Dúvidas Sobre o ENEM 2019

Realizar a prova do Enem pode ser a porta de muitas oportunidades. A fim de estar bem preparado para o exame é preciso esclarecer todas as dúvidas. Portanto, confira a resposta as principais dúvidas sobre o Enem 2019.

Dúvidas sobre o ENEM 2019

Tire suas Dúvidas sobre o ENEM 2019!

Quando começam as inscrições do Enem 2019?

Conforme o cronograma do programa, as inscrições para o Enem serão realizadas a partir do dia 06 de maio até o dia 17 maio. E a data a fim de realizar o pedido de isenção do valor da inscrição será entre os dias 01 a 10 de abril.

Publicidade

Qual a data da prova do Enem 2019?

O exame do Enem 2019 será realizado nos dias 03 e 10 de novembro.

Além disso, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio era realizada inicialmente em único fim de semana, mas a partir de 2017 o Enem passou a ser realizados em dois dias diferentes, em geral dois domingos consecutivos.

Esse ano a prova será aplicada em dois domingos, dia 03 de novembro e dia 10 de novembro. Assim haverá tempo para estudar e descansar entre as provas.

Publicidade


Como funciona a prova do Enem?

O exame contém quatro provas, sendo que cada prova contém 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Além disso, cada prova correspondente a uma área de conhecimento.

No domingo 03 de novembro serão aplicadas as provas de Redação, Linguagens, Ciências humanas e suas Tecnologias e Códigos e suas tecnologias.

No domingo 10 de novembro, serão aplicadas as disciplinas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Publicidade

As mudanças relacionadas aos dias da aplicação da prova trouxe benefícios, incluindo o tempo a fim de tirar as dúvidas do Enem e tempo e descanso entre as provas.

Quem pode fazer a prova do Enem?

Qualquer aluno do ensino médio, alunos que já concluíram os estudos. Menores de 18 anos podem participar como treineiros, ou seja, não poderão usar o resultado para acessar o ensino superior, a prova será apenas um treino.

O que estudar e como é a redação do Enem?

A redação deve ser de 30 linhas, baseadas em um tema, cultural, político, social ou científico. Deve seguir as regras gramaticais, e deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo.

A prova abrange o conteúdo estudado no ensino médio. Além disso, é bom também incluir nos estudos questões relacionadas a atualidades do Brasil.

Veja aqui outras Dicas a fim de se sair bem na Redação do ENEM!

Qual o valor da inscrição?

O valor da taxa de inscrição para o Enem 2019 será de R$85,00. O pagamento deverá ser realizado de 6 a 23 maio nos Correios, bancos ou então, nas casas lotéricas.

O que é necessário para pedir isenção da inscrição do Enem?

Podem pedir isenção da taxa:

  • Inscritos no CadUnico
  • Alunos do último ano do EM de escolas públicas
  • Bolsista integral de escola particular
  • Participantes do Encceja

Onde é feita a inscrição para o Enem?

A inscrição para a prova é feita na página do INEP na área do participante.

Onde e como usar o resultado do Enem?

O resultado do Enem pode ser usado a programas assim como: SISU, ProUni, FIES, inscrições em instituições portuguesas e em substituição do vestibular.

Agora que já esclareceu algumas dúvidas do Enem, comece já a estudar! Faça um apanhado geral, descanse antes do exame e boa prova!

Veja aqui como consultar a Nota do ENEM!

Dúvidas Sobre o ENEM 2019
5 (100%) 1 voto[s]