O Simulado Enem 2019 foi elaborado para você estudante que está prestes a fazer o Exame Nacional de Ensino Médio em novembro!
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Simulado ENEM 2020
Este é o simulado da prova do Enem.
- Aqui você tem 50 questões diferentes para responder;
- Divididas em 16 temas diferentes;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- As questões são ordenadas aleatoriamente, então cada vez que você fizer o simulado haverá novas questões!
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2018.
Question 1 |
Tema: Química
(SABESP 2014)
O sulfato de alumínio e o cloreto férrico são substâncias utilizadas no tratamento de água paraA | clarificação |
B | fluoretação |
C | desinfecção |
D | coagulação |
E | ajuste de pH. |
Question 2 |
Tema: Geografia
(EsPCEx 2013)
“O Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa no mundo, segundo o relatório Who is winning the Clean Energy Race (Quem está ganhando a corrida da energia limpa, em tradução livre). (…) Os dados, que não incluem energia nuclear, mostram gastos de 8 bilhões de dólares pelo País, no setor em 2011, contra os 6,9 bilhões do ano anterior.” Sobre as fontes de energia limpa utilizadas em nosso País, podemos afirmar que: I) são assim chamadas pois trata-se de fontes de energia não poluentes, não emissoras de carbono, além de renováveis. II) por ser um país privilegiado em termos de radiação solar, a participação da energia solar na matriz energética brasileira é a maior dentre as fontes de energia renováveis utilizadas. III) apesar do elevado custo de instalação, a energia eólica é uma fonte de energia limpa a custo zero que, no Brasil, é utilizada principalmente para bombeamento de água na irrigação. IV) embora a biomassa proveniente da cana seja considerada uma fonte de energia limpa, sua utilização como fonte de energia vem se reduzindo, uma vez que as queimadas durante a colheita da cana-de-açúcar geram grande poluição do ar. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.A | I e III |
B | II e IV |
C | I e II |
D | I, II e IV |
E | III e IV |
Question 3 |
Temas: Português
(ADVISE 2010)
Para reescrevermos o período a seguir, transformando a oração subordinada adverbial temporal em oração subordinada adverbial condicional, atentando para a correlação e o paralelismo verbais, bem como para coerência do período, devemos fazer que alterações: “Quando as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizarem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde serão ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentarão bastante e as pessoas serão atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país”.A | Quando as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizassem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde seriam ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentariamo bastante e as pessoas seriamo atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país”; |
B | Se as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizassem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde seriam ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentariam bastante e as pessoas seriam atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país. |
C | Ainda que as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde serão ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentarão bastante e as pessoas serão atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país”; |
D | No momento em que as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde serão ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentarão bastante e as pessoas serão atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país” |
E | Se as próprias pessoas que utilizam a saúde pública se organizarem de forma eficaz e sistemática, criando um movimento firme e forte, então, os gastos com a saúde seriam ampliados significativamente, a qualidade e a quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentarão bastante e as pessoas são atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país. |
Question 4 |
Tema: Química
(FUNRIO 2016)
Leia a afirmação a seguir. Sua utilização surgiu para satisfazer a necessidade de se achar um método mais eficiente que a água para a aplicação em focos ocorridos em líquidos inflamáveis, uma vez que tem menor densidade e, por isso, tem maior probabilidade de permanecer na superfície dos líquidos. Logo, essa afirmação se refere à/ao(s)A | espuma |
B | halogenados |
C | dióxido de carbono |
D | composto de gases inertes |
E | pó químico |
Question 5 |
Tema: Literatura
(UDESC 2010)
As proposições abaixo se referem ao Modernismo e aos seus Manifestos. Assinale a alternativa incorreta.A | Na “Grande Noite” da Semana da Arte Moderna, Menott del Picchia fora vaiado ao apresentar o seu discurso, ilustrado com alguns poemas e excertos. |
B | O Movimento da Escola da Anta, que fazia parte do Manifesto Verde-Amarelo, representava a proposta do nacionalismo primitivo, elegendo como símbolo nacional a anta, além de valorizar a língua indígena “tupi”. |
C | A ideia do Manifesto Antropofágico surgiu quando Tarsila do Amaral presenteou seu marido, Oswald de Andrade, com a sua obra – a tela Abaporu. |
D | O Manifesto Verde-Amarelo, formado por um grupo de escritores jovens, surgiu logo depois do Movimento Pau-Brasil e tinha como objetivo dar continuidade ao Romantismo, que focava o homem português como herói nacional. |
E | O Manifesto Pau-Brasil (1924) propunha uma literatura autenticamente nacionalista com base nas características do povo brasileiro e combatia a influência estrangeira na literatura. |
Question 6 |
Tema: Literatura
(UNIFESP 2002)
Texto I: Perante a Morte empalidece e treme, Treme perante a Morte, empalidece. Coroa-te de lágrimas, esquece O Mal cruel que nos abismos geme. (Cruz e Souza, Perante a morte.) Texto II: Tu choraste em presença da morte? Na presença de estranhos choraste? Não descende o cobarde do forte; Pois choraste, meu filho não és! (Gonçalves Dias, I Juca Pirama.) Texto III: Corrente, que do peito destilada, Sois por dous belos olhos despedida; E por carmim correndo dividida, Deixais o ser, levais a cor mudada. (Gregório de Matos, Aos mesmos sentimentos.) Texto IV: Chora, irmão pequeno, chora, Porque chegou o momento da dor. A própria dor é uma felicidade... (Mário de Andrade, Rito do irmão pequeno.) Texto V: Meu Deus! Meu Deus! Mas que bandeira é esta, Que impudente na gávea tripudia?!... Silêncio! ...Musa! Chora, chora tanto Que o pavilhão se lave no teu pranto... (Castro Alves, O navio negreiro.) Dois dos cinco textos transcritos expressam sentimentos de incontida revolta diante de situações inaceitáveis. Esse transbordamento sentimental faz-se por meio de frases e recursos linguísticos que dão ênfase à função emotiva e à função conativa da linguagem. Esses dois textos são:A | II e III. |
B | IV e V. |
C | I e IV. |
D | III e V. |
E | II e V. |
Question 7 |
Tema: História
(ENEM 2014)
TEXTO I O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado). TEXTO II Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária. FIC O , C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado). Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:A | Razões de Estado — Soberania popular |
B | Imposição das Forças Armadas — Deveres sociais |
C | Normatização do Poder Judiciário — Regras morais |
D | Ordenação da Nação — Prerrogativas religiosas |
E | Contestação do sistema de governo — Tradições culturais |
Question 8 |
Tema: História
(FUVEST 2015)
Os impérios do mundo antigo tinham ampla abrangência territorial e estruturas politicamente complexas, o que implicava custos crescentes de administração. No caso do Império Romano da Antiguidade, são exemplos desses custos:A | os investimentos na melhoria dos serviços de assistência e da previdência social |
B | as despesas militares, a realização de obras públicas e a manutenção de estradas |
C | os gastos cotidianos das famílias pobres com alimentação, moradia, educação e saúde |
D | as reduções de impostos, que tinham a finalidade de evitar revoltas provinciais e rebeliões populares |
E | as expropriações de terras dos patrícios e a geração de empregos para os plebeus |
Question 9 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(SEMED MA 2008)
Em 2006, a região sudoeste do Maranhão passou por um surto de uma grave doença que vitimou mais de 30 pessoas, principalmente nos municípios de Imperatriz, Davinópolis, Montes Altos, Senador La Rocque, Açailândia, Itinga do Maranhão, Vila Nova dos Martírios, Bom Jesus das Selvas, dentre outros. Essa doença é conhecida como:A | Malária |
B | Febre Amarela |
C | Beribéri |
D | Dengue |
E | Hepatite |
Question 10 |
Tema: Biologia
(ENEM 2014)
Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores. O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado). Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos emA | frutose e sacarose |
B | vitaminas A e E. |
C | ácidos graxos saturados |
D | aminoácidos naturais |
E | aminoácidos essenciais. |
Question 11 |
Tema: Matemática
(UEA/2014)
Ao estudar um exemplar de uma espécie de peixe ornamental, os pesquisadores constataram que, no 1° dia de observação, o comprimento do peixe era de 2 cm e que, até o 10.° dia de observação, o comprimento desse peixe obedeceu à função y = 2 + log2 x, sendo y o comprimento, em cm, e x o número de dias, com 1 ≤ x ≤ 10. Usando log 2 ≅ 0,30 e log 3 ≅ 0,48, é correto afirmar que o comprimento do peixe, em cm, no 6.° dia, eraA | 4,6. |
B | 4,2. |
C | 4,0. |
D | 4,8. |
E | 4,4. |
Question 12 |
Tema: Química
(UFF 2010)
Uma carreta especial para transporte de substâncias corrosivas tombou na descida da Serra das Araras. Como consequência desse acidente, houve derramamento de ácido sulfúrico. Sabe-se que esse ácido é neutralizado com CaO. Considerando que a concentração do ácido derramado é de 98,00 % peso por peso e sua densidade é de 1,84 g/mL, calcule a massa aproximada de CaO necessária para neutralizar 1000 L do ácido derramado.A | 1,0 kg |
B | 10,0 ton |
C | 10,0 kg |
D | 0,5 ton |
E | 1,0 ton |
Question 13 |
Tema: Literatura
(ENEM 2012)
O trovador Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras … As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal… Intermitentemente … Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redondo … Cantabona! Cantabona! Dlorom … Sou um tupi tangendo um alaúde! ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiais, 2005. Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto éA | lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9). |
B | abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade. |
C | verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas. |
D | problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade |
E | exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas. |
Question 14 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2012)
Para muitos filósofos, problematizar teses que o senso comum considera verdadeiras constitui uma importante tarefa filosófica desde a antiguidade. Para eles, o senso comum seria essencialmente ingênuo, crédulo e dogmático, porque não exige demonstrações para justificar crenças. Assim, por exemplo, acreditava-se antigamente que o Sol girava em torno da Terra, o que sabemos hoje ser falso. No entanto, outros filósofos consideram que o senso comum está intimamente relacionado ao bom senso e que seria humanamente impossível exigir a justificação de todas as crenças, pois não teríamos nem condições nem tempo suficiente para isso. Até mesmo filósofos e cientistas – para quem a demonstração (ou refutação) das hipóteses é fundamental – são incapazes de justificar a totalidade de suas crenças. Assinale a alternativa que está de acordo com as colocações do texto.A | Os cientistas conseguem demonstrar a totalidade de suas crenças. |
B | O senso comum é considerado dogmático por todos os filósofos. |
C | O bom senso e o senso comum são termos que se equivalem quanto a seu significado. |
D | Muitos filósofos questionam hipóteses explicativas do senso comum. |
E | O bom senso é frequentemente ingênuo, crédulo e dogmático. |
Question 15 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica. I - Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e a vê-lo. II - Logo depois, seguiu na direção do Largo da Carioca, para entrar num tílburi. III - A idéia de estarem descobertos parecía-lhe cada vez mais verossimil. IV - Camilo, em si, reconhecia que podia serví-la por toda uma eternidade. V - A mesma suspensão das suas visitas apenas com o pretexto futil, trouxe-lhe magoas. Assinale a alternativa correta.A | Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. |
B | Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. |
C | Todas as afirmativas são verdadeiras. |
D | Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. |
Question 16 |
Tema: Química
(CONSULPLAN 2016)
Os sais, muito comuns em nosso cotidiano, estão presentes na alimentação, na conservação dos alimentos, sendo usado como antiácido e, ainda, no preparo de bolos e biscoitos. Sobre os sais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O carbonato de cálcio pode ser obtido da reação entre o hidróxido de cálcio e o ácido carbônico. ( ) A equação química HCl + Ca(OH)2 → Ca(OH)Cl + H2O apresenta um hidróxi‐sal como produto. ( ) Substâncias moleculares como os açúcares têm pontos de fusão mais elevados do que os de substâncias iônicas como os sais. ( ) O carbonato de lítio apresenta somente ligações iônicas. A sequência está correta emA | V, F, F, V. |
B | V, V, F, F. |
C | F, F, V, F. |
D | F, F, V, V. |
E | F, V, F, V. |
Question 17 |
Tema: Português
(FCC 2009)
Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:A | Terá sido uma surpresa para muita gente inteirar-se do fato de que, antigamente, livros se confeccionarão com papel feito de trapos. |
B | O autor nos lembra que as velhas fitas cassetes, com o uso constante, enrolavam-se e mascavam-se, o que logo as tinha tornado obsoletas. |
C | A cada vez que surge um novo suporte de informações, ter-se-ia a impressão de que ele se revelasse o mais seguro e mais duradouro. |
D | Talvez a ninguém ocorresse, antes de ler esse texto, que a durabilidade dos velhos livros pudesse ser reconhecidamente superior à dos novos suportes. |
E | Caso fosse outro o tema do congresso realizado em Veneza, o autor, amante dos livros, provavelmente não o havia tomado para comentar. |
Question 18 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(METROFOR CE 2017)
Tanto as mobilizações estudantis quanto as ocupações de escolas secundárias e de universidades que têm ocorrido recentemente em diversos estados do Brasil têm, além da intenção de protestar contra algumas medidas e gestão de governos estaduais e governo federal, um foco específico na questão educacional. Entre outros pontos de pauta e posições do movimento estudantil, há uma contundente reação às mudanças propostas no âmbito da educação por meio do Projeto de Lei do Senado nº 193 (PLS 193) de 2016. Sobre o PLS 193, é correto afirmar queA | é conhecido como “Lei da Mordaça” e tem como propósito incluir no texto da lei que trata das diretrizes e bases da educação no território brasileiro o Programa Escola sem Partido |
B | é conhecido como “Livre Arbítrio”, por deixar a critério das instituições educacionais dos estados e do Distrito Federal a definição das disciplinas a serem consideradas obrigatórias no ensino médio |
C | propõe a redução das vagas nas universidades públicas para alunos que ingressam mediante a lei que prevê as cotas, daí por que o PLS 193 está sendo chamado de “Lei das Portas Estreitas” |
D | essa proposta de lei defende que o Poder Público deve obrigar-se a garantir o ensino gratuito exclusivamente para o nível fundamental; nesse sentido, o PLS está sendo chamado “Projeto Destruição do Futuro” |
Question 19 |
Tema: Inglês
(URCA 2010)
The prefixes of inconceivable and unhealthy mean:A | contradiction |
B | negation |
C | twice |
D | affirmation |
E | doubt |
Question 20 |
Tema: História
(FGV 2012)
Quase um ano após o Grito do Ipiranga (1822), a Província do Maranhão ainda se mantinha leal a Portugal e se recusava a aderir ao movimento de independência de D. Pedro I. A respeito do processo de adesão do Maranhão à independência do Brasil, assinale a afirmativa correta.A | A vila de Caxias, localizada na região produtora de algodão (vale do rio Itapecuru), foi um dos focos de apoio à independência, em razão do descontentamento com o monopólio comercial imposto pela Coroa portuguesa |
B | A Batalha do Jenipapo (março de 1823) foi vencida pelos comerciantes portugueses e pela elite sertaneja ligada ao comércio de gado para o Nordeste, que se recusavam a aderir à independência |
C | Os comerciantes portugueses de São Luís e os grandes algodoeiros exportadores, mais próximos de Lisboa do que do Rio de Janeiro, não aderiram à independência, preferindo manter-se ligados à Coroa portuguesa |
D | O almirante britânico Lorde Thomas Cochrane aportou em São Luís em julho de 1823, após ter apoiado a independência da província da Bahia, com o intuito de aumentar a presença inglesa no Atlântico Sul |
Question 21 |
Tema: Inglês
(FUVEST 2014)
To live the longest and healthiest life possible, get smarter. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) data show that past a certain threshold, health and wealth are just weakly correlated. However, overall health is closely tied to how many years people spend in school. Mexico, for instance, has a fifth the per capita gross domestic product (GDP) of the United States, but, for women, more than 50 percent of the latter’s schooling. In line with the trend, Mexico’s female adult mortality rate is only narrowly higher. Vietnam and Yemen have roughly equivalent per capita GDP. Yet Vietnamese women average 6.3 more years in school and are half as likely to die between the ages of 15 and 60. “Economic growth is also significantly associated with child mortality reductions, but the magnitude of the association is much smaller than that of increased education,” comments Emmanuela Gakidou, IHME’s director of education and training. “One year of schooling gives you about 10 percent lower mortality rates, whereas with a 10 percent increase in GDP, your mortality rate would go down only by 1 to 2 percent.” Discover, May 31, 2013. Adaptado. No texto, ao se comparar o México aos Estados Unidos, afirma-se que, no México,A | o produto interno bruto é equivalente a 50% do produto interno bruto dos Estados Unidos. |
B | as mulheres representam 50% da população escolrizada. |
C | os índices de mortalidade adulta vêm crescendo, nos últimos anos. |
D | as políticas educacionais são suficientes e estão defsadas. |
E | as taxas de mortalidade feminina adulta são pouco superiores às norte-americanas. |
Question 22 |
Tema: Química
(PM PR 2014)
O palito de fósforo é um dos artigos mais úteis no nosso cotidiano. Na sua composição, possui fósforo vermelho, enxofre e clorato de potássio. A cabeça de um palito de fósforo pesa aproximadamente 0,05 g. A reação que ocorre na queima da cabeça de fósforo está representada a seguir: 3 P4 + S + 10 KClO3 + O2 → 3 P4O10 + 10 KCl + SO2 O cheiro característico de “fósforo queimado” se deve ao dióxido de enxofre formado. Dados: No palito de fósforo, os componentes estão em quantidades estequiométricas. M (g mol-1): Cl = 35,5; K = 39; O= 16;P = 31; S = 32. A massa (em g) de dióxido de enxofre produzido ao queimar uma cabeça de fósforo é aproximadamente:A | 9 x 10-4 . |
B | 3 x 10-2 |
C | 2 x 10-3 . |
D | 9 x 10-3 |
E | 4 x 10-5. |
Question 23 |
Tema: Geografia
(PM PR 2014)
As coordenadas a seguir são necessárias para o deslocamento do ponto 1 para o 5: Ponto 1 – Lat.: 25º25’03,56” S e Long.: 49º15’37,15” W.Gr. Ponto 2 – Lat.: 25º25’03,01” S e Long.: 49º15’32,03” W.Gr. Ponto 3 – Lat.: 25º25’07,31” S e Long.: 49º15’33,77” W.Gr. Ponto 4 – Lat.: 25º25’14,16” S e Long.: 49º15’24,17” W.Gr. Ponto 5 – Lat.: 25º25’11,91” S e Long.: 49º15’23,01” W.Gr. Com base nas coordenadas dos pontos de ligação entre 1 e 5 é correto afirmar que as direções a serem seguidas para realizar o trajeto são:A | SW, NW, NE e SW. |
B | SE, SW, NW e SE |
C | SW, NW, NE e SW. |
D | SW, NW, NE e SW. |
E | NE, SW, SE e NE |
Question 24 |
Tema: Espanhol
(VUNESP 2013)
Yoani Sánchez: “Los cubanos están escapando a Yucatán” 14.03.2013 La periodista cubana Yoani Sánchez ha visitado México dentro de la gira por América y Europa que empezó el 17 de febrero tras concederle el Gobierno de La Habana un pasaporte que le había denegado veinte veces durante los últimos cinco años, según su recuento. El periplo de la autora del blog Generación Y, un cuaderno de bitácora crítico con la realidad cotidiana de su país por el que ha recibido premios internacionales, ha estado marcado por la muerte del presidente venezolano Hugo Chávez, cuya generosidad petrolera era esencial para la maltrecha economía de la isla. La desaparición del líder bolivariano crea incertidumbre en Cuba. Yoani Sánchez, que vivió de joven la dramática crisis de recursos provocada en su país por la caída de la Unión Soviética dice que para los cubanos el final de Chávez tiene dos lecturas: “La mayoría asocia su pérdida con el posible regreso de los cortes eléctricos, con la caída de la economía, pero por otro lado también piensa que sin él se pierde el subsidio y tal vez Raúl Castro se vea obligado a acelerar las reformas”. En un eventual escenario de transición democrática en Cuba, un país que por tradición histórica y proximidad geográfica podría tener un papel significativo en el reordenamiento del panorama poscastrista es México. La periodista advierte de que este país ya es una referencia básica en la vida de la isla. “Hay muchos cubanos escapando a través del mar para llegar a México; no solamente escapan hacia Florida, también escapan hacia Yucatán [Estado situado en el sureste de México, a unos 200 kilómetros de la costa cubana]”. Una circunstancia que empieza a preocupar al Gobierno mexicano. Yoani dio una charla abierta a preguntas en el Senado mexicano. Allí, dos mujeres del público la increparon y mostraron símbolos en contra de ella. “Una llevaba una bandera estadounidense con mi rostro pegado y la otra llevaba billetes de cien dólares con mi rostro pegado. Era una especie de iconografía a medio camino entre Estados Unidos y yo”. Antes del incidente otra persona le había preguntado si Cuba está en un momento de transición. “Respondí que yo creo que sí, pero no por la voluntad gubernamental, sino porque hay algo en transición en el interior de los cubanos, un deseo de cambio, de transformación, de hasta aquí hemos llegado”. En mayo la cubana espera estar de vuelta en su casa de La Habana, un piso en la decimocuarta planta de un edificio diseñado con criterios arquitectónicos de la antigua Yugoslavia comunista. (www.elpais.com. Adaptado.) De acuerdo con el primer párrafo del texto se puede afirmar que el pasaporte había sido denegadoA | 2 veces. |
B | una veintena de veces. |
C | 17 veces. |
D | una docena de veces. |
E | 5 veces. |
Question 25 |
Tema: Educação Física
(ENEM 2013)
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão. Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias. Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia. DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado). Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam queA | a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico. |
B | a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes. |
C | a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes. |
D | a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes. |
E | a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica. |
Question 26 |
Tema: Biologia
(UNIFAP 2007)
O câncer é uma grave doença que afeta todos os seres humanos. É resultante de células que não respondem aos mecanismos de controle que fazem uma célula dividir-se e parar de se dividir de acordo com as necessidades do organismo. Sobre o ciclo celular é correto afirmar queA | a divisão celular envolvida no processo de formação do câncer é a meiose. |
B | o controle da divisão celular é exercido pelos genes opressores. |
C | a célula cancerosa origina-se da perda do controle sobre o seu ciclo mitótico. |
D | o câncer é uma doença de origem bacteriana. |
E | as células cancerosas são benéficas para o crescimento do organismo, pois aumentam a divisão celular |
Question 27 |
Tema: Matemática
UNESP 2018
Sendo x um número real maior que 2/3 , a área de um retângulo é dada pelo polinômio 3x2 + 19x –14. Se a base desse retângulo é dada pelo polinômio x + 7, o quadrado da diagonal do retângulo é expresso pelo polinômioA | 10x^2 + 53. |
B | 4x^2 + 2x + 53. |
C | 10x^2 + 26x + 29. |
D | 10x^2 + 2x + 53. |
E | 10x^2 + 65. |
Question 28 |
Tema: Educação Artística
(FUNIVERSA 2015)
Formadas quase simultaneamente em vários pontos do Brasil, o que conferia repercussão nacional ao repertório, as bandas da guarda nacional contribuíram para a valorização da profissão de músico por meio da “guerra de prestígio"" estabelecida, desde meados do século XIX, com bandas de regimentos de primeira linha. José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações). A respeito da história das artes no Brasil, do texto e dos aspectos por ele suscitados, assinale a alternativa correta.A | As bandas de música das escolas mantinham estilo próprio de música e composições, afastando-se, ao máximo, de suas congêneres profissionais militares |
B | A área de educação musical não se afina com o trabalho de bandinhas rítmicas, razão pela qual tais grupos deixaram de existir nas escolas públicas e privadas. |
C | Heitor Villa-Lobos foi um grande entusiasta do trabalho das bandas de música nas escolas |
D | A prática do canto coral, atividade muito difundida em período pretérito da história da educação musical no Brasil, encontrava em Kodaly seu mais ferrenho crítico |
E | Na segunda metade do século XIX, havia poucas oportunidades para ouvir música instrumental. Destacavam-se, entre essas poucas oportunidades, as apresentações de bandas de música nas praças e nos coretos das cidades |
Question 29 |
Tema: Espanhol
(UNEAL 2013)
Es la mañana llena... NERUDA, Pablo. Ed. Mexicanos Unidos S.A, 5ªEd. 2004 “Es La mañana llena de tempestad En el corazón del verano Como pañuelos blancos de adiós viajan las nubes El viento las sacude con sus viajeros manos Innumerable corazón del viento Latiendo como nuestro silencio enamorado.” Em seu poema, Neruda, ao referir-se às nuvens, compara-asA | ao latido de um animal. |
B | ao silêncio dos namorados. |
C | ao algodão branco. |
D | aos lenços brancos. |
E | à batida do coração |
Question 30 |
Tema: Matemática
(UDESC 2009)
O que os brasileiros andam lendo? O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Este é um dos principais resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, que também pesquisou o comportamento do leitor brasileiro, as preferências e as motivações dos leitores, bem como os canais e a forma de acesso aos livros. (Fonte: Associação Brasileira de encadernação e Restaure, adapt.) Supõe-se que em uma pesquisa envolvendo 660 pessoas, cujo objetivo era verificar o que elas estão lendo, obtiveram-se os seguintes resultados: 100 pessoas lêem somente revistas, 300 pessoas lêem somente livros e 150 pessoas lêem somente jornais. Supõe-se ainda que, dessas 660 pessoas, 80 lêem livros e revistas, 50 lêem jornais e revistas, 60 lêem livros e jornais e 40 lêem revistas, jornais e livros. Em relação ao resultado dessa pesquisa, são feitas as seguintes afirmações: I - Apenas 40 pessoas lêem pelo menos um dos três meios de comunicação citados. II - Quarenta pessoas lêem somente revistas e livros, e não lêem jornais. III - Apenas 440 pessoas lêem revistas ou livros. Assinale a alternativa correta.A | Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. |
B | Somente a afirmativa I é verdadeira |
C | Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras. |
D | Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. |
E | Somente a afirmativa II é verdadeira. |
Question 31 |
Tema: Sociologia
(VUNESP 2012)
A literatura sociológica registra dramáticas consequências em casos de crianças que cresceram sem contato social. Crianças criadas por lobos, por exemplo, foram descobertas na Índia, já no século XX, apresentando comportamentos lupinizados, ou seja, andavam de quatro, fugiam da luz, uivavam como lobos e não falavam. Casos assim são evidências clarasA | de que tornar-se humano não depende da cultura, pois já é determinado pela evolução humana |
B | de que o “homem é o lobo do homem”, como proclamava um famoso filósofo no século XVII |
C | da força do processo de socialização, através do qual nos tornamos humanos, internalizando a cultura |
D | de que o homem não é um animal social como proclamava Aristóteles, no século IV antes de Cristo |
E | de que alguns povos não amam suas crianças e gostam de atirá-las aos lobos ou a outros animais |
Question 32 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo lhe está no lugar do pronome oblíquo o ou a, em desacordo com as orientações da norma culta.A | Então ela declarou-lhe que não voltaria mais. |
B | Pediu a Rita que lhe explicasse tudo. |
C | Ele, para lhe ser agradável, estava sempre discretamente afastado. |
D | O cocheiro propôs-lhe voltar a primeira travessa, e ir por outro caminho. |
E | Vejamos o que lhe trouxe aqui. |
Question 33 |
Tema: Literatura
(UDESC 2009)
Uma vez que a literatura é o reflexo de um momento histórico, e que nela podem estar revelados os principais acontecimentos econômicos, políticos e sociais de cada estilo de época, relacione cada Escola Literária brasileira ao seu devido contexto social. (1) Barroco (2) Romantismo (3) Realismo (4) Simbolismo (5) Modernismo ( ) A urbanização da cidade do Rio de Janeiro, agora transformada em Corte, cria uma sociedade consumidora representada pela aristocracia rural, pelos profissionais liberais e jovens estudantes, todos em busca de entretenimento; o espírito nacionalista passa a exigir uma cor local para a literatura, na valorização do índio e das terras brasileiras. ( ) No Brasil, havia a presença cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformações ocorridas no Nordeste em conseqüência das invasões holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadência da cana-de açúcar. Na literatura, o homem de tal época vivia em estado de tensão e desequilíbrio, em um conflito entre o terreno e o celestial. ( ) Os grandes proprietários rurais de São Paulo e Minas Gerais eram beneficiados pela política do café com-leite. Ao mesmo tempo em que os artistas pretendiam colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, havia a tomada da consciência da realidade brasileira, que resultou em uma grande exposição artística. ( ) Transição para o século XX e definição de um mundo novo. As correntes materialistas e racionalistas não mais respondem às exigências de uma nova realidade: as tendências espirituais renascem, o subconsciente e o inconsciente são valorizados. ( ) O positivismo, o evolucionismo e, principalmente, a filosofia alemã inspiraram a literatura brasileira, que vivia um momento histórico conturbado em decorrência do abolicionismo, do ideal republicano e da crise da Monarquia. [Adaptações de NICOLA, José de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.] Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo:A | 2 1 5 4 3 |
B | 4 1 5 3 2 |
C | 2 5 1 4 3 |
D | 1 3 2 5 4 |
E | 3 1 5 2 4 |
Question 34 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma. HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)A | conhecimento filosófico, que expressa a verdade |
B | poder político, que se concentra no sistema partidário |
C | razão comunicativa, que requer um consenso |
D | técnica científica, que aumenta o poder do homem |
E | liberdade humana, que consagra a vontade |
Question 35 |
Tema: Literatura
(ENEM 2013)
Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou. [...] Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos – sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes. Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual – há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo – como a morte parece dizer sobre a vida – porque preciso registrar os fatos antecedentes. LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (fragmento). A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narradorA | revela-se um sujeito que reflete sobre questões existenciais e sobre a construção do discurso. |
B | admite a dificuldade de escrever uma história em razão da complexidade para escolher as palavras exatas. |
C | observa os acontecimentos que narra sob uma ótica distante, sendo indiferente aos fatos e às personagens. |
D | propõe-se a discutir questões de natureza filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção. |
E | relata a história sem ter tido a preocupação de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem. |
Question 36 |
Tema: Filosofia
(FUNCAB 2014)
O século XVIII é conhecido como o Século das Luzes. É o tempo do Iluminismo. Segundo a ética iluminista:A | as normas da ação moral do homem são estabelecidas pela razão. |
B | a vida virtuosa do homem consiste em aceitar com passividade o destino e o sofrimento. |
C | o ser moral e o ser religioso são inseparáveis. |
D | os valores morais são relativos aos costumes dos povos. |
E | o agir moral é agir de acordo com os apetites e desejos naturais |
Question 37 |
Tema: Química
(CONSULPLAN 2016)
Todos os dias, em todo tempo, ocorrem reações químicas, não só ao nosso redor, mas também no nosso organismo,de tal maneira que se pode dizer que a manutenção da vida depende de uma série de reações. Sobre reaçõesquímicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e Fpara as falsas. ( ) Após o balanceamento da equação Na2CO3(s) + FeCr2O4(s) + O2(g)→ Fe2O3(s) + Na2CrO4(s) + CO2(g), a soma dos coeficientes mínimos e inteiros das espécies químicas envolvida é 17. ( ) Na reação entre nitrato de prata e brometo de potássio dissolvidos em água, o produto que forma cristais insolúveis em água é KNO2. ( ) A queima do gás amônia produz dióxido de nitrogênio e água. ( ) Após o balanceamento da equação NH3(g) + O2(g)→ NO(g) + H2O(g), a soma de todos os coeficientes mínimos e inteiros das espécies químicas envolvidas é 19. A sequência está correta emA | V, V, F, F. |
B | F, F, V, F. |
C | F, F, V, V. |
D | V, F, F, V. |
E | F, V, F, V. |
Question 38 |
Tema: Física
(CONSULPLAN 2016)
Um objeto de massa 600 g é arremessado verticalmente para baixo com velocidade inicial de 20 m/s do alto de uma torre atingindo o solo com uma energia cinética de 900J. Desprezando a resistência com o ar e considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2 , então a altura dessa torre é de:A | 120 m |
B | 150 m. |
C | 130 m |
D | 160 m. |
E | 140 m. |
Question 39 |
Tema: Português
(UFPB 2010)
No fragmento “A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso perder os benefícios da longevidade bem-vinda [...], a oração destacada expressa ideia de:A | Consequência |
B | Comparação |
C | Condição |
D | Causa |
E | Concessão |
Question 40 |
Tema: Literatura
(ENEM 2016)
Receita Tome-se um poeta não cansado, Uma nuvem de sonho e uma flor, Três gotas de tristeza, um tom dourado, Uma veia sangrando de pavor. Quando a massa já ferve e se retorce Deita-se a luz dum corpo de mulher, Duma pitada de morte se reforce, Que um amor de poeta assim requer. SARAMAGO, J. Os poemas possíveis. Alfragide: Caminho, 1997. Os gêneros textuais caracterizam-se por serem relativamente estáveis e podem reconfigurar-se em função do propósito comunicativo. Esse texto constitui uma mescla de gêneros, poisA | apresenta organização estrutural típica de um poema. |
B | explicita as etapas essenciais à preparação de uma receita. |
C | explora elementos temáticos presentes em uma receita. |
D | introduz procedimentos prescritivos na composição do poema. |
E | utiliza linguagem figurada na construção do poema. |
Question 41 |
Tema: Português
(UFPE 2010)
(Adaptado) Em um texto, as palavras expressam Sentidos – literais ou metafóricos –, a fim de que sejam identificadas as intenções comunicativas pretendidas, como se pode concluir pelas observações feitas a seguir. a) “o insolente coração”, quer dizer o coração arrogante, ousado, atrevido. b) “O miserável coração nasceu cativo”, quer dizer nasceu destinado ao jugo, à sujeição. c) “Tem que espreitar os desejos do amado”, quer dizer tem que perscrutar, que olhar atentamente. d) “[tem que] carpir junto com os demais as desgraças acontecidas”, quer dizer tem que exaurir, que esgotar. e) “[O único desabafo] é botar na boca toda a amargura do cativeiro, antes de o apostrofar”, quer dizer antes de o analisar, de entender seu mistério. Considerando cada afirmação como V (verdadeira) ou F (falsa), a proposição tida como CORRETA é:A | F-F-V-V-V |
B | V-V-F-V-F |
C | V-V-V-F-F |
D | F-V-F-F-V |
E | V-F-V-F-V |
Question 42 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(ODAC 2016)
A célula terrorista que atacou o aeroporto e o metrô de Bruxelas, em 22 de março, pretendia realizar o atentado no domingo de Páscoa, cinco dias depois do que acabou acontecendo. Segundo a imprensa belga, o ataque acabou sendo antecipado em virtude da prisão do terrorista Salah Abdeslam. (O Estado de S.Paulo. http://goo.gl/Tze8VP, 07.04.2016. Adaptado) Esse ataque foiA | assumido pelo Estado Islâmico, tendo ligação com os atentados de Paris no ano passado |
B | praticado por grupos conservadores, contrários à política imigratória da União Europeia |
C | planejado na Síria, em represália à intervenção militar de países europeus na guerra civil |
D | reivindicado por separatistas belgas, desencadeando várias manifestações violentas |
E | concretizado pela Al Qaeda, insatisfeita com a repressão militar aos curdos na Turquia |
Question 43 |
Tema: Física
(ENEM 2015)
Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro. Essa diferenciação se deve principalmente ao(à)A | diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical |
B | altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais |
C | potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais |
D | intensidade sonora do som de cada instrumento musical |
E | timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes |
Question 44 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado). A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social aA | instrumentos de modernização jurídica |
B | dispositivos de liberdade de expressão |
C | práticas de valorização identitária |
D | medidas de compensação econômica |
E | estratégias de qualificação profissional |
Question 45 |
Tema: Matemática
(ENEM/2017)
Uma empresa de entregas presta serviços para outras empresas que fabricam e vendem produtos. Os fabricantes dos produtos podem contratar um entre dois planos oferecidos pela empresa que faz as entregas. No plano A, cobra-se uma taxa fixa mensal no valor de R$ 500,00, além de uma tarifa de R$ 4,00 por cada quilograma enviado (para qualquer destino dentro da área de cobertura). No plano B, cobra-se uma taxa fixa mensal no valor de R$ 200,00, porém a tarifa por cada quilograma enviado sobe para R$ 6,00. Certo fabricante havia decidido contratar o plano A por um período de 6 meses. Contudo, ao perceber que ele precisará enviar apenas 650 quilogramas de mercadoria durante todo o período, ele resolveu contratar o plano B. Qual alternativa avalia corretamente a decisão final do fabricante de contratar o plano B?A | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 000,00 a mais do que o plano A custaria. |
B | A decisão foi boa para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 500,00 a menos do que o plano A custaria. |
C | A decisão foi boa para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 500,00 a menos do que o plano A custaria. |
D | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 6 000,00 a mais do que o plano A custaria. |
E | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 300,00 a mais do que o plano A custaria. |
Question 46 |
Tema: Física
(ENEM 2014)
É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A conseqüência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul. Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt. Acesso em: 20 maio 2014 (adaptado). Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos?A | Verde |
B | Amarelo |
C | Magenta |
D | Vermelho |
E | Ciano |
Question 47 |
Tema: Matemática
(ENEM 2010)
Uma fábrica produz barras de chocolates no formato de paralelepípedos e de cubos, com o mesmo volume. As arestas da barra de chocolate no formato de paralelepípedo medem 3 cm de largura, 18 cm de comprimento e 4 cm de espessura. Analisando as características das figuras geométricas descritas, a medida das arestas dos chocolates que têm o formato de cubo é igual a:A | 6 cm |
B | 12 cm |
C | 24 cm |
D | 25 cm |
E | 5 cm |
Question 48 |
Tema: Física
(CONSULPLAN 2016)
Um bloco de massa 5 kg encontra‐se inicialmente em repouso apoiado sobre um plano horizontal. Num dado instante o bloco passa a ser empurrado por uma força constante de intensidade 30N e direção paralela ao plano. Sendo o coeficiente de atrito cinético igual a 0,2, quanto tempo o bloco levará para deslocar uma distância de 8 m?A | 1,6 s. |
B | 1,4 s. |
C | 2,0 s. |
D | 1,2 s. |
E | 1,8 s. |
Question 49 |
Tema: Educação Artística
(ENEM 2016)
O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída. SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008. As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidasA | nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap |
B | nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá |
C | nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação |
D | nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk |
E | nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk |
Question 50 |
Tema: Sociologia
(CONREN PE 2010)
As cidades modernas formam um contexto bastante complexo devido à diversidade de pessoas reunidas em um mesmo espaço. Nestes locais, as pessoas têm que conviver com diversos problemas, como desemprego, subemprego, violência urbana, congestionamento de trânsito... A este respeito, qual das alternativas traz uma relação correta entre o problema citado e um exemplo real?A | Violência urbana – jovens recrutados para servir ao Exército |
B | Emprego informal – pessoa que vive com o que recebeu do seguro desemprego |
C | Subemprego – engenheiro que trabalha como auxiliar administrativo em uma empresa |
D | Desemprego – “flanelinha" que cuida de carros numa movimentada rua |
E | Congestionamento de trânsito – uso excessivo do transporte urbano |
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Fim |
O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2019.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
Não perca nenhuma data!
Receba atualização sobre o ENEM, SISU, Prouni, FIES e muito mais no seu e-mail!E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!