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Simulado ENEM 2020
Este é o simulado da prova do Enem.
- Aqui você tem 50 questões diferentes para responder;
- Divididas em 16 temas diferentes;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- As questões são ordenadas aleatoriamente, então cada vez que você fizer o simulado haverá novas questões!
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2018.
Question 1 |
Tema: História
(UPENET 2016)
A chamada Guerra dos Mascates, episódio ocorrido em Pernambuco, entre 1710 e 1711, foi um conflito entre diferentes elites político-econômicas, localizadas em Olinda e Recife, resultando na ascensão da elite mercantil de Recife. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.A | Os mercadores do Recife foram politicamente apoiados, em sua revolta contra o poderio dos senhores olindenses, por diversos grupos sociais livres de Recife e Olinda assim como por um pequeno número de escravos |
B | Os mercadores do Recife, em sua ânsia por liberdade, proclamaram a República em 1711, proclamação, entretanto, revogada pelas autoridades coloniais |
C | Em 1711, as autoridades coloniais puseram fim ao conflito, reafirmando o status de Recife enquanto vila, o que conferiu à elite dessa povoação os meios para consolidar seu poder político na capitania, mediante cargos na câmara municipal da nova vila |
D | Em 1711, as autoridades coloniais puseram fim ao conflito, elevando o Recife à categoria de vila, mas dando à elite olindense a primazia sobre os cargos da nova câmara municipal do Recife |
E | A Guerra dos Mascates foi um conflito político entre senhores de engenho e mercadores de grande porte em Pernambuco do início do século XVIII que se estendeu por outras províncias do atual Nordeste, como o Ceará e o Rio Grande do Norte |
Question 2 |
Tema: Literatura
(UFF 2009)
Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.) Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.A | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
B | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
C | A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas. |
D | Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço. |
E | O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor. |
Question 3 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Assinale a alternativa correta em relação ao acento grave indicativo de crase estabelecido pela norma culta da língua.A | Depois o boi adoeceu; ficou caído, à moscas, imóvel e rijo na sua armação de bambu verde. |
B | As mulheres de saias domingueiras, algumas com o filho no colo, ficavam à espreitar os maridos. |
C | Naquela época, a morte de um pescador por sezão cheirava à ironia na vila. |
D | Mas o boi continua sobre às pernas, mais duro que o samburá de cipó, os olhos de carvão imóveis e tristes. |
E | À vista dos samburás com uns mirrados peixinhos, a comunidade se entristecia. |
Question 4 |
Tema: História
(FUVEST 2015)
Os impérios do mundo antigo tinham ampla abrangência territorial e estruturas politicamente complexas, o que implicava custos crescentes de administração. No caso do Império Romano da Antiguidade, são exemplos desses custos:A | as expropriações de terras dos patrícios e a geração de empregos para os plebeus |
B | os investimentos na melhoria dos serviços de assistência e da previdência social |
C | os gastos cotidianos das famílias pobres com alimentação, moradia, educação e saúde |
D | as reduções de impostos, que tinham a finalidade de evitar revoltas provinciais e rebeliões populares |
E | as despesas militares, a realização de obras públicas e a manutenção de estradas |
Question 5 |
Tema: Física
(UFF 2010)
Segundo os autores de um artigo publicado recentemente na revista The Physics Teacher*, o que faz do corredor Usain Bolt um atleta especial é o tamanho de sua passada. Para efeito de comparação, Usain Bolt precisa apenas de 41 passadas para completar os 100m de uma corrida, enquanto outros atletas de elite necessitam de 45 passadas para completar esse percurso em 10s. *A. Shinabargar, M. Hellvich; B. Baker, The Physics Teacher 48, 385. Sept. 2010. Marque a alternativa que apresenta o tempo de Usain Bolt, para os 100 metros rasos, se ele mantivesse o tamanho médio de sua passada, mas desse passadas com a frequência média de um outro atleta, como os referidos anteriormente.A | 11 s |
B | 10 s |
C | 9,6 s |
D | 9,8 s |
E | 9,1 s |
Question 6 |
Tema: Física
(UPENET 2017)
Assinale a alternativa cuja grandeza física é uma grandeza vetorial.A | Intensidade de corrente elétrica |
B | Energia elétrica |
C | Intensidade de corrente elétrica |
D | Massa |
E | Tempo |
Question 7 |
Tema: Literatura
ENEM 2010
Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, etrincava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas objeções, mas tão frouxas, que elenão gastou muito tempo em destruí-las – Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é uma operação conveniente, como se disséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo frango. Nutriu-se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar mate ao meu apetite. ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975. A filosofia de Quincas Borba – a Humanitas – contém princípios que, conforme a explanação do personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma deA | minimizar as diferenças individuais. |
B | lutar pelo bem da coletividade. |
C | lutar pelo bem da coletividade. |
D | erradicar a desigualdade social. |
E | estabelecer vínculos sociais profundos. |
Question 8 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica. I - Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e a vê-lo. II - Logo depois, seguiu na direção do Largo da Carioca, para entrar num tílburi. III - A idéia de estarem descobertos parecía-lhe cada vez mais verossimil. IV - Camilo, em si, reconhecia que podia serví-la por toda uma eternidade. V - A mesma suspensão das suas visitas apenas com o pretexto futil, trouxe-lhe magoas. Assinale a alternativa correta.A | Todas as afirmativas são verdadeiras. |
B | Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. |
C | Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. |
D | Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. |
Question 9 |
Tema: Física
(ENEM 2015)
Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro. Disponível em: http://apod.nasa.gov. Acesso em: 6 set. 2012 (adaptado) O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é aA | reflexão |
B | difusão |
C | refração |
D | ressonância |
E | difração |
Question 10 |
Tema: História
(ENEM 2014)
TEXTO I O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado). TEXTO II Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária. FIC O , C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado). Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:A | Contestação do sistema de governo — Tradições culturais |
B | Imposição das Forças Armadas — Deveres sociais |
C | Razões de Estado — Soberania popular |
D | Ordenação da Nação — Prerrogativas religiosas |
E | Normatização do Poder Judiciário — Regras morais |
Question 11 |
Tema: Espanhol
(UECE 2013)
La forma plural correcta está enA | ónix – ónixes.
|
B | régimen – regímenes. |
C | cruz – cruzes. |
D | cualquiera – cualquieras. |
Question 12 |
Tema: Sociologia
(PM RJ 2014)
Sobre o conceito de marginalidade na visão sociológica é correto afirmar:A | É aquele que fica excluído dos processos de desenvolvimento tecnológico e de rápido aumento de produtividade que caracterizam o modelo capitalista dominante |
B | É o estudo das formas tradicionais de colonialismo e imperialismo |
C | É o desenvolvimento técnico científico, político financeiro e de investimentos |
D | É a ciência da alteridade, isto é, a ciência que busca investigar o outro, aquele que é essencialmente diferente dos demais |
Question 13 |
Tema: Matemática
(PUC-RIO 2009)
Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos não gostam de nenhum dos dois sabores?A | 40 |
B | 20 |
C | 30 |
D | 10 |
E | 0 |
Question 14 |
Tema: Física
(FAB 2014)
Considere um tubo horizontal cilíndrico de comprimento ℓ, no interior do qual encontram-se respectivamente fixadas em cada extremidade de sua geratriz inferior as cargas q1 e q2, positivamente carregadas. Nessa mesma geratriz, numa posição entre as cargas, encontra-se uma pequena esfera em condição de equilíbrio, também positivamente carregada. Assinale a opção com as respostas corretas na ordem das seguintes perguntas: I. Essa posição de equilíbrio é estável? II. Essa posição de equilíbrio seria estável se não houvesse o tubo? III. Se a esfera fosse negativamente carregada e não houvesse o tubo, ela estaria em equilíbrio estável?A | Não. Sim. Não. |
B | Sim. Não. Não. |
C | Sim. Sim. Não. |
D | Sim. Não. Sim. |
E | Não. Sim. Sim. |
Question 15 |
Tema: Química
(ENEM 2015)
Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa. SANTANA, V. M. S. A leitura e a química das substâncias. Cadernos PDE. Ivaiporã: Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado). Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado é desaconselhável porque o amassado podeA | alterar a pressão no interior da lata, promovendo a degradação acelerada do alimento |
B | desprender camadas de verniz, que se dissolverão no meio aquoso, contaminando o alimento |
C | romper a camada de verniz, fazendo com que o metal tóxico estanho contamine o alimento |
D | romper a camada de estanho, permitindo a corrosão do ferro e alterações do alimento |
E | prejudicar o apelo visual da embalagem, apesar de não afetar as propriedades do alimento |
Question 16 |
Tema: História
(IBFC 2014)
Assinale a alternativa correta sobre o nome do movimento social que ocorreu em 1720, em Vila Rica (atual Ouro Preto), contra a exploração do ouro e cobrança extorsiva de impostos da metrópole sobre a colônia. A revolta contou com cerca de dois mil populares, que pegaram em armas e ocuparam pontos da cidade. A coroa portuguesa reagiu e o líder acabou enforcado.A | Guerra dos Farrapos |
B | Balaiada |
C | Revolta de Filipe dos Santos |
D | Inconfidência mineira |
Question 17 |
Tema: Sociologia
(VUNESP 2012)
Na análise de Max Weber, o que determina a posição de classe de um indivíduo é:A | religião, filiação partidária e nacionalidade |
B | nível de renda, religião e filiação partidária |
C | nível de consumo, propriedade da terra e habilidade manual |
D | posse de bens, nível de escolaridade e habilidades técnicas |
E | religião, hábitos e nível de renda |
Question 18 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado). A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social aA | estratégias de qualificação profissional |
B | práticas de valorização identitária |
C | medidas de compensação econômica |
D | instrumentos de modernização jurídica |
E | dispositivos de liberdade de expressão |
Question 19 |
Tema: Biologia
(FUVEST 2015)
A cobra-coral - Erythrolamprus aesculapii - tem hábito diurno, alimenta se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca - Bothrops jararaca - tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentesA | são comensais |
B | constituem uma população |
C | compartilham o mesmo hábitat |
D | realizam competição intraespecífica |
E | disputam o mesmo nicho ecológico |
Question 20 |
Tema: Física
(CONSULPLAN 2016)
Um objeto de massa 600 g é arremessado verticalmente para baixo com velocidade inicial de 20 m/s do alto de uma torre atingindo o solo com uma energia cinética de 900J. Desprezando a resistência com o ar e considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2 , então a altura dessa torre é de:A | 140 m. |
B | 160 m. |
C | 150 m. |
D | 130 m |
E | 120 m |
Question 21 |
Tema: Espanhol
(ENEM 2013)
Cabra sola Hay quien dice que soy como la cabra; Lo dicen lo repiten, ya lo creo; Pero soy una cabra muy extraña Que lleva una medalla y siete cuernos. ¡Cabra! En vez de mala leche yo doy llanto. ¡Cabra! Por lo más peligroso me paseo. ¡Cabra! Me llevo bien con alimañas todas, ¡Cabra! Y escribo en los tebeos. Vivo sola, cabra sola, — que no quise cabrito en compañía — cuando subo a lo alto de este valle siempre encuentro un lirio de alegría. Y vivo por mi cuenta, cabra sola; Que yo a ningún rebaño pertenezco. Si sufrir es estar como una cabra, Entonces sí lo estoy, no dudar de ello. FUERTES, G. Poeta de guardia. Barcelona: Lumen, 1990. No poema, o eu lírico se compara à cabra e no quinto verso utiliza a expressão “mala leche” para se autorrepresentar como uma pessoaA | consciente de sua diferença perante as outras. |
B | influenciável pela opinião das demais. |
C | capaz de transformar mau humor em pranto. |
D | conformada por não pertencer a nenhum grupo. |
E | corajosa diante de situações arriscadas. |
Question 22 |
Tema: Matemática
(UNESP 2017)
Admita que o número de visitas diárias a um site seja expresso pela potência 4n, com n sendo o índice de visitas ao site. Se o site S possui o dobro do número de visitas diárias do que um site que tem índice de visitas igual a 6, o índice de visitas ao site S é igual aA | 8,5 |
B | 6,5 |
C | 9 |
D | 12 |
E | 8 |
Question 23 |
Tema: Português
(FUVEST 2009)
Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?A | Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. |
B | Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar. |
C | A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada |
D | Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim. |
E | Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais |
Question 24 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2009)
Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar: “[...] escreveu o que é mais poema Que romance, e poema menos Que um mito, melhor que Vênus.” Segundo Bandeira, em Iracema:A | ao fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do Ceará, superior à mitologia clássica. |
B | a mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim como a prosa está para a poesia. |
C | o caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo, por sua vez, superado pela constituição de um mito literário. |
D | Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando referências a coordenadas e personagens históricas. |
E | estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior, ou dominante, é a prosa romanesca, e o termo inferior, o mito. |
Question 25 |
Tema: Educação Artística
(ENEM 2016)
O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída. SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008. As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidasA | nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk |
B | nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk |
C | nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap |
D | nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá |
E | nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação |
Question 26 |
Tema: Português
(UFRGS 2017)
A | O Brasil ter sido descoberto por portugueses e não por chineses. – Portugueses, e não chineses, terem descoberto o Brasil. |
B | A pergunta, na sua discreta singeleza, permite descobrir algo muito importante. – Algo muito importante é perguntado, na sua discreta singeleza. |
C | Trata-se, sempre, da questão de identidade. – É tratado, sempre, da questão de identidade. |
D | Como os dois formam uma realidade única. – Como uma realidade única é formada pelos dois. |
E | Nunca lhe propusemos esta questão relacional e reveladora. – Esta questão relacional e reveladora nunca lhe foi proposta. |
Question 27 |
Tema: Português
(ENEM 2012)
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à aplicação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica. Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali. Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra? CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado, In: Cadernos de Letras da UFF, n.° 36, 2008. Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado). Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia queA | os comportamentos puristas são prejudiciais à copreensão da constituição linguística. |
B | o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica. |
C | os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua. |
D | a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos. |
E | a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma. |
Question 28 |
Tema: Português
UFPB 2010
Quanto à organização sintático-semântica do fragmento “Ninguém ama tanto a vida como a pessoa que envelhece.”, é correto afirmar:A | As formas verbais “ama” e “envelhece” exigem complemento. |
B | O conectivo “como” introduz oração que expressa ideia de conformidade. |
C | A forma verbal “envelhece” tem como complemento o termo “pessoa”. |
D | A oração “que envelhece” expressa ideia de restrição. |
E | Os termos “Ninguém” e “vida” exercem a mesma função sintática. |
Question 29 |
Tema: Português
(UFPE 2010)
(Adaptado) Em um texto, as palavras expressam Sentidos – literais ou metafóricos –, a fim de que sejam identificadas as intenções comunicativas pretendidas, como se pode concluir pelas observações feitas a seguir. a) “o insolente coração”, quer dizer o coração arrogante, ousado, atrevido. b) “O miserável coração nasceu cativo”, quer dizer nasceu destinado ao jugo, à sujeição. c) “Tem que espreitar os desejos do amado”, quer dizer tem que perscrutar, que olhar atentamente. d) “[tem que] carpir junto com os demais as desgraças acontecidas”, quer dizer tem que exaurir, que esgotar. e) “[O único desabafo] é botar na boca toda a amargura do cativeiro, antes de o apostrofar”, quer dizer antes de o analisar, de entender seu mistério. Considerando cada afirmação como V (verdadeira) ou F (falsa), a proposição tida como CORRETA é:A | V-V-V-F-F |
B | V-F-V-F-V |
C | V-V-F-V-F |
D | F-F-V-V-V |
E | F-V-F-F-V |
Question 30 |
Tema: Química
(FUVEST 2015)
Dispõe-se de 2 litros de uma solução aquosa de soda cáustica que apresenta pH 9. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a esses 2 litros para que a solução resultante apresente pH 8 éA | 14 |
B | 18 |
C | 2 |
D | 10 |
E | 6 |
Question 31 |
Tema: Inglês
(ENEM 2012)
Quotes of the Day Friday, Sep. 02. 2011 “There probably was a shortage of not just respect and boundaries but also love. But you do need, when they cross the line and break the law, to be very tough.” British Prime Minister DAVID CAMERON, arguing that those involved in the recent riots in England need “tough love” as he vows to “get to grips” with the country’s problem families. Disponível em: www.time.com. Acesso em: 5 nov. 2011 (adaptado). A respeito dos tumultos causados na Inglaterra em agosto de 2011, as palavras de alerta de David Cameron têm como foco principalA | enfatizar a discriminação contra os jovens britânicos e suas famílias. |
B | estabelecer relação entre a falta de limites dos jovens e o excesso de amor. |
C | reforçar a ideia de que os jovens precisam de amor, mas também de firmeza. |
D | descrever o tipo de amor que gera problemas às famílias de jovens britânicos. |
E | criticar as ações agressivas demonstradas nos tumultos pelos jovens. |
Question 32 |
Tema: Física
(CONSULPLAN 2016)
Um bloco de massa 5 kg encontra‐se inicialmente em repouso apoiado sobre um plano horizontal. Num dado instante o bloco passa a ser empurrado por uma força constante de intensidade 30N e direção paralela ao plano. Sendo o coeficiente de atrito cinético igual a 0,2, quanto tempo o bloco levará para deslocar uma distância de 8 m?A | 1,8 s. |
B | 2,0 s. |
C | 1,2 s. |
D | 1,4 s. |
E | 1,6 s. |
Question 33 |
Tema: Geografia
(EsPCEx 2013)
“O Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa no mundo, segundo o relatório Who is winning the Clean Energy Race (Quem está ganhando a corrida da energia limpa, em tradução livre). (…) Os dados, que não incluem energia nuclear, mostram gastos de 8 bilhões de dólares pelo País, no setor em 2011, contra os 6,9 bilhões do ano anterior.” Sobre as fontes de energia limpa utilizadas em nosso País, podemos afirmar que: I) são assim chamadas pois trata-se de fontes de energia não poluentes, não emissoras de carbono, além de renováveis. II) por ser um país privilegiado em termos de radiação solar, a participação da energia solar na matriz energética brasileira é a maior dentre as fontes de energia renováveis utilizadas. III) apesar do elevado custo de instalação, a energia eólica é uma fonte de energia limpa a custo zero que, no Brasil, é utilizada principalmente para bombeamento de água na irrigação. IV) embora a biomassa proveniente da cana seja considerada uma fonte de energia limpa, sua utilização como fonte de energia vem se reduzindo, uma vez que as queimadas durante a colheita da cana-de-açúcar geram grande poluição do ar. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.A | II e IV |
B | I, II e IV |
C | I e III |
D | I e II |
E | III e IV |
Question 34 |
Tema: Literatura
(ENEM 2012)
O trovador Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras … As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal… Intermitentemente … Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redondo … Cantabona! Cantabona! Dlorom … Sou um tupi tangendo um alaúde! ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiais, 2005. Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto éA | exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas. |
B | abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade. |
C | verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas. |
D | problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade |
E | lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9). |
Question 35 |
Tema: Matemática
(PUC-RIO 2010)
Sejam x e y números tais que os conjuntos {0, 7, 1} e {x, y, 1} são iguais. Então, podemos afirmar que:A | x = y |
B | x + 2 y = 7 |
C | x + y = 7 |
D | x = 0 e y = 1 |
E | x = 0 e y = 5 |
Question 36 |
Tema: Biologia
(FUNIVERSA 2012)
O material genético em humanos está distribuído em 46 cromossomos. Suas células dividem-se por dois mecanismos distintos, a mitose e a meiose. Uma célula humana que sofreu meiose dará origem a uma célula comA | 46 cromossomos. |
B | 23 cromossomos. |
C | 92 cromossomos |
D | 12 cromossomos. |
E | 69 cromossomos. |
Question 37 |
Tema: Biologia
(CONSULPLAN 2016)
Relacione adequadamente as colunas a seguir. (Considere que alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.) 1. Dissacarídeo. ( ) Amido. 2. Hexoses. ( ) Lactose. 3. Pentoses. ( ) Frutose. 4. Polissacarídeo ( ) Ribose. ( ) Glicogênio. ( ) Maltose. A sequência está correta emA | 4, 1, 2, 3, 4, 1. |
B | 4, 1, 1, 2, 3, 2 |
C | 2, 4, 1, 3, 4, 2 |
D | 3, 2, 2, 1, 3, 4. |
E | 2, 2, 1, 4, 3, 1. |
Question 38 |
Tema: Sociologia
(PM AL 2012)
No período compreendido entre os anos de 1889 e 1930, vigeu no Brasil a Primeira República, cujo colapso foi oficializado pela Revolução de 1930, a qual deu origem à Era Vargas (1930-1945). O regime republicano instituído no Brasil, surgido de um golpe de Estado protagonizado por militares do Exército, foi caracterizado por muitos como a negação do próprio conceito de República. Entre os aspectos mais característicos dessa primeira etapa da República brasileira incluem-seA | a facilidade de acesso à educação formal e o reduzido número de analfabetos |
B | a inexistência de manifestações políticas do segmento militar e o surgimento dos primeiros sindicatos |
C | o voto a descoberto — um direito exclusivo de homens — e as recorrentes fraudes eleitorais |
D | a redução drástica do poder decisório das oligarquias estaduais e o surgimento de novos partidos políticos |
E | a acentuada participação da sociedade no processo político e a redução das desigualdades sociais |
Question 39 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens. J. P T Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J . História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado). Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento deA | fascínio pelo fantástico |
B | gosto pela aventura |
C | interesse pela natureza |
D | purgação dos pecados |
E | temor do desconhecido |
Question 40 |
Tema: Educação Artística
(CONSESP 2012)
O Teatro para as crianças, além de desenvolver a linguagem oral, a compreensão, ampliação do seu vocabulário, tambémA | desperta a sensibilidade e o gosto pela literatura e a música |
B | desperta a sensibilidade, desenvolvendo o senso de humor, a imaginação |
C | todas as alternativas anteriores são corretas |
D | relaxa as tensões, cria o desejo de conhecer o mundo e seus povos |
Question 41 |
Tema: Matemática
(ADVISE 2009)
Se aumentarmos em 20% (vinte por cento) as arestas de um paralelepípedo retângulo, em quantos por cento o seu volume será aumentado:A | 40% |
B | 60% |
C | 72,80% |
D | 80% |
E | 20% |
Question 42 |
Tema: Geografia
(ENEM 2014)
Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas. FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado) Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)A | atração de empresas estrangeiras |
B | incremento da mão de obra imigrante |
C | financiamento de pequenos agricultores |
D | reformulação do sistema fundiário |
E | desenvolvimento de política industrial |
Question 43 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2015)
O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização. Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf. Acessado em 10/08/2015. Adaptado. Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:A | A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole. |
B | O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social. |
C | A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial. |
D | A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial. |
E | A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial |
Question 44 |
Tema: Espanhol
(ENEM 2013)
Duerme negrito Duerme, duerme, negrito, que tu mamá está en el campo, negrito... Te va a traer codornices para ti. Te va a traer rica fruta para ti. Te va a traer carne de cerdo para ti. Te va a traer muchas cosas para ti [...] Duerme, duerme, negrito, que tu mamá está en el campo, negrito... Trabajando, trabajando duramente, trabajando sí. Trabajando y no le pagan, trabajando sí. Disponível em: http://letras.mus.br. Acesso em: 26 jun. 2012 (fragmento). Duerme negrito é uma cantiga de ninar da cultura popular hispânica, cuja letra problematiza uma questão social, aoA | destacar o orgulho da mulher como provedora do lar. |
B | retratar a precariedade das relações de trabalho no campo. |
C | exaltar liricamente a voz materna na formação cidadã do filho. |
D | destacar o orgulho da mulher como provedora do lar. |
E | ressaltar a inserção da mulher no mercado de trabalho rural. |
Question 45 |
Tema: História
(EXATUS PR 2014)
Leia o texto a seguir: “Frau Diller era uma mulher irritadiça, de óculos grossos e olhar implacável. Tinha criado esse olhar nefando para desestimular a própria ideia de alguém roubar sua loja, que ela ocupava com postura militar, voz gélida e até uma respiração que cheirava “heil Hitler”. A loja em si era branca e fria, completamente exangue. A casinha espremida ao seu lado tremia com um pouco mais de severidade do que as outras construções da Rua Himmel. Frau Diller administrava esse sentimento, servindo-o como o único produto grátis de suas instalações. Ela vivia para sua loja, e sua loja vivia para o Terceiro Reich. Mesmo quando começou o racionamento, mais para o fim do ano, sabia-se que ela vendia por baixo do pano algumas mercadorias difíceis de obter e doava o dinheiro para o Partido Nazista”. (ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008. p.37.) O texto retrata o comportamento de uma comerciante na Alemanha nazista. Com base nos conhecimentos sobre a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa incorreta:A | Como exemplo das atrocidades da Segunda Guerra Mundial encontra-se o massacre sistemático e organizado das minorias (judeus, ciganos, homossexuais) em campos de extermínio especialmente construídos para tal finalidade, que alcançou cifra de milhões de vítimas e chocou o mundo |
B | A expansão japonesa na Ásia levou o Japão a entrar em conflito com a União Soviética e com outros países imperialistas ocidentais. Em seguida, o país se uniu aos alemães e italianos, formando com eles o Eixo Roma – Berlim – Tóquio. Os três países assinaram o pacto anti- Komintern, para combater o comunismo internacional |
C | Nomes como Auschwitz, Treblinka e Sobidor, dentre outros, celebrizaram-se como campos de trabalho assalariados, onde se praticava o ensino e respeito ao terceiro Reich. A obra conhecida como “Mein Kampf” era o livro doutrinário de todos os cidadãos que ali habitavam |
D | Em janeiro de 1942, o Brasil rompeu relações diplomáticas com os países do Eixo, e em agosto declarou guerra, após o afundamento de diversos de seus navios por submarinos alemães. Imediatamente após a declaração de guerra, iniciou-se a preparação de um contingente militar para ser enviado à frente de batalha na Europa |
Question 46 |
Tema: Química
(FUNCAB 2015)
Uma solução de cloreto de potássio em água pode ter seus componentes separados pela técnica chamada:A | decantação |
B | destilação fracionada |
C | filtração |
D | sublimação |
E | destilação simples |
Question 47 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2014)
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida. SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado). Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida Radical da filosofia cartesiana tem carater positivo por contribuir para o(a)A | exaltação do pensamento clássico. |
B | fortalecimento dos preconceitos religiosos. |
C | recuperação dos antigos juízos. |
D | dissolução do saber científico. |
E | surgimento do conhecimento inabalável. |
Question 48 |
Tema: Inglês
(URCA 2010)
Check the alternative which DOES NOT contain an example of possessive case.A | “Of the four bidding cities... " |
B | ...”its sense of diversity...” |
C | “...a rich tapestry of neighborhoods...” |
D | “...South America's bid.” |
E | “...his Hawaii upbringing...” |
Question 49 |
Tema: Geografia
(UFF 2010)
EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS RENASCE BRANCA “A tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que sofreu retirada forçada durante a enchente ocorrida após o furacão, viu sua dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que praticamente todos os órgãos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Moradores e estudiosos afirmam que a virada é resultado de um esforço deliberado. O primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros negros devastados. Pra onde os antigos moradores voltariam? De preferência, para lugar nenhum.” Folha de São Paulo, 08/08/2010, p. A24. Para além dos efeitos imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de “embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos deA | migração sazonal |
B | exploração demográfica |
C | nomadismo urbano |
D | densificação urbana |
E | segregação espacial |
Question 50 |
Tema: História
(UFF 2010)
Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores. Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.A | Início da hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do Muro de Berlim |
B | Ascensão do nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real |
C | Inauguração dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas com Freud |
D | Fim da hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais críticos do liberalismo, como o fascismo italiano |
E | Começo da militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929 |
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O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2019.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
Não perca nenhuma data!
Receba atualização sobre o ENEM, SISU, Prouni, FIES e muito mais no seu e-mail!E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!