Redação Encceja 2019 – Faça uma redação nota 10!

Quem vai fazer a prova do Encceja e deseja sua certificação de ensino fundamental ou médio precisa estudar bastante às questões de múltipla escolha. Mas para a grande maioria a principal preocupação é em como redigir e tirar uma boa nota na redação Encceja 2019.

Visto que a redação é fator chave a uma boa pontuação, também é preciso estudar a fim de fazer um texto inteligente e criativo que pontue bem. Veja as dicas a fim de desenvolver um bom texto.

Publicidade

Tire também suas dúvidas sobre o ENEM!

Redação Encceja 2019

Redação ENCCEJA 2019

Veja essas Dicas para a Redação ENCCEJA 2019!

O objetivo da redação do exame Encceja é avaliar a capacidade de escrita bem como também a criatividade dos alunos. O texto deve compor de 25 a 30 linhas e deve ser escrito no formato dissertativo-argumentativo.

A redação do Encceja vale 10 pontos, e a fim de passar é necessário o mínimo de 5 pontos. Por isso fique atento. Muitos acabam se atrapalhando por não observar algo importante: o fato de ser uma redação dissertativa-argumentativa.

A fim de fazer uma redação dissertativa-argumentativa o aluno deve apresentar a ideia e defender seu ponto de vista baseado em fatos, argumentos e dados relacionados ao tema. Isso significa que é necessário criar um texto lógico a partir de um tema; com começo, meio e fim, que descreva sua opinião de maneira organizada sobre aquele assunto.

Publicidade


Portanto, abaixo confira quais alguns temas que podem cair na redação do exame Encceja desse ano.

Veja aqui como consultar o Resultado do Encceja!

Tema da Redação Encceja

Os temas que costumam ser cobrados na redação Encceja 2019 são referentes aos acontecimentos que geram polêmica e influenciam a sociedade, assim como:

  • Política do Brasil e do mundo que interfira no país
  • Tecnologia
  • Liberdade de expressão
  • Bullying
  • Racismo
  • Poluição do meio ambiente
  • Crescimento populacional
  • Aborto
  • Violência
  • Sustentabilidade
  • Menoridade penal
  • Recursos naturais e outros

Exemplos de Redação Encceja

Veja como estruturar a redação a fim de não se perder nas muitas ideias:

Publicidade
  1. Introdução: faça a apresentação do tema que será discutido e a ideia que irá defender, argumentar. Introdução deve conter de 4 a 6 linhas.
  2. Desenvolvimento: apresente os argumentos e fatos que vão defender seu ponto de vista. Selecione quais argumentos usará e qual a ordem que apresentará cada argumento. Lembre-se que o tamanho do mas questões de interpretação de texto  visto que são no máximo 30 linhas;
  3. Conclusão: retome o tema a fim de fechar a ideia e apresente a solução ao problema.

Um detalhe importante no desenvolvimento é não usar a palavra “argumentos”, a banca não deve ser avisada que você está concluindo usando argumentos.

Dicas de como fazer uma boa redação!

A primeira dica a fim de desenvolver uma redação nota 10 é LEITURA. A muitas questões não apenas na redação, é necessário conhecimento de mundo e esse conhecimento só pode ser adquirido pela experiência, vivência, viagens ou pela leitura e obtenção de conhecimento s gerais.

Na redação Encceja 2019 será dado um tema para produção da redação, por isso, a segunda dica a uma boa escrita é se manter a par das atualidades, dos assuntos que estão gerando notícias, polêmicas e afetado a vida cotidiana. Conhecer melhor o tema é o primeiro passo ao desenvolvimento da ideia e seus argumentos.

Tome como exemplo o seguinte tema: Aborto. Como você desenvolveria sua redação? Pensando nisso a terceira dica é treinar. Além disso, conheça as provas Encceja e os temas que costuma cair e treine com antecedência.

A quarta dica a fim de escrever uma boa redação ao Encceja é aplicar as Regras Gramaticais. Aí está mais um motivo para criar o hábito de leitura.

Quem tem o hábito de ler acaba conhecendo as normas gramaticais, embora as vezes não saiba nomear o conhecimento está presente e será de grande ajuda. Porém é bom revisar as novas regras caso tenha dúvidas.

A fim de fechar bem a redação deixe tempo a fim de revisar a sua escrita. Treine para que no dia da prova o tempo entre responder as questões, passar ao gabarito e escrever a redação, sobre um tempinho para revisar tudo o que escreveu e fechar com chave ouro.

O maior segredo a fim de criar uma boa redação Encceja 2019 é a preparação, então comece já: conheça os temas, leia e análise a estrutura dos textos que está lendo, conheça as normas gramaticais e treine diversos temas diferentes e faça uma revisão final.

Redação Encceja 2019 – Faça uma redação nota 10!
5 (100%) 1 voto[s]