Saiba como emitir o seu certificado Encceja, visto que depois que o Inep divulgou o Resultado do Exame Nacional de Qualificação de Jovens e Adultos, os alunos que fizeram a prova já estão procurando como solicitar o seu diploma.
Os resultados já estão disponíveis na página do exame, para acessar, o candidato só precisa informar o CPF e a senha.
Segundo o site Brasil de Fato, o resultado do Encceja será divulgado dia 22 de dezembro de 2023.
Conheça mais informações sobre o certificado Encceja a seguir.
Certificado Encceja: Para que serve?
O certificado Encceja aumenta as chances de conquistar boas oportunidades na área acadêmica e profissional são maiores, listamos abaixo algumas das vantagens de fazer o Encceja e ser aprovado:
- Encontrar melhores oportunidades de trabalho
- Poder frequentar cursos profissionalizantes e técnicos
- Tentativa de ensino superior
- Conclusão mais rápida dos estudos do ensino básico
- Ensino médio completo sem frequentar o ensino fundamental (para maiores de 18 anos).
O Encceja é destinado a jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tenham a oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.
Para quem está nessa situação, é importante fazer o exame para obter o diploma do ensino básico.
O INEP não é responsável pela emissão do certificado do Encceja, apenas transmite resultados de exames para que secretarias estaduais e órgãos federais emitam documentos.
Uma vez divulgados os resultados da prova, o próximo passo é entrar em contato com a secretaria estadual de educação ou órgão federal.
A atribuição do Diploma de Ensino Primário e Secundário e parte da Declaração de Competência pode ser feita pelo Secretariado.
Já as instituições são apenas emissoras de ensino médio, é importante trazer documento de identificação com foto e número de registro do Encceja para que o emissor do certificado e declaração de competência localize a pontuação.
Pré-requisitos para requerer certidão ou declaração parcial
Para quem realizou a prova pode ter direito ao certificado do Encceja caso se encaixar nos seguintes tópicos:
- Não concluiu o ensino médio em escola pública ou particular
- Ter idade mínima de 18 anos no primeiro dia de prova de cada edição da prova
- Nota mínima de 100 em cada área de conhecimento do exame e nota 5 na redação.
Para quem realizou a prova e não obteve notas para solicitar a certificação do ensino médio, poderá solicitar a Declaração de Proficiência Parcial em qualquer uma das áreas do conhecimento, neste caso, os pré-requisitos são:
- Pelo menos 100 pontos em cada Área de Conhecimento
- Para as áreas de linguagem, codificação e técnica, os candidatos devem obter as duas notas mínimas: no mínimo 100 na prova objetiva e no mínimo 5 na mesma prova de redação.
Para quem participou do Enem antes de 2016:
- Não concluiu o ensino médio em escola pública ou particular
- Ter no mínimo 18 anos completos até o primeiro dia da prova do Enem
- Nota mínima de 400 em cada área do conhecimento (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou mínima de 450 valores em cada domínio (para exames realizados a partir de 2012)
- Pontuação mínima de 500 em Redação e 400 em Linguagem, Código e Tecnologia (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 em Linguagem, Código e Tecnologia (para exames a serem realizados).
O certificado do Encceja tem a mesma validade dos diplomas emitidos pelas escolas regulares (primária ou secundária) e educação de jovens e adultos (EJA).
Com o diploma obtido por meio deste exame, o aluno pode ingressar no ensino superior por meio do vestibular ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No caso do Enem, os níveis podem ser usados para:
- Ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU)
- Experimente bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni)
- Financiamento de mensalidades por meio do Fundo de Amparo ao Estudante (FIES).
Os certificados do Encceja também podem ser usados para comprovar a formação exigida para concursos públicos e para simplificar o processo de seleção.
Além da redação, o exame inclui quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha cada.
Para receber o certificado Encceja, o candidato deve obter no mínimo 100 pontos em cada prova objetiva e no mínimo 5 pontos na redação.
Acompanhe mais artigos sobre esse assunto, no nosso site!
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!