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Simulado ENEM 2025
Este é o simulado da prova do Enem.
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- Todas são questões de assinalar;
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Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simuladão Enem 2025.
Question 1 |
Tema: História
(VUNESP 2015)
As guerras da Revolução Francesa e de Napoleão I abalaram profundamente as monarquias e os impérios europeus. As invasões francesas desencadearam a resistência e despertaram a consciência das populações nos territórios ocupados. (...) Em 1815, o Congresso de Viena e a Santa Aliança esforçaram-se, sem sucesso, para conter as reivindicações políticas e nacionais dos povos.(Armelle Enders, Marieta Ferreira e Renato Franco, História em curso: da Antiguidade à globalização)Os autores descrevem o contextoA | em que se desenvolveram o sistema feudal e o teocentrismo na Europa |
B | de expansão dos regimes totalitários de esquerda e direita pela Europa |
C | durante o qual as potências europeias fizeram a partilha da África e da Ásia |
D | responsável por golpes que implantaram ditaduras militares na América Latina |
E | que influenciou os movimentos de independência das colônias latino-americanas |
Question 2 |
Tema: Português
(UDESC 2009)
Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo lhe está no lugar do pronome oblíquo o ou a, em desacordo com as orientações da norma culta.A | Ele, para lhe ser agradável, estava sempre discretamente afastado. |
B | Então ela declarou-lhe que não voltaria mais. |
C | Pediu a Rita que lhe explicasse tudo. |
D | Vejamos o que lhe trouxe aqui. |
E | O cocheiro propôs-lhe voltar a primeira travessa, e ir por outro caminho. |
Question 3 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(METROFOR CE 2017)
Tanto as mobilizações estudantis quanto as ocupações de escolas secundárias e de universidades que têm ocorrido recentemente em diversos estados do Brasil têm, além da intenção de protestar contra algumas medidas e gestão de governos estaduais e governo federal, um foco específico na questão educacional. Entre outros pontos de pauta e posições do movimento estudantil, há uma contundente reação às mudanças propostas no âmbito da educação por meio do Projeto de Lei do Senado nº 193 (PLS 193) de 2016. Sobre o PLS 193, é correto afirmar queA | essa proposta de lei defende que o Poder Público deve obrigar-se a garantir o ensino gratuito exclusivamente para o nível fundamental; nesse sentido, o PLS está sendo chamado “Projeto Destruição do Futuro” |
B | é conhecido como “Livre Arbítrio”, por deixar a critério das instituições educacionais dos estados e do Distrito Federal a definição das disciplinas a serem consideradas obrigatórias no ensino médio |
C | é conhecido como “Lei da Mordaça” e tem como propósito incluir no texto da lei que trata das diretrizes e bases da educação no território brasileiro o Programa Escola sem Partido |
D | propõe a redução das vagas nas universidades públicas para alunos que ingressam mediante a lei que prevê as cotas, daí por que o PLS 193 está sendo chamado de “Lei das Portas Estreitas” |
Question 4 |
Tema: Matemática
(IF-PE 2018)
A empresa de consultoria ARM está contratando pessoas para o primeiro emprego. Durante uma dinâmica realizada no processo seletivo, uma das solicitações feitas aos candidatos foi a de escolher apenas três das habilidades seguintes para compor seus currículos: atividades voluntárias, hobbies, trabalhos como freelancer, liderança e presença nas redes sociais. De quantas formas distintas pode um candidato elaborar seu currículo obedecendo à exigência feita pela empresa?A | 5 |
B | 10 |
C | 60 |
D | 20 |
E | 120 |
Question 5 |
Tema: Química
(ENEM 2015)
O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 oC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pelaA | liberação de calor do nitrogênio para a vizinhança durante a liquefação. |
B | expansão do nitrogênio durante a ebulição |
C | realização de trabalho sobre o nitrogênio durante a liquefação |
D | retirada de água e gás carbônico da atmosfera antes do resfriamento |
E | absorção de calor pelo nitrogênio durante a ebulição |
Question 6 |
Tema: Inglês
(URCA 2010)
The prefixes of inconceivable and unhealthy mean:A | contradiction |
B | negation |
C | doubt |
D | twice |
E | affirmation |
Question 7 |
Tema: Português
(FUVEST 2009)
Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?A | Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais |
B | Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim. |
C | Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês. |
D | Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar. |
E | A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada |
Question 8 |
Tema: Literatura
(UFF 2009)
Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas.)Assinale a afirmativa que não corresponde ao texto de Machado de Assis.A | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
B | Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado depois que Machado de Assis morreu, razão pela qual Machado declara que não é propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço. |
C | Este narrador em primeira pessoa é uma alternativa ao narrador intimista tradicional, que tem seu ponto de vista absolutamente limitado pelas circunstâncias e pelo que o narrador-personagem pode conhecer a partir delas. |
D | O narrador declara que é um defunto autor, para quem o túmulo foi um outro berço porque somente depois de morto ele resolveu produzir a narrativa que o vai transformar em autor. |
E | A hesitação expressa pelo narrador (pôr em primeiro lugar seu nascimento ou sua morte) não faz parte do repertório tradicional de autores realistas ou naturalistas. |
Question 9 |
Tema: História
(UFF 2010)
Ao se referir à sociedade da então colônia portuguesa Guiné Bissau, o historiador Armando Castro afirmou:“As autoridades coloniais utilizam, para os castigos corporais, a palmatória, o chicote e a vergasta. Nas transações, os brancos praticam correntemente o roubo: roubo nos preços, nas quantidades, nas qualidades. Vai-se, nesta sociedade colonialista, até o desprezo total pela vida dos africanos. Morrem no trabalho de abate das árvores, na recolha do coconote e nos trabalhos públicos ou afogam-se nos pântanos, quando se fazem as secagens, etc. Há alguns anos, dezenas de trabalhadores africanos encontraram a morte nos trabalhos dos pântanos de Bissau. A mulher africana é vítima de numerosos crimes: violações, prostituição, etc.” CASTRO, A. O Sistema Colonial Português em África (meados do século XX). 2ª ed. Lisboa:Caminho, 1980, p. 366.O texto acima mostra as consequências do processo de colonização. Ao se juntarem as duas pontas, colonização e descolonização, pode-se afirmar sobre a descolonização queA | os países africanos são um mosaico muito diferenciado de culturas e de desigualdades sociais. Alguns países, como a Somália, podem ser considerados em vias de desenvolvimento, outros, como Angola, não têm o seu governo reconhecido pelos organismos internacionais |
B | o processo de independência dos países africanos foi iniciado no imediato pós segunda guerra mundial. No entanto, a instabilidade política e econômica de muitas das nações é ainda uma realidade, já que os estados nacionais africanos herdaram a diferenciação étnica e cultural e a estrutura de poder de suas antigas metrópoles |
C | apesar do caráter marcadamente violento da colonização portuguesa na Argélia, sua independência ocorreu de forma pacífica. O novo país foi beneficiado pelos embates políticos entre os Estados Unidos e a União Soviética no contexto geral da Guerra Fria |
D | a descolonização constitui-se num processo histórico marcado por intensa mobilização internacional a favor da libertação das áreas coloniais. Os debates em prol da independência dos países africanos tiveram como protagonistas os representantes do governo francês que, desde os anos 1940, defenderam a libertação pacífica do povo africano |
E | as migrações africanas são o resultado das dificuldades de adaptação de algumas etnias às normas democráticas de representação das minorias nos parlamentos. Por isso, a análise do fenômeno migratório deve levar em conta que há legítimos valores culturais que sustentam e legitimam a supremacia de uma etnia sobre a outra |
Question 10 |
Tema: História
(FUNDEP 2016)
Leia o trecho a seguir. “A atual Constituição Brasileira estabelece como um dos objetivos fundamentais do Estado promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Decorre desse princípio o repúdio ao racismo, declarado crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão (Art. 5º, XLII) [...].”COTRIM, Gilberto. História Global Brasil e Geral. Volume único. São Paulo: Ed. Saraiva, 2008, 7ª tiragem. p. 393.A finalização oficial da escravidão no Brasil percorreu um longo caminho até a Lei Áurea de 1888, e até hoje ainda se pode vivenciar situações de desrespeitos. Essa luta foi iniciada em 1850, com a lei que proibia o tráfico de escravos da África para o Brasil.Essa lei é conhecida como:A | Lei Bill Aberdeen |
B | Lei Nabuco de Araújo |
C | Lei Eusébio de Queiroz |
D | Tarifa Alves Branco |
Question 11 |
Tema: Química
(ENEM 2015)
A hidroponia pode ser definida como uma técnica de produção de vegetais sem necessariamente a presença de solo. Uma das formas de implementação é manter as plantas com suas raízes suspensas em meio líquido, de onde retiram os nutrientes essenciais. Suponha que um produtor de rúcula hidropônica precise ajustar a concentração do íon nitrato (NO3-) para 0,009 mol/L em um tanque de 5 000 litros e, para tanto, tem em mãos uma solução comercial nutritiva de nitrato de cálcio 90 g/L. As massas molares dos elementos N, O e Ca são iguais a 14 g/mol, 16 g/mol e 40 g/mol, respectivamente.Qual o valor mais próximo do volume da solução nutritiva, em litros, que o produtor deve adicionar ao tanque?A | 82 |
B | 51 |
C | 26 |
D | 45 |
E | 41 |
Question 12 |
Tema: Português
UFPB 2010
Quanto à organização sintático-semântica do fragmento “Ninguém ama tanto a vida como a pessoa que envelhece.”, é correto afirmar:A | As formas verbais “ama” e “envelhece” exigem complemento. |
B | Os termos “Ninguém” e “vida” exercem a mesma função sintática. |
C | A forma verbal “envelhece” tem como complemento o termo “pessoa”. |
D | O conectivo “como” introduz oração que expressa ideia de conformidade. |
E | A oração “que envelhece” expressa ideia de restrição. |
Question 13 |
Tema: Português
(URCA 2010)
Dadas as proposições, todas aceitam mais de uma concordância, EXCETO:A | casa e carro novo(s) |
B | livros e revistas velhos (velhas) |
C | homens e mulheres educados (educadas) |
D | pai e filhas educados (educadas); |
E | o(s) herói(s) José e Rodrigo; |
Question 14 |
Tema: Biologia
(ENEM 2015)
Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.Nessa situação o sistema excretor dos estudantesA | produziu urina com maior concentração de sais. |
B | reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos |
C | produziu maior volume de urina |
D | aumentou a filtração glomerular |
E | produziu urina com menos ureia |
Question 15 |
Tema: Matemática
(ENEM/2017)
Em alguns países anglo-saxões, a unidade de volume utilizada para indicar o conteúdo de alguns recipientes é a onça fluida britânica. O volume de uma onça fluida britânica corresponde a 28,4130625 mL.A título de simplificação, considere uma onça fluida britânica correspondendo a 28 mL.Nessas condições, o volume de um recipiente com capacidade de 400 onças fluidas britânicas, em cm3, é igual a:A | 1 120 |
B | 1,12 |
C | 11 200 |
D | 11,2 |
E | 112 |
Question 16 |
Tema: Geografia
(DER CE 2016)
Se a distância entre dois pontos em um mapa com escala de 1:200 000 é de 18,6 cm, a distância real entre esses pontos é deA | 186 km. |
B | 186 km. |
C | 22,7 km. |
D | 37,2 km. |
Question 17 |
Tema: Português
(UFPB 2010)
No fragmento “A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso perder os benefícios da longevidade bem-vinda [...], a oração destacada expressa ideia de:A | Comparação |
B | Condição |
C | Causa |
D | Consequência |
E | Concessão |
Question 18 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(METROFOR CE 2017)
Recentemente, os Estados Unidos da América (EUA) realizaram seu processo eleitoral para escolha do novo presidente, tendo o candidato Donald Trump vencido Hillary Clinton. A campanha eleitoral foi marcada por acusações recíprocas, mas um dos pontos polêmicos da campanha do candidato vencedor espalhou, por vários recantos do mundo, uma enorme preocupação. Assinale a opção que apresenta o nome do partido a que pertence o candidato eleito e a promessa de campanha que gerou tanto inquietação e preocupação fora do país, quanto entre habitantes dos EUA.A | Partido Liberal; eliminação de todo e qualquer embargo econômico a Cuba, suspendendo, dessa forma, restrições alfandegárias, acaso ainda existentes |
B | Partido da Social Democracia; criação de um comitê para apreciar todos os pedidos de europeus que buscam refugiar-se naquele país, desde que sejam vítimas de guerra em seus países de origem |
C | Partido Democrata; suspensão da Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, conhecida como Obamacare |
D | Partido Republicano; construção de um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, recorrendo, paralelamente ao rigoroso emprego de estrangeiros |
Question 19 |
Tema: Física
(CONSULPLAN 2016)
Um objeto de massa 600 g é arremessado verticalmente para baixo com velocidade inicial de 20 m/s do alto de uma torre atingindo o solo com uma energia cinética de 900J. Desprezando a resistência com o ar e considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2 , então a altura dessa torre é de:A | 150 m. |
B | 160 m. |
C | 130 m |
D | 120 m |
E | 140 m. |
Question 20 |
Tema: Física
(ENEM 2015)
Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro.Essa diferenciação se deve principalmente ao(à)A | altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais |
B | potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais |
C | diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical |
D | intensidade sonora do som de cada instrumento musical |
E | timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes |
Question 21 |
Tema: Espanhol
(UECE 2013)
“Al lado de mi casa han abierto una discoteca hace un año y desde entonces mi vida y la de los míos ha cambiado: no podemos dormir, por la mañana la calle está llena de _____________ y____________. He intentado hablar con el dueño pero éste no me hace caso."" Las dos palabras más convenientes para completar ese pequeño texto son.""Las dos palabras más convenientes para completar ese pequeño texto sonA | calcetines y bufandas. |
B | camareros y dependientes. |
C | vasos y botellas. |
D | manteles y cubiertos. |
Question 22 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2014)
Enquanto não forem, ou os filósofos reis nas cidades, ou os que agora se chamam rei e soberanos filósofos genuínos e capazes, e se dê esta união do poder político com a filosofia, enquanto as numerosas naturezas que atualmente seguem um destes caminhos com exclusão do outro não forem impedidas forçosamente de o fazer, não haverá tréguas dos males, meu caro Gláucon, para as cidades, nem sequer, julgo eu, para o gênero humano, nem antes disso será jamais possível e verá a luz do sol a cidade que há pouco descrevemos. Mas isto é o que eu há muito hesitava em dizer, por ver como seriam paradoxais essas afirmações. Efetivamente, é penoso ver que não há outra felicidade possível, particular ou pública”.(Platão. A República, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993)Platão foi discípulo de Sócrates e adotou do mestre, no exercício do pensamento filosófico, o método de perguntas e respostas. Em A República, Sócrates dialoga com Gláucon sobre a necessidade de um novo equilíbrio político na polis grega. Segundo o argumento platônico,A | a formação filosófica de estrangeiros e mulheres é capaz de garantir a democracia |
B | a garantia da independência da cidade é a constituição de um poder militar. |
C | a felicidade de todos é possível somente se os filósofos assumirem o poder. |
D | a qualquer um é dada a capacidade de bem governar a cidade. |
E | a união da filosofia com a política é prejudicial à felicidade dos cidadãos. |
Question 23 |
Tema: Matemática
(UECE 2017)
Considere um hexágono regular com centro no ponto O, cuja medida do lado é igual a 2 m. Se U e V são dois vértices consecutivos desse hexágono, e se a bissetriz do ângulo OÛV intercepta o segmento OV no ponto W, então, a medida em metros do perímetro do triângulo UVW éA | (3 + √3 ). |
B | (2 + √3 ). |
C | (2 + √5 ). |
D | (3 + √5 ). |
Question 24 |
Tema: Matemática
(ADVISE 2009)
Se aumentarmos em 20% (vinte por cento) as arestas de um paralelepípedo retângulo, em quantos por cento o seu volume será aumentado:A | 80% |
B | 72,80% |
C | 60% |
D | 40% |
E | 20% |
Question 25 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(SEMED MA 2008)
A luta dos camponeses pela posse da terra sempre foi uma constante na história do Maranhão. No entanto, ao longo do século XX, a propriedade da terra foi adquirida e controlada de diversas formas pelos latifundiários em aliança com as oligarquias locais e regionais, utilizando-se de fraudes cartoriais e jurídicas para atestarem os seus títulos de propriedade. Essa prática fraudulenta chama-se:A | grilagem |
B | parceria |
C | invasão |
D | usucapião |
E | desapropriação |
Question 26 |
Tema: Geografia
(UFF 2010)
EM 5 ANOS, NOVA ORLEANS RENASCE BRANCA“A tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans completa cinco anos neste mês com um legado que vai muito além das casas ainda destruídas da cidade: o equilíbrio de poder foi totalmente realinhado, a clivagem racial, aprofundada. A maioria negra, que sofreu retirada forçada durante a enchente ocorrida após o furacão, viu sua dominância sobre a política das últimas décadas ir se esvaindo até que praticamente todos os órgãos eletivos locais “embranqueceram”. (...) Moradores e estudiosos afirmam que a virada é resultado de um esforço deliberado. O primeiro plano de reconstrução da cidade previa fazer parques nos bairros negros devastados. Pra onde os antigos moradores voltariam? De preferência, para lugar nenhum.”Folha de São Paulo, 08/08/2010, p. A24.Para além dos efeitos imediatos do furacão Katrina, a reportagem focaliza a dinâmica de “embranquecimento” de Nova Orleans, diretamente associada a processos deA | segregação espacial |
B | exploração demográfica |
C | densificação urbana |
D | migração sazonal |
E | nomadismo urbano |
Question 27 |
Tema: Biologia
(ENEM 2014)
Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos emA | aminoácidos essenciais. |
B | aminoácidos naturais |
C | frutose e sacarose |
D | ácidos graxos saturados |
E | vitaminas A e E. |
Question 28 |
Tema: Geografia
(FUNCAB 2010)
“A tarefa de formação própria ao ensino da Geograf ia é a de cont r ibui r para o desenvolvimento de um modo de pensar geográfico, que compõe um modo de pensar sobre o mundo e a realidade que nos cerca. Para tanto, não basta apresentar os conteúdos geográficos para que os alunos o assimilem, é preciso trabalhar com esses conteúdos, realizando o tratamento didático, para que se transformem em ferramentas simbólicas do pensamento (...). Todo esse processo requer que a Geografia ensinada seja confrontada com a cultura geográfica do aluno, com a chamada geografiacotidiana , paraqueesse confronto/encontro possa resultar em processos de significações e ampliação da cultura do aluno.”(CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de Geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia. Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo, Ed Contexto, 2005. p. 72)O conceito da Geografia que melhor possibilita o referido confronto/encontro é:A | a nação. |
B | o lugar. |
C | o clima. |
D | a vegetação |
E | a memória. |
Question 29 |
Tema: Filosofia
(VUNESP 2012)
Para muitos filósofos, problematizar teses que o senso comum considera verdadeiras constitui uma importante tarefa filosófica desde a antiguidade. Para eles, o senso comum seria essencialmente ingênuo, crédulo e dogmático, porque não exige demonstrações para justificar crenças. Assim, por exemplo, acreditava-se antigamente que o Sol girava em torno da Terra, o que sabemos hoje ser falso. No entanto, outros filósofos consideram que o senso comum está intimamente relacionado ao bom senso e que seria humanamente impossível exigir a justificação de todas as crenças, pois não teríamos nem condições nem tempo suficiente para isso. Até mesmo filósofos e cientistas – para quem a demonstração (ou refutação) das hipóteses é fundamental – são incapazes de justificar a totalidade de suas crenças.Assinale a alternativa que está de acordo com as colocações do texto.A | O bom senso é frequentemente ingênuo, crédulo e dogmático. |
B | O senso comum é considerado dogmático por todos os filósofos. |
C | Muitos filósofos questionam hipóteses explicativas do senso comum. |
D | Os cientistas conseguem demonstrar a totalidade de suas crenças. |
E | O bom senso e o senso comum são termos que se equivalem quanto a seu significado. |
Question 30 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2015)
O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização.Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf.Acessado em 10/08/2015. Adaptado.Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:A | A cidade de São Paulo, no período entre o final da Segunda Guerra Mundial e os anos de 1980, conheceu um processo intenso de desconcentração industrial. |
B | A periferização, em São Paulo, cresceu com ritmo acelerado até os anos de 1980, e, a partir daí, estagnou, devido à retração de investimentos na metrópole. |
C | A expansão da área construída da metrópole, na década de 1960, permitiu, ao mesmo tempo, ampliar a mancha urbana e eliminar a fragmentação espacial |
D | O processo que levou à formação da metrópole paulistana foi dual, pois, ao trazer modernidade, trouxe também segregação social. |
E | A periferia de São Paulo continua tendo, nos dias de hoje, um papel fundamental de eliminar a fragmentação e a hierarquização espacial. |
Question 31 |
Tema: História
(FUNIVERSA 2012)
O mundo que saiu da Segunda Guerra (1939-1945) estava rigidamente polarizado entre duas superpotências, os Estados Unidos da América e a União Soviética. Além dos interesses que são próprios de países poderosos, também estava em jogo a defesa de dois sistemas antagônicos, o capitalismo e o socialismo. Essa disputa pelo poder mundial entre Washington e Moscou persistiu por décadas e ficou conhecida comoA | Paz Armada |
B | Guerra Santa |
C | Guerra Fria |
D | Guerra nas Estrelas |
E | Coexistência Pacífica |
Question 32 |
Tema: Educação Artística
(CONSESP 2012)
O Teatro para as crianças, além de desenvolver a linguagem oral, a compreensão, ampliação do seu vocabulário, tambémA | desperta a sensibilidade e o gosto pela literatura e a música |
B | todas as alternativas anteriores são corretas |
C | desperta a sensibilidade, desenvolvendo o senso de humor, a imaginação |
D | relaxa as tensões, cria o desejo de conhecer o mundo e seus povos |
Question 33 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2014)
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida Radical da filosofia cartesiana tem carater positivo por contribuir para o(a)A | exaltação do pensamento clássico. |
B | dissolução do saber científico. |
C | recuperação dos antigos juízos. |
D | fortalecimento dos preconceitos religiosos. |
E | surgimento do conhecimento inabalável. |
Question 34 |
Tema: Literatura
(ENEM 2012)
O trovador Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras … As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal… Intermitentemente … Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redondo … Cantabona! Cantabona! Dlorom … Sou um tupi tangendo um alaúde!ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Horizonte: Itatiais, 2005.Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto éA | lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9). |
B | exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas. |
C | abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade. |
D | verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas. |
E | problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade |
Question 35 |
Tema: Filosofia
(UFF 2010)
José Bonifácio de Andrada e Silva, homem público e cientista respeitado na Europa, desempenhou papel decisivo no processo de emancipação do Brasil. De ideias avançadas, defendeu a extinção do escravismo, a valorização da pequena e da média propriedade, o uso racional dos recursos naturais e a tese pioneira da preservação do meio ambiente. Ele achava que a finalidade última da ciência é contribuir para o bem da humanidade de modo racional e eficiente.As ideias que influenciaram diretamente a formação intelectual e política de José Bonifácio estão contidas noA | Iluminismo |
B | Socialismo |
C | Jacobinismo |
D | Naturalismo |
E | Renascimento |
Question 36 |
Tema: Geografia
(PM PR 2014)
As coordenadas a seguir são necessárias para o deslocamento do ponto 1 para o 5:Ponto 1 – Lat.: 25º25’03,56” S e Long.: 49º15’37,15” W.Gr. Ponto 2 – Lat.: 25º25’03,01” S e Long.: 49º15’32,03” W.Gr. Ponto 3 – Lat.: 25º25’07,31” S e Long.: 49º15’33,77” W.Gr. Ponto 4 – Lat.: 25º25’14,16” S e Long.: 49º15’24,17” W.Gr. Ponto 5 – Lat.: 25º25’11,91” S e Long.: 49º15’23,01” W.Gr.Com base nas coordenadas dos pontos de ligação entre 1 e 5 é correto afirmar que as direções a serem seguidas para realizar o trajeto são:A | SW, NW, NE e SW. |
B | NE, SW, SE e NE |
C | SW, NW, NE e SW. |
D | SW, NW, NE e SW. |
E | SE, SW, NW e SE |
Question 37 |
Tema: Matemática
(PUC-RIO 2009)
Num colégio de 100 alunos, 80 gostam de sorvete de chocolate, 70 gostam de sorvete de creme e 60 gostam dos dois sabores. Quantos não gostam de nenhum dos dois sabores?A | 30 |
B | 20 |
C | 10 |
D | 0 |
E | 40 |
Question 38 |
Tema: Sociologia
(CONREN PE 2010)
As cidades modernas formam um contexto bastante complexo devido à diversidade de pessoas reunidas em um mesmo espaço. Nestes locais, as pessoas têm que conviver com diversos problemas, como desemprego, subemprego, violência urbana, congestionamento de trânsito... A este respeito, qual das alternativas traz uma relação correta entre o problema citado e um exemplo real?A | Violência urbana – jovens recrutados para servir ao Exército |
B | Congestionamento de trânsito – uso excessivo do transporte urbano |
C | Subemprego – engenheiro que trabalha como auxiliar administrativo em uma empresa |
D | Desemprego – “flanelinha" que cuida de carros numa movimentada rua |
E | Emprego informal – pessoa que vive com o que recebeu do seguro desemprego |
Question 39 |
Tema: História
(UFF 2010)
Diante dos resultados da Primeira Guerra Mundial na Europa, entraram em decadência os valores civilizacionais construídos no século XIX e com eles as matrizes fundadoras do Ocidente, sendo substituídos por novos valores.Assinale a alternativa que relaciona corretamente eventos do período posterior a 1918 com os eventos anteriores a 1930.A | Inauguração dos movimentos vanguardistas europeus. / Surgimento das teorias psicanalistas com Freud |
B | Fim da hegemonia inglesa e de seu modelo industrial. / Início de movimentos sociais críticos do liberalismo, como o fascismo italiano |
C | Começo da militarização europeia com a criação da OTAN. / Crise econômica de 1929 |
D | Início da hegemonia norte-americana com a Segunda Revolução Industrial. / Construção do Muro de Berlim |
E | Ascensão do nazismo na Alemanha com a liderança de Hitler. / Crise do socialismo real |
Question 40 |
Tema: Química
(SABESP 2014)
O sulfato de alumínio e o cloreto férrico são substâncias utilizadas no tratamento de água paraA | fluoretação |
B | clarificação |
C | coagulação |
D | ajuste de pH. |
E | desinfecção |
Question 41 |
Tema: Física
(FUNCAB 2015)
Uma bola de futebol de 400 g encontra-se no alto de um armário de 3 metros de altura, em repouso. Sob tais condições a energia cinética desta bola é, em joules:A | 1,8. |
B | 1,2. |
C | 1,6. |
D | 1,0. |
E | 0,0. |
Question 42 |
Tema: Matemática
(UNICAMP 2017)
Dois anos atrás certo carro valia R$ 50.000,00 e atualmente vale R$ 32.000,00. Supondo que o valor do carro decresça a uma taxa anual constante, daqui a um ano o valor do carro será igual aA | R$ 24.400,00. |
B | R$ 18.000,00. |
C | R$ 25.600,00. |
D | R$ 23.000,00. |
Question 43 |
Tema: Sociologia
(PM AL 2012)
O capitalismo é um sistema cujo processo de formação, na Europa, iniciou-se na Baixa Idade Média (compreendida entre os séculos XII e XV) e estendeu-se ao longo da Idade Moderna (compreendida entre os séculos XV e XVIII). A partir de meados do século XVIII, na Inglaterra, esse sistema efetivamente consolidou-se, passando a apresentar uma característica crescentemente expansionista e universal. O acontecimento histórico que propiciou a consolidação do sistema capitalista, bem como sua expansão imperialista, denomina-seA | Revolução Industrial |
B | Revolução Comercial |
C | Revolução Cibernética |
D | Revolução Gloriosa |
E | Revolução Agrícola |
Question 44 |
Tema: Biologia
(UFF 2010)
Podendo chegar até vinte metros de comprimento, o tubarão-baleia é o maior representante dos peixes. Qualquer criatura marinha com esse tamanho é normalmente muito temida, mas por causa de sua dieta basicamente planctônica ele não oferece ameaça ao homem. Entretanto, outros membros de sua superordem já causaram acidentes a vários banhistas nas praias.Com relação à dieta do tubarão-baleia, pode-se afirmar que ele come, principalmente:A | tainhas, arraias, tartarugas e robalos |
B | microcrustáceos |
C | sardinhas, caranguejos, ostras e caravelas |
D | caranguejos, siris, sardinhas e tainhas |
E | esponjas, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar e tainhas |
Question 45 |
Tema: Literatura
(ENEM 2014)
Quando Deus redimiu da tirania Da mão do Faraó endurecido O Povo Hebreu amado, e esclarecido, Páscoa ficou da redenção o dia.Páscoa de flores, dia de alegria Àquele povo foi tão afligido O dia, em que por Deus foi redimido; Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.Pois mandado pela Alta Majestade Nos remiu de tão triste cativeiro, Nos livrou de tão vil calamidade.Quem pode ser senão um verdadeiro Deus, que veio estirpar desta cidade o Faraó do povo brasileiro.(DAMASCENO, D. Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: 2006)Com uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta temática expressa por:A | seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta. |
B | disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto. |
C | garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante. |
D | limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos. |
E | possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real. |
Question 46 |
Tema: Conhecimentos Gerais
(UDESC 2010)
Na obra Anarquistas Graças a Deus, a romancista Zélia Gattai relata a saga de muitos imigrantes, a fuga da Itália, as dificuldades de viver em um país estranho e o envolvimento de alguns deles com um movimento que preconizava um mundo em que não haveria necessidade de autoridades e governos.Assinale a alternativa que indica o movimento a que se refere o texto.A | Neoliberalismo |
B | Mercantilismo |
C | Liberalismo econômico |
D | Anarquismo |
E | Fisiocracia |
Question 47 |
Tema: Inglês
(FUVEST 2012)
Although robots have made great strides in manufacturing, where tasks are repetitive, they are still no match for humans, who can grasp things and move about effortlessly in the physical world.Designing a robot to mimic the basic capabilities of motion and perception would be revolutionary, researchers say, with applications stretching from care for the elderly to returning overseas manufacturing operations to the United States (albeit with fewer workers).Yet the challenges remain immense, far higher than artificial intelligence obstacles like speaking and hearing. “All these problems where you want to duplicate something biology does, such as perception, touch, planning or grasping, turn out to be hard in fundamental ways,” said Gary Bradski, a vision specialist at Willow Garage, a robot development company based in Silicon Valley. “It’s always surprising, because humans can do so much effortlessly.”http://www.nytimes.com, July 11, 2011. AdaptadoDe acordo com o texto, o especialista Gary Bradski afirma queA | a construção de robôs que reproduzam capacidades biológicas é difícil. |
B | a habilidade das pessoas em operar robôs sofisticados é surpreendente. |
C | os robôs já estão bem mais desenvolvidos, atualmente. |
D | as pessoas podem ser beneficiadas por robôs com capacidade de planejamento. |
E | a sua empresa projetou um robô com capacidade de percepção. |
Question 48 |
Tema: Matemática
(PUC - RJ 2016)
Considere as funções reais f (x) = x2 + 4x e g(x) = xQual é o maior inteiro para o qual vale a desigualdade f (x) < g(x)?A | 0 |
B | -1 |
C | -3 |
D | 3 |
E | 4 |
Question 49 |
Tema: Matemática
(UNESP 2017)
Admita que o número de visitas diárias a um site seja expresso pela potência 4n, com n sendo o índice de visitas ao site. Se o site S possui o dobro do número de visitas diárias do que um site que tem índice de visitas igual a 6, o índice de visitas ao site S é igual aA | 9 |
B | 8,5 |
C | 12 |
D | 8 |
E | 6,5 |
Question 50 |
Tema: Sociologia
(VUNESP 2012)
Na análise de Max Weber, o que determina a posição de classe de um indivíduo é:A | religião, filiação partidária e nacionalidade |
B | religião, hábitos e nível de renda |
C | nível de renda, religião e filiação partidária |
D | nível de consumo, propriedade da terra e habilidade manual |
E | posse de bens, nível de escolaridade e habilidades técnicas |
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O que você vai encontrar no Simulado Enem?
Este simulado, portanto, é muito similar ao exame! Suas questões são divididas por “tema”.
- Português
- Literatura
- Matemática
- Inglês
- Espanhol
- Conhecimentos Gerais
- Geografia
- Física
- Química
- Biologia
- Sociologia
- Educação Artística
- Educação Física
- Literatura
- Filosofia
- História
Estes “temas”, sobretudo, são os mesmos que você encontrará no dia da prova! Por isso, é tão importante fazer o simulado Enem 2025.
Utilize o simulador acima para testar seus conhecimentos. A resposta correta é mostrada no momento em que você responder e você poderá conferir todas as respostas ao fim do simulador!
E ainda, confira as dicas de como fazer uma redação nota 1000!

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!