A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: Geografia
(UEFS 2018)
O eixo de inclinação e o movimento de translação do planeta Terra são responsáveisA | pelas diferentes estações do ano. |
B | pelo movimento de convecção do manto. |
C | pela determinação de um meridiano central. |
D | pela duração de um dia. |
E | pelo cálculo dos fusos horários. |
Question 2 |
Tema: Geografia
(ESPM 2019)
O mapa abaixo destaca:
A | as maiores áreas territoriais. |
B | as maiores economias mundiais. |
C | as grandes potências bélicas. |
D | os mais populosos do mundo. |
E | as maiores biodiversidades. |
Question 3 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
A integração dos espaços e populações africanas e asiáticas aos circuitos capitalistas europeus é visível em dois momentos históricos: durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, por meio das navegações, e durante o Imperialismo do século XIX, também conhecido como a época do neocolonialismo. A diferença entre as fases do capitalismo, nestes dois períodos corresponde, respectivamente, às chamadas etapas:A | Comercial e Industrial. |
B | Manufatureira e Artesanal. |
C | Reformista e Neoliberal. |
D | Agrícola e Tecnológica. |
E | Feudal e Escravista. |
Question 4 |
Tema: História
(ENEM 2018)
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)A | estímulo à competição comercial. |
B | elasticidade das fronteiras geográficas. |
C | subordinação à potência hegemônica. |
D | busca da neutralidade política. |
E | compartilhamento de pesquisas científicas. |
Question 5 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
Observe a charge sobre o Tratado de Versalhes.
A | a humilhação da Alemanha após a Primeira Guerra e a ascensão do nazismo. |
B | o auge do Império Alemão após a Guerra Franco-Prussiana e a crise partidária no país. |
C | o grande poderio bélico da Alemanha e suas conquistas durante a Primeira Guerra. |
D | a paz sem vencedores da Segunda Guerra e o crescimento do partido nazista. |
E | a derrocada da Alemanha nazista e a condenação dos crimes da Segunda Guerra. |
Question 6 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
A ordem geopolítica do pós-Segunda Guerra Mundial articulou a bipolarização do poder entreA | Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, com a instituição do Muro de Berlim. |
B | Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a deflagração da Guerra da Coreia. |
C | Rússia e China, com a instituição do protecionismo econômico. |
D | Estados Unidos e União Soviética, com a chamada Guerra Fria. |
E | Estados Unidos e Reino Unido, com a proclamada Guerra ao Terror. |
Question 7 |
Tema: História
(UniAtenas 2019)

A | repressão, perseguição e tortura àqueles que eram contrários ao regime. Tudo legitimado pela Doutrina de Segurança Nacional e Lei de Segurança Nacional. |
B | liberdade de pensamento e expressão, garantidas pela constituição de 1964, que também, contraditoriamente permitia à censura a imprensa. |
C | estabilidade econômica do país, que teve durante o governo Médici o ápice de seu crescimento, no chamado “milagre econômico”, que persistiu até o fim do governo Geisel. |
D | ausência de ações repressivas por parte do governo militar, que buscou sempre a garantia da democracia e liberdade. |
E | guerrilha permanente e ativa, que conseguiu ao longo do regime fazer pressão pelo fim da ditadura, especialmente após o governo Geisel. |
Question 8 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
B | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
C | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
D | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
E | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
Question 9 |
Tema: História
(FATEC 2018)
Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo.Conhecido como Era Napoleônica, o período em que Napoleão Bonaparte governou a França ficou marcadoA | pela manutenção dos laços de cooperação entre França e Inglaterra e pelo Tratado de Versalhes, que estabeleceu o princípio de autodeterminação dos povos. |
B | pela promulgação de um novo Código Civil que, entre outras determinações, separou Igreja e Estado, legalizou o divórcio e consolidou a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero. |
C | pela guerra contra os Estados Unidos e pela conquista dos territórios indígenas do oeste da América do Norte. |
D | pela adoção do pluralismo religioso, ocasionado pela chegada à França de imigrantes oriundos das colônias francesas no Oriente Médio e na África. |
E | pela criação da União Europeia, que unificou econômica e politicamente todos os países do continente. |
Question 10 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Em relação ao Helenismo, é correto afirmarA | Trata-se do período em que Plotino firmou as bases do pensamento religioso, tendo sido o Rei precursor do Cristianismo. |
B | Foi quando Heleno, discípulo de Aristóteles, expandiu as ideias de seu mestre para além das fronteiras da Grécia. |
C | É o período em que o pensamento helênico se expandiu para além das fronteiras da Grécia. |
D | Corresponde ao período em que o filósofo Heleno ocupou o centro dos debates em torno da moral e da ética. |
E | Após Aristóteles, mestre de Platão, nenhuma grande síntese filosófica foi produzida na Grécia Antiga e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, das discussões a respeito de como o homem deve viver para ser feliz. |
Question 11 |
Tema: História
(UECE 2018)
Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.O enunciado acima diz respeito ao evento denominadoA | Massacre do Caldeirão, evento transcorrido no município do Crato, Ceará, e que teve como líder José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço, que conduziu os desvalidos enviados por Pe. Cícero durante vários anos em uma próspera comunidade. |
B | Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, quando agentes públicos invadiam à força as comunidades pobres da cidade para impor a vacinação obrigatória contra a febre amarela e a varíola a todos os moradores. |
C | Guerra do Contestado, ocorrida numa região fronteiriça do Paraná com Santa Catarina, e que teve líderes religiosos que se antepuseram à dominação da região por empresas madeireiras estrangeiras que receberam aquelas terras do governo brasileiro. |
D | Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia e que teve no cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, o principal líder daquela comunidade rural, formada por sertanejos miseráveis que fugiam da fome e buscavam a salvação eterna. |
Question 12 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”. DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2. jul.-dez. 2014.A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)A | admissão da participação proativa em blocos regionais. |
B | rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais. |
C | abdicação da interferência militar em conflito local. |
D | busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional. |
E | compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais. |
Question 13 |
Tema: Geografia
(Unifenas 2019)
Analise a imagem a seguir:
A | Decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em reconhecer Jerusalém como capital de Israel, gerando tensões de cunho nacionalista na região. |
B | Resolução da ONU, apoiada pelos Estados Unidos e pela comunidade internacional, determinando recentemente que Jerusalém é a capital “eterna e indivisível” de Israel. |
C | Decreto do presidente norte-americano, Donald Trump, em dar apoio militar ao grupo Hamas na Faixa de Gaza, gerando descontentamento do povo palestino. |
D | Deliberação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, definindo a divisão da cidade de Jerusalém entre Israel (área ocidental) e Palestina (área oriental), com consentimento da comunidade internacional. |
E | Posição histórica de hostilidade dos Estados Unidos ao povo curdo, minoria excluída em terras palestinas. |
Question 14 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as contribuições de Karl Marx (1818-1883) para o pensamento sociológico, é correto afirmar queA | destaca-se o pensamento pacifista desse autor e sua defesa incondicional das reformas sociais para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores. |
B | o conceito de ideologia, entendida como a consciência de classe verdadeira, foi sua principal contribuição. |
C | a defesa do livre mercado foi essencial no pensamento socioeconômico desse autor. |
D | entre as contribuições, destaca-se o conceito de luta de classes, na medida em que esse lança luz sobre as contradições existentes nas relações sociais e sua relevância nos processos históricos. |
E | o conceito de fato social, construído por Marx, foi importante para a definição do objeto da pesquisa sociológica. |
Question 15 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)

A | expansão do lençol freático. |
B | ampliação do escoamento superficial. |
C | diminuição do índice de chuvas. |
D | retração do nível dos reservatórios. |
E | redução do volume dos rios. |
Question 16 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
Os avanços científicos e tecnológicos têm possibilitado uma compreensão crescente sobre a dinâmica climática global. Apesar desses avanços, grande parte da população mundial ainda não tem acesso aos conhecimentos e tecnologias à disposição e, para a compreensão e predição dos fenômenos naturais que vivenciam, muitos continuam se baseando em conhecimentos populares tradicionais passados de geração em geração. Essas habilidades tradicionais de prognóstico do tempo “se efetivam no contato contínuo do homem com o ambiente, reforçadas pela inteligência, atenção, sensibilidade e experiência, que variam muito de um indivíduo para outro” (Sartori, 2002). A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:( ) A observação de sinais da natureza para a previsão das chuvas é bastante difundida entre os sertanejos do Nordeste do Brasil, conhecidos como “profetas do tempo”. ( ) A compreensão fenomenológica do clima e do tempo restringe-se às áreas rurais, que permitem o contato direto do ser humano com a natureza. ( ) A observação da fauna e da flora, seja através da presença ou ausência de espécies, da floração e frutificação, são elementos comuns e recorrentes de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo. ( ) A observação das condições atmosféricas, através da direção do vento, tipos de nuvens e variação da temperatura, integra os elementos de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.A | F – V – V – F. |
B | F – V – F – F. |
C | V – F – V – V. |
D | V – V – F – V. |
E | F – F – V – V. |
Question 17 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Entre os princípios básicos da Reforma Luterana, encontram-se os seguintes:A | A língua oficial da Reforma Luterana é o latim, tanto para o culto quanto para a Bíblia. |
B | O clero é o único intermediário entre Deus e os fiéis e são reafirmados os sete sacramentos. |
C | A conduta de comprar indulgências e praticar o celibato clerical. |
D | A salvação é alcançada pela fé e o fiel é capaz de interpretar ele mesmo os textos bíblicos através dessa mesma fé. |
E | O pão e o vinho transformam-se em corpo e sangue de Cristo na Eucaristia. |
Question 18 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
“No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmarA | O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população. |
B | A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico. |
C | As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita. |
D | A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima. |
E | A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética. |
Question 19 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2017)
A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. ln: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado). O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o ""princípio constitutivo das coisas"" estava representado pelo(a)A | devir, que simboliza o constante movimento dos objetos |
B | imobilidade, que sustenta a existência do ser atemporal. |
C | átomo, que explica o surgimento dos entes. |
D | água, que expressa a causa material da origem do universo. |
E | número, que fundamenta a criação dos deuses. |
Question 20 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra. CLASTRES. P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1982 (adaptado).O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:A | Gestão coletiva e obrigações tributárias. |
B | Imposição ideológica e normas hierárquicas. |
C | Determinação divina e soberania monárquica. |
D | Mediação jurídica e regras contratualistas. |
E | Intervenção consensual e autonomia comunitária. |
Question 21 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Chamamos pejorativamente de maquiavélica a pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, astuciosa, que, para atingir seus fins, usa de mentira e de má-fé e nos engana com tanta sutileza que não percebemos a manipulação de que somos vítimas.O mito do maquiavelismo nasceu da leitura da obra:A | Da Riqueza das Nações. |
B | Ética à Nicômaco. |
C | O Leviatã. |
D | República. |
E | O Príncipe. |
Question 22 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.A partir do exposto acima, é correto afirmar:A | Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas. |
B | Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação. |
C | A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião. |
D | Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação. |
E | O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico. |
Question 23 |
Tema: Geografia
(FPS 2019)
Os Estados Unidos conseguiram fortalecer sua economia e aumentar seu poderio político no mundo contemporâneo. Não se pode negar, no entanto, que:A | enfrentaram problemas de lutas sociais superados pela atuação do Congresso. |
B | abalaram-se com a ascensão econômica da China, perdendo mercado na globalização. |
C | participam da produção do petróleo, embora não tenham interferido no mundo asiático. |
D | ganharam espaço político na América Latina, mas não se preocuparam em intervir nos países. |
E | derrotaram militarmente todos os seus inimigos com uma tecnologia bélica insuperável. |
Question 24 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as mutações ocorridas no mundo do trabalho na sociedade ocidental nas últimas três décadas, é correto afirmar:A | O desemprego estrutural, a precarização das condições de trabalho, a degradação da natureza e uma lógica societal embasada no consumo de mercadorias são suas características principais. |
B | O individualismo e o consumismo arrefeceram, dando espaço para a criação de uma nova lógica para as relações de trabalho. |
C | O desemprego estrutural apresentou declínio mediante a desaceleração das transformações tecnológicas. |
D | O consumo consciente e a produção sustentável tornaram-se a forma dominante nas relações econômicas, ocasionando a recuperação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida dos seres humanos. |
E | Houve aumento da oferta de empregos formais, da seguridade social e da solidariedade entre os seres humanos. |
Question 25 |
Tema: História
(UNITAU 2017)
O legislador Sólon, enquanto governou a polis de Atenas, foi reconhecido por criar a eclésia (assembleia popular) e, por isso, foi considerado criador de um regime político específico na Antiguidade Clássica. Sobre esse regime, é CORRETO afirmar:A | Era chamado de democracia, pois previa a participação de todos e estava baseado na eleição de representantes para a assembleia popular, que se reunia uma vez por ano na ágora e deliberava sobre os mais variados assuntos. |
B | Era erroneamente chamado de democracia, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo nas assembleias populares |
C | A inexistência de escravos em Atenas levava à participação quase total da população da polis na política, o que reforçava a ideia de democracia plena. |
D | Era chamado de democracia, ainda que somente homens livres fossem considerados cidadãos e participassem diretamente das decisões tomadas na polis. |
E | Os estrangeiros e as mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis, reforçando o conceito de democracia direta. |
Question 26 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:A | por um acento cada vez maior do valor conferido ao discurso de cunho religioso. |
B | pela aceitação passiva do que era afirmado pela divindade. |
C | pela transição de um tipo de conhecimento racional para um conhecimento centrado na fabulação. |
D | pela dedicação dos filósofos em resolver as incertezas por meio da razão |
E | pelo ateísmo radical dos pensadores gregos, sendo Sócrates, inclusive, condenado por isso. |
Question 27 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A capacidade de, respeitando sempre os valores éticos e universais, o ser humano poder agir conforme sua própria vontade e livre escolha, entre várias opções, é o que, em Filosofia, se entende por:A | liberdade, enquanto constitutivo essencial do ser racional. |
B | direito de ir e vir, independentemente de ordenamentos jurídicos. |
C | direito de não sofrer coação física, em qualquer circunstância. |
D | possibilidade de atingir-se a felicidade individual, sem interferências. |
E | caminho para garantir crenças e valores religiosos inalienáveis. |
Question 28 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2018)
TEXTO I Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de umaA | predisposição ao conhecimento. |
B | condição original. |
C | tradição epistemológica. |
D | vocação política. |
E | submissão ao transcendente. |
Question 29 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?A | Marxismo |
B | Fordismo |
C | Positivismo |
D | Anarquismo |
E | Historicismo |
Question 30 |
Tema: Filosofia
(Unioeste 2019)
No capítulo XV de O Príncipe, Nicolau Maquiavel (1469-1527) destaca um dos principais fundamentos de sua reflexão política. Visando distinguir-se tanto de seus predecessores quanto de seus contemporâneos, ele indica claramente sua perspectiva realista: “Mas, sendo a minha intenção escrever coisa útil a quem a escute, pareceu-me mais convincente ir direto à verdade efetiva da coisa do que à imaginação dessa” (MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Hedra, 2011. p. 151). A partir da leitura do trecho citado, pode se afirmar CORRETAMENTE queA | o realismo político de Maquiavel baseia-se na crença da bondade natural do homem. |
B | o realismo político de Maquiavel baseia-se na busca das leis que regem as repúblicas e principados perfeitos propostos pelos pensadores utópicos. |
C | o realismo político de Maquiavel baseia-se na idealização da vida política. |
D | o realismo político de Maquiavel baseia-se na análise da vida política na sua realidade ou verdade efetiva. |
E | o realismo político de Maquiavel baseia-se na busca de leis imutáveis que regem a vida religiosa dos homens. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!