Seja você um estudante que está concluindo o ensino médio ou uma pessoa que deseja se profissionalizar, a faculdade é um dos melhores caminhos a serem seguidos.
Existem diversos programas do Governo Federal que buscam atender essa gama da população, mas, nem todos são beneficiados.
O Bolsa Universidade é uma opção interessante para quem deseja estudar e ainda não conseguiu.
O que é a Bolsa Universidade?
Quem deseja entrar na faculdade tem outros caminhos a seguir além dos já conhecidos Programa Universidade Para Todos (Prouni), Sistema de Seleção Integrada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), porém para alguns deles é preciso ter feito o ENEM.
Quem tem direito, quem pode ser beneficiado?
É necessário estar encaixado dentro de alguns quesitos para que o jovem possa participar do Bolsa Universidade.
É fundamental já estar matriculado em uma das universidades que participa do programa, o candidato deve ter disponibilidade em sua rotina para trabalhar como educador universitário do Programa Escola da Família, não pode ser beneficiário de outro programa estudantil e também não possuir algum diploma universitário.
Como solicitar a Bolsa Universidade?
Para se inscrever no Bolsa Universidade é bem simples, basta seguir uma série de passos indicados, conforme o edital.
O Bolsa Universidade é uma opção diferenciada, que, portanto, pode oferecer grandes descontos para os futuros acadêmicos.
Primeiro acesse o site do Escola da Família, neste ambiente você deve informar um e-mail para cadastro, assim como uma senha de acesso. Cuide bem dessas informações pois elas serão necessárias no futuro.
Abrirá uma guia chamada candidatos, onde os interessados devem verificar a disponibilidade de vagas. Após fazer essa checagem, escolha a universidade pretendida e o curso escolhido.
Escolha a Diretoria de Ensino de sua região, onde pretende atuar cumprindo as obrigações da bolsa. Não esqueça de verificar os documentos pedidos e apresenta-los na universidade se for selecionado.
Quais são os documentos necessários?
Quem for aprovado no Bolsa Universidade deverá levar os documentos até a Diretoria de Ensino. É necessário levar uma cópia e também o original, sendo eles:
- RG;
- CPF;
- Título de eleitor e último comprovante de votação;
- Certificado de Reservista;
- Histórico escolar do ensino médio;
- Certificado de conclusão do ensino médio;
- Protocolo de inscrição gerado no site do Programa Escola da Família;
- Atestado de matrícula que contenha o nome da instituição de ensino superior, o número de matrícula, curso, ano ou semestre letivo, período e campus;
- Comprovantes de despesas: água, alimentação, moradia, educação, luz, saúde, telefone e transporte, comprovante de residência;
- Além da declaração de probidade.
Análise dos documentos
Ser aprovado no processo de seleção não indica que você já conquistou uma bolsa.
A Diretoria de Ensino irá analisar os seus documentos e classificar de acordo com uma pontuação, fazendo uma ordem de chamada para as vagas oferecidas. O processo de chamada pode durar até 12 meses, assim também passam a trabalhar em escolas estaduais.
Faculdades que aceitam
O Bolsa Universidade é um programa oferecido em diversas universidades pelo Brasil, sendo que todas elas são certificadas pelo Ministério da Educação (MEC). É possível destacar, sobretudo, o Centro Educacional Anhanguera, a Universidade Cidade de São Paulo, outra alternativa é a Universidade de Franca (Unifran).
O Bolsa Universidade é um alternativa ótima para os estudantes que não conseguiram nota suficiente no ENEM!
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!