A prova Enade é aplicada anualmente, e serve para definir o índice de qualidade dos cursos superiores de faculdade e de universidades.
A prova será realizada em novembro, mas os resultados devem demorar para sair. Com o Enade as instituições de ensino poderão garantir mais recursos e também vagas em programas educacionais, como o Prouni.
Qual o objetivo da Prova Enade?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade) é uma prova realizada a cada ano e que tem o objetivo de avaliar o desempenho dos cursos em diferentes faculdades e universidades.
O Enade procura abordar se os acadêmicos que estão se formando dominam o conteúdo programado ao longo do curso de formação.
Para realizar a prova é necessário, sobretudo, ter cursado uma porcentagem mínima das disciplinas. O Enade avalia a cada ano diferentes tipos de cursos, em 2018 serão 27 áreas do conhecimento que passarão pelas provas, incluindo cursos de bacharel, licenciatura e tecnológico.
Todavia, os cursos que tiverem provas este ano, voltarão a ter somente daqui a três anos.
Cadastro de Estudantes Concluintes Regulares
O cadastro dos participantes para o Enade 2018 deverá ser realizado pelas instituições de ensino.
Existem quatro grupos de estudantes que devem fazer a prova em 2018. São eles:
- Ingressantes, aqueles que começaram o curso em 2018 e cumpriram no máximo 25% da carga mínima;
- Concluintes de bacharelado, que devem terminar a faculdade até julho de 2019 e já completaram 80% das aulas;
- Concluintes de cursos superiores de tecnologia, sendo que estes precisam ter 75% das matérias concluídas;
- E ingressantes e concluintes irregulares, que não fizeram a prova na última edição.
Divulgação dos locais de prova
Seguindo o cronograma do Enade 2018, os locais das provas serão divulgados no dia 9 de novembro.
Geralmente as instituições de ensino irão orientar os alunos sobre os locais onde deverão comparecer para realizarem o teste. Entretanto, mais informações poderão ser conferidas no site do Enade.
Aplicação da prova Enade
As provas do Enade são organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que programou o pleito para o dia 25 de novembro, um domingo.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com as provas começando às 13h30. É necessário ficar por ao menos uma hora na sala antes de entregar o teste.
Para 2018, a prova do Enade seguirá o mesmo padrão dos anos anteriores. Serão 40 questões entre questões de formação geral e perguntas especificas para o curso.
É esperado que sejam 10 questões gerais, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha e 30 questões especificas, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.
Quando saem os resultados?
No dia seguinte a aplicação das provas, os coordenadores dos cursos deverão preencher um questionário. No dia 2 de janeiro de 2019 os estudantes que não compareceram poderão, contudo, pedir dispensa.
Após mais algumas etapas, os resultados do Enade 2018 começarão a serem divulgados somente a partir de 30 de agosto de 2019, sendo que nem todos os cursos terão resultados divulgados ao mesmo tempo.
Publicado por um redator oficial do Portal Inep Enem. Sempre trazendo, para você, conteúdo original e exclusivo, buscando mantê-lo bem informado e prepará-lo para sua prova do ENEM!