Atualidades ENEM 2019 – Dias 03 e 10 de novembro serão aplicadas as provas do Enem. A preparação é fundamental a fim de se destacar e sair na frente no exame base para oportunidades em diversas áreas.
Candidatos aproveitam todos os métodos para estudar, vídeo aulas, livros, eBooks, cursinhos, áudios e outros. Estudar os temas prováveis de redação que caira na prova, e as disciplinas é principal preocupação.
Mas é importante lembrar de tirar um tempinho para se manter a par do que pode cair em atualidades no Enem 2019. Com a ferramenta virtual a disposição ficou muito mais fácil obter informações sobre o que acontece no Brasil bem como no mundo.
Foque em atualizações que afetam o Brasil e geram polêmica e afetam na vida cotidiana. Portanto, veja alguns exemplos de atualidades no Brasil e no mundo que podem cair no Enem 2019.
Governo Bolsonaro e instabilidade política
Desde a época das eleições em 2018 o tema tem sido amplamente discutido nas mídias sociais. E as polêmicas que cercam o tema continuam gerando discussão e divisão.
Logo após uma disputa acirrada, o novo presidente tomou posse do cargo em janeiro gerando grandes expectativas nacionais e internacionais. Já de início de mandato o Presidente colocou em ação alguns planos assim como a redução de ministérios.
Houve críticas ao presidente em vários momentos envolvendo inclusive questões particulares de familiares. E as polêmicas do governo vão além do território nacional. Logo após a concessão da base de Alcântara aos norte americanos, abertura de um escritório em Jerusalém e manifestações sobre o governo venezuelano, o atual presidente também ficou na mira de outros países.
Além disso, Bolsonaro enfrenta duras críticas por ainda não ter obtido algum resultado com a reforma da Previdência, e espera a aprovação do estatuto de armas.
Mudança no Estatuto do desarmamento e liberação do porte de armas
O assunto vem trazendo polêmicas mesmo antes de ser eleito. E pode ser usado como base de questões de atualidades no Enem 2019.
O governo Bolsonaro espera a revogação do estatuto sancionado em 2003 que regulamenta questões sobre posse, registro e comercialização de armas. Dessa forma, o tema envolve uma indústria que movimenta muito dinheiro e ideologias pessoais.
Reforma trabalhista
Outro ponto que gera dificuldades e controvérsias é a reforma trabalhista. O projeto vem se arrastando sem data prevista para conclusão.
A reforma da Previdência influência muitos temas como, por exemplo:
- Desigualdades regionais;
- Duração de vida produtiva dos brasileiros;
- Desvio de dinheiro da Previdência e outros.
Crise econômica
A crise que se instalou no país por causa da corrupção e as inúmeras denúncias que afetaram o sistema financeiro. Logo após a estabilizada em 2008 o Brasil veio a sofrer novamente e não consegue manter o equilíbrio das contas.
O problema também se agrava pela desconfiança de investidores externo que ainda não viram nenhuma melhoria e não querem ver-se envolvidos em escândalos e corrupção.
O governo tem tentado melhorar a situação com propostas de privatização de 57 estatais como a Centrais Elétricas e a privatização da Casa da Moeda.
Racismo e discriminação
Apesar de ser tratado como “coisa do passado”, o racismo está mais presente que nunca.
O tema vai além do combate ao preconceito e racismo, se relaciona com as causas históricas como a escravidão, distribuição socioeconômica, inferioridade em relação a população branca, e questões relacionadas a movimentos sociais que promovem igualdade e força.
Aborto
O aborto pode cair no tema de atualidades no Enem 2019 já que vem sendo discutido amplamente em diversos países no ano passado e voltou a ser pauta esse ano no Brasil.
Atualmente o aborto é crime e pode ser punido com penas de prisão de até três anos, salvo quando a gestação o ocorre devido a estupro, ou feto com anencefalia ou ofereça risco de vida para a mãe. A questão esta aguardando uma ação do STF para descriminalizar o aborto de uma gestação de até 12 semanas.
Crise migratória mundial
Desde o ano de 2011 o fluxo de refugiados se intensificou na Europa por causa dos inúmeros conflitos na Ásia, Oriente Médio e África. Desde então milhares de pessoas arriscam suas vidas em fugas para países distantes dos conflitos, fugas que geraram e geram muitas mortas de adultos e crianças.
A crise internacional repercutiu também no Brasil que recebeu imigrantes principalmente do Haiti e da Venezuela.
Como consequência a superpopulação em cidades despreparadas a fim de receber esses imigrantes não conseguem oferecer o suporte necessário. Assim, aumentando o número de desempregos, superlotado escolas e unidades de saúde.
A entrada de muitos imigrantes aumenta a população de algumas cidades, que não tem preparo, levando à saturação do mercado de trabalho. Outra consequência possível é o inchamento dos sistemas públicos de saúde e educação.
Além da falta de preparação para recebe-los, os estrangeiros também sofrem com a violência, preconceito e a xenofobia.
Operação lava jato
A maior investigação de desvio de dinheiro público e corrupção que o Brasil já teve se estende desde 2014.
Grande e complexo esquema de desvio de dinheiro, envolveu políticos, empreiteiras, e funcionários públicos. De acordo com estimativas, o rombo para os cofres públicos ultrapassam bilhões de reais.
Corrupção
A corrupção é assunto amplamente discutido no Brasil há muitos anos. Os casos de desvios de verbas, fraudes, pagamentos de propina, lavagem de dinheiro, abuso de poder e assim por diante, parecem não ter fim.
O tema inclusive é apontado como motivação para ações como a intervenção federal em bairros pobres do Rio de Janeiro. Esse é outro assunto que pode ser considerado entre os temas da atualidades no Enem.
Mas engana-se quem pensa que pensa que a corrupção só existe aqui. Em outros países incluindo EUA pessoas no poder são acusadas e até condenados por atos ilegais.
Crise na Venezuela
Desde a morte de Hugo Chávez em 2013, uma grande crise política e econômica instalou-se na Venezuela. A falta de emprego, e recursos básicos moveu uma grande fluxo imigração de venezuelanos para o Brasil. O país despreparado tenta lidar com a situação que se agrava cada vez mais.
Aqui foram apontados alguns temas que podem ser usados em atualidades no Enem 2019. E se ainda não estudou sobre isso, comece hoje mesmo analisando os assuntos atuais para ser pego de surpresa durante o exame
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!