O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem é um dos maiores momentos da vida de um estudante que deseja ingressar no ensino superior. No entanto, devido à rotina de estudos pesada, muitos deles acabam esquecendo-se de verificar coisas importantes da prova, como o local onde será aplicado o exame.
Neste sentido, preparamos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre a prova. Continue com a leitura logo abaixo.
Duração das provas
Muitos não sabem, mas o MEC estendeu o horário das provas, que terão 30 minutos a mais. O detalhe é muito importante, especialmente para quem precisa de bastante concentração para responder todas as questões.
Deste modo, o cronograma passou a ser o seguinte.
- Abertura dos portões: 12h;
- Fechamento dos portões: 13h;
- Início das provas: 13h30;
- Término das provas do dia 04/11: 19h;
- Término das provas do dia 11/11: 18h30.
Além disso, as provas não acontecerão em apenas um final de semana. Agora, o exame será aplicado em dois domingos diferentes, facilitando ainda mais a vida dos estudantes.
Não perca nenhuma data!
Receba atualização sobre o ENEM, SISU, Prouni, FIES e muito mais no seu e-mail!Data de divulgação do local da prova do Enem 2018
O Inep não envia o local das provas por correio desde a edição do ano de 2015. No entanto, para o candidato ter acesso sobre onde à prova será aplicada, é necessário consultar o caderno de informação do Enem, que está disponibilizado diretamente no site do Inep.
Para ter acesso, basta acessar a Página do Participante. Os locais já foram disponibilizados e podem ser consultados a qualquer horário pelos estudantes.
Veja como consultar!
- Acesse a Página do Participante, disponível no site do Inep;
- Preencha com suas informações de login — CPF e senha de acesso —, que são as mesmas informadas no momento da inscrição;
- Clique em “enviar” e, logo depois, você poderá visualizar o Cartão de Confirmação do Enem. Nele constará o endereço, bem como os horários das duas provas.
Com essas informações em mãos, é muito mais fácil comparecer no dia da prova, sem nenhum problema ou erro de trajeto.
Isenção de taxa
Todas as inscrições no Enem foram feitas entre o dia 07 e 18 de maio deste ano. A taxa foi de R$ 82, mas também houve opção para estudantes que não puderam pagar pelo valor. Neste caso, o mesmo deveria recorrer à isenção de taxa.
Este ano, a solicitação de isenção foi mais rigorosa, uma vez que o estudante precisou fazê-la com antecedência, não durante a inscrição.
Isso atrapalhou alguns alunos, que não souberam como o procedimento deveria ser feito.
Para ter uma ideia, o pedido de isenção foi do dia 02 de abril até o dia 11, praticamente um mês antes das inscrições para o exame. No entanto, as perguntas e questões que validam a isenção foram as mesmas dos nos anteriores.
Justificativa de ausência
O estudante que pediu isenção este ano e não comparecer nos dias de prova, só poderá fazer o mesmo processo no próximo ano mediante a justificativa ao órgão regulador do Enem, o MEC. A justificativa deverá ser feita no mês de abril de 2019, dias antes da inscrição do próximo Exame Nacional do Ensino Médio.