; concessão |
E | consequência; condição; concessão. |
Question 29 |
Tema: Língua Portuguesa
(INEP 2018)
Marque a alternativa que apresenta uma frase com equívoco de concordância nominalA | Saí ontem com os campeões José e Beatriz. |
B | A mulher e o homem pareciam preocupados com a notícia. |
C | Os candidatos consideraram difícil o simulado e a redação. |
D | Quando vamos ao cinema, gostamos de comprar pipocas. |
E | Os brasileiros foram tomados de uma alegria, esperança e emoção contagiantes nos jogos da Copa do Mundo. |
Question 30 |
Tema: Literatura
(UNESP 2019)
Tal movimento não era apenas um movimento europeu de caráter universal, conquistando uma nação após outra e criando uma linguagem literária universal que, em última análise, era tão inteligível na Rússia e na Polônia quanto na Inglaterra e na França; ele também provou ser uma daquelas correntes que, como o Classicismo da Renascença, subsistiu como fator duradouro no desenvolvimento da arte. Na verdade, não existe produto da arte moderna, nenhum impulso emocional, nenhuma impressão ou estado de espírito do homem moderno, que não deva sua sutileza e variedade à sensibilidade que se desenvolveu a partir desse movimento. Toda exuberância, anarquia e violência da arte moderna, seu lirismo balbuciante, seu exibicionismo irrestrito e profuso, derivaram dele. E essa atitude subjetiva e egocêntrica tornou-se de tal modo natural para nós, tão absolutamente inevitável, que nos parece impossível reproduzir sequer uma sequência abstrata de pensamento sem fazer referência aos nossos sentimentos.(Arnold Hauser. História social da arte e da literatura, 1995. Adaptado.)O texto refere-se ao movimento denominadoA | Arcadismo |
B | Simbolismo |
C | Realismo |
D | Romantismo |
E | Barroco |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.

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