A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
No século XX, as dificuldades sociais facilitaram o fortalecimento do totalitarismo em alguns países da Europa. Na Alemanha:A | o militarismo difundiu-se com o fim de formar uma monarquia parlamentarista. |
B | Hitler não conseguiu o sucesso na invasão da Polônia e da França. |
C | o nazismo provocou a eclosão de preconceitos e violências autoritárias. |
D | a perseguição aos judeus foi extensa, mas sem episódios de genocídio. |
E | Hitler tornou-se um grande líder estabelecendo pactos com a Espanha e a França. |
Question 2 |
Tema: Sociologia
(FPS 2019)

A | teve grande repercussão nos sindicatos norte-americanos |
B | mostrava as desigualdades sociais trazidas pela mais-valia |
C | ganhou espaço na montagem das políticas colonizadoras. |
D | criticava a exploração capitalista, sem pregar revolução. |
E | defendia a democracia direta, com governos elitizados. |
Question 3 |
Tema: História
(UNITAU 2017)
O legislador Sólon, enquanto governou a polis de Atenas, foi reconhecido por criar a eclésia (assembleia popular) e, por isso, foi considerado criador de um regime político específico na Antiguidade Clássica. Sobre esse regime, é CORRETO afirmar:A | Os estrangeiros e as mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis, reforçando o conceito de democracia direta. |
B | Era chamado de democracia, pois previa a participação de todos e estava baseado na eleição de representantes para a assembleia popular, que se reunia uma vez por ano na ágora e deliberava sobre os mais variados assuntos. |
C | Era erroneamente chamado de democracia, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo nas assembleias populares |
D | Era chamado de democracia, ainda que somente homens livres fossem considerados cidadãos e participassem diretamente das decisões tomadas na polis. |
E | A inexistência de escravos em Atenas levava à participação quase total da população da polis na política, o que reforçava a ideia de democracia plena. |
Question 4 |
Tema: História
(FAMP 2019)
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceu na Europa entre os séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.Sobre este tema identifique a informação CORRETA:A | Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução. |
B | Na terceira etapa da Revolução Industrial, ocorrida somente na Inglaterra, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período. |
C | Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a segunda etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época. |
D | A primeira etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, foram as atividades que impulsionaram a Revolução industrial. |
Question 5 |
Tema: Filosofia
(UPE 2018)
Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico:Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria.(MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.)O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofiaA | Pré-socrática. |
B | Pós-socrática. |
C | Platônica. |
D | Socrática. |
E | Mítica. |
Question 6 |
Tema: História
(FATEC 2018)
Ao assumir o poder na França, Napoleão Bonaparte anunciou que o período conturbado da Revolução de 1789 chegaria ao fim. Em busca de conciliação nacional, ele afirmava estar acima dos interesses particulares e prometia que, a partir daquele momento, iria fazer da França a maior potência do mundo.Conhecido como Era Napoleônica, o período em que Napoleão Bonaparte governou a França ficou marcadoA | pela adoção do pluralismo religioso, ocasionado pela chegada à França de imigrantes oriundos das colônias francesas no Oriente Médio e na África. |
B | pela guerra contra os Estados Unidos e pela conquista dos territórios indígenas do oeste da América do Norte. |
C | pela promulgação de um novo Código Civil que, entre outras determinações, separou Igreja e Estado, legalizou o divórcio e consolidou a abolição dos direitos feudais da nobreza e do clero. |
D | pela manutenção dos laços de cooperação entre França e Inglaterra e pelo Tratado de Versalhes, que estabeleceu o princípio de autodeterminação dos povos. |
E | pela criação da União Europeia, que unificou econômica e politicamente todos os países do continente. |
Question 7 |
Tema: Geografia
(CESMAC 2019)
São áreas de transição entre duas massas de ar termicamente opostas. O encontro dessas massas de ar provoca mudanças significativas no tempo meteorológico, trazendo nuvens e chuvas.Que denominação pode ser dada às áreas referidas?A | Brisas marinhas |
B | Vórtices ciclônicos |
C | Frentes |
D | Superfícies termoclinas |
E | Massas Tropicais |
Question 8 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O conjunto de funções, regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade, é aquilo que, na Sociologia, se entende por:A | agremiações religiosas. |
B | classes sociais. |
C | instituições jurídicas. |
D | instituições sociais. |
E | associações recreativas. |
Question 9 |
Tema: Geografia
(ESPM 2019)
Com o foco voltado para o petróleo e usando parte do dinheiro arrecadado com as exportações do combustível para sustentar programas sociais, não se preocupou com o desenvolvimento agrícola e industrial do país.O texto retrata a grave crise econômica pela qual está passando a (o):A | Uruguai |
B | Brasil |
C | Venezuela |
D | Argentina |
E | Chile |
Question 10 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as mutações ocorridas no mundo do trabalho na sociedade ocidental nas últimas três décadas, é correto afirmar:A | O consumo consciente e a produção sustentável tornaram-se a forma dominante nas relações econômicas, ocasionando a recuperação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida dos seres humanos. |
B | Houve aumento da oferta de empregos formais, da seguridade social e da solidariedade entre os seres humanos. |
C | O desemprego estrutural, a precarização das condições de trabalho, a degradação da natureza e uma lógica societal embasada no consumo de mercadorias são suas características principais. |
D | O individualismo e o consumismo arrefeceram, dando espaço para a criação de uma nova lógica para as relações de trabalho. |
E | O desemprego estrutural apresentou declínio mediante a desaceleração das transformações tecnológicas. |
Question 11 |
Tema: História
(ENEM 2018)
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)A | busca da neutralidade política. |
B | elasticidade das fronteiras geográficas. |
C | compartilhamento de pesquisas científicas. |
D | subordinação à potência hegemônica. |
E | estímulo à competição comercial. |
Question 12 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2019)
Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:A | de regulamentos e convenções que determinada etnia considera fundamentais para que a manutenção de sua cultura e identidade. |
B | de normas e procedimentos seguidos por gerações sucessivas que regulam a transmissão de heranças materiais aos legítimos herdeiros. |
C | de sucessivos ordenamentos jurídicos que, pela sua continuidade, mantêm harmônica a convivência da organização social. |
D | de resultados científicos que, por decorrerem de experiências comprovadas, passadas de uma geração a outra, ganham valor universal. |
E | de valores e manifestações de cultura, tais como: língua, costumes, tradições, formas de organização que determinada comunidade herda de gerações anteriores. |
Question 13 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital. JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil. out. 2015 (adaptado).O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo deA | desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados. |
B | migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural. |
C | hibridização cultural de grupos caracterizados por homo geneidade social. |
D | desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas. |
E | peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas. |
Question 14 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
B | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
C | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
D | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
E | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
Question 15 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?A | Historicismo |
B | Fordismo |
C | Positivismo |
D | Anarquismo |
E | Marxismo |
Question 16 |
Tema: História
(FATEC 2019)
No dia 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu o prédio Histórico e parte significativa do inestimável acervo do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Entre outras, a comunidade cientifica brasileira lamentou a perda de múmias egípcias, amostras de plantas nativas coletadas ainda no período do Império, o raro fóssil do dinossauro Santanaraptor placidus e o crânio que pertenceu à mais antiga habitante humana conhecida da América do Sul, batizada de Luzia.Em 19 de outubro de 2018, contudo, uma notícia foi largamente comemorada: dado como perdido, o crânio de Luzia foi encontrado entre os escombros do prédio incendiado.O crânio é considerado uma peça fundamental para o estudo da pré-história brasileira, poisA | sua constituição indica que o povo de Luzia adotava uma dieta exclusivamente herbívora. |
B | foi possível concluir, por meio de exames de seu DNA, que os povos pré-históricos tinham uma expectativa de vida superior à dos homens modernos. |
C | sua descoberta confirma a teoria segundo a qual os primeiros indivíduos do gênero Homo conviveram com dinossauros não avianos. |
D | sua constituição indica que o povo de Luzia adotava uma dieta exclusivamente herbívora. |
E | o tamanho de seu crânio e a datação de sua ossada sugerem que o povoamento humano da América ocorreu há cerca de 3,5 milhões de anos. |
Question 17 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Chamamos pejorativamente de maquiavélica a pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, astuciosa, que, para atingir seus fins, usa de mentira e de má-fé e nos engana com tanta sutileza que não percebemos a manipulação de que somos vítimas.O mito do maquiavelismo nasceu da leitura da obra:A | O Príncipe. |
B | O Leviatã. |
C | Da Riqueza das Nações. |
D | Ética à Nicômaco. |
E | República. |
Question 18 |
Tema: Geografia
(UNESP 2019)
Em seu processo de transição demográfica, a população brasileira registrou mudanças relacionadas à revolução médico-sanitária. Essas mudanças provocaramA | a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida. |
B | a ampliação da taxa de fecundidade e a diminuição da quantidade de adultos. |
C | a redução da taxa de fertilidade e a diminuição da população absoluta. |
D | a ampliação da taxa de natalidade e o aumento da população relativa. |
E | a redução da taxa de dependência e a diminuição do número de idosos. |
Question 19 |
Tema: Geografia
(FPS 2019)
O capitalismo se expandiu, trazendo a multiplicação de bens e a renovação das máquinas. No século XIX, observa-se que o capitalismo:A | conseguiu ampliar a industrialização na Europa de maneira significativa. |
B | centralizou suas atividades na Europa e na América do Sul. |
C | ficou restrito às indústrias existentes na Inglaterra. |
D | estimulou a colonização sem, contudo, deixar de lado a democracia. |
E | teve a aceitação de todos, porque oferecia bons empregos. |
Question 20 |
Tema: Sociologia
(UFU 2018)
A Sociologia constitui-se como uma ciência que busca estudar os aspectos sociais da relação dos indivíduos por meio de um estudo crítico, distante e sistemático dos fenômenos sociais.Com base em alguns autores da Sociologia que se propõem a interpretar o mundo, assinale a alternativa correta.A | Para Durkheim, a análise da luta de classes possibilita desvelar a realidade social para a compreensão da sociedade e sua posterior transformação. |
B | Para Weber, a compreensão da ação social do indivíduo em relação aos outros possibilita entender a sociedade. |
C | Para Marx, a análise do fato social em oposição ao trabalho possibilita entender a sociedade por meio do conceito de habitus. |
D | Para Durkheim, a compreensão das relações e das instituições sociais possibilita compreender as estruturas e levar ao socialismo utópico. |
Question 21 |
Tema: Geografia
(IFBA 2018)
É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca.O texto acima descreve as características da vegetação de:A | Araucária. |
B | Mata Atlântica. |
C | Estepes. |
D | Coxilhas. |
E | Caatinga. |
Question 22 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Sobre o filósofo Sócrates, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for INCORRETO.A | Sócrates, ao criticar o saber dogmático, não quis com isso dizer que ele próprio é detentor de um saber. Despertava as consciências adormecidas, não como um “farol” que ilumina, mas afirmava que o caminho novo deve ser construído pela discussão e pela busca das soluções. |
B | Sócrates foi considerado subversivo pois desnorteou e perturbou a ordem vigente, o que incomodou aos poderosos de Atenas. |
C | A Sócrates atribui-se a máxima “só sei que nada sei”. |
D | A ironia, método utilizado por Sócrates, consistia em perguntar, simulando não saber. Desse modo, o interlocutor expõe sua opinião, à qual Sócrates contrapõe argumentos que o fazem perceber a ilusão do conhecimento. |
E | Embora Sócrates tenha difundido o método da maiêutica e da ironia, não foi ele autor dessa metodologia, mas sim seu discípulo, Platão. |
Question 23 |
Tema: Sociologia
(UECE 2018)
Relacione corretamente os tipos de intolerância ou fanatismo listados a seguir aos grupos que praticam atos violentos contra pessoas, baseados na intolerância e na crença em verdades absolutas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.Coluna I1. Intolerância religiosa 2. Racismo 3. Fanatismo esportivo 4. Sectarismo políticoColuna II( ) Ku Klux Klan; Neonazismo ( ) Macartismo; Revolução Cultural Maoísta ( ) Cruzadas; Caça às Bruxas ( ) Hooligans; Torcidas OrganizadasA sequência correta, de cima para baixo, é:A | 3,1,2,4. |
B | 3, 1, 4, 2. |
C | 1, 2, 3, 4. |
D | 2, 4, 1, 3. |
E | 2, 3, 1, 4. |
Question 24 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)

A | ampliação do escoamento superficial. |
B | redução do volume dos rios. |
C | expansão do lençol freático. |
D | retração do nível dos reservatórios. |
E | diminuição do índice de chuvas. |
Question 25 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
Em um texto chamado “Resposta à questão: o que é esclarecimento?”, Kant afirma que o “esclarecimento é a saída do homem da menoridade”. Afirma também que a “menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia” e que “o homem é o culpado por esta incapacidade, quando sua causa resulta na falta, não do entendimento, mas de resolução e coragem para fazer uso dele sem a direção de outra pessoa”.(KANT, Resposta à questão: O que é esclarecimento? In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Org.). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 407.)Por sua vez, Foucault afirma: “Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo do poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo – ao corpo que se manipula, se modela, se treina, que obedece, responde, se torna hábil ou cujas forças se multiplicam [...]”, referindo-se a um corpo (homem) que se torna ao mesmo tempo analisável e manipulável.(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 125.). Com base nos dois textos e no pensamento desses filósofos, considere as afirmativas abaixo:1. O Esclarecimento seria uma espécie de menoridade intelectual e corresponderia à afirmação da religião como ponto de partida para o homem tomar suas principais decisões. 2. Enquanto Kant se preocupa em avaliar o quanto os indivíduos são responsáveis por se deixarem dirigir por outros, Foucault trata de mostrar os modos como a sociedade torna o homem manipulável. 3. Tanto Kant quanto Foucault se questionam pelo nível de autonomia do homem, ambos, porém, a partir de abordagens diferentes e chegando a conclusões diferentes. 4. Fica claro no texto de Foucault que a idade clássica favorece o autoconhecimento e a autonomia de pensamento.Assinale a alternativa correta.A | Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. |
B | Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. |
C | As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. |
D | Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. |
E | Somente a afirmativa 2 é verdadeira. |
Question 26 |
Tema: Sociologia
(Unioeste 2019)
Leia atentamente o seguinte parágrafo da introdução do livro Sexo e Temperamento (1979) da antropóloga Margaret Mead: “Quando estudamos as sociedades mais simples, não podemos deixar de nos impressionar com as muitas maneiras como o homem tomou umas poucas sugestões e as traçou em belas e imaginosas texturas sociais que denominamos civilizações. Seu ambiente natural muniu-o de alguns contrastes e periodicidades notáveis: o dia e a noite, a mudança das estações, o incansável crescer e minguar da lua, a desova dos peixes e as épocas de migração dos animais e pássaros. Sua própria natureza física forneceu-lhe outros pontos importantes: idade e sexo, ritmo de nascimento, maturação e velhice e a estrutura do parentesco consanguíneo. Diferenças entre um e outro animal, entre um e outro indivíduo, diferenças em ferocidade ou em mansidão, em coragem ou em esperteza, em riqueza de imaginação ou em perseverante obtusidade – todas proporcionaram sugestões a partir das quais foi possível desenvolver as ideias de categoria e casta, de sacerdócios especiais, do artista e do oráculo”. A partir dessa reflexão, é INCORRETO afirmar.A | Embora os elementos “naturais” não sejam determinantes para a invenção ou criação de instituições sociais, culturais e políticas, podemos notar que tiveram influência no tipo de relação que os seres humanos estabeleceram entre si e com a “natureza”. |
B | Os seres humanos não são completamente determinados por fenômenos “naturais”, pois existem sociedades que estabelecem relações distintas com a existência de elementos que não são controlados pela vontade humana ou não podem ser modificados pela técnica ou ciência. |
C | Para as Ciências Sociais em geral e para a Antropologia, em especial, todas as instituições sociais, culturais e políticas são completamente artificiais e não têm nenhuma relação com fenômenos naturais ou com a relação que os seres humanos estabelecem com a “natureza”. |
D | As diferenças entre homens e mulheres que foram atribuídas – durante muito tempo – às diferenças sexuais anatômicas – nascer “macho” ou “fêmea” da espécie humana – vêm sendo ressignificadas atualmente e isso mostra que possuem influência, mas não são determinantes. |
E | As diferenças entre homens e mulheres que foram atribuídas – durante muito tempo – às diferenças sexuais anatômicas – nascer “macho” ou “fêmea” da espécie humana – vêm sendo ressignificadas atualmente e isso mostra que possuem influência, mas não são determinantes. |
Question 27 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Acerca da noção de cultura nas Ciências Sociais, é correto afirmar queA | nas Ciências Sociais, de maneira geral, a noção de cultura envolve sistemas de pensamento e modos de vida. Ela é utilizada para investigar as maneiras como os seres humanos se adaptam ao meio ambiente e as formas pelas quais eles adaptam o meio às suas necessidades e interesses. |
B | nas Ciências Sociais, a noção de cultura é usada apenas associada a alguma habilidade, por exemplo, cultura das letras, cultura das artes. |
C | considerando que o conceito de raça é o melhor instrumento de análise para entender as diferenças entre os povos, o conceito de cultura é utilizado nas Ciências Sociais apenas para o estudo do folclore dos povos primitivos. |
D | nas Ciências Sociais, a noção de cultura não é considerada um instrumento adequado para a investigação das diferenças entre os grupos humanos. |
E | para se entender a cultura de um povo, deve-se levar em conta somente os aspectos raciais e religiosos. |
Question 28 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
Em algumas línguas de Moçambique não existe a palavra “pobre”. O indivíduo é pobre quando não tem parentes. A pobreza é a solidão, a ruptura das relações familiares que, na sociedade rural, servem de apoio à sobrevivência. Os consultores internacionais, especialistas em elaborar relatórios sobre a miséria, talvez não tenham em conta o impacto dramático da destruição dos laços familiares e das relações de entreajuda. Nações inteiras estão tornando-se “órfãs”, e a mendicidade parece ser a única via de uma agonizante sobrevivência. COUTO, M. E se Obama fosse africano? & outras intervenções. Portugal: Caminho, 2009 (adaptado).Em uma leitura que extrapola a esfera econômica, o autor associa o acirramento da pobreza àA | fragmentação das propriedades agrícolas. |
B | padronização das políticas educacionais. |
C | fragilização das redes de sociabilidade. |
D | afirmação das origens ancestrais. |
E | globalização das tecnologias de comunicação. |
Question 29 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra. CLASTRES. P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1982 (adaptado).O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:A | Intervenção consensual e autonomia comunitária. |
B | Imposição ideológica e normas hierárquicas. |
C | Gestão coletiva e obrigações tributárias. |
D | Determinação divina e soberania monárquica. |
E | Mediação jurídica e regras contratualistas. |
Question 30 |
Tema: Sociologia
(UNCISAL 2018)
Em abril de 2017, aconteceu, em Brasília, o 14º Acampamento Terra Livre, ato que reuniu milhares de representantes dos diversos povos indígenas do Brasil. O acampamento teve como um de seus objetivos debater e divulgar uma carta de reivindicações referente à situação contemporânea dos povos indígenas brasileiros. Em relação a essa situação, é correto reconhecerA | a ampla divulgação dos movimentos políticos indígenas pelos tradicionais veículos de mídia. |
B | a política oficial assimilacionista e tutelar promulgada pela Constituição de 1988. |
C | a superação dos estereótipos e preconceitos sociais contra tais populações. |
D | o sucesso nos acordos comerciais internacionais e o declínio dos conflitos existentes entre as lideranças indígenas e as empresas exploradoras do agronegócio. |
E | a ameaça constante aos direitos constitucionais dos indígenas, sobretudo às demarcações de terras indígenas. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial

Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!