A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2019)
Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:A | de normas e procedimentos seguidos por gerações sucessivas que regulam a transmissão de heranças materiais aos legítimos herdeiros. |
B | de regulamentos e convenções que determinada etnia considera fundamentais para que a manutenção de sua cultura e identidade. |
C | de sucessivos ordenamentos jurídicos que, pela sua continuidade, mantêm harmônica a convivência da organização social. |
D | de valores e manifestações de cultura, tais como: língua, costumes, tradições, formas de organização que determinada comunidade herda de gerações anteriores. |
E | de resultados científicos que, por decorrerem de experiências comprovadas, passadas de uma geração a outra, ganham valor universal. |
Question 2 |
Tema: História
(FAMP 2019)
Entre os séculos XIV e XVI, observamos o desenvolvimento de uma série de transformações que atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu encarava o mundo à sua volta. Condensada sob o nome do Renascimento, essa série de mudanças determinaram o reconhecimento de novos modos de pensar e executar as artes, as ciências e as relações político-sociais.A renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média, para tanto passou a predominar com este movimento renascentista a tendência:A | antropocêntrica |
B | positivista |
C | nativista |
D | teocêntrica |
Question 3 |
Tema: História
(FATEC 2018)
Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo.Conhecido como Era Napoleônica, o período em que Napoleão Bonaparte governou a França ficou marcadoA | pela guerra contra os Estados Unidos e pela conquista dos territórios indígenas do oeste da América do Norte. |
B | pela criação da União Europeia, que unificou econômica e politicamente todos os países do continente. |
C | pela manutenção dos laços de cooperação entre França e Inglaterra e pelo Tratado de Versalhes, que estabeleceu o princípio de autodeterminação dos povos. |
D | pela promulgação de um novo Código Civil que, entre outras determinações, separou Igreja e Estado, legalizou o divórcio e consolidou a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero. |
E | pela adoção do pluralismo religioso, ocasionado pela chegada à França de imigrantes oriundos das colônias francesas no Oriente Médio e na África. |
Question 4 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.). Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões. 2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável. 3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes. 4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.Assinale a alternativa correta.A | Somente a afirmativa 2 é verdadeira. |
B | Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. |
C | Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. |
D | Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. |
E | As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. |
Question 5 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2018)
TEXTO I Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de umaA | predisposição ao conhecimento. |
B | submissão ao transcendente. |
C | vocação política. |
D | tradição epistemológica. |
E | condição original. |
Question 6 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Acerca da noção de cultura nas Ciências Sociais, é correto afirmar queA | nas Ciências Sociais, a noção de cultura é usada apenas associada a alguma habilidade, por exemplo, cultura das letras, cultura das artes. |
B | considerando que o conceito de raça é o melhor instrumento de análise para entender as diferenças entre os povos, o conceito de cultura é utilizado nas Ciências Sociais apenas para o estudo do folclore dos povos primitivos. |
C | para se entender a cultura de um povo, deve-se levar em conta somente os aspectos raciais e religiosos. |
D | nas Ciências Sociais, de maneira geral, a noção de cultura envolve sistemas de pensamento e modos de vida. Ela é utilizada para investigar as maneiras como os seres humanos se adaptam ao meio ambiente e as formas pelas quais eles adaptam o meio às suas necessidades e interesses. |
E | nas Ciências Sociais, a noção de cultura não é considerada um instrumento adequado para a investigação das diferenças entre os grupos humanos. |
Question 7 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A natural preocupação do homem, por atingir, racionalmente, as últimas explicações de todas as realidades, sensíveis ou espirituais, que o cercam, pode definir-se como sendo:A | a natural necessidade de desvendar o destino futuro e as realidades além da morte. |
B | o desejo profundo de acumular o máximo de informações contidas nos diversos ramos do saber. |
C | o ato de filosofar, de acordo com o pensamento de Aristóteles na sua obra chamada Metafísica. |
D | a intrínseca tendência por desvendar as grandes interrogações que os mitos e lendas suscitam. |
E | a preocupação natural de desvendar o significado de tudo, usando apenas a observação empírica. |
Question 8 |
Tema: Geografia
(ESPM 2019)
O mapa abaixo destaca:
A | as maiores economias mundiais. |
B | os mais populosos do mundo. |
C | as maiores áreas territoriais. |
D | as grandes potências bélicas. |
E | as maiores biodiversidades. |
Question 9 |
Tema: Geografia
(UDESC 2018)
No dia 21 de junho, tivemos o solstício de inverno no hemisfério sul. A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, órgão governamental dos EUA) publicou neste mês algumas mudanças climáticas percebidas em comparação a outros anos. Entre elas, a média global de temperatura neste mês foi 0,8ºC acima da média do século 20, a Europa teve seu segundo ano mais quente, já registrado em 108 anos, e é junto com a África o continente mais quente.Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa( ) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. ( ) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico. ( ) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais. ( ) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente. ( ) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano.Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.A | F – V – V – V – V |
B | F – V – F – F – V |
C | V – V – V – V – F |
D | V – F – F – V – V |
E | F – F – V – F – V |
Question 10 |
Tema: Geografia
(UEFS 2018)
O eixo de inclinação e o movimento de translação do planeta Terra são responsáveisA | pelo cálculo dos fusos horários. |
B | pelo movimento de convecção do manto. |
C | pela determinação de um meridiano central. |
D | pelas diferentes estações do ano. |
E | pela duração de um dia. |
Question 11 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Chamamos pejorativamente de maquiavélica a pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, astuciosa, que, para atingir seus fins, usa de mentira e de má-fé e nos engana com tanta sutileza que não percebemos a manipulação de que somos vítimas.O mito do maquiavelismo nasceu da leitura da obra:A | Da Riqueza das Nações. |
B | O Leviatã. |
C | República. |
D | Ética à Nicômaco. |
E | O Príncipe. |
Question 12 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
O Renascimento, sob influência da cultura greco-romana, supunha que o ser humano era capaz de um entendimento racional do mundo. Assinale a alternativa correta para as características que marcaram essa influência.A | Romantismo e racionalismo |
B | Idealismo e romantismo |
C | Idealismo e teocentrismo |
D | Teocentrismo e medievalismo |
E | Humanismo e racionalismo |
Question 13 |
Tema: Geografia
(UNESP 2019)
Em seu processo de transição demográfica, a população brasileira registrou mudanças relacionadas à revolução médico-sanitária. Essas mudanças provocaramA | a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida. |
B | a ampliação da taxa de natalidade e o aumento da população relativa. |
C | a redução da taxa de dependência e a diminuição do número de idosos. |
D | a ampliação da taxa de fecundidade e a diminuição da quantidade de adultos. |
E | a redução da taxa de fertilidade e a diminuição da população absoluta. |
Question 14 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
No século XX, as dificuldades sociais facilitaram o fortalecimento do totalitarismo em alguns países da Europa. Na Alemanha:A | o nazismo provocou a eclosão de preconceitos e violências autoritárias. |
B | Hitler tornou-se um grande líder estabelecendo pactos com a Espanha e a França. |
C | o militarismo difundiu-se com o fim de formar uma monarquia parlamentarista. |
D | Hitler não conseguiu o sucesso na invasão da Polônia e da França. |
E | a perseguição aos judeus foi extensa, mas sem episódios de genocídio. |
Question 15 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra. CLASTRES. P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1982 (adaptado).O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:A | Gestão coletiva e obrigações tributárias. |
B | Determinação divina e soberania monárquica. |
C | Imposição ideológica e normas hierárquicas. |
D | Mediação jurídica e regras contratualistas. |
E | Intervenção consensual e autonomia comunitária. |
Question 16 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Em relação ao Helenismo, é correto afirmarA | Após Aristóteles, mestre de Platão, nenhuma grande síntese filosófica foi produzida na Grécia Antiga e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, das discussões a respeito de como o homem deve viver para ser feliz. |
B | Trata-se do período em que Plotino firmou as bases do pensamento religioso, tendo sido o Rei precursor do Cristianismo. |
C | Corresponde ao período em que o filósofo Heleno ocupou o centro dos debates em torno da moral e da ética. |
D | É o período em que o pensamento helênico se expandiu para além das fronteiras da Grécia. |
E | Foi quando Heleno, discípulo de Aristóteles, expandiu as ideias de seu mestre para além das fronteiras da Grécia. |
Question 17 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
Em algumas línguas de Moçambique não existe a palavra “pobre”. O indivíduo é pobre quando não tem parentes. A pobreza é a solidão, a ruptura das relações familiares que, na sociedade rural, servem de apoio à sobrevivência. Os consultores internacionais, especialistas em elaborar relatórios sobre a miséria, talvez não tenham em conta o impacto dramático da destruição dos laços familiares e das relações de entreajuda. Nações inteiras estão tornando-se “órfãs”, e a mendicidade parece ser a única via de uma agonizante sobrevivência. COUTO, M. E se Obama fosse africano? & outras intervenções. Portugal: Caminho, 2009 (adaptado).Em uma leitura que extrapola a esfera econômica, o autor associa o acirramento da pobreza àA | padronização das políticas educacionais. |
B | fragmentação das propriedades agrícolas. |
C | fragilização das redes de sociabilidade. |
D | globalização das tecnologias de comunicação. |
E | afirmação das origens ancestrais. |
Question 18 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as contribuições de Karl Marx (1818-1883) para o pensamento sociológico, é correto afirmar queA | entre as contribuições, destaca-se o conceito de luta de classes, na medida em que esse lança luz sobre as contradições existentes nas relações sociais e sua relevância nos processos históricos. |
B | o conceito de ideologia, entendida como a consciência de classe verdadeira, foi sua principal contribuição. |
C | a defesa do livre mercado foi essencial no pensamento socioeconômico desse autor. |
D | o conceito de fato social, construído por Marx, foi importante para a definição do objeto da pesquisa sociológica. |
E | destaca-se o pensamento pacifista desse autor e sua defesa incondicional das reformas sociais para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores. |
Question 19 |
Tema: Filosofia
(UNESP 2018)
Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem.(Blaise Pascal. Pensamentos, 2015. Adaptado.)O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma óticaA | ateísta |
B | antropocêntrica |
C | materialista |
D | teológica |
E | científica |
Question 20 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
Observe a charge sobre o Tratado de Versalhes.
A | o grande poderio bélico da Alemanha e suas conquistas durante a Primeira Guerra. |
B | a paz sem vencedores da Segunda Guerra e o crescimento do partido nazista. |
C | o auge do Império Alemão após a Guerra Franco-Prussiana e a crise partidária no país. |
D | a derrocada da Alemanha nazista e a condenação dos crimes da Segunda Guerra. |
E | a humilhação da Alemanha após a Primeira Guerra e a ascensão do nazismo. |
Question 21 |
Tema: Filosofia
(UEMA 2018)
Leia os seguintes pensamentos sobre o trabalho.“O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.” Voltaire, filósofo francês (1694 – 1778)“Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto.”Rabindranath Tagore, escritor indiano (1861 – 1941)“O ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas torna-se humano.”(Maria Lúcia de A. Aranha et all. Filosofando)Os pensamentos reproduzidos carregam em si uma ideologia comum sobre o trabalho e escondem, muitas das vezes, suas condições de execução.A ideia subjacente nas três sentenças é que o trabalhoA | é uma produção inventiva. |
B | é um processo escravo. |
C | é um castigo de Deus. |
D | conduz o homem ao tédio. |
E | dignifica o homem. |
Question 22 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)

A | retração do nível dos reservatórios. |
B | redução do volume dos rios. |
C | expansão do lençol freático. |
D | diminuição do índice de chuvas. |
E | ampliação do escoamento superficial. |
Question 23 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2017)
Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio - era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito.AZEVEDO, E. ""Lá vai verso!"": Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. ln: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado).Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)A | estratégias de resistência cultural. |
B | mecanismos de hierarquização tribal. |
C | instrumentos de dominação religiosa. |
D | limites da concessão de alforria. |
E | laços de solidariedade familiar. |
Question 24 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
B | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
C | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
D | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
E | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
Question 25 |
Tema: História
(IFRR 2019)
O Golpe da Maioridade, ocorrido durante o Período Imperial Brasileiro, foi:A | Uma tentativa de Pedro I de se manter no poder absoluto no Brasil após a noite das Garrafadas; |
B | Uma iniciativa militar para depor o então príncipe regente, Pedro I |
C | Um evento relacionado à estada de Dom João VI no Brasil, quando portugueses exigiram seu retorno imediato à Lisboa. |
D | Uma estratégia levada pelo grupo político de oposição, durante as Regências, para empossar o herdeiro do Trono, Pedro II, antes que completasse a idade mínima estabelecida em lei. |
E | Um levante ocorrido no Rio Grande do Sul envolvendo fazendeiros ricos que queriam medidas de proteção à produção do charque brasileiro; |
Question 26 |
Tema: Sociologia
(UPE 2018)
Observe a charge a seguir:
A | Materialismo histórico |
B | Cultura popular |
C | Etnometodologia |
D | Etnocentrismo |
E | Indústria cultural |
Question 27 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O estudo da Sociologia é importante, nas instituições de ensino, devido ao fato de queA | sendo o método em uso na Sociologia o parâmetro para o estudo das demais ciências, sobretudo as sociais, o estudioso terá o caminho para outros saberes bem mais facilitado |
B | visando a Sociologia conduzir o homem a pautar seus comportamentos por princípios morais e éticos, fica garantido a esse mesmo homem opções de vida segundo tais princípios. |
C | sendo o conhecimento um dos constitutivos essenciais da natureza humana, essa ciência pode, mais facilmente, conduzir o estudioso a uma melhor compreensão do homem na sua vida real. |
D | conhecendo em maior profundidade os direitos e deveres de quem vive em sociedade, o indivíduo, mais naturalmente, pode isolar-se em seus próprios projetos e ideais. |
E | pertencendo à Sociologia o conhecimento de todo o ordenamento jurídico positivo de uma sociedade, o estudioso tem acesso aos meios de evitar transgressões e fugir às penalidades daí decorrentes. |
Question 28 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2017)
A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. ln: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado). O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o ""princípio constitutivo das coisas"" estava representado pelo(a)A | devir, que simboliza o constante movimento dos objetos |
B | átomo, que explica o surgimento dos entes. |
C | imobilidade, que sustenta a existência do ser atemporal. |
D | água, que expressa a causa material da origem do universo. |
E | número, que fundamenta a criação dos deuses. |
Question 29 |
Tema: História
(UEL 2018)
Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade começaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos séculos IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germânicos.Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.A | O paganismo introduzido no Império Romano pelas tribos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encerrando o apoio da Igreja ao imperador e consequentemente fazendo ruir o império. |
B | A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “povos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões. |
C | A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem às línguas germânicas, dificultando a administração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma. |
D | Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que aceleraram a fragmentação e queda de Roma. |
E | O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano. |
Question 30 |
Tema: História
(UniAtenas 2019)

A | guerrilha permanente e ativa, que conseguiu ao longo do regime fazer pressão pelo fim da ditadura, especialmente após o governo Geisel. |
B | repressão, perseguição e tortura àqueles que eram contrários ao regime. Tudo legitimado pela Doutrina de Segurança Nacional e Lei de Segurança Nacional. |
C | liberdade de pensamento e expressão, garantidas pela constituição de 1964, que também, contraditoriamente permitia à censura a imprensa. |
D | estabilidade econômica do país, que teve durante o governo Médici o ápice de seu crescimento, no chamado “milagre econômico”, que persistiu até o fim do governo Geisel. |
E | ausência de ações repressivas por parte do governo militar, que buscou sempre a garantia da democracia e liberdade. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!