Uma das provas mais aguardadas pelos universitários do Brasil, o Enem, está com as inscrições abertas para aqueles que desejam testar seus conhecimentos na edição 2019 da prova.
Mas, afinal de contas, você sabe exatamente o que é necessário para participar? Conhece os passos para se inscrever? Não? Então acompanhe esse texto.
Contaremos aqui os principais detalhes para que você não perca a edição 2019 do Enem. E assim, fique mais próximo de realizar seu sonho de cursar uma universidade.
Enem 2019
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 é uma das principais portas de entrada para milhares de estudantes de todo o país em cursos de ensino superior.
O Enem 2019 dá acesso não só às universidades privadas, como também a importantes programas de custeio das mensalidades, como o Sisu e o Prouni.
Além disso, em algumas instituições, a nota do Enem 2019 vale como critério de seleção. Por isso, a importância do exame, que é realizada anualmente, cresce ainda mais a cada edição.
Taxa de inscrição ENEM
Os candidatos interessados em realizar o exame têm até o dia 17 de maio para pagar a taxa de inscrição ENEM, que neste ano custa R$ 85.
O valor deve ser pago entre os dias 6 e 23 de maio.
Para se inscrever no exame, antes de pagar a taxa de inscrição ENEM é necessário fazer um cadastramento, na página do participante.
Ali, o interessado deve informar o número de seu RG e CPF.
O sistema automaticamente gerará uma senha de acesso. Com esse código será possível verificar, por exemplo, o cartão de confirmação (que garante a realização da inscrição e o acesso ao local de prova) e os resultados obtidos pelo candidato depois de feita a prova.
Durante a inscrição, o interessado precisa informar também um número de telefone celular e um e-mail válidos.
Neste espaço é possível solicitar, também, mudança no local de prova, a opção de língua estrangeira que será avaliada no exame e se é necessária atenção especial durante o teste.
Pessoas com deficiência e lactantes têm direito a esse pedido.
Como imprimir o boleto ENEM
Depois de realizado o cadastro na página do INEP, é necessário que o candidato imprima seu boleto ENEM. Para isso, basta clicar na opção “baixar seu boleto”, dentro da página onde constam seus dados pessoais.
O candidato precisa ficar atento ao pagamento, pois ele deve ser feito até a data estipulada no boleto. Então, para não correr o risco de perder a data e não conseguir fazer a prova, salve o boleto e pague o quanto antes.
Caso o candidato perca esse documento é possível solicitar uma segunda via. Neste caso, é necessário, dentro da página do participante.
Em seguida, selecionar a opção “Acompanhamento de inscrição” e, depois, clicar em “gerar novo boleto”.
Locais de pagamento do boleto ENEM
A taxa de inscrição do ENEM pode ser paga nas casas lotéricas, em agências dos correios ou, ainda, em qualquer agência bancária de todo o Brasil.
Vencimento
Depois de feita a inscrição, a taxa pode ser paga até o dia 23 de maio.
É importante que o candidato fique muito atento a essa data, pois não há prorrogação do prazo. E quem não paga o boleto enem não consegue fazer a prova.
Não perca mais tempo, faça sua inscrição, pague o boleto e participe do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano.
DICA: Confira todas as datas no Calendário ENEM 2019/2020!
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!