A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: História
(IFRR 2019)
Assinale a única alternativa que traz uma das características marcantes da política medieval:A | A lei dos feudos era baseada nos costumes e muitas vezes as lideranças religiosas eram responsáveis por determinar punições a quem fosse considerado um perigo para a sociedade; |
B | Entre os líderes católicos, os monges e os mosteiros eram os mais envolvidos em questões relacionadas à política dos feudos |
C | O poder do estado era centralizado em um rei absoluto que produzia as leis, a justiça e a administração pública. |
D | Havia muitos estados organizados em que os três poderes – executivo, legislativo e judiciário - eram exercidos pelo clero, a nobreza e os servos. |
E | O clero detinha muito poder religioso, mas não se pronunciava sobre questões políticas como a distribuição de terras ou as noções de justiça. |
Question 2 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O estudo da Sociologia é importante, nas instituições de ensino, devido ao fato de queA | visando a Sociologia conduzir o homem a pautar seus comportamentos por princípios morais e éticos, fica garantido a esse mesmo homem opções de vida segundo tais princípios. |
B | sendo o método em uso na Sociologia o parâmetro para o estudo das demais ciências, sobretudo as sociais, o estudioso terá o caminho para outros saberes bem mais facilitado |
C | conhecendo em maior profundidade os direitos e deveres de quem vive em sociedade, o indivíduo, mais naturalmente, pode isolar-se em seus próprios projetos e ideais. |
D | sendo o conhecimento um dos constitutivos essenciais da natureza humana, essa ciência pode, mais facilmente, conduzir o estudioso a uma melhor compreensão do homem na sua vida real. |
E | pertencendo à Sociologia o conhecimento de todo o ordenamento jurídico positivo de uma sociedade, o estudioso tem acesso aos meios de evitar transgressões e fugir às penalidades daí decorrentes. |
Question 3 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove aA | retração do nível dos reservatórios. |
B | ampliação do escoamento superficial. |
C | diminuição do índice de chuvas. |
D | expansão do lençol freático. |
E | redução do volume dos rios. |
Question 4 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
B | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
C | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
D | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
E | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
Question 5 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmarA | A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima. |
B | A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico. |
C | O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população. |
D | A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética. |
E | As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita. |
Question 6 |
Tema: História
(ENEM 2018)
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)A | busca da neutralidade política. |
B | estímulo à competição comercial. |
C | compartilhamento de pesquisas científicas. |
D | subordinação à potência hegemônica. |
E | elasticidade das fronteiras geográficas. |
Question 7 |
Tema: História
(FATEC 2018)
Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo.Conhecido como Era Napoleônica, o período em que Napoleão Bonaparte governou a França ficou marcadoA | pela manutenção dos laços de cooperação entre França e Inglaterra e pelo Tratado de Versalhes, que estabeleceu o princípio de autodeterminação dos povos. |
B | pela promulgação de um novo Código Civil que, entre outras determinações, separou Igreja e Estado, legalizou o divórcio e consolidou a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero. |
C | pela guerra contra os Estados Unidos e pela conquista dos territórios indígenas do oeste da América do Norte. |
D | pela adoção do pluralismo religioso, ocasionado pela chegada à França de imigrantes oriundos das colônias francesas no Oriente Médio e na África. |
E | pela criação da União Europeia, que unificou econômica e politicamente todos os países do continente. |
Question 8 |
Tema: Geografia
(UDESC 2018)
No dia 21 de junho, tivemos o solstício de inverno no hemisfério sul. A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, órgão governamental dos EUA) publicou neste mês algumas mudanças climáticas percebidas em comparação a outros anos. Entre elas, a média global de temperatura neste mês foi 0,8ºC acima da média do século 20, a Europa teve seu segundo ano mais quente, já registrado em 108 anos, e é junto com a África o continente mais quente.Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa( ) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. ( ) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico. ( ) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais. ( ) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente. ( ) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano.Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.A | V – V – V – V – F |
B | F – V – V – V – V |
C | F – V – F – F – V |
D | F – F – V – F – V |
E | V – F – F – V – V |
Question 9 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Sobre o filósofo Sócrates, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for INCORRETO.A | Sócrates foi considerado subversivo pois desnorteou e perturbou a ordem vigente, o que incomodou aos poderosos de Atenas. |
B | A ironia, método utilizado por Sócrates, consistia em perguntar, simulando não saber. Desse modo, o interlocutor expõe sua opinião, à qual Sócrates contrapõe argumentos que o fazem perceber a ilusão do conhecimento. |
C | A Sócrates atribui-se a máxima “só sei que nada sei”. |
D | Sócrates, ao criticar o saber dogmático, não quis com isso dizer que ele próprio é detentor de um saber. Despertava as consciências adormecidas, não como um “farol” que ilumina, mas afirmava que o caminho novo deve ser construído pela discussão e pela busca das soluções. |
E | Embora Sócrates tenha difundido o método da maiêutica e da ironia, não foi ele autor dessa metodologia, mas sim seu discípulo, Platão. |
Question 10 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital. JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil. out. 2015 (adaptado).O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo deA | hibridização cultural de grupos caracterizados por homo geneidade social. |
B | desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados. |
C | migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural. |
D | desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas. |
E | peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas. |
Question 11 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
A integração dos espaços e populações africanas e asiáticas aos circuitos capitalistas europeus é visível em dois momentos históricos: durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, por meio das navegações, e durante o Imperialismo do século XIX, também conhecido como a época do neocolonialismo. A diferença entre as fases do capitalismo, nestes dois períodos corresponde, respectivamente, às chamadas etapas:A | Reformista e Neoliberal. |
B | Feudal e Escravista. |
C | Agrícola e Tecnológica. |
D | Manufatureira e Artesanal. |
E | Comercial e Industrial. |
Question 12 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
Observe a charge sobre o Tratado de Versalhes.
A charge estabelece uma relação entreA | o grande poderio bélico da Alemanha e suas conquistas durante a Primeira Guerra. |
B | a paz sem vencedores da Segunda Guerra e o crescimento do partido nazista. |
C | o auge do Império Alemão após a Guerra Franco-Prussiana e a crise partidária no país. |
D | a humilhação da Alemanha após a Primeira Guerra e a ascensão do nazismo. |
E | a derrocada da Alemanha nazista e a condenação dos crimes da Segunda Guerra. |
Question 13 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Sobre a distinção entre conhecimento do senso comum e conhecimento científico, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta.( ) A ciência é uma forma de conhecimento para a qual os saberes do senso comum são completamente inúteis. ( ) O conhecimento do senso comum é um saber empírico, pois se baseia na experiência cotidiana das sociedades onde é produzido. ( ) A ciência é uma forma de saber que se caracteriza, principalmente, pela determinação do objeto de estudo e pelo emprego de método rigoroso no processo de construção do conhecimento. ( ) Ciência e senso comum não se diferenciam, pois ambas se constituem em conhecimentos fundamentados na experimentação com rigor metodológico.A | A primeira e a última são falsas, enquanto a segunda e a terceira são verdadeiras. |
B | A primeira afirmação é falsa, enquanto as demais são verdadeiras. |
C | Apenas a primeira é falsa. |
D | Todas as afirmações são verdadeiras. |
E | A primeira e a segunda afirmações são falsas, enquanto as duas últimas são verdadeiras. |
Question 14 |
Tema: Filosofia
(UPE 2018)
Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico:Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria.(MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.)O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofiaA | Pós-socrática. |
B | Pré-socrática. |
C | Platônica. |
D | Socrática. |
E | Mítica. |
Question 15 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Em relação ao Helenismo, é correto afirmarA | Foi quando Heleno, discípulo de Aristóteles, expandiu as ideias de seu mestre para além das fronteiras da Grécia. |
B | Corresponde ao período em que o filósofo Heleno ocupou o centro dos debates em torno da moral e da ética. |
C | Após Aristóteles, mestre de Platão, nenhuma grande síntese filosófica foi produzida na Grécia Antiga e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, das discussões a respeito de como o homem deve viver para ser feliz. |
D | Trata-se do período em que Plotino firmou as bases do pensamento religioso, tendo sido o Rei precursor do Cristianismo. |
E | É o período em que o pensamento helênico se expandiu para além das fronteiras da Grécia. |
Question 16 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Decretado em 13 de dezembro de 1968 e considerado como a expressão mais acabada do estado de exceção instaurado pelo Golpe de 1964, este instrumento inconstitucional autorizava ao presidente da República suspender os direitos políticos e a garantia de habeas-corpus dos cidadãos, bem como decretar recesso do Congresso Nacional, confiscar bens e intervir em estados e municípios, tudo sem a apreciação judicial. Tal instrumento ficou conhecido comoA | Plano Quinquenal. |
B | Reforma bolivariana. |
C | Reforma de Bases. |
D | Ato Institucional nº 5. |
E | Ato Institucional nº 1. |
Question 17 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
A doutrina de Auguste Comte (1798-1857), que buscava leis universais para os fenômenos sociais, é denominadaA | Marxismo |
B | Sociologismo |
C | Positivismo |
D | Fenomenologia |
E | Psicologia |
Question 18 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
No Brasil, segundo o IBGE, entre os anos 2001 e 2011, o nível de emprego formal cresceu em todas as regiões do país e em vários setores. São características do emprego formal:A | O registro em carteira de trabalho e a contribuição para um sistema de seguridade social. |
B | O trabalho compulsório e a inexistência de um sistema de seguridade social. |
C | A jornada de trabalho flexível e a informalidade das atividades. |
D | O desemprego e a ociosidade involuntária. |
E | O trabalho autônomo e a falta de oferta de vagas de emprego. |
Question 19 |
Tema: Sociologia
(UPE 2018)
Observe a charge a seguir:
Esse texto humorístico representa um elemento importante da cultura nas sociedades contemporâneas. A ideologia é parte desse processo e torna as relações sociais um conjunto de ideias, cujo objetivo é o de atingir um maior número de membros dos grupos sociais.Sobre isso, assinale a alternativa que identifica o conceito sociológico representado na imagem.A | Etnometodologia |
B | Materialismo histórico |
C | Etnocentrismo |
D | Cultura popular |
E | Indústria cultural |
Question 20 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as contribuições de Karl Marx (1818-1883) para o pensamento sociológico, é correto afirmar queA | a defesa do livre mercado foi essencial no pensamento socioeconômico desse autor. |
B | destaca-se o pensamento pacifista desse autor e sua defesa incondicional das reformas sociais para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores. |
C | o conceito de fato social, construído por Marx, foi importante para a definição do objeto da pesquisa sociológica. |
D | entre as contribuições, destaca-se o conceito de luta de classes, na medida em que esse lança luz sobre as contradições existentes nas relações sociais e sua relevância nos processos históricos. |
E | o conceito de ideologia, entendida como a consciência de classe verdadeira, foi sua principal contribuição. |
Question 21 |
Tema: História
(FAMP 2019)
Entre os séculos XIV e XVI, observamos o desenvolvimento de uma série de transformações que atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu encarava o mundo à sua volta. Condensada sob o nome do Renascimento, essa série de mudanças determinaram o reconhecimento de novos modos de pensar e executar as artes, as ciências e as relações político-sociais.A renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média, para tanto passou a predominar com este movimento renascentista a tendência:A | teocêntrica |
B | nativista |
C | positivista |
D | antropocêntrica |
Question 22 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A natural preocupação do homem, por atingir, racionalmente, as últimas explicações de todas as realidades, sensíveis ou espirituais, que o cercam, pode definir-se como sendo:A | o desejo profundo de acumular o máximo de informações contidas nos diversos ramos do saber. |
B | a natural necessidade de desvendar o destino futuro e as realidades além da morte. |
C | a intrínseca tendência por desvendar as grandes interrogações que os mitos e lendas suscitam. |
D | o ato de filosofar, de acordo com o pensamento de Aristóteles na sua obra chamada Metafísica. |
E | a preocupação natural de desvendar o significado de tudo, usando apenas a observação empírica. |
Question 23 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:A | pelo ateísmo radical dos pensadores gregos, sendo Sócrates, inclusive, condenado por isso. |
B | pela transição de um tipo de conhecimento racional para um conhecimento centrado na fabulação. |
C | pela aceitação passiva do que era afirmado pela divindade. |
D | por um acento cada vez maior do valor conferido ao discurso de cunho religioso. |
E | pela dedicação dos filósofos em resolver as incertezas por meio da razão |
Question 24 |
Tema: Sociologia
(FPS 2019)
As ideias marxistas conseguiram aceitação dentro do movimento operário e fortaleceram sindicatos. O marxismo:A | defendia a democracia direta, com governos elitizados. |
B | ganhou espaço na montagem das políticas colonizadoras. |
C | mostrava as desigualdades sociais trazidas pela mais-valia |
D | teve grande repercussão nos sindicatos norte-americanos |
E | criticava a exploração capitalista, sem pregar revolução. |
Question 25 |
Tema: Sociologia
(UNCISAL 2018)
Em abril de 2017, aconteceu, em Brasília, o 14º Acampamento Terra Livre, ato que reuniu milhares de representantes dos diversos povos indígenas do Brasil. O acampamento teve como um de seus objetivos debater e divulgar uma carta de reivindicações referente à situação contemporânea dos povos indígenas brasileiros. Em relação a essa situação, é correto reconhecerA | a superação dos estereótipos e preconceitos sociais contra tais populações. |
B | o sucesso nos acordos comerciais internacionais e o declínio dos conflitos existentes entre as lideranças indígenas e as empresas exploradoras do agronegócio. |
C | a política oficial assimilacionista e tutelar promulgada pela Constituição de 1988. |
D | a ampla divulgação dos movimentos políticos indígenas pelos tradicionais veículos de mídia. |
E | a ameaça constante aos direitos constitucionais dos indígenas, sobretudo às demarcações de terras indígenas. |
Question 26 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.A partir do exposto acima, é correto afirmar:A | Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação. |
B | Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação. |
C | A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião. |
D | Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas. |
E | O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico. |
Question 27 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2018)
TEXTO I Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de umaA | condição original. |
B | predisposição ao conhecimento. |
C | tradição epistemológica. |
D | submissão ao transcendente. |
E | vocação política. |
Question 28 |
Tema: Geografia
(Atenas Sete Lagoas 2019)
No dia 14 de junho, Rússia e Arábia Saudita fizeram o primeiro jogo do Mundial de Futebol no Estádio Luzhniki, em Moscou às dezoito horas, horário local. Moscou está localizado no UTC+3.Levando em consideração os fusos horários vigentes atualmente no Brasil e que sua hora oficial é determinada pelo fuso que se encontra no meridiano 45º longitude oeste, esta partida de futebol foi transmitida nas cidades de São Paulo, Manaus e Rio Branco, respectivamente às:A | 12h, 11h, 10h |
B | 12h, 10h, 13h |
C | 11h, 13h, 12h |
D | 13h, 12h, 14h |
E | 10h, 11h, 13h |
Question 29 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
A ordem geopolítica do pós-Segunda Guerra Mundial articulou a bipolarização do poder entreA | Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a deflagração da Guerra da Coreia. |
B | Estados Unidos e Reino Unido, com a proclamada Guerra ao Terror. |
C | Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, com a instituição do Muro de Berlim. |
D | Rússia e China, com a instituição do protecionismo econômico. |
E | Estados Unidos e União Soviética, com a chamada Guerra Fria. |
Question 30 |
Tema: Sociologia
(Unioeste 2019)
Leia atentamente o seguinte parágrafo da introdução do livro Sexo e Temperamento (1979) da antropóloga Margaret Mead: “Quando estudamos as sociedades mais simples, não podemos deixar de nos impressionar com as muitas maneiras como o homem tomou umas poucas sugestões e as traçou em belas e imaginosas texturas sociais que denominamos civilizações. Seu ambiente natural muniu-o de alguns contrastes e periodicidades notáveis: o dia e a noite, a mudança das estações, o incansável crescer e minguar da lua, a desova dos peixes e as épocas de migração dos animais e pássaros. Sua própria natureza física forneceu-lhe outros pontos importantes: idade e sexo, ritmo de nascimento, maturação e velhice e a estrutura do parentesco consanguíneo. Diferenças entre um e outro animal, entre um e outro indivíduo, diferenças em ferocidade ou em mansidão, em coragem ou em esperteza, em riqueza de imaginação ou em perseverante obtusidade – todas proporcionaram sugestões a partir das quais foi possível desenvolver as ideias de categoria e casta, de sacerdócios especiais, do artista e do oráculo”. A partir dessa reflexão, é INCORRETO afirmar.A | Para as Ciências Sociais em geral e para a Antropologia, em especial, todas as instituições sociais, culturais e políticas são completamente artificiais e não têm nenhuma relação com fenômenos naturais ou com a relação que os seres humanos estabelecem com a “natureza”. |
B | As diferenças entre homens e mulheres que foram atribuídas – durante muito tempo – às diferenças sexuais anatômicas – nascer “macho” ou “fêmea” da espécie humana – vêm sendo ressignificadas atualmente e isso mostra que possuem influência, mas não são determinantes. |
C | Embora os elementos “naturais” não sejam determinantes para a invenção ou criação de instituições sociais, culturais e políticas, podemos notar que tiveram influência no tipo de relação que os seres humanos estabeleceram entre si e com a “natureza”. |
D | Os seres humanos não são completamente determinados por fenômenos “naturais”, pois existem sociedades que estabelecem relações distintas com a existência de elementos que não são controlados pela vontade humana ou não podem ser modificados pela técnica ou ciência. |
E | As diferenças entre homens e mulheres que foram atribuídas – durante muito tempo – às diferenças sexuais anatômicas – nascer “macho” ou “fêmea” da espécie humana – vêm sendo ressignificadas atualmente e isso mostra que possuem influência, mas não são determinantes. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!
