A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza muito a linguagem e a sua interpretação, mesmo quando se trata de perguntas do eixo de Exatas ou Biológicas.
Dessa maneira, a etapa de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é uma das que contam mais pontuação, inclusive servindo de critério de desempate para quem compete por vagas no SISU.
A matéria representada por Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias é a Língua Portuguesa em suas três divisões: Gramática, Literatura e Produção Textual.
O termo “códigos” é especialmente importante porque faz menção às várias adaptações que a Língua Portuguesa sofre: há variações linguísticas relacionadas aos contextos, aos interlocutores, à intenção e muito mais.
Faça o Simulado ENEM – Linguagem e Códigos
Simulado ENEM - Linguagem e Códigos
Este é o simulado da prova do Enem sobre Linguagem e Códigos.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em língua portuguesa e literatura;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Linguagem e Códigos.
Question 1 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRR 2018)
Assinale a alternativa em que “porque”, “por que”, “porquê” e “por quê” estão todos empregados CORRETAMENTE.A | ─ Por quê a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso porquê os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o porque de ela enterrar a pata por quê? |
B | ─ Porquê a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por quê de ela enterrar a pata porquê? |
C | ─ Por que a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso porque os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o porquê de ela enterrar a pata por quê? |
D | ─ Por que a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por que de ela enterrar a pata por que? |
E | ─ Porque a onça enterrou a pata na lama do fundo do igarapé?─ Ela fez isso por que os peixes a estavam mordendo.Mas quer saber o por quê de ela enterrar a pata porquê? |
Question 2 |
Tema: Língua Portuguesa
(PUC-SP 2013)
Para responder à questão, considere o trecho abaixo, de Jorge Amado.Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba (Gabriela, cravo e canela: crônica de uma cidade do interior. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p.76Assim como, segundo o padrão culto escrito, está correto o emprego deA | a golpes, o está o de “talhou a fruta a vários pedaços”. |
B | deslizar, o está o de “paralizar” |
C | sujeira, o está o de “tarjeta”. |
D | Como se não existissem as pedras, o está o de “Como se não bastasse as dificuldades todas”. |
E | era ainda visível, o está o de “As ranhuras em sua perna era ainda visível”. |
Question 3 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Modernismo, como fenômeno cultural e artístico, se disseminou a partir da Europa, entre fins do século XIX e princípio do século XX. Através das diferentes formas de expressão, como música, pintura, arquitetura, esse movimentoA | procurou romper com os padrões estéticos acadêmicos então vigentes. |
B | questionou a validade da ciência, por não repercutir sobre a vida social. |
C | condenou o progresso, pelos seus efeitos negativos sobre a sociedade. |
D | renovou a proposta de volta ao estilo clássico, através da leitura realista. |
E | criticou as transformações impostas pela industrialização e pela tecnologia. |
Question 4 |
Tema: Literatura
(Atenas Sete Lagoas 2019)
A Semana de 22 foi o marco inicial de entrada do modernismo no Brasil. Esse evento, além de marcar uma ruptura com a tradição cultural brasileira, ainda de caráter colonial, instaurou no país as tendências europeias de vanguarda. Após a Semana de Arte Moderna, literatos, músicos, artistas plásticos e pensadores firmaram os ideais do movimento em revistas, manifestos etc.Marque a alternativa que expõe corretamente alguns aspectos estéticos da primeira geração modernista.A | A manutenção do português clássico na literatura, como forma de valorizar a língua e afastá-la de uma linguagem popular e simples. |
B | Diferentemente dos movimentos vanguardistas europeus, o modernismo brasileiro foi marcado por uma transição tranquila, sem conflitos intensos. |
C | Continuidade do plano formal simbolista e parnasiano, com a retomada de temas populares e folclóricos. |
D | Aversão a todas as influências estéticas exteriores, principalmente as lusitanas; separatismo como busca de um nacionalismo genuíno. |
E | Antipassadismo: repulsa às concepções românticas, naturalistas e parnasianas; busca por um nacionalismo crítico e “antropofágico”. |
Question 5 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCC 2012)
Minha jangada vai sair pro mar Vou trabalhar, meu bem querer Se Deus quiser quando eu voltar do mar Um peixe bom eu vou trazer Meus companheiros também vão voltar E a Deus do céu vamos agradecerOs versos acima, de uma música de Dorival Caymmi, abordam predominantemente,A | a exploração a que estão sujeitos os trabalhadores que dependem do mar para sobreviver. |
B | a competição acirrada entre os pescadores pelos melhores pontos de pesca, |
C | o respeito às condições ambientais como garantia da preservação dos recursos da natureza. |
D | o trabalho dos pescadores, na busca de sua sobrevivência cotidiana. |
E | a religiosidade dos pescadores, em que se misturam elementos de origem africana. |
Question 6 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNITINS 2018)
Identifique, respectivamente, o sentido que as conjunções constroem nas frases a seguir.1. O problema é que as cobranças e as fontes de estresse são tão intensas que logo a escolha de ir com a maré vira um problema. 2. Segundo Strecher, é definir objetivos diferentes, porém bem claros para cada área de importância em nossasvidas. 3. A segunda regra é iniciar o quanto antes, mesmo sabendo que nunca é tarde para começarA | concessão; concordância; consequência. |
B | consequência; condição; concessão. |
C | consequência; conformidade; concessão |
D | concessão; consecução; consequência |
E | conformidade; concessão; condição |
Question 7 |
Tema: Língua Portuguesa
(UERJ 2019)
Saúde públicaMunicípio e Porto do Rio de JaneiroEm fevereiro do anno de 1876 a febre amarella foi amiudando os seus accommettimentos, Especialmente na cidade do Rio de Janeiro; e receando-se por isso que progredisse em sua marcha e se tornasse epidemia, julguei conveniente providenciar desde logo.Incumbi uma commisão especial, facultando-lhe os precisos recursos, de investigar e remover, quanto fosse praticável, as causas que mais directa e immediatamente pudessem concorrer para o desenvolvimento da febre amarella, particularmente nos lugares onde pessoas pobres se aglomeravam.Adaptado de Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (RJ) – 1844 a 1885.No quinto parágrafo, são apresentadas duas hipóteses acerca da disseminação da febre amarela.A marca verbal que evidencia a formulação dessas hipóteses é o uso de:A | modo subjuntivo |
B | futuro do pretérito |
C | forma no gerúndio |
D | voz ativa |
Question 8 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
O Romantismo brasileiro se distinguiu, em relação a outros períodos da literatura nacional, pois:A | desvalorizou a opção pelo romance regionalista, o qual preferia tramas, cenários e personagens próprios de diferentes regiões. |
B | fugia, em seus folhetins, comuns na época, ao interesse pelo romance urbano e às críticas à sociedade da época. |
C | afirmava a superioridade da observação de aspectos objetivos da realidade, descartando, então, as impressões subjetivas. |
D | defendia o nacionalismo, inclusivamente na valorização da natureza, da cultura e da língua portuguesa em uso no Brasil. |
E | foi influenciado pelo determinismo social, segundo o qual o ser humano – em ações, personalidade e condições de vida – seria produto do meio social. |
Question 9 |
Tema: Literatura
(UFAM 2018)
Sobre o Arcadismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:A | A Conjuração Mineira resultou na prisão de todos os poetas árcades, os quais escreveram todos os seus poemas no cárcere. |
B | Marília de Dirceu foi uma heroína fundamental à Conjuração Mineira. |
C | Dirceu trocou cartas com sua amada Marília e estas correspondências foram organizadas e publicadas com o título de Cartas Chilenas. |
D | A sorte está lançada (alea jacta est) foi um lema do Arcadismo no Brasil. |
E | A sorte está lançada (alea jacta est) foi um lema do Arcadismo no Brasil. |
Question 10 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFRGS 2018)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 01, 20 e 24, nessa ordem.A | Às vezes – têm – lhe |
B | Às vezes – tem – lhe |
C | As vezes – têm – o |
D | Às vezes – tem – o |
E | As vezes – têm – lhe |
Question 11 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
João Guimarães Rosa, com a obra Sagarana, um conjunto de contos, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional. Sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, podemos afirmar que:A | Augusto Matraga transforma-se na narrativa após ser surrado, o que permite interpretar esta transformação como uma morte para a vida de maldades e um renascimento para a vida devota e contrita; |
B | Augusto Matraga é um fazendeiro que nunca trabalhou, dominado por sua mulher e decadente nas finanças e na política, desrespeitando a todos; |
C | Os jagunços que aparecem no conto são vistos como seres irracionais, que praticam a violência para satisfazer seus impulsos sanguinários; |
D | trata-se de um conto em que se narram as aventuras de um burocrata em busca de afirmação social; |
E | O lema de vida de Augusto Matraga era a frase dita por Seu Joãozinho Bem-Bem: “cada um tem a sua hora e a sua vez, você há de ter a sua”. |
Question 12 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
O estilo de época que surge no Brasil na última década do século XIX e que se destaca pela produção poética dos autores a ele vinculados, entre os quais Cruz e Sousa, é oA | Simbolismo |
B | Parnasianismo |
C | Pré-Modernismo |
D | Romantismo |
E | Arcadismo |
Question 13 |
Tema: Língua Portuguesa
(FCM PB 2018)
Em “[...]e nós uns trogloditas um pouco menos disfarçados do que hoje, [...]”, a palavra em destaqueA | submete-se ao processo de flexão de gênero |
B | tem função adverbial, traduzindo a ideia de intensidade. |
C | tem função adjetiva, referindo-se ao termo trogloditas. |
D | modifica o termo “hoje” de valor temporal. |
E | traduz a ideia de modo, referindo-se ao termo “disfarçados”. |
Question 14 |
Tema: Literatura
(UNIFOR 2018)
Canção do exílioMinha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá.DIAS, Gonçalves. In: RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: Edusp, 2002. p. 320.O poema lido pertence aoA | Barroco, por apresentar uma oposição do Antropocentrismo (homem) ao Teocentrismo (Deus). |
B | Parnasianismo porque o autor trata o tema com base na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção |
C | Realismo, pois apresenta descrições objetivas com a finalidade de mostrar a realidade de forma fidedigna |
D | Romantismo, uma vez que apresenta subjetivismo, sentimentalismo e exaltação da natureza. |
E | Naturalismo, pois aborda a existência humana de forma materialista |
Question 15 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESC 2018)
Relacione corretamente as colunas quanto ao processo de formação das palavras: A) Desleal ( ) Derivação prefixal e sufixal B) Felicidade ( ) Composição por aglutinação C) Engordar ( ) Derivação prefixal D) Infelicidade ( ) Hibridismo E) Passatempo ( ) Composição por justaposição F) Embora ( ) Derivação parassintética G) Burocracia ( ) Derivação sufixal A ordem correta, de cima para baixo, da coluna à direta, é:A | G – E – F – D – A – B – C. |
B | D – F – A – G – E – C – B. |
C | B – D – F – C – E – G – A. |
D | F – C – E – B – G – A – D. |
E | C – G – E – B – D – F – A. |
Question 16 |
Tema: Língua Portuguesa
(SERES PE 2010)
A compreensão dos enunciados abaixo nos faz ver que a norma da concordância verbal foi respeitada emA | Destruiu-se infelizmente todas as provas do crime |
B | Percebe-se alguns erros neste trabalho |
C | Dão-se aulas de piano |
D | Via-se, lá do alto, as pessoas que se dirigiam ao estádio |
E | Nesta empresa, precisam-se de vários eletricistas |
Question 17 |
Tema: Língua Portuguesa
(UNESPAR 2018)
No contexto deste post, o slogan de campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos (“Faça a América grande de novo!”) e a imagem destacando a etiqueta de procedência de uma peça de gravata de coleção assinada pelo mesmo Donald Trump (“Made in China”/”Hecho en China” = Feito na China) expressam uma relação de:A | Condicionalidade |
B | Contradição |
C | Proporcionalidade |
D | Exemplificação |
E | Consequência |
Question 18 |
Tema: Literatura
(ACAFE 2018)
Sobre a literatura brasileira, relacione a coluna da esquerda com a obra citada na coluna da direita.( 1 ) Criado por um dos líderes da primeira geração modernista, o protagonista se transforma a cada instante, assumindo as feições das diferentes etnias que deram origem ao povo brasileiro (índios, negros, europeus). ( 2 ) Através de Aurélia, esse autor romântico faz uma dura crítica à sociedade da época, que espera que as moças arrumem um marido para assumir o perfil idealizado para as moças honestas. ( 3 ) Sua estreia oficial no mundo das letras aconteceu com a publicação do romance Perto do Coração (1943), mas sua obra mais conhecida relata a vida de Macabéa, alagoana que vive no Rio de Janeiro. ( 4 ) Trata-se de um romance, escrito no século XIX, em que o protagonista não conta uma história de amor, não apresenta aventuras, nem cria situações de suspense. ( 5 ) Poema em que o autor situa a cena bíblica do nascimento de Cristo em um manguezal do Recife, representada pelo nascimento do filho de um carpinteiro pernambucano.( ) A Hora da Estrela ( ) Memórias Póstumas de Brás Cubas ( ) Macunaíma ( ) Morte e Vida Severina ( ) SenhoraA sequência correta, de cima para baixo, é:A | 2 - 3 - 5 - 1 - 4 |
B | 3 - 5 - 4 - 1 - 2 |
C | 5 - 3 - 2 - 4 - 1 |
D | 3 - 4 - 1 - 5 - 2 |
Question 19 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFCE 2014)
São exemplos de metáfora, excetoA | O enorme rio é uma serpente no meio da floresta. |
B | Os medos são o porão da alma. |
C | Hitler foi cruel como uma fera selvagem. |
D | O pavão é um arco-íris de plumas. (Rubem Braga) |
E | Lá fora, a noite é um pulmão ofegante. (Fernando Namora) |
Question 20 |
Tema: Língua Portuguesa
(IFN-MG 2018)
Considere a utilização da preposição para nas ocorrências que se seguem.I - As iniciativas da sociedade brasileira têm sido incipientes como prática preventiva para proteger a água. II – “(...) de um modelo econômico que considera água e natureza como meros ativos de mercado, impondo um modelo ineficaz para prover acesso à água e ao saneamento para o conjunto da humanidade.” III - “Há destruição e exclusão, enquanto deveria haver sustentabilidade e proteção do meio ambiente e da vida, para as atuais e futuras gerações.”. IV – “visando à construção de um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade (ecológica, social, espacial, cultural, econômico-financeira etc.) para países e até continentes, como a América do Sul e a África.”A preposição para introduz ideia de objetivo, finalidade:A | Em I, II e IV. |
B | Em I, III e IV. |
C | Em I. |
D | Em I e II. |
Question 21 |
Tema: Língua Portuguesa
(FAMP 2019)
Observe o seguinte anúncio publicitário.Neste trecho da imagem: “Infelizmente não podemos te ajudar com isso, mas podemos te ajudar a esquecer essas coisas...”, podemos afirmar que a conjunção destacada pode ser substituída, sem que haja a perda de sentido, por:A | no entanto |
B | bem como |
C | pois |
D | porque |
Question 22 |
Tema: Língua Portuguesa
(UFPR 2018)
TV a Serviço da Tecnologia e do RacismoOs meios de comunicação, todos eles, têm sido braço direito e esquerdo da propagação das tecnologias da estrutura racista. Isso é uma verdade que se pode confirmar com absoluta facilidade em todos os veículos de comunicação disponíveis, em especial a televisão.O poderoso e influente jornalista Assis Chateaubriand foi o responsável pela primeira transmissão televisiva no Brasil, em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi, em São Paulo. No ano seguinte, seria a vez de o Rio de Janeiro ser contemplado com essa novíssima ferramenta, viabilizada por recursos importados dos Estados Unidos. O Brasil, então, passou a ser o quarto país do mundo a operar esse tipo de veículo, ficando atrás apenas da Inglaterra, França e dos próprios Estados Unidos. O país seguia pouco mais de meio século de pós-abolição. Uma pós-abolição que ora tentava se livrar das sobras humanas, cuja exploração explícita já não era mais permitida pela lei, ora se valia da fragilidade dessas sobras vivas para prosseguir com os acúmulos de riqueza construída à custa da exploração histórica e não reparada. [...](Joice Beth, Le Monde Diplomatique Brasil, junho/2017, p. 38. Adaptado.)Com relação à palavra “sobras” citada na última frase do texto, é correto afirmar que refere:A | os líderes abolicionistas. |
B | os recursos humanos da TV. |
C | a sociedade manipulada pela TV. |
D | os negros pós-abolição. |
E | os profissionais da tecnologia televisiva. |
Question 23 |
Tema: Língua Portuguesa
(FMABC 2018)
A alternativa que apresenta redação clara e em concordância com a norma-padrão da língua é:A | O que o famoso artista publicou nas redes sociais foi mera retalhação, pois queria se vingar das ofensas sofridas pelas centenas de críticas, inclusive bastante reprovável. |
B | O coordenador do grupo enfatizou que é necessário que todos têm consciência do que está por vir, pois somente assim, estarão preparados para atender a qualquer demanda |
C | Hoje ele enfrenta quaisquer desafios e evita os excessos que cometeu, tanto ao rejeitar trabalho, como também ao agir sem a discrição necessária a um bom profissional. |
D | A equipe de pintores designada para encobrir as pichações nas ruas, poucas, aliás, fizeram relatos interessantes sobre o que encontraram nelas. |
E | Procuraram consolar-lhe da perda da partida e das críticas que recebeu, que respondeu a elas com a serenidade de um jogador que sabe reconhecer méritos e seus limites. |
Question 24 |
Tema: Literatura
(FPP 2017)
A obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, tem despertado interesse pela sua construção narrativa e temática.Sobre a obra podemos afirmar que:A | revela o compromisso de Bentinho com a apresentação de evidências ao leitor do adultério de Capitu, que é comprovado ao final da narrativa. |
B | revela questões sociais do século XIX, tais como o sofrimento das populações do sertão brasileiro e o desemprego. |
C | focaliza o que se passa na mente de Bentinho, especialmente suas reflexões, suspeitas e insinuações a respeito do possível adultério da esposa. |
D | confirma o ceticismo de Machado de Assis, com agudas análises psicológicas, apesar do final feliz do romance com a reaproximação de Bentinho e Capitu. |
E | revela o estilo irônico de Machado de Assis, seu exame das virtudes dos personagens e busca da promoção de uma visão otimista do mundo. |
Question 25 |
Tema: Língua Portuguesa
(EEAR 2019)
Marque a alternativa que apresenta correta classificação do sujeito.A | Choveu elogio na noite da premiação. (Sujeito Inexistente) |
B | O conflito armado é movido pela ideia de paz futura. (Sujeito Paciente) |
C | Faria tudo de novo, na tentativa de mais um acerto. (Sujeito expresso) |
D | Aniquilaram as fontes de resistência na zona de conflito do país. (Sujeito Oculto) |
Question 26 |
Tema: Literatura
(UPF 2018)
_____________ estabelece um diálogo com o Romance de 30, ao colocar no centro da história uma personagem que migra de Alagoas para a cidade de(o) ______________, onde vive muitas desventuras, e que acaba morrendo atropelada logo após consultar uma cartomante que prevê ________________Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.A | Vidas secas/ São Paulo / o casamento da protagonista com um estrangeiro. |
B | A hora da estrela / São Paulo / um futuro feliz para a protagonista. |
C | Vidas secas / São Paulo / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
D | A hora da estrela / Rio de Janeiro / o retorno da protagonista à sua terra natal. |
E | A hora da estrela / Rio de Janeiro / um futuro feliz para a protagonista. |
Question 27 |
Tema: Língua Portuguesa
(ENEM 2015)
Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamenteTodos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função éA | alertar sobre os riscos da falta de sustentabilidade do mercado de recicláveis |
B | apresentar dados estatísticos sobre a reciclagem no país |
C | revelar os altos índices de acidentes nas rodovias brasileiras poluídas nos últimos anos |
D | conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental e de segurança nas rodovias |
E | divulgar a quantidade de produtos reciclados retirados das rodovias brasileiras |
Question 28 |
Tema: Língua Portuguesa
(UP 2019)
Considere a seguinte frase:Outro suporte de leitura não convencional da história da humanidade era o quipu, o livro dos Incas, ______ consistia em uma cordinha com fios presos e separados por nós de diversas cores, ______ formato lembra um colar colorido e exuberante.Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima.A | que – cujo |
B | cujo – onde o. |
C | onde – que o |
D | onde – cujo |
E | que – onde o |
Question 29 |
Tema: Literatura
(CESMAC 2019)
Um dos principais temas do Romantismo brasileiro foi o indigenismo. Poetas e prosadores como Gonçalves Dias, Machado de Assis e José de Alencar exploraram em suas obras, dentro de uma perspectiva mítica, a figura do índio. No caso de José de Alencar, quais dos seus romances versam sobre a temática indigenista?A | Ubirajara, Confederação dos Tamoios e Ocidentais |
B | Ubirajara, Ocidentais e Confederação dos Tamoios |
C | Iracema, O Guarani e Ubirajara |
D | Iracema, o Guarani e De Ierecê a Guaná |
E | O Guarani, Iracema e Vozes d’África |
Question 30 |
Tema: Literatura
(UP 2018)
Sobre Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, é INCORRETO afirmar:A | Clara dos Anjos, romance publicado postumamente, pode ser compreendido como a narrativa do destino quase que coletivo das moças negras na sociedade brasileira, como sugere, aliás, a epígrafe escolhida pelo autor a partir de um texto do historiador João Ribeiro. |
B | Cassi Jones é rapaz de família pertencente à elite carioca urbana, não possui uma profissão definida, gasta grande parte de seu tempo em uma vida boêmia, e tem por hábito seduzir moças inocentes e pobres para depois abandoná-las à sorte, como acontece com Clara. |
C | No desenvolvimento da trama, é possível perceber uma atenção especial, ainda que não exclusiva, sobre os hábitos musicais das personagens (modinhas, polcas etc.) e a relação do homem pobre com a cultura letrada. |
D | A obra de Lima Barreto demonstra uma preocupação forte em refletir sobre o processo de urbanização implementado no início do século XX no Rio de Janeiro; e o romance Clara dos Anjos pode ser tomado como um bom exemplo dessa preocupação, já que a narrativa se concentra nos subúrbios cariocas e nos dilemas de seus habitantes, em especial na integração do pobre e/ou negro à sociedade brasileira. |
E | O narrador do romance é onisciente intruso, isto é, não só tem um conhecimento amplo sobre as personagens e os eventos, como apresenta o sentimento dessas mesmas personagens e tece comentários, por vezes avaliativos, sobre costumes e atitudes dos envolvidos na trama. |
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Ler, fazer resumos e responder às questões não é suficiente: é com a resolução de simulados que o estudante se sente, de fato, dentro do ENEM. Associar o tempo curto da prova e a análise de cada alternativa é uma questão de prática e esta é adquirida com os simulados.
DICA: Confira tudo sobre a Prova do ENEM!
Linguagens e Códigos – ENEM
Para analisar o conhecimento dos estudantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) faz uso de textos diferentes para serem interpretados. Deste modo, podem ser matérias jornalísticas, textos acadêmicos, poemas e muito mais.
É normal que sejam combinadas várias linguagens em uma única questão. A fim de analisar se o estudante sabe as suas particularidades e como elas alteram a mensagem final.
Algumas habilidades que a prova do ENEM exige do estudante na parte de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias são:
- Reconhecer manifestações corporais de grupos sociais;
- Analisar várias produções artísticas;
- Relacionar concepções artísticas e produções literárias;
- Analisar função de linguagem predominante;
- Identificar marcas linguísticas em textos de gêneros variados;
- Relacionar o desenvolvimento comunicativo da sociedade e as tecnologias.
Se preferir, veja como arrasar na redação do ENEM!
Temas mais cobrados de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias no ENEM
Quem se inscreve no ENEM fica sabendo os conteúdos de todas as provas consultando o conteúdo programático do ensino médio.
Todavia, há matérias mais cobradas que outras e, no caso de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, há:
- Análise de escolas literárias;
- Funções da linguagem;
- Gêneros textuais: quais são os mais comuns, a possibilidade de surgirem novos gêneros e quais os contextos de comunicação dos existentes;
- Gramática relacionada à Semântica;
- Figuras de linguagem;
- Norma popular e culta;
- Interpretação e produção de texto.
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!