A área de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é a maior: não necessariamente em quantidade de perguntas, mas sim em disciplinas incluídas.
Nessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o estudante encontrará questões de Geografia, Filosofia, História e Sociologia.
O objetivo dessas questões é analisar a compreensão que o aluno do ensino médio tem sobre os processos históricos da humanidade, sobre a organização política e espacial do mundo, os processos de convivência ética, as correntes de pensamento e muito mais.
Faça o Simulado ENEM de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Simulado ENEM - Ciências Humanas e sua tecnologias
Este é o Simulado da prova do Enem sobre Ciências Humanas e sua tecnologias.
- Aqui você tem 30 perguntas para responder;
- Divididas em geografia, história, filosofia e sociologia;
- Não há tempo limite para finalizar;
- Todas são questões de assinalar;
- Basta clicar na resposta que achar correta e ir avançando para a próxima.
Ao final, você verá o resultado, com as respostas corretas e com as explicações daquelas que você errou.
Parabéns - Você concluiu o Simulado Enem Ciências Humanas e sua tecnologias.
Question 1 |
Tema: Filosofia
(UFPR 2019)
A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.A partir do exposto acima, é correto afirmar:A | Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas. |
B | Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação. |
C | O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico. |
D | A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião. |
E | Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação. |
Question 2 |
Tema: História
(ENEM 2018)
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao pro - cesso social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido. PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)A | busca da neutralidade política. |
B | compartilhamento de pesquisas científicas. |
C | elasticidade das fronteiras geográficas. |
D | subordinação à potência hegemônica. |
E | estímulo à competição comercial. |
Question 3 |
Tema: Filosofia
(UNICENTRO 2018)
Chamamos pejorativamente de maquiavélica a pessoa sem escrúpulos, traiçoeira, astuciosa, que, para atingir seus fins, usa de mentira e de má-fé e nos engana com tanta sutileza que não percebemos a manipulação de que somos vítimas.O mito do maquiavelismo nasceu da leitura da obra:A | O Leviatã. |
B | Ética à Nicômaco. |
C | Da Riqueza das Nações. |
D | O Príncipe. |
E | República. |
Question 4 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Entre os princípios básicos da Reforma Luterana, encontram-se os seguintes:A | O clero é o único intermediário entre Deus e os fiéis e são reafirmados os sete sacramentos. |
B | A língua oficial da Reforma Luterana é o latim, tanto para o culto quanto para a Bíblia. |
C | A conduta de comprar indulgências e praticar o celibato clerical. |
D | A salvação é alcançada pela fé e o fiel é capaz de interpretar ele mesmo os textos bíblicos através dessa mesma fé. |
E | O pão e o vinho transformam-se em corpo e sangue de Cristo na Eucaristia. |
Question 5 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A capacidade de, respeitando sempre os valores éticos e universais, o ser humano poder agir conforme sua própria vontade e livre escolha, entre várias opções, é o que, em Filosofia, se entende por:A | possibilidade de atingir-se a felicidade individual, sem interferências. |
B | direito de não sofrer coação física, em qualquer circunstância. |
C | liberdade, enquanto constitutivo essencial do ser racional. |
D | caminho para garantir crenças e valores religiosos inalienáveis. |
E | direito de ir e vir, independentemente de ordenamentos jurídicos. |
Question 6 |
Tema: História
(UEL 2018)
Durante o século II, o Império Romano atingiu sua máxima extensão territorial, dominando quase toda a atual Europa, o norte da África e partes do Oriente Médio. No final do século IV, porém, essa unidade começaria a ser desfeita com a divisão do império em duas porções: a ocidental, com a capital em Roma, e a oriental, com a capital em Bizâncio. Nos séculos IV e V, a fragmentação territorial se aprofundou ainda mais e o Império Romano do Ocidente acabou desaparecendo para dar lugar a diversos reinos germânicos.Quanto à desagregação e queda do Império Romano do Ocidente, assinale a alternativa correta.A | Com o fim das conquistas territoriais, o escravismo e a produção entraram em declínio, somado às “invasões bárbaras” e à ascensão do cristianismo, que aceleraram a fragmentação e queda de Roma. |
B | A língua oficial do Império Romano, o latim, ao se fundir com os idiomas falados pelos invasores, deu origem às línguas germânicas, dificultando a administração dos territórios que se tornaram cada vez mais autônomos até se separarem de Roma. |
C | O paganismo introduzido no Império Romano pelas tribos germânicas enfraqueceu o cristianismo e causou a divisão entre cristãos católicos e ortodoxos, encerrando o apoio da Igreja ao imperador e consequentemente fazendo ruir o império. |
D | O êxodo rural causado pelos ataques dos povos germânicos resultou num crescimento desordenado das cidades, criando instabilidade e desordem política nos centros urbanos e forçando a abdicação do último imperador romano. |
E | A disputa entre os patrícios romanos e a plebe pelas terras férteis facilitou a invasão do império pelos “povos bárbaros”, pois o exército romano foi obrigado a deixar as fronteiras desguarnecidas para defender os proprietários das terras das constantes rebeliões. |
Question 7 |
Tema: Geografia
(FUVEST 2019)
A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como demonstrado a seguir.
Wegener, A. The Origin of Continents and Oceans. 1924. Adaptado.As bases da teoria de Wegener seguiram inúmeras evidências deixadas na superfície dos continentes ao longo do tempo geológico. Considerando as figuras e seus conhecimentos, indique o fator básico que influenciou o raciocínio de Wegener.A | As repartições internas atuais dos continentes no Hemisfério Norte. |
B | A distribuição das águas constituindo um só oceano. |
C | A continuidade dos sistemas fluviais entre América e África. |
D | As ligações atuais entre os continentes no Hemisfério Sul. |
E | A semelhança entre os contornos da costa sul‐americana e africana. |
Question 8 |
Tema: História
(UNICENTRO 2019)
Decretado em 13 de dezembro de 1968 e considerado como a expressão mais acabada do estado de exceção instaurado pelo Golpe de 1964, este instrumento inconstitucional autorizava ao presidente da República suspender os direitos políticos e a garantia de habeas-corpus dos cidadãos, bem como decretar recesso do Congresso Nacional, confiscar bens e intervir em estados e municípios, tudo sem a apreciação judicial. Tal instrumento ficou conhecido comoA | Ato Institucional nº 5. |
B | Reforma bolivariana. |
C | Plano Quinquenal. |
D | Reforma de Bases. |
E | Ato Institucional nº 1. |
Question 9 |
Tema: Geografia
(CESMAC 2019)
São áreas de transição entre duas massas de ar termicamente opostas. O encontro dessas massas de ar provoca mudanças significativas no tempo meteorológico, trazendo nuvens e chuvas.Que denominação pode ser dada às áreas referidas?A | Brisas marinhas |
B | Vórtices ciclônicos |
C | Frentes |
D | Massas Tropicais |
E | Superfícies termoclinas |
Question 10 |
Tema: Filosofia
(UEMA 2018)
Leia os seguintes pensamentos sobre o trabalho.“O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.” Voltaire, filósofo francês (1694 – 1778)“Deus me respeita quando eu trabalho. Mas me ama quando eu canto.”Rabindranath Tagore, escritor indiano (1861 – 1941)“O ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas torna-se humano.”(Maria Lúcia de A. Aranha et all. Filosofando)Os pensamentos reproduzidos carregam em si uma ideologia comum sobre o trabalho e escondem, muitas das vezes, suas condições de execução.A ideia subjacente nas três sentenças é que o trabalhoA | é um castigo de Deus. |
B | é uma produção inventiva. |
C | é um processo escravo. |
D | dignifica o homem. |
E | conduz o homem ao tédio. |
Question 11 |
Tema: Sociologia
(FPS 2019)
As ideias marxistas conseguiram aceitação dentro do movimento operário e fortaleceram sindicatos. O marxismo:A | mostrava as desigualdades sociais trazidas pela mais-valia |
B | teve grande repercussão nos sindicatos norte-americanos |
C | criticava a exploração capitalista, sem pregar revolução. |
D | defendia a democracia direta, com governos elitizados. |
E | ganhou espaço na montagem das políticas colonizadoras. |
Question 12 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Acerca da noção de cultura nas Ciências Sociais, é correto afirmar queA | para se entender a cultura de um povo, deve-se levar em conta somente os aspectos raciais e religiosos. |
B | nas Ciências Sociais, de maneira geral, a noção de cultura envolve sistemas de pensamento e modos de vida. Ela é utilizada para investigar as maneiras como os seres humanos se adaptam ao meio ambiente e as formas pelas quais eles adaptam o meio às suas necessidades e interesses. |
C | nas Ciências Sociais, a noção de cultura é usada apenas associada a alguma habilidade, por exemplo, cultura das letras, cultura das artes. |
D | nas Ciências Sociais, a noção de cultura não é considerada um instrumento adequado para a investigação das diferenças entre os grupos humanos. |
E | considerando que o conceito de raça é o melhor instrumento de análise para entender as diferenças entre os povos, o conceito de cultura é utilizado nas Ciências Sociais apenas para o estudo do folclore dos povos primitivos. |
Question 13 |
Tema: Sociologia
(CESMAC 2019)
Por ‘Herança Social’, no sentido mais próprio, a Sociologia define esse conceito como o conjunto:A | de regulamentos e convenções que determinada etnia considera fundamentais para que a manutenção de sua cultura e identidade. |
B | de normas e procedimentos seguidos por gerações sucessivas que regulam a transmissão de heranças materiais aos legítimos herdeiros. |
C | de resultados científicos que, por decorrerem de experiências comprovadas, passadas de uma geração a outra, ganham valor universal. |
D | de sucessivos ordenamentos jurídicos que, pela sua continuidade, mantêm harmônica a convivência da organização social. |
E | de valores e manifestações de cultura, tais como: língua, costumes, tradições, formas de organização que determinada comunidade herda de gerações anteriores. |
Question 14 |
Tema: Geografia
(ENEM 2018)
A primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realização humana, uma evidente degradação do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social está totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da força social, moldada por ela. DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.Uma manifestação contemporânea do fenômeno descrito no texto é o(a)A | aprofundamento da vivência espiritual. |
B | exposição nos meios de comunicação. |
C | valorização dos conhecimentos acumulados. |
D | reconhecimento na esfera artística. |
E | fortalecimento das relações interpessoais. |
Question 15 |
Tema: História
(UFPR 2019)
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.A | Guerra Civil Russa e construção da Cortina de Ferro na Europa. |
B | Segunda Guerra Mundial e Holocausto. |
C | Guerra Civil Espanhola e ataques terroristas da Al-Qaeda nos Estados Unidos. |
D | Primeira Guerra Mundial e limpeza étnica na Iugoslávia. |
E | Guerra Russo-Japonesa e genocídio dos tutsis em Ruanda. |
Question 16 |
Tema: Sociologia
(UNICENTRO 2019)
Emile Durkheim (1858-1917) definiu duas morfologias diferentes para as formas de solidariedade nas sociedades. Assinale a alternativa correta.A | Solidariedade e individualismo. |
B | Solidariedade liberal e solidariedade totalitária. |
C | Solidariedade moderna e solidariedade tradicional. |
D | Solidariedade espiritual e solidariedade laica. |
E | Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. |
Question 17 |
Tema: História
(UECE 2018)
Atente ao seguinte enunciado: “Há 120 anos, em 5 de outubro de 1897, a quarta expedição militar enviada por órgãos do Estado conseguiu, enfim, destruir a comunidade. Ao final de tudo, apenas quatro pessoas a defendiam. Quando foi incendiada pelo exército, este registrou que a comunidade contava com 5.200 casebres. Aqueles que, depois da morte de seu líder, dias antes, haviam se rendido após receber promessas de garantia de vida foram também degolados pelas tropas, inclusive mulheres e crianças”.O enunciado acima diz respeito ao evento denominadoA | Massacre do Caldeirão, evento transcorrido no município do Crato, Ceará, e que teve como líder José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço, que conduziu os desvalidos enviados por Pe. Cícero durante vários anos em uma próspera comunidade. |
B | Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, quando agentes públicos invadiam à força as comunidades pobres da cidade para impor a vacinação obrigatória contra a febre amarela e a varíola a todos os moradores. |
C | Guerra do Contestado, ocorrida numa região fronteiriça do Paraná com Santa Catarina, e que teve líderes religiosos que se antepuseram à dominação da região por empresas madeireiras estrangeiras que receberam aquelas terras do governo brasileiro. |
D | Guerra de Canudos, ocorrida no sertão da Bahia e que teve no cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, o principal líder daquela comunidade rural, formada por sertanejos miseráveis que fugiam da fome e buscavam a salvação eterna. |
Question 18 |
Tema: História
(USF 2019)
A escravidão no Brasil foi abolida com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 1888. Apesar de passados 130 anos, o problema do trabalho escravo no Brasil está longe de ser solucionado. Em 1995, o governo federal brasileiro reconheceu a existência do trabalho escravo contemporâneo perante a Organização Internacional do Trabalho. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, entre 1995 e 2016 foram libertos cerca de 52 mil trabalhadores em situação análoga à escravidão no Brasil. Desses, quase 70% em atividades na zona rural.O trabalho análogo à escravidão não é meramente um descumprimento das leis trabalhistas, ele fere diretamente o direito de dignidade humana. Segundo a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, configuram o trabalho escravo na atualidade:A | Retenção da carteira de trabalho, condições insalubres de trabalho, trabalho informal e aprendiz legal. |
B | Aprisionamento do trabalhador, violência física, trabalho autônomo e condições insalubres de trabalho. |
C | Trabalho forçado, jornadas de trabalho exaustivas, servidão por dívida e condições degradantes de trabalho. |
D | Trabalho informal, uso da mão de obra infantil e descumprimento da CLT. |
E | Perseguição étnica com relação aos afrodescendentes e índios. |
Question 19 |
Tema: Filosofia
(CESMAC 2018)
A natural preocupação do homem, por atingir, racionalmente, as últimas explicações de todas as realidades, sensíveis ou espirituais, que o cercam, pode definir-se como sendo:A | a intrínseca tendência por desvendar as grandes interrogações que os mitos e lendas suscitam. |
B | a natural necessidade de desvendar o destino futuro e as realidades além da morte. |
C | o ato de filosofar, de acordo com o pensamento de Aristóteles na sua obra chamada Metafísica. |
D | a preocupação natural de desvendar o significado de tudo, usando apenas a observação empírica. |
E | o desejo profundo de acumular o máximo de informações contidas nos diversos ramos do saber. |
Question 20 |
Tema: Geografia
(UNICENTRO 2019)
""No início deste novo milênio, o maior desafio da sociedade brasileira é enfrentar uma herança de injustiça social que exclui grande parte da sua população do acesso às condições mínimas de dignidade e cidadania"".CARVALHO, Inaiá Maria M. de. Inclusão Social, Pobreza e Cidadania. In: RUBIM, Antônio Albino C. (Org.). Cultura e Atualidade. Salvador: EDUFA, 2005, p.3.Sobre o desenvolvimento econômico e a cidadania no Brasil, no início do século XXI, é correto afirmar:A | O Brasil, embora possua uma estrutura produtiva complexa e diversificada, não conseguiu atingir os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de países como a Noruega e a Austrália, estando abaixo de outros países da América Latina, como Uruguai e Cuba, no ranking global dessa avaliação de desenvolvimento das nações, no ano de 2015. |
B | No início do século XXI, o Brasil erradicou totalmente a pobreza por meio de reformas estruturais, entre as quais destacam-se a reforma agrária pacífica e o desenvolvimento do agronegócio como fatores de distribuição de renda. |
C | O Brasil caracteriza-se por ser um país que promove a igualdade de condições entre os seus cidadãos, não sendo a injustiça social um problema a ser combatido, na medida em que todos os seus habitantes – nacionais e estrangeiros – possuem condições dignas de vida. |
D | Os grandes investimentos em saneamento básico, educação e saúde, promoveram uma elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil no início do século XXI. O país encontra-se agora no 6º lugar desse ranking global, sendo o melhor colocado entre os países da América Latina. |
E | Atualmente, o Brasil encontra-se em uma fase de crescimento econômico e desenvolvimento humano amparado no controle do déficit público promovido pelos governos Dilma Rousseff e Michel Temer. |
Question 21 |
Tema: Sociologia
(UniCesumar 2018)
Os conceitos que expressam a sociologia compreensiva de Max Weber são:A | sentido, interpretação da ação social, tipo ideal, racionalização, história. |
B | determinação, totalidade concreta, lutas de classes, dialética, história. |
C | fragmentação, formas e conteúdos sociais, interação, socialização. |
D | leis gerais, causalidade, normal e patológico, fatos sociais, consciência coletiva. |
E | definição da situação, papéis sociais, dramaturgia social, linguagem. |
Question 22 |
Tema: História
(UniAtenas 2019)
Diante da imagem, pode-se caracterizar o período da Ditadura Militar pelaA | repressão, perseguição e tortura àqueles que eram contrários ao regime. Tudo legitimado pela Doutrina de Segurança Nacional e Lei de Segurança Nacional. |
B | ausência de ações repressivas por parte do governo militar, que buscou sempre a garantia da democracia e liberdade. |
C | estabilidade econômica do país, que teve durante o governo Médici o ápice de seu crescimento, no chamado “milagre econômico”, que persistiu até o fim do governo Geisel. |
D | liberdade de pensamento e expressão, garantidas pela constituição de 1964, que também, contraditoriamente permitia à censura a imprensa. |
E | guerrilha permanente e ativa, que conseguiu ao longo do regime fazer pressão pelo fim da ditadura, especialmente após o governo Geisel. |
Question 23 |
Tema: Geografia
(UFPR 2019)
Os avanços científicos e tecnológicos têm possibilitado uma compreensão crescente sobre a dinâmica climática global. Apesar desses avanços, grande parte da população mundial ainda não tem acesso aos conhecimentos e tecnologias à disposição e, para a compreensão e predição dos fenômenos naturais que vivenciam, muitos continuam se baseando em conhecimentos populares tradicionais passados de geração em geração. Essas habilidades tradicionais de prognóstico do tempo “se efetivam no contato contínuo do homem com o ambiente, reforçadas pela inteligência, atenção, sensibilidade e experiência, que variam muito de um indivíduo para outro” (Sartori, 2002). A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:( ) A observação de sinais da natureza para a previsão das chuvas é bastante difundida entre os sertanejos do Nordeste do Brasil, conhecidos como “profetas do tempo”. ( ) A compreensão fenomenológica do clima e do tempo restringe-se às áreas rurais, que permitem o contato direto do ser humano com a natureza. ( ) A observação da fauna e da flora, seja através da presença ou ausência de espécies, da floração e frutificação, são elementos comuns e recorrentes de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo. ( ) A observação das condições atmosféricas, através da direção do vento, tipos de nuvens e variação da temperatura, integra os elementos de referência para a compreensão fenomenológica do clima e do tempo.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.A | V – V – F – V. |
B | V – F – V – V. |
C | F – V – V – F. |
D | F – V – F – F. |
E | F – F – V – V. |
Question 24 |
Tema: Sociologia
(UNCISAL 2018)
Em abril de 2017, aconteceu, em Brasília, o 14º Acampamento Terra Livre, ato que reuniu milhares de representantes dos diversos povos indígenas do Brasil. O acampamento teve como um de seus objetivos debater e divulgar uma carta de reivindicações referente à situação contemporânea dos povos indígenas brasileiros. Em relação a essa situação, é correto reconhecerA | a ameaça constante aos direitos constitucionais dos indígenas, sobretudo às demarcações de terras indígenas. |
B | a superação dos estereótipos e preconceitos sociais contra tais populações. |
C | o sucesso nos acordos comerciais internacionais e o declínio dos conflitos existentes entre as lideranças indígenas e as empresas exploradoras do agronegócio. |
D | a política oficial assimilacionista e tutelar promulgada pela Constituição de 1988. |
E | a ampla divulgação dos movimentos políticos indígenas pelos tradicionais veículos de mídia. |
Question 25 |
Tema: História
(FAMP 2019)
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceu na Europa entre os séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das máquinas.Sobre este tema identifique a informação CORRETA:A | Na terceira etapa da Revolução Industrial, ocorrida somente na Inglaterra, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período. |
B | A primeira etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, foram as atividades que impulsionaram a Revolução industrial. |
C | Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução. |
D | Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a segunda etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época. |
Question 26 |
Tema: Sociologia
(ENEM 2018)
A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra. CLASTRES. P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1982 (adaptado).O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:A | Intervenção consensual e autonomia comunitária. |
B | Gestão coletiva e obrigações tributárias. |
C | Mediação jurídica e regras contratualistas. |
D | Imposição ideológica e normas hierárquicas. |
E | Determinação divina e soberania monárquica. |
Question 27 |
Tema: Geografia
(ESPM 2019)
O mapa abaixo destaca:
A | as grandes potências bélicas. |
B | as maiores áreas territoriais. |
C | os mais populosos do mundo. |
D | as maiores biodiversidades. |
E | as maiores economias mundiais. |
Question 28 |
Tema: Geografia
(UDESC 2018)
No dia 21 de junho, tivemos o solstício de inverno no hemisfério sul. A NOAA (National Oceanic & Atmospheric Administration, órgão governamental dos EUA) publicou neste mês algumas mudanças climáticas percebidas em comparação a outros anos. Entre elas, a média global de temperatura neste mês foi 0,8ºC acima da média do século 20, a Europa teve seu segundo ano mais quente, já registrado em 108 anos, e é junto com a África o continente mais quente.Sobre solstícios e equinócios, analise as proposições, e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa( ) Durante o solstício de inverno no hemisfério sul, o sol estará incidindo perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio. ( ) Durante o solstício de verão no hemisfério sul, a região polar que não recebe sol é o Círculo Polar Ártico. ( ) Durante os equinócios, dias e noites têm duração iguais. ( ) O equinócio marca as estações de outono e primavera no Brasil, sendo as datas no mês de março e setembro, respectivamente. ( ) O início do solstício de inverno marca a noite mais longa do ano.Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.A | V – F – F – V – V |
B | F – V – F – F – V |
C | F – F – V – F – V |
D | F – V – V – V – V |
E | V – V – V – V – F |
Question 29 |
Tema: Geografia
(UNESP 2019)
Em seu processo de transição demográfica, a população brasileira registrou mudanças relacionadas à revolução médico-sanitária. Essas mudanças provocaramA | a ampliação da taxa de fecundidade e a diminuição da quantidade de adultos. |
B | a ampliação da taxa de natalidade e o aumento da população relativa. |
C | a redução da taxa de mortalidade e o aumento da expectativa de vida. |
D | a redução da taxa de dependência e a diminuição do número de idosos. |
E | a redução da taxa de fertilidade e a diminuição da população absoluta. |
Question 30 |
Tema: Geografia
(OBF 2018)
A necessidade de economizar energia tem sido um dos assuntos mais debatido em todos os fóruns internacionais sobre produção de energias limpas e de recursos renováveis. Dentre as várias fontes citadas nas proposições abaixo, uma é dita como não renovável, identifique-a:A | Luz solar |
B | Petróleo |
C | Ventos |
D | Quedas d’água. |
E | Marés |
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A preparação para a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias tem algumas etapas, como ler os materiais, analisar os mapas, acompanhar as principais notícias sobre o assunto e, claro, fazer simulados do ENEM.
Uma vez que a prova do INEP tem uma forma muito particular de cobrar os conteúdos, é indispensável que os simulados também sejam especificamente com as questões do ENEM.
Geralmente, eles são feitos com perguntas retiradas das últimas edições.
Ciências Humanas no ENEM
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza predominantemente os textos nos enunciados das questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
A origem desses textos, assim como a sua linguagem, varia muito: é possível ser textos retirados de materiais didáticos, de livros de grandes pensadores, etc.
Na parte de Geografia, é claro que as questões podem contar com tabelas populacionais, bandeiras políticas que influenciam a organização mundial, mapas e outros gêneros textuais.
O INEP analisa várias competências e habilidades nessa prova específica, como:
- Associar processos históricos a manifestações artísticas;
- Reconhecer a organização dos movimentos sociais;
- Avaliar criticamente os conflitos sociais, econômicos, culturais, políticos ou ambientais;
- Analisar o impacto das novas tecnologias;
- Analisar lutas sociais e conquistas obtidas;
- Identificar estratégias que promovam a inclusão social;
- Relacionar os impactos socioambientais à expansão das tecnologias;
- Interpretar fontes documentais
DICA: Confira como consultar o local de prova ENEM!
Temas mais cobrados de Ciências Humanas no ENEM
Todo o conteúdo de Ciências Humanas e suas Tecnologias pode ser abordado na prova do ENEM, mas os que são vistos mais vezes no exame são:
- Questão ambiental;
- Problemas urbanos;
- Tecnologia e seu impacto social e político;
- Situação rural brasileira;
- Cidadania;
- Movimentos sociais ao longo da história;
- Formas de pensamento político;
- Domínios naturais do homem sobre o meio ambiente;
- Vida em sociedade;
- Características e transformação das estruturas produtivas;
- Representação espacial

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