Resultado Encceja 2019 – Veja como Consultar!

Resultado Encceja 2019 – O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado pelo Ministério da Educação a pessoas que não acabaram a educação básica no período correto. No Brasil, muitos estudantes abandonam a escola pela necessidade de trabalhar, por dificuldades de transporte, problemas de saúde e muito mais.

Desse modo, o grande problema é que, não dispondo do certificado da educação básica, essas pessoas têm muita dificuldade em encontrar uma chance no mercado de trabalho. Entretanto, fazendo a prova do Encceja, que é composta por perguntas de todas as séries, esses indivíduos podem receber o certificado de conclusão.

Publicidade

A idade mínima para prestar essa prova é 15 anos; se o cidadão precisa do certificado do ensino médio, a idade mínima passa a ser 18 anos. É importante dizer que a pessoa que não tem o ensino fundamental terá de prestar o Encceja primeiro para essa etapa. E então, no ano seguinte, inscrever-se para a prova do ensino médio.

Sobre os conteúdos, eles se assemelham aos do ENEM e, inclusive, há os mesmos quatro eixos a ambas as provas.

Saiba aqui mais sobre as Provas do Encceja!

Resultado Encceja 2019

Não basta que o cidadão faça a prova do Encceja a fim de retirar o certificado da educação básica. Sendo assim, ele deve ter determinado resultado ou mais. A nota mínima para a produção de texto é 5. Além disso, os participantes precisam de aprovação em todas as disciplinas. O que significa 100 pontos para cada. Quando os estudantes não alcançam essa nota, eles têm de aguardar a edição de 2020 do Encceja e fazer a prova de novo.

Publicidade


Como consultar o resultado Encceja 2019?

Resultado Encceja 2019

Veja como consultar o Resultado do Encceja 2019!

Os participantes da prova podem ver o resultado pelo site do Ministério da Educação:

  • Primeiramente, deve acessar o site do Encceja
  • Logo depois, deve usar a senha e o CPF
  • E então é só Procurar pelo resultado na parte esquerda do site.

Quando sai o resultado?

O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) comunicam as notas dos alunos dez dias úteis depois do Encceja, geralmente. Importante destacar que é possível algum atraso, dependendo de quantas pessoas prestarão a prova; nesse caso, o MEC e o INEP avisam às pessoas inscritas quando suas notas estarão no site oficial.

Este ano, a aplicação das provas acontecerá de 7 a 18 de agosto. Sendo assim, os resultados tendem a ser publicados entre 17 e 28 do mesmo mês. Para brasileiros que estão morando em outros países, é preciso fazer o Encceja na embaixada e a prova será em 10 de setembro.

Tirando o certificado

Lode depois de aprovados na produção de texto e nas disciplinas, os participantes mesmos escolhem a instituição certificadora. Ou seja, onde retirarão o seu certificado do ensino fundamental ou médio.

A escolha é feita durante a inscrição para a prova e há instituições dessa por todo o Brasil; por isso, é essencial escolher corretamente tanto o Estado quanto o município. Estando aprovado, o cidadão receberá as orientações do MEC a fim de retirar o certificado. Além disso, ele também pode pedi-las na instituição que escolheu.

Além disso, veja também como fazer os Resumos para o ENEM!

Avalie 🙂