A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRR 2018)
Assinale a alternativa em que “porque”, “por que”, “porquê” e “por quê” estão todos empregados CORRETAMENTE.A | ─ Por que a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por que de ela enterrar a pata por que? |
B | ─ Por que a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso porque os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o porquê de ela enterrar a pata por quê? |
C | ─ Porque a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por quê de ela enterrar a pata porquê? |
D | ─ Por quê a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso porquê os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o porque de ela enterrar a pata por quê? |
E | ─ Porquê a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por quê de ela enterrar a pata porquê? |
Question 2 |
Tema: Língua Portuguesa
(FAMP 2019)
Observe o seguinte anúncio publicitário.
Neste trecho da imagem: “Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas...”, podemos afirmar que a conjunção destacada pode ser substituída, sem que haja a perda de sentido, por:A | pois |
B | bem como |
C | no entanto |
D | porque |
Question 3 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
O estilo de época que surge no Brasil na última década do século XIX e que se destaca pela produção poética dos autores a ele vinculados, entre os quais Cruz e Sousa, é oA | Romantismo |
B | Pré-Modernismo |
C | Parnasianismo |
D | Arcadismo |
E | Simbolismo |
Question 4 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Modernismo, como fenômeno cultural e artístico, se disseminou a partir da Europa, entre fins do século XIX e princípio do século XX. Através das diferentes formas de expressão, como música, pintura, arquitetura, esse movimentoA | procurou romper com os padrões estéticos acadêmicos então vigentes. |
B | renovou a proposta de volta ao estilo clássico, através da leitura realista. |
C | questionou a validade da ciência, por não repercutir sobre a vida social. |
D | criticou as transformações impostas pela industrialização e pela tecnologia. |
E | condenou o progresso, pelos seus efeitos negativos sobre a sociedade. |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 01, 20 e 24, nessa ordem.A | Às vezes – tem – lhe |
B | As vezes – têm – lhe |
C | Às vezes – tem – o |
D | As vezes – têm – o |
E | Às vezes – têm – lhe |
Question 6 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Romantismo brasileiro se distinguiu, em relação a outros períodos da literatura nacional, pois:A | afirmava a superioridade da observação de aspectos objetivos da realidade, descartando, então, as impressões subjetivas. |
B | desvalorizou a opção pelo romance regionalista, o qual preferia tramas, cenários e personagens próprios de diferentes regiões. |
C | fugia, em seus folhetins, comuns na época, ao interesse pelo romance urbano e às críticas à sociedade da época. |
D | foi influenciado pelo determinismo social, segundo o qual o ser humano – em ações, personalidade e condições de vida – seria produto do meio social. |
E | defendia o nacionalismo, inclusivamente na valorização da natureza, da cultura e da língua portuguesa em uso no Brasil. |
Question 7 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFN-MG 2018)
Considere a utilização da preposição para nas ocorrências que se seguem.I - As iniciativas da sociedade brasileira têm sido incipientes como prática preventiva para proteger a água. II – “(...) de um modelo econômico que considera água e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade.” III - “Há destruição e exclusão, enquanto deveria haver sustentabilidade e proteção do meio ambiente e da vida, para as atuais e futuras gerações.”. IV – “visando à construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade (ecológica, social, espacial, cultural, econômico-financeira etc.) para países e até continentes, como a América do Sul e a África.”A preposição para introduz ideia de objetivo, finalidade:A | Em I e II. |
B | Em I, III e IV. |
C | Em I, II e IV. |
D | Em I. |
Question 8 |
Tema: Literatura
(Atenas Sete Lagoas 2019)
A Semana de 22 foi o marco inicial de entrada do modernismo no Brasil. Esse evento, além de marcar uma ruptura com a tradição cultural brasileira, ainda de caráter colonial, instaurou no país as tendências europeias de vanguarda. Após a Semana de Arte Moderna, literatos, músicos, artistas plásticos e pensadores firmaram os ideais do movimento em revistas, manifestos etc.Marque a alternativa que expõe corretamente alguns aspectos estéticos da primeira geração modernista.A | Diferentemente dos movimentos vanguardistas europeus, o modernismo brasileiro foi marcado por uma transição tranquila, sem conflitos intensos. |
B | Aversão a todas as influências estéticas exteriores, principalmente as lusitanas; separatismo como busca de um nacionalismo genuíno. |
C | Continuidade do plano formal simbolista e parnasiano, com a retomada de temas populares e folclóricos. |
D | A manutenção do português clássico na literatura, como forma de valorizar a língua e afastá-la de uma linguagem popular e simples. |
E | Antipassadismo: repulsa às concepções românticas, naturalistas e parnasianas; busca por um nacionalismo crítico e “antropofágico”. |
Question 9 |
Tema: Língua Portuguesa
( VUNESP 2017)
Leia um trecho do artigo “Reflexões sobre o tempo e a origem do Universo”, do físico brasileiro Marcelo Gleiser.Qualquer discussão sobre o tempo deve começar com uma análise de sua estrutura, que, por falta de melhor expressão, devemos chamar de “temporal”. É comum dividirmos o tempo em passado, presente e futuro. O passado é o que vem antes do presente e o futuro é o que vem depois. Já o presente é o “agora”, o instante atual. Isso tudo parece bastante óbvio, mas não é. Para definirmos passado e futuro, precisamos definir o presente. Mas, segundo nossa separação estrutural, o presente não pode ter duração no tempo, pois nesse caso poderíamos definir um período no seu passado e no seu futuro. Portanto, para sermos coerentes em nossas definições, o presente não pode ter duração no tempo. Ou seja, o presente não existe! A discussão acima nos leva a outra questão, a da origem do tempo. Se o tempo teve uma origem, então existiu um momento no passado em que ele passou a existir. Segundo nossas modernas teorias cosmogônicas, que visam explicar a origem do Universo, esse momento especial é o momento da origem do Universo “clássico”. A expressão “clássico” é usada em contraste com “quântico”, a área da física que lida com fenômenos atômicos e subatômicos. [...] As descobertas de Einstein mudaram profundamente nossa concepção do tempo. Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia. O tempo relativístico adquire uma plasticidade definida pela realidade física à sua volta. A coisa se complica quando usamos a relatividade geral para descrever a origem do Universo. (Folha de S.Paulo, 07.06.1998.) “Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia.” (4o parágrafo) Ao se converter o trecho destacado para a voz passiva, o verbo “influencia” assume a seguinte forma:A | foi influenciada. |
B | seria influenciada. |
C | é influenciada |
D | era influenciada |
E | será influenciada. |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Considere a seguinte frase:Outro suporte de leitura não convencional da história da humanidade era o quipu, o livro dos Incas, ______ consistia em uma cordinha com fios presos e separados por nós de diversas cores, ______ formato lembra um colar colorido e exuberante.Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.A | cujo – onde o. |
B | que – cujo |
C | onde – que o |
D | que – onde o |
E | onde – cujo |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Em “[...]e nós uns trogloditas um pouco menos disfarçados do que hoje, [...]”, a palavra em destaqueA | traduz a ideia de modo, referindo-se ao termo “disfarçados”. |
B | tem função adverbial, traduzindo a ideia de intensidade. |
C | submete-se ao processo de flexão de gênero |
D | tem função adjetiva, referindo-se ao termo trogloditas. |
E | modifica o termo “hoje” de valor temporal. |
Question 12 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Para responder à questão, considere o trecho abaixo, de Jorge Amado.Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba (Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p.76Assim como, segundo o padrão culto escrito, está correto o emprego deA | Como se não existissem as pedras, o está o de “Como se não bastasse as dificuldades todas”. |
B | deslizar, o está o de “paralizar” |
C | a golpes, o está o de “talhou a fruta a vários pedaços”. |
D | era ainda visível, o está o de “As ranhuras em sua perna era ainda visível”. |
E | sujeira, o está o de “tarjeta”. |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Considere os fragmentos:“ ‘Será um período interessante para verificar o posicionamento de cada um deles em um ambiente extremamente polarizado, [...]’ ”“O grande desafio, porém, será ir além do temporário e construir uma ação contínua”“Além disso, esses coletivos terão de enfrentar representantes [...]”“E o que os movimentos têm mostrado [...]”“[...] problemas da democracia só serão resolvidos [...] Em relação ao emprego dos elementos destacados, é correto afirmar queA | o termo só tem função adjetiva e significa sozinho. |
B | o elemento de coesão porém traduz a ideia de oposição e, por estar deslocado, aparece facultativamente entre vírgulas. |
C | a expressão além disso é antônima de ademais. |
D | o termo extremamente traduz a ideia de intensidade. |
E | o pronome o retoma uma ideia anteriormente apresentada. |
Question 14 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?A | Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais |
B | Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná |
C | O Guarani, Iracema e Vozes d’África |
D | Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios |
E | Iracema, O Guarani e Ubirajara |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(UEFS 2018)
Nós criamos uma civilização global em que os elementos mais cruciais – o transporte, as comunicações e todas as outras indústrias, a agricultura, a medicina, a educação, o entretenimento, a proteção ao meio ambiente e até a importante instituição democrática do voto – dependem profundamente da ciência e da tecnologia. Também criamos uma ordem em que quase ninguém compreende a ciência e a tecnologia. É uma receita para o desastre.A candle in the dark é o título de um livro corajoso, baseado em grande parte na Bíblia, escrito por Thomas Ady e publicado em Londres em 1656, que ataca a caça às bruxas, então na ordem do dia, tachando-a de fraude “para enganar o povo”. Qualquer doença ou tempestade, qualquer coisa fora do comum, era atribuída à bruxaria. As bruxas devem existir, escreveu Ady, citando a argumentação dos “negociantes de bruxas”, “do contrário como é que essas coisas existem ou vêm a acontecer?”. Durante grande parte de nossa história tínhamos tanto medo do mundo exterior, com seus perigos imprevisíveis, que aceitávamos de bom grado qualquer coisa que prometesse suavizar ou atenuar o terror por meio de explicações. A ciência é uma tentativa, em grande parte bem- -sucedida, de compreender o mundo, de controlar as coisas, de ter domínio sobre nós mesmos, de seguir um rumo seguro. A microbiologia e a meteorologia explicam hoje o que, há alguns séculos, era considerado causa suficiente para queimar mulheres na fogueira.(O mundo assombrado pelos demônios, 2006. Adaptado.)A “receita para o desastre” a que o autor se refere no primeiro parágrafo diz respeito à combinação de conhecimento eA | preguiça |
B | ignorância |
C | razão |
D | sensibilidade |
E | sensibilidade |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
João Guimarães Rosa, com a obra Sagarana, um conjunto de contos, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional. Sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, podemos afirmar que:A | Augusto Matraga é um fazendeiro que nunca trabalhou, dominado por sua mulher e decadente nas finanças e na política, desrespeitando a todos; |
B | O lema de vida de Augusto Matraga era a frase dita por Seu Joãozinho Bem-Bem: “cada um tem a sua hora e a sua vez, você há de ter a sua”. |
C | trata-se de um conto em que se narram as aventuras de um burocrata em busca de afirmação social; |
D | Augusto Matraga transforma-se na narrativa após ser surrado, o que permite interpretar esta transformação como uma morte para a vida de maldades e um renascimento para a vida devota e contrita; |
E | Os jagunços que aparecem no conto são vistos como seres irracionais, que praticam a violência para satisfazer seus impulsos sanguinários; |
Question 17 |
Tema: Língua Portuguesa
(FPP 2018)
Considere o texto publicitário na seguir.
A campanha de utilidade pública tem a intenção de alertar o público-alvo sobre os perigos relacionados ao consumo do crack. Na peça em questão, essa intenção assume a forma de um apelo, revelado pelo empregoA | de substantivos, como “queimaduras e convulsões”. |
B | da ordem inversa das informações veiculadas. |
C | da ausência de palavras empregadas como conectores. |
D | da ambiguidade, como em “dependência”. |
E | do imperativo, como em “nunca experimente”. |
Question 18 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNITINS 2018)
Identifique, respectivamente, o sentido que as conjunções constroem nas frases a seguir.1. O problema é que as cobranças e as fontes de estresse são tão intensas que logo a escolha de ir com a maré vira um problema. 2. Segundo Strecher, é definir objetivos diferentes, porém bem claros para cada área de importância em nossasvidas. 3. A segunda regra é iniciar o quanto antes, mesmo sabendo que nunca é tarde para começarA | conformidade; concessão; condição |
B | consequência; condição; concessão. |
C | consequência; conformidade; concessão |
D | concessão; consecução; consequência |
E | concessão; concordância; consequência. |
Question 19 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFGD 2017)
Leia o seguinte excerto.E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, pendendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução.ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: ___ Sagarana. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Pp. 339-386.Assinale a alternativa que contém palavra formada pelo mesmo processo de formação do verbo “empescoçar”.A | Praguejar |
B | Farmacologia |
C | Casaco-de-couro |
D | Globalização |
E | Abalizar |
Question 20 |
Tema: Língua Portuguesa
(Unisinos 2018)
Nas falas do personagem Armandinho, no primeiro e no segundo quadrinhos, temos a mesma justificativa para o emprego da vírgula. Qual a função sintática, presente nos dois enunciados, que caracteriza a necessidade da referida pontuação?A | Vocativo |
B | Complemento nominal |
C | Aposto |
D | Adjunto adnominal |
E | Adjunto adverbial deslocado |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Enumere corretamente a coluna das orações coordenadas sindéticas da esquerda de acordo com a classificação de cada uma, apresentadas na coluna da direita:1. Queria ler, mas tenho dores de cabeça. 2. Não trouxe o documento, logo não pode abrir a conta. 3. Não se atrase, porque temos muito o que fazer. 4. “Serve para isso, bem como para isso e isso”, disse apontando para o manual. 5. Entre na fila ou perderá a sua vez.( ) explicativa ( ) aditiva ( ) adversativa ( ) alternativa ( ) conclusivaA ordem correta, é:A | 4, 3, 2, 1, 5. |
B | 5, 1, 2, 3, 4. |
C | 3, 2, 5, 4, 1. |
D | 4, 5, 3, 1, 2. |
E | 3, 4, 1, 5, 2. |
Question 22 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
Álvares de Azevedo, poeta pertencente ao 2º momento do romantismo brasileiro, morreu jovem, com apenas 20 anos de idade. Seu livro de poesias, Lira dos Vinte anos, figura entre alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.Sobre a obra, é INCORRETO afirmar:A | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, apresenta uma linguagem marcada pela dualidade, confrontando duas formas distintas de ver e pensar a realidade; |
B | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo é composta de três partes. Nas primeira e terceira partes, surge o poeta sonhador em busca do amor e prenunciando a morte. Na segunda parte, surgem poesias com bom-humor, graciosidade e uma certa alegria; |
C | Álvares de Azevedo, deixa transparecer em Lira dos Vinte Anos sua incapacidade de adaptação ao mundo real, razão pela qual o sonho e a fantasia tornam-se seu refúgio, em que a presença da morte era tida como encontro com a paz; |
D | Lira dos vinte anos é marcada por uma linguagem caracterizada por hipérboles e por espaços amplos, como o mar, o céu, o infinito, o deserto. |
E | É possível perceber traços do pessimismo e da melancolia, aspectos característicos também na obra do poeta Byron; |
Question 23 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
Considere as afirmações a seguir em relação a Vidas secas, de Graciliano Ramos.I. No capítulo intitulado “O soldado amarelo”, Fabiano, finalmente, vinga-se do soldado que o havia humilhado, além de tê-Io levado à prisão, no capítulo denominado “Cadeia”. II. Levando-se em conta o contexto, pode-se ver na cama de varas, tão desejada por Sinhá Vitória, o símbolo de uma estabilidade ou segurança impossibilitada pelas condições de vida dos retirantes. III. As relações que os meninos mantêm com Fabiano e Sinhá Vitória mostram que a educação sertaneja consiste num aprendizado brutal de que é preciso temer o outro, a natureza, o acaso, afim de resistir ao ambiente inóspito.Está correto apenas o que se afirma emA | l e ll. |
B | II e III. |
C | II. |
D | I. |
E | III. |
Question 24 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNEMAT 2018)
O setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa torna público o seletivo para uma vaga de assessoria, informando que apenas dois candidatos foram aprovados: um homem e uma mulher.Como houve empate de notas, competências, habilidades e idade, o diretor do RH, ao ser questionado sobre os critérios de desempate, atestou:- Aprovo o rapaz! Ela é inteligente, mas é mulher.Com base na anedota acima, reflita:Em Ela é inteligente, mas é mulher, o termo mas é uma conjunção. Do ponto de vista gramatical, a conjunção é uma palavra invariável que conecta orações, alterando o sentido do enunciado, a depender do seu uso.Assinale a alternativa correta, cujo emprego da conjunção não altera o sentido do enunciado em Ela é inteligente, mas é mulher.A | Ela é mulher, portanto é inteligente. |
B | Ela é inteligente, porém é mulher. |
C | Ela é mulher, mas é inteligente. |
D | Ela é inteligente e é mulher. |
E | Ela é inteligente, portanto é mulher. |
Question 25 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde públicaMunicípio e Porto do Rio de JaneiroEm fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo.Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam.Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885.No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela.A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | voz ativa |
B | forma no gerúndio |
C | modo subjuntivo |
D | futuro do pretérito |
Question 26 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
No contexto deste post, o slogan de campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos (“Faça a América grande de novo!”) e a imagem destacando a etiqueta de procedência de uma peça de gravata de coleção assinada pelo mesmo Donald Trump (“Made in China”/”Hecho en China” = Feito na China) expressam uma relação de:A | Proporcionalidade |
B | Consequência |
C | Condicionalidade |
D | Exemplificação |
E | Contradição |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Considerando-se o padrão culto escrito, é clara e correta a seguinte frase:A | Mesmo incongruente, e isso foi confirmado por todos os analistas, as perguntas feitas e as respostas merecem especial atenção, pois podem dar pistas do que acontece às pessoas sob intensa pressão |
B | Imagens de enchentes, florestas ressequidas e calor excessivo já são lugar-comum quando se pensa em mudanças globais do clima, ainda que não sejam só essas as que representam os problemas a enfrentar. |
C | Acredita em que suas anotações poderiam ser úteis e garantirem oportunidade exemplar entre os concorrentes, mas é necessário que se imprima para que eu as leia com cuidado |
D | O contraste de oportunidades para os jovens recém formados entre universos urbanos e rurais, principalmente nas últimas décadas, têm sido objeto de pesquisas acadêmicas |
E | Estudos recentes frizaram o protagonismo dessa modalidade de tratamento da doença em países tropicais, mas ainda há muitos profissionais que hesitam a adotá-la. |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2018)
Considere o seguinte texto:Os avanços tecnológicos impõem como condição de sobrevivência que nos __________ continuamente conectados à rede mundial, o que faz com que __________ nossos aparelhos celulares para absolutamente todas as situações cotidianas e __________ com nossa atenção desigualmente dividida entre eles e os eventuais interlocutores presenciais. Talvez toda essa obsessão por interatividade virtual __________ ser repensada, de modo que __________ a dar mais atenção aos circunstantes.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.A | mantemos – carregamos – vivemos – deveria – passemos. |
B | mantivéssemos – carreguemos – vivendo – devesse – passássemos. |
C | mantivéssemos – carreguemos – viveríamos – deva – passamos. |
D | mantenhamos – carregamos – vivamos – devesse – passaremos. |
E | mantenhamos – carreguemos – vivamos – devesse – passássemos |
Question 29 |
Tema: Literatura
(UENP 2017)
Assinale a alternativa que contém trecho de história literária referente a Memórias póstumas de Brás CubasA | “Todo o esforço está concentrado nos recursos técnicos, a sua preocupação é, por equívoco, produzir livros dentro das regras da arte, isto é, acompanhando os padrões do romance, e desistindo do caminho divergente”. |
B | “apresenta como elemento a mais a complacência por um lado, por outro, a esperança cristã sobre o que, não compreendido em sua aparência, passa a ser aceito como fatalidade”. |
C | “abandonada essa preocupação corretiva, propõe a harmonia do amor e da glória, embora sempre sob o pressuposto da integridade moral”. |
D | “a costumeira estória do costumeiro homem médio machadiano: uma vida cinzenta, entretecida de alguns amores, de veleidades carreiristas jamais realizadas, de dias insignificantes". |
E | “neste, o escritor se retrata, e volta ao caminho regular, recusando-se a ouvir o convite de seu demônio interior para aventuras estranhas”. |
Question 30 |
Tema: Língua Portuguesa
(NC-UFPR 2018)
Leia o excerto abaixo:As bombas que os aliados lançaram sobre a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram atingir a borda inferior do espaço: a ionosfera se enfraqueceu sob a influência da onda expansiva de tantos explosivos. __________ o efeito tenha sido temporário, chegou a ser sentido nos céus da Inglaterra. __________, os bombardeios alemães, primeiro os da Luftwaffe (a aviação nazista) e, depois, com os foguetes V1 e V2, mal deixaram vestígios na atmosfera.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.A | Consoante – Não obstante |
B | Embora – No entanto |
C | Posto que – Logo |
D | Ainda que – Por isso |
E | Porquanto – Contudo |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!
