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Simulado ENEM 2025
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Question 1 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2012)
Jean-Jacques Rousseau publicou em 1755 o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Em dedicatória aos governantes de Genebra, afirma:Eu quisera nascer num país em que o soberano e o povo só pudessem ter um único e mesmo interesse, a fim de que todos os movimentos da máquina tendessem sempre unicamente à felicidade comum; como isso só poderia ser feito se o povo e o soberano fossem a mesma pessoa, resulta que eu quisera nascer sob um governo democrático, sabiamente moderado.Eu quisera viver e morrer livre, isto é, de tal modo submetido às leis que nem eu nem ninguém pudesse sacudir o honroso jugo, esse jugo salutar e doce, que as cabeças mais altivas carregam tanto mais docilmente quanto são feitas para não carregar nenhum outro.Eu quisera, pois, que ninguém, no Estado, pudesse dizer-se acima da lei, e que ninguém, fora dele, pudesse impor alguma que o Estado fosse obrigado a reconhecer; de fato, qualquer que possa ser a constituição de um governo, se neste se encontra um só homem que não esteja submetido à lei, todos os outros ficam necessariamente à discrição deste último (...)(www.culturabrasil.org)Com base no trecho, pode-se afirmar queA | a liberdade só poderá ser efetivada pela obediência a leis comuns, que se apliquem indistintamente a todos os homens |
B | a felicidade do povo depende do esforço de um soberano que consiga garantir a condução do governo com moderação |
C | os interesses do soberano nem sempre devem corresponder aos interesses dos cidadãos, uma vez que o governo democrático deve representar interesses conflitantes |
D | o exercício da liberdade não pode estar submetido às leis, pois nem sempre elas serão justas, mesmo em Estados democráticos |
E | o Estado tem o dever de determinar os limites de validade da lei, pois sua aplicabilidade varia de acordo com a constituição do governo |
Question 2 |
Tema: Literatura
(UFF 2009)
Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.A | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
B | Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço. |
C | O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor. |
D | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
E | A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas. |
Question 3 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(METROFOR CE 2017)
Tanto as mobilizações estudantis quanto as ocupações de escolas secundárias e de universidades que têm ocorrido recentemente em diversos estados do Brasil têm, além da intenção de protestar contra algumas medidas e gestão de governos estaduais e governo federal, um foco específico na questão educacional. Entre outros pontos de pauta e posições do movimento estudantil, há uma contundente reação às mudanças propostas no âmbito da educação por meio do Projeto de Lei do Senado nº 193 (PLS 193) de 2016. Sobre o PLS 193, é correto afirmar queA | é conhecido como “Livre Arbítrio”, por deixar a critério das instituições educacionais dos estados e do Distrito Federal a definição das disciplinas a serem consideradas obrigatórias no ensino médio |
B | propõe a redução das vagas nas universidades públicas para alunos que ingressam mediante a lei que prevê as cotas, daí por que o PLS 193 está sendo chamado de “Lei das Portas Estreitas” |
C | essa proposta de lei defende que o Poder Público deve obrigar-se a garantir o ensino gratuito exclusivamente para o nível fundamental; nesse sentido, o PLS está sendo chamado “Projeto Destruição do Futuro” |
D | é conhecido como “Lei da Mordaça” e tem como propósito incluir no texto da lei que trata das diretrizes e bases da educação no território brasileiro o Programa Escola sem Partido |
Question 4 |
Tema: Matemática
UNESP 2018
Sendo x um número real maior que 2/3 , a área de um retângulo é dada pelo polinômio 3x2 + 19x –14. Se a base desse retângulo é dada pelo polinômio x + 7, o quadrado da diagonal do retângulo é expresso pelo polinômioA | 10x^2 + 65. |
B | 10x^2 + 26x + 29. |
C | 10x^2 + 2x + 53. |
D | 4x^2 + 2x + 53. |
E | 10x^2 + 53. |
Question 5 |
Tema: Espanhol
(UECE 2013)
“Al lado de mi casa han abierto una discoteca hace un año y desde entonces mi vida y la de los míos ha cambiado: no podemos dormir, por la mañana la calle está llena de _____________ y____________. He intentado hablar con el dueño pero éste no me hace caso."" Las dos palabras más convenientes para completar ese pequeño texto son.""Las dos palabras más convenientes para completar ese pequeño texto sonA | camareros y dependientes. |
B | vasos y botellas. |
C | calcetines y bufandas. |
D | manteles y cubiertos. |
Question 6 |
Tema: Matemática
(UNESP 2017)
Admita que o número de visitas diárias a um site seja expresso pela potência 4n, com n sendo o índice de visitas ao site. Se o site S possui o dobro do número de visitas diárias do que um site que tem índice de visitas igual a 6, o índice de visitas ao site S é igual aA | 9 |
B | 6,5 |
C | 8 |
D | 12 |
E | 8,5 |
Question 7 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2014)
“A ciência, tanto por sua necessidade de coroamento como por princípio, opõe-se absolutamente à opinião. Se, em determinada questão, ela legitimar a opinião, é por motivos diversos daqueles que dão origem à opinião; de modo que a opinião está, de direito, sempre errada. A opinião pensa mal; não pensa: traduz necessidades em conhecimentos. Ao designar os objetos pela utilidade, ela se impede de conhecê-los. Não se pode basear nada na opinião: antes de tudo, é preciso destruí-la. Ela é o primeiro obstáculo a ser superado. Não basta, por exemplo, corrigi-la em determinados pontos, mantendo, como uma espécie de moral provisória, um conhecimento vulgar provisório. O espírito científico proíbe que tenhamos uma opinião sobre questões que não compreendemos, sobre questões que não sabemos formular com clareza”.(Gaston Bachelard, A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996)O excerto discute uma questão de ordem epistemológica que atravessa, em certa medida, a história da filosofia. No entender do autor, a ciênciaA | contradiz a opinião porque parte de hipóteses baseadas no senso comum. |
B | confirma a racionalidade estrita dos postulados baseados na opinião |
C | opõe-se à opinião, pois suas teses não são formuladas espontaneamente |
D | é habitualmente desviada de seu caminho necessário pela opinião pública |
E | é contrária à opinião, pois visa produzir conhecimentos úteis à humanidade |
Question 8 |
Tema: Biologia
(ENEM 2014)
Na década de 1990, células do cordão umbilical de recém-nascidos humanos começaram a ser guardadas por criopreservação, uma vez que apresentam alto potencial terapêutico em consequência de suas características peculiares.O poder terapêutico dessas células baseia-se em sua capacidade deA | multiplicação lenta |
B | reconhecimento de células semelhantes |
C | diferenciação em células especializadas |
D | adesão a diferentes tecidos |
E | comunicação entre células. |
Question 9 |
Tema: Literatura
(ENEM 2010)
Texto I Logo depois transferiram para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos presos às canções que vinham das embarcações…AMADO, J. Capitães de Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).Texto II À margem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado de peixe, ergue-se o velho ingazeiro – ali os bêbados são felizes. Curitiba os considera animais sagrados, provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No trivial contentavam-se com as sobras do mercado.TREVISAN, D. 35 noites de paixão: contos escolhidos. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009 (fragmento).Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são exemplos de uma abordagem literária recorrente na literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos,A | o detalhamento do cotidiano dos personagens revela a sua origem social. |
B | a crítica à indiferença da sociedade pelos marginalizados é direta. |
C | a ironia marca o distanciamento dos narradores em relação aos personagens. |
D | a linguagem afetiva aproxima os narradores dos personagens marginalizados. |
E | o espaço onde vivem os personagens é uma das marcas de sua exclusão. |
Question 10 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(ENEM 2015)
Quanto ao “choque de civilizações"", é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal"" de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo, 2003.A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a)A | conquista da autodeterminação |
B | universalização do progresso. |
C | prática da diplomacia |
D | expansão da democracia |
E | exercício da alteridade |
Question 11 |
Tema: Educação Artística
(FUNIVERSA 2015)
A respeito da história das artes no Brasil, assinale a alternativa correta.A | Até meados da década de 1970, houve diminuição do afastamento, que antes era crescente, entre os pobres e a elite, o que causou a ampliação do acesso ao ensino de artes |
B | Entre 1968 e 1972, as escolas especializadas no ensino de arte endureceram seus currículos, de modo que não eram permitidas experiências no sentido de relacionar projetos de arte de classes de crianças e adolescentes ao desenvolvimento dos processos mentais envolvidos na criatividade |
C | Na década de 1970, o ensino público era exemplo de formação técnica e de preparação para a universidade e o ensino de artes, nesse período, era negligenciado |
D | Em 1973 foi criado o curso de Educação Artística nas universidades |
E | No ano de 1964, o curso de Licenciatura em Artes Plásticas foi desestruturado em função da frequente perseguição a professores ocorrida após o estabelecimento da ditadura |
Question 12 |
Tema: Geografia
(DER CE 2016)
O ciclo da água movimenta grandes quantidades de água nos oceanos, continentes e na atmosfera, sendo responsável por diversos processos físicos e biológicos no planeta.Considerando o ciclo da água, analise as afirmações abaixo.I. Levando-se em conta o tempo geológico, o ciclo da água pode ser de curto e de logo prazo. O ciclo de longo prazo envolve os processos ligados à dinâmica externa da Terra. II. A precipitação meteórica está relacionada à entrada de água na Terra através da queda de meteoros e meteoritos ricos em água. III. A água juvenil pode ser formada sob a forma de vapor em erupções vulcânicas.Está correto o que se afirma somente emA | II e III. |
B | III. |
C | I e II. |
D | I. |
Question 13 |
Tema: Português
(FUVEST 2009)
Metonímia é a figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, havendo sempre uma relação entre os dois. A relação pode ser de causa e efeito, de continente e conteúdo, de autor e obra ou da parte pelo todo. Assinale a alternativa em que essa figura ocorre:A | Calções negros corriam, pulavam. |
B | E as mãos batendo nas bocas. |
C | Palhetas subiram no ar. |
D | Achando aquilo um desaforo. |
E | Miquelina ficou abobada com o olhar parado. |
Question 14 |
Tema: Química
(UFF 2010)
química está na base do desenvolvimento econômico e tecnológico. Da siderurgia à indústria da informática, das artes à construção civil, da agricultura à indústria aeroespacial, não há área ou setor que não utilize em seus processos ou produtos algum insumo de origem química. Um desses insumos é o metano, gás natural, usado como combustível na indústria química. A queima do metano pode ser representada pela seguinte equação:CH4(g) + 2O2(g) ➜ CO2(g) + 2H2OEm relação ao metano CH4 e ao dióxido de carbono (CO2) pode-se dizer que a forma geométrica de cada um desses compostos, respectivamente, éA | tetraédrica e trigonal planar |
B | tetraédrica e linear |
C | quadrática planar e trigonal planar. |
D | quadrática planar e linear |
E | tetraédrica e quadrática planar |
Question 15 |
Tema: Química
(ENEM 2015)
A hidroponia pode ser definida como uma técnica de produção de vegetais sem necessariamente a presença de solo. Uma das formas de implementação é manter as plantas com suas raízes suspensas em meio líquido, de onde retiram os nutrientes essenciais. Suponha que um produtor de rúcula hidropônica precise ajustar a concentração do íon nitrato (NO3-) para 0,009 mol/L em um tanque de 5 000 litros e, para tanto, tem em mãos uma solução comercial nutritiva de nitrato de cálcio 90 g/L. As massas molares dos elementos N, O e Ca são iguais a 14 g/mol, 16 g/mol e 40 g/mol, respectivamente.Qual o valor mais próximo do volume da solução nutritiva, em litros, que o produtor deve adicionar ao tanque?A | 82 |
B | 26 |
C | 41 |
D | 51 |
E | 45 |
Question 16 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(NUCEPE 2012)
Esta questão apresenta-se com uma proposição e uma causa para a proposição, introduzida pela palavra “PORQUE”.A OPEP procura administrar de forma centralizada a política petroleira de seus membros, que inclui o controle de preços e o volume de produção, PORQUE defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados do Oriente Médio e a integridade dos territórios nos quais se encontram grandes reservas petrolíferas e carboníferas.Sobre o texto, é correto afirmar que:A | a proposição e a causa são afirmações verdadeiras, mas a causa não está relacionada à proposição. |
B | a proposição e a causa são afirmações verdadeiras, e a causa está relacionada à proposição. |
C | a proposição e a causa são afirmações falsas. |
D | a proposição é uma afirmação verdadeira e a causa é uma afirmação falsa. |
E | a proposição é uma afirmação falsa e a causa é uma afirmação verdadeira. |
Question 17 |
Tema: História
(ENEM 2014)
A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés III. Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real.NOBLAT, R. Disponível em: www.oglobo.com. Acesso em: 12 dez. 2012.A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o(a)A | triunfo da nação sobre os países africanos |
B | caráter espontâneo das festas populares |
C | lugar da memória na história nacional |
D | declínio do regime de monarquia absolutista |
E | lembrança da antiguidade da cultura local |
Question 18 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2014)
Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)Art. 1° - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931.Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organizaçãoA | política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil |
B | internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora |
C | democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo |
D | paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais |
E | beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da abolição |
Question 19 |
Tema: Literatura
(UFF 2010)
Assinale a opção correta.A | O Neoclassicismo relaciona-se com um modo de escrever que reproduz a arte barroca tal como ela era. |
B | O Realismo relaciona-se com um modo de escrever que se caracteriza pela musicalidade, pela sinestesia e pelas aliterações. |
C | O Modernismo relaciona-se com um modo de escrever que pretende discutir a criação literária e produzir a simplicidade e a métrica do pastoralismo. |
D | O Romantismo relaciona-se com um modo de escrever que adota a estética da expressão do eu autoral. |
E | O Simbolismo relaciona-se com um modo de escrever que apresenta a realidade tal como ela é. |
Question 20 |
Tema: Física
(UFF 2010)
Segundo os autores de um artigo publicado recentemente na revista The Physics Teacher*, o que faz do corredor Usain Bolt um atleta especial é o tamanho de sua passada. Para efeito de comparação, Usain Bolt precisa apenas de 41 passadas para completar os 100m de uma corrida, enquanto outros atletas de elite necessitam de 45 passadas para completar esse percurso em 10s. *A. Shinabargar, M. Hellvich; B. Baker, The Physics Teacher 48, 385. Sept. 2010.Marque a alternativa que apresenta o tempo de Usain Bolt, para os 100 metros rasos, se ele mantivesse o tamanho médio de sua passada, mas desse passadas com a frequência média de um outro atleta, como os referidos anteriormente.A | 9,1 s |
B | 11 s |
C | 10 s |
D | 9,6 s |
E | 9,8 s |
Question 21 |
Tema: Química
(ENEM 2015)
O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 oC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pelaA | absorção de calor pelo nitrogênio durante a ebulição |
B | liberação de calor do nitrogênio para a vizinhança durante a liquefação. |
C | expansão do nitrogênio durante a ebulição |
D | retirada de água e gás carbônico da atmosfera antes do resfriamento |
E | realização de trabalho sobre o nitrogênio durante a liquefação |
Question 22 |
Tema: Física
(FUVEST 2015)
Uma garrafa tem um cilindro afixado em sua boca, no qual um êmbolo pode se movimentar sem atrito, mantendo constante a massa de ar dentro da garrafa, como ilustra a figura. Inicialmente, o sistema está em equilíbrio à temperatura de 27 oC. O volume de ar na garrafa é igual a 600 cm3 e o êmbolo tem uma área transversal igual a 3cm2. Na condição de equilíbrio, com a pressão atmosférica constante, para cada 1 oC de aumento da temperatura do sistema, o êmbolo subirá aproximadamenteA | 1,4 cm |
B | 2,1 cm |
C | 6,0 cm |
D | 0,7 cm |
E | 3,0 cm |
Question 23 |
Tema: Educação Física
(ENEM 2011)
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009. As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, queA | o conectivo "mas também" inicia oração que exprime ideia de contraste. |
B | o termo "Também" exprime uma justificativa. |
C | o termo "como", em "como morte súbita e derrame", introduz uma generalização |
D | o termo "fatores" retoma coesivamente "níveis de colesterol e de glicose no sangue”. |
E | a expressão "Além disso" marca uma sequenciação de ideias. |
Question 24 |
Tema: Português
(ADVISE 2009)
Na frase: “Querido, deixei seu café pronto na copa.”, temos:A | Sujeito oculto determinante |
B | Oração sem sujeito |
C | Sujeito composto |
D | Sujeito indeterminado |
E | Sujeito simples interactante |
Question 25 |
Tema: Inglês
(ENEM 2012)
I, tooI, too, sing America.I am the darker brother. They send me to eat in the kitchen When company comes, But I laugh, And eat well, And grow strong.Tomorrow, I’ll be at the table When company comes. Nobody'll dare Say to me, “Eat in the kitchen,” Then.Besides, They’ll see how beautiful I am And be ashamed.I, too, am America.HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.). The collected poems of Langston Hughes. New York; Knopf, 1994.Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento deA | superioridade, pela arrogância. |
B | vergonha, pelo retraimento. |
C | coragem, pela superação. |
D | resignação, pela submissão. |
E | compreensão, pela aceitação. |
Question 26 |
Tema: Inglês
(FUVEST 2014)
To live the longest and healthiest life possible, get smarter. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) data show that past a certain threshold, health and wealth are just weakly correlated. However, overall health is closely tied to how many years people spend in school. Mexico, for instance, has a fifth the per capita gross domestic product (GDP) of the United States, but, for women, more than 50 percent of the latter’s schooling.In line with the trend, Mexico’s female adult mortality rate is only narrowly higher. Vietnam and Yemen have roughly equivalent per capita GDP. Yet Vietnamese women average 6.3 more years in school and are half as likely to die between the ages of 15 and 60. “Economic growth is also significantly associated with child mortality reductions, but the magnitude of the association is much smaller than that of increased education,” comments Emmanuela Gakidou, IHME’s director of education and training. “One year of schooling gives you about 10 percent lower mortality rates, whereas with a 10 percent increase in GDP, your mortality rate would go down only by 1 to 2 percent.”Discover, May 31, 2013. Adaptado.No texto, ao se comparar o México aos Estados Unidos, afirma-se que, no México,A | as taxas de mortalidade feminina adulta são pouco superiores às norte-americanas. |
B | as políticas educacionais são suficientes e estão defsadas. |
C | o produto interno bruto é equivalente a 50% do produto interno bruto dos Estados Unidos. |
D | os índices de mortalidade adulta vêm crescendo, nos últimos anos. |
E | as mulheres representam 50% da população escolrizada. |
Question 27 |
Tema: Literatura
(UNIFESP 2002)
Texto I:Perante a Morte empalidece e treme, Treme perante a Morte, empalidece. Coroa-te de lágrimas, esquece O Mal cruel que nos abismos geme.(Cruz e Souza, Perante a morte.)Texto II:Tu choraste em presença da morte? Na presença de estranhos choraste? Não descende o cobarde do forte; Pois choraste, meu filho não és!(Gonçalves Dias, I Juca Pirama.)Texto III:Corrente, que do peito destilada, Sois por dous belos olhos despedida; E por carmim correndo dividida, Deixais o ser, levais a cor mudada.(Gregório de Matos, Aos mesmos sentimentos.)Texto IV:Chora, irmão pequeno, chora, Porque chegou o momento da dor. A própria dor é uma felicidade...(Mário de Andrade, Rito do irmão pequeno.)Texto V:Meu Deus! Meu Deus! Mas que bandeira é esta, Que impudente na gávea tripudia?!... Silêncio! ...Musa! Chora, chora tanto Que o pavilhão se lave no teu pranto...(Castro Alves, O navio negreiro.)Dois dos cinco textos transcritos expressam sentimentos de incontida revolta diante de situações inaceitáveis. Esse transbordamento sentimental faz-se por meio de frases e recursos linguísticos que dão ênfase à função emotiva e à função conativa da linguagem. Esses dois textos são:A | III e V. |
B | II e V. |
C | I e IV. |
D | IV e V. |
E | II e III. |
Question 28 |
Tema: Química
(FUVEST 2015)
Existem vários modelos para explicar as diferentes propriedades das substâncias químicas, em termos de suas estruturas submicroscópicas.Considere os seguintes modelos:I. moléculas se movendo livremente; II. íons positivos imersos em um ""mar"" de elétrons deslocalizados; III. íons positivos e negativos formando uma grande rede cristalina tridimensional.Assinale a alternativa que apresenta substâncias que exemplificam, respectivamente, cada um desses modelos.A | I gás metano II água líquida III diamante sólido |
B | I água líquida II iodo sólido III cloreto de sódio sólido |
C | I gás nitrogênio II cloreto de sódio sólido III iodo sólido |
D | I água líquida II ferro sólido III diamante sólido |
E | I gás nitrogênio II ferro sólido III cloreto de sódio sólido |
Question 29 |
Tema: Matemática
(PUC - RJ 2016)
Considere as funções reais f (x) = x2 + 4x e g(x) = xQual é o maior inteiro para o qual vale a desigualdade f (x) < g(x)?A | 4 |
B | -1 |
C | 3 |
D | -3 |
E | 0 |
Question 30 |
Tema: Geografia
(EsPCEx 2013)
A seleção brasileira de futebol, vinda de Berlim (15°E de Greenwich), precisa chegar à cidade do Rio de Janeiro (45°W de Greenwich) às 13h do dia 25/10/2013, horário local. Considere que o avião fará o percurso leste-oeste e que o tempo de voo contínuo será de 10 (dez) horas. Para que a seleção chegue ao Rio de Janeiro, no horário predeterminado, o voo deverá partir de Berlim às _______do dia __________.Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.A | 17h - 26/10/2013 |
B | 03h - 26/10/2013 |
C | 07h - 25/10/2013 |
D | 17h - 25/10/2013 |
E | 09h - 25/10/2013 |
Question 31 |
Tema: Literatura
(VUNESP)
Leia atentamente os versos seguintes:Eu deixo a vida com deixa o tédio Do deserto o poeta caminheiro – Como as horas de um longo pesadelo Que se desfaz ao dobre de um mineiro.Esses versos de Álvares de Azevedo significam a:A | revolta diante da morte. |
B | aceitação da vida como um longo pesadelo. |
C | aceitação da morte como a solução. |
D | tristeza pelas condições de vida. |
E | alegria pela vida longa que teve. |
Question 32 |
Tema: Português
(ENEM 2012)
O léxico e a culturaPotencialmente, todas as línguas de todos os tempos podem candidatar-se a expressar qualquer conteúdo. A pesquisa linguística do século XX demonstrou que não há diferença qualitativa entre os idiomas do mundo – ou seja, não há idiomas gramaticalmente mais primitivos ou mais desenvolvidos. Entretanto, para que possa ser efetvamente utilizada, essa igualdade potencial precisa realizar-se na prática histórica do idioma, o que nem sempre acontece. Teoricamente, uma língua com pouca tradição escrita (como as línguas indígenas brasileiras) ou uma língua já extinta (como o latim ou o grego clássicos) podem ser empregadas para falar sobre qualquer assunto, como, digamos, física quântica ou biologia molecular. Na prática, contudo, não é possível, de uma hora para outra, expressar tais conteúdos em camaiurá ou latim, siplesmente porque não haveria vocabulário próprio para esses conteúdos. É perfeitamente possível desenvolver esse vocabulário específico, seja por meio de empréstimos de outras línguas, seja por meio da criação de novos termos na língua em questão, mas tal tarefa não se realizaria em pouco tempo nem com pouco esforço.BEARZOTI FILHO, P. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. Manual do professor. Curitiba: Positivo, 2004 (fragmento).Estudos contemporâneos mostram que cada língua possui sua própria complexidade e dinâmica de funcionamento. O texto ressalta essa dinâmica, na medida em que enfatizaA | a tendência a serem mais restritos o vocabulário e a gramática de línguas indígenas, se comparados com outras línguas de origem europeia. |
B | a existência de diferenças vocabulares entre os idiomas, especificidades relacionadas à própria cultura dos falantes de uma comunidade. |
C | a inexistência de conteúdo comum a todas as línguas, pois o léxico contempla visão de mundo particular específica de uma cultura. |
D | a existência de diferenças vocabulares entre os idiomas, especificidades relacionadas à própria cultura dos falantes de uma comunidade. |
E | a existência de línguas limitadas por não permitirem ao falante nativo se comunicar perfeitamente a respeito de qualquer conteúdo. |
Question 33 |
Tema: Espanhol
(ENEM 2013)
Pensar la lengua del siglo XXIAceptada la dicotomía entre “español general” académico y “español periférico” americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales españolas, no promueve la conservación de la unidad, sino la unificación del español, dirigida e impuesta desde España (la Fundación Español Urgente: Fundeu). Unidad y unificación no son lo mismo: la unidad ha existido siempre y con ella la variedad de la lengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diferencias culturales, que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biológica de la Tierra. Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonización, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblo aborígenes, la explotación de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre sí, aunque con el fondo común de la tradición española. Después de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su español, pues la lengua es, ante todo, constituyente. Así, el español actual de España no es sino una más de las lenguas nacionales del mundo hispánico. El español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricéntrica.LARA, L. F. Disponível em: www.revistaenie.clarin.com. Acesso em: 25 fev. 2013.O texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar queA | a unidade linguística do espanhol fortalece a identidade cultural hispânica. |
B | a consolidação das diferenças da língua prejudica sua projeção mundial. |
C | as variedades do espanhol têm igual relevância linguística e cultural. |
D | as especificidades culturais rompem com a unidade hispânica. |
E | a unificação da língua enriquece a competência linguística dos falantes. |
Question 34 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(ODAC 2016)
A célula terrorista que atacou o aeroporto e o metrô de Bruxelas, em 22 de março, pretendia realizar o atentado no domingo de Páscoa, cinco dias depois do que acabou acontecendo. Segundo a imprensa belga, o ataque acabou sendo antecipado em virtude da prisão do terrorista Salah Abdeslam.(O Estado de S.Paulo. http://goo.gl/Tze8VP, 07.04.2016. Adaptado)Esse ataque foiA | planejado na Síria, em represália à intervenção militar de países europeus na guerra civil |
B | assumido pelo Estado Islâmico, tendo ligação com os atentados de Paris no ano passado |
C | reivindicado por separatistas belgas, desencadeando várias manifestações violentas |
D | concretizado pela Al Qaeda, insatisfeita com a repressão militar aos curdos na Turquia |
E | praticado por grupos conservadores, contrários à política imigratória da União Europeia |
Question 35 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(UDESC 2010)
Assinale a alternativa verdadeira.A | O clima predominante em Santa Catarina é o equatorial. As temperaturas são elevadas durante todo o ano e as chuvas atingem índices pluviométricos acima de 3500 mm anuais |
B | O clima mesotérmico predominante em Santa Catarina proporciona temperaturas agradáveis, variando de 13 a 25° C, com chuvas distribuídas durante todo o ano |
C | O clima semi árido típico da maior parte das regiões de Santa Catarina determina temperaturas agradáveis no inverno, mas forte calor na primavera e verão, quando as temperaturas variam de 37 a 45° C. |
D | O clima catarinense não sofre a influência das massas de ar frias vindas do sul do continente e, por esta razão, no território catarinense não ocorrem geadas no inverno |
E | No litoral e na serra catarinenses predomina o clima tropical de altitude. As chuvas são raras no verão e intensas no inverno. Nessa estação também são comuns as nevascas e os nevoeiros |
Question 36 |
Tema: Português
(UFPE 2010)
(Adaptado) Em um texto, as palavras expressam Sentidos – literais ou metafóricos –, a fim de que sejam identificadas as intenções comunicativas pretendidas, como se pode concluir pelas observações feitas a seguir.a) “o insolente coração”, quer dizer o coração arrogante, ousado, atrevido.b) “O miserável coração nasceu cativo”, quer dizer nasceu destinado ao jugo, à sujeição.c) “Tem que espreitar os desejos do amado”, quer dizer tem que perscrutar, que olhar atentamente.d) “[tem que] carpir junto com os demais as desgraças acontecidas”, quer dizer tem que exaurir, que esgotar.e) “[O único desabafo] é botar na boca toda a amargura do cativeiro, antes de o apostrofar”, quer dizer antes de o analisar, de entender seu mistério.Considerando cada afirmação como V (verdadeira) ou F (falsa), a proposição tida como CORRETA é:A | V-V-F-V-F |
B | F-V-F-F-V |
C | F-F-V-V-V |
D | V-F-V-F-V |
E | V-V-V-F-F |
Question 37 |
Tema: Matemática
(ENEM/2017)
Uma empresa de entregas presta serviços para outras empresas que fabricam e vendem produtos. Os fabricantes dos produtos podem contratar um entre dois planos oferecidos pela empresa que faz as entregas. No plano A, cobra-se uma taxa fixa mensal no valor de R$ 500,00, além de uma tarifa de R$ 4,00 por cada quilograma enviado (para qualquer destino dentro da área de cobertura). No plano B, cobra-se uma taxa fixa mensal no valor de R$ 200,00, porém a tarifa por cada quilograma enviado sobe para R$ 6,00. Certo fabricante havia decidido contratar o plano A por um período de 6 meses. Contudo, ao perceber que ele precisará enviar apenas 650 quilogramas de mercadoria durante todo o período, ele resolveu contratar o plano B. Qual alternativa avalia corretamente a decisão final do fabricante de contratar o plano B?A | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 6 000,00 a mais do que o plano A custaria. |
B | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 000,00 a mais do que o plano A custaria. |
C | A decisão foi ruim para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 300,00 a mais do que o plano A custaria. |
D | A decisão foi boa para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 1 500,00 a menos do que o plano A custaria. |
E | A decisão foi boa para o fabricante, pois o plano B custará ao todo R$ 500,00 a menos do que o plano A custaria. |
Question 38 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
O uso das vírgulas em cada proposição é justificado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula.A | Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada) |
B | Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período) |
C | A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada) |
D | Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio no início do período) |
E | O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações) |
Question 39 |
Tema: Física
(FAB 2014)
Considere um tubo horizontal cilíndrico de comprimento ℓ, no interior do qual encontram-se respectivamente fixadas em cada extremidade de sua geratriz inferior as cargas q1 e q2, positivamente carregadas. Nessa mesma geratriz, numa posição entre as cargas, encontra-se uma pequena esfera em condição de equilíbrio, também positivamente carregada.Assinale a opção com as respostas corretas na ordem das seguintes perguntas:I. Essa posição de equilíbrio é estável? II. Essa posição de equilíbrio seria estável se não houvesse o tubo? III. Se a esfera fosse negativamente carregada e não houvesse o tubo, ela estaria em equilíbrio estável?A | Sim. Sim. Não. |
B | Não. Sim. Sim. |
C | Sim. Não. Não. |
D | Não. Sim. Não. |
E | Sim. Não. Sim. |
Question 40 |
Tema: Educação Artística
(ENEM 2016)
O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidasA | nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap |
B | nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk |
C | nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação |
D | nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá |
E | nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk |
Question 41 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2014)
Enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam rei e soberanos filósofos genuínos e capazes, e se dê esta união do poder político com a filosofia, enquanto as numerosas naturezas que atualmente seguem um destes caminhos com exclusão do outro não forem impedidas forçosamente de o fazer, não haverá tréguas dos males, meu caro Gláucon, para as cidades, nem sequer, julgo eu, para o gênero humano, nem antes disso será jamais possível e verá a luz do sol a cidade que há pouco descrevemos. Mas isto é o que eu há muito hesitava em dizer, por ver como seriam paradoxais essas afirmações. Efetivamente, é penoso ver que não há outra felicidade possível, particular ou pública”.(Platão. A República, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993)Platão foi discípulo de Sócrates e adotou do mestre, no exercício do pensamento filosófico, o método de perguntas e respostas. Em A República, Sócrates dialoga com Gláucon sobre a necessidade de um novo equilíbrio político na polis grega. Segundo o argumento platônico,A | a união da filosofia com a política é prejudicial à felicidade dos cidadãos. |
B | a garantia da independência da cidade é a constituição de um poder militar. |
C | a felicidade de todos é possível somente se os filósofos assumirem o poder. |
D | a qualquer um é dada a capacidade de bem governar a cidade. |
E | a formação filosófica de estrangeiros e mulheres é capaz de garantir a democracia |
Question 42 |
Tema: Matemática
(UECE 2017)
Considere um hexágono regular com centro no ponto O, cuja medida do lado é igual a 2 m. Se U e V são dois vértices consecutivos desse hexágono, e se a bissetriz do ângulo OÛV intercepta o segmento OV no ponto W, então, a medida em metros do perímetro do triângulo UVW éA | (2 + √5 ). |
B | (3 + √3 ). |
C | (2 + √3 ). |
D | (3 + √5 ). |
Question 43 |
Tema: Literatura
(UDESC 2009)
Uma vez que a literatura é o reflexo de um momento histórico, e que nela podem estar revelados os principais acontecimentos econômicos, políticos e sociais de cada estilo de época, relacione cada Escola Literária brasileira ao seu devido contexto social.(1) Barroco (2) Romantismo (3) Realismo (4) Simbolismo (5) Modernismo ( ) A urbanização da cidade do Rio de Janeiro, agora transformada em Corte, cria uma sociedade consumidora representada pela aristocracia rural, pelos profissionais liberais e jovens estudantes, todos em busca de entretenimento; o espírito nacionalista passa a exigir uma cor local para a literatura, na valorização do índio e das terras brasileiras. ( ) No Brasil, havia a presença cada vez mais forte dos comerciantes, com as transformações ocorridas no Nordeste em conseqüência das invasões holandesas e, finalmente, com o apogeu e a decadência da cana-de açúcar. Na literatura, o homem de tal época vivia em estado de tensão e desequilíbrio, em um conflito entre o terreno e o celestial. ( ) Os grandes proprietários rurais de São Paulo e Minas Gerais eram beneficiados pela política do café com-leite. Ao mesmo tempo em que os artistas pretendiam colocar a cultura brasileira a par das correntes de vanguarda do pensamento europeu, havia a tomada da consciência da realidade brasileira, que resultou em uma grande exposição artística. ( ) Transição para o século XX e definição de um mundo novo. As correntes materialistas e racionalistas não mais respondem às exigências de uma nova realidade: as tendências espirituais renascem, o subconsciente e o inconsciente são valorizados. ( ) O positivismo, o evolucionismo e, principalmente, a filosofia alemã inspiraram a literatura brasileira, que vivia um momento histórico conturbado em decorrência do abolicionismo, do ideal republicano e da crise da Monarquia. [Adaptações de NICOLA, José de. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998.]Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo:A | 1 3 2 5 4 |
B | 3 1 5 2 4 |
C | 2 5 1 4 3 |
D | 2 1 5 4 3 |
E | 4 1 5 3 2 |
Question 44 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Assinale a alternativa correta em relação ao acento grave indicativo de crase estabelecido pela norma culta da língua.A | Depois o boi adoeceu; ficou caído, à moscas, imóvel e rijo na sua armação de bambu verde. |
B | À vista dos samburás com uns mirrados peixinhos, a comunidade se entristecia. |
C | Mas o boi continua sobre às pernas, mais duro que o samburá de cipó, os olhos de carvão imóveis e tristes. |
D | Naquela época, a morte de um pescador por sezão cheirava à ironia na vila. |
E | As mulheres de saias domingueiras, algumas com o filho no colo, ficavam à espreitar os maridos. |
Question 45 |
Tema: Educação Física
(ENEM 2011)
Conceitos e importância das lutas Antes de se tornarem esporte, as lutas ou as artes marciais tiveram duas conotações principais: eram praticadas com o objetivo guerreiro ou tinham um apelo filosófico como concepção de vida bastante significativo.Atualmente, nos deparamos com a grande expansão das artes marciais em nível mundial. As raízes orientais foram se disseminando, ora pela necessidade de luta pela sobrevivência ou para a ""defesa pessoal"", ora pela possibilidade de ter as artes marciais como própria filosofia de vida.CARREIRO, E. A.Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (fragmento). Um dos problemas da violência que está presente principalmente nos grandes centros urbanos são as brigas e os enfrentamentos de torcidas organizadas, além da formação de gangues, que se apropriam de gestos das lutas, resultando, muitas vezes, em fatalidades. Portanto, o verdadeiro objetivo da aprendizagem desses movimentos foi mal compreendido, afinal as lutas.A | sofreram transformações em seus princípios filosóficos em razão de sua disseminação pelo mundo. |
B | apresentam a possibilidade de desenvolver o autocontrole, o respeito ao outro e a formação do caráter |
C | se disseminaram pela necessidade de luta pela sobrevivência ou como filosofia pessoal de vida. |
D | se tornaram um esporte, mas eram praticadas com o objetivo guerreiro a fim de garantir a sobrevivência. |
E | possuem como objetivo principal a "defesa pessoal" por meio de golpes agressivos sobre o adversário |
Question 46 |
Tema: Espanhol
(UNEAL 2013)
Cultivos olvidados: una oportunidad frente al hambre Gonzalo Fanjul | 06/12/2012 http://blogs.elpais.comDe las más de 30.000 especies vegetales comestibles identificadas, alrededor de 7.000 han cubierto las necesidades humanas básicas a lo largo de nuestra historia. Miles de cultivos infrautilizados e infravalorados – como la quinua y otras especies andinas- siguen existiendo gracias a la actividad de agricultores tradicionales que primero los domesticaron y después los seleccionaron y mejoraron. Sin embargo, esa variedad se está reduciendo a un ritmo alarmante, lo que supone una amenaza para la seguridad alimentaria de millones de personas y para el medio natural del que dependen. Hoy en día únicamente se cultivan unas 150 especies a nivel comercial, y solo el arroz, el trigo y el maíz representan más de la mitad de las calorías de nuestra dieta. En este momento, los “cultivos olvidados” son un seguro contra el hambre, una respuesta adaptada a los retos del cambio climático y una oportunidad de acceder a una dieta diversa y saludable. En un planeta de 900 millones de hambrientos y en una semana en la que la comunidad internacional podría protagonizar el enésimo fracaso contra el calentamiento global, la pérdida de estas reservas alimentarias es un lujo que no nos podemos permitir. No texto acima, o autor faz uma críticaA | aos valores energéticos da quinua para a sobrevivência na região andina |
B | ao aquecimento global que vem diminuindo o cultivo de mais 150 espécies agrícolas. |
C | aos poderes nutritivos do trigo, milho e arroz que representam mais da metade das calorias ingeridas diariamente. |
D | à desvalorização do cultivo de sementes que podem ajudar contra a fome mundial. |
E | às técnicas de produção das 30.000 espécies de vegetais cultivadas no planeta. |
Question 47 |
Tema: Literatura
ENEM 2010
Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, etrincava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas objeções, mas tão frouxas, que elenão gastou muito tempo em destruí-las– Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é uma operação conveniente, como se disséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo frango. Nutriu-se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar mate ao meu apetite.ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975.A filosofia de Quincas Borba – a Humanitas – contém princípios que, conforme a explanação do personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma deA | lutar pelo bem da coletividade. |
B | estabelecer vínculos sociais profundos. |
C | lutar pelo bem da coletividade. |
D | erradicar a desigualdade social. |
E | minimizar as diferenças individuais. |
Question 48 |
Tema: Química
(PM PR 2014)
A biodegradação da matéria orgânica produz substâncias húmicas, nas quais os principais componentes são os ácidos húmicos. Estes correspondem a diversas estruturas complexas, que possuem na maioria substituintes fenólicos (pKa = 8) e carboxílicos (pKa = 4). Além de alterar o pH do meio, também são capazes de se ligar a íons metálicos formando coloides. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:1. A presença de substâncias húmicas torna o pH menor que 7. 2. A presença de substâncias húmicas ligadas a íons metálicos é detectada pelo turvamento do meio. 3. O valor medido de pH 6 em uma amostra indica que praticamente todos os substituintes fenólicos estão protonados, enquanto que os substituintes carboxílicos estão desprotonados. 4. O valor medido de pH 4 em uma amostra indica que 50% dos substituintes carboxílicos estão protonados.Assinale a alternativa corretaA | Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras |
B | Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras |
C | As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras |
D | Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. |
E | Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. |
Question 49 |
Tema: Biologia
(FUNIVERSA 2012)
O material genético em humanos está distribuído em 46 cromossomos. Suas células dividem-se por dois mecanismos distintos, a mitose e a meiose. Uma célula humana que sofreu meiose dará origem a uma célula comA | 69 cromossomos. |
B | 46 cromossomos. |
C | 23 cromossomos. |
D | 92 cromossomos |
E | 12 cromossomos. |
Question 50 |
Tema: Educação Artística
(ENEM 2014)
Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente. De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:A | Choro e samba |
B | Xote e frevo |
C | Chula e siriri |
D | Maracatu e ciranda. |
E | Carimbó e baião |
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Fim |
O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2025.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!