Boleto ENEM 2019 – Veja como Imprimir!

Uma das provas mais aguardadas pelos universitários do Brasil, o Enem, está com as inscrições abertas para aqueles que desejam testar seus conhecimentos na edição 2019 da prova.

Mas, afinal de contas, você sabe exatamente o que é necessário para participar? Conhece os passos para se inscrever? Não? Então acompanhe esse texto.

Publicidade

Contaremos aqui os principais detalhes para que você não perca a edição 2019 do Enem. E assim, fique mais próximo de realizar seu sonho de cursar uma universidade.

Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 é uma das principais portas de entrada para milhares de estudantes de todo o país em cursos de ensino superior.

O Enem 2019 dá acesso não só às universidades privadas, como também a importantes programas de custeio das mensalidades, como o Sisu e o Prouni.

Publicidade


Além disso, em algumas instituições, a nota do Enem 2019 vale como critério de seleção. Por isso, a importância do exame, que é realizada anualmente, cresce ainda mais a cada edição.

Boleto Enem 2019

Veja como imprimir seu boleto enem 2019

Taxa de inscrição ENEM

Os candidatos interessados em realizar o exame têm até o dia 17 de maio para pagar a taxa de inscrição ENEM, que neste ano custa R$ 85.

Publicidade

O valor deve ser pago entre os dias 6 e 23 de maio.

Para se inscrever no exame, antes de pagar a taxa de inscrição ENEM é necessário fazer um cadastramento, na página do participante.

Ali, o interessado deve informar o número de seu RG e CPF.

O sistema automaticamente gerará uma senha de acesso. Com esse código será possível verificar, por exemplo, o cartão de confirmação (que garante a realização da inscrição e o acesso ao local de prova) e os resultados obtidos pelo candidato depois de feita a prova.

Durante a inscrição, o interessado precisa informar também um número de telefone celular e um e-mail válidos.

Neste espaço é possível solicitar, também, mudança no local de prova, a opção de língua estrangeira que será avaliada no exame e se é necessária atenção especial durante o teste.

Pessoas com deficiência e lactantes têm direito a esse pedido.

Como imprimir o boleto ENEM

Depois de realizado o cadastro na página do INEP, é necessário que o candidato imprima seu boleto ENEM. Para isso, basta clicar na opção “baixar seu boleto”, dentro da página onde constam seus dados pessoais.

O candidato precisa ficar atento ao pagamento, pois ele deve ser feito até a data estipulada no boleto. Então, para não correr o risco de perder a data e não conseguir fazer a prova, salve o boleto e pague o quanto antes.

Caso o candidato perca esse documento é possível solicitar uma segunda via. Neste caso, é necessário, dentro da página do participante.

Em seguida, selecionar a opção “Acompanhamento de inscrição” e, depois, clicar em “gerar novo boleto”.

Locais de pagamento do boleto ENEM

A taxa de inscrição do ENEM pode ser paga nas casas lotéricas, em agências dos correios ou, ainda, em qualquer agência bancária de todo o Brasil.

Vencimento

Depois de feita a inscrição, a taxa pode ser paga até o dia 23 de maio.

É importante que o candidato fique muito atento a essa data, pois não há prorrogação do prazo. E quem não paga o boleto enem não consegue fazer a prova.

Não perca mais tempo, faça sua inscrição, pague o boleto e participe do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano.

DICA: Confira todas as datas no Calendário ENEM 2019/2020!

Boleto ENEM 2019 – Veja como Imprimir!
2.9 (57.14%) 7 votos