O Simulado Enem 2025 foi elaborado para você estudante que está prestes a fazer o Exame Nacional de Ensino Médio em novembro!
O simulado Enem é totalmente gratuito e online!
E ainda, trata-se de uma base de estudo e teste de conhecimentos prático! Pois assim, você poderá verificar como estão seus estudos e também, ver em qual matéria precisa estudar mais!
Faça o SIMULADO ENEM COMPLETO – 2025
Simulado ENEM 2025
Este é o simulado da prova do Enem.
- Aqui você tem mais de 250 questões diferentes para responder;
- Divididas em 16 temas diferentes;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- As questões são ordenadas aleatoriamente, então cada vez que você fizer o simulado haverá novas questões!
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2025.
Question 1 |
Tema: Matemática
(ENEM/2017)
Em alguns países anglo-saxões, a unidade de volume utilizada para indicar o conteúdo de alguns recipientes é a onça fluida britânica. O volume de uma onça fluida britânica corresponde a 28,4130625 mL.A título de simplificação, considere uma onça fluida britânica correspondendo a 28 mL.Nessas condições, o volume de um recipiente com capacidade de 400 onças fluidas britânicas, em cm3, é igual a:A | 1,12 |
B | 1 120 |
C | 11 200 |
D | 112 |
E | 11,2 |
Question 2 |
Tema: Literatura
(ENEM 2016)
ReceitaTome-se um poeta não cansado, Uma nuvem de sonho e uma flor, Três gotas de tristeza, um tom dourado, Uma veia sangrando de pavor. Quando a massa já ferve e se retorce Deita-se a luz dum corpo de mulher, Duma pitada de morte se reforce, Que um amor de poeta assim requer.SARAMAGO, J. Os poemas possíveis. Alfragide: Caminho, 1997.Os gêneros textuais caracterizam-se por serem relativamente estáveis e podem reconfigurar-se em função do propósito comunicativo. Esse texto constitui uma mescla de gêneros, poisA | introduz procedimentos prescritivos na composição do poema. |
B | utiliza linguagem figurada na construção do poema. |
C | apresenta organização estrutural típica de um poema. |
D | explicita as etapas essenciais à preparação de uma receita. |
E | explora elementos temáticos presentes em uma receita. |
Question 3 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Assinale a alternativa correta em relação ao acento grave indicativo de crase estabelecido pela norma culta da língua.A | Mas o boi continua sobre às pernas, mais duro que o samburá de cipó, os olhos de carvão imóveis e tristes. |
B | Naquela época, a morte de um pescador por sezão cheirava à ironia na vila. |
C | As mulheres de saias domingueiras, algumas com o filho no colo, ficavam à espreitar os maridos. |
D | À vista dos samburás com uns mirrados peixinhos, a comunidade se entristecia. |
E | Depois o boi adoeceu; ficou caído, à moscas, imóvel e rijo na sua armação de bambu verde. |
Question 4 |
Tema: Sociologia
(PM AL 2012)
No período compreendido entre os anos de 1889 e 1930, vigeu no Brasil a Primeira República, cujo colapso foi oficializado pela Revolução de 1930, a qual deu origem à Era Vargas (1930-1945). O regime republicano instituído no Brasil, surgido de um golpe de Estado protagonizado por militares do Exército, foi caracterizado por muitos como a negação do próprio conceito de República. Entre os aspectos mais característicos dessa primeira etapa da República brasileira incluem-seA | a redução drástica do poder decisório das oligarquias estaduais e o surgimento de novos partidos políticos |
B | a acentuada participação da sociedade no processo político e a redução das desigualdades sociais |
C | a inexistência de manifestações políticas do segmento militar e o surgimento dos primeiros sindicatos |
D | o voto a descoberto — um direito exclusivo de homens — e as recorrentes fraudes eleitorais |
E | a facilidade de acesso à educação formal e o reduzido número de analfabetos |
Question 5 |
Tema: Literatura
(UFF 2010)
Assinale a opção correta.A | O Neoclassicismo relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era. |
B | O Simbolismo relaciona-se com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é. |
C | O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral. |
D | O Modernismo relaciona-se com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo. |
E | O Realismo relaciona-se com um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas aliterações. |
Question 6 |
Tema: Filosofia
(FUNCAB 2014)
Um dos grandes temas de estudo da Filosofia moral é o da relação entre ética e liberdade. Sobre esse assunto é correto afirmar que:A | a interiorização da oral exclui a possibilidade da transgressão da norma |
B | a ampliação do grau de consciência e liberdade não põe em risco a norma estabelecida, já que esta se apoia na herança dos valores recebidos pela tradição |
C | a liberdade, entendida como autodeterminação, pressupõe a capacidade do sujeito moral em controlar seus impulsos e paixões |
D | a observância ou aceitação das normas sociais independe da educação moral dos indivíduos |
E | a conduta ética não implica na livre e consciente aceitação da norma estabelecida |
Question 7 |
Tema: Português
(UFRGS 2017)
A | O Brasil ter sido descoberto por portugueses e não por chineses. – Portugueses, e não chineses, terem descoberto o Brasil. |
B | Nunca lhe propusemos esta questão relacional e reveladora. – Esta questão relacional e reveladora nunca lhe foi proposta. |
C | A pergunta, na sua discreta singeleza, permite descobrir algo muito importante. – Algo muito importante é perguntado, na sua discreta singeleza. |
D | Trata-se, sempre, da questão de identidade. – É tratado, sempre, da questão de identidade. |
E | Como os dois formam uma realidade única. – Como uma realidade única é formada pelos dois. |
Question 8 |
Tema: Matemática
(UEA/2014)
Ao estudar um exemplar de uma espécie de peixe ornamental, os pesquisadores constataram que, no 1° dia de observação, o comprimento do peixe era de 2 cm e que, até o 10.° dia de observação, o comprimento desse peixe obedeceu à função y = 2 + log2 x, sendo y o comprimento, em cm, e x o número de dias, com 1 ≤ x ≤ 10.Usando log 2 ≅ 0,30 e log 3 ≅ 0,48, é correto afirmar que o comprimento do peixe, em cm, no 6.° dia, eraA | 4,8. |
B | 4,0. |
C | 4,2. |
D | 4,4. |
E | 4,6. |
Question 9 |
Tema: Física
(ENEM 2014)
É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A conseqüência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt. Acesso em: 20 maio 2014 (adaptado).Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos?A | Vermelho |
B | Magenta |
C | Ciano |
D | Amarelo |
E | Verde |
Question 10 |
Tema: Geografia
(VUNESP 2014)
A política global russa transformou-se profundamente no século XXI. Logo, algumas ações na “era Putin” buscaram restabelecer a hegemonia de Moscou no cenário geopolítico, entre elas:A | organizar ofensivas sangrentas que não pouparam civis e arrasaram os povoados nômades oriundos da Ásia Central |
B | evitar que repúblicas como a Ucrânia, a Geórgia e o Azerbaijão aprofundassem suas políticas de aproximação com o Ocidente |
C | fornecer petróleo a custo zero para as repúblicas da CEI e para os Estados bálticos, a fim de assegurar o controle da região |
D | privatizar as companhias de gás e de eletricidade para aproximar-se diplomaticamente da União Europeia |
E | investir em acordos bilaterais com os EUA e cooperar no combate ao terrorismo islâmico |
Question 11 |
Tema: Educação Física
(ENEM 2014)
O boxe está perdendo cada vez mais espaço para um fenômeno relativamente recente do esporte, o MMA. E o maior evento de Artes Marciais Mistas do planeta é o Ultimate Fighting Championship, ou simplesmente UFC. O ringue, com oito cantos, foi desenhado para deixar os lutadores com mais espaço para as lutas. Os atletas podem usar as mãos e aplicar golpes de jiu-jitsu. Muitos podem falar que a modalidade é uma espécie de vale-tudo, mas isso já ficou no passado: agora, a modalidade tem regras e acompanhamento médico obrigatório para que o esporte apague o estigma negativo. CORREIA, D. UFC: saiba como o MMA nocauteou o boxe em oito golpes. Veja, 10 jun. 2011 (fragmento). O processo de modificação das regras do MMA retrata a tendência de redimensionamento de algumas práticas corporais, visando enquadrá-las em um determinado formato. Qual o sentido atribuído a essas transformações incorporadas historicamente ao MMA?A | As transformações do MMA visam delimitar a violência das lutas, preservando a integridade dos atletas e enquadrando a modalidade no formato do esporte de espetáculo. |
B | As transformações do MMA aumentam o grau de violência das lutas, favorecendo a busca de emoções mais fortes tanto aos competidores como ao público. |
C | As modificações incorporadas ao MMA têm por finalidade aprimorar as técnicas das diferentes artes marciais, favorecendo o desenvolvimento da modalidade enquanto defesa pessoal. |
D | As mudanças de regras do MMA atendem à necessidade de tornar a modalidade menos violenta, visando sua introdução nas academias de ginástica na dimensão da saúde. |
E | a modificação das regras busca associar valores lúdicos ao MMA, possibilitando a participação de diferentes populações como atividade de lazer. |
Question 12 |
Tema: Biologia
(UNIFAP 2007)
No Estado do Amazonas, o Tucunaré (Cichla monoculus) e o Tambaqui (Colossoma macropomum) são peixes muito apreciados na culinária regional. Pela análise dos nomes científicos acima citados, podemos concluir que esses animais diferem quanto aA | Espécie |
B | Reino |
C | Classe |
D | Ordem |
E | Família |
Question 13 |
Tema: Inglês
(URCA 2010)
Check the alternative which DOES NOT contain an example of possessive case.A | “Of the four bidding cities... " |
B | “...a rich tapestry of neighborhoods...” |
C | “...his Hawaii upbringing...” |
D | ...”its sense of diversity...” |
E | “...South America's bid.” |
Question 14 |
Tema: Filosofia
(UFF 2010)
José Bonifácio de Andrada e Silva, homem público e cientista respeitado na Europa, desempenhou papel decisivo no processo de emancipação do Brasil. De ideias avançadas, defendeu a extinção do escravismo, a valorização da pequena e da média propriedade, o uso racional dos recursos naturais e a tese pioneira da preservação do meio ambiente. Ele achava que a finalidade última da ciência é contribuir para o bem da humanidade de modo racional e eficiente.As ideias que influenciaram diretamente a formação intelectual e política de José Bonifácio estão contidas noA | Naturalismo |
B | Renascimento |
C | Jacobinismo |
D | Iluminismo |
E | Socialismo |
Question 15 |
Tema: Física
(CONSULPLAN 2016)
Um objeto de massa 600 g é arremessado verticalmente para baixo com velocidade inicial de 20 m/s do alto de uma torre atingindo o solo com uma energia cinética de 900J. Desprezando a resistência com o ar e considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2 , então a altura dessa torre é de:A | 160 m. |
B | 120 m |
C | 140 m. |
D | 150 m. |
E | 130 m |
Question 16 |
Tema: Espanhol
(ENEM 2013)
Duerme negritoDuerme, duerme, negrito, que tu mamá está en el campo, negrito... Te va a traer codornices para ti. Te va a traer rica fruta para ti. Te va a traer carne de cerdo para ti. Te va a traer muchas cosas para ti [...] Duerme, duerme, negrito, que tu mamá está en el campo, negrito... Trabajando, trabajando duramente, trabajando sí. Trabajando y no le pagan, trabajando sí.Disponível em: http://letras.mus.br. Acesso em: 26 jun. 2012 (fragmento).Duerme negrito é uma cantiga de ninar da cultura popular hispânica, cuja letra problematiza uma questão social, aoA | destacar o orgulho da mulher como provedora do lar. |
B | destacar o orgulho da mulher como provedora do lar. |
C | retratar a precariedade das relações de trabalho no campo. |
D | ressaltar a inserção da mulher no mercado de trabalho rural. |
E | exaltar liricamente a voz materna na formação cidadã do filho. |
Question 17 |
Tema: Educação Artística
(FUNIVERSA 2015)
Formadas quase simultaneamente em vários pontos do Brasil, o que conferia repercussão nacional ao repertório, as bandas da guarda nacional contribuíram para a valorização da profissão de músico por meio da “guerra de prestígio"" estabelecida, desde meados do século XIX, com bandas de regimentos de primeira linha.José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998 (com adaptações).A respeito da história das artes no Brasil, do texto e dos aspectos por ele suscitados, assinale a alternativa correta.A | As bandas de música das escolas mantinham estilo próprio de música e composições, afastando-se, ao máximo, de suas congêneres profissionais militares |
B | Na segunda metade do século XIX, havia poucas oportunidades para ouvir música instrumental. Destacavam-se, entre essas poucas oportunidades, as apresentações de bandas de música nas praças e nos coretos das cidades |
C | A prática do canto coral, atividade muito difundida em período pretérito da história da educação musical no Brasil, encontrava em Kodaly seu mais ferrenho crítico |
D | Heitor Villa-Lobos foi um grande entusiasta do trabalho das bandas de música nas escolas |
E | A área de educação musical não se afina com o trabalho de bandinhas rítmicas, razão pela qual tais grupos deixaram de existir nas escolas públicas e privadas. |
Question 18 |
Tema: Matemática
UFCS 2011
A reta que passa pela origem e pelo ponto médio do segmento AB com A=(0,3) e B=(5,0) tem qual coeficiente angular?A | 3/5 |
B | 1 |
C | 2/5 |
D | 3/2 |
Question 19 |
Tema: Geografia
(EsPCEx 2013)
“O Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa no mundo, segundo o relatório Who is winning the Clean Energy Race (Quem está ganhando a corrida da energia limpa, em tradução livre). (…) Os dados, que não incluem energia nuclear, mostram gastos de 8 bilhões de dólares pelo País, no setor em 2011, contra os 6,9 bilhões do ano anterior.”Sobre as fontes de energia limpa utilizadas em nosso País, podemos afirmar que:I) são assim chamadas pois trata-se de fontes de energia não poluentes, não emissoras de carbono, além de renováveis.II) por ser um país privilegiado em termos de radiação solar, a participação da energia solar na matriz energética brasileira é a maior dentre as fontes de energia renováveis utilizadas.III) apesar do elevado custo de instalação, a energia eólica é uma fonte de energia limpa a custo zero que, no Brasil, é utilizada principalmente para bombeamento de água na irrigação.IV) embora a biomassa proveniente da cana seja considerada uma fonte de energia limpa, sua utilização como fonte de energia vem se reduzindo, uma vez que as queimadas durante a colheita da cana-de-açúcar geram grande poluição do ar.Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.A | II e IV |
B | I e II |
C | III e IV |
D | I, II e IV |
E | I e III |
Question 20 |
Tema: História
(VUNESP 2015)
As guerras da Revolução Francesa e de Napoleão I abalaram profundamente as monarquias e os impérios europeus. As invasões francesas desencadearam a resistência e despertaram a consciência das populações nos territórios ocupados. (...) Em 1815, o Congresso de Viena e a Santa Aliança esforçaram-se, sem sucesso, para conter as reivindicações políticas e nacionais dos povos.(Armelle Enders, Marieta Ferreira e Renato Franco, História em curso: da Antiguidade à globalização)Os autores descrevem o contextoA | durante o qual as potências europeias fizeram a partilha da África e da Ásia |
B | que influenciou os movimentos de independência das colônias latino-americanas |
C | de expansão dos regimes totalitários de esquerda e direita pela Europa |
D | em que se desenvolveram o sistema feudal e o teocentrismo na Europa |
E | responsável por golpes que implantaram ditaduras militares na América Latina |
Question 21 |
Tema: Sociologia
(PM RJ 2014)
Sobre o conceito de cultura é incorreto afirmar:A | A cultura é o processo de conhecimento erudito que o homem adquire no decorrer de sua vida, caracterizando-se como pessoas cultas ou não cultas. |
B | A cultura é a diversidade de elementos que o ser humano desenvolve e utiliza para compreender o mundo e a si mesmo, seja ao estabelecer uma relação com outro, seja com as coisas |
C | A cultura se define como uma trama de sentidos e significados transmitidos por símbolos, mitos, acontecimentos, relatos, práticas e reconstruções que expressam uma compreensão e reconstrução do sentido da totalidade da existência e dos sujeitos entre si. |
D | A cultura é o princípio, a origem de todo e qualquer sistema cultural e se caracteriza como um processo permanente em construção, desconstrução e reconstrução |
Question 22 |
Tema: Física
(UFF 2010)
Quando se retira uma garrafa de vidro com água de uma geladeira, depois de ela ter ficado lá por algum tempo, veem-se gotas d’água se formando na superfície externa da garrafa.Isso acontece graças, principalmente, àA | diferença de pressão, que é maior no interior da garrafa e que empurra a água para seu exterior |
B | condução de calor através do vidro, facilitada por sua porosidade |
C | porosidade do vidro, que permite a passagem de água do interior da garrafa para sua superfície externa |
D | condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. |
E | diferença de densidade entre a água no interior da garrafa e a água dissolvida no ar, que é provocada pela diferença de temperaturas |
Question 23 |
Tema: Matemática
(ENEM 2010)
Uma fábrica produz barras de chocolates no formato de paralelepípedos e de cubos, com o mesmo volume. As arestas da barra de chocolate no formato de paralelepípedo medem 3 cm de largura, 18 cm de comprimento e 4 cm de espessura. Analisando as características das figuras geométricas descritas, a medida das arestas dos chocolates que têm o formato de cubo é igual a:A | 25 cm |
B | 12 cm |
C | 6 cm |
D | 24 cm |
E | 5 cm |
Question 24 |
Tema: História
(FUNIVERSA 2012)
O mundo que saiu da Segunda Guerra (1939-1945) estava rigidamente polarizado entre duas superpotências, os Estados Unidos da América e a União Soviética. Além dos interesses que são próprios de países poderosos, também estava em jogo a defesa de dois sistemas antagônicos, o capitalismo e o socialismo. Essa disputa pelo poder mundial entre Washington e Moscou persistiu por décadas e ficou conhecida comoA | Coexistência Pacífica |
B | Guerra nas Estrelas |
C | Paz Armada |
D | Guerra Fria |
E | Guerra Santa |
Question 25 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)Art. 1° - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931.Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organizaçãoA | política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil |
B | paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais |
C | beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da abolição |
D | internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora |
E | democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo |
Question 26 |
Tema: Física
(FAB 2014)
Considere um tubo horizontal cilíndrico de comprimento ℓ, no interior do qual encontram-se respectivamente fixadas em cada extremidade de sua geratriz inferior as cargas q1 e q2, positivamente carregadas. Nessa mesma geratriz, numa posição entre as cargas, encontra-se uma pequena esfera em condição de equilíbrio, também positivamente carregada.Assinale a opção com as respostas corretas na ordem das seguintes perguntas:I. Essa posição de equilíbrio é estável? II. Essa posição de equilíbrio seria estável se não houvesse o tubo? III. Se a esfera fosse negativamente carregada e não houvesse o tubo, ela estaria em equilíbrio estável?A | Sim. Não. Não. |
B | Sim. Sim. Não. |
C | Sim. Não. Sim. |
D | Não. Sim. Sim. |
E | Não. Sim. Não. |
Question 27 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2012)
Jean-Jacques Rousseau publicou em 1755 o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Em dedicatória aos governantes de Genebra, afirma:Eu quisera nascer num país em que o soberano e o povo só pudessem ter um único e mesmo interesse, a fim de que todos os movimentos da máquina tendessem sempre unicamente à felicidade comum; como isso só poderia ser feito se o povo e o soberano fossem a mesma pessoa, resulta que eu quisera nascer sob um governo democrático, sabiamente moderado.Eu quisera viver e morrer livre, isto é, de tal modo submetido às leis que nem eu nem ninguém pudesse sacudir o honroso jugo, esse jugo salutar e doce, que as cabeças mais altivas carregam tanto mais docilmente quanto são feitas para não carregar nenhum outro.Eu quisera, pois, que ninguém, no Estado, pudesse dizer-se acima da lei, e que ninguém, fora dele, pudesse impor alguma que o Estado fosse obrigado a reconhecer; de fato, qualquer que possa ser a constituição de um governo, se neste se encontra um só homem que não esteja submetido à lei, todos os outros ficam necessariamente à discrição deste último (...)(www.culturabrasil.org)Com base no trecho, pode-se afirmar queA | o Estado tem o dever de determinar os limites de validade da lei, pois sua aplicabilidade varia de acordo com a constituição do governo |
B | o exercício da liberdade não pode estar submetido às leis, pois nem sempre elas serão justas, mesmo em Estados democráticos |
C | os interesses do soberano nem sempre devem corresponder aos interesses dos cidadãos, uma vez que o governo democrático deve representar interesses conflitantes |
D | a felicidade do povo depende do esforço de um soberano que consiga garantir a condução do governo com moderação |
E | a liberdade só poderá ser efetivada pela obediência a leis comuns, que se apliquem indistintamente a todos os homens |
Question 28 |
Tema: Português
(URCA 2010)
Sobre os vícios de linguagem, relacione a segunda coluna com a primeira:(A) barbarismo; (B) solecismo; (C) cacófato; (D) redundância; (E) ambigüidade.( ) É admirável a fé de meu tio; ( ) Não teve dó: decapitou a cabeça do condenado; ( ) Faziam anos que não morriam pessoas; ( ) Coitado do burro do meu irmão! Morreu. ( ) Intervi na briga por que sou intimerato.A sequência correta, é:A | D – C – A – B – E; |
B | E – A – C – B – D; |
C | C – D – B – E – A; |
D | B – E – D – A – C; |
E | A – B – E – C – D; |
Question 29 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social aA | práticas de valorização identitária |
B | medidas de compensação econômica |
C | dispositivos de liberdade de expressão |
D | instrumentos de modernização jurídica |
E | estratégias de qualificação profissional |
Question 30 |
Tema: Português
(UFPR 2010)
Os economistas são entendidos em mercado financeiro.Os economistas descreveram os efeitos dos juros.Os juros são altos.Todos os efeitos são arrasadores.Assinale a alternativa em que as informações acima foram reunidas adequadamente e sem ambiguidade.A | Em relação aos juros altos, os economistas, entendidos em mercado financeiros, descreveram os efeitos que são arrasadores. |
B | Os economistas entendidos em mercado financeiro descreveram os efeitos que são arrasadores dos altos juros. |
C | Os economistas que são entendidos em mercado financeiro descreveram os efeitos dos juros altos, que são arrasadores. |
D | Entendidos em mercado financeiro, os economistas descreveram os efeitos dos altos juros que são arrasadores. |
E | Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos, arrasadores, dos juros, que são altos. |
Question 31 |
Tema: Literatura
ENEM 2010
Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, etrincava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas objeções, mas tão frouxas, que elenão gastou muito tempo em destruí-las– Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é uma operação conveniente, como se disséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo frango. Nutriu-se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar mate ao meu apetite.ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975.A filosofia de Quincas Borba – a Humanitas – contém princípios que, conforme a explanação do personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma deA | estabelecer vínculos sociais profundos. |
B | lutar pelo bem da coletividade. |
C | erradicar a desigualdade social. |
D | lutar pelo bem da coletividade. |
E | minimizar as diferenças individuais. |
Question 32 |
Tema: Física
(ETAM 2014)
Uma esfera de alumínio, com 20 gramas de massa, é retirada de um forno a 400°C e colocada em cima de um enorme bloco de gelo a 0°C. Sabe-se que o calor específico sensível do alumínio é 0,22 cal/g°C e o calor específico latente de fusão do gelo é 80 cal/g. Considerando o sistema esfera de alumínio e gelo como isolado, a quantidade de gelo que irá se fundir é:A | 22 g |
B | 100 g |
C | 33 g |
D | 11 g |
Question 33 |
Tema: Geografia
(DER CE 2016)
O ciclo da água movimenta grandes quantidades de água nos oceanos, continentes e na atmosfera, sendo responsável por diversos processos físicos e biológicos no planeta.Considerando o ciclo da água, analise as afirmações abaixo.I. Levando-se em conta o tempo geológico, o ciclo da água pode ser de curto e de logo prazo. O ciclo de longo prazo envolve os processos ligados à dinâmica externa da Terra. II. A precipitação meteórica está relacionada à entrada de água na Terra através da queda de meteoros e meteoritos ricos em água. III. A água juvenil pode ser formada sob a forma de vapor em erupções vulcânicas.Está correto o que se afirma somente emA | I. |
B | II e III. |
C | III. |
D | I e II. |
Question 34 |
Tema: Português
(FCC 2009)
Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:A | O autor nos lembra que as velhas fitas cassetes, com o uso constante, enrolavam-se e mascavam-se, o que logo as tinha tornado obsoletas. |
B | A cada vez que surge um novo suporte de informações, ter-se-ia a impressão de que ele se revelasse o mais seguro e mais duradouro. |
C | Talvez a ninguém ocorresse, antes de ler esse texto, que a durabilidade dos velhos livros pudesse ser reconhecidamente superior à dos novos suportes. |
D | Caso fosse outro o tema do congresso realizado em Veneza, o autor, amante dos livros, provavelmente não o havia tomado para comentar. |
E | Terá sido uma surpresa para muita gente inteirar-se do fato de que, antigamente, livros se confeccionarão com papel feito de trapos. |
Question 35 |
Tema: Literatura
(ENEM 2015)
À garrafa Contigo adquiro a astúcia de conter e de conter-me. Teu estreito gargalo é uma lição de angústia. Por translúcida pões o dentro fora e o fora dentro para que a forma se cumpra e o espaço ressoe. Até que, farta da constante prisão da forma, saltes da mão para o chão e te estilhaces, suicida, numa explosão de diamantes.PAES, J. P. Prosas seguidas de odes mínimas. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, se expressa por um (a):A | necessidade premente de libertação da prisão representada pela poesia, simbolicamente comparada à “garrafa” a ser “estilhaçada”. |
B | subserviência aos princípios do rigor formal e dos cuidados com a precisão metafórica, como se em “prisão da forma”. |
C | visão progressivamente pessimista, em face da impossibilidade da criação poética, conforme expressa o verso “e te estilhaces, suicida”. |
D | processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos “numa explosão / de diamantes”. |
E | reconhecimento, pelo eu lírico, de suas limitações no processo criativo, manifesto na expressão “Por translúcidas pões”. |
Question 36 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Analise as afirmativas quanto às recomendações da norma culta sobre acentuação gráfica.I - Tanto imaginou o que se iria passar, que chegou a crê-lo e a vê-lo.II - Logo depois, seguiu na direção do Largo da Carioca, para entrar num tílburi.III - A idéia de estarem descobertos parecía-lhe cada vez mais verossimil.IV - Camilo, em si, reconhecia que podia serví-la por toda uma eternidade.V - A mesma suspensão das suas visitas apenas com o pretexto futil, trouxe-lhe magoas.Assinale a alternativa correta.A | Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. |
B | Todas as afirmativas são verdadeiras. |
C | Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. |
D | Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. |
Question 37 |
Tema: História
(EsFCEx 2014)
Durante a Guerra Fria, a política americana formulou a Teoria do Dominó. Nela comparavam- se os países de uma determinada região do globo terrestre a uma fileira de peças de dominó postos em pé em que, se uma peça cedesse ao Comunismo arrastaria com ela todas as outras. Essa teoria referia-seA | a Israel |
B | ao Vietnã do Sul. |
C | à China. |
D | à Indonésia |
E | ao Japão |
Question 38 |
Tema: Geografia
(EsPCEx 2013)
A seleção brasileira de futebol, vinda de Berlim (15°E de Greenwich), precisa chegar à cidade do Rio de Janeiro (45°W de Greenwich) às 13h do dia 25/10/2013, horário local. Considere que o avião fará o percurso leste-oeste e que o tempo de voo contínuo será de 10 (dez) horas. Para que a seleção chegue ao Rio de Janeiro, no horário predeterminado, o voo deverá partir de Berlim às _______do dia __________.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.A | 17h - 26/10/2013 |
B | 09h - 25/10/2013 |
C | 07h - 25/10/2013 |
D | 03h - 26/10/2013 |
E | 17h - 25/10/2013 |
Question 39 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2014)
“A ciência, tanto por sua necessidade de coroamento como por princípio, opõe-se absolutamente à opinião. Se, em determinada questão, ela legitimar a opinião, é por motivos diversos daqueles que dão origem à opinião; de modo que a opinião está, de direito, sempre errada. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhecê-los. Não se pode basear nada na opinião: antes de tudo, é preciso destruí-la. Ela é o primeiro obstáculo a ser superado. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não compreendemos, sobre questões que não sabemos formular com clareza”.(Gaston Bachelard, A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996)O excerto discute uma questão de ordem epistemológica que atravessa, em certa medida, a história da filosofia. No entender do autor, a ciênciaA | é habitualmente desviada de seu caminho necessário pela opinião pública |
B | é contrária à opinião, pois visa produzir conhecimentos úteis à humanidade |
C | contradiz a opinião porque parte de hipóteses baseadas no senso comum. |
D | confirma a racionalidade estrita dos postulados baseados na opinião |
E | opõe-se à opinião, pois suas teses não são formuladas espontaneamente |
Question 40 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(METROFOR CE 2017)
Tanto as mobilizações estudantis quanto as ocupações de escolas secundárias e de universidades que têm ocorrido recentemente em diversos estados do Brasil têm, além da intenção de protestar contra algumas medidas e gestão de governos estaduais e governo federal, um foco específico na questão educacional. Entre outros pontos de pauta e posições do movimento estudantil, há uma contundente reação às mudanças propostas no âmbito da educação por meio do Projeto de Lei do Senado nº 193 (PLS 193) de 2016. Sobre o PLS 193, é correto afirmar queA | é conhecido como “Lei da Mordaça” e tem como propósito incluir no texto da lei que trata das diretrizes e bases da educação no território brasileiro o Programa Escola sem Partido |
B | propõe a redução das vagas nas universidades públicas para alunos que ingressam mediante a lei que prevê as cotas, daí por que o PLS 193 está sendo chamado de “Lei das Portas Estreitas” |
C | essa proposta de lei defende que o Poder Público deve obrigar-se a garantir o ensino gratuito exclusivamente para o nível fundamental; nesse sentido, o PLS está sendo chamado “Projeto Destruição do Futuro” |
D | é conhecido como “Livre Arbítrio”, por deixar a critério das instituições educacionais dos estados e do Distrito Federal a definição das disciplinas a serem consideradas obrigatórias no ensino médio |
Question 41 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2013)
Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste emA | ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso. |
B | explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos. |
C | oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia. |
D | explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos. |
E | expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes. |
Question 42 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2015)
A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia dos gregos?A | A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes. |
B | A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real. |
C | O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais. |
D | O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas. |
E | A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas. |
Question 43 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
O uso das vírgulas em cada proposição é justificado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula.A | Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada) |
B | A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada) |
C | Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período) |
D | Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio no início do período) |
E | O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações) |
Question 44 |
Tema: Física
(FUVEST 2015)
Uma garrafa tem um cilindro afixado em sua boca, no qual um êmbolo pode se movimentar sem atrito, mantendo constante a massa de ar dentro da garrafa, como ilustra a figura. Inicialmente, o sistema está em equilíbrio à temperatura de 27 oC. O volume de ar na garrafa é igual a 600 cm3 e o êmbolo tem uma área transversal igual a 3cm2. Na condição de equilíbrio, com a pressão atmosférica constante, para cada 1 oC de aumento da temperatura do sistema, o êmbolo subirá aproximadamenteA | 3,0 cm |
B | 6,0 cm |
C | 1,4 cm |
D | 2,1 cm |
E | 0,7 cm |
Question 45 |
Tema: Matemática
(UNESP 2017)
Admita que o número de visitas diárias a um site seja expresso pela potência 4n, com n sendo o índice de visitas ao site. Se o site S possui o dobro do número de visitas diárias do que um site que tem índice de visitas igual a 6, o índice de visitas ao site S é igual aA | 12 |
B | 9 |
C | 6,5 |
D | 8,5 |
E | 8 |
Question 46 |
Tema: Química
(UFF 2010)
Uma carreta especial para transporte de substâncias corrosivas tombou na descida da Serra das Araras. Como consequência desse acidente, houve derramamento de ácido sulfúrico. Sabe-se que esse ácido é neutralizado com CaO.Considerando que a concentração do ácido derramado é de 98,00 % peso por peso e sua densidade é de 1,84 g/mL, calcule a massa aproximada de CaO necessária para neutralizar 1000 L do ácido derramado.A | 10,0 kg |
B | 10,0 ton |
C | 0,5 ton |
D | 1,0 kg |
E | 1,0 ton |
Question 47 |
Tema: Biologia
(ENEM 2015)
Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.Nessa situação o sistema excretor dos estudantesA | aumentou a filtração glomerular |
B | produziu urina com maior concentração de sais. |
C | produziu urina com menos ureia |
D | produziu maior volume de urina |
E | reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos |
Question 48 |
Tema: Matemática
UFMG 2008
Considere um reservatório, em forma de paralelepípedo retângulo, cujas medidas são 8 m de comprimento, 5 m de largura e 120 cm de profundidade. Bombeia-se água para dentro desse reservatório, inicialmente vazio, a uma taxa de 2 litros por segundo. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, para se encher completamente esse reservatório, serão necessários:A | 240 min . |
B | 480 min . |
C | 400 min . |
D | 40 min . |
Question 49 |
Tema: Biologia
(IDECAN 2015)
O RNA é sintetizado pelo processo de transcrição, que ocorre de modo complementar ao filamento molde de DNA.3’ ATGCCTATGCCAAGTCCG 5’Desse modo, o trecho da molécula de DNA poderá sintetizar a seguinte fita de RNA:A | UTGCCTUTGCCUUGTCCG |
B | UACGGAUACGGUUCAGGC |
C | TACGGATACGGTTCAGGC |
D | TUCGGUTUCGGTTCUGGC |
Question 50 |
Tema: Filosofia
(FUNCAB 2014)
O século XVIII é conhecido como o Século das Luzes. É o tempo do Iluminismo. Segundo a ética iluminista:A | a vida virtuosa do homem consiste em aceitar com passividade o destino e o sofrimento. |
B | o ser moral e o ser religioso são inseparáveis. |
C | o agir moral é agir de acordo com os apetites e desejos naturais |
D | os valores morais são relativos aos costumes dos povos. |
E | as normas da ação moral do homem são estabelecidas pela razão. |
← |
List | → |
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 |
26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
31 | 32 | 33 | 34 | 35 |
36 | 37 | 38 | 39 | 40 |
41 | 42 | 43 | 44 | 45 |
46 | 47 | 48 | 49 | 50 |
Fim |
O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2025.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!