Fiscal do ENEM – A prova do ENEM é realizada anualmente e gera uma grande mobilização de estudantes por todas as regiões país. O número de inscritos é alto e alcança a marca de milhões de candidatos.
Além dos interessados em fazer uma boa prova para assim serem aprovados em universidades, uma parcela das pessoas também fica atenta ao vestibular visando uma renda extra. E assim têm o objetivo de trabalhar no ENEM realizando a função de fiscal durante a aplicação do exame.
Como trabalhar no ENEM
A fim de desempenhar este trabalho de fiscal, é necessário preencher alguns pré-requisitos. Entre eles, é preciso ter, no mínimo, o Ensino Médio completo, não estar inscrito para realizar a prova do ENEM, ter acesso a um dispositivo móvel como um celular ou tablet com acesso à internet. Visto que o cadastro e o treinamento de capacitação são realizados online.
Além disso, também não pode possuir parentes ou cônjuges inscritos no exame e também não ter nenhuma relação com o processo logístico de elaboração da prova.
Caso tudo esteja dentro das regras, a realização do cadastro é possível na Rede Nacional de Certificadores neste link. Para isso, basta aguardar a publicação do edital.
No site, a pessoa vai fornecer informações assim como:
- Nome completo
- CPF
- Data de nascimento
Além disso, também irá criar uma senha para login. Feito isso, resta apenas esperar a publicação do Inep de relação dos certificadores selecionados.
Uma outra opção é conseguir uma vaga como fiscal do ENEM através de consórcios de bancas que atuam na aplicação do Exame. Como por exemplo a Fundação Getúlio Vargas, a Cesgranrio e a Vunesp, que possuem sistema de cadastro próprio.
Funções do fiscal do ENEM
Quais são as funções de um fiscal do ENEM? Primeiramente, deve-se estabelecer que há diversos trabalhos disponíveis para que o interessado se cadastre e assim realize a candidatura. Dessa forma, as opções consistem em ser:
- Aplicador
- Assistente de aplicação
- Aplicador volante
- Chefe de sala
- Fiscal de banheiro
De um modo geral, o objetivo de cada um que realiza as tarefas citadas acima são baseadas na
- Cooperação da organização das provas, seja do ambiente ou da documentação
- Verificar possíveis incidentes durante o período de aplicação da prova
- Receber os estudantes e conferir se eles estão de acordo com as exigências em relação às documentações para realizar o exame
- Garantir a segurança dos participantes e fazer uma análise geral de todo o processo
Portanto, se há um interesse em fazer parte do Enem como fiscal e assim trabalhar durante a aplicação das provas, basta seguir todo o procedimento citado acima.
Além disso, é preciso ter a noção de quais são as funções a serem realizadas antes, durante e após o exame. É uma boa forma de conseguir uma renda extra. Uma vez que pode chegar a R$318 por dia trabalhado
Além de fazer parte deste importante evento que atinge milhões de estudantes que visam um futuro melhor em suas áreas desejadas.
Faça parte do processo seletivo para ser fiscal do ENEM, contribua com a educação do Brasil e ainda consiga uma renda extra!
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!