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Simulado ENEM 2025
Este é o simulado da prova do Enem.
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Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2025.
Question 1 |
Tema: Educação Artística
(SME - SP 2016)
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas respectivas definições. 1. Amplitude. 2. Melodia. 3. Ritmo. 4. Timbre.( ) Característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e intensidade. ( ) Variação de intensidade do som usada em música como um recurso expressivo. ( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por diferentes frequências. ( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada durante o transcorrer do tempo.Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.A | 2 – 4 – 3 – 1. |
B | 4 – 2 – 3 – 1. |
C | 1 – 4 – 2 – 3. |
D | 4 – 1 – 2 – 3. |
E | 1 – 3 – 2 – 4 |
Question 2 |
Tema: Biologia
(ENEM 2015)
Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.Nessa situação o sistema excretor dos estudantesA | produziu maior volume de urina |
B | produziu urina com maior concentração de sais. |
C | aumentou a filtração glomerular |
D | reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos |
E | produziu urina com menos ureia |
Question 3 |
Tema: Literatura
(UDESC 2009)
Uma vez que a literatura é o reflexo de um momento histórico, e que nela podem estar revelados os principais acontecimentos econômicos, políticos e sociais de cada estilo de época, relacione cada Escola Literária brasileira ao seu devido contexto social.(1) Barroco (2) Romantismo (3) Realismo (4) Simbolismo (5) Modernismo ( ) A urbanização da cidade do Rio de Janeiro, agora transformada em Corte, cria uma sociedade consumidora representada pela aristocracia rural, pelos profissionais liberais e jovens estudantes, todos em busca de entretenimento; o espírito nacionalista passa a exigir uma cor local para a literatura, na valorização do índio e das terras brasileiras. ( ) No Brasil, havia a presença cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformações ocorridas no Nordeste em conseqüência das invasões holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadência da cana-de açúcar. Na literatura, o homem de tal época vivia em estado de tensão e desequilíbrio, em um conflito entre o terreno e o celestial. ( ) Os grandes proprietários rurais de São Paulo e Minas Gerais eram beneficiados pela política do café com-leite. Ao mesmo tempo em que os artistas pretendiam colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, havia a tomada da consciência da realidade brasileira, que resultou em uma grande exposição artística. ( ) Transição para o século XX e definição de um mundo novo. As correntes materialistas e racionalistas não mais respondem às exigências de uma nova realidade: as tendências espirituais renascem, o subconsciente e o inconsciente são valorizados. ( ) O positivismo, o evolucionismo e, principalmente, a filosofia alemã inspiraram a literatura brasileira, que vivia um momento histórico conturbado em decorrência do abolicionismo, do ideal republicano e da crise da Monarquia. [Adaptações de NICOLA, José de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.]Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo:A | 3 1 5 2 4 |
B | 1 3 2 5 4 |
C | 2 1 5 4 3 |
D | 2 5 1 4 3 |
E | 4 1 5 3 2 |
Question 4 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2012)
Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati “pra cortar a friagem”.Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: faziase contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se dos seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar que de guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres, e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor, muralha de fogo com que o espírito eternamente revoltado do último tamoio entrincheirou a pátria contra os conquistadores aventureiros.E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se. (...)E o curioso é que, quanto mais ia ele caindo nos usos e costumes brasileiros, tanto mais os seus sentidos se apuravam, posto que em detrimento das suas forças físicas. Tinha agora o ouvido menos grosseiro para a música, compreendia até as intenções poéticas dos sertanejos, quando cantam à viola os seus amores infelizes; seus olhos, dantes só voltados para a esperança de tornar à terra, agora, como os olhos de um marujo, que se habituaram aos largos horizontes de céu e mar, já se não revoltavam com a turbulenta luz, selvagem e alegre, do Brasil, e abriam-se amplamente defronte dos maravilhosos despenhadeiros ilimitados e das cordilheiras sem fim, donde, de espaço a espaço, surge um monarca gigante, que o sol veste de ouro e ricas pedrarias refulgentes e as nuvens toucam de alvos turbantes de cambraia, num luxo oriental de arábicos príncipes voluptuososAluísio Azevedo, O cortiço.Um traço cultural que decorre da presença da escravidão no Brasil e que está implícito nas considerações do narrador do excerto é aA | desconsideração do valor do trabalho. |
B | crença na existência de um caráter nacional brasileiro. |
C | promoção da música a emblema da nação. |
D | tendência ao antilusitanismo. |
E | desvalorização da mestiçagem brasileira. |
Question 5 |
Tema: Geografia
(APMBB 2012)
A anistia proposta pelo projeto para o desmatamento feito em propriedades rurais de menor extensão não vai resolver o problema da maioria dos pequenos agricultores, no sentido de oferecer área suficiente para sua subsistência, conclui um novo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em 04 de junho de 2011. O projeto propõe que imóveis rurais de até quatro módulos fiscais sejam isentos de recompor a reserva legal – área de mata que os proprietários não podem desmatar, que varia de 20% a 80% do total da propriedade, dependendo da região onde se situa. O Ipea aponta, no entanto, que 65% das propriedades rurais brasileiras são minifúndios, ou seja, têm menos de um módulo fiscal. O módulo fiscal é uma área que varia em cada estado. Uma unidade deve ser suficiente, segundo a realidade da produção local, para sustentar uma família. Sendo a maioria das propriedades menor que um módulo fiscal, anistiar desmatamento ou, mesmo, permitir que desmatem ainda mais, não resolveria o problema que seus proprietários enfrentam para subsistir. A inviabilidade de recompor a reserva em pequenas propriedades é um dos principais argumentos ruralistas a favor da anistia proposta para imóveis de até quatro módulos fiscais, como está no texto do projeto aprovado.(www.g1.globo.com. Adaptado.)O projeto mencionado no texto refere-se aoA | Relatório do Brasil +10 |
B | Estudo de Impactos Ambientais (EIA) |
C | Novo Código Ruralista. |
D | Novo Código Florestal |
E | Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) |
Question 6 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.J. P T Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J . História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento deA | interesse pela natureza |
B | fascínio pelo fantástico |
C | temor do desconhecido |
D | gosto pela aventura |
E | purgação dos pecados |
Question 7 |
Tema: Espanhol
(UNEAL 2013)
Cultivos olvidados: una oportunidad frente al hambre Gonzalo Fanjul | 06/12/2012 http://blogs.elpais.comDe las más de 30.000 especies vegetales comestibles identificadas, alrededor de 7.000 han cubierto las necesidades humanas básicas a lo largo de nuestra historia. Miles de cultivos infrautilizados e infravalorados – como la quinua y otras especies andinas- siguen existiendo gracias a la actividad de agricultores tradicionales que primero los domesticaron y después los seleccionaron y mejoraron. Sin embargo, esa variedad se está reduciendo a un ritmo alarmante, lo que supone una amenaza para la seguridad alimentaria de millones de personas y para el medio natural del que dependen. Hoy en día únicamente se cultivan unas 150 especies a nivel comercial, y solo el arroz, el trigo y el maíz representan más de la mitad de las calorías de nuestra dieta. En este momento, los “cultivos olvidados” son un seguro contra el hambre, una respuesta adaptada a los retos del cambio climático y una oportunidad de acceder a una dieta diversa y saludable. En un planeta de 900 millones de hambrientos y en una semana en la que la comunidad internacional podría protagonizar el enésimo fracaso contra el calentamiento global, la pérdida de estas reservas alimentarias es un lujo que no nos podemos permitir. No texto acima, o autor faz uma críticaA | às técnicas de produção das 30.000 espécies de vegetais cultivadas no planeta. |
B | aos valores energéticos da quinua para a sobrevivência na região andina |
C | ao aquecimento global que vem diminuindo o cultivo de mais 150 espécies agrícolas. |
D | à desvalorização do cultivo de sementes que podem ajudar contra a fome mundial. |
E | aos poderes nutritivos do trigo, milho e arroz que representam mais da metade das calorias ingeridas diariamente. |
Question 8 |
Tema: Português
(ENEM 2012)
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à aplicação do domínio de ter na área semântica de “posse”, no final da fase arcaica. Mattos e Silva (2001:136) analisa as vitórias de ter sobre haver e discute a emergência de ter existencial, tomando por base a obra pedagógica de João de Barros. Em textos escritos nos anos quarenta e cinquenta do século XVI, encontram-se evidências, embora raras, tanto de ter “existencial”, não mencionado pelos clássicos estudos de sintaxe histórica, quanto de haver como verbo existencial com concordância, lembrado por Ivo Castro, e anotado como “novidade” no século XVIII por Said Ali.Como se vê, nada é categórico e um purismo estreito só revela um conhecimento deficiente da língua. Há mais perguntas que respostas. Pode-se conceber uma norma única e prescritiva? É válido confundir o bom uso e a norma com a própria língua e dessa forma fazer uma avaliação crítica e hierarquizante de outros usos e, através deles, dos usuários? Substitui-se uma norma por outra?CALLOU, D. A propósito de norma, correção e preconceito linguístico: do presente para o passado, In: Cadernos de Letras da UFF, n.° 36, 2008. Disponível em: www.uff.br. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia queA | a avaliação crítica e hierarquizante dos usos da língua fundamenta a definição da norma. |
B | a adoção de uma única norma revela uma atitude adequada para os estudos linguísticos. |
C | os estudo clássicos de sintaxe histórica enfatizam a variação e a mudança na língua. |
D | o estabelecimento de uma norma prescinde de uma pesquisa histórica. |
E | os comportamentos puristas são prejudiciais à copreensão da constituição linguística. |
Question 9 |
Tema: Português
(UFPB 2009)
"Leia:O mesmo Senhor o disse: [...] Eu não vim a ser servido, senão a servir. E todos estes que me seguem e me assistem, todos estes que eu vim buscar, e me buscam, eu sou o que os sirvo a eles, e não eles a mim.”.Quanto ao emprego das formas pronominais que e me, destacadas no fragmento, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):( ) O pronome que pode ser substituído pela forma “os quais”, sem alterar o sentido do fragmento.( ) O pronome me, nas três ocorrências, refere-se ao termo Eu.( ) O pronome me, na primeira ocorrência, refere-se à expressão todos estes.( ) O pronome que estabelece a coesão textual, retomando a expressão todos estes.A seqüência correta é:A | VVFF |
B | VFVF |
C | FFVV |
D | VVFV |
E | FVVF |
Question 10 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(UDESC 2010)
Na obra Anarquistas Graças a Deus, a romancista Zélia Gattai relata a saga de muitos imigrantes, a fuga da Itália, as dificuldades de viver em um país estranho e o envolvimento de alguns deles com um movimento que preconizava um mundo em que não haveria necessidade de autoridades e governos.Assinale a alternativa que indica o movimento a que se refere o texto.A | Mercantilismo |
B | Liberalismo econômico |
C | Neoliberalismo |
D | Anarquismo |
E | Fisiocracia |
Question 11 |
Tema: Matemática
(UEA/2014)
Ao estudar um exemplar de uma espécie de peixe ornamental, os pesquisadores constataram que, no 1° dia de observação, o comprimento do peixe era de 2 cm e que, até o 10.° dia de observação, o comprimento desse peixe obedeceu à função y = 2 + log2 x, sendo y o comprimento, em cm, e x o número de dias, com 1 ≤ x ≤ 10.Usando log 2 ≅ 0,30 e log 3 ≅ 0,48, é correto afirmar que o comprimento do peixe, em cm, no 6.° dia, eraA | 4,4. |
B | 4,8. |
C | 4,6. |
D | 4,2. |
E | 4,0. |
Question 12 |
Tema: Filosofia
(FUNCAB 2014)
Ética e moral não são a mesma coisa - suas origens etimológicas já dizem: ética vem do grego ethos e moral do latim mores. Sobre isso é correto afirmar que:A | a moral diz respeito a um conjunto de regras de conduta universalmente válidas. |
B | a ética recai sobre o plano da esfera pública e a moral sobre o plano da esfera privada. |
C | a ética delimita comportamentos sociais particulares. |
D | a moral não diz respeito ao que um Individuo faz ou deixa de fazer em sociedade, e sim à ética. |
E | a ética abarca relações de um indivíduo consigo mesmo ou com pessoas mais próximas. |
Question 13 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2013)
Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste emA | expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes. |
B | oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia. |
C | ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso. |
D | explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos. |
E | explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos. |
Question 14 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2015)
O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização.Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf.Acessado em 10/08/2015. Adaptado.Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:A | A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial |
B | A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole. |
C | A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial. |
D | O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social. |
E | A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial. |
Question 15 |
Tema: Português
(ENEM 2012)
O léxico e a culturaPotencialmente, todas as línguas de todos os tempos podem candidatar-se a expressar qualquer conteúdo. A pesquisa linguística do século XX demonstrou que não há diferença qualitativa entre os idiomas do mundo – ou seja, não há idiomas gramaticalmente mais primitivos ou mais desenvolvidos. Entretanto, para que possa ser efetvamente utilizada, essa igualdade potencial precisa realizar-se na prática histórica do idioma, o que nem sempre acontece. Teoricamente, uma língua com pouca tradição escrita (como as línguas indígenas brasileiras) ou uma língua já extinta (como o latim ou o grego clássicos) podem ser empregadas para falar sobre qualquer assunto, como, digamos, física quântica ou biologia molecular. Na prática, contudo, não é possível, de uma hora para outra, expressar tais conteúdos em camaiurá ou latim, siplesmente porque não haveria vocabulário próprio para esses conteúdos. É perfeitamente possível desenvolver esse vocabulário específico, seja por meio de empréstimos de outras línguas, seja por meio da criação de novos termos na língua em questão, mas tal tarefa não se realizaria em pouco tempo nem com pouco esforço.BEARZOTI FILHO, P. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. Manual do professor. Curitiba: Positivo, 2004 (fragmento).Estudos contemporâneos mostram que cada língua possui sua própria complexidade e dinâmica de funcionamento. O texto ressalta essa dinâmica, na medida em que enfatizaA | a inexistência de conteúdo comum a todas as línguas, pois o léxico contempla visão de mundo particular específica de uma cultura. |
B | a existência de línguas limitadas por não permitirem ao falante nativo se comunicar perfeitamente a respeito de qualquer conteúdo. |
C | a tendência a serem mais restritos o vocabulário e a gramática de línguas indígenas, se comparados com outras línguas de origem europeia. |
D | a existência de diferenças vocabulares entre os idiomas, especificidades relacionadas à própria cultura dos falantes de uma comunidade. |
E | a existência de diferenças vocabulares entre os idiomas, especificidades relacionadas à própria cultura dos falantes de uma comunidade. |
Question 16 |
Tema: Matemática
(PUC-RIO 2009)
Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos não gostam de nenhum dos dois sabores?A | 0 |
B | 10 |
C | 30 |
D | 40 |
E | 20 |
Question 17 |
Tema: Geografia
(UESPI 2014)
O texto a seguir refere-se a um importante compartimento de relevo nordestino. Leia-o atentamente.Este compartimento é representado por uma faixa de áreas do Sudeste e parte do Sul do Piauí, elaborado em estrutura cristalina pré-cambriana. Esta faixa corresponde a uma porção das depressões que se estendem pelo interior da região Nordeste brasileira, denominada “depressões intermontanas” e genericamente conhecidas por “sertões nordestinos”.(Fonte: Atlas Escolar do Piaui. Editora Grafset, 2010.)A que compartimento de relevo o texto se refere?A | Depressões do Alto-Médio Parnaíba |
B | Pediplanos Deprimidos do Piauí Central |
C | Depressões Periféricas à Bacia Sedimentar do Maranhão-Piauí |
D | Depressões Pré-Litorâneas |
E | Depressões Absolutas do Rio Parnaíba |
Question 18 |
Tema: Sociologia
(PM AL 2012)
O capitalismo é um sistema cujo processo de formação, na Europa, iniciou-se na Baixa Idade Média (compreendida entre os séculos XII e XV) e estendeu-se ao longo da Idade Moderna (compreendida entre os séculos XV e XVIII). A partir de meados do século XVIII, na Inglaterra, esse sistema efetivamente consolidou-se, passando a apresentar uma característica crescentemente expansionista e universal. O acontecimento histórico que propiciou a consolidação do sistema capitalista, bem como sua expansão imperialista, denomina-seA | Revolução Industrial |
B | Revolução Gloriosa |
C | Revolução Cibernética |
D | Revolução Agrícola |
E | Revolução Comercial |
Question 19 |
Tema: Química
(PM PR 2014)
O palito de fósforo é um dos artigos mais úteis no nosso cotidiano. Na sua composição, possui fósforo vermelho, enxofre e clorato de potássio. A cabeça de um palito de fósforo pesa aproximadamente 0,05 g. A reação que ocorre na queima da cabeça de fósforo está representada a seguir:3 P4 + S + 10 KClO3 + O2 → 3 P4O10 + 10 KCl + SO2O cheiro característico de “fósforo queimado” se deve ao dióxido de enxofre formado.Dados: No palito de fósforo, os componentes estão em quantidades estequiométricas. M (g mol-1): Cl = 35,5; K = 39; O= 16;P = 31; S = 32.A massa (em g) de dióxido de enxofre produzido ao queimar uma cabeça de fósforo é aproximadamente:A | 2 x 10-3 . |
B | 4 x 10-5. |
C | 9 x 10-3 |
D | 9 x 10-4 . |
E | 3 x 10-2 |
Question 20 |
Tema: Português
(FUVEST 2009)
Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?A | Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. |
B | A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada |
C | Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais |
D | Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim. |
E | Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar. |
Question 21 |
Tema: Química
(ENEM 2014)
Para impedir a contaminação microbiana do suprimento de água, deve-se eliminar as emissões de efluentes e, quando necessário, tratá-lo com desinfetante. O ácido hipocloroso (HClO), produzido pela reação entre cloro e água, é um dos compostos mais empregados como desinfetante. Contudo, ele não atua somente como oxidante, mas também como um ativo agente de cloração. A presença de matéria orgânica dissolvida no suprimento de água clorada pode levar à formação de clorofórmio (CHCl3) e outras espécies orgânicas cloradas tóxicas.SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química ambiental. São Paulo: Pearson, 2009 (adaptado).Visando eliminar da água o clorofórmio e outras moléculas orgânicas, o tratamento adequado é aA | filtração, com o uso de filtros de carvão ativo. |
B | coagulação, pela adição de sulfato de alumínio |
C | correção do pH, pela adição de carbonato de sódio |
D | filtração, com o uso de filtros de carvão ativo. |
E | floculação, em tanques de concreto com a água em movimento |
Question 22 |
Tema: Espanhol
(UECE 2013)
“Al lado de mi casa han abierto una discoteca hace un año y desde entonces mi vida y la de los míos ha cambiado: no podemos dormir, por la mañana la calle está llena de _____________ y____________. He intentado hablar con el dueño pero éste no me hace caso."" Las dos palabras más convenientes para completar ese pequeño texto son.""Las dos palabras más convenientes para completar ese pequeño texto sonA | manteles y cubiertos. |
B | calcetines y bufandas. |
C | camareros y dependientes. |
D | vasos y botellas. |
Question 23 |
Tema: Geografia
(PM PR 2014)
As coordenadas a seguir são necessárias para o deslocamento do ponto 1 para o 5:Ponto 1 – Lat.: 25º25’03,56” S e Long.: 49º15’37,15” W.Gr. Ponto 2 – Lat.: 25º25’03,01” S e Long.: 49º15’32,03” W.Gr. Ponto 3 – Lat.: 25º25’07,31” S e Long.: 49º15’33,77” W.Gr. Ponto 4 – Lat.: 25º25’14,16” S e Long.: 49º15’24,17” W.Gr. Ponto 5 – Lat.: 25º25’11,91” S e Long.: 49º15’23,01” W.Gr.Com base nas coordenadas dos pontos de ligação entre 1 e 5 é correto afirmar que as direções a serem seguidas para realizar o trajeto são:A | SW, NW, NE e SW. |
B | SE, SW, NW e SE |
C | SW, NW, NE e SW. |
D | NE, SW, SE e NE |
E | SW, NW, NE e SW. |
Question 24 |
Tema: Literatura
(ENEM 2012)
O trovador Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras … As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal… Intermitentemente … Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redondo … Cantabona! Cantabona! Dlorom … Sou um tupi tangendo um alaúde!ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiais, 2005.Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto éA | problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade |
B | lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9). |
C | verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas. |
D | exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas. |
E | abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade. |
Question 25 |
Tema: Química
(ENEM 2015)
Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa.SANTANA, V. M. S. A leitura e a química das substâncias. Cadernos PDE. Ivaiporã: Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado).Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado é desaconselhável porque o amassado podeA | romper a camada de estanho, permitindo a corrosão do ferro e alterações do alimento |
B | prejudicar o apelo visual da embalagem, apesar de não afetar as propriedades do alimento |
C | alterar a pressão no interior da lata, promovendo a degradação acelerada do alimento |
D | romper a camada de verniz, fazendo com que o metal tóxico estanho contamine o alimento |
E | desprender camadas de verniz, que se dissolverão no meio aquoso, contaminando o alimento |
Question 26 |
Tema: Matemática
(TRT - 15ª Região (SP)/2018)
Quando se diz que um imposto com alíquota de 20% incide sobre um produto cujo preço inicial é R$ 100,00, é usual concluir que, com o acréscimo desse imposto, o preço final do produto seria de R$ 120,00. Isso é chamado de cálculo “por fora”. Porém, há impostos em que se utiliza o chamado “cálculo por dentro”. Nesses casos, se uma alíquota de 20% incide sobre um produto cujo preço inicial é R$ 100,00, então o preço final é de R$ 125,00, pois 20% do valor final deve ser relativo ao imposto.Com um imposto de alíquota 18% sobre um produto cujo valor inicial é de R$ 1.640,00, a diferença entre os preços finais calculados por dentro e por fora é deA | R$ 360,00. |
B | R$ 64,80. |
C | R$ 640,00. |
D | R$ 128,40. |
E | R$ 32,40. |
Question 27 |
Tema: Inglês
(FUVEST 2014)
To live the longest and healthiest life possible, get smarter. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) data show that past a certain threshold, health and wealth are just weakly correlated. However, overall health is closely tied to how many years people spend in school. Mexico, for instance, has a fifth the per capita gross domestic product (GDP) of the United States, but, for women, more than 50 percent of the latter’s schooling.In line with the trend, Mexico’s female adult mortality rate is only narrowly higher. Vietnam and Yemen have roughly equivalent per capita GDP. Yet Vietnamese women average 6.3 more years in school and are half as likely to die between the ages of 15 and 60. “Economic growth is also significantly associated with child mortality reductions, but the magnitude of the association is much smaller than that of increased education,” comments Emmanuela Gakidou, IHME’s director of education and training. “One year of schooling gives you about 10 percent lower mortality rates, whereas with a 10 percent increase in GDP, your mortality rate would go down only by 1 to 2 percent.”Discover, May 31, 2013. Adaptado.No texto, ao se comparar o México aos Estados Unidos, afirma-se que, no México,A | os índices de mortalidade adulta vêm crescendo, nos últimos anos. |
B | as mulheres representam 50% da população escolrizada. |
C | o produto interno bruto é equivalente a 50% do produto interno bruto dos Estados Unidos. |
D | as políticas educacionais são suficientes e estão defsadas. |
E | as taxas de mortalidade feminina adulta são pouco superiores às norte-americanas. |
Question 28 |
Tema: Química
(FUVEST 2015)
Existem vários modelos para explicar as diferentes propriedades das substâncias químicas, em termos de suas estruturas submicroscópicas.Considere os seguintes modelos:I. moléculas se movendo livremente; II. íons positivos imersos em um ""mar"" de elétrons deslocalizados; III. íons positivos e negativos formando uma grande rede cristalina tridimensional.Assinale a alternativa que apresenta substâncias que exemplificam, respectivamente, cada um desses modelos.A | I gás metano II água líquida III diamante sólido |
B | I gás nitrogênio II cloreto de sódio sólido III iodo sólido |
C | I água líquida II iodo sólido III cloreto de sódio sólido |
D | I água líquida II ferro sólido III diamante sólido |
E | I gás nitrogênio II ferro sólido III cloreto de sódio sólido |
Question 29 |
Tema: Filosofia
(FUNCAB 2014)
Um dos grandes temas de estudo da Filosofia moral é o da relação entre ética e liberdade. Sobre esse assunto é correto afirmar que:A | a liberdade, entendida como autodeterminação, pressupõe a capacidade do sujeito moral em controlar seus impulsos e paixões |
B | a interiorização da oral exclui a possibilidade da transgressão da norma |
C | a observância ou aceitação das normas sociais independe da educação moral dos indivíduos |
D | a ampliação do grau de consciência e liberdade não põe em risco a norma estabelecida, já que esta se apoia na herança dos valores recebidos pela tradição |
E | a conduta ética não implica na livre e consciente aceitação da norma estabelecida |
Question 30 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2014)
Considere as seguintes comparações entre Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da areia, de Jorge Amado:I. Quanto à relação desses livros com o contexto histórico em que foram produzidos, verifica-se que ambos são tributários da radicalização político-ideológica subsequente, no Brasil, à Revolução de 1930.II. Embora os dois livros comportem uma consciência crítica do valor da linguagem no processo de dominação social, em Vidas secas, essa consciência relaciona-se ao emprego de um estilo conciso e até ascético, o que já não ocorre na composição de Capitães da areia.III. Por diferentes que sejam essas obras, uma e outra conduzem a um final em que se anuncia a redenção social das personagens oprimidas, em um futuro mundo reconciliado, de felicidade coletiva.Está correto o que se afirma emA | II e III, somente. |
B | I, somente. |
C | I e II, somente. |
D | I, II e III. |
E | III, somente. |
Question 31 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(Prefeitura de Camaçari BA 2014)
O Pré-sal brasileiro foi descoberto pela Petrobrás em 2007, abrindo enormes perspectivas para o segmento de petróleo e gás no Brasil. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome de umas das maiores descobertas de petróleo do país, recentemente leiloada para ser explorada, localizada na chamada Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro.A | Campos de Tubarão |
B | Campo de Libra |
C | Campo de Uruguá |
D | Campo de Lagosta |
E | Campo de Lula |
Question 32 |
Tema: Física
(FUVEST 2015)
Uma garrafa tem um cilindro afixado em sua boca, no qual um êmbolo pode se movimentar sem atrito, mantendo constante a massa de ar dentro da garrafa, como ilustra a figura. Inicialmente, o sistema está em equilíbrio à temperatura de 27 oC. O volume de ar na garrafa é igual a 600 cm3 e o êmbolo tem uma área transversal igual a 3cm2. Na condição de equilíbrio, com a pressão atmosférica constante, para cada 1 oC de aumento da temperatura do sistema, o êmbolo subirá aproximadamenteA | 2,1 cm |
B | 1,4 cm |
C | 6,0 cm |
D | 3,0 cm |
E | 0,7 cm |
Question 33 |
Tema: Geografia
(ENEM 2014)
Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado)Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)A | financiamento de pequenos agricultores |
B | incremento da mão de obra imigrante |
C | reformulação do sistema fundiário |
D | atração de empresas estrangeiras |
E | desenvolvimento de política industrial |
Question 34 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)Art. 1° - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931.Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organizaçãoA | paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais |
B | política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil |
C | beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da abolição |
D | internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora |
E | democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo |
Question 35 |
Tema: História
(FUVEST 2015)
Os impérios do mundo antigo tinham ampla abrangência territorial e estruturas politicamente complexas, o que implicava custos crescentes de administração. No caso do Império Romano da Antiguidade, são exemplos desses custos:A | os gastos cotidianos das famílias pobres com alimentação, moradia, educação e saúde |
B | as expropriações de terras dos patrícios e a geração de empregos para os plebeus |
C | os investimentos na melhoria dos serviços de assistência e da previdência social |
D | as reduções de impostos, que tinham a finalidade de evitar revoltas provinciais e rebeliões populares |
E | as despesas militares, a realização de obras públicas e a manutenção de estradas |
Question 36 |
Tema: História
(ENEM 2014)
TEXTO IO presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).TEXTO IINada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.FIC O , C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:A | Razões de Estado — Soberania popular |
B | Imposição das Forças Armadas — Deveres sociais |
C | Ordenação da Nação — Prerrogativas religiosas |
D | Contestação do sistema de governo — Tradições culturais |
E | Normatização do Poder Judiciário — Regras morais |
Question 37 |
Tema: Física
(UPENET 2017)
Para lançar um míssil horizontalmente em órbita circular rasante à superfície terrestre, considerando o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e o raio da Terra como igual a 6400 km, desprezando a resistência do ar, a velocidade de lançamento, em m/s, deve serA | 8000 |
B | 800 |
C | 80 |
D | 8 |
E | 0,8 |
Question 38 |
Tema: Literatura
(ENEM 2014)
Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado, e esclarecido, Páscoa ficou da redenção o dia.Páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido; Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.Pois mandado pela Alta Majestade Nos remiu de tão triste cativeiro, Nos livrou de tão vil calamidade.Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar desta cidade o Faraó do povo brasileiro.(DAMASCENO, D. Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: 2006)Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por:A | seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta. |
B | limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos. |
C | possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real. |
D | garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante. |
E | disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto. |
Question 39 |
Tema: Matemática
(UECE 2016)
O resto da divisão de (264 + 1) por (232 + 1) é igual aA | 0 |
B | 1 |
C | 2 |
D | 4 |
Question 40 |
Tema: Inglês
(ADVISE 2009)
In this sentence, “and find satisfaction in all his toil”, the term in bold is:A | adjective possessive pronoun; |
B | objective possessive pronoun; |
C | possessive pronoun; |
D | demonstrative pronoun; |
E | interrogative possessive pronoun. |
Question 41 |
Tema: História
(UFF 2010)
Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.A | Início da hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do Muro de Berlim |
B | Fim da hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais críticos do liberalismo, como o fascismo italiano |
C | Inauguração dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas com Freud |
D | Ascensão do nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real |
E | Começo da militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929 |
Question 42 |
Tema: Português
(UFPB 2010)
No fragmento “A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso perder os benefícios da longevidade bem-vinda [...], a oração destacada expressa ideia de:A | Condição |
B | Comparação |
C | Concessão |
D | Consequência |
E | Causa |
Question 43 |
Tema: Física
(UFF 2010)
Segundo os autores de um artigo publicado recentemente na revista The Physics Teacher*, o que faz do corredor Usain Bolt um atleta especial é o tamanho de sua passada. Para efeito de comparação, Usain Bolt precisa apenas de 41 passadas para completar os 100m de uma corrida, enquanto outros atletas de elite necessitam de 45 passadas para completar esse percurso em 10s. *A. Shinabargar, M. Hellvich; B. Baker, The Physics Teacher 48, 385. Sept. 2010.Marque a alternativa que apresenta o tempo de Usain Bolt, para os 100 metros rasos, se ele mantivesse o tamanho médio de sua passada, mas desse passadas com a frequência média de um outro atleta, como os referidos anteriormente.A | 9,8 s |
B | 9,1 s |
C | 9,6 s |
D | 11 s |
E | 10 s |
Question 44 |
Tema: História
(IBFC 2014)
Assinale a alternativa correta sobre o nome do movimento social que ocorreu em 1720, em Vila Rica (atual Ouro Preto), contra a exploração do ouro e cobrança extorsiva de impostos da metrópole sobre a colônia. A revolta contou com cerca de dois mil populares, que pegaram em armas e ocuparam pontos da cidade. A coroa portuguesa reagiu e o líder acabou enforcado.A | Guerra dos Farrapos |
B | Balaiada |
C | Revolta de Filipe dos Santos |
D | Inconfidência mineira |
Question 45 |
Tema: Filosofia
(UFF 2010)
José Bonifácio de Andrada e Silva, homem público e cientista respeitado na Europa, desempenhou papel decisivo no processo de emancipação do Brasil. De ideias avançadas, defendeu a extinção do escravismo, a valorização da pequena e da média propriedade, o uso racional dos recursos naturais e a tese pioneira da preservação do meio ambiente. Ele achava que a finalidade última da ciência é contribuir para o bem da humanidade de modo racional e eficiente.As ideias que influenciaram diretamente a formação intelectual e política de José Bonifácio estão contidas noA | Naturalismo |
B | Jacobinismo |
C | Renascimento |
D | Socialismo |
E | Iluminismo |
Question 46 |
Tema: Português
(ADVISE 2009)
Na frase: “Querido, deixei seu café pronto na copa.”, temos:A | Sujeito indeterminado |
B | Sujeito composto |
C | Sujeito oculto determinante |
D | Oração sem sujeito |
E | Sujeito simples interactante |
Question 47 |
Tema: Português
(URCA 2010)
Dadas as proposições, todas aceitam mais de uma concordância, EXCETO:A | livros e revistas velhos (velhas) |
B | casa e carro novo(s) |
C | o(s) herói(s) José e Rodrigo; |
D | homens e mulheres educados (educadas) |
E | pai e filhas educados (educadas); |
Question 48 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)A | técnica científica, que aumenta o poder do homem |
B | liberdade humana, que consagra a vontade |
C | poder político, que se concentra no sistema partidário |
D | conhecimento filosófico, que expressa a verdade |
E | razão comunicativa, que requer um consenso |
Question 49 |
Tema: Química
(FUNCAB 2015)
Uma solução de cloreto de potássio em água pode ter seus componentes separados pela técnica chamada:A | destilação fracionada |
B | decantação |
C | destilação simples |
D | filtração |
E | sublimação |
Question 50 |
Tema: Literatura
(ENEM 2010)
Texto I Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações…AMADO, J. Capitães de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).Texto II À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado.TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 (fragmento).Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos,A | a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens. |
B | o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social. |
C | o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão. |
D | a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados. |
E | a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta. |
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| Fim |
O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2025.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!
