A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: Filosofia
(UPE 2018)
Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico:Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria.(MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.)O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofiaA | Mítica. |
B | Socrática. |
C | Platônica. |
D | Pós-socrática. |
E | Pré-socrática. |
Question 2 |
Tema: Geografia
(ENEM 2017)
O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).Revista lnfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados emA | faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis. |
B | estreitas faixas de intensidade sísmica, no cantata das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos. |
C | escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura. |
D | áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes. |
E | áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras. |
Question 3 |
Tema: Sociologia
(UniCesumar 2018)
Os conceitos que expressam a sociologia compreensiva de Max Weber são:A | determinação, totalidade concreta, lutas de classes, dialética, história. |
B | fragmentação, formas e conteúdos sociais, interação, socialização. |
C | definição da situação, papéis sociais, dramaturgia social, linguagem. |
D | sentido, interpretação da ação social, tipo ideal, racionalização, história. |
E | leis gerais, causalidade, normal e patológico, fatos sociais, consciência coletiva. |
Question 4 |
Tema: Geografia
(OBF 2018)
A necessidade de economizar energia tem sido um dos assuntos mais debatido em todos os fóruns internacionais sobre produção de energias limpas e de recursos renováveis. Dentre as várias fontes citadas nas proposições abaixo, uma é dita como não renovável, identifique-a:A | Marés |
B | Quedas d’água. |
C | Luz solar |
D | Petróleo |
E | Ventos |
Question 5 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmarA | A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima. |
B | A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico. |
C | A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética. |
D | O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população. |
E | As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita. |
Question 6 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2018)
TEXTO I Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de umaA | submissão ao transcendente. |
B | tradição epistemológica. |
C | vocação política. |
D | condição original. |
E | predisposição ao conhecimento. |
Question 7 |
Tema: Sociologia
(FPS 2019)
As ideias marxistas conseguiram aceitação dentro do movimento operário e fortaleceram sindicatos. O marxismo:A | mostrava as desigualdades sociais trazidas pela mais-valia |
B | ganhou espaço na montagem das políticas colonizadoras. |
C | criticava a exploração capitalista, sem pregar revolução. |
D | defendia a democracia direta, com governos elitizados. |
E | teve grande repercussão nos sindicatos norte-americanos |
Question 8 |
Tema: História
(ENEM 2018)
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)A | subordinação à potência hegemônica. |
B | elasticidade das fronteiras geográficas. |
C | compartilhamento de pesquisas científicas. |
D | estímulo à competição comercial. |
E | busca da neutralidade política. |
Question 9 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as mutações ocorridas no mundo do trabalho na sociedade ocidental nas últimas três décadas, é correto afirmar:A | O desemprego estrutural apresentou declínio mediante a desaceleração das transformações tecnológicas. |
B | O individualismo e o consumismo arrefeceram, dando espaço para a criação de uma nova lógica para as relações de trabalho. |
C | Houve aumento da oferta de empregos formais, da seguridade social e da solidariedade entre os seres humanos. |
D | O desemprego estrutural, a precarização das condições de trabalho, a degradação da natureza e uma lógica societal embasada no consumo de mercadorias são suas características principais. |
E | O consumo consciente e a produção sustentável tornaram-se a forma dominante nas relações econômicas, ocasionando a recuperação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida dos seres humanos. |
Question 10 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
A integração dos espaços e populações africanas e asiáticas aos circuitos capitalistas europeus é visível em dois momentos históricos: durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, por meio das navegações, e durante o Imperialismo do século XIX, também conhecido como a época do neocolonialismo. A diferença entre as fases do capitalismo, nestes dois períodos corresponde, respectivamente, às chamadas etapas:A | Agrícola e Tecnológica. |
B | Reformista e Neoliberal. |
C | Comercial e Industrial. |
D | Feudal e Escravista. |
E | Manufatureira e Artesanal. |
Question 11 |
Tema: História
(UNITAU 2017)
O legislador Sólon, enquanto governou a polis de Atenas, foi reconhecido por criar a eclésia (assembleia popular) e, por isso, foi considerado criador de um regime político específico na Antiguidade Clássica. Sobre esse regime, é CORRETO afirmar:A | Era chamado de democracia, ainda que somente homens livres fossem considerados cidadãos e participassem diretamente das decisões tomadas na polis. |
B | Era erroneamente chamado de democracia, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo nas assembleias populares |
C | Os estrangeiros e as mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis, reforçando o conceito de democracia direta. |
D | Era chamado de democracia, pois previa a participação de todos e estava baseado na eleição de representantes para a assembleia popular, que se reunia uma vez por ano na ágora e deliberava sobre os mais variados assuntos. |
E | A inexistência de escravos em Atenas levava à participação quase total da população da polis na política, o que reforçava a ideia de democracia plena. |
Question 12 |
Tema: História
(FATEC 2018)
Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo.Conhecido como Era Napoleônica, o período em que Napoleão Bonaparte governou a França ficou marcadoA | pela promulgação de um novo Código Civil que, entre outras determinações, separou Igreja e Estado, legalizou o divórcio e consolidou a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero. |
B | pela manutenção dos laços de cooperação entre França e Inglaterra e pelo Tratado de Versalhes, que estabeleceu o princípio de autodeterminação dos povos. |
C | pela criação da União Europeia, que unificou econômica e politicamente todos os países do continente. |
D | pela adoção do pluralismo religioso, ocasionado pela chegada à França de imigrantes oriundos das colônias francesas no Oriente Médio e na África. |
E | pela guerra contra os Estados Unidos e pela conquista dos territórios indígenas do oeste da América do Norte. |
Question 13 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital. JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil. out. 2015 (adaptado).O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo deA | migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural. |
B | hibridização cultural de grupos caracterizados por homo geneidade social. |
C | desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados. |
D | peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas. |
E | desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas. |
Question 14 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
Em algumas línguas de Moçambique não existe a palavra “pobre”. O indivíduo é pobre quando não tem parentes. A pobreza é a solidão, a ruptura das relações familiares que, na sociedade rural, servem de apoio à sobrevivência. Os consultores internacionais, especialistas em elaborar relatórios sobre a miséria, talvez não tenham em conta o impacto dramático da destruição dos laços familiares e das relações de entreajuda. Nações inteiras estão tornando-se “órfãs”, e a mendicidade parece ser a única via de uma agonizante sobrevivência. COUTO, M. E se Obama fosse africano? & outras intervenções. Portugal: Caminho, 2009 (adaptado).Em uma leitura que extrapola a esfera econômica, o autor associa o acirramento da pobreza àA | fragmentação das propriedades agrícolas. |
B | afirmação das origens ancestrais. |
C | globalização das tecnologias de comunicação. |
D | fragilização das redes de sociabilidade. |
E | padronização das políticas educacionais. |
Question 15 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra. CLASTRES. P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1982 (adaptado).O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:A | Mediação jurídica e regras contratualistas. |
B | Imposição ideológica e normas hierárquicas. |
C | Intervenção consensual e autonomia comunitária. |
D | Determinação divina e soberania monárquica. |
E | Gestão coletiva e obrigações tributárias. |
Question 16 |
Tema: História
(UECE 2018)
Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.O enunciado acima diz respeito ao evento denominadoA | Massacre do Caldeirão, evento transcorrido no município do Crato, Ceará, e que teve como líder José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço, que conduziu os desvalidos enviados por Pe. Cícero durante vários anos em uma próspera comunidade. |
B | Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia e que teve no cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, o principal líder daquela comunidade rural, formada por sertanejos miseráveis que fugiam da fome e buscavam a salvação eterna. |
C | Guerra do Contestado, ocorrida numa região fronteiriça do Paraná com Santa Catarina, e que teve líderes religiosos que se antepuseram à dominação da região por empresas madeireiras estrangeiras que receberam aquelas terras do governo brasileiro. |
D | Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, quando agentes públicos invadiam à força as comunidades pobres da cidade para impor a vacinação obrigatória contra a febre amarela e a varíola a todos os moradores. |
Question 17 |
Tema: Geografia
(CESMAC 2019)
São áreas de transição entre duas massas de ar termicamente opostas. O encontro dessas massas de ar provoca mudanças significativas no tempo meteorológico, trazendo nuvens e chuvas.Que denominação pode ser dada às áreas referidas?A | Vórtices ciclônicos |
B | Frentes |
C | Massas Tropicais |
D | Superfícies termoclinas |
E | Brisas marinhas |
Question 18 |
Tema: Geografia
(Atenas Sete Lagoas 2019)
No dia 14 de junho, Rússia e Arábia Saudita fizeram o primeiro jogo do Mundial de Futebol no Estádio Luzhniki, em Moscou às dezoito horas, horário local. Moscou está localizado no UTC+3.Levando em consideração os fusos horários vigentes atualmente no Brasil e que sua hora oficial é determinada pelo fuso que se encontra no meridiano 45º longitude oeste, esta partida de futebol foi transmitida nas cidades de São Paulo, Manaus e Rio Branco, respectivamente às:A | 13h, 12h, 14h |
B | 12h, 11h, 10h |
C | 11h, 13h, 12h |
D | 10h, 11h, 13h |
E | 12h, 10h, 13h |
Question 19 |
Tema: Geografia
(ESPM 2019)
Com o foco voltado para o petróleo e usando parte do dinheiro arrecadado com as exportações do combustível para sustentar programas sociais, não se preocupou com o desenvolvimento agrícola e industrial do país.O texto retrata a grave crise econômica pela qual está passando a (o):A | Uruguai |
B | Argentina |
C | Venezuela |
D | Brasil |
E | Chile |
Question 20 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A natural preocupação do homem, por atingir, racionalmente, as últimas explicações de todas as realidades, sensíveis ou espirituais, que o cercam, pode definir-se como sendo:A | a preocupação natural de desvendar o significado de tudo, usando apenas a observação empírica. |
B | a natural necessidade de desvendar o destino futuro e as realidades além da morte. |
C | o ato de filosofar, de acordo com o pensamento de Aristóteles na sua obra chamada Metafísica. |
D | o desejo profundo de acumular o máximo de informações contidas nos diversos ramos do saber. |
E | a intrínseca tendência por desvendar as grandes interrogações que os mitos e lendas suscitam. |
Question 21 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.). Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões. 2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável. 3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes. 4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.Assinale a alternativa correta.A | Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. |
B | Somente a afirmativa 2 é verdadeira. |
C | As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. |
D | Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. |
Question 22 |
Tema: Filosofia
(UEMA 2018)
Leia os seguintes pensamentos sobre o trabalho.“O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.” Voltaire, filósofo francês (1694 – 1778)“Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto.”Rabindranath Tagore, escritor indiano (1861 – 1941)“O ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas torna-se humano.”(Maria Lúcia de A. Aranha et all. Filosofando)Os pensamentos reproduzidos carregam em si uma ideologia comum sobre o trabalho e escondem, muitas das vezes, suas condições de execução.A ideia subjacente nas três sentenças é que o trabalhoA | é um castigo de Deus. |
B | conduz o homem ao tédio. |
C | é uma produção inventiva. |
D | é um processo escravo. |
E | dignifica o homem. |
Question 23 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”. DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2. jul.-dez. 2014.A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)A | busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional. |
B | rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais. |
C | abdicação da interferência militar em conflito local. |
D | compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais. |
E | admissão da participação proativa em blocos regionais. |
Question 24 |
Tema: História
(UERR 2019)
Leia o texto e responda à questão conforme se pede.“Em suma parece que as mulheres desempenharam um papel de destaque nas igrejas dos tempos de Paulo. De certo modo, esse destaque não era comum no mundo greco-romano e pode estar baseado, como defendo, na proclamação de Jesus de que no Reino vindouro haveria igualdade entre homens e mulheres (...). Ao mesmo tempo intérpretes modernos têm a impressão de que Paulo não se empenha por uma revolução no relacionamento entre homens e mulheres – assim como não se empenhou pela abolição da escravatura, mesmo tendo afirmado que em Cristo ‘não há nem escravo nem livre’. Em vez disso, ele insistia: dado que o ‘tempo é curto’ (antes da vinda do Reino), cada um devia se contentar com os papeis a si atribuídos e que ninguém devia mudar a própria posição – seja escravo, livre, casado, solteiro, homem ou mulher”.BART, Ehrman. O que Jesus disse? O que Jesus não disse? São Paulo: Prestígio, 2006. p. 190-191.De acordo com o texto, Paulo não se empenhou por fazer revoluções sociais através das doutrinas cristãs. Entretanto, o Cristianismo mudou radicalmente o curso da história no Ocidente. Pensando nessas questões levantadas no texto, aliadas aos seus conhecimentos sobre a História de Roma na Antiguidade, reflita e escolha a alternativa correta dentre as afirmações a seguir.A | As mulheres do primeiro século disfrutavam de grande prestígio social e liberdade no mundo grecoromano. Tanto que poderiam participar da vida política, exercer cargos públicos, votar e serem votadas, por isso tiveram uma participação efetiva no ministério de Jesus e na igreja primitiva. |
B | A religião romana, muito semelhante à grega, era politeísta e por isso não era compatível com o Cristianismo. O principal motivo de discordância entre as duas religiões era o culto ao imperador romano, a que os cristãos se negavam a praticar devido a sua crença em Jesus e ao monoteísmo. |
C | Os romanos apreciavam tanto a liderança feminina que, quando César se apaixonou por Cleópatra, rainha do Egito, logo a nomearam imperatriz de Roma e encarnação da deusa Isis, também adorada entre os romanos. |
D | O cristianismo não teve nenhuma relação com a decadência do Império Romano, visto que a queda dele se deu quatro séculos depois da origem daquela religião e estava relacionada com as invasões bárbaras, bem como aos baixos salários que acarretaram a falta de mão de obra no império. |
E | A religião em romana não tinha muita importância e por isso não interferia na vida política ou nas relações sociais, essa interferência só veio ocorrer anos após a queda de Roma por conta das invasões bárbaras e o misticismo desses povos. |
Question 25 |
Tema: Geografia
(IFBA 2018)
É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca.O texto acima descreve as características da vegetação de:A | Estepes. |
B | Araucária. |
C | Coxilhas. |
D | Mata Atlântica. |
E | Caatinga. |
Question 26 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2019)
A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir.
Wegener, A. The Origin of Continents and Oceans. 1924. Adaptado.As bases da teoria de Wegener seguiram inúmeras evidências deixadas na superfície dos continentes ao longo do tempo geológico. Considerando as figuras e seus conhecimentos, indique o fator básico que influenciou o raciocínio de Wegener.A | A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana. |
B | As repartições internas atuais dos continentes no Hemisfério Norte. |
C | A distribuição das águas constituindo um só oceano. |
D | A continuidade dos sistemas fluviais entre América e África. |
E | As ligações atuais entre os continentes no Hemisfério Sul. |
Question 27 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Sobre o filósofo Sócrates, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for INCORRETO.A | Sócrates, ao criticar o saber dogmático, não quis com isso dizer que ele próprio é detentor de um saber. Despertava as consciências adormecidas, não como um “farol” que ilumina, mas afirmava que o caminho novo deve ser construído pela discussão e pela busca das soluções. |
B | A Sócrates atribui-se a máxima “só sei que nada sei”. |
C | Sócrates foi considerado subversivo pois desnorteou e perturbou a ordem vigente, o que incomodou aos poderosos de Atenas. |
D | Embora Sócrates tenha difundido o método da maiêutica e da ironia, não foi ele autor dessa metodologia, mas sim seu discípulo, Platão. |
E | A ironia, método utilizado por Sócrates, consistia em perguntar, simulando não saber. Desse modo, o interlocutor expõe sua opinião, à qual Sócrates contrapõe argumentos que o fazem perceber a ilusão do conhecimento. |
Question 28 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Decretado em 13 de dezembro de 1968 e considerado como a expressão mais acabada do estado de exceção instaurado pelo Golpe de 1964, este instrumento inconstitucional autorizava ao presidente da República suspender os direitos políticos e a garantia de habeas-corpus dos cidadãos, bem como decretar recesso do Congresso Nacional, confiscar bens e intervir em estados e municípios, tudo sem a apreciação judicial. Tal instrumento ficou conhecido comoA | Reforma de Bases. |
B | Plano Quinquenal. |
C | Ato Institucional nº 5. |
D | Reforma bolivariana. |
E | Ato Institucional nº 1. |
Question 29 |
Tema: Sociologia
(UNCISAL 2018)
Em abril de 2017, aconteceu, em Brasília, o 14º Acampamento Terra Livre, ato que reuniu milhares de representantes dos diversos povos indígenas do Brasil. O acampamento teve como um de seus objetivos debater e divulgar uma carta de reivindicações referente à situação contemporânea dos povos indígenas brasileiros. Em relação a essa situação, é correto reconhecerA | a superação dos estereótipos e preconceitos sociais contra tais populações. |
B | a ampla divulgação dos movimentos políticos indígenas pelos tradicionais veículos de mídia. |
C | a política oficial assimilacionista e tutelar promulgada pela Constituição de 1988. |
D | a ameaça constante aos direitos constitucionais dos indígenas, sobretudo às demarcações de terras indígenas. |
E | o sucesso nos acordos comerciais internacionais e o declínio dos conflitos existentes entre as lideranças indígenas e as empresas exploradoras do agronegócio. |
Question 30 |
Tema: História
(UEL 2018)
Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade começaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos séculos IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germânicos.Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.A | O paganismo introduzido no Império Romano pelas tribos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encerrando o apoio da Igreja ao imperador e consequentemente fazendo ruir o império. |
B | O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano. |
C | A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “povos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões. |
D | A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem às línguas germânicas, dificultando a administração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma. |
E | Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que aceleraram a fragmentação e queda de Roma. |
← |
List | → |
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
| 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
| 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
| 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
| 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
| 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
| Fim |
A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!
