Prova ENADE 2018

A prova Enade é aplicada anualmente, e serve para definir o índice de qualidade dos cursos superiores de faculdade e de universidades.

A prova será realizada em novembro, mas os resultados devem demorar para sair. Com o Enade as instituições de ensino poderão garantir mais recursos e também vagas em programas educacionais, como o Prouni.

Publicidade

Qual o objetivo da Prova Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) é uma prova realizada a cada ano e que tem o objetivo de avaliar o desempenho dos cursos em diferentes faculdades e universidades.

O Enade procura abordar se os acadêmicos que estão se formando dominam o conteúdo programado ao longo do curso de formação.

Para realizar a prova é necessário, sobretudo, ter cursado uma porcentagem mínima das disciplinas. O Enade avalia a cada ano diferentes tipos de cursos, em 2018 serão 27 áreas do conhecimento que passarão pelas provas, incluindo cursos de bacharel, licenciatura e tecnológico.

Todavia, os cursos que tiverem provas este ano, voltarão a ter somente daqui a três anos.

Publicidade


Cadastro de Estudantes Concluintes Regulares

O cadastro dos participantes para o Enade 2018 deverá ser realizado pelas instituições de ensino.

Existem quatro grupos de estudantes que devem fazer a prova em 2018. São eles:

  • Ingressantes, aqueles que começaram o curso em 2018 e cumpriram no máximo 25% da carga mínima;
  • Concluintes de bacharelado, que devem terminar a faculdade até julho de 2019 e já completaram 80% das aulas;
  • Concluintes de cursos superiores de tecnologia, sendo que estes precisam ter 75% das matérias concluídas;
  • E ingressantes e concluintes irregulares, que não fizeram a prova na última edição.

Divulgação dos locais de prova

Seguindo o cronograma do Enade 2018, os locais das provas serão divulgados no dia 9 de novembro.

Publicidade

Geralmente as instituições de ensino irão orientar os alunos sobre os locais onde deverão comparecer para realizarem o teste. Entretanto, mais informações poderão ser conferidas no site do Enade.

Prova ENADE

Aplicação da prova Enade

As provas do Enade são organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que programou o pleito para o dia 25 de novembro, um domingo.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com as provas começando às 13h30. É necessário ficar por ao menos uma hora na sala antes de entregar o teste.

Para 2018, a prova do Enade seguirá o mesmo padrão dos anos anteriores. Serão 40 questões entre questões de formação geral e perguntas especificas para o curso.

É esperado que sejam 10 questões gerais, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha e 30 questões especificas, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Prova ENADE

Quando saem os resultados?

No dia seguinte a aplicação das provas, os coordenadores dos cursos deverão preencher um questionário. No dia 2 de janeiro de 2019 os estudantes que não compareceram poderão, contudo, pedir dispensa.

Após mais algumas etapas, os resultados do Enade 2018 começarão a serem divulgados somente a partir de 30 de agosto de 2019, sendo que nem todos os cursos terão resultados divulgados ao mesmo tempo.

Avalie 🙂