A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Decretado em 13 de dezembro de 1968 e considerado como a expressão mais acabada do estado de exceção instaurado pelo Golpe de 1964, este instrumento inconstitucional autorizava ao presidente da República suspender os direitos políticos e a garantia de habeas-corpus dos cidadãos, bem como decretar recesso do Congresso Nacional, confiscar bens e intervir em estados e municípios, tudo sem a apreciação judicial. Tal instrumento ficou conhecido comoA | Plano Quinquenal. |
B | Reforma bolivariana. |
C | Ato Institucional nº 5. |
D | Reforma de Bases. |
E | Ato Institucional nº 1. |
Question 2 |
Tema: Geografia
(Unifenas 2019)
Analise a imagem a seguir:O conteúdo implícito na charge faz uma referência crítica à (ao)A | Resolução da ONU, apoiada pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional, determinando recentemente que Jerusalém é a capital “eterna e indivisível” de Israel. |
B | Posição histórica de hostilidade dos Estados Unidos ao povo curdo, minoria excluída em terras palestinas. |
C | Decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em reconhecer Jerusalém como capital de Israel, gerando tensões de cunho nacionalista na região. |
D | Decreto do presidente norte-americano, Donald Trump, em dar apoio militar ao grupo Hamas na Faixa de Gaza, gerando descontentamento do povo palestino. |
E | Deliberação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definindo a divisão da cidade de Jerusalém entre Israel (área ocidental) e Palestina (área oriental), com consentimento da comunidade internacional. |
Question 3 |
Tema: Sociologia
(FPS 2019)
As ideias marxistas conseguiram aceitação dentro do movimento operário e fortaleceram sindicatos. O marxismo:A | defendia a democracia direta, com governos elitizados. |
B | ganhou espaço na montagem das políticas colonizadoras. |
C | criticava a exploração capitalista, sem pregar revolução. |
D | mostrava as desigualdades sociais trazidas pela mais-valia |
E | teve grande repercussão nos sindicatos norte-americanos |
Question 4 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.). Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões. 2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável. 3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes. 4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.Assinale a alternativa correta.A | Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. |
B | As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. |
C | Somente a afirmativa 2 é verdadeira. |
D | Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. |
Question 5 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Acerca da noção de cultura nas Ciências Sociais, é correto afirmar queA | nas Ciências Sociais, a noção de cultura não é considerada um instrumento adequado para a investigação das diferenças entre os grupos humanos. |
B | nas Ciências Sociais, a noção de cultura é usada apenas associada a alguma habilidade, por exemplo, cultura das letras, cultura das artes. |
C | nas Ciências Sociais, de maneira geral, a noção de cultura envolve sistemas de pensamento e modos de vida. Ela é utilizada para investigar as maneiras como os seres humanos se adaptam ao meio ambiente e as formas pelas quais eles adaptam o meio às suas necessidades e interesses. |
D | considerando que o conceito de raça é o melhor instrumento de análise para entender as diferenças entre os povos, o conceito de cultura é utilizado nas Ciências Sociais apenas para o estudo do folclore dos povos primitivos. |
E | para se entender a cultura de um povo, deve-se levar em conta somente os aspectos raciais e religiosos. |
Question 6 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2017)
A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. ln: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado). O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o ""princípio constitutivo das coisas"" estava representado pelo(a)A | água, que expressa a causa material da origem do universo. |
B | número, que fundamenta a criação dos deuses. |
C | devir, que simboliza o constante movimento dos objetos |
D | imobilidade, que sustenta a existência do ser atemporal. |
E | átomo, que explica o surgimento dos entes. |
Question 7 |
Tema: História
(ENEM 2017)
Essa escultura foi produzida durante o período da ditadura stalinista, na ex-União Soviética, e representa o(a)A | união de operários e camponeses soviéticos pela volta do regime czarista. |
B | luta do proletariado soviético para sua emancipação do sistema vigente. |
C | exaltação idealizada da capacidade de trabalho do povo soviético. |
D | sofrimento de trabalhadores soviéticos pela opressão do regime stalinista. |
E | trabalhador soviético retratado de acordo com a realidade do período. |
Question 8 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Emile Durkheim (1858-1917) definiu duas morfologias diferentes para as formas de solidariedade nas sociedades. Assinale a alternativa correta.A | Solidariedade espiritual e solidariedade laica. |
B | Solidariedade liberal e solidariedade totalitária. |
C | Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. |
D | Solidariedade moderna e solidariedade tradicional. |
E | Solidariedade e individualismo. |
Question 9 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
A integração dos espaços e populações africanas e asiáticas aos circuitos capitalistas europeus é visível em dois momentos históricos: durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, por meio das navegações, e durante o Imperialismo do século XIX, também conhecido como a época do neocolonialismo. A diferença entre as fases do capitalismo, nestes dois períodos corresponde, respectivamente, às chamadas etapas:A | Reformista e Neoliberal. |
B | Feudal e Escravista. |
C | Comercial e Industrial. |
D | Agrícola e Tecnológica. |
E | Manufatureira e Artesanal. |
Question 10 |
Tema: Geografia
(OBF 2018)
A necessidade de economizar energia tem sido um dos assuntos mais debatido em todos os fóruns internacionais sobre produção de energias limpas e de recursos renováveis. Dentre as várias fontes citadas nas proposições abaixo, uma é dita como não renovável, identifique-a:A | Petróleo |
B | Marés |
C | Quedas d’água. |
D | Ventos |
E | Luz solar |
Question 11 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2017)
Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio - era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito.AZEVEDO, E. ""Lá vai verso!"": Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. ln: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado).Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)A | mecanismos de hierarquização tribal. |
B | instrumentos de dominação religiosa. |
C | laços de solidariedade familiar. |
D | estratégias de resistência cultural. |
E | limites da concessão de alforria. |
Question 12 |
Tema: Filosofia
(Unioeste 2019)
No capítulo XV de O Príncipe, Nicolau Maquiavel (1469-1527) destaca um dos principais fundamentos de sua reflexão política. Visando distinguir-se tanto de seus predecessores quanto de seus contemporâneos, ele indica claramente sua perspectiva realista: “Mas, sendo a minha intenção escrever coisa útil a quem a escute, pareceu-me mais convincente ir direto à verdade efetiva da coisa do que à imaginação dessa” (MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Hedra, 2011. p. 151). A partir da leitura do trecho citado, pode se afirmar CORRETAMENTE queA | o realismo político de Maquiavel baseia-se na análise da vida política na sua realidade ou verdade efetiva. |
B | o realismo político de Maquiavel baseia-se na crença da bondade natural do homem. |
C | o realismo político de Maquiavel baseia-se na busca das leis que regem as repúblicas e principados perfeitos propostos pelos pensadores utópicos. |
D | o realismo político de Maquiavel baseia-se na idealização da vida política. |
E | o realismo político de Maquiavel baseia-se na busca de leis imutáveis que regem a vida religiosa dos homens. |
Question 13 |
Tema: Sociologia
(UniCesumar 2018)
Os conceitos que expressam a sociologia compreensiva de Max Weber são:A | definição da situação, papéis sociais, dramaturgia social, linguagem. |
B | leis gerais, causalidade, normal e patológico, fatos sociais, consciência coletiva. |
C | determinação, totalidade concreta, lutas de classes, dialética, história. |
D | fragmentação, formas e conteúdos sociais, interação, socialização. |
E | sentido, interpretação da ação social, tipo ideal, racionalização, história. |
Question 14 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.A partir do exposto acima, é correto afirmar:A | O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico. |
B | Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação. |
C | A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião. |
D | Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação. |
E | Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas. |
Question 15 |
Tema: História
(FATEC 2018)
Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo.Conhecido como Era Napoleônica, o período em que Napoleão Bonaparte governou a França ficou marcadoA | pela promulgação de um novo Código Civil que, entre outras determinações, separou Igreja e Estado, legalizou o divórcio e consolidou a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero. |
B | pela manutenção dos laços de cooperação entre França e Inglaterra e pelo Tratado de Versalhes, que estabeleceu o princípio de autodeterminação dos povos. |
C | pela guerra contra os Estados Unidos e pela conquista dos territórios indígenas do oeste da América do Norte. |
D | pela criação da União Europeia, que unificou econômica e politicamente todos os países do continente. |
E | pela adoção do pluralismo religioso, ocasionado pela chegada à França de imigrantes oriundos das colônias francesas no Oriente Médio e na África. |
Question 16 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove aA | ampliação do escoamento superficial. |
B | diminuição do índice de chuvas. |
C | retração do nível dos reservatórios. |
D | expansão do lençol freático. |
E | redução do volume dos rios. |
Question 17 |
Tema: Filosofia
(UEMA 2018)
Leia os seguintes pensamentos sobre o trabalho.“O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.” Voltaire, filósofo francês (1694 – 1778)“Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto.”Rabindranath Tagore, escritor indiano (1861 – 1941)“O ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas torna-se humano.”(Maria Lúcia de A. Aranha et all. Filosofando)Os pensamentos reproduzidos carregam em si uma ideologia comum sobre o trabalho e escondem, muitas das vezes, suas condições de execução.A ideia subjacente nas três sentenças é que o trabalhoA | é um processo escravo. |
B | dignifica o homem. |
C | é uma produção inventiva. |
D | conduz o homem ao tédio. |
E | é um castigo de Deus. |
Question 18 |
Tema: História
(FAMP 2019)
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceu na Europa entre os séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.Sobre este tema identifique a informação CORRETA:A | Na terceira etapa da Revolução Industrial, ocorrida somente na Inglaterra, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período. |
B | Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a segunda etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época. |
C | Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução. |
D | A primeira etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, foram as atividades que impulsionaram a Revolução industrial. |
Question 19 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A natural preocupação do homem, por atingir, racionalmente, as últimas explicações de todas as realidades, sensíveis ou espirituais, que o cercam, pode definir-se como sendo:A | o ato de filosofar, de acordo com o pensamento de Aristóteles na sua obra chamada Metafísica. |
B | a intrínseca tendência por desvendar as grandes interrogações que os mitos e lendas suscitam. |
C | a natural necessidade de desvendar o destino futuro e as realidades além da morte. |
D | o desejo profundo de acumular o máximo de informações contidas nos diversos ramos do saber. |
E | a preocupação natural de desvendar o significado de tudo, usando apenas a observação empírica. |
Question 20 |
Tema: Geografia
(IFBA 2018)
É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca.O texto acima descreve as características da vegetação de:A | Mata Atlântica. |
B | Estepes. |
C | Araucária. |
D | Coxilhas. |
E | Caatinga. |
Question 21 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
""No início deste novo milênio, o maior desafio da sociedade brasileira é enfrentar uma herança de injustiça social que exclui grande parte da sua população do acesso às condições mínimas de dignidade e cidadania"".CARVALHO, Inaiá Maria M. de. Inclusão Social, Pobreza e Cidadania. In: RUBIM, Antônio Albino C. (Org.). Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFA, 2005, p.3.Sobre o desenvolvimento econômico e a cidadania no Brasil, no início do século XXI, é correto afirmar:A | Atualmente, o Brasil encontra-se em uma fase de crescimento econômico e desenvolvimento humano amparado no controle do déficit público promovido pelos governos Dilma Rousseff e Michel Temer. |
B | No início do século XXI, o Brasil erradicou totalmente a pobreza por meio de reformas estruturais, entre as quais destacam-se a reforma agrária pacífica e o desenvolvimento do agronegócio como fatores de distribuição de renda. |
C | O Brasil, embora possua uma estrutura produtiva complexa e diversificada, não conseguiu atingir os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de países como a Noruega e a Austrália, estando abaixo de outros países da América Latina, como Uruguai e Cuba, no ranking global dessa avaliação de desenvolvimento das nações, no ano de 2015. |
D | O Brasil caracteriza-se por ser um país que promove a igualdade de condições entre os seus cidadãos, não sendo a injustiça social um problema a ser combatido, na medida em que todos os seus habitantes – nacionais e estrangeiros – possuem condições dignas de vida. |
E | Os grandes investimentos em saneamento básico, educação e saúde, promoveram uma elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil no início do século XXI. O país encontra-se agora no 6º lugar desse ranking global, sendo o melhor colocado entre os países da América Latina. |
Question 22 |
Tema: Sociologia
(UFU 2018)
A Sociologia constitui-se como uma ciência que busca estudar os aspectos sociais da relação dos indivíduos por meio de um estudo crítico, distante e sistemático dos fenômenos sociais.Com base em alguns autores da Sociologia que se propõem a interpretar o mundo, assinale a alternativa correta.A | Para Marx, a análise do fato social em oposição ao trabalho possibilita entender a sociedade por meio do conceito de habitus. |
B | Para Weber, a compreensão da ação social do indivíduo em relação aos outros possibilita entender a sociedade. |
C | Para Durkheim, a compreensão das relações e das instituições sociais possibilita compreender as estruturas e levar ao socialismo utópico. |
D | Para Durkheim, a análise da luta de classes possibilita desvelar a realidade social para a compreensão da sociedade e sua posterior transformação. |
Question 23 |
Tema: História
(IFRR 2019)
O Golpe da Maioridade, ocorrido durante o Período Imperial Brasileiro, foi:A | Uma estratégia levada pelo grupo político de oposição, durante as Regências, para empossar o herdeiro do Trono, Pedro II, antes que completasse a idade mínima estabelecida em lei. |
B | Uma iniciativa militar para depor o então príncipe regente, Pedro I |
C | Uma tentativa de Pedro I de se manter no poder absoluto no Brasil após a noite das Garrafadas; |
D | Um evento relacionado à estada de Dom João VI no Brasil, quando portugueses exigiram seu retorno imediato à Lisboa. |
E | Um levante ocorrido no Rio Grande do Sul envolvendo fazendeiros ricos que queriam medidas de proteção à produção do charque brasileiro; |
Question 24 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital. JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil. out. 2015 (adaptado).O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo deA | desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados. |
B | desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas. |
C | hibridização cultural de grupos caracterizados por homo geneidade social. |
D | migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural. |
E | peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas. |
Question 25 |
Tema: História
(UECE 2018)
Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.O enunciado acima diz respeito ao evento denominadoA | Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, quando agentes públicos invadiam à força as comunidades pobres da cidade para impor a vacinação obrigatória contra a febre amarela e a varíola a todos os moradores. |
B | Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia e que teve no cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, o principal líder daquela comunidade rural, formada por sertanejos miseráveis que fugiam da fome e buscavam a salvação eterna. |
C | Guerra do Contestado, ocorrida numa região fronteiriça do Paraná com Santa Catarina, e que teve líderes religiosos que se antepuseram à dominação da região por empresas madeireiras estrangeiras que receberam aquelas terras do governo brasileiro. |
D | Massacre do Caldeirão, evento transcorrido no município do Crato, Ceará, e que teve como líder José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço, que conduziu os desvalidos enviados por Pe. Cícero durante vários anos em uma próspera comunidade. |
Question 26 |
Tema: História
(FAMP 2019)
Entre os séculos XIV e XVI, observamos o desenvolvimento de uma série de transformações que atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu encarava o mundo à sua volta. Condensada sob o nome do Renascimento, essa série de mudanças determinaram o reconhecimento de novos modos de pensar e executar as artes, as ciências e as relações político-sociais.A renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média, para tanto passou a predominar com este movimento renascentista a tendência:A | nativista |
B | antropocêntrica |
C | positivista |
D | teocêntrica |
Question 27 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2018)
TEXTO I Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de umaA | vocação política. |
B | condição original. |
C | submissão ao transcendente. |
D | tradição epistemológica. |
E | predisposição ao conhecimento. |
Question 28 |
Tema: História
(FATEC 2019)
No dia 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio Histórico e parte significativa do inestimável acervo do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Entre outras, a comunidade cientifica brasileira lamentou a perda de múmias egípcias, amostras de plantas nativas coletadas ainda no período do Império, o raro fóssil do dinossauro Santanaraptor placidus e o crânio que pertenceu à mais antiga habitante humana conhecida da América do Sul, batizada de Luzia.Em 19 de outubro de 2018, contudo, uma notícia foi largamente comemorada: dado como perdido, o crânio de Luzia foi encontrado entre os escombros do prédio incendiado.O crânio é considerado uma peça fundamental para o estudo da pré-história brasileira, poisA | sua constituição indica que o povo de Luzia adotava uma dieta exclusivamente herbívora. |
B | sua descoberta confirma a teoria segundo a qual os primeiros indivíduos do gênero Homo conviveram com dinossauros não avianos. |
C | foi possível concluir, por meio de exames de seu DNA, que os povos pré-históricos tinham uma expectativa de vida superior à dos homens modernos. |
D | o tamanho de seu crânio e a datação de sua ossada sugerem que o povoamento humano da América ocorreu há cerca de 3,5 milhões de anos. |
E | sua constituição indica que o povo de Luzia adotava uma dieta exclusivamente herbívora. |
Question 29 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
B | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
C | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
D | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
E | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
Question 30 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
No século XX, as dificuldades sociais facilitaram o fortalecimento do totalitarismo em alguns países da Europa. Na Alemanha:A | o militarismo difundiu-se com o fim de formar uma monarquia parlamentarista. |
B | a perseguição aos judeus foi extensa, mas sem episódios de genocídio. |
C | o nazismo provocou a eclosão de preconceitos e violências autoritárias. |
D | Hitler tornou-se um grande líder estabelecendo pactos com a Espanha e a França. |
E | Hitler não conseguiu o sucesso na invasão da Polônia e da França. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial
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