A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFGD 2017)
Leia o seguinte excerto.E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, pendendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução.ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: ___ Sagarana. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Pp. 339-386.Assinale a alternativa que contém palavra formada pelo mesmo processo de formação do verbo “empescoçar”.A | Farmacologia |
B | Globalização |
C | Abalizar |
D | Praguejar |
E | Casaco-de-couro |
Question 2 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCC 2012)
Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecerOs versos acima, de uma música de Dorival Caymmi, abordam predominantemente,A | a exploração a que estão sujeitos os trabalhadores que dependem do mar para sobreviver. |
B | a competição acirrada entre os pescadores pelos melhores pontos de pesca, |
C | a religiosidade dos pescadores, em que se misturam elementos de origem africana. |
D | o respeito às condições ambientais como garantia da preservação dos recursos da natureza. |
E | o trabalho dos pescadores, na busca de sua sobrevivência cotidiana. |
Question 3 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFN-MG 2018)
Considere a utilização da preposição para nas ocorrências que se seguem.I - As iniciativas da sociedade brasileira têm sido incipientes como prática preventiva para proteger a água. II – “(...) de um modelo econômico que considera água e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade.” III - “Há destruição e exclusão, enquanto deveria haver sustentabilidade e proteção do meio ambiente e da vida, para as atuais e futuras gerações.”. IV – “visando à construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade (ecológica, social, espacial, cultural, econômico-financeira etc.) para países e até continentes, como a América do Sul e a África.”A preposição para introduz ideia de objetivo, finalidade:A | Em I. |
B | Em I, III e IV. |
C | Em I, II e IV. |
D | Em I e II. |
Question 4 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
As palavras de função adjetiva: “velhíssima”, muitíssimas”, “altíssimos”, “simplíssimo”A | cumprem o papel de motivar a leitura do texto, traduzindo-lhe apenas beleza. |
B | referem-se todas ao mesmo elemento. |
C | enfatizam a posição da autora em relação a determinados assuntos presentes no texto. |
D | trazem uma conotação de exagero desnecessário ao texto. |
E | carregam uma carga de subjetividade, tornando difícil a compreensão do tema abordado pela articulista. |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Considerando-se o padrão culto escrito, é clara e correta a seguinte frase:A | O contraste de oportunidades para os jovens recém formados entre universos urbanos e rurais, principalmente nas últimas décadas, têm sido objeto de pesquisas acadêmicas |
B | Estudos recentes frizaram o protagonismo dessa modalidade de tratamento da doença em países tropicais, mas ainda há muitos profissionais que hesitam a adotá-la. |
C | Mesmo incongruente, e isso foi confirmado por todos os analistas, as perguntas feitas e as respostas merecem especial atenção, pois podem dar pistas do que acontece às pessoas sob intensa pressão |
D | Acredita em que suas anotações poderiam ser úteis e garantirem oportunidade exemplar entre os concorrentes, mas é necessário que se imprima para que eu as leia com cuidado |
E | Imagens de enchentes, florestas ressequidas e calor excessivo já são lugar-comum quando se pensa em mudanças globais do clima, ainda que não sejam só essas as que representam os problemas a enfrentar. |
Question 6 |
Tema: Literatura
(UENP 2017)
Assinale a alternativa que contém trecho de história literária referente a Memórias póstumas de Brás CubasA | “Todo o esforço está concentrado nos recursos técnicos, a sua preocupação é, por equívoco, produzir livros dentro das regras da arte, isto é, acompanhando os padrões do romance, e desistindo do caminho divergente”. |
B | “apresenta como elemento a mais a complacência por um lado, por outro, a esperança cristã sobre o que, não compreendido em sua aparência, passa a ser aceito como fatalidade”. |
C | “abandonada essa preocupação corretiva, propõe a harmonia do amor e da glória, embora sempre sob o pressuposto da integridade moral”. |
D | “a costumeira estória do costumeiro homem médio machadiano: uma vida cinzenta, entretecida de alguns amores, de veleidades carreiristas jamais realizadas, de dias insignificantes". |
E | “neste, o escritor se retrata, e volta ao caminho regular, recusando-se a ouvir o convite de seu demônio interior para aventuras estranhas”. |
Question 7 |
Tema: Literatura
(FPP 2017)
A obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, tem despertado interesse pela sua construção narrativa e temática.Sobre a obra podemos afirmar que:A | revela questões sociais do século XIX, tais como o sofrimento das populações do sertão brasileiro e o desemprego. |
B | revela o estilo irônico de Machado de Assis, seu exame das virtudes dos personagens e busca da promoção de uma visão otimista do mundo. |
C | confirma o ceticismo de Machado de Assis, com agudas análises psicológicas, apesar do final feliz do romance com a reaproximação de Bentinho e Capitu. |
D | focaliza o que se passa na mente de Bentinho, especialmente suas reflexões, suspeitas e insinuações a respeito do possível adultério da esposa. |
E | revela o compromisso de Bentinho com a apresentação de evidências ao leitor do adultério de Capitu, que é comprovado ao final da narrativa. |
Question 8 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Marque a alternativa que apresenta correta classificação do sujeito.A | Faria tudo de novo, na tentativa de mais um acerto. (Sujeito expresso) |
B | O conflito armado é movido pela ideia de paz futura. (Sujeito Paciente) |
C | Choveu elogio na noite da premiação. (Sujeito Inexistente) |
D | Aniquilaram as fontes de resistência na zona de conflito do país. (Sujeito Oculto) |
Question 9 |
Tema: Língua Portuguesa
(FAMP 2019)
Observe o seguinte anúncio publicitário.Neste trecho da imagem: “Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas...”, podemos afirmar que a conjunção destacada pode ser substituída, sem que haja a perda de sentido, por:A | porque |
B | bem como |
C | pois |
D | no entanto |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(UEFS 2018)
Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais – o transporte, as comunicações e todas as outras indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto – dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre.A candle in the dark é o título de um livro corajoso, baseado em grande parte na Bíblia, escrito por Thomas Ady e publicado em Londres em 1656, que ataca a caça às bruxas, então na ordem do dia, tachando-a de fraude “para enganar o povo”. Qualquer doença ou tempestade, qualquer coisa fora do comum, era atribuída à bruxaria. As bruxas devem existir, escreveu Ady, citando a argumentação dos “negociantes de bruxas”, “do contrário como é que essas coisas existem ou vêm a acontecer?”. Durante grande parte de nossa história tínhamos tanto medo do mundo exterior, com seus perigos imprevisíveis, que aceitávamos de bom grado qualquer coisa que prometesse suavizar ou atenuar o terror por meio de explicações. A ciência é uma tentativa, em grande parte bem- -sucedida, de compreender o mundo, de controlar as coisas, de ter domínio sobre nós mesmos, de seguir um rumo seguro. A microbiologia e a meteorologia explicam hoje o que, há alguns séculos, era considerado causa suficiente para queimar mulheres na fogueira.(O mundo assombrado pelos demônios, 2006. Adaptado.)A “receita para o desastre” a que o autor se refere no primeiro parágrafo diz respeito à combinação de conhecimento eA | ignorância |
B | sensibilidade |
C | preguiça |
D | razão |
E | sensibilidade |
Question 11 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
Considere as afirmações a seguir em relação a Vidas secas, de Graciliano Ramos.I. No capítulo intitulado “O soldado amarelo”, Fabiano, finalmente, vinga-se do soldado que o havia humilhado, além de tê-Io levado à prisão, no capítulo denominado “Cadeia”. II. Levando-se em conta o contexto, pode-se ver na cama de varas, tão desejada por Sinhá Vitória, o símbolo de uma estabilidade ou segurança impossibilitada pelas condições de vida dos retirantes. III. As relações que os meninos mantêm com Fabiano e Sinhá Vitória mostram que a educação sertaneja consiste num aprendizado brutal de que é preciso temer o outro, a natureza, o acaso, afim de resistir ao ambiente inóspito.Está correto apenas o que se afirma emA | l e ll. |
B | II. |
C | II e III. |
D | I. |
E | III. |
Question 12 |
Tema: Língua Portuguesa
(FMABC 2018)
A alternativa que apresenta redação clara e em concordância com a norma-padrão da língua é:A | O que o famoso artista publicou nas redes sociais foi mera retalhação, pois queria se vingar das ofensas sofridas pelas centenas de críticas, inclusive bastante reprovável. |
B | Procuraram consolar-lhe da perda da partida e das críticas que recebeu, que respondeu a elas com a serenidade de um jogador que sabe reconhecer méritos e seus limites. |
C | O coordenador do grupo enfatizou que é necessário que todos têm consciência do que está por vir, pois somente assim, estarão preparados para atender a qualquer demanda |
D | A equipe de pintores designada para encobrir as pichações nas ruas, poucas, aliás, fizeram relatos interessantes sobre o que encontraram nelas. |
E | Hoje ele enfrenta quaisquer desafios e evita os excessos que cometeu, tanto ao rejeitar trabalho, como também ao agir sem a discrição necessária a um bom profissional. |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 01, 20 e 24, nessa ordem.A | Às vezes – têm – lhe |
B | As vezes – têm – lhe |
C | As vezes – têm – o |
D | Às vezes – tem – lhe |
E | Às vezes – tem – o |
Question 14 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFCE 2014)
São exemplos de metáfora, excetoA | O enorme rio é uma serpente no meio da floresta. |
B | Hitler foi cruel como uma fera selvagem. |
C | O pavão é um arco-íris de plumas. (Rubem Braga) |
D | Os medos são o porão da alma. |
E | Lá fora, a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora) |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFPR 2018)
TV a Serviço da Tecnologia e do RacismoOs meios de comunicação, todos eles, têm sido braço direito e esquerdo da propagação das tecnologias da estrutura racista. Isso é uma verdade que se pode confirmar com absoluta facilidade em todos os veículos de comunicação disponíveis, em especial a televisão.O poderoso e influente jornalista Assis Chateaubriand foi o responsável pela primeira transmissão televisiva no Brasil, em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi, em São Paulo. No ano seguinte, seria a vez de o Rio de Janeiro ser contemplado com essa novíssima ferramenta, viabilizada por recursos importados dos Estados Unidos. O Brasil, então, passou a ser o quarto país do mundo a operar esse tipo de veículo, ficando atrás apenas da Inglaterra, França e dos próprios Estados Unidos. O país seguia pouco mais de meio século de pós-abolição. Uma pós-abolição que ora tentava se livrar das sobras humanas, cuja exploração explícita já não era mais permitida pela lei, ora se valia da fragilidade dessas sobras vivas para prosseguir com os acúmulos de riqueza construída à custa da exploração histórica e não reparada. [...](Joice Beth, Le Monde Diplomatique Brasil, junho/2017, p. 38. Adaptado.)Com relação à palavra “sobras” citada na última frase do texto, é correto afirmar que refere:A | a sociedade manipulada pela TV. |
B | os negros pós-abolição. |
C | os profissionais da tecnologia televisiva. |
D | os recursos humanos da TV. |
E | os líderes abolicionistas. |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNEMAT 2018)
O setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa torna público o seletivo para uma vaga de assessoria, informando que apenas dois candidatos foram aprovados: um homem e uma mulher.Como houve empate de notas, competências, habilidades e idade, o diretor do RH, ao ser questionado sobre os critérios de desempate, atestou:- Aprovo o rapaz! Ela é inteligente, mas é mulher.Com base na anedota acima, reflita:Em Ela é inteligente, mas é mulher, o termo mas é uma conjunção. Do ponto de vista gramatical, a conjunção é uma palavra invariável que conecta orações, alterando o sentido do enunciado, a depender do seu uso.Assinale a alternativa correta, cujo emprego da conjunção não altera o sentido do enunciado em Ela é inteligente, mas é mulher.A | Ela é mulher, portanto é inteligente. |
B | Ela é inteligente, porém é mulher. |
C | Ela é inteligente e é mulher. |
D | Ela é inteligente, portanto é mulher. |
E | Ela é mulher, mas é inteligente. |
Question 17 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
O estilo de época que surge no Brasil na última década do século XIX e que se destaca pela produção poética dos autores a ele vinculados, entre os quais Cruz e Sousa, é oA | Parnasianismo |
B | Romantismo |
C | Pré-Modernismo |
D | Arcadismo |
E | Simbolismo |
Question 18 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Para responder à questão, considere o trecho abaixo, de Jorge Amado.Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba (Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p.76Assim como, segundo o padrão culto escrito, está correto o emprego deA | Como se não existissem as pedras, o está o de “Como se não bastasse as dificuldades todas”. |
B | deslizar, o está o de “paralizar” |
C | a golpes, o está o de “talhou a fruta a vários pedaços”. |
D | era ainda visível, o está o de “As ranhuras em sua perna era ainda visível”. |
E | sujeira, o está o de “tarjeta”. |
Question 19 |
Tema: Língua Portuguesa
(Unisinos 2018)
Nas falas do personagem Armandinho, no primeiro e no segundo quadrinhos, temos a mesma justificativa para o emprego da vírgula. Qual a função sintática, presente nos dois enunciados, que caracteriza a necessidade da referida pontuação?A | Vocativo |
B | Aposto |
C | Adjunto adverbial deslocado |
D | Complemento nominal |
E | Adjunto adnominal |
Question 20 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Enumere corretamente a coluna das orações coordenadas sindéticas da esquerda de acordo com a classificação de cada uma, apresentadas na coluna da direita:1. Queria ler, mas tenho dores de cabeça. 2. Não trouxe o documento, logo não pode abrir a conta. 3. Não se atrase, porque temos muito o que fazer. 4. “Serve para isso, bem como para isso e isso”, disse apontando para o manual. 5. Entre na fila ou perderá a sua vez.( ) explicativa ( ) aditiva ( ) adversativa ( ) alternativa ( ) conclusivaA ordem correta, é:A | 3, 4, 1, 5, 2. |
B | 4, 3, 2, 1, 5. |
C | 5, 1, 2, 3, 4. |
D | 3, 2, 5, 4, 1. |
E | 4, 5, 3, 1, 2. |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
Álvares de Azevedo, poeta pertencente ao 2º momento do romantismo brasileiro, morreu jovem, com apenas 20 anos de idade. Seu livro de poesias, Lira dos Vinte anos, figura entre alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.Sobre a obra, é INCORRETO afirmar:A | É possível perceber traços do pessimismo e da melancolia, aspectos característicos também na obra do poeta Byron; |
B | Álvares de Azevedo, deixa transparecer em Lira dos Vinte Anos sua incapacidade de adaptação ao mundo real, razão pela qual o sonho e a fantasia tornam-se seu refúgio, em que a presença da morte era tida como encontro com a paz; |
C | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, apresenta uma linguagem marcada pela dualidade, confrontando duas formas distintas de ver e pensar a realidade; |
D | Lira dos vinte anos é marcada por uma linguagem caracterizada por hipérboles e por espaços amplos, como o mar, o céu, o infinito, o deserto. |
E | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo é composta de três partes. Nas primeira e terceira partes, surge o poeta sonhador em busca do amor e prenunciando a morte. Na segunda parte, surgem poesias com bom-humor, graciosidade e uma certa alegria; |
Question 22 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2014)
Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam porA | complexificação de seus sistemas |
B | incremento no tamanho corporal |
C | especialização para uma determinada finalidade |
D | modificação de características |
E | melhoria de processos e estruturas |
Question 23 |
Tema: Literatura
(UNESP 2019)
Tal movimento não era apenas um movimento europeu de caráter universal, conquistando uma nação após outra e criando uma linguagem literária universal que, em última análise, era tão inteligível na Rússia e na Polônia quanto na Inglaterra e na França; ele também provou ser uma daquelas correntes que, como o Classicismo da Renascença, subsistiu como fator duradouro no desenvolvimento da arte. Na verdade, não existe produto da arte moderna, nenhum impulso emocional, nenhuma impressão ou estado de espírito do homem moderno, que não deva sua sutileza e variedade à sensibilidade que se desenvolveu a partir desse movimento. Toda exuberância, anarquia e violência da arte moderna, seu lirismo balbuciante, seu exibicionismo irrestrito e profuso, derivaram dele. E essa atitude subjetiva e egocêntrica tornou-se de tal modo natural para nós, tão absolutamente inevitável, que nos parece impossível reproduzir sequer uma sequência abstrata de pensamento sem fazer referência aos nossos sentimentos.(Arnold Hauser. História social da arte e da literatura, 1995. Adaptado.)O texto refere-se ao movimento denominadoA | Realismo |
B | Simbolismo |
C | Arcadismo |
D | Romantismo |
E | Barroco |
Question 24 |
Tema: Literatura
(Atenas Sete Lagoas 2019)
A Semana de 22 foi o marco inicial de entrada do modernismo no Brasil. Esse evento, além de marcar uma ruptura com a tradição cultural brasileira, ainda de caráter colonial, instaurou no país as tendências europeias de vanguarda. Após a Semana de Arte Moderna, literatos, músicos, artistas plásticos e pensadores firmaram os ideais do movimento em revistas, manifestos etc.Marque a alternativa que expõe corretamente alguns aspectos estéticos da primeira geração modernista.A | A manutenção do português clássico na literatura, como forma de valorizar a língua e afastá-la de uma linguagem popular e simples. |
B | Diferentemente dos movimentos vanguardistas europeus, o modernismo brasileiro foi marcado por uma transição tranquila, sem conflitos intensos. |
C | Aversão a todas as influências estéticas exteriores, principalmente as lusitanas; separatismo como busca de um nacionalismo genuíno. |
D | Continuidade do plano formal simbolista e parnasiano, com a retomada de temas populares e folclóricos. |
E | Antipassadismo: repulsa às concepções românticas, naturalistas e parnasianas; busca por um nacionalismo crítico e “antropofágico”. |
Question 25 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
João Guimarães Rosa, com a obra Sagarana, um conjunto de contos, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional. Sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, podemos afirmar que:A | Os jagunços que aparecem no conto são vistos como seres irracionais, que praticam a violência para satisfazer seus impulsos sanguinários; |
B | Augusto Matraga é um fazendeiro que nunca trabalhou, dominado por sua mulher e decadente nas finanças e na política, desrespeitando a todos; |
C | Augusto Matraga transforma-se na narrativa após ser surrado, o que permite interpretar esta transformação como uma morte para a vida de maldades e um renascimento para a vida devota e contrita; |
D | trata-se de um conto em que se narram as aventuras de um burocrata em busca de afirmação social; |
E | O lema de vida de Augusto Matraga era a frase dita por Seu Joãozinho Bem-Bem: “cada um tem a sua hora e a sua vez, você há de ter a sua”. |
Question 26 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Modernismo, como fenômeno cultural e artístico, se disseminou a partir da Europa, entre fins do século XIX e princípio do século XX. Através das diferentes formas de expressão, como música, pintura, arquitetura, esse movimentoA | procurou romper com os padrões estéticos acadêmicos então vigentes. |
B | renovou a proposta de volta ao estilo clássico, através da leitura realista. |
C | condenou o progresso, pelos seus efeitos negativos sobre a sociedade. |
D | questionou a validade da ciência, por não repercutir sobre a vida social. |
E | criticou as transformações impostas pela industrialização e pela tecnologia. |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2013)
_______ dois meses, a jornalista britânica Rowenna Davis, 25 anos, foi furtada. Só que não levaram sua carteira ou seu carro, mas sua identidade virtual. Um hacker invadiu e tomou conta de seu e-mail e – além de bisbilhotar suas mensagens e ter acesso a seus dados bancários – passou a escrever aos mais de 5 mil contatos de Rowenna dizendo que ela teria sido assaltada em Madri e pedindo ajuda em dinheiro.Quando ela escreveu para seu endereço de e-mail pedindo ao hacker ao menos sua lista de contatos profissionais de volta, Rowenna teve como resposta a cobrança de R$ 1,4 mil. Ela se negou a pagar, a polícia não fez nada. A jornalista só retomou o controle do e-mail porque um amigo conhecia um funcionário do provedor da conta, que desativou o processo de verificação de senha criado pelo invasor.(Galileu, dezembro de 2011. Adaptado.)A lacuna do início do texto deve ser corretamente preenchida comA | A. |
B | À. |
C | Fazem. |
D | Acerca de. |
E | Há cerca de. |
Question 28 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Romantismo brasileiro se distinguiu, em relação a outros períodos da literatura nacional, pois:A | afirmava a superioridade da observação de aspectos objetivos da realidade, descartando, então, as impressões subjetivas. |
B | desvalorizou a opção pelo romance regionalista, o qual preferia tramas, cenários e personagens próprios de diferentes regiões. |
C | defendia o nacionalismo, inclusivamente na valorização da natureza, da cultura e da língua portuguesa em uso no Brasil. |
D | fugia, em seus folhetins, comuns na época, ao interesse pelo romance urbano e às críticas à sociedade da época. |
E | foi influenciado pelo determinismo social, segundo o qual o ser humano – em ações, personalidade e condições de vida – seria produto do meio social. |
Question 29 |
Tema: Literatura
(ACAFE 2018)
Sobre a literatura brasileira, relacione a coluna da esquerda com a obra citada na coluna da direita.( 1 ) Criado por um dos líderes da primeira geração modernista, o protagonista se transforma a cada instante, assumindo as feições das diferentes etnias que deram origem ao povo brasileiro (índios, negros, europeus). ( 2 ) Através de Aurélia, esse autor romântico faz uma dura crítica à sociedade da época, que espera que as moças arrumem um marido para assumir o perfil idealizado para as moças honestas. ( 3 ) Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu com a publicação do romance Perto do Coração (1943), mas sua obra mais conhecida relata a vida de Macabéa, alagoana que vive no Rio de Janeiro. ( 4 ) Trata-se de um romance, escrito no século XIX, em que o protagonista não conta uma história de amor, não apresenta aventuras, nem cria situações de suspense. ( 5 ) Poema em que o autor situa a cena bíblica do nascimento de Cristo em um manguezal do Recife, representada pelo nascimento do filho de um carpinteiro pernambucano.( ) A Hora da Estrela ( ) Memórias Póstumas de Brás Cubas ( ) Macunaíma ( ) Morte e Vida Severina ( ) SenhoraA sequência correta, de cima para baixo, é:A | 5 - 3 - 2 - 4 - 1 |
B | 3 - 5 - 4 - 1 - 2 |
C | 3 - 4 - 1 - 5 - 2 |
D | 2 - 3 - 5 - 1 - 4 |
Question 30 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Em “[...]e nós uns trogloditas um pouco menos disfarçados do que hoje, [...]”, a palavra em destaqueA | submete-se ao processo de flexão de gênero |
B | tem função adjetiva, referindo-se ao termo trogloditas. |
C | modifica o termo “hoje” de valor temporal. |
D | tem função adverbial, traduzindo a ideia de intensidade. |
E | traduz a ideia de modo, referindo-se ao termo “disfarçados”. |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!