Inscrição Encceja 2019

Inscrição Encceja 2019 – Considerado um direito presente na Constituição Federal, a educação é fundamental ao desenvolvimento social e econômico de uma pessoa. Entretanto, nem todos os brasileiros conseguem frequentar a escola ou terminar os estudos na data em que deveriam.

Dessa forma, muitos acabam adiando esse sonho por outras responsabilidades. Assim como o trabalho e o sustento da família. Assim, ficando estagnados em suas carreiras ou conseguindo apenas subempregos, que os remuneram mal.

Publicidade

Pensando nas pessoas que, por variados motivos, tiveram de adiar ou abandonar os estudos foi criado o Encceja. Programa desenvolvido pelo Ministério da Educação para dar a jovens e adultos a chance de progredir em suas carreiras.

Ficou interessado no programa? Então confira no texto que preparamos como funciona o Encceja e o que fazer a fim de participar do processo.

Veja aqui como trabalhar no ENEM!

Inscrição Encceja 2019 – Como fazer?

Acompanhando a tendência de outros exames, como o Enem, a Inscrição Encceja 2019 é feita totalmente via internet, permitindo que alunos de qualquer lugar do país se cadastrem sem precisar ir a postos de inscrição.

Publicidade


No entanto, antes de liberar as inscrições, o Ministério da Educação costuma liberar o edital do programa. É importante que o aluno baixe o documento e o leia atentamente, pois é ali que estão as instruções sobre o formato das provas e outras informações importantes.

Depois de lido e estudado atentamente o edital, é hora de esse interessado realizar sua inscrição. Para isso, é necessário acessar o portal, página do participante, via site do MEC e clicar em inscrições.

Após isso é necessário inserir as informações básicas para login no sistema (CPF, Data de Nascimento e código de verificação de imagem)

Publicidade
Publicidade

Neste local, o aluno deve informar seus dados pessoais e outros dados solicitados pela ficha de inscrição, informar o nível de formação que deseja obter com o Encceja 2019, inserir o local onde deseja fazer sua prova (estado e cidade), a qual instituição de ensino deseja obter esse certificado e responder um questionário socioeconômico.

Depois desse processo, a inscrição é concluída com a criação de uma senha. Esse código será utilizado para conferir o resultado depois da realização da prova.

Veja também sobre as Provas do ENEM!

Encceja 2019

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, o Encceja 2019, nasceu da ideia de que jovens e adultos que tiveram de abandonar seus estudos tem o direito a receber um certificado de conclusão, seja do ensino fundamental ou médio.

Além de permitir que estas pessoas cursem uma faculdade ou um curso técnico, o Encceja 2019 torna possível que aqueles que obtêm seus certificados consigam empregos mais rentáveis, melhorando seu padrão de vida e sua satisfação pessoal, já que podem progredir em suas carreiras.

Gratuito, o Encceja 2019 é opcional. Ou seja, apenas aqueles realmente interessados acabam realizando a prova. Seu caráter não obrigatório acaba aumentando o rendimento do exame aos que prestam as provas.

Publicidade

Calendário Encceja 2019

É preciso ficar atento também ao período em que a prova é realizada, para que o aluno não perca sua inscrição. Em geral, as provas do Encceja são realizadas dois meses depois do término das inscrições.

As inscrições são liberadas a partir do dia 20 de maio e se encerram no dia 30 de maio. Enquanto as provas serão realizadas em setembro. Agora que você conhece todos os detalhes, basta estudar. Boa sorte!

Veja mais sobre o Encceja 2019 aqui!

Inscrição Encceja 2019
3.8 (76.46%) 158 voto[s]