Bolsa Universidade – Como Solicitar a Sua?

Seja você um estudante que está concluindo o ensino médio ou uma pessoa que deseja se profissionalizar, a faculdade é um dos melhores caminhos a serem seguidos.

Existem diversos programas do Governo Federal que buscam atender essa gama da população, mas, nem todos são beneficiados.

Publicidade

O Bolsa Universidade é uma opção interessante para quem deseja estudar e ainda não conseguiu.

O que é a Bolsa Universidade?

Quem deseja entrar na faculdade tem outros caminhos a seguir além dos já conhecidos Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Integrada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), porém para alguns deles é preciso ter feito o ENEM.

Dica: Para mais detalhes sobre como ganhar uma Bolsa 100% na universidade veja sobre as inscrições para o ENEM 2019
Em alguns estados esse sistema funciona por meio de convênios com o Governo.

Quem tem direito, quem pode ser beneficiado?

É necessário estar encaixado dentro de alguns quesitos para que o jovem possa participar do Bolsa Universidade.

Não perca nenhuma data!

Receba atualização sobre o ENEM, SISU, Prouni, FIES e muito mais no seu e-mail!

Publicidade

É fundamental já estar matriculado em uma das universidades que participa do programa, o candidato deve ter disponibilidade em sua rotina para trabalhar como educador universitário do Programa Escola da Família, não pode ser beneficiário de outro programa estudantil e também não possuir algum diploma universitário.

Como solicitar a Bolsa Universidade?

Para se inscrever no Bolsa Universidade é bem simples, basta seguir uma série de passos indicados, conforme o edital.

O Bolsa Universidade é uma opção diferenciada, que, portanto, pode oferecer grandes descontos para os futuros acadêmicos.

Primeiro acesse o site do Escola da Família, neste ambiente você deve informar um e-mail para cadastro, assim como uma senha de acesso. Cuide bem dessas informações pois elas serão necessárias no futuro.

Abrirá uma guia chamada candidatos, onde os interessados devem verificar a disponibilidade de vagas. Após fazer essa checagem, escolha a universidade pretendida e o curso escolhido.

Bolsa Universidade

Escolha a Diretoria de Ensino de sua região, onde pretende atuar cumprindo as obrigações da bolsa. Não esqueça de verificar os documentos pedidos e apresenta-los na universidade se for selecionado.

Quais são os documentos necessários?

Quem for aprovado no Bolsa Universidade deverá levar os documentos até a Diretoria de Ensino. É necessário levar uma cópia e também o original, sendo eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor e último comprovante de votação;
  • Certificado de Reservista;
  • Histórico escolar do ensino médio;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Protocolo de inscrição gerado no site do Programa Escola da Família;
  • Atestado de matrícula que contenha o nome da instituição de ensino superior, o número de matrícula, curso, ano ou semestre letivo, período e campus;
  • Comprovantes de despesas: água, alimentação, moradia, educação, luz, saúde, telefone e transporte, comprovante de residência;
  • Além da declaração de probidade.

Análise dos documentos

Bolsa Universidade

Ser aprovado no processo de seleção não indica que você já conquistou uma bolsa.

A Diretoria de Ensino irá analisar os seus documentos e classificar de acordo com uma pontuação, fazendo uma ordem de chamada para as vagas oferecidas. O processo de chamada pode durar até 12 meses, assim também passam a trabalhar em escolas estaduais.

Faculdades que aceitam

O Bolsa Universidade é um programa oferecido em diversas universidades pelo Brasil, sendo que todas elas são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). É possível destacar, sobretudo, o Centro Educacional Anhanguera, a Universidade Cidade de São Paulo, outra alternativa é a Universidade de Franca (Unifran).

O Bolsa Universidade é um alternativa ótima para os estudantes que não conseguiram nota suficiente no ENEM!