A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
Considere as afirmações a seguir em relação a Vidas secas, de Graciliano Ramos.I. No capítulo intitulado “O soldado amarelo”, Fabiano, finalmente, vinga-se do soldado que o havia humilhado, além de tê-Io levado à prisão, no capítulo denominado “Cadeia”. II. Levando-se em conta o contexto, pode-se ver na cama de varas, tão desejada por Sinhá Vitória, o símbolo de uma estabilidade ou segurança impossibilitada pelas condições de vida dos retirantes. III. As relações que os meninos mantêm com Fabiano e Sinhá Vitória mostram que a educação sertaneja consiste num aprendizado brutal de que é preciso temer o outro, a natureza, o acaso, afim de resistir ao ambiente inóspito.Está correto apenas o que se afirma emA | III. |
B | I. |
C | l e ll. |
D | II e III. |
E | II. |
Question 2 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Romantismo brasileiro se distinguiu, em relação a outros períodos da literatura nacional, pois:A | fugia, em seus folhetins, comuns na época, ao interesse pelo romance urbano e às críticas à sociedade da época. |
B | desvalorizou a opção pelo romance regionalista, o qual preferia tramas, cenários e personagens próprios de diferentes regiões. |
C | afirmava a superioridade da observação de aspectos objetivos da realidade, descartando, então, as impressões subjetivas. |
D | foi influenciado pelo determinismo social, segundo o qual o ser humano – em ações, personalidade e condições de vida – seria produto do meio social. |
E | defendia o nacionalismo, inclusivamente na valorização da natureza, da cultura e da língua portuguesa em uso no Brasil. |
Question 3 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?A | Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais |
B | Iracema, O Guarani e Ubirajara |
C | O Guarani, Iracema e Vozes d’África |
D | Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná |
E | Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios |
Question 4 |
Tema: Literatura
(FMABC 2018)
No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a decisão de Paulo Honório em narrar ele próprio sua história deve-se ao fato de que,A | sentindo-se melhor escritor que seus parceiros de letras, decide-se pela forma de um romance realista, com base em suas memórias juvenis, no centro das quais figura a jovem professora de ideias socialistas. |
B | carregado de remorsos, resolve confessar os crimes de seu passado, sobretudo os relacionados com seu mandonismo de coronel e de político inescrupuloso, atenuados apenas pelo idílio que viveu em companhia de Madalena. |
C | comprometido com a verdade final de uma antiga paixão, despe-se da condição de homem poderoso e resolve, piedosamente, levantar os fatos do passado que ainda podem testemunhar em favor de seus bons sentimentos. |
D | determinado a inocentar-se das sombras do passado que o atormenta, investe-se da autoridade de um narrador na primeira pessoa para fazer valer a perspectiva de um infeliz amante que se valeu da violência para poder afirmar-se. |
E | desprezando o registro literário que outros lhe propõem para sua biografia, dispõe-se a encarar os limites de sua linguagem bruta para buscar o sentido maior de sua vida, sobretudo da culpa que lhe ficou da relação com Madalena. |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNITINS 2018)
Identifique, respectivamente, o sentido que as conjunções constroem nas frases a seguir.1. O problema é que as cobranças e as fontes de estresse são tão intensas que logo a escolha de ir com a maré vira um problema. 2. Segundo Strecher, é definir objetivos diferentes, porém bem claros para cada área de importância em nossasvidas. 3. A segunda regra é iniciar o quanto antes, mesmo sabendo que nunca é tarde para começarA | concessão; concordância; consequência. |
B | consequência; conformidade; concessão |
C | concessão; consecução; consequência |
D | consequência; condição; concessão. |
E | conformidade; concessão; condição |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2015)
Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamenteTodos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função éA | revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos |
B | divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras |
C | alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis |
D | apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país |
E | conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias |
Question 7 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde públicaMunicípio e Porto do Rio de JaneiroEm fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo.Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam.Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885.No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela.A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | modo subjuntivo |
B | forma no gerúndio |
C | futuro do pretérito |
D | voz ativa |
Question 8 |
Tema: Literatura
(UP 2018)
Sobre Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, é INCORRETO afirmar:A | Clara dos Anjos, romance publicado postumamente, pode ser compreendido como a narrativa do destino quase que coletivo das moças negras na sociedade brasileira, como sugere, aliás, a epígrafe escolhida pelo autor a partir de um texto do historiador João Ribeiro. |
B | A obra de Lima Barreto demonstra uma preocupação forte em refletir sobre o processo de urbanização implementado no início do século XX no Rio de Janeiro; e o romance Clara dos Anjos pode ser tomado como um bom exemplo dessa preocupação, já que a narrativa se concentra nos subúrbios cariocas e nos dilemas de seus habitantes, em especial na integração do pobre e/ou negro à sociedade brasileira. |
C | Cassi Jones é rapaz de família pertencente à elite carioca urbana, não possui uma profissão definida, gasta grande parte de seu tempo em uma vida boêmia, e tem por hábito seduzir moças inocentes e pobres para depois abandoná-las à sorte, como acontece com Clara. |
D | O narrador do romance é onisciente intruso, isto é, não só tem um conhecimento amplo sobre as personagens e os eventos, como apresenta o sentimento dessas mesmas personagens e tece comentários, por vezes avaliativos, sobre costumes e atitudes dos envolvidos na trama. |
E | No desenvolvimento da trama, é possível perceber uma atenção especial, ainda que não exclusiva, sobre os hábitos musicais das personagens (modinhas, polcas etc.) e a relação do homem pobre com a cultura letrada. |
Question 9 |
Tema: Literatura
(USF 2019)
O romancista Aluísio Azevedo situa sua principal obra em um núcleo de moradia coletiva: “[n]oventa e cinco casinhas comportou a imensa estalagem. As casinhas eram alugadas por mês e as tinas por dia: tudo pago adiantado.” Analise o que se afirma a respeito de alguns personagens dessa estalagem retratada em O cortiço, do referido autor, e assinale o que for correto.1. A escrava Bertoleza, no início da obra, possuía uma quitanda bastante afreguesada. Para mantê-la, pagava a seu senhor um valor mensal. Depois de morto seu senhor, Bertoleza se amigou com João Romão, que se apropriou do dinheiro dela para iniciar a construção da estalagem. 2. João Romão era empregado de um vendeiro, que lhe deixou a venda e um valor em dinheiro ao retornar a Portugal. Incansável, Romão trabalhou arduamente para ampliar e diversificar seus negócios, tendo como meta alcançar e superar a riqueza de seu vizinho Miranda. 3. Miranda admirava o empenho e a força de João Romão e propôs-lhe sociedade no cortiço, tencionando ampliar a habitação coletiva e multiplicar os lucros, o que lhe seria importante para deixar a mulher adúltera, que era a dona do dinheiro da família. 4. Jerônimo é um dos personagens em que a força do Determinismo do meio se mostra de maneira inequívoca: chega ao cortiço para trabalhar na pedreira e o faz de maneira séria, disciplinada e competente, até conhecer Rita baiana. O português então abrasileira-se e se transforma em um homem displicente e irresponsável. 5. Pombinha é a flor do cortiço. Moradora da estalagem em virtude da falência e posterior suicídio do pai, tem no casamento a oportunidade de sair dali e iniciar nova vida, junto da mãe e do jovem esposo, o comerciante João Costa. Entretanto, moldada pela lama moral do ambiente, acaba cedendo aos imperativos do sexo e se torna prostituta e amante de Léonie.É correto o que se afirma emA | 1, 2, e 3 apenas. |
B | 2, 4 e 5, apenas. |
C | 1, 2 e 4, apenas. |
D | 1, 3 e 5, apenas. |
E | 2, 3, e 4, apenas. |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Para responder à questão, considere o trecho abaixo, de Jorge Amado.Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba (Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p.76Assim como, segundo o padrão culto escrito, está correto o emprego deA | Como se não existissem as pedras, o está o de “Como se não bastasse as dificuldades todas”. |
B | sujeira, o está o de “tarjeta”. |
C | era ainda visível, o está o de “As ranhuras em sua perna era ainda visível”. |
D | deslizar, o está o de “paralizar” |
E | a golpes, o está o de “talhou a fruta a vários pedaços”. |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Na frase “Os suportes para a prática da leitura são tão antigos quanto a história do ser humano”, estabelece-se uma relação de:A | proporção |
B | causalidade |
C | temporalidade |
D | adversidade |
E | comparação |
Question 12 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Leia:— Nem remédio ingeri, a moribunda esclarecia.Passando para o Discurso Indireto o fragmento acima, de acordo com a norma gramatical, tem-se:A | Que nem remédio iria ingerir, a moribunda esclareceria |
B | A moribunda esclareceu que nem remédio iria ingerir |
C | A moribunda esclarecia que nem remédio tinha ingerido |
D | Esclarecia a moribunda que nem ingeriria remédio |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 01, 20 e 24, nessa ordem.A | Às vezes – tem – o |
B | Às vezes – tem – lhe |
C | As vezes – têm – o |
D | Às vezes – têm – lhe |
E | As vezes – têm – lhe |
Question 14 |
Tema: Língua Portuguesa
(FPP 2018)
Considere o texto publicitário na seguir. A campanha de utilidade pública tem a intenção de alertar o público-alvo sobre os perigos relacionados ao consumo do crack. Na peça em questão, essa intenção assume a forma de um apelo, revelado pelo empregoA | de substantivos, como “queimaduras e convulsões”. |
B | da ordem inversa das informações veiculadas. |
C | da ausência de palavras empregadas como conectores. |
D | da ambiguidade, como em “dependência”. |
E | do imperativo, como em “nunca experimente”. |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)
A regra gramatical de flexão nominal, expressa pelo autor nas linhas 52 e 53 ("faz-se o plural acrescentando um “s” ao singular” ), não se aplica a todas as palavras da língua portuguesa. Qual alternativa comprova essa afirmação?A | Exame |
B | Bênção |
C | Mamão |
D | Cidadão |
E | Degrau |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Enumere corretamente a coluna das orações coordenadas sindéticas da esquerda de acordo com a classificação de cada uma, apresentadas na coluna da direita:1. Queria ler, mas tenho dores de cabeça. 2. Não trouxe o documento, logo não pode abrir a conta. 3. Não se atrase, porque temos muito o que fazer. 4. “Serve para isso, bem como para isso e isso”, disse apontando para o manual. 5. Entre na fila ou perderá a sua vez.( ) explicativa ( ) aditiva ( ) adversativa ( ) alternativa ( ) conclusivaA ordem correta, é:A | 4, 5, 3, 1, 2. |
B | 3, 4, 1, 5, 2. |
C | 4, 3, 2, 1, 5. |
D | 5, 1, 2, 3, 4. |
E | 3, 2, 5, 4, 1. |
Question 17 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFCE 2014)
São exemplos de metáfora, excetoA | Hitler foi cruel como uma fera selvagem. |
B | O pavão é um arco-íris de plumas. (Rubem Braga) |
C | O enorme rio é uma serpente no meio da floresta. |
D | Os medos são o porão da alma. |
E | Lá fora, a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora) |
Question 18 |
Tema: Literatura
(Atenas Sete Lagoas 2019)
A Semana de 22 foi o marco inicial de entrada do modernismo no Brasil. Esse evento, além de marcar uma ruptura com a tradição cultural brasileira, ainda de caráter colonial, instaurou no país as tendências europeias de vanguarda. Após a Semana de Arte Moderna, literatos, músicos, artistas plásticos e pensadores firmaram os ideais do movimento em revistas, manifestos etc.Marque a alternativa que expõe corretamente alguns aspectos estéticos da primeira geração modernista.A | Aversão a todas as influências estéticas exteriores, principalmente as lusitanas; separatismo como busca de um nacionalismo genuíno. |
B | Continuidade do plano formal simbolista e parnasiano, com a retomada de temas populares e folclóricos. |
C | A manutenção do português clássico na literatura, como forma de valorizar a língua e afastá-la de uma linguagem popular e simples. |
D | Diferentemente dos movimentos vanguardistas europeus, o modernismo brasileiro foi marcado por uma transição tranquila, sem conflitos intensos. |
E | Antipassadismo: repulsa às concepções românticas, naturalistas e parnasianas; busca por um nacionalismo crítico e “antropofágico”. |
Question 19 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2013)
_______ dois meses, a jornalista britânica Rowenna Davis, 25 anos, foi furtada. Só que não levaram sua carteira ou seu carro, mas sua identidade virtual. Um hacker invadiu e tomou conta de seu e-mail e – além de bisbilhotar suas mensagens e ter acesso a seus dados bancários – passou a escrever aos mais de 5 mil contatos de Rowenna dizendo que ela teria sido assaltada em Madri e pedindo ajuda em dinheiro.Quando ela escreveu para seu endereço de e-mail pedindo ao hacker ao menos sua lista de contatos profissionais de volta, Rowenna teve como resposta a cobrança de R$ 1,4 mil. Ela se negou a pagar, a polícia não fez nada. A jornalista só retomou o controle do e-mail porque um amigo conhecia um funcionário do provedor da conta, que desativou o processo de verificação de senha criado pelo invasor.(Galileu, dezembro de 2011. Adaptado.)A lacuna do início do texto deve ser corretamente preenchida comA | Acerca de. |
B | À. |
C | Há cerca de. |
D | A. |
E | Fazem. |
Question 20 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2014)
Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam porA | especialização para uma determinada finalidade |
B | melhoria de processos e estruturas |
C | incremento no tamanho corporal |
D | modificação de características |
E | complexificação de seus sistemas |
Question 21 |
Tema: Literatura
(ACAFE 2018)
Sobre a literatura brasileira, relacione a coluna da esquerda com a obra citada na coluna da direita.( 1 ) Criado por um dos líderes da primeira geração modernista, o protagonista se transforma a cada instante, assumindo as feições das diferentes etnias que deram origem ao povo brasileiro (índios, negros, europeus). ( 2 ) Através de Aurélia, esse autor romântico faz uma dura crítica à sociedade da época, que espera que as moças arrumem um marido para assumir o perfil idealizado para as moças honestas. ( 3 ) Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu com a publicação do romance Perto do Coração (1943), mas sua obra mais conhecida relata a vida de Macabéa, alagoana que vive no Rio de Janeiro. ( 4 ) Trata-se de um romance, escrito no século XIX, em que o protagonista não conta uma história de amor, não apresenta aventuras, nem cria situações de suspense. ( 5 ) Poema em que o autor situa a cena bíblica do nascimento de Cristo em um manguezal do Recife, representada pelo nascimento do filho de um carpinteiro pernambucano.( ) A Hora da Estrela ( ) Memórias Póstumas de Brás Cubas ( ) Macunaíma ( ) Morte e Vida Severina ( ) SenhoraA sequência correta, de cima para baixo, é:A | 3 - 5 - 4 - 1 - 2 |
B | 3 - 4 - 1 - 5 - 2 |
C | 5 - 3 - 2 - 4 - 1 |
D | 2 - 3 - 5 - 1 - 4 |
Question 22 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNEMAT 2018)
O setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa torna público o seletivo para uma vaga de assessoria, informando que apenas dois candidatos foram aprovados: um homem e uma mulher.Como houve empate de notas, competências, habilidades e idade, o diretor do RH, ao ser questionado sobre os critérios de desempate, atestou:- Aprovo o rapaz! Ela é inteligente, mas é mulher.Com base na anedota acima, reflita:Em Ela é inteligente, mas é mulher, o termo mas é uma conjunção. Do ponto de vista gramatical, a conjunção é uma palavra invariável que conecta orações, alterando o sentido do enunciado, a depender do seu uso.Assinale a alternativa correta, cujo emprego da conjunção não altera o sentido do enunciado em Ela é inteligente, mas é mulher.A | Ela é inteligente, portanto é mulher. |
B | Ela é inteligente, porém é mulher. |
C | Ela é inteligente e é mulher. |
D | Ela é mulher, portanto é inteligente. |
E | Ela é mulher, mas é inteligente. |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(INEP 2018)
Marque a alternativa que apresenta uma frase com equívoco de concordância nominalA | Quando vamos ao cinema, gostamos de comprar pipocas. |
B | A mulher e o homem pareciam preocupados com a notícia. |
C | Saí ontem com os campeões José e Beatriz. |
D | Os candidatos consideraram difícil o simulado e a redação. |
E | Os brasileiros foram tomados de uma alegria, esperança e emoção contagiantes nos jogos da Copa do Mundo. |
Question 24 |
Tema: Literatura
(UNESP 2019)
Tal movimento não era apenas um movimento europeu de caráter universal, conquistando uma nação após outra e criando uma linguagem literária universal que, em última análise, era tão inteligível na Rússia e na Polônia quanto na Inglaterra e na França; ele também provou ser uma daquelas correntes que, como o Classicismo da Renascença, subsistiu como fator duradouro no desenvolvimento da arte. Na verdade, não existe produto da arte moderna, nenhum impulso emocional, nenhuma impressão ou estado de espírito do homem moderno, que não deva sua sutileza e variedade à sensibilidade que se desenvolveu a partir desse movimento. Toda exuberância, anarquia e violência da arte moderna, seu lirismo balbuciante, seu exibicionismo irrestrito e profuso, derivaram dele. E essa atitude subjetiva e egocêntrica tornou-se de tal modo natural para nós, tão absolutamente inevitável, que nos parece impossível reproduzir sequer uma sequência abstrata de pensamento sem fazer referência aos nossos sentimentos.(Arnold Hauser. História social da arte e da literatura, 1995. Adaptado.)O texto refere-se ao movimento denominadoA | Realismo |
B | Barroco |
C | Arcadismo |
D | Simbolismo |
E | Romantismo |
Question 25 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
Álvares de Azevedo, poeta pertencente ao 2º momento do romantismo brasileiro, morreu jovem, com apenas 20 anos de idade. Seu livro de poesias, Lira dos Vinte anos, figura entre alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.Sobre a obra, é INCORRETO afirmar:A | É possível perceber traços do pessimismo e da melancolia, aspectos característicos também na obra do poeta Byron; |
B | Lira dos vinte anos é marcada por uma linguagem caracterizada por hipérboles e por espaços amplos, como o mar, o céu, o infinito, o deserto. |
C | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, apresenta uma linguagem marcada pela dualidade, confrontando duas formas distintas de ver e pensar a realidade; |
D | Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo é composta de três partes. Nas primeira e terceira partes, surge o poeta sonhador em busca do amor e prenunciando a morte. Na segunda parte, surgem poesias com bom-humor, graciosidade e uma certa alegria; |
E | Álvares de Azevedo, deixa transparecer em Lira dos Vinte Anos sua incapacidade de adaptação ao mundo real, razão pela qual o sonho e a fantasia tornam-se seu refúgio, em que a presença da morte era tida como encontro com a paz; |
Question 26 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFPR 2018)
TV a Serviço da Tecnologia e do RacismoOs meios de comunicação, todos eles, têm sido braço direito e esquerdo da propagação das tecnologias da estrutura racista. Isso é uma verdade que se pode confirmar com absoluta facilidade em todos os veículos de comunicação disponíveis, em especial a televisão.O poderoso e influente jornalista Assis Chateaubriand foi o responsável pela primeira transmissão televisiva no Brasil, em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi, em São Paulo. No ano seguinte, seria a vez de o Rio de Janeiro ser contemplado com essa novíssima ferramenta, viabilizada por recursos importados dos Estados Unidos. O Brasil, então, passou a ser o quarto país do mundo a operar esse tipo de veículo, ficando atrás apenas da Inglaterra, França e dos próprios Estados Unidos. O país seguia pouco mais de meio século de pós-abolição. Uma pós-abolição que ora tentava se livrar das sobras humanas, cuja exploração explícita já não era mais permitida pela lei, ora se valia da fragilidade dessas sobras vivas para prosseguir com os acúmulos de riqueza construída à custa da exploração histórica e não reparada. [...](Joice Beth, Le Monde Diplomatique Brasil, junho/2017, p. 38. Adaptado.)Com relação à palavra “sobras” citada na última frase do texto, é correto afirmar que refere:A | os recursos humanos da TV. |
B | os líderes abolicionistas. |
C | os profissionais da tecnologia televisiva. |
D | os negros pós-abolição. |
E | a sociedade manipulada pela TV. |
Question 27 |
Tema: Literatura
(UNIFOR 2018)
Canção do exílioMinha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.DIAS, Gonçalves. In: RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 2002. p. 320.O poema lido pertence aoA | Barroco, por apresentar uma oposição do Antropocentrismo (homem) ao Teocentrismo (Deus). |
B | Realismo, pois apresenta descrições objetivas com a finalidade de mostrar a realidade de forma fidedigna |
C | Parnasianismo porque o autor trata o tema com base na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção |
D | Romantismo, uma vez que apresenta subjetivismo, sentimentalismo e exaltação da natureza. |
E | Naturalismo, pois aborda a existência humana de forma materialista |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
( VUNESP 2017)
Leia um trecho do artigo “Reflexões sobre o tempo e a origem do Universo”, do físico brasileiro Marcelo Gleiser.Qualquer discussão sobre o tempo deve começar com uma análise de sua estrutura, que, por falta de melhor expressão, devemos chamar de “temporal”. É comum dividirmos o tempo em passado, presente e futuro. O passado é o que vem antes do presente e o futuro é o que vem depois. Já o presente é o “agora”, o instante atual. Isso tudo parece bastante óbvio, mas não é. Para definirmos passado e futuro, precisamos definir o presente. Mas, segundo nossa separação estrutural, o presente não pode ter duração no tempo, pois nesse caso poderíamos definir um período no seu passado e no seu futuro. Portanto, para sermos coerentes em nossas definições, o presente não pode ter duração no tempo. Ou seja, o presente não existe! A discussão acima nos leva a outra questão, a da origem do tempo. Se o tempo teve uma origem, então existiu um momento no passado em que ele passou a existir. Segundo nossas modernas teorias cosmogônicas, que visam explicar a origem do Universo, esse momento especial é o momento da origem do Universo “clássico”. A expressão “clássico” é usada em contraste com “quântico”, a área da física que lida com fenômenos atômicos e subatômicos. [...] As descobertas de Einstein mudaram profundamente nossa concepção do tempo. Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia. O tempo relativístico adquire uma plasticidade definida pela realidade física à sua volta. A coisa se complica quando usamos a relatividade geral para descrever a origem do Universo. (Folha de S.Paulo, 07.06.1998.) “Em sua teoria da relatividade geral, ele mostrou que a presença de massa (ou de energia) também influencia a passagem do tempo, embora esse efeito seja irrelevante em nosso dia a dia.” (4o parágrafo) Ao se converter o trecho destacado para a voz passiva, o verbo “influencia” assume a seguinte forma:A | era influenciada |
B | foi influenciada. |
C | é influenciada |
D | seria influenciada. |
E | será influenciada. |
Question 29 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFU 2018)
O último quadro da tirinha apresenta um uso pronominal bastante comum na modalidade oral do português brasileiro, independentemente do grau de escolaridade, da região ou da classe social do falante.Assinale a alternativa que apresenta o uso pronominal equivalente à modalidade escrita e cujo registro seja formal.A | Quais as chances de a senhora avaliar a ele com carinho e compreensão? |
B | Quais as chances de a senhora avaliar-lhe com carinho e compreensão? |
C | Quais as chances de a senhora avaliá-lo com carinho e compreensão? |
D | Quais as chances de a senhora lhe avaliar com carinho e compreensão? |
Question 30 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNIFESP 2018)
Aquela triste e leda madrugada, cheia toda de mágoa e de piedade, enquanto houver no mundo saudade quero que seja sempre celebrada.Ela só, quando amena e marchetada saía, dando ao mundo claridade, viu apartar-se de uma outra vontade, que nunca poderá ver-se apartada.Ela só viu as lágrimas em fio que, de uns e de outros olhos derivadas, se acrescentaram em grande e largo rio.Ela viu as palavras magoadas que puderam tornar o fogo frio, e dar descanso às almas condenadas. (Sonetos, 2001.)O pronome “Ela”, que se repete no início de três estrofes, refere-se aA | “claridade”. |
B | “mágoa”. |
C | “saudade”. |
D | “madrugada”. |
E | “piedade”. |
← |
List | → |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
Fim |
Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!