A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Emile Durkheim (1858-1917) definiu duas morfologias diferentes para as formas de solidariedade nas sociedades. Assinale a alternativa correta.A | Solidariedade espiritual e solidariedade laica. |
B | Solidariedade liberal e solidariedade totalitária. |
C | Solidariedade e individualismo. |
D | Solidariedade moderna e solidariedade tradicional. |
E | Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. |
Question 2 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove aA | ampliação do escoamento superficial. |
B | expansão do lençol freático. |
C | redução do volume dos rios. |
D | diminuição do índice de chuvas. |
E | retração do nível dos reservatórios. |
Question 3 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
B | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
C | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
D | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
E | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
Question 4 |
Tema: Geografia
(FPS 2019)
Os Estados Unidos conseguiram fortalecer sua economia e aumentar seu poderio político no mundo contemporâneo. Não se pode negar, no entanto, que:A | ganharam espaço político na América Latina, mas não se preocuparam em intervir nos países. |
B | derrotaram militarmente todos os seus inimigos com uma tecnologia bélica insuperável. |
C | participam da produção do petróleo, embora não tenham interferido no mundo asiático. |
D | enfrentaram problemas de lutas sociais superados pela atuação do Congresso. |
E | abalaram-se com a ascensão econômica da China, perdendo mercado na globalização. |
Question 5 |
Tema: História
(UERR 2019)
Leia o texto e responda à questão conforme se pede.“Em suma parece que as mulheres desempenharam um papel de destaque nas igrejas dos tempos de Paulo. De certo modo, esse destaque não era comum no mundo greco-romano e pode estar baseado, como defendo, na proclamação de Jesus de que no Reino vindouro haveria igualdade entre homens e mulheres (...). Ao mesmo tempo intérpretes modernos têm a impressão de que Paulo não se empenha por uma revolução no relacionamento entre homens e mulheres – assim como não se empenhou pela abolição da escravatura, mesmo tendo afirmado que em Cristo ‘não há nem escravo nem livre’. Em vez disso, ele insistia: dado que o ‘tempo é curto’ (antes da vinda do Reino), cada um devia se contentar com os papeis a si atribuídos e que ninguém devia mudar a própria posição – seja escravo, livre, casado, solteiro, homem ou mulher”.BART, Ehrman. O que Jesus disse? O que Jesus não disse? São Paulo: Prestígio, 2006. p. 190-191.De acordo com o texto, Paulo não se empenhou por fazer revoluções sociais através das doutrinas cristãs. Entretanto, o Cristianismo mudou radicalmente o curso da história no Ocidente. Pensando nessas questões levantadas no texto, aliadas aos seus conhecimentos sobre a História de Roma na Antiguidade, reflita e escolha a alternativa correta dentre as afirmações a seguir.A | Os romanos apreciavam tanto a liderança feminina que, quando César se apaixonou por Cleópatra, rainha do Egito, logo a nomearam imperatriz de Roma e encarnação da deusa Isis, também adorada entre os romanos. |
B | A religião em romana não tinha muita importância e por isso não interferia na vida política ou nas relações sociais, essa interferência só veio ocorrer anos após a queda de Roma por conta das invasões bárbaras e o misticismo desses povos. |
C | A religião romana, muito semelhante à grega, era politeísta e por isso não era compatível com o Cristianismo. O principal motivo de discordância entre as duas religiões era o culto ao imperador romano, a que os cristãos se negavam a praticar devido a sua crença em Jesus e ao monoteísmo. |
D | As mulheres do primeiro século disfrutavam de grande prestígio social e liberdade no mundo grecoromano. Tanto que poderiam participar da vida política, exercer cargos públicos, votar e serem votadas, por isso tiveram uma participação efetiva no ministério de Jesus e na igreja primitiva. |
E | O cristianismo não teve nenhuma relação com a decadência do Império Romano, visto que a queda dele se deu quatro séculos depois da origem daquela religião e estava relacionada com as invasões bárbaras, bem como aos baixos salários que acarretaram a falta de mão de obra no império. |
Question 6 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2017)
Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio - era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito.AZEVEDO, E. ""Lá vai verso!"": Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. ln: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado).Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)A | laços de solidariedade familiar. |
B | mecanismos de hierarquização tribal. |
C | instrumentos de dominação religiosa. |
D | limites da concessão de alforria. |
E | estratégias de resistência cultural. |
Question 7 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?A | Anarquismo |
B | Historicismo |
C | Positivismo |
D | Fordismo |
E | Marxismo |
Question 8 |
Tema: História
(USF 2019)
A escravidão no Brasil foi abolida com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888. Apesar de passados 130 anos, o problema do trabalho escravo no Brasil está longe de ser solucionado. Em 1995, o governo federal brasileiro reconheceu a existência do trabalho escravo contemporâneo perante a Organização Internacional do Trabalho. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, entre 1995 e 2016 foram libertos cerca de 52 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil. Desses, quase 70% em atividades na zona rural.O trabalho análogo à escravidão não é meramente um descumprimento das leis trabalhistas, ele fere diretamente o direito de dignidade humana. Segundo a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, configuram o trabalho escravo na atualidade:A | Aprisionamento do trabalhador, violência física, trabalho autônomo e condições insalubres de trabalho. |
B | Retenção da carteira de trabalho, condições insalubres de trabalho, trabalho informal e aprendiz legal. |
C | Trabalho forçado, jornadas de trabalho exaustivas, servidão por dívida e condições degradantes de trabalho. |
D | Perseguição étnica com relação aos afrodescendentes e índios. |
E | Trabalho informal, uso da mão de obra infantil e descumprimento da CLT. |
Question 9 |
Tema: História
(UECE 2018)
Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.O enunciado acima diz respeito ao evento denominadoA | Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, quando agentes públicos invadiam à força as comunidades pobres da cidade para impor a vacinação obrigatória contra a febre amarela e a varíola a todos os moradores. |
B | Massacre do Caldeirão, evento transcorrido no município do Crato, Ceará, e que teve como líder José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço, que conduziu os desvalidos enviados por Pe. Cícero durante vários anos em uma próspera comunidade. |
C | Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia e que teve no cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, o principal líder daquela comunidade rural, formada por sertanejos miseráveis que fugiam da fome e buscavam a salvação eterna. |
D | Guerra do Contestado, ocorrida numa região fronteiriça do Paraná com Santa Catarina, e que teve líderes religiosos que se antepuseram à dominação da região por empresas madeireiras estrangeiras que receberam aquelas terras do governo brasileiro. |
Question 10 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
O Renascimento, sob influência da cultura greco-romana, supunha que o ser humano era capaz de um entendimento racional do mundo. Assinale a alternativa correta para as características que marcaram essa influência.A | Idealismo e romantismo |
B | Romantismo e racionalismo |
C | Humanismo e racionalismo |
D | Idealismo e teocentrismo |
E | Teocentrismo e medievalismo |
Question 11 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
Sobre as mutações ocorridas no mundo do trabalho na sociedade ocidental nas últimas três décadas, é correto afirmar:A | O consumo consciente e a produção sustentável tornaram-se a forma dominante nas relações econômicas, ocasionando a recuperação dos recursos naturais e a melhoria das condições de vida dos seres humanos. |
B | O individualismo e o consumismo arrefeceram, dando espaço para a criação de uma nova lógica para as relações de trabalho. |
C | O desemprego estrutural apresentou declínio mediante a desaceleração das transformações tecnológicas. |
D | O desemprego estrutural, a precarização das condições de trabalho, a degradação da natureza e uma lógica societal embasada no consumo de mercadorias são suas características principais. |
E | Houve aumento da oferta de empregos formais, da seguridade social e da solidariedade entre os seres humanos. |
Question 12 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Decretado em 13 de dezembro de 1968 e considerado como a expressão mais acabada do estado de exceção instaurado pelo Golpe de 1964, este instrumento inconstitucional autorizava ao presidente da República suspender os direitos políticos e a garantia de habeas-corpus dos cidadãos, bem como decretar recesso do Congresso Nacional, confiscar bens e intervir em estados e municípios, tudo sem a apreciação judicial. Tal instrumento ficou conhecido comoA | Reforma de Bases. |
B | Ato Institucional nº 5. |
C | Plano Quinquenal. |
D | Ato Institucional nº 1. |
E | Reforma bolivariana. |
Question 13 |
Tema: História
(UNITAU 2017)
O legislador Sólon, enquanto governou a polis de Atenas, foi reconhecido por criar a eclésia (assembleia popular) e, por isso, foi considerado criador de um regime político específico na Antiguidade Clássica. Sobre esse regime, é CORRETO afirmar:A | Era erroneamente chamado de democracia, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo nas assembleias populares |
B | Era chamado de democracia, ainda que somente homens livres fossem considerados cidadãos e participassem diretamente das decisões tomadas na polis. |
C | A inexistência de escravos em Atenas levava à participação quase total da população da polis na política, o que reforçava a ideia de democracia plena. |
D | Era chamado de democracia, pois previa a participação de todos e estava baseado na eleição de representantes para a assembleia popular, que se reunia uma vez por ano na ágora e deliberava sobre os mais variados assuntos. |
E | Os estrangeiros e as mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis, reforçando o conceito de democracia direta. |
Question 14 |
Tema: História
(UEL 2018)
Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade começaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos séculos IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germânicos.Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.A | O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano. |
B | A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “povos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões. |
C | O paganismo introduzido no Império Romano pelas tribos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encerrando o apoio da Igreja ao imperador e consequentemente fazendo ruir o império. |
D | A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem às línguas germânicas, dificultando a administração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma. |
E | Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que aceleraram a fragmentação e queda de Roma. |
Question 15 |
Tema: Filosofia
(UNESP 2018)
Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem.(Blaise Pascal. Pensamentos, 2015. Adaptado.)O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma óticaA | materialista |
B | teológica |
C | antropocêntrica |
D | científica |
E | ateísta |
Question 16 |
Tema: Geografia
(OBF 2018)
A necessidade de economizar energia tem sido um dos assuntos mais debatido em todos os fóruns internacionais sobre produção de energias limpas e de recursos renováveis. Dentre as várias fontes citadas nas proposições abaixo, uma é dita como não renovável, identifique-a:A | Petróleo |
B | Ventos |
C | Marés |
D | Luz solar |
E | Quedas d’água. |
Question 17 |
Tema: História
(UniAtenas 2019)
Diante da imagem, pode-se caracterizar o período da Ditadura Militar pelaA | repressão, perseguição e tortura àqueles que eram contrários ao regime. Tudo legitimado pela Doutrina de Segurança Nacional e Lei de Segurança Nacional. |
B | guerrilha permanente e ativa, que conseguiu ao longo do regime fazer pressão pelo fim da ditadura, especialmente após o governo Geisel. |
C | estabilidade econômica do país, que teve durante o governo Médici o ápice de seu crescimento, no chamado “milagre econômico”, que persistiu até o fim do governo Geisel. |
D | ausência de ações repressivas por parte do governo militar, que buscou sempre a garantia da democracia e liberdade. |
E | liberdade de pensamento e expressão, garantidas pela constituição de 1964, que também, contraditoriamente permitia à censura a imprensa. |
Question 18 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2018)
O conjunto de funções, regras e procedimentos padronizados, reconhecidos e aceitos pela sociedade, visando garantir aos indivíduos a necessária estabilidade, é aquilo que, na Sociologia, se entende por:A | classes sociais. |
B | associações recreativas. |
C | instituições sociais. |
D | instituições jurídicas. |
E | agremiações religiosas. |
Question 19 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2019)
Em relação ao Helenismo, é correto afirmarA | Foi quando Heleno, discípulo de Aristóteles, expandiu as ideias de seu mestre para além das fronteiras da Grécia. |
B | Corresponde ao período em que o filósofo Heleno ocupou o centro dos debates em torno da moral e da ética. |
C | Após Aristóteles, mestre de Platão, nenhuma grande síntese filosófica foi produzida na Grécia Antiga e a filosofia passou a ocupar-se, principalmente, das discussões a respeito de como o homem deve viver para ser feliz. |
D | É o período em que o pensamento helênico se expandiu para além das fronteiras da Grécia. |
E | Trata-se do período em que Plotino firmou as bases do pensamento religioso, tendo sido o Rei precursor do Cristianismo. |
Question 20 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
""No início deste novo milênio, o maior desafio da sociedade brasileira é enfrentar uma herança de injustiça social que exclui grande parte da sua população do acesso às condições mínimas de dignidade e cidadania"".CARVALHO, Inaiá Maria M. de. Inclusão Social, Pobreza e Cidadania. In: RUBIM, Antônio Albino C. (Org.). Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFA, 2005, p.3.Sobre o desenvolvimento econômico e a cidadania no Brasil, no início do século XXI, é correto afirmar:A | O Brasil caracteriza-se por ser um país que promove a igualdade de condições entre os seus cidadãos, não sendo a injustiça social um problema a ser combatido, na medida em que todos os seus habitantes – nacionais e estrangeiros – possuem condições dignas de vida. |
B | O Brasil, embora possua uma estrutura produtiva complexa e diversificada, não conseguiu atingir os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de países como a Noruega e a Austrália, estando abaixo de outros países da América Latina, como Uruguai e Cuba, no ranking global dessa avaliação de desenvolvimento das nações, no ano de 2015. |
C | Os grandes investimentos em saneamento básico, educação e saúde, promoveram uma elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil no início do século XXI. O país encontra-se agora no 6º lugar desse ranking global, sendo o melhor colocado entre os países da América Latina. |
D | No início do século XXI, o Brasil erradicou totalmente a pobreza por meio de reformas estruturais, entre as quais destacam-se a reforma agrária pacífica e o desenvolvimento do agronegócio como fatores de distribuição de renda. |
E | Atualmente, o Brasil encontra-se em uma fase de crescimento econômico e desenvolvimento humano amparado no controle do déficit público promovido pelos governos Dilma Rousseff e Michel Temer. |
Question 21 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital. JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil. out. 2015 (adaptado).O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo deA | hibridização cultural de grupos caracterizados por homo geneidade social. |
B | migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural. |
C | desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados. |
D | peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas. |
E | desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas. |
Question 22 |
Tema: História
(CESMAC 2019)
A integração dos espaços e populações africanas e asiáticas aos circuitos capitalistas europeus é visível em dois momentos históricos: durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, por meio das navegações, e durante o Imperialismo do século XIX, também conhecido como a época do neocolonialismo. A diferença entre as fases do capitalismo, nestes dois períodos corresponde, respectivamente, às chamadas etapas:A | Comercial e Industrial. |
B | Manufatureira e Artesanal. |
C | Agrícola e Tecnológica. |
D | Feudal e Escravista. |
E | Reformista e Neoliberal. |
Question 23 |
Tema: Filosofia
(ENEM 2018)
TEXTO I Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção. HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.TEXTO II Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de umaA | tradição epistemológica. |
B | condição original. |
C | predisposição ao conhecimento. |
D | vocação política. |
E | submissão ao transcendente. |
Question 24 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.A partir do exposto acima, é correto afirmar:A | A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião. |
B | O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico. |
C | Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação. |
D | Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas. |
E | Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação. |
Question 25 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
No Brasil, segundo o IBGE, entre os anos 2001 e 2011, o nível de emprego formal cresceu em todas as regiões do país e em vários setores. São características do emprego formal:A | A jornada de trabalho flexível e a informalidade das atividades. |
B | O trabalho autônomo e a falta de oferta de vagas de emprego. |
C | O registro em carteira de trabalho e a contribuição para um sistema de seguridade social. |
D | O trabalho compulsório e a inexistência de um sistema de seguridade social. |
E | O desemprego e a ociosidade involuntária. |
Question 26 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Sobre o filósofo Sócrates, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for INCORRETO.A | A Sócrates atribui-se a máxima “só sei que nada sei”. |
B | Sócrates, ao criticar o saber dogmático, não quis com isso dizer que ele próprio é detentor de um saber. Despertava as consciências adormecidas, não como um “farol” que ilumina, mas afirmava que o caminho novo deve ser construído pela discussão e pela busca das soluções. |
C | Sócrates foi considerado subversivo pois desnorteou e perturbou a ordem vigente, o que incomodou aos poderosos de Atenas. |
D | A ironia, método utilizado por Sócrates, consistia em perguntar, simulando não saber. Desse modo, o interlocutor expõe sua opinião, à qual Sócrates contrapõe argumentos que o fazem perceber a ilusão do conhecimento. |
E | Embora Sócrates tenha difundido o método da maiêutica e da ironia, não foi ele autor dessa metodologia, mas sim seu discípulo, Platão. |
Question 27 |
Tema: Geografia
(IFBA 2018)
É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca.O texto acima descreve as características da vegetação de:A | Araucária. |
B | Coxilhas. |
C | Mata Atlântica. |
D | Estepes. |
E | Caatinga. |
Question 28 |
Tema: História
(UFPR 2019)
O ano de 1968 foi um período de tensões sociais e políticas em diferentes partes do mundo. A respeito de alguns desses movimentos históricos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:( ) No Brasil, houve a promulgação do Ato Institucional no 5 pela ditadura civil-militar, aumentando a repressão a grupos considerados subversivos ou comunistas pelos governantes. ( ) Na Tchecoslováquia, houve a Primavera de Praga, que foi a Reforma do Capitalismo com a ajuda do Bloco Europeu Ocidental. ( ) Na França, houve mobilização de trabalhadores em greves por ampliação de salários e direitos, além da contestação de jovens estudantes contra o autoritarismo no ensino e a ordem vigente. ( ) Nos Estados Unidos, aumentaram as tensões raciais entre negros e brancos com o assassinato do ativista Martin Luther King Jr.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixoA | F – V – F – V. |
B | V – F – F – F. |
C | V – V – F – F. |
D | V – F – V – V. |
E | F – V – V – V |
Question 29 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Acerca da noção de cultura nas Ciências Sociais, é correto afirmar queA | nas Ciências Sociais, a noção de cultura é usada apenas associada a alguma habilidade, por exemplo, cultura das letras, cultura das artes. |
B | considerando que o conceito de raça é o melhor instrumento de análise para entender as diferenças entre os povos, o conceito de cultura é utilizado nas Ciências Sociais apenas para o estudo do folclore dos povos primitivos. |
C | nas Ciências Sociais, a noção de cultura não é considerada um instrumento adequado para a investigação das diferenças entre os grupos humanos. |
D | para se entender a cultura de um povo, deve-se levar em conta somente os aspectos raciais e religiosos. |
E | nas Ciências Sociais, de maneira geral, a noção de cultura envolve sistemas de pensamento e modos de vida. Ela é utilizada para investigar as maneiras como os seres humanos se adaptam ao meio ambiente e as formas pelas quais eles adaptam o meio às suas necessidades e interesses. |
Question 30 |
Tema: História
(FAMEMA 2018)
A ordem geopolítica do pós-Segunda Guerra Mundial articulou a bipolarização do poder entreA | Estados Unidos e União Soviética, com a chamada Guerra Fria. |
B | Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a deflagração da Guerra da Coreia. |
C | Rússia e China, com a instituição do protecionismo econômico. |
D | Estados Unidos e Reino Unido, com a proclamada Guerra ao Terror. |
E | Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, com a instituição do Muro de Berlim. |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial
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