Veja como utilizar o Simulador FIES!

Publicidade

O simulador FIES tem caráter meramente ilustrativo e foi desenvolvido para fornecer aos alunos interessados ​​em finanças estudantis uma ideia aproximada de sua dívida futura e quantos recursos terão de desembolsar por mês para quitá-la.

Lembramos que variáveis ​​como datas de execução de aditivos, valores das parcelas, datas de assinatura de contato, prazos, taxa de juros, valores dos financiamentos, etc.

Publicidade

Veja abaixo mais detalhes sobre o uso do simulador FIES.

Simulador FIES: Como utilizar?

Para utilizar o simulador FIES, é muito simples, basta acessar o site, haverá vários campos a serem preenchidos para que o aluno consiga prever valores e outras informações importantes

No tópico de taxa mensal será necessário informar sua mensalidade menos eventuais descontos oferecidos pela instituição de ensino, inclusive aqueles concedidos para pagamento em dia, o valor da sua mensalidade não deve ser descontado da sua bolsa

Publicidade

Para a informação do valor da taxa de juro, o campo correspondente deverá indicar o valor praticado no seu contrato de acordo com a regulamentação, tendo em conta as diferentes taxas de juro:

  • Para os contratos assinados em 2005, a taxa de juro anual é de 9%.
  • Para contratos assinados do segundo semestre de 2006 ao segundo semestre de 2009, as taxas de juros são especificamente para os cursos constantes dos Catálogos de Cursos de Graduação, Pedagogia, Cursos Avançados de Docência e Cursos Técnicos Superiores = 3,5% ao ano, ou – demais cursos = 6,5% ao ano
  • Para os contratos assinados no primeiro semestre de 2010, a taxa de juros para todos os contratos foi de 3,4%. Para contratos assinados após o segundo semestre de 2015, a taxa de juros para todos os contratos é de 6,5%.

Também será necessário informar o número de semestres do curso, o número de semestres concluídos e porcentagem de financiamento.

Para a taxa de juros anual escolha uma taxa de juros entre os valores abaixo de acordo com o seu contrato.

Informe também o prazo de carência em meses, a data de assinatura do contrato e a melhor data de vencimento.

O objetivo da simulação do FIES é orientar os estudantes sobre os valores dos financiamentos, veja os exemplos para entender melhor como funciona.

Caso queira se formar em jornalismo, então pretende se matricular no FIES e se candidatar a vagas em X universidades.

Ao rodar o simulador que informa a faculdade e o curso, ela vê que precisa de um financiamento no valor mensal total de R$ 40.000,00, então vê que pode parcelar o financiamento e conseguir pagar o valor de acordo com sua renda.

Esse é o objetivo do simulador, permitir que você preveja quanto dinheiro precisará para fazer o curso.

simulador fies

Conheça mais sobre o FIES

O financiamento estudantil é um divisor de águas na vida de quem deseja fazer um curso superior, pois cobre o custo do curso.

Os empréstimos são feitos por meio de cadastro no portal do FIES e por meio de agentes financeiros, no caso Caixa Econômica ou Banco do Brasil.

As vagas são limitadas durante o período de inscrição, confira o calendário:

  • Período de inscrição: 8 a 11 de março
  • Resultados FIES: 18 a 23 de março
  • Informações complementares: 21 a 23 de março
  • Chamada em lista de espera: 24 de março a 4 de maio
  • Materiais complementares adiados: 8 a 10 de fevereiro.

Os candidatos que receberem financiamento integral terão juros zero, aproveite esta oportunidade, entenda que existem 2 tipos de financiamento e são eles:

  • Integral: 100% de cobertura
  • P-FIES parcial: 50% de cobertura.

Há muitas vagas em ambos os formatos do FIES, mas quem tem notas melhores tem mais chances de conseguir uma vaga.

Para se inscrever no FIES, os candidatos devem:

  • Ter feito a prova do ENEM;
  • Obter uma pontuação mínima de: 450 no exame e não ter nota zero na redação;
  • Ter renda mensal bruta per capita que não poderá ultrapassar três salários mínimos.

É de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que cumpre os requisitos para concorrer ao processo seletivo, observadas as vedações constantes do edital do processo seletivo vigente.

Aproveite todas as vantagens do simulador FIES antes de efetuar sua contração, acompanhe mais artigos sobre o assunto no nosso blog!

1/5 - (1 vote)

Publicidade