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Simulado ENEM 2025
Este é o simulado da prova do Enem.
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- Divididas em 16 temas diferentes;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- As questões são ordenadas aleatoriamente, então cada vez que você fizer o simulado haverá novas questões!
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2025.
Question 1 |
Tema: Literatura
(FUVEST 2009)
Em um poema escrito em louvor de Iracema, Manuel Bandeira afirma que, ao compor esse livro, Alencar:“[...] escreveu o que é mais poema Que romance, e poema menos Que um mito, melhor que Vênus.”Segundo Bandeira, em Iracema:A | a mitologia tupi está para a mitologia clássica, predominante no texto, assim como a prosa está para a poesia. |
B | o caráter poemático dado ao texto predomina sobre a narrativa em prosa, sendo, por sua vez, superado pela constituição de um mito literário. |
C | Alencar parte da ficção literária em direção à narrativa mítica, dispensando referências a coordenadas e personagens históricas. |
D | estabelece-se uma hierarquia de gêneros literários, na qual o termo superior, ou dominante, é a prosa romanesca, e o termo inferior, o mito. |
E | ao fundir romance e poema, Alencar, involuntariamente, produziu uma lenda do Ceará, superior à mitologia clássica. |
Question 2 |
Tema: História
(EsFCEx 2014)
Durante a Guerra Fria, a política americana formulou a Teoria do Dominó. Nela comparavam- se os países de uma determinada região do globo terrestre a uma fileira de peças de dominó postos em pé em que, se uma peça cedesse ao Comunismo arrastaria com ela todas as outras. Essa teoria referia-seA | ao Vietnã do Sul. |
B | a Israel |
C | à China. |
D | ao Japão |
E | à Indonésia |
Question 3 |
Tema: Geografia
(PM PR 2014)
As coordenadas a seguir são necessárias para o deslocamento do ponto 1 para o 5:Ponto 1 – Lat.: 25º25’03,56” S e Long.: 49º15’37,15” W.Gr. Ponto 2 – Lat.: 25º25’03,01” S e Long.: 49º15’32,03” W.Gr. Ponto 3 – Lat.: 25º25’07,31” S e Long.: 49º15’33,77” W.Gr. Ponto 4 – Lat.: 25º25’14,16” S e Long.: 49º15’24,17” W.Gr. Ponto 5 – Lat.: 25º25’11,91” S e Long.: 49º15’23,01” W.Gr.Com base nas coordenadas dos pontos de ligação entre 1 e 5 é correto afirmar que as direções a serem seguidas para realizar o trajeto são:A | SW, NW, NE e SW. |
B | SE, SW, NW e SE |
C | NE, SW, SE e NE |
D | SW, NW, NE e SW. |
E | SW, NW, NE e SW. |
Question 4 |
Tema: Química
(FUVEST 2015)
Dispõe-se de 2 litros de uma solução aquosa de soda cáustica que apresenta pH 9. O volume de água, em litros, que deve ser adicionado a esses 2 litros para que a solução resultante apresente pH 8 éA | 14 |
B | 6 |
C | 10 |
D | 2 |
E | 18 |
Question 5 |
Tema: Matemática
(UFRGS 2016)
Se x + y = 13 e x · y = 1, então x2 + y2 é:A | 169 |
B | 167 |
C | 166 |
D | 168 |
E | 170 |
Question 6 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2014)
“A ciência, tanto por sua necessidade de coroamento como por princípio, opõe-se absolutamente à opinião. Se, em determinada questão, ela legitimar a opinião, é por motivos diversos daqueles que dão origem à opinião; de modo que a opinião está, de direito, sempre errada. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhecê-los. Não se pode basear nada na opinião: antes de tudo, é preciso destruí-la. Ela é o primeiro obstáculo a ser superado. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não compreendemos, sobre questões que não sabemos formular com clareza”.(Gaston Bachelard, A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996)O excerto discute uma questão de ordem epistemológica que atravessa, em certa medida, a história da filosofia. No entender do autor, a ciênciaA | confirma a racionalidade estrita dos postulados baseados na opinião |
B | contradiz a opinião porque parte de hipóteses baseadas no senso comum. |
C | é habitualmente desviada de seu caminho necessário pela opinião pública |
D | é contrária à opinião, pois visa produzir conhecimentos úteis à humanidade |
E | opõe-se à opinião, pois suas teses não são formuladas espontaneamente |
Question 7 |
Tema: História
(UFF 2010)
Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.A | Fim da hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais críticos do liberalismo, como o fascismo italiano |
B | Começo da militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929 |
C | Ascensão do nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real |
D | Inauguração dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas com Freud |
E | Início da hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do Muro de Berlim |
Question 8 |
Tema: História
(ENEM 2014)
Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em queA | acirrou as disputas territoriais. |
B | superou as crises econômicas |
C | difundiu as teorias socialistas |
D | conteve os sentimentos xenófobos |
E | multiplicou os conflitos religiosos |
Question 9 |
Tema: Química
(ENEM 2015)
O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 oC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pelaA | retirada de água e gás carbônico da atmosfera antes do resfriamento |
B | absorção de calor pelo nitrogênio durante a ebulição |
C | expansão do nitrogênio durante a ebulição |
D | liberação de calor do nitrogênio para a vizinhança durante a liquefação. |
E | realização de trabalho sobre o nitrogênio durante a liquefação |
Question 10 |
Tema: Espanhol
(ENEM 2013)
Cabra solaHay quien dice que soy como la cabra; Lo dicen lo repiten, ya lo creo; Pero soy una cabra muy extraña Que lleva una medalla y siete cuernos. ¡Cabra! En vez de mala leche yo doy llanto. ¡Cabra! Por lo más peligroso me paseo. ¡Cabra! Me llevo bien con alimañas todas, ¡Cabra! Y escribo en los tebeos. Vivo sola, cabra sola, — que no quise cabrito en compañía — cuando subo a lo alto de este valle siempre encuentro un lirio de alegría. Y vivo por mi cuenta, cabra sola; Que yo a ningún rebaño pertenezco. Si sufrir es estar como una cabra, Entonces sí lo estoy, no dudar de ello.FUERTES, G. Poeta de guardia. Barcelona: Lumen, 1990.No poema, o eu lírico se compara à cabra e no quinto verso utiliza a expressão “mala leche” para se autorrepresentar como uma pessoaA | consciente de sua diferença perante as outras. |
B | corajosa diante de situações arriscadas. |
C | influenciável pela opinião das demais. |
D | conformada por não pertencer a nenhum grupo. |
E | capaz de transformar mau humor em pranto. |
Question 11 |
Tema: Português
(ENEM 2012)
O léxico e a culturaPotencialmente, todas as línguas de todos os tempos podem candidatar-se a expressar qualquer conteúdo. A pesquisa linguística do século XX demonstrou que não há diferença qualitativa entre os idiomas do mundo – ou seja, não há idiomas gramaticalmente mais primitivos ou mais desenvolvidos. Entretanto, para que possa ser efetvamente utilizada, essa igualdade potencial precisa realizar-se na prática histórica do idioma, o que nem sempre acontece. Teoricamente, uma língua com pouca tradição escrita (como as línguas indígenas brasileiras) ou uma língua já extinta (como o latim ou o grego clássicos) podem ser empregadas para falar sobre qualquer assunto, como, digamos, física quântica ou biologia molecular. Na prática, contudo, não é possível, de uma hora para outra, expressar tais conteúdos em camaiurá ou latim, siplesmente porque não haveria vocabulário próprio para esses conteúdos. É perfeitamente possível desenvolver esse vocabulário específico, seja por meio de empréstimos de outras línguas, seja por meio da criação de novos termos na língua em questão, mas tal tarefa não se realizaria em pouco tempo nem com pouco esforço.BEARZOTI FILHO, P. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. Manual do professor. Curitiba: Positivo, 2004 (fragmento).Estudos contemporâneos mostram que cada língua possui sua própria complexidade e dinâmica de funcionamento. O texto ressalta essa dinâmica, na medida em que enfatizaA | a tendência a serem mais restritos o vocabulário e a gramática de línguas indígenas, se comparados com outras línguas de origem europeia. |
B | a existência de línguas limitadas por não permitirem ao falante nativo se comunicar perfeitamente a respeito de qualquer conteúdo. |
C | a existência de diferenças vocabulares entre os idiomas, especificidades relacionadas à própria cultura dos falantes de uma comunidade. |
D | a existência de diferenças vocabulares entre os idiomas, especificidades relacionadas à própria cultura dos falantes de uma comunidade. |
E | a inexistência de conteúdo comum a todas as línguas, pois o léxico contempla visão de mundo particular específica de uma cultura. |
Question 12 |
Tema: Espanhol
(VUNESP 2013)
Yoani Sánchez: “Los cubanos están escapando a Yucatán”14.03.2013La periodista cubana Yoani Sánchez ha visitado México dentro de la gira por América y Europa que empezó el 17 de febrero tras concederle el Gobierno de La Habana un pasaporte que le había denegado veinte veces durante los últimos cinco años, según su recuento. El periplo de la autora del blog Generación Y, un cuaderno de bitácora crítico con la realidad cotidiana de su país por el que ha recibido premios internacionales, ha estado marcado por la muerte del presidente venezolano Hugo Chávez, cuya generosidad petrolera era esencial para la maltrecha economía de la isla. La desaparición del líder bolivariano crea incertidumbre en Cuba. Yoani Sánchez, que vivió de joven la dramática crisis de recursos provocada en su país por la caída de la Unión Soviética dice que para los cubanos el final de Chávez tiene dos lecturas: “La mayoría asocia su pérdida con el posible regreso de los cortes eléctricos, con la caída de la economía, pero por otro lado también piensa que sin él se pierde el subsidio y tal vez Raúl Castro se vea obligado a acelerar las reformas”. En un eventual escenario de transición democrática en Cuba, un país que por tradición histórica y proximidad geográfica podría tener un papel significativo en el reordenamiento del panorama poscastrista es México. La periodista advierte de que este país ya es una referencia básica en la vida de la isla. “Hay muchos cubanos escapando a través del mar para llegar a México; no solamente escapan hacia Florida, también escapan hacia Yucatán [Estado situado en el sureste de México, a unos 200 kilómetros de la costa cubana]”. Una circunstancia que empieza a preocupar al Gobierno mexicano. Yoani dio una charla abierta a preguntas en el Senado mexicano. Allí, dos mujeres del público la increparon y mostraron símbolos en contra de ella. “Una llevaba una bandera estadounidense con mi rostro pegado y la otra llevaba billetes de cien dólares con mi rostro pegado. Era una especie de iconografía a medio camino entre Estados Unidos y yo”. Antes del incidente otra persona le había preguntado si Cuba está en un momento de transición. “Respondí que yo creo que sí, pero no por la voluntad gubernamental, sino porque hay algo en transición en el interior de los cubanos, un deseo de cambio, de transformación, de hasta aquí hemos llegado”. En mayo la cubana espera estar de vuelta en su casa de La Habana, un piso en la decimocuarta planta de un edificio diseñado con criterios arquitectónicos de la antigua Yugoslavia comunista.(www.elpais.com. Adaptado.)De acuerdo con el primer párrafo del texto se puede afirmar que el pasaporte había sido denegadoA | una veintena de veces. |
B | 5 veces. |
C | 17 veces. |
D | una docena de veces. |
E | 2 veces. |
Question 13 |
Tema: Filosofia
(FUNCAB 2014)
O século XVIII é conhecido como o Século das Luzes. É o tempo do Iluminismo. Segundo a ética iluminista:A | os valores morais são relativos aos costumes dos povos. |
B | o ser moral e o ser religioso são inseparáveis. |
C | a vida virtuosa do homem consiste em aceitar com passividade o destino e o sofrimento. |
D | o agir moral é agir de acordo com os apetites e desejos naturais |
E | as normas da ação moral do homem são estabelecidas pela razão. |
Question 14 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2012)
Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a vida.KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes, 1985 (adaptado).Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representaA | a emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela própria razão. |
B | a compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de entendimento. |
C | a imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma heterônoma. |
D | a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade |
E | o exercício da racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas. |
Question 15 |
Tema: História
(ENEM 2014)
Sou uma pobre e velha mulher, Muito ignorante, que nem sabe ler. Mostraram-me na igreja da minha terra Um Paraíso com harpas pintado E o Inferno onde fervem almas danadas, Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo deA | educar os fiéis através do olhar |
B | refinar o gosto dos cristãos |
C | divulgar a genialidade dos artistas católicos |
D | valorizar esteticamente os templos religiosos |
E | incorporar ideais heréticos |
Question 16 |
Tema: Biologia
(IDECAN 2015)
O RNA é sintetizado pelo processo de transcrição, que ocorre de modo complementar ao filamento molde de DNA.3’ ATGCCTATGCCAAGTCCG 5’Desse modo, o trecho da molécula de DNA poderá sintetizar a seguinte fita de RNA:A | UTGCCTUTGCCUUGTCCG |
B | UACGGAUACGGUUCAGGC |
C | TUCGGUTUCGGTTCUGGC |
D | TACGGATACGGTTCAGGC |
Question 17 |
Tema: Inglês
(ENEM 2012)
I, tooI, too, sing America.I am the darker brother. They send me to eat in the kitchen When company comes, But I laugh, And eat well, And grow strong.Tomorrow, I’ll be at the table When company comes. Nobody'll dare Say to me, “Eat in the kitchen,” Then.Besides, They’ll see how beautiful I am And be ashamed.I, too, am America.HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.). The collected poems of Langston Hughes. New York; Knopf, 1994.Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento deA | superioridade, pela arrogância. |
B | resignação, pela submissão. |
C | vergonha, pelo retraimento. |
D | coragem, pela superação. |
E | compreensão, pela aceitação. |
Question 18 |
Tema: Matemática
(UNESP 2015)
Um dado convencional e uma moeda, ambos não viciados, serão lançados simultaneamente. Uma das faces da moeda está marcada com o número 3, e a outra com o número 6. A probabilidade de que a média aritmética entre o número obtido da face do dado e o da face da moeda esteja entre 2 e 4 é igual a:A | 2/3 |
B | 1/4 |
C | 3/4 |
D | 1/3 |
E | 1/2 |
Question 19 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2015)
O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização.Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf.Acessado em 10/08/2015. Adaptado.Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:A | O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social. |
B | A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial |
C | A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial. |
D | A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole. |
E | A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial. |
Question 20 |
Tema: Biologia
(ENEM 2015)
A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em seqüência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.A alteração cromossômica da criança pode ser classificada comoA | numérica, do tipo aneuploidia |
B | numérica, do tipo euploidia |
C | estrutural, do tipo deleção |
D | estrutural, do tipo duplicação |
E | numérica, do tipo poliploidia |
Question 21 |
Tema: Biologia
(UNIFAP 2007)
Na espécie humana ocorrem várias doenças, causadas por seres vivos que estão presentes no meio ambiente.Assinale a alternativa que apresenta doenças causadas, respectivamente, por bactérias, vírus e protozoários, nesta ordem:A | gripe, dengue e tétano |
B | raiva, chagas e tuberculose |
C | micose, malária e dengue |
D | leptospirose, AIDS e malária |
E | herpes, micose e sífilis |
Question 22 |
Tema: Geografia
(ENEM 2014)
Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência daA | laterização |
B | compactação |
C | erosão |
D | salinização |
E | sedimentação |
Question 23 |
Tema: Português
(FUVEST 2009)
Metonímia é a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os dois. A relação pode ser de causa e efeito, de continente e conteúdo, de autor e obra ou da parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura ocorre:A | Palhetas subiram no ar. |
B | E as mãos batendo nas bocas. |
C | Calções negros corriam, pulavam. |
D | Miquelina ficou abobada com o olhar parado. |
E | Achando aquilo um desaforo. |
Question 24 |
Tema: Filosofia
(UFF 2010)
Durante a maior parte da história da humanidade, o bem-estar e o interesse dos governantes têm predominado sobre o bem-estar e o interesse dos governados. Os gregos foram os primeiros a experimentar a democracia, isto é, regime político em que os cidadãos são livres e o governo é exercido pela coletividade para atender ao bem-estar e ao interesse de todos, e não só de alguns.Aristóteles refletiu sobre essa experiência e concluiu que a finalidade da atividade política éA | agradar aos deuses |
B | habituar os seres humanos a obedecer |
C | impor a todos um pensamento único para evitar a divisão da sociedade |
D | preparar os cidadãos como bons combatentes para conquistarem outros povos |
E | evitar a injustiça e permitir aos cidadãos serem virtuosos e felizes |
Question 25 |
Tema: Química
(FUNIVERSA 2012)
Pelo exame de como as ligações se formam, é possível entender as propriedades dos compostos, como, por exemplo, a ação de um antiácido no estômago, a decomposição de um gás e a solubilidade de uma substância. A respeito das ligações químicas, assinale a alternativa correta.A | Um átomo que apresenta estado de hibridização sp2 tem suas ligações dirigidas para os vértices de um tetraedro regular |
B | A estabilidade da ligação metálica é resultante da grande deslocalização de elétrons |
C | Todas as moléculas constituídas de átomos diferentes são polares |
D | Substâncias iônicas apresentam, normalmente, baixos pontos de ebulição |
E | Uma ligação química forma-se entre dois átomos, se o arranjo resultante de seus dois núcleos e seus elétrons têm energia mais alta que a energia total dos átomos separados |
Question 26 |
Tema: Física
(ETAM 2014)
O Ironman, maior evento de Triathlon do mundo, desafia os atletas a percorrer 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida em percursos de tirar o fôlego. Em novembro desse ano, no evento em Fortaleza, o atleta vencedor gastou 8,5 h para completar a prova. A velocidade escalar média desse atleta na prova completa foi de aproximadamente:A | 5,0 km/h |
B | 21 km/h |
C | 27 km/h |
D | 0,45 km/h |
Question 27 |
Tema: Matemática
(UECE 2016)
Quantos números inteiros positivos pares, com três dígitos distintos, podemos formar com os algarismos 3, 4, 5, 6 e 7?A | 36 |
B | 24 |
C | 28 |
D | 32 |
Question 28 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Todo homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tantos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens.J. P T Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J . História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento deA | purgação dos pecados |
B | gosto pela aventura |
C | temor do desconhecido |
D | interesse pela natureza |
E | fascínio pelo fantástico |
Question 29 |
Tema: Espanhol
(UNEAL 2013)
Cultivos olvidados: una oportunidad frente al hambre Gonzalo Fanjul | 06/12/2012 http://blogs.elpais.comDe las más de 30.000 especies vegetales comestibles identificadas, alrededor de 7.000 han cubierto las necesidades humanas básicas a lo largo de nuestra historia. Miles de cultivos infrautilizados e infravalorados – como la quinua y otras especies andinas- siguen existiendo gracias a la actividad de agricultores tradicionales que primero los domesticaron y después los seleccionaron y mejoraron. Sin embargo, esa variedad se está reduciendo a un ritmo alarmante, lo que supone una amenaza para la seguridad alimentaria de millones de personas y para el medio natural del que dependen. Hoy en día únicamente se cultivan unas 150 especies a nivel comercial, y solo el arroz, el trigo y el maíz representan más de la mitad de las calorías de nuestra dieta. En este momento, los “cultivos olvidados” son un seguro contra el hambre, una respuesta adaptada a los retos del cambio climático y una oportunidad de acceder a una dieta diversa y saludable. En un planeta de 900 millones de hambrientos y en una semana en la que la comunidad internacional podría protagonizar el enésimo fracaso contra el calentamiento global, la pérdida de estas reservas alimentarias es un lujo que no nos podemos permitir. No texto acima, o autor faz uma críticaA | aos poderes nutritivos do trigo, milho e arroz que representam mais da metade das calorias ingeridas diariamente. |
B | às técnicas de produção das 30.000 espécies de vegetais cultivadas no planeta. |
C | aos valores energéticos da quinua para a sobrevivência na região andina |
D | ao aquecimento global que vem diminuindo o cultivo de mais 150 espécies agrícolas. |
E | à desvalorização do cultivo de sementes que podem ajudar contra a fome mundial. |
Question 30 |
Tema: Física
(UPENET 2017)
Para lançar um míssil horizontalmente em órbita circular rasante à superfície terrestre, considerando o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e o raio da Terra como igual a 6400 km, desprezando a resistência do ar, a velocidade de lançamento, em m/s, deve serA | 80 |
B | 8000 |
C | 800 |
D | 8 |
E | 0,8 |
Question 31 |
Tema: Matemática
(UECE 2017)
Considere um hexágono regular com centro no ponto O, cuja medida do lado é igual a 2 m. Se U e V são dois vértices consecutivos desse hexágono, e se a bissetriz do ângulo OÛV intercepta o segmento OV no ponto W, então, a medida em metros do perímetro do triângulo UVW éA | (3 + √5 ). |
B | (2 + √5 ). |
C | (2 + √3 ). |
D | (3 + √3 ). |
Question 32 |
Tema: Português
(UFRGS 2017)
A | A pergunta, na sua discreta singeleza, permite descobrir algo muito importante. – Algo muito importante é perguntado, na sua discreta singeleza. |
B | O Brasil ter sido descoberto por portugueses e não por chineses. – Portugueses, e não chineses, terem descoberto o Brasil. |
C | Como os dois formam uma realidade única. – Como uma realidade única é formada pelos dois. |
D | Nunca lhe propusemos esta questão relacional e reveladora. – Esta questão relacional e reveladora nunca lhe foi proposta. |
E | Trata-se, sempre, da questão de identidade. – É tratado, sempre, da questão de identidade. |
Question 33 |
Tema: Literatura
(ENEM 2012)
O trovador Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras … As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal… Intermitentemente … Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redondo … Cantabona! Cantabona! Dlorom … Sou um tupi tangendo um alaúde!ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiais, 2005.Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto éA | lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9). |
B | problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade |
C | abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade. |
D | verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas. |
E | exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas. |
Question 34 |
Tema: Português
UFPB 2010
Quanto à organização sintático-semântica do fragmento “Ninguém ama tanto a vida como a pessoa que envelhece.”, é correto afirmar:A | As formas verbais “ama” e “envelhece” exigem complemento. |
B | O conectivo “como” introduz oração que expressa ideia de conformidade. |
C | A oração “que envelhece” expressa ideia de restrição. |
D | Os termos “Ninguém” e “vida” exercem a mesma função sintática. |
E | A forma verbal “envelhece” tem como complemento o termo “pessoa”. |
Question 35 |
Tema: Geografia
(ENEM 2014)
Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado)Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)A | reformulação do sistema fundiário |
B | desenvolvimento de política industrial |
C | financiamento de pequenos agricultores |
D | atração de empresas estrangeiras |
E | incremento da mão de obra imigrante |
Question 36 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
O uso das vírgulas em cada proposição é justificado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula.A | O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações) |
B | Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio no início do período) |
C | A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada) |
D | Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada) |
E | Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período) |
Question 37 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(Prefeitura de Cantagalo RJ 2013)
A contribuição do Bolsa Família para a segurança e a qualidade de vida das populações mais pobres foi o tema da segunda rodada de debates realizada nesta quarta-feira (30), no Museu da República, em Brasília, durante as comemorações dos 10 anos do maior programa de transferência de renda do mundo. O encontro discutiu o impacto causado pelos programas sociais do governo federal na última década – como a mudança nas expectativas dos brasileiros, que já vislumbram um futuro melhor para si e suas famílias – e a inclusão social inédita de uma parcela da população colocada historicamente à margem das decisões do Poder Público.(Especial Bolsa Família do site do Ministério de Desenvolvimento Social. Disponível em: http://bolsafamilia10anos.mds.gov.br/. Acesso em: 31/10/2013.)No mesmo ano da implantação do Programa Bolsa Família, o governo federal colocou em prática o Programa Brasil Alfabetizado. Sobre o Brasil Alfabetizado, analise.I. É desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste. II. Ocorre por meio de ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação apenas em escolas técnicas federais, onde os cursos são ministrados a jovens e adultos que não se alfabetizaram. III. Tem por objetivo promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, além de contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil.Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)A | I, apenas. |
B | III, apenas. |
C | I e III, apenas. |
D | II, apenas. |
E | I, II e III. |
Question 38 |
Tema: Biologia
(PM PR 2014)
Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa (3H-timidina) em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica.Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos.A | Citosol e mitocôndrias |
B | Citosol e retículo endoplasmático |
C | Núcleo e retículo endoplasmático |
D | Peroxissomos e retículo endoplasmático |
E | Núcleo e mitocôndrias |
Question 39 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2014)
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida Radical da filosofia cartesiana tem carater positivo por contribuir para o(a)A | recuperação dos antigos juízos. |
B | exaltação do pensamento clássico. |
C | dissolução do saber científico. |
D | fortalecimento dos preconceitos religiosos. |
E | surgimento do conhecimento inabalável. |
Question 40 |
Tema: História
(FGV 2012)
Quase um ano após o Grito do Ipiranga (1822), a Província do Maranhão ainda se mantinha leal a Portugal e se recusava a aderir ao movimento de independência de D. Pedro I.A respeito do processo de adesão do Maranhão à independência do Brasil, assinale a afirmativa correta.A | O almirante britânico Lorde Thomas Cochrane aportou em São Luís em julho de 1823, após ter apoiado a independência da província da Bahia, com o intuito de aumentar a presença inglesa no Atlântico Sul |
B | A Batalha do Jenipapo (março de 1823) foi vencida pelos comerciantes portugueses e pela elite sertaneja ligada ao comércio de gado para o Nordeste, que se recusavam a aderir à independência |
C | A vila de Caxias, localizada na região produtora de algodão (vale do rio Itapecuru), foi um dos focos de apoio à independência, em razão do descontentamento com o monopólio comercial imposto pela Coroa portuguesa |
D | Os comerciantes portugueses de São Luís e os grandes algodoeiros exportadores, mais próximos de Lisboa do que do Rio de Janeiro, não aderiram à independência, preferindo manter-se ligados à Coroa portuguesa |
Question 41 |
Tema: Português
(FCC 2007)
É preciso suprimir um ou mais sinais de crase em:A | Quem acha que agracia à juventude de hoje com elogios ao seu pragmatismo não está à salvo de ser o responsável pela frustração de toda uma geração. |
B | À falta de coisa melhor para fazer, muita gente assiste à televisão sem sequer atentar para o que está vendo. |
C | Os sonhos não se adquirem à vista: custa tempo para se elaborar dentro de nós a matéria de que são feitos, às vezes à revelia de nós mesmos. |
D | Compreenda-se quem aspira à estabilidade de um emprego, mas prestem-se todas as homenagens àquele que cultiva seus sonhos. |
E | Cabe à juventude de hoje dedicar-se à substituição dos apelos do mercado por impulsos que, em sua verdade natural, façam jus à capacidade humana de sonhar. |
Question 42 |
Tema: Física
(FAB 2014)
Considere um tubo horizontal cilíndrico de comprimento ℓ, no interior do qual encontram-se respectivamente fixadas em cada extremidade de sua geratriz inferior as cargas q1 e q2, positivamente carregadas. Nessa mesma geratriz, numa posição entre as cargas, encontra-se uma pequena esfera em condição de equilíbrio, também positivamente carregada.Assinale a opção com as respostas corretas na ordem das seguintes perguntas:I. Essa posição de equilíbrio é estável? II. Essa posição de equilíbrio seria estável se não houvesse o tubo? III. Se a esfera fosse negativamente carregada e não houvesse o tubo, ela estaria em equilíbrio estável?A | Não. Sim. Sim. |
B | Sim. Não. Não. |
C | Sim. Não. Sim. |
D | Sim. Sim. Não. |
E | Não. Sim. Não. |
Question 43 |
Tema: Química
(UFF 2010)
química está na base do desenvolvimento econômico e tecnológico. Da siderurgia à indústria da informática, das artes à construção civil, da agricultura à indústria aeroespacial, não há área ou setor que não utilize em seus processos ou produtos algum insumo de origem química. Um desses insumos é o metano, gás natural, usado como combustível na indústria química. A queima do metano pode ser representada pela seguinte equação:CH4(g) + 2O2(g) ➜ CO2(g) + 2H2OEm relação ao metano CH4 e ao dióxido de carbono (CO2) pode-se dizer que a forma geométrica de cada um desses compostos, respectivamente, éA | quadrática planar e linear |
B | tetraédrica e trigonal planar |
C | tetraédrica e quadrática planar |
D | quadrática planar e trigonal planar. |
E | tetraédrica e linear |
Question 44 |
Tema: História
(FUNIVERSA 2012)
A colonização do Brasil, bem como do conjunto das Américas, decorre do processo de expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI. Diferentemente da Espanha, cujas áreas conquistadas na América cedo ofereceram enorme quantidade de prata e ouro, Portugal teve de partir para a alternativa agrícola com a finalidade de assegurar a posse de suas terras americanas. Em geral, a atividade açucareira, praticada sobretudo em áreas do nordeste brasileiro, pode ser caracterizada pelos seguintes aspectos:A | policultura, minifúndio e servidão |
B | latifúndio, escravidão e monocultura |
C | economia extrovertida e trabalho assalariado |
D | economia voltada para o mercado interno. |
E | plantation e consumo interno ampliado |
Question 45 |
Tema: Literatura
(UFF 2010)
Assinale a opção correta.A | O Modernismo relaciona-se com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo. |
B | O Simbolismo relaciona-se com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é. |
C | O Neoclassicismo relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era. |
D | O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral. |
E | O Realismo relaciona-se com um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas aliterações. |
Question 46 |
Tema: Literatura
(ENEM 2016)
AntiodePoesia, não será esse o sentido em que ainda te escrevo: flor! (Te escrevo: flor! Não uma flor, nem aquela flor-virtude – em disfarçados urinóis). Flor é a palavra Flor; verso inscrito no verso, como as manhãs no tempo. Flor é o salto da ave para o voo: o salto fora do sono quando seu tecido se rompe; é uma explosão posta a funcionar, como uma máquina, uma jarra de flores.MELO NETO, J. C. Psicologia da composição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento).A poesia é marcada pela recriação do objeto por meio da linguagem, sem necessariamente explicá-lo. Nesse fragmento de João Cabral de Melo Neto, poeta da geração de 1945, o sujeito lírico propõe a recriação poética deA | um tecido, visto que sua composição depende de elementos intrínsecos ao eu lírico. |
B | um urinol, em referência às artes visuais ligadas às vanguardas do início do século XX. |
C | uma ave, que compõe, com seus movimentos, uma imagem historicamente ligada à palavra poética. |
D | uma palavra, a partir de imagens com as quais ela pode ser comparada, a fim de assumir novos significados. |
E | uma máquina, levando em consideração a relevância do discurso técnico-científico pós-Revolução Industrial. |
Question 47 |
Tema: Química
(SABESP 2014)
O sulfato de alumínio e o cloreto férrico são substâncias utilizadas no tratamento de água paraA | fluoretação |
B | desinfecção |
C | clarificação |
D | ajuste de pH. |
E | coagulação |
Question 48 |
Tema: Matemática
(ENEM 2010)
Uma fábrica produz barras de chocolates no formato de paralelepípedos e de cubos, com o mesmo volume. As arestas da barra de chocolate no formato de paralelepípedo medem 3 cm de largura, 18 cm de comprimento e 4 cm de espessura. Analisando as características das figuras geométricas descritas, a medida das arestas dos chocolates que têm o formato de cubo é igual a:A | 24 cm |
B | 6 cm |
C | 25 cm |
D | 12 cm |
E | 5 cm |
Question 49 |
Tema: Matemática
(UECE 2016)
O resto da divisão de (264 + 1) por (232 + 1) é igual aA | 2 |
B | 1 |
C | 0 |
D | 4 |
Question 50 |
Tema: Matemática
(CEDERJ 2018)
Se o nono termo de uma progressão aritmética é 268 e a soma de seus quinze primeiros termos é 4305, sua razão é igual a:A | -18 |
B | -19 |
C | 19 |
D | 120 |
E | 18 |
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41 | 42 | 43 | 44 | 45 |
46 | 47 | 48 | 49 | 50 |
Fim |
O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2025.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!