Resultado ENCCEJA 2018

O Encceja é uma prova que testa as capacidades de participantes voluntários. Este ano foi realizado em agosto e o resultado Encceja será divulgado no último trimestre de 2018, em novembro.

Esse tipo de teste é aplicado em diversos países do mundo, servindo para analisar algumas características da educação. Saiba mais sobre o assunto.

Publicidade

O que é o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Tem o objetivo de avaliar a educação de jovens e adultos. E isto, por meio da competência de habilidades e saberes, adquiridos na escola ou fora das salas de aula.

Outra característica interessante dessa prova é que os resultados podem ser utilizados como certificado de conclusão para o ensino fundamental e para o ensino médio. Para o primeiro, é necessário ter ao menos 15 anos e para o segundo pelo menos 18 anos. A participação no Encceja, contudo, é voluntária e gratuita.

Confira como fazer a inscrição para o Encceja.

Onde consultar o resultado Encceja?resultado encceja 2018

Assim que o resultado encceja for divulgado, os participantes deverão seguir alguns passos simples para que possam consultar os resultados obtidos na prova.

Publicidade


Primeiramente, acesse o site do Encceja, depois é só informar o seu CPF, a senha e marcar a figura solicitada, por fim, clique em “Enviar”. Dessa forma o resultado poderá ser consultado em poucos segundos.

Quando o resultado estará disponível?

O Inep confirmou que os resultados Encceja 2018 estarão disponíveis a partir do dia 12 de novembro.

Por outro lado, quem realizou a prova com o objetivo de concluir o ensino fundamental poderá saber se passou no dia 10 de dezembro. O Inep divulgou uma nota sobre a data, veja a posição do órgão:

“A data está dentro do cronograma anunciado pelo Inep, que adiantou a aplicação para agosto para divulgar os resultados no último trimestre, para permitir que os resultados possam ser usados para acesso à Educação Superior, por meio do Sisu e do Prouni, e ao financiamento estudantil, por meio do Fies”, diz o texto.

resultado encceja 2018

Qual a nota mínima para aprovação?

Para conseguir a aprovação, o candidato deve atingir ao menos 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento. Também é preciso conseguir ao menos 5 pontos na redação.

O exame é composto por quatro provas objetivas. Com os temas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia e Ciências Naturais.

Dicas para quem passou

O Encceja pode ser utilizado apenas para conseguir os diplomas do ensino fundamental e do ensino médio.

Com ele não é possível conseguir uma vaga no Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), portanto, quem deseja realizar uma faculdade de maneira gratuita deverá se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como pegar o diploma do Encceja?

É necessário reunir, sobretudo, alguns documentos antes de pegar o diploma, como o RG, CPF e o boletim com as notas do Encceja, que pode ser obtido aqui.

A emissão dos certificados é responsabilidade das Secretárias Estaduais de Educação. Contudo, pode levar até 60 dias para o documento ficar pronto.

Agora que você já fez o Encceja, prepare-se para o ENEM!!

Resultado ENCCEJA 2018
4 (80%) 1 voto[s]